Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Domingo, 28 de Setembro de 2008

S. Mateus – Epílogo

Com altos e baixos, o S. Mateus este ano já foi. Fazendo um balanço desta semana, pode-se dizer que o mau foi o tempo e em consequência pouca gente durante a semana, o começo mais cedo das aulas e as consequências respectivas e a queixa dos comerciantes do fraco negócio. O melhor do que vi, foi sem dúvida o pavilhão camarário com as condições de conforto que proporcionou quando a chuva teimava em aparecer. Deste, o pior mesmo foram os “pimbas”, mas também é verdade que só lá ia quem queria.

Em relação aos demais eventos não me posso pronunciar já que pouco fui à feira.

Uma coisa para mim continua clara: qualquer coisa tem de mudar se não queremos ver as festas definharem por falta de visitantes.

 

Como já aqui falei demais sobre o assunto, deixo aqui um apelo à Câmara e Confraria: oiçam as pessoas, promovam um debate na cidade para que os elvenses se pronunciem, faça-se um inquérito, mas não deixem de fazer algo. O nada fazer é cómodo e as coisas vão andando. O problema é o futuro e não podemos sermos nós a hipotecá-lo. Veja-se as Festas do Povo dos nossos vizinhos de Campo de Maior que movimenta centenas de milhares de pessoas, mas são os seus habitantes que decidem se fazem ou não as festas.

Em Elvas a população não é chamada para nada. As cabeças brilhantes decidem por nós. Por favor entendam-se sob pena de um dia destes ser tarde e aí vamos ver muita gente a sacudir a água do capote e a abandonar o barco à moda dos ratos.

 

Jacinto César

 

 

Nota – Mais uma vez o Sr. Cadete nos brindou com mais “uma obra de arte” e palavra de honra que o que me apetecia fazer, como antigo combatente e militar, era imprimir a dita obra de arte, fazer nela uma “coisa” e depois esfregar-lha na cara. Só que julgo-me uma pessoa com educação, o que não me permitia fazer tal coisa, mas lá que ficou a vontade, lá isso ficou. Simplesmente ordinário.

 

 


Tasca das amoreiras às 01:49
Link do post | Comentar | favorito
19 comentários:
De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 09:02
"Simplesmente ordinário".
O artista e o adono do bloge que publica.
Ou estou a ver mal?


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 09:04
Talvez agora vá.
A câmara voltou a chegar-se à frente e a confraria parece disposta a abrir mão do imobilismo característico daquele clube privado.


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 09:06
Epílogo.
Gostei da palavra. Pouco usada, mas apropriada.


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 09:13
Concordo que o S. Mateus tm que se modernizar. Só ainda não o foi porque a Confraria ou que a superintende tem mantido uma posição avessa à mudança. O Presidente da Câmara tem insistido desde há vários anos para que essa modernização se faça e a resposta da Confraria, até agora, tem sido sempre a mesma: medo de mudar por receio das crítcas destrutivas de uma certa gente maldizente que existe em Elvas e que tudo critica e nada de útil faz.
tenho esperança que a Confraria ganhe a coragem que lhe tem faltado porque, pelo que já vi, à Câmara não falta vontade, coragem e como bom gestor que este Presidente se tem revelado desde sempre, há-de encontrar os meios financeiros para executar esse projecto inovador.


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 09:19
Senhor César, tem toda a razão no que dizem relação ao desenho do ordinário do Cadete publicado por outro ordinário da mesma espécie - Tiago abreu - no seu blog da má língua.
isto só vem confirmar, mais uma vez, o que muitos bloguistas têm escrito: que o Tiago não presta, que é uma espécie de escumalha da sociedade que não respeita nem mortos nem vivos, em heróis nem sacrificados. O Cadete é outro dos restos do lixo que ainda existe em Elvas e que têm que ser os elvenses a xutar para algum aterro sanitário onde estas escórias sejam colocadas por forma a que não possam contaminar mais ninguém.
Como ex-combatente acho uma vergonha ter em Elvas um Cadete e um Tiago abreu que com a sua sujidade querem cosnpurcar a memória de homens que sofreram a servir o seu país.


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 10:15
O São Mateus tem de realmente modernizar-se, adaptar-se aos novos tempos. Para isso tenho que é imperativo a participação da Câmara Municipal, o órgão que pode ajudar a fazer alguma coisa. Se esperamos por este, aquele ou o outro, nada acontece. É certo que o povo deve ter voz integrante, mas nestas situações infelizmente não tem força suficiente.
Veja-se o exemplo das Festas do Povo em Campo Maior, nos dias de hoje a voz do povo ajuda mas um bom suporte financeiro por detrás é fundamental. Faltou “o essencial” e as Festas estão em risco de não se realizarem novamente.

www.cidadelvas.blogspot.com


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 11:24
X23. tthdf45. lpptzae29.

131008

kyua rwki


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 11:43
O Tiago se não publicasse o desenho estaria a fazer censura, precisamente daquilo que os senhores o acusam. Ah, já entendi, ele só deve censurar o que for contra a Câmara. Deve ter dois pesos e duas medidas é isso? Já agora alguem que me diga com seriedade em que é que o desenho ofende os ex-combatentes?


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 13:59
Oh, "meu" portinholeiro esforçado:
Deve haver capacidade para distinguir as situações. Um comentário ofensivo deve ser censurado, tal como um post ofensivo deve ser evitada a sua publicação.
Por certo, isto é fácil de perceber, não é "meu" portinholeiro esforçado?


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 14:02
O monumento é sério.
O tema do monumento é muito sério.
Ironia sobre o monumento é grave.
Brincadeira e humor sobre o tema do monumento é muito grave.
É mesmo um insulto, quer para ex-combatentes, quer para os seus familiares.
E então para os familiares e amigos daqueles que morreram em África, nem se fala.
Só a cegueira portinholeiro pode impedir de observar este assunto com seriedade.


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 17:04
Realmente o cadete está a passar das marcas e não venham com a desculpa que está xéxé, porque não está; ela sabia o que estava a fazer está perfeitamente consciente que com aquele boneco ofende, desde logo: Todos os antigos combatenes e seus familiares e os membros da Câmara e em particular o presidente. Esse era o objectivo dele e consegui-o.
Do outro palerma portinholeiro já se espera tudo, nem vergonha teve pela memória do seu avô.
Enfim é o que temos e, pelos vistos da tal ade, nem uma palavra a demarcar-se desta barraquice nem a congratular-se pela homenagem.
Hibernaram (no final do Verão).


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 17:19
Tiago Abreu apresentado.
Nem a memória do avô?...
Não vale a pena escrever mais!


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 17:40
“Se dúvidas houvessem” (…)
Estas são as primeiras três palavras do post mais recente de Paulinho Portinholas.
Não há ninguém na blogosfera que explique a esse bornaleco que não se escreve “se dúvidas houvessem”, mas sim “se dúvidas houvesse”?
Ninguém o ajuda?...
Se dúvidas houvesse da sua ilustração, acabam; este erro é exemplar.


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 17:43
Este último São Mateus teve muito mais altos do que baixos.
Mas o ponto mais alto deste São Mateus deverá ser a cedência da confraria a favor do progresso.
Se tal acontecer, é a principal vitória de todos.


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 19:00
Aqueles que se ofendem agora com os desenhos do Cadete, bateram palmas quando um caricaturista pôs
um preservativo na cabeça do Papa.
Que moralistas estes elvenses.


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 21:41
O artista está consumido pela doença raivosa e o Tiago Abreu também. Fazem um belo par. E este Portinholas que devia ser cristão está sempre a trazer para os blogs figuras da Igreja católica para as envolver nas sua porcarias. Devia ter vergonha e respeito. Pelo menos isso, pessoas como eu que criticam esta atitude baixa e reles dele, temos mais respeito pela Igreja.


De Anónimo a 30 de Setembro de 2008 às 00:28
O Tiago Abreu é o mentor fundador da ADE. O Tiago abreu ofendeu profundamente os combatentes do Ultramar. O Tiago Abreu ofendeu a memória dos que morreram na guerra ao serviço do seu país. A ADE do Tiago Abreu concorda com esta atitude ofensiva e desrespeitosa do Tiago Abreu, logo a ADE continua como começou, contra tudo o que venha da Câmara, mesmo que isso implique ofender a memória dos antepassados. Viva a ADE - Associação Desenvolver Elvas, com a ofensa e com a má língua!


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 21:50
É incrível como alguém pode ofender os ex-combatentes e ficar a gozar da pseudo-democracia do nosso país!
Como alguém disse " isto já não é liberdade mas sim libertinagem (...)"


De Anónimo a 29 de Setembro de 2008 às 22:04
O São Mateus deve ser re-pensado ...
À excepção da procissão a tradição já era. Lá vêm uma carroças de Vila Boim para lembrar os velhos tempos. Mas não chega!
É necessário a CME requalificar o espaço através de uma cedência do espaço por parte da digníssima confraria. Que contrariamente ao que muitos pensam, trabalha em prol de todos e poucos lhe reconhecem a bondade .
A requalificação deve ser cuidada, pensada e ousada, mas não deve esquecer a tradição, a origem e as pessoas. O espaço não deve esquecer as condições estruturais necessárias mas deve ser versátil à dinâmica presente das novas tecnologias.
É uma trabalho de todos, desde a concepção à obra e à gestão. Tem que ser um projecto global, que envolva a sociedade civil, religiosa e o mundo empresarial. Poderemos inclusive precisar de uma parceria publico-privada .
Será obra seguramente à altura de Rondão e sua equipa. É altura da oposição ser inteligente e apoiar a iniciativa tanto da CME como da Confraria e confiar no Sr. Jesus da Piedade.


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs