Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sexta-feira, 10 de Outubro de 2008

Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Tem sido amplamente noticiado a construção do complexo social da Belhó, que inclui a construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Se por um lado é muito bonito mais uma demonstração da Fé Católica, os mesmos católicos (nos quais me incluo) estão-se a esquecer dum pormenor e o Presidente da Câmara também. A lista que se segue, são as Igrejas que existem em Elvas. Se verificarmos bem, muitas delas se não estão em ruínas para lá caminham. Em lugar de se restaurarem as necessitadas, vai gastar-se dinheiro na construção de uma nova? Não chegou já o “elefante branco” da Igreja de Santa Luzia? 

 

Fora de portas:

 

Igreja do Convento de S. Francisco

Igreja de S. Amaro

Igreja da Boa-Fé

Igreja de Santa Luzia

Capela da Senhora da Nazaré

 

Dentro das muralhas:

 

Capela da Nossa Senhora da Conceição

Igreja do Convento de S. Paulo

Igreja da Senhora da Guia

Igreja da Alcáçova

Igreja do Convento das Domínicas

Igreja de Nossa Senhora da Assunção - Sé

Igreja dos Terceiros

Igreja do Convento de Santa Clara

Igreja de São João da Curujeira

Igreja de S. Pedro

Igreja do Convento de S. Domingos

Igreja do Salvador

Igreja da Misericórdia

Igreja do Convento de S. João de Deus

Igreja de Nossa Senhora das Dores

 

Já repararam bem na lista e no estado em que algumas estão?

E já que estamos a falar em restauro que dizer dos Passos? Sim, já sei que pertencem ao IPPAR, mas não se devia já ter encostado esses senhores à parede? Ou pegam ou largam, agora não atrapalhem. É simplesmente vergonhoso o estado em que se encontram. É uma montra perfeita para os turistas que nos visitam.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 00:00
Link do post | Comentar | favorito
55 comentários:
De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 00:38
Se fosse só as Igrejas!!!!

Também há polidesportivos e parques infantis a cair e outras estruturas da Cidade bem degradadas.

Quem vai pagar a Igreja da Belhó?


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 00:41
Turismo???
Pobre Elvas.Mereces melhor sorte.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 08:05
Paulinho Portinholas arrasta-se noite dentro na sua própria Rosquilha.
Paulinho portinholas quer que as crianças não tenha parques infantis.
Paulinho Portinholas quer que os jovens não tenham polidespostivos.
Paulinho Portinholas quer que os adultos não tenham centros de convívio.
Paulinho Portinholas quer que as pessoas não tenham zonas verdes.
Paulinho Portinholas, fecha essa portinhola e deixa a Câmara trabalhar!


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 08:19
Fruta ou leitinho!

Vejam o www.camaradosrondónios.blogspot.com com novidades fresquinhas.

Sabem que agora o meu maninho agora levanta-se durante a noite para fazer cagadas dele que combinam comigo... saibam porquê.

Divirtam-se


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 08:30
Estás-te a levantar cedinho Paulinho Portinholas. E levantas-te logo com diarreia.
Estás na casa de banho a fazer a porcaria do teu post de hoje, eu entendo.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 08:31
A peregrinação De Mentes Pinto no Caminho da Fé

Via Sacra das igrejas caidas e do elefante/Igreja da Belhó

Incompetência ténica e política Sr Vice-Presidente Mocinha.

Explique lá outra vez qual a razão de manter o IMI e a Derrama nos valores mais altos em Elvas. Não percebi bem o seu discurso explicativo na última Assembleia Municipal, onde o Sr defendeu com grande sapiência e eloquência a decisão do executivo.
Qual vai ser o discurso técnico na próxima Assembleia? Ah, vai ser o técnico ou o político. Parece-me que nem um nem outro. Vai ser o discurso que lhe mandam não é???


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 09:10
Incompetência política Sr Tiago. Como se podia esperar que um trabalhador de horas vagas fosse competente. E o Cabceirinha ainda é pior que em vez de dar aulas anda a passar tempo no Centro de (des)Formação da escola.

Expliquem lá outra vez qual a razão de não concordarem com a baixa do IMI e a Derrama que o Rondão anunciou, quando foram os vossos partidos (PSD e CDS) que antes de 1993 as tinham colocado nos valores mais altos em Elvas. Não percebi bem o vosso discurso explicativo portinholeiro, é só por serem contra e pronto não é? que se poem com grande sapiência e eloquência contra a decisão do executivo.
Qual vai ser o discurso politiqueiro do CDS e do PSD (encomendado pelo Cabeceira, que fica a controlar da assistência) na próxima Assembleia? Ah, vai ser o politiquiero-portinholeiro. Parece-me que nem um nem outro. Vai ser o discurso que vos mandam não é??? O discurso do Abreu e Cabaceira.



De Anónimo a 11 de Outubro de 2008 às 17:37
Tens que explicar é porque tendo a oposição, de acordo com o seu programa eleitoral, proposto, que se acabasse com a derrama e o imi fosse a taxa mais baixa prevista por lei, os capachos como tu, lacaio de merda , terem aprovado na assembleia de Setembro , valores do dobro do que agora propõe , isto é que deves explicar , explica, tu sabes porque tiveram que fazer marcha atrás, eu sei que sabes, eu também sei mas, não é aqui no blog deste mestre escola, que eu te vou dizer.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 09:12
Tem razão amigo, parece que os Portinholeiros não andam na Terra. Estas medidas que a Câmara agora tomou nunca seriam necessárias se a economia estivesse a funcionar normalmente.
Medidas eleitorais? Fez o que a oposição disse? Está tudo doido. Os Portinholeiros estão loucos!

O Rondão teve os melhores resultados de sempre quando aumentou as taxas, as tarifas e os impostos.

O que agora se vê claramente é uma Câmara responsável, que acompanha as preocupações nacionais e internacionais sobre a crise económica e finaceira mundial.

A Câmara de Elvas interviu, de forma responsável, dentro do que lhe era possível em termos orçamentais, mexendo naquilo que a lei lhe permite: baixando o IMI, baixando a derrama às empresas em 50% e isentando os idosos carenciados de pagamento de água até 3 metros cúbicos. Mas uma Câmara não pode abdicar de todas as suas receitas sob pena de ficar como ficaram os bancos: sem dinheiro para nada e ir à falência!

E estas medidas não vieram tarde nem por causa de eleições que ainda estão a mais de um ano de distância. Estas medidas vieram no momento certo, quando o país e o mundo enfrentam um dos momentos mais difíceis de sempre. Estas medidas vêm dar confiança às empresas e dizer às famílias que, dentro do que lhe é possível, os seus responsáveis políticos estão com eles.

Se estas medidas tivessem sido tomadas por pressão da oposição politiqueira, fora de qualquer contexto de crise e sem responsabilidade orçamental, é que eram medidas incorrectas e eleitoralistas. Mas não foi nada disso, porque felizmente Elvas tem uma Câmara governada por um Presidente responsável e honesto, que actua bem nos momentos certos e sabe gerir correctamente o que é público. Convém não esquecer que foi Rondão Almeida que, em 1994, veio salvar a Câmara da falência.

Agora, mais uma vez, a Câmara de Elvas foi a primeira a tomar medidas para dar confiança às pessoas e às empresas do seu Concelho contra a crise.
Aposto que muitas outras lhe seguirão o exemplo, como tem acontecido com muitas outras medidas onde o Município de Elvas foi pioneiro.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 09:21
O SR AINDA NÃO PERCEBEU?

A Assembleia que aprovou as taxas do IMI e da derrama para 2009 (copm os votos do PS) foi em SETEMBRO. Passou um Mês e propõe-se baixar as ditas.

O ridícuilo está Aqui. Não é no Baixar das taxas.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 09:32
Pelos Vistos em Setembro de 2008 a Câmara estava quase na banca rota e em Outubro de 2008 a NADAR em dinheiro.Daí propor baixar os Impostos.

É um bom programa para os GATOS FEDORENTOS




De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 19:42
És burro? Não, és só um grande maldoso, para não dizer aldrabanito.
Quem lê o comentário antes do teu percebe as razões da baixa de impostos. Só os Portinholeiros politiquinhos como tu é que tentam enganar as pessoas. Dos idiotas não reza a história. Dos trabalhadores sim!


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 16:02
Responsável- Em Setembro Sobe Impostos 2008
Em Outubro Baixa 2008

Honesto -Se a Maternidade de Elvas fechar demito-me


Dar Confiança às Pessoas- Lembram-se da Grande manifestação na Praça ( Elvas uma Cidade Perigosa);
Anúncios de oferta de Emprego para a Câmara publicados em jornais de Évora, Portalegre e em Elvas NADA


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 19:47
Antes e depois deste meu comentário temos dois portinholeiros militantes a fazer aquilo que melhor lhes convém: charlatanice!
A Câmara e o seu Presidente trabalham com honestidade dentro do que a lei lhe pemite e com as contingências com que todos os dias tem que se debater o poder local.
Infelizmente, há gentinha como vocês em Elvas para quem a baixa política é que conta, as populações para vós não valem nada.
Conclusão: vocês não valem nada. os eleitores já vos disseram isso muitas vezes seguidas e mesmo assim continuam no mesmo caminho. Sigam em frente, que terá o mesmo resultado. Para o Presidente, melhor seria impossível!


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 09:34
Apesar do tema do post não ser o que alguns aqui comentam e para que não batam sempre na tecla dos resultados obtidos deixo-vos aqui uma reflexão: Nas vendas em feiras e mercados há que venda produtos de qualidade e há quem venda produtos sem qualquer qualidade. Estes últimos, usando o "paleio", vulgo charlatões, com o emprego de altifalantes, megafones, etc., conseguem concentrar as massas compradores junto à sua tenda e obtêm melhores resultados, apesar dos produtos que vendem serem de qualidade duvidosa.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 09:58
César:
A ligeireza (eu ia escrever leviandade...) com que abordas estes temas é arrepiante.
Deixa-me perceber, devagar: estás a dizer que as populações é que têm de deslocar-se às igrejas, em vez de construir igrejas onde há pessoas?...
É isso?

Ou seja: Rui de Melo, Alentejana, Belhó, Telhal do Quico, Pão Ralo e Raposeira foram bairros nas margens da Ribeira do Cêto. Aqui não há igreja nenhuma.
Pelo teu raciocínio, esta malta toda deveria ir à Boa-Fé, à Senhora da Nazaré, ao Cemitério ou à de santo Amaro?
A sério que pensas assim?

Igreja de Santa Luzia, no Bairro de São Pedro é um elefante branco?
Nem lá deves pôr os pés. Até é uma igreja que enche com frequência.
Fizeste figura de tonto - acredita.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 10:17
Já tinha feito referência de algumas situações no meu blog. É realmente preocupante.

http://cidadelvas.blogspot.com/2008/05/tambm-patrimnio.html

http://cidadelvas.blogspot.com/2008/05/preservar-o-patrimnio.html


www.cidadelvas.blogspot.com


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 11:15
Rui de Melo, Alentejana, Belhó, Telhal do Quico, Pão Ralo e Raposeira merecem uma igreja e centro social.
Bem haja quem permite tal.
Aos críticos da obra, agradecemos que nãoatrapalhem. Obrigado.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 11:20
AMIGO CESAR AS PESSOAS CAEM SEMPRE NA MESMA NO QUE RESPEITA AOS PASSOS. OS PASSOS NÃO SÃO DO IPPAR. O IPPAR NÃO TEM PATRIMONIO NENHUM. OS PASSOS SÃO DA IGREJA, OU SEJA, DA ARQUIDIOCESE DE EVORA. ESTÃO É CLASSIFICADOS PELO IPPAR E SOB A SUA RESPONSABILIDADE. AGORA SE A ENTIDADE PRIVADA MAIS RICA EM TODO O MUNDO QUISER RECUPERÁ-LOS PODE FAZÊ-LO DESDE QUE TENHA UM SIMPLES PARECER PEDIDO AO IPPAR. A CULPA DAQUILO ESTAR ASSIM É PORTANTO DA IGREJA QUE EM VEZ DE RECUPERAR AS CENTENAS OU MILHARES DE IGREJAS QUE TEM PREFERE ASSOBIAR PARA O AR.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 12:16
Tá dito.
Amén.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 13:00
É preciso responsabilizar a Igreja pela manutenção do seu património.
Não é só exigir do estado e da câmara Municipal.
A recuperação do património religioso do concelho seria uma grande obra, sem dúvida.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 13:03
Se a câmara conseguisse assegurar a abertura das igrejas visitáveis, seria um belo passo em frente no alargamento do leque de oferta turística da cidade.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 15:22
Sim. Vocação natural da cidade para o Turismo há. O problema é que não há vontade e saber para ultrapassar problemas.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 15:55
As Igrejas são patrimónia da Arquidiocese de Évora a quem compete a sua manutenção.
Só mentalidades perversas atiram a responsabilidade para cima da Autarquia como quem atira areia p'ro olhos dos outros, sabendo que não contribuem para a verdade. Confundem para reinar, coitados!

Esta rapaziada portinholeira anda de cabeça perdida e já não sabe como atacar quem faz mais num dia pelo Concelho, do que eles fizeram a sua vida inteira.
Bem podem sustentar-se na mentira para o ataque suez e cobarde que o povo irá dar-vos a lição nas próximas eleições; vocês sabem isso!






De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 16:10
O Problema não é com Eleições.
É com saber


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 16:38
É com saber, é.
É com saber popular.
O povo, no seu todo, não se engana.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 19:54
Ao comentador das 16:10 só posso dizer que o vosso saber (de PSD e CDS) em Elvas levou a Câmara ao estado de falência em 1993. Sem obra e sem capital. Sem alcatrão, sem betão, sem equipamentos nem actividades culturais e desportivas de relevo, sem lotes de terresno e sem desenvolvimento.
Correctíssimo, o vosso problema era a falta de saber.
O vosso problema continua a ser o mesmo.


De Anónimo a 12 de Outubro de 2008 às 16:46
Se assim é, porque vai a câmara fazer uma igreja na belho se as igrejas de Elvas são propriedade da diocese de Évora?!
Eu, não tenho problema nenhum que haja uma igreja na bélho ou onde quer que seja, o que eu tenho receio, é que a hierarquia da igreja se veja compelida a canonizar o José António a pedido da idade de ouro, para que a igreja se passe a chamar, igreja do santo José António, e que no futuro, as idades de ouro de todo o país, comecem a fazer as romarias á belho para ser abençoadas pelo padroeiro o que daria um movimento á cidade fantástico; viriam idades de ouro de Felgueiras,Oeiras Gondomar talvez da Madeira, agora também dos Açores e talvez até de Portalegre onde está a instalar-se o mesmo tipo de Fé, quem sabe, pode ser o desenvolvimento turístico da cidade, já me estou a ver de joelhos a agradecer a st José António tanto movimento em Elvas.

PS Dispensamos a placa de inauguração por motivos óbvios.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 20:28
Eh pá, não têm mais nada que fazer? Só criticar? Se saõ assim tão católicos porque não oferecem a vossa boa vontade e dão uma ajudinha nas limpezas e manutenção das igrejas, castelo e aos Monumentos pertencentes ao IPAR?
Com a crise que o Mundo inteiro vive, a boa vontade é sempre de salutar.
Falam, ladram, mas trabalhar....Tá quieto.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2008 às 21:11
Ora pois, e os Portinholeiros lá estão para trabalhar! Para eles quanto pior melhor, destruir é que é bom.


De Anónimo a 11 de Outubro de 2008 às 00:00
Com um post tão ignorante só pode dar nisto: Toda a gente se borrifa no post e deixa aqui o fel sobre os adversários sem comentar o post.
Igreja de Santa Luzia um elefante branco ? Podes não ser católico e não ires lá vê-la cheia e, principalmente, ver a quantidade de jovens que a frequentam.
Mas não precisavas cair no ridículo desta afirmação.
Acredita que é.


De Anónimo a 11 de Outubro de 2008 às 16:19
Propomho um Imposto para o património



Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs