Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Domingo, 14 de Setembro de 2008

A Cultura em Elvas

É por demais evidente que Elvas sempre sofreu de um problema muito grave: a falta de cultura dos seus habitantes.

Quando falo de cultura, estou a referir-me à cultura geral e não específica. Há certamente muitos profissionais em todas as áreas que sabem muito do que fazem. Podem ser licenciados, mestrados ou até doutorados, mas de cultura geral valem zero. Não é o facto de se andar numa universidade que faz com que a pessoa se torne mais culta, mas sim mais apta num ramo do saber. E o que se passa em Elvas passa-se a nível nacional. Basta ver quais são os jornais e revistas campeãs de vendas: 24 Horas e Correio da Manhã, Maria, Gente e demais revistas do género. Pode não provar nada, mas dá indicações.

Isto vem a propósito de um “recado” que gostaria de enviar à Senhora Vereadora da Cultura sobre as responsabilidades que esta câmara e todas as anteriores têm neste estado de coisas.

Apesar dos investimentos neste campo terem aumentado significativamente nestes últimos tempos, ainda não chega. Há que alterar a mentalidade das pessoas com outro tipo de eventos e diminuir bastante os incentivos à cultura “pimba”. Penso que o investimento tem que ser feito nas crianças e jovens, envolvendo-os em actividades lúdicas, sem perder de vista a vertente cultural destas. Se há coisas que nunca consegui entender é o facto de as escolas (de todos níveis) não possuírem nos seus currículos uma disciplina de História e Cultura local que os ensinassem ao menos onde vivem e como aqui chegamos. É triste perguntar-se a um jovem qual a função dos Arcos das Amoreiras e a resposta é invariavelmente um encolher de ombros, perguntar-se o que é o 14 de Janeiro e a resposta ser “que é um feriado”.

Já que estou a falar de história e cultura local, gostaria de perguntar à Srª Vereadora, para quando a edição ou reedição de livros e manuscritos de escritores elvenses e que se encontram sabe-se lá como na Biblioteca Municipal. Estou-me a referir por exemplo António José Torres de Carvalho, António Tomás Pires, Ayres Varela, Domingos Lavadinho, Vitorino de Almada ou José Avelino da Silva Matta, Eurico Gama entre outros.

E já agora para quando o levantamento e estudo das Casas Brasonadas? E o levantamento da azulejaria elvense? E da tumularia? E de …? E de …?

Senhora Vereadora: se quiser ficar nos Anais de Elvas, tem que fazer muito mais do que o que tem feito, porque senão arrisca-se, a daqui a uns anos ninguém já se lembrar da senhora.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 22:59
Link do post | Comentar | favorito
49 comentários:
De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 08:36
Amigo César, tens razão quando acusas a vereadora Vitória Branco de pimba. basta ver como a senhora se veste e penteia e está tudo dito. Esteve vários mandatos na Câmara sempre com essa área, e não conseguiu que a cultura em Elvas passassa da cepa torta. Pouco mais seria de esperar de uma licenciada em ginástica! Agora gosta de fado porque tem uma filha cantora, pelo menos nos bares e nos concursos da Câmara.


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 08:46
Para preconceito, não está mal.
Maneira como se veste, como se penteia e licenciatura obtida são determinantes para definir a dimensão cultural de uma pessoa.
Ao que pode chegar a necessidade de dizer mal!


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 08:54
Aqui há uns 16 anos é que o César de devia ter lembrado disto! Já estava em Elvas, ou não? Aí sim, podia ser que tivesse aberto as mentes daqueles que estavam na Câmara e não percebiam nada de cultura. Agora não César, porque por aquilo que já vi, estás a querer ensinar a missa ao bispo.

Ninguém tem que ficar nos Anais de Elvas, é que vivemos em democracia e essas honras do antigamente são desnecessárias. Mas a realidade que vejo é muito deferente daquela que tu pareces ver. Aquilo que eu vejo foi que o Presidente da Cãmara viu a necessidade de dividir a cultura em duas partes e por isso tem duas vereadoras que dividem essa área.

A licenciatura não tem nada a ver, olha que o Ministro da Cultura é advogado. E o fado também é cultura e muito importante. Representa as raízes mais fundas da cultura portuguesa, e a música popular importantíssima para 95% do povo português.

Claro que um bacharel em mecânica como o César não pode entender isto. Só percebe de música clássica, de arte, de bibliotecas, de história, de património e outras coisas eruditas como os blogs.

É um crânio este nosso César. Não sei como escolhem para vereadora a Vitória que é licenciada em Educação Física e deixam de fora o César que é bacharel em Mecânica. Falta de visão, digo eu!


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 20:16
Há, verdadeiramente, duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber e a ignorância em crer que se sabe.
Hipócrates


De Anónimo a 16 de Setembro de 2008 às 21:33
No fim de semana de 17 a 19 de Outubro, o Centro de Negócios Transfronteiriços, em Elvas, recebe a I Feira do Património, numa organização do Palácio do Regedor, destinada a difundir e educar a população para a riqueza patrimonial existente no Concelho.

Afim de promover o evento junto dos jovens elvenses, realiza-se o concurso artístico “Património nas tuas mãos”, com o tema “Património Cultural do Concelho de Elvas”, estando aberto a trabalhos de fotografia, pintura e escultura, pondendo os trabalhos ser entregues até dia 6 de Outubro, recebendo os vencedores diversos prémios, para além da exposição de todos os trabalhos entregues no decorrer do Certame.
O Regulamento e outras informações estão disponivéis no Palácio digital.

(Citado do blog Zé de Mello)


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 09:08
Inteiramente de acordo. É realmente uma lacuna existente no nosso concelho. A câmara municipal deve ser a primeira a incentivar (ou pelo menos tentar) que todos os jovens se interessem pela riquíssima história da nossa cidade.

www.cidadelvas.blogspot.com


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 09:09
Amigo César, deixa esses socialistas da merda. Junta-te á nossa Associação Desenvolver Elvas. Tu és um dos nossos e a direita precisa de gente como tu.
Só temos gente que com inteligência ao passo que esses socialistaszecos só têm gente sem nível, desde técnicos a vereadores.
A falta de cultura é com eles e a cultura é conosco. Junta-te a nós César que essas tuas ideias são do melhor. Vamos acabar com aquela porcaria do museu da fotografia onde o Carpinteiro meteu o lixo que tinha na casa dele e fazemos lá aquilo que tu tiveres de novo na ideia.


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 09:20
Porra aquela lixeira do Museu da Fotografia e esse traidor do Carpinteiro. Quando ganharmos a Câmara deitamos aquela merda abaixo.
E o de Arte contemporânea ainda é pior, só guarda as porcarias do Cachola que veio de Campo Maior para deixar aquilo em Elvas, porque em Campo maior ninguém as queria de certeza.
Em Elvas só fizeram merdas e cagalhões.


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 13:29
Tu é que não tens nivel.Pareces do tempo dos dinossauros. Tas sempre a dizer mal dos teus colegas...Sindicalista otário....Ve la se atinas ou podes ter surpresas um dia. Devias ser despedido da camara....É o que ainda o rondão não fez e devia ter feito.Abre os olhos.So falas dos técnicos.Devias falar era de ti assistentezeco de meia tigela...


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 09:15
Chega-lhes da boa César, que essa gentinha da Câmara não merece senão isso.
Já deste o mote quando deixaste os teus posts sobre o património. sabemos que o teu alvo predileto é a outra vereadora, a Elsa, trata-a como aos cães que ela já não morde.

Se a outra tipa, a Vitória percebe pouco, esta também não percebe nada. É mais burra do que todas as loiras.

Viva a nossa Associação Desenvolver Elvas que hoje vamos constituir formalmente.


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 09:32
Vivó Tiago e abaixo a corja socialista. Se o Tiago fosse vereador da cultura nada disto acontecia. Acabava-se com a incompetência na Câmara e é o que vai acontecer quando ganharmos as eleições.
Tiago limpa a casa, começa na cultura, passa aos das contas, aos falsos educativos e sociais e acaba nas abogaria que desobra todos os dias. Não te esqueças das compras nem das candidaturas incompetentes.
Viva a nossa ADE que nasce hoje. Só nós é que temos competência para desenvolver Elvas, contigo amigo César do nosso lado, mais o nosso Linhas de Elvas, mais a nossa radio Renascença, qua agora a corja socialista até obrigou a mudar de nome.


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 09:44
Tens razão, há lá gajos e gajas destas que não fazem nada e chegam á Camara logo armados em doutores. Acabaram de sair da Universidade e chagam logo a pensar que mandam naqueles que cá estão a trabalhar. Mas levam cada lição que até parece que estão no parque infantil. Nem sabem fazer um requerimento e são os mais antigos e competentes quem lhe têm que fazer a papinha e ensinar. Nem sabem o que é uma licença nem abrir um consurso. São uns atrasados armados em doutores da mula russa.


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 13:37
Ai Vieira és mesmo invejoso........Triste, frustado, básico.Vai la tirar um cursoseco para ver se passas a técnico. Assim sempre podes ser advogado da ADE. Manda ai um abraço aos teus amigos que se juntam contigo para fazeres estes comentários sobre os teus colegas......Todos vão saber que és tu que dizes mal dos colegas


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 13:34
Tu é que és básico que nem abeguaria sabes escrever.Ainda pertences tu à ADE - Amanhas Damos Entalade-la.
E já agora essa competência que vos deu?Os eleitores ou deus?Deve ter sido deus porque os eleitores escolheram 6-1.

Chupa ai


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 10:01
Este Manuel Sobreiro não se enxerga? Então o homem não percebe que dá muito nas vistas? Estes ultimos comentários supostamente elogiosos não passam de esperteza saloia. Manuel Sobreiro, ganha juizo a malta já te topou!


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 10:02
ADIVINHA;

Já que o Manuel Sobreiro não se cansa de escrever com diversos nomes (Joana, Patricio (o 1 e o 2), issope). Já que responde a uns e outros como se fossem pessoas diferentes. Deixo-vos uma adivinha;

- No dia em que Rondão Almeida nomeou a filha para chefe de gabinete adivinhem quem foi o bufo que foi a correr bater à porta do vizinho com a "bomba"? O vizinho está hoje ligado ao turismo, mas na altura era ainda membro da oposição.

Quem será esta pessoa falsa que adora envenenar tudo e todos por puro gozo pessoal. Esta pessoa tem o sindroma de Nero, gosta de ver arder tudo à sua volta, até entre aqueles que lhe dão de comer!!

Adivinhem, adivinhem, não é dificil.


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 10:31
O desviar comentários ao tema do post leva quase sempre os comentadores ao insulto gratuito e de baixa política. Comentando o post do S. Jacinto César com o tema "A cultura em Elvas" peço a todas as pessoas que ainda não repararam o favor de se dirigirem ao paçp em frente da PSP e vejam a degradação que o património elvense está a sofrer. Dir-me-ão alguns iluminados que a responsabilidade não é da Câmara mas sim da Igreja. Não aceito tal teoria. O património artistico e cultural é de todos e, neste caso em especial é património elvense e com um sentido mais abrangente poderei dizer que é um património da humanidade. Fiquem bem


De Salazar-Lenine a 15 de Setembro de 2008 às 13:15
mais uma vez o tiago sensurou um comentario
não sabiam que o zé luis caldeira fernades mudou de nome e apelido para alfredo mata rosa?


De Ai, Zuca, Zuca! a 15 de Setembro de 2008 às 14:13
Ai, Zuca, Zuca!...


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 14:16
O grande acontecimento da semana é hoje, em dia de lua cheia.
ADE - Associação Desenvolver Elvas constituída.
ADE - Aliança Democrática de Elvas mascarada.
Portinholas de todo o mundo, uni-vos!
Elvenses, coloquem os cintos de segurança!
Agora é que o concelho vai ter um desenvolvimento tão grande, que é preciso estar precavido para o balanço.


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 14:38
Acusações graves de quem não pode saber a quem pertence um nick. Ou se sabe fê-lo de forma ilegal invandindo a privacidade. Isto qualquer dia acaba mal porque fazer isso...é crime. Continuem a brincar com coisas sérias e vão ver que um dia apanham um desgosto.


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 16:10
Já estamos à rasca.


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 16:12
Comentário apagado.


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 16:44
O quê? Contigo? Só se for desenvolver a má língua e a trapassa! Nestes dois items tu é o maior especialista mundial.
Quanto ao resto, vales ZERO. E o teu grupelho de dissidentes .... depois falamos, agora vai lá assinar a escritura da má língua.


De Anónimo a 15 de Setembro de 2008 às 16:42
Por menos que isto o M.A. entro-lhe em casa, sabe do que estou a falar. ZL


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs