Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Quarta-feira, 22 de Outubro de 2008

O Forte do nosso descontentamento

No domingo passado fui assistir à palestra da Drª Elsa Grilo sobre o Forte da Graça proferida no âmbito da Feira do Património. Não vou aqui analisar o conteúdo e a competência da conferencista, mas uma coisa é certa, não ouvi nada de novo e saí de lá com uma tristeza imensa.

Sempre fui um optimista, mesmo nas piores situações, mas tenho a certeza que, mesmo que ainda ande por cá muitos anos nunca chegarei a ver o Forte da Graça recuperado e reaproveitado.

Soube das peripécias que têm acontecido e que têm servido de entrave à sua recuperação.

Nasceu e cresceu numa época dourada, viveu e sobreviveu à guerra, está a envelhecer numa época de paz e julgo que morrerá sem honra nem glória numa época em que “estas coisas” são um peso para os nossos governantes. Os sucessivos governos não se entenderam sacudindo sempre a água do capote, foram sempre empurrando o problema para os seguintes e o dinheiro necessário também nunca apareceu. Nem governo nem privados querem saber do problema. De uma coisa tenho eu a certeza: se o Forte estivesse situado em Lisboa ou no Porto não estaria como está. Mais, acredito que nenhum executivo municipal, seja ele qual for, terá capacidade para resolver o problema.

Vinte milhões de euros (acho que nem com o dobro ou triplo) são a quantia que separa a ruína da glória. Há por aí alguém com uns dinheirinhos a mais? Já que gosta tanto de montar as suas tendas em fortes, convidem o coronel Kadaffi a investir no Forte da Graça pois sempre é mais espaçoso que o de S. Julião da Barra.

 

Jacinto César

 

PS – Drª Elsa, de repente lembrei-me de uma coisa: que é feito das estátuas de mármore romanas encontradas na Quinta das Longas? Penso que passaram por Mérida para recuperação, mas contaram-me que estão presas de estaca num museu de Lisboa. Será que é verdade?

 


Tasca das amoreiras às 01:02
Link do post | Comentar | favorito
19 comentários:
De Sem Origem a 22 de Outubro de 2008 às 08:10
Sabiam que a banda elvense Sem Origem vai estar em mérida esta quinta-feira no evento "Ágora, el debate peninsular" onde artistas como os Clã ou Kátia Guerreiro tambem vão estar a representar Portugal no que à música diz respeito????

www.semorigem.blogspot.com



De leiras a 22 de Outubro de 2008 às 08:31
Sr. Professor Jacinto César

Como apreciador de arte, concordo consigo. O seu comentário é oportuno e actual. No entanto, deixe que lhe diga, por aquilo que conheço da Sra. Drª. Elsa, e os meus contactos são poucos e no campo estritamente profissional, tenho a certeza que se alguém estiver interessado em resolver o problema do Forte da Graça, uma dessas pessoas é sem sombra de dúvidas a Srª. Drª. Elsa. Não quero nem posso imiscuir-me em questões políticas, essa não é a minha área. Contudo, deixe que lhe faça uma pergunta. Será que só agora é que se detectou a necessidade de resolver o problema do Forte da Graça? Bem sei que com o passar dos anos o estado de degradação vai aumentando e o património monumental vai ficando mais pobre. Posso até afirmá-lo e o Sr. Professor concordará que enquanto os militares estiveram com presença fisica no Forte, a conservação do mesmo era efctuada pontualmente com alguma descaracterização à mistura.
Um abraço


De Anónimo a 22 de Outubro de 2008 às 10:35
AS AVENTURAS DE RONY ALMANAQUE

Segunda -Feira, no auditório da Vila, Rony reuniu a "Associação dos Investidores amigos de Rony". A dado passo Rony dizia: meus amigos não se deixem enganar por outra associação que anda por aí. Esses são inimigos do meu Trono e dos Investidores de Rony. Cuidado com essa gente!! Eu como Régio da Vila, digo-vos que o meu papel é ajudar todas as Associações da Vila.Mas cuidado com esses que andam por aí.A nossa Vila é a mais dinâmica em Associações de desiguldade, de pobrecultura de futebolrasca de todo o AdeusTejo. Agradeço a todos os amigos por estarem aqui e serem fiéis ao beja-mão.O Comentador Riu Cafebeiro, o BabaTrick, o Virapenteiro entre outros... homens de grandes bolsos que dão jeito à Ronylandia.
Antes de sairem não se esqueçam de preencher a fichazinha para a angariação de fundos.Nós não somos contra ninguém, excepto contra esses que não preenchem a fichita. Precisamos mais de dinheiro do que vontades.Obrigado meus amigos.Muito obrigado por terem respondido a esta colecta.Passem a palavra e encham o saco.Rony Almanaque agradece.



De Anónimo a 22 de Outubro de 2008 às 10:10
As estátuas da Quinta das Longas estão numa exposição em Lisboa. Quando a exposição acabar voltam para Elvas e farão de certeza parte do futuro do Museu de Arqueologia


De averdadedosfactos a 22 de Outubro de 2008 às 10:51
A maior verdade que existe é que é aquela em que o João Bufo Vintém não está presente


De Anónimo a 22 de Outubro de 2008 às 12:42
Jacinto César:
Deve notar-se que a palestra da vereadora Elsa Grilo era destinada ao público em geral.
Por isso, um especialistas nesta matéria, com currículo internacional invejável, como é o teu caso, tinha sempre de ficar decepcionado por não ter escutado nada de novo.
A vereadora preparou uma intervenção para visitantes comuns da feira, sem poder dar atenção a um outro grande crâneo presente. Como, comprovadamente, é o teu caso.
Contudo, sugiro à câmara: na próxima cimeira mundial de cidades amuralhadas, convidem o César!
A comunidade científica internacional de património agradece.


De Anónimo a 22 de Outubro de 2008 às 14:47
Devem andar a brincar.
Feira Internacional do Património??
Onde???
Miséria Franciscana.




De nós por aqui a 22 de Outubro de 2008 às 15:44
Foi com imensa tristeza que que assisti à última Assembleia Municipal. Fazendo há muito tempo da mesma começo a ter nostalgia dos Srs. Manuel Caldes, Eurico Candeias, Carona, Jantarão Dias, Manuel Catalão, Amândio, estes homens traziam propostas para bem de Elvas e iam à luta e davam luta!
Hoje verifico que a oposição não é mais nem menos que um pseudo-intelectual como disse o Sr. presidente e bem, um gago, um teórico e um assim assim. Isto da parte do PSD!. Da parte do CDS, 2 caras de miúdos que parece que sairam agora da escola primária com aquelas caras de parvos, que ninguém os entende, mal educados e um deles que diz que é lider do CDS que é ele sozinho, nada tem a ver com a familia que tem um certo prestigio em Elvas e de peso e que roça já a mal educação, que trata em plena Assembleia o Presidente por Sr. Rondão, este mutio bem chamou-o à atenção e disse que não lhe dava confiança para tal. Alí ele é o Sr. presidente!
Agora aprecebo-me que o "Mano Eurico" tem mais que razão ao voltar as costas aos seus comparças.
É uma oposição sem ideias e isso vê-se na votação, uns abstêm-se, outros votam a favor e outros contra.
Tinha o "Mano Eurico" como amigo mas não concordando com as suas ideias políticas e não me aprecebi muito bem o porquê de ter aceite o pelouro na Câmara, mas agora sei que trabalha para Elvas Cidade e para o Elvas Clube.
Parabéns para o nosso Elvas pelo trabalho que tás a realizar e também parabéns para ti e para a tua equipa pelo trabalho realizado na Expo S. Mateus!



Nota: Este Post vai ser colocado aqui pois no Blog do Sr. Tiago Abreu o mesmo não foi colocado! O homem que defende a pluralidade e que tem um Blog para se auto-promover! O "mano Eurico" tem mais que razão!


De Anónimo a 22 de Outubro de 2008 às 16:09
Com respeito pela sua opinião não posso deixar de concordar com a sua análise.

1º Não se percebe como é que a Câmara aprovam em Setembro o IMI e a derrama.
2º Não se percebe como é que em Outubro o mesmo executivo propõe baixar o IMI e a Derrama.
3º A oposição votou em Setembro CONTRA e em Outubro ABSTEVE-SE ( A baixa de impostos ficou aquém da reinvidicada pela Oposição)
4ºO Presidente tem de ouvir o dicurso que não gosta e com as palavras com que ofende os outros.
5ºNão percebo como é que há tanto Borrego dentro daquela casa sem pensamento crítico
6ºNão sei como tentam vender GATO por LEBRE e a bater palmas

Por isso o Sr tem Saudade daquelas Assembleias que diziam Ámen. Veja onde esles estão? Ao lado do poder. Claro.


De Anónimo a 22 de Outubro de 2008 às 16:54
Tb nao punha. E se fosses chamar gago à senhora que te pariu?


De conhecido a 22 de Outubro de 2008 às 23:52
pois bem... eu já disse isso, o homem só pública mesmo o que lhe convém... só espero é que daqui a 1 ano as pessoas n comentam o ------ de votar nesse senhor...


De nós por aqui a 22 de Outubro de 2008 às 16:44
Ao De Anónimo a 22 de Outubro de 2008 às 16:09:

O Sr. também não se decide, afinal no inicio diz que concorda mas ao longo do texto diz que não...afinal em que ficamos?


De Anónimo a 22 de Outubro de 2008 às 17:58
Com respeito pela sua opinião não posso deixar de " não"concordar com a sua análise.

Faltou um Não.
Obrigado.




De Francisco a 22 de Outubro de 2008 às 18:56
Quanto a isso chamado de "Património", estive presente no ultimo fim de semana no Centro N. Transfronteiriço, e sinceramente eu até percebo que sou leigo na matéria. Mas alguém me pode explicar o que estavam por ali a fazer uns 3/4 atrasados mentais, a meterem-se com os poucos visitantes que por ali andavam, vestidos de policias, e outros fatos que não percebi, a fingirem-se de cegos, coxos etç. Perguntei o que é que aquilo representava á senhora que estava nas informações, julgo ser uma Arqueóloga da Cãmara, e disse-me que antigamente era assim. Agora eu pergunto? Antigamente eram assim as pessoas? Malucas e atrasadas mentais? Não me façam de parvo. Com tanta miséria que temos no País não andem a gastar o nosso dinheiro em merdas de patrimónios, porque para isso já bem basta o mamarracho do Museu de Arte Contemporânea que está ás moscas e foram gastos milhares de contos. O que faz falta em Elvas, não são de todo essas porcarias, mas sim Lares para idosos, empregos para jovens, Centros de Noite ( sim porquede dia já há alguns) e os velhotes têm medo é da noite, porque estão sózinhos e se algo suceder quem os acode?
Pensem bem no assunto, e deixem-se de lamechices de Patrimónios, evoluam, façam como nuestros hermanos, que se cagam em grande para isso, destroem e constroem tudo de novo.


De Tasca das amoreiras a 22 de Outubro de 2008 às 21:48
Caro Francisco

O meu caro amigo fala no seu comentário em atrasados mentais na Feira do Património. Pois bem, depois de dizer que o dinheiro gasto em património é um dinheiro mal gasto e que os espanhóis é que fazem bem em deitar tudo abaixo e construir de novo (que não é de todo verdade), que é que será atrasado mental?
Caro amigo, ao menos tem a noção da enormidade do que está a dizer? Sabe ao menos o que é PATRIMÓNIO?


De Anónimo a 22 de Outubro de 2008 às 23:04
Um aFeira de Património e ainda por cima Internacional se é aquilo!!!!
Então querem fazer crer que osElvenses nunca passaram do alto de Vila Boim nem do Pryca.
Infelizmente (felizmente) muito novo fui forçado a sair de Elvas Passaram 25 anos desdeque parti para fora.Agora por cá,verifico que gente de grande responsabilidade autárquica tenta fazer dos Elvense uma cambada de Tansos ignorantes e pobretanas.
Primeira Feira do Património Internacional.
Por favor não quero ser ridicularizado noutras paragens.



De Anónimo a 23 de Outubro de 2008 às 10:18
Óh chico, sentes tanto Elvas como eu Badajoz!


De fRANCISCO a 23 de Outubro de 2008 às 18:55
Pronto, não são atrasados mentais. São actores e actrizes. A fazerem de atrasados mentais. Está mais feliz agora? Se sei o que é o Património? Posso ser leigo, mas não sou burro nem estúpido, oh ...Dona.


De nando a 23 de Outubro de 2008 às 22:35
Ao ler o post sobre a palestra dedicada a problemática do Forte da Graça e dos vários comentários feitos por vós, só deduzo o seguinte: nenhuma ideia, nem um resquício de luz ao fundo do túnel
Não será no próximo ano que esta solução ficará resolvida pois com os 0.2% que o Governo irá atribuir à cultura no orçamento de 2009 (corrigiam se me engano), de certo que não se resolve.
Nem o Município pode comportar tal despesa sem os devidos apoios estatais.
Esta estrutura militar de grande relevância histórica para o nosso município e para o país deve ser tratado com mais respeito, e não servir para lavar roupa suja mas sim para apresentações de novas ideias e soluções para este ilustre Monumento Elvense.
Já é bom quando se levanta a ponta do veú em palestras ou noutros eventos até aqui na blogesfera.
Tenho Dito.


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs