Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Quarta-feira, 5 de Novembro de 2008

Património esquecido e abandonado - 1

Penso que não há elvense algum que não tenha orgulho no património construído da nossa cidade.

Muito se tem discutido e falado sobre ele: são os políticos, são os interessados no assunto e a população na sua generalidade. Os blogs têm sido um veículo por excelência para a sua divulgação e denúncia de quando as coisas não correm pelo melhor.

Mas não é sobre este que todos conhecemos que vou escrever hoje e nos próximos dias: é sobre o património que a maioria das pessoas desconhece e que se encontra ao abandono. Vítima de desconhecimento de uns e por vandalismo de outros o que é certo é que vai desaparecendo.

 

Hoje vou referir-me às Antas.

 

As Antas ou Dólmenes que todos já ouviram falar são como também todos sabem monumentos funerários megalíticos. Há em Elvas (ou havia) um circuito turístico promovido pelo IPPAR e que percorria meia dúzia delas.

O problema é que não são meia dúzia, ma sim dúzias. Mais propriamente 79. Sim, setenta e nove antas. E onde estão elas? E quantas foram destruídas? E quantas estão ao abandono total?

Das 79 que estão documentadas, 68 ainda existiam há relativamente pouco tempo. Dei-me ao trabalho de ir a todas elas, fotografá-las e cartografar algumas, já que fazer esse trabalho feito a todas era tarefa hercúlea.

 

 

 

 

O que é certo é que procedi à localização e levantamento das 68 existentes. As outras 11 não consegui localizar. Presumo que por já não existirem.

E qual é o estado das que existem? O estado geral é muito mau, não só pelos anos que pesam já, como por vandalismo das pessoas.

Os inimigos número um são os agricultores. E porquê? Umas pelo facto de se encontrarem em locais que “incomodam” a actividade. Outras porque têm umas “pedras” óptimas para se usarem noutro fim qualquer. E é assim.

Cheguei a encontrar alguns elementos em montes a servirem de “poial” de vasos. Não muito tempo antes ainda estavam no seu local de origem. Uma vez perguntei ao dono de um desses montes o porquê daquela situação. A resposta é que aquelas “pedras” já lá se encontravam há muito tempo.

A pergunta que deixo aqui é a seguinte: quem é que é responsável por tal desastre?

O povo costuma dizer que olhos que não vêm, coração não sente. Pois eu vi e sinto-me mal. Se calhar o melhor era nem ter visto.

Senhora Vereadora Drª Elsa Grilo: a câmara tem conhecimento disto? Sei que este tipo de monumentos não estão sob a alçada da câmara, mas esta não poderia protestar junto das autoridades competentes para evitar o que receio que venha a acontecer que é o seu desaparecimento?

 

Para aqueles que quiserem dar uns passeios ao ar livre deixo aqui um mapa com a localização aproximada de cada uma e o respectivo estado.

 

 

Para a próxima deixarei aqui um recado sobre o período romano. A situação é ainda mais grave!

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 22:55
Link do post | Comentar | favorito
17 comentários:
De tiago a 6 de Novembro de 2008 às 00:00

Fruta ou Chocolate!

Novidades fresquinhas no blog www.camaradoscomunss.blogspot.com

Divirtam-se com o vosso lindo orelhudo, desdentado e jovial

Tiago


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 00:37
Grande César a dar porrada na Elsa todas as semanas. É só recados a matar. Grande César, contamos contigo para destruir esses da Câmara. Adere á nossa ADE e vamos acabar com eles junta-te aos bons da tua cor.


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 02:27
A César o que é de César !
A Câmara tem relação com tudo e com todos, no limite. Deverias mandar os teus comentários para a autoridade regional de cultura do Alentejo e deixar a Elsa em paz.
Muito faz a Câmara pelas pedrinhas dos antepassados, chegando a apoiar as escavações arqueológicas da Quinta das Longas.
Consegues-me dizer quantas câmaras têm uma arqueóloga nos seus quadros?
Está bem olhar para as nossas riquezas e protestar quando algo não está bem. O que não está correcto é apontar sempre o dedo aqueles que ainda fazem qualquer coisa.


De Tasca das amoreiras a 6 de Novembro de 2008 às 03:54
Caro amigo

Não deve estar a ver o mesmo filme que eu. Onde é que no meu texto ataquei a câmara ou a Drª Elsa Grilo? Chamar à atenção de uma situação grave é uma coisa. Atirar com as culpas para a câmara é outra. Vá lá, leia lá outra vez!


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 13:18
No quadro??Arqueologa?É contratada.No quadro népias


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 04:11
Até que enfim leio algo a favor de uma senhora que trabalha incansavelmente em prol de um concelho que, na área da cultura patrimonial, é muito vasto e com pouca atenção dedicada por quem de direito (as instituições que as tutelam).
Coragem doutora, continue que ainda lhe vão reconhecer o mérito!!!!!!!!!!!


De leiras a 6 de Novembro de 2008 às 09:33
Muito bem, Sr. Professor Jacinto César

Trata-se de um assunto pertinente, a preservação do parque arquelógico. Faz-me lembrar os filhos que delapidam para não dizer esbanjam, de qualquer maneira, as heranças deixadas pelos antepassados.
Não está em causa, se a responsavel por este pelouro na C.M.de Elvas é a Sra. Dra. Elsa, nem sei se a preservação e conservação das antas/dólmenes é da competência da Sra. Dra.. O que aqui está em causa,e a questão está muito bem levantada, é o chamar à atenção das entidades para a extreminação destes monumentos. Se a competência não é da Câmara, compete-lhe alertar a entidade responsavel.
Parabéns Sr. Professor


De Alentejano a 6 de Novembro de 2008 às 11:50
Também saúdo os novos blogs de Elvas, mas é com certa tristeza que leio que um deles já anda a censurar, e logo no primeiro post, se realmente os comentários censurados foram aqueles que estão num comentário do post anterior deste blog, então o sr. Afonso da Maia tem um blog (elvas cidade viva) e não permite uma opinião sem insultos nem ofensas só por ser contraria? E ainda por cima não se contenta em censurar, responde ao comentário censurado, hehe, desculpe mas isto dá vontade de rir, passo a expressão pois não tem graça nenhuma.
Comentários com ofensas e insultos compreendo e acho muito bem que sejam censurados, agora só por terem opinião diferente? haja respeito.
Cumprimentos


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 14:02
Ai Tiago Abreu, Tiago Abreu... Vai para o teu pasquim e satisfaz-te por lá.


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 14:51
Elsa tanto blog!! Ainda estoiras.


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 22:12
Ai o Quim que é descoberto e vê a porta...


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 11:51
Grande César a dar porrada na Elsa todas as semanas. É só recados a matar. Grande César, contamos contigo para destruir esses da Câmara. Adere á nossa ADE e vamos acabar com eles junta-te aos bons da tua cor.


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 12:04
Este blog dá-me sonolência.
Só a loirinha meabrea pestana.Aí,..ai...


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 12:47
O problema de alguns monumentos mal cuidados em Elvas tem uma solução.
Fala-se com a ADE-IR Aliança Democrática de Elvas - Inimigos dos Rondão, para fazer uma reunião no Grémio sobre o assunto.
Entre familiares, corpos sociais e amigalhaços, aparecem 50 ou 60 pessoas.
Fala-se do assunto e pronto: fica tudo resolvido.
ADE-IR Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão.
ADE-IR Associação Desenvolver Elvas, Inimigos do Rondão.
ADE-IR com os apoios do PSD, PCP, CDS e STALinistas.
ADE-IR: há-de ir, mas o mais certo é ficar-se por aqui...


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 17:45
O entusiasmo de Paulino Portinholas, no seu blogue da má-língua, sobre uma entrevista concedida por Simão Dorido à edição de hoje do Linhas de Elvas, revela:
1.- uma pacóvia posição de servilismo messiânico em relação a um iluminado que desceu na cidade;
2.- um incontido entusiasmo do CDS/PP (Com Desenvolvimento Sindical, Paulinho Portinholas) em relação a esta acção pública da ADE.
3.- a prova que a ADE - Associação Desenvolver Elvas é o que lhe foi apontado desde o primeiro momento, uma ADE - Aliança Democrática de Elvas.
4.- a ilustração final que a ADE-IR não é mais do que a Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão.
5.- a confirmação que Simão Dorido quer ser candidato à câmara de Elvas já em 2009, com a bênção de Paulinho Portinholas, a hesitação de Cabaceira (Caba quê?...) e a incompreensível companhia dos comunistas STALinistas, Vieirinha e Pepone.
6.- reafirma-se o evidente; é legítimo ser candidato a uma intervenção política, mas não é aceitável que se tenha essa intenção e negá-la repetidamente.
7.- a ADE - Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão nada tem a ver com desenvolvimento; para isso, estão-se nas tintas.
8.- O objectivo é outro; e basta ver para quem foi a ovação da noite, há uma semana no Grémio: António Cadete. É preciso dizer mais?...


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 18:58
Tem toda a razão comentador das 17:45.
Está tudo dito. Retrato fiel da realidade.


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 22:18
Os gatos do saco da ADE aplaudiram o desenhador Cadete porque ele desenhou os vereadores e o Presidente da Câmara como animais, e depois vem esse Dores e o Balseirinhas e outros PSD e CDS dizer que não têm nada a ver com a política e que não são contra a Câmara!!! Descarados de falsos e demagogos baratuchos... Quando apludiram o vosso querido Cadete é porque concordam com a atitude ofensiva dele.
Vocês já não enganam ninguém. Começaram mal e cada vez estão piores.


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs