Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008

Voltar à carga!

Por vezes, contrariamente a outros que “cumpre sempre”, falto às minhas promessas.

Ontem mesmo tinha escrito que não voltaria a escrever sobre o S. Mateus e o seu futuro, mas por aquilo que tenho lido hoje não posso deixar de voltar ao assunto.

Aqui há uns anos atrás, e por mais de uma vez, as festa do S. Mateus e por culpa do S. Pedro deram para o torto. Como consequência as receitas da Confraria batiam no fundo e as dívidas eram resolvidas com letras cujos avalistas eram inevitavelmente e invariavelmente os elementos da Mesa da Confraria. Isto é um facto que ninguém pode desmentir pois digo-o com conhecimento de causa, pois vi o meu Pai muitas vezes atrapalhado e sem saber como tudo se iria pagar.

Nesses tempos a Câmara atribuía um subsídio para as festas, que era logo consumido no dia 21 de Setembro numa almoçarada na Pousada de S. Luzia em que a Câmara convidava quem queria e a Confraria pagava. Ou seja, dava com uma mão num dia e tirava com a outra no dia seguinte.

As pessoas que muitas vezes falam sobre o assunto não têm noção dos custos do evento. Se dantes eram grandes, hoje devem ser enormes.

E a onde quero eu chegar com esta conversa toda? É que se torna impossível melhorar as festas da cidade sem uma ajuda externa substancial e esta só pode vir da câmara.

Falou-se muito hoje em que a Confraria teria que entregar a exploração integral do S. Mateus (não confundir com as Festas do Senhor Jesus da Piedade) à Câmara Municipal e fiquei muito confundido. Então os defensores da concessão do Coliseu a privados durante x anos, são os primeiros contra a entrega da concessão da exploração por parte da Confraria à Câmara? È no mínimo estranho!

Outra coisa que me confunde muito é o facto de se dizer que a Mesa da Confraria é que tem que decidir! E os Irmãos do Senhor Jesus da Piedade, que são os pagantes, não têm uma palavra a dizer? Houve por aí alguém que afirmou que a Confraria não tem que prestar contas a ninguém! Mas como assim? A prepotência já chegou a tanto?

Mais uma vez faço um apelo à Confraria: promovam o debate, mesmo que este seja feito só entre os Irmãos, mas promovam-no, sob pena de perderem toda a credibilidade e mostrarem que estão tão apegados ao poder como os políticos. Só que estes ganham dinheiro e os primeiros ganham cabelos brancos, mas mesmo assim gostam do lugar.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 00:10
Link do post | Comentar | favorito
13 comentários:
De Anónimo a 30 de Setembro de 2008 às 00:34
O Tiago Abreu é o mentor fundador da ADE. O Tiago Abreu ofendeu profundamente os combatentes do Ultramar. O Tiago Abreu ofendeu a memória dos que morreram na guerra ao serviço do seu país. A ADE do Tiago Abreu concorda com esta atitude ofensiva e desrespeitosa do Tiago Abreu, logo a ADE continua como começou, contra tudo o que venha da Câmara, mesmo que isso implique ofender a memória dos antepassados. Viva a ADE - Associação Desenvolver Elvas, com a ofensa e com a má língua!


De Anónimo a 30 de Setembro de 2008 às 09:05
Realmente á gente que aqui vem só para descarregar o veneno e o ódio que sente pelas pessoas da câmara. Nem sequer deixam uma ideiazinha.
Acham que continuar com a Feira de S. Mateus implantada num terreno com pó e lama é manter a tradição; esses que pensam assim porque não se alumiam com candeeiro a petróleo para manterem a tradição?
O problema desta gente é pensar que são outros a construir a modernização da Cidade, é uma questão de inveja;
A propósito: a ade, essa organização que por aí foi criada há tempos, terá passado à clandestinidade, depois do grande doutrinador da direita do cacete e da moca, ter publicado o boneco do pintor frustrado?


De Anónimo a 30 de Setembro de 2008 às 09:42
Deixem-se de tretas!
Se a ADE fosse uma Associação Desenvolver Elvas, já tinha tomado posições, recentemente, sobre dois assuntos da actualidade:
- investimento de 24 milhões de euros na agro-industrial do concelho;
- futuro da Feira de São Mateus.
Sobre isto, disseram nada!
Pudera, a ADE está aí para ser uma Aliança Democrática de Elvas, com fins eleitorais e eleitoralistas; essa cena do desenvolvimento é para enganar papalvos.


De Anónimo a 30 de Setembro de 2008 às 09:52
Não se iludam!
Há meia dúzia de portinholeiros em Elvas que deseja o imobilismo.
Cada avanço, para eles, é uma derrota.
Cada passo em frente, para eles, é negativo.
Cada obra, para eles, está mal feita.

Por isso...
O que quer que se faça na Piedade, o que quer que seja para mudar, será sempre mal feito.
Por um razão compreensível: temem que a população associe à câmara e ao seu presidente o desenvolvimento e os melhoramentos do concelho!
Têm pavor dessa possibilidade.
O problema é só esse.

Para os portinholeiros militantes, mais vale o atraso dos Elvenses do que a glória dos vencedores.
Para os portinholeiros militantes, o pior que pode haver é uma obra bem feita, uma carência resolvida, um melhoramento consensual, um espectáculo com milhares de pessoas, um São Mateus sem chuva, um coliseu a abarrotar...

Tudo isto são enormes derrotas para o grupelho dos portinholeiros.
Querem lá eles saber que os Elvenses vençam!
Cada vitória elvense, para essa gente, é uma derrota.
Simples.
E quem entender isto, percebe o seu comportamento, no fundo e no essencial sempre contra os mesmos: os Elvenses.
Porque quem é a favor do imobilismo e da tradição paralisante, está contra o povo do concelho de Elvas.
No essencial, todo este problema anda à volta disto.


De Anónimo a 30 de Setembro de 2008 às 09:56
Não é só a ADE - Associação Desenvolver Elvas que está calada...
Têm ouvido ou lido algum comunicado do CDS/PP de Elvas?
Têm ouvido ou lido alguma coisa da ADE - Aliança Democrática de Elvas?
Têm lido ou visto algo de novo no blogue da má língua, ou aquilo é um repositório de posts passados e links a anos transcorridos?


De Anónimo a 30 de Setembro de 2008 às 12:29
Só dois caminhos.
Dar ouvidos aos medrosos, deixar tudo na mesma e ir assistindo ao definar da festa e feira.
Avançar com uma parceria confraria-câmara e dotar a maior romaria do Alentejo de um parque de feiras condigno com a cidade e o concelho.
Nem vale a pena intentar a terceira via.
Os portinholeiros agarram-se, com unhas e dentes, ao primeiro caminho.
Os Elvenses, na sua larga maioria, desejam seguir pelo segundo.


De Anónimo a 30 de Setembro de 2008 às 15:08
Ando confuso,muitíssimo confuso.
Porquê?
Muito simplesmente porque a ADE está calada.
Será por falta de ideias?Será porque os neuróneos dos seus componentes deixaram de trabalhar?Ou será
porque a estratégia política engendrada foi um fiasco total?
Ando mesmo confuso.
Porquê?
Porque os Velhos do Restelo elvenses não querem o desenvolvimento das Festas em honra do Sr.Jesus da Piedade e São Mateus.
Verdadeiramente,ando cada vez mais confuso.
Porquê?
Porque um bom artista elvense anda a pactuar com
os menos capazes e a servir de capa àqueles que antes o consideravam de esquerdóide.
Peço aos deuses que me tirem desta confusão e façam
imperar rapidamente o bom senso em terras de Elvas.


De AO ZÉ DE MELO a 30 de Setembro de 2008 às 16:15
Já viram no que está transformado o blog do Zé de Melo? Uma espécie de trafulhice com nomes falsos.

Diz que todos têm que se identificar mas essa identificação basta ter um mail falso, mesmo com o nome que copiam de outros comentadores.

Objectivo dos Portinholeiros que adoptaram essa nova técnica: criar tal confusão que o blog do Zé de Melo passa a ser uma estrumeira sem importância nenhuma quando até aqui era um blog com alguma seriedade.

Mais grave: o Zé de Melo apaga os comentários de quam diz mal do Tiago Abreu, segundo li, e mantém os comentários de gente que copiou o nome dos originais. Um nojo completo.

Pelo menos aqui no tasca não há hipocrisia porque todos sabemos com o que contamos. Acho que o Zé de Melo ou toma medidas sérias ou perde a credibilidade por completo e passamos ter que deixar de o consultar e ele fica a falar só com o Tiago Abreu e os seus Portinholeiros. Se calhar o objectivo final do Zé de Melo é esse e eu, parvo, é que ainda não tinha percebido...


De Anónimo a 30 de Setembro de 2008 às 17:06
O Zé de Mello, desde que se acagaçou, há cerca de um ano, nunca mais foi o que era.
Está obsuleto, ultrapassado e sem interesse.


De Anónimo a 30 de Setembro de 2008 às 17:41
Querias o quê? Então quem é o Zé de Melo? É mais um anónimo com um nome fictício, e por isso não podes esperar que cumpra regras de ética.

Não desfazendo, que até tem sido equilibrado, mas o terror que o Tiago Abreu vai espalhando amedronta os dos outros blogs e começam a comportar-se dessa forma. Pena é que lhe deem cobertura quando ele copia os nomes dos outros e os que criaram o nome verdadeiro sejam os penalizados.


De Anónimo a 30 de Setembro de 2008 às 17:54
Este mês de Setembro para o portinholas é para esquecer:
Inaugurações em Barbacena, Stª Eulália, requalificação da Quinta dos Arcos, Monumento ao Combatente, brevemente o Centro Cultural da Terrugem; Coliseu cheio na duas touradas; espectáculos do S. Mateus sempre cheios, mesmo durante a semana; espaço jovem, junto aos bares bem aceite pelos jovens;
Até a chuva não deu para estragar a festa e ainda por cima o sporting perdeu com o benfica, porra isto moi a moleirinha à criatura!.........


De Anónimo a 30 de Setembro de 2008 às 19:23
O Zé de Melo é anónjmo.Não merece a mínima credibelidade.Como é que quer ser moralista se nã tem moral?Está vendido mas não quere parecer-
Viva o blog do jacinto.è ele que escreve e nã tem medo.Destes homens é que elvas preciza.Tem t.......


De Anónimo a 30 de Setembro de 2008 às 22:05
O Jacinto é um medroso que anda ás curvas. Desfarça mas tem medo do poder e da oposição. Quer agradar a todos e acha que não agrada a nenhuns. O tiago pelo menos quando escreve assina e mantém amesma direcção.


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...
Preconceituoso

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs