Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Domingo, 2 de Novembro de 2008

O Ranking das Escolas

Desde que saiu a notícia no DN, não param os apelos para que explique aqui o que se passa em Elvas para estar numa posição tão baixa. Vou tentar explicar com um exemplo, como se forma o dito ranking e depois cada um fará o seu julgamento.

 

Vamos então a isto e tomemos como referência a disciplina mais crítica que é a Matemática:

 

Escola 1 – que pode bem ser a Esc. Sec. de Campo Maior – imaginemos que se apresentaram a exame nacional 20 alunos e que houve 4 que tiveram nota negativa. Na prática houve 20 % de reprovações. Como nesta localidade normalmente não há alunos externos, podemos afirmar que todos os 20 alunos estavam matriculados na escola.

 

Escola 2 – que pode ser a Esc. Sec. de Elvas – ao mesmo exame apresentaram-se 150 alunos e houve nas pautas 45 alunos reprovados o que representa 30 % de reprovações. Dos 150, 30 eram alunos externos (alunos que abandonaram o ensino há uns anos e que voltaram para fazer o exame, alunos das escolas profissionais e alunos de colégios particulares).

 

Escola 3 – escola da cidade de Setúbal (não menciono o nome). Ao referido exame compareceram 400 alunos, 200 dos quais reprovaram. Ou seja houve 50 % de reprovações.

 

Escola 4 – Colégio particular de Lisboa ou Porto – fizeram o exame 200 alunos e ninguém reprovou.

 

Perante os números apresentados, o ranking à disciplina de Matemática ficou assim ordenado:

1º - Colégio partícula (de Lisboa ou Porto) – 0 % de reprovações

2º - Escola Sec. de Campo Maior – 20 % de reprovações

3º - Escola Sec. de Elvas – 30 % de reprovações

4º - Escola Sec. de Setúbal – 50 % de reprovações.

 

Ora bem, perante os números não há dúvidas absolutamente nenhumas. É só ler!

 

Mas será que as coisas serão assim tão lineares? NÃO e NÃO!

 

Analisemos então os números de uma maneira mais profunda e com outros olhos.

 

1 – O Colégio de Lisboa ou Porto – Quem é que frequenta o referido colégio? De certeza que não são os filhos do cidadão comum e muito menos os filhos das famílias problemáticas. São alunos oriundos das classes média alta e alta que têm recursos para frequentar esse colégio. São filhos de famílias estruturadas, que lhes podem dar um acompanhamento relativamente bom e se for preciso ainda têm professores pagos à hora para os acompanharem ainda melhor. Mais, haverá mesmo assim alguns alunos que mesmo que provenham das classes altas e estejam “desalinhados” com a maioria. Esses, a meio do ano são convidados a sair para uma escola pública. Ora bem, os que vão a exame oferecem garantias absolutas de sucesso. Se houver algum “chumbo” foi mesmo por azar.

 

2 – Escola Secundária de Campo Maior – Quem frequenta a escola? São os filhos de pessoas normalíssimas e que vivem num meio pequeno e em que toda a gente conhece toda a gente, incluindo os professores. Neste tipo de escolas, a proximidade da escola, professores e famílias é muito grande o que favorece a situação. È obvio que a percentagem dos chumbos será normal e para os quais podem ter contribuído o próprio aluno, a família deste e o professor que não soube ou não pode ou “não quis” resolver estas situações.

 

3 – Escola Secundária em Elvas – Escola típica de uma pequena/média cidade onde impera a heterogeneidade, ou seja, onde há de tudo um pouco: filhos de famílias estruturadas, de famílias que de família só têm o nome, de classes sociais e culturais muito diferentes, etc. Se por um lado a cidade é relativamente pequena para colher alguns benefícios, por outro lado é já suficientemente grande para ter alguns vícios próprios destas cidades. Além disso a escola recebe alunos para os exames nacionais (os ditos externos) que nunca ali estiveram, mas que tem que arcar com a responsabilidade das classificações que tiverem.

 

4 – Escola Secundária em Setúbal – Analisemos a caso desta escola que aparentemente é a última do ranking nacional. Quem são os alunos desta escola? Quem são as famílias dos alunos desta escola? Qual a classe social e económica das famílias dos alunos desta escola? Como é sabido de todos as escolas do distrito de Setúbal são as mais problemáticas do país. Em todos os aspectos! As notas reflectem isso mesmo. Mas ainda assim conseguiram ter 50 % de aprovações.

 

Analisemos agora em conjunto a melhor e a pior escola. Pergunto eu agora? Será que são mesmo a melhor e a pior escola? Os números assim o dizem. Mas será que estes reflectem realidades iguais?

Para mim, a melhor, ou seja o Colégio de Lisboa ou do Porto, não fazem nada do outro mundo. Limitam-se a trabalhar com um material humano bom e dar continuidade ao trabalho feito no interior das famílias. Aqui, qualquer professor “é bom”. Pudera!

E se pegarmos nos professores destes colégios e os levássemos para a escola que ficou em último lugar? Que aconteceria?

Acredito que na Escola de Setúbal se farão autênticos milagres para que, com o material humano com que têm que trabalhar, mesmo assim ainda consigam ter 50 % aprovações. No entanto é irremediavelmente a ÚLTIMA.

 

Caros leitores, pensem um bocadinho no que vos acabei de contar e depois digam-me se há justiça no ranking das escolas. Será que o referido ranking reflecte a verdadeira realidade dos factos?

 

Jacinto César

 

PS – Caro Zéquinha.

 

Não lhe vou responder mais a qualquer comentário, mas vou-lhe fazer um convite. Eu sou professor como deve saber. Sou daqueles que vai ser avaliado. Mas a si em particular ou a mais algum que queira, estão convidados desde já a assistir às minhas aulas. Às que quiserem e quando quiserem. Quem se disponibiliza para isto, não tem medo. Apareça que será bem-vindo. Tenha coragem  de dar a cara e apareça.

 


Tasca das amoreiras às 00:02
Link do post | Comentar | favorito
29 comentários:
De Anónimo a 2 de Novembro de 2008 às 02:50
Marca lá o n.º da sala e vais ter uma supraise!


De Zequinha a 2 de Novembro de 2008 às 04:43
Mas... pensa? Logo tá enganado. Não é um grupo! Muito menos homem.... iluminado, machistas!


De Anónimo a 2 de Novembro de 2008 às 16:20
Jacinto
A sua análise está parece-me bem.
Os "Rankings" têm muito que se lhe diga, depende dos dados que se trabalham e como se trabalham.

É a tal história do frango.
Num determinado País dá um frango e meio per capita/ ano.

Pode haver alguém que nem o prova.



De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 08:45
Não concordo.
O raciocínio do Jacinto César está viciado.
Razão simples: ele quer concluir que a classificação da Secundária de Elvas não é má e, para isso, junta uns exemplos fabricados para aparentar um raciocínio aparentemente sadio.
Mas, objectivamente:
- Não é uma vergonha que, entre 605, nós fiquemos no lugar 535?...
Vergonha; e grande.
Quer a classificação seja de escolas, hotéis, estradas, parques desportivos ou consumo de leite per capita.

Para se ilustrar o "raciocínio viciado do césar", releia-se esta passagem:
"A cidade é relativamente pequena para colher alguns benefícios, por outro lado é já suficientemente grande para ter alguns vícios próprios destas cidades"
Ou seja: quando comparada com cidades grandes, Elvas é uma aldeia; quando comparada com terras pequenas, Elvas é uma área metropolitana.
Oh. César!
Finge lá que não és professor e confessa a vergonha que é sermos 535º em 609!
Porra.
Não há alternativa: reconhece.
O pior cego é o que fecha os olhos.


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 08:56
Jacinto:
Faço uma sugestão.
Pede à ADE - Aliança Democrática de Elvas para organizar um debate no Grémio, sobre a escola secundária.
Conividas o professor Cabaceira para fazer o ponto da situação, o Vieira para apresentar a posição do sindicato, o Pepone para dizer que sim ou que não, o Tiago Abreu para discordar de tudo e o Simão Dorido para botar umas generalidades.
Espremes aquilo tudo, aproveitas o sumo, aplicas à escola e vais ver: em 2009, a D. Sancho II já está nos 200 primeiros!
Porque não experimentas?...


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 08:59
Elvas, 4 - Futebol Benfica, 1
Viva o João Pedro Ruas, um elvense!
Viva o Paulinho!
Viva o Eurico.
Ganhar 4-1 a um Benfica qualquer é sempre um bom princípio.


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 10:33
Há sempre uns espertos por aqui a pensarem que os professores são uns "Ze-ninguém" que vendem gato por lebre.



De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 10:45
César, temo que não tenhas convencido ningém; Os exemplos que exploras, podem-se aplicar a não sei quantas cidades iguais a Elvas, só que a conclusão a que se chega é só uma: A Escola Sec. D. Sancho II, comparativamente com as outras está pessimamente mal classificada.
As razões não são de análise estatistica, são outras que passa inevitávelmente pela qualidade do ensino e dos seus agentes, profs incluidos


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 11:07
A EDUCAÇÃO E O ENSINO

A qualidade do ensino passa primeiro pela qualidade da Educação.

Educação é a palavra chave, o ensino vem depois, como tantas outras coisas da vida.

A Educação são regras de conduta no meio social, (seja na rua, na escola,no trabalho ou outros)

O Ensino é uma componente da vida, como é trabalho ou a prática desportiva e o lazer.

Mas todas estas componentes não dispensam a Educação que compete em primeiro lugar aos Pais e às famílias e só depois também às Escolas.

Outra coisa que muito vulgarmente alguns confundem é o Analfabetismo com Educação.

Há analfabetos Educados
Há formados sem educação

Sem Educação não há ranking que promova qualquer Instituição.
FAÇAM O RANKING NACIONAL DA EDUCAÇÃO E Vão VER QUE PAÍS TEMOS.









De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 12:56
A Escola Secundária D. Sancho II deveria ter a humildade de reconhecer o resultado, que é péssimo.
Depois, não deveria meter a cabeça na areia e actual!
Procurar causas, atacar problemas e lutar para subir na classificação, nos próximos anos.
Mas subir muito.
Elvas, a cidade e o concelho, não podem estar, numa classificação nacional, no lugar 535 entre 609.
Há que saber dar a volta completa ao problema.
Professores, alunos e famílias todos têm o seu papel decisivo.


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 12:41
Vão ao blog do Tiago Abreu e vão ver a qualidade da Educação! E não culpem a Escola!
Na escola ensinaram-lhe a escrever, nem sempre bem, mas vá lá...
Na sociedade ensinaram-lhe a esperteza bacoca...
E a deformação pessoal e a maldade?? Essa é como certos carros: por melhor que seja o fabricante, há sempre algum que sai com defeito.


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 12:46
Não é o único com defeito de fabrico.
O Simão Dorido ainda é pior do que o Tiago Abreu e tem a vantagem de ser doutor...
Afinal não é a licenciatura que dá educação! E ainda por cima nem sabe falar... É mais um primo do Zero. tem que receber umas lições do grande Vieirinha stalinista.


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 12:51
Continuem a mistutar o Bom e o mau e depois queixam-se aqui feitos papalvos.


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 13:00
Um Doutor Zero + um Doutor Zero = Zero.
Zero é o elemento neutro da adição.
Ou seja: não parte nozes, como diz o povo


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 13:27
E seu lhe juntar o seu Zero que o comentador vale.Continua zero....


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 13:50
Esta gente da Câmara anda com uma grande obcessão. Valha-nos Deus! Mas porque não abrem um blog vosso e vão para lá despejar o vosso veneno?


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 14:29
"Obcessão" não existe; deve querer dizer obsessão.
Deve ser confusão com obcecado.
A estes zeros, a língua portuguesa agradece mais cuidado.


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 14:48
Boa senhor Tiago, o outro Almeida, o da prensa, já cá canta. O doutor Dores é um espectacular que fez em duas semanas o que nós não conseguimos em anos... eu sei que o senhor também ajudou.


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 14:56
Por onde andará o parvalhão que se titula maninho gémeo do Tiago? Nunca mais vi esse energumeno nos blogs. Deve ter morrido quando soube da nossa novidade.


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 15:31
"O outro Almeida, o da prensa, já cá canta".
Afirmação típica de quem não conhece o outro Almeida, o da prensa.
Basta pensar, comercialmente para um jornal, quanto vale o Simão Dorido?
A ingenuidade é mais de meio caminho para a derrota do costume.


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 16:19
Este Sobreiro não sabe do que estamos a falar. Quando vir o Linhas desta semana até caiu de cú...AH, AH, Ah, AH...


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 16:42
Este sobreiro sabe-a toda. Anda aqui a por comentários como se fosse alguem ligado à ADE para arranjar confusão. Que lata tem este tipo, o que fazem para manter o tachinho. My God


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 16:49
Técnica Portinholeira, My Good


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 17:24
O realizador Simão Dorido, o "Doutor Espectáculo", anda a rodar um filme para exibir dentro de 11 meses.
Depois contamos os espectadores, está bem?


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 17:33
Depois ainda há umas virgens ofendidas que não gostem que a ADE seja Aliança Democrática de Elvas...
Aquilo da ADE - Associação Desenvolver Elvas é só para ir atirando areia para os olhos das pessoas. Os STALinistas Vieirinha e Pepone querem lá saber do desenvolvimento; para eles só socialização comunizante.


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 17:37
E ainda não se falou dos quatro bares exteriores do coliseu!
Pessoal às centenas e aos milhares, conforme os dias.
Acesso porreiro.
Estacionamento certo.
O negócio está a dar aos empresários.
Os moradores de outras zonas da cidade com direito ao descanso.
Com um tiro, Rondão matou tordo, pato, perdiz, coelho e lebre.
E a javali vai cair no gelo, da pista. A partir de dia 15.
Viva o desenvolvimento, não é ADE?...


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 17:51
Eh, verdade!
Pista de gelo no coliseu,em Elvas.
Paulinho Portinholas, há cinco anos, fez uma proposta para a velha praça de touros ser transformada em coliseu.
A câmara disse que não se podia fazer a obra.
Paulinho Portinholas, há ano e meio, fez uma proposta para montar uma pista de gelo.
A câmara disse que não se podia montar.
Afinal....
Ingratos.
Tudo nasce da cabeça pensadora de Paulinho Portinholas, esse grande educador da classe política elvense!
Só um lhe começa a fazer frente: Simão Dorido.
Mas aquilo é uma espécie de 2 em 1: detergente abrasivo e palha de aço!

Paulinho Portinholas
Anda todo currompido
Acabem com as esmolas
Do doutor Simão Dorido


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 17:55
Em Elvas, a nossa Secundária
Está mal no ranking das escolas
Venha uma solução partidária
Do super Paulinho Portinholas


De Anónimo a 3 de Novembro de 2008 às 18:35
Os portinholeiros fazem juz ao nome.
Então não andam agora a olhar para a portinhola do Vintém a ver onde o gajo mija; vá lá que só apanharam este? Ou andavam ali a medi-las, escondidos de esquina em esquina?
O problema é que a abertura dos bares no Coliseu foi um sucesso, apesar do frio que se fazia sentir.


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs