Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sexta-feira, 12 de Setembro de 2008

D. Manuel I

Vi por aí algures que uma das novas ruas de Elvas vai ter o nome de D. Manuel I. Não sei qual é, mas presumo ser uma qualquer de um dos novos bairros. Será que não há em Elvas uma rua com mais dignidade, nem que para tal se tivesse que renomear uma, para colocar o nome do rei que tanto fez por Elvas?

Se houve alguém que numa reunião oficial afirmou que Rondão de Almeida é o D. Manuel I actual, bolas, sempre poderiam arranjar uma melhor.

Polémicas à parte, penso que seria bom que se fizesse um estudo para alterar a toponímia elvense. Há por aí ruas com nomes que não fazem sentido nenhum e que bem poderiam ser alterados. Um dos casos paradigmáticos é o da Rua da Cadeia. Esta, já teve mais nomes que o tabefe, e assim se chama actualmente, por aí ter existido a cadeia civil. Desde Rua de Santarém até Rua da Feira (a primitiva) tudo se lhe chamou, oficial e particularmente. Porque não esta?

Já há uns tempos a esta parte que aqui tinha escrito que além da alteração do nome de algumas ruas, estas, também necessitavam de ser alteradas.

Uma das coisas que faria em primeiro lugar, era mudar a fonte da Praça 25 de Abril para o seu lugar original, ou seja, no largo da Misericórdia. Assim matavam-se dois coelhos de uma só machadada: a fonte voltava ao local original e assim se acabaria com o mamarracho piroso do lago (?) que actualmente aí se encontra.

 

 

A actual Praça 25 de Abril passaria a Praça D. Sacho II para onde se deslocaria a estátua que se encontra na praça do mesmo nome. O nome 25 de Abril poderia ser a actual Praça de D. Sacho II, pois condiz mais com a modernidade da data.

Por hoje ficamos por aqui. Voltaremos ao tema em futuros posts.

Nota – Sopraram-me aos ouvidos que o Presidente da Câmara vai ter um busto na Terrugem. Não sei se é verdade ou não, mas a ser mereceria um local um pouco melhor, como por exemplo, a rotunda da Boa-fé, e assim acabava-se com outra fonte mamarracho.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 00:00
Link do post | Comentar | favorito
22 comentários:
De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 00:14
Realmente o lago é uma merXX, mais uma boa obra dos engenheiros da câmara. tal como a rega da circular à cidade, o escoamento de água da mesma e a saida do parque subterrâneo do Sr. José Rondão Almeida.


De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 08:51
Jacinto César:
Tens idade para te recordares do episódio que te conto.

Houve um vereador do CDS na câmara, António Tello Barradas, que propos (e a câmara aprovou) alterar os nomes de três ruas do Bairro da Boa-Fé: Goa, Damão e Diu. Era fino, em 1976, renegar a presença portuguesa na Ásia...
Foi o bom e o bonito: os moradores reagiram em peso, pelos incómodos e custos de ter de mudar documentação.
E a câmara recuou!

Chega este exemplo, para pensares um bocadinho, Jacinto César, ou mantém-se a ideia de mudar os nomes em cinco ou seis arruamentos de Elvas?
Mesmo compreendendo que tenhas de discordar, de vez em quando para manter distâncias, pensa antes de publicares os posts.

Nota final: o vereador era do CDS, o falecido António Tello Barradas. Tempos em que o CDS tinha vereadores. Anda cá hoje...


De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 08:53
De festas em festa, de multidão em multidão, de inauguração em inauguração - eis o Rondão!

De insinuação em insinuação, de solidão em solidão, de desilusão em desilusão - eis a oposição!

Resumidamente, isto explica muito!


De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 13:40
AO COMENTADOR DAS 8,53 AI ESTÁ O GRANDE DEFENSOR DA CÂMARA E DO SEU PRESIDENTE OLHA QUAL DIA A MÉDICA COLOCA-TE UMA CAMA NA CÂMARA PARA LÁ DORMIRES A DEFENDER A CÂMARA SABES QUE EU SEI MUITO BEM QUEM TU ÉS ? OLHA DE TANTO DEFENDERES A CÂMARA ESTÁS A DENEGRIR A SUA BOA IMAGEM QUE TEM? AO PS NÃO DEFENDES EM NADA PORQUE TU NEM TENS LÁ ENTRADA E NÃO QUEREMOS LÁ GENTE DESTA NATUREZA AMARGURADOS ;
POR ISSO TOMA CUIDADO PORQUE ESTÁS A DENEGRIR A IMAGEM DO TEU CHEFE E SE ELE CHEGA A SABER DÁ-TE COM A TÁBUA , AQUELA QUE TU JÁ A CONHECES BEM E ELA POR VEZES MAGOA-TE APORTA ALGO DE BOM Á BLOGOSFÉRA ELVENSE QUE TODOS TE FICAREMOS MAIS AGRADECIDOS OK PORTA-TE BEM QUE JÁ TENS IDADE PARA TERES JUIZINHO PORQUE CABELO JÁ NÃO VAIS TENDO OLHA E JÁ AGORA TIVER ALGUNS ERROS ANOTA OS E RECTIFICA-LOS PORQUE TENS MUITO TEMPO MAS SÓ ATÉ ÁS DEZ HORAS DA MANHA PORQUE DEPOIS TENS AI O CHEFE COM A TÁBUA TOMA ATENÇÃO .


De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 13:52
Ó triste anónimo das 13:40, vai já te disse que fosses catar piolhos para outro lado. Percebes porquê? Porque o teu cérebro não é maior do que um piolhito!
Levas na cabeça e depois disparas para um dos lados para ver se acertas em alguém.
Tu é que já vais tendo entrada em poucos sítios, qualquer dia poem-te na rua até da tua casa. Jé deve estar tudo farto das tuas paranóias contra a Câmara e da tua obcessão por algumas pessoas.


De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 13:54
Acho bem, mas que vá já, porque com tantas actividades, inaugurações e centenas de pessoas que a Câmara vai juntar esta tarde e nos próximos dias, o tipo e o resto da oposição ainda podem cometer suicídio!



De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 14:01
Moral da história: um comentário incomoda muita gente; muitos comentários incomodam muito mais.
Muitos comentários a concordar com a Câmara incomodam muito o Tiago Abreu.

Até se dá ao trabalho de inventar estratégias novas! Ele é do CDS-PP e agora até escreve comentários como se fosse do PS. Oh, rapaz. se és descoberto passas cá uma vergonhaça! Bom, isto é, se tu tivesses alguma vergonha...


De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 14:11
Segura-te ao balanço!
Hoje, ao fim da tarde, a câmara entre livros, material escolar e mochilas a cerca de 500 alunos do 1º ciclo do ensino básico pode ler-se aí pela Internet.
São mais 500 famílias felizes. Isto é que é Desenvolver Elvas, sem Associação mascarada.

Portinholeiros de todo o mundo, uni-vos!
(Frase da esquerda, adaptada à direita)
Assim, uma espície de ADE, que vao do Aníbal ao Tiago, do Vieira ao Cabaceira...


De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 14:29
ADE – Associação Desenvolver Elvas.
ADE – Aliança Democrática de Elvas.
Apresentada à comunicação social há nove semanas e meia, a ADE prometeu voltar em Setembro. O mês está a meio e o São Mateus à porta. Não deve haver data disponível nem indicada. A coisa está preta. Porque o ideólogo está à rasca.

Tiago Abreu, igualmente conhecido por Paulinho Portinholas, está a atravessar uma fase má, que pode ser definida pelas suas intervenções públicas: apagadinho na última Assembleia Municipal, triste e repetitivo no seu blogue, desesperado para responder a tanto comentário noutros blogues, maltratado no TAS CA pelo Jacinto César, sem ideias alternativas e claramente afogado pelo onda Rondão de uma quinzena pré-São Mateus arrasadora. Tiago Abreu, igualmente conhecido por Paulinho Portinholas está no fundo, tão no fundo como não tinha sido visto nos últimos dois anos.

Sendo assim, quem sobra?
Aníbal e Balsinhas? Brincamos ou quê?...
Vieira e Cabaceira? O Vieira não se impõe nem no PC nem no sindicato, ao passo que o Cabaceira, com um PSD feito em cacos, não dá conta da casa.
Sobra o Simão das Dores, que tem sentido autênticas dores, nas últimas semanas, por se ter metido neste saco de gatos.

E ainda falta o pior, pior, pior: há um grupo de empresários de Elvas, com trabalho feito e empregos gerados, gente sem queimaduras, a avançar para constituir uma associação empresarial, verdadeiro parceiro social no desenvolvimento do concelho.
Um mal nunca vem só!
E, agora, o que fazemos da nossa ADE?
Uma pergunta embaraçosa para os seis magníficos, especialmente para Tiago Abreu, igualmente conhecido por Paulinho Portinholas, o que mais deu a cara e a voz por este projecto abortado.
Sim e agora?...
Temos o feto morto, mas já anunciámos o baptizado…


De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 14:24
Desculpe lá senhor César, mas trata-se de liberdade cde expressão.
Fui ao blog do Tiago Abreu e deixei lá o comentário seguinte, no post de ontem, que não sei se ele vai publicar:

"Então o Tiago que não publica ofensas! Então os comentários temos acima não são ofensivos? Ou só não publicas os que consideras ofensivos para ti?"

É que aquele blog está transformado numa autêntica lixeira, com tanta ofensa. Acho que já era tempo de a Câmara se defender na justiça e meter aquele rapaz em Tribunal!



De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 14:31
É uma vergonha de blog e de pessoa, esse Tiago Abreu. Também peço desculpa ao César, mas se somos censurados por um tipinho, permita-nos que expressemos aqui a nossa indignação. também eu deixei lá eset comentário:

"A minha opinião é que tu e o velho Cadete deviam ser responsabilizados em Tribunal.
O teu blog está transformado no mesmo pasquim que o jornal do Manuel António.
Agora já não há diferença nenhuma entre os dois."

Toma vergonha na cara, Tiago. Estás a denegrir o nome da tua família! Os teus pais até já têm vergonha de encarar as pessoas na rua.


De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 15:00
Eu deixei no blog dele o comentário que se segue:

"Estás mesmo a passar das marcas, Tiago. Como é que o descontrolo te dá para estas coisas? Toma juizo."

Como ele só publica o que quer... nunca se sabe.


De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 14:40
D. Manuel I – um dos grandes reis para Elvas: elevou-nos a cidade e reuniu as Cortes que decidiram o Real d’Água que arranjou dinheiro dos Elvenses para construir o Aqueduto da Amoreira.
Mas, agora, o problema é outro: a rua fica num bairro novo.
Ou seja: quando, há mais de 50 anos, pusemos os nomes de António Sardinha e D. Sancho Manuel (por exemplo) em bairros novos, tivemos visão que um dia os bairros já não seriam assim tão novos e as ruas ficariam bem situadas.
Estava bem; há 50 anos.
Mas agora…
Agora, foi o Rondão!
E esse é o problema para os que “não morrem de amores” por ele.
Simples.


De Anónimo a 12 de Setembro de 2008 às 16:04
O blogue do Tiago Abreu está baixo, no fundo mesmo, na imundície.
Agora reproduz (para mais tarde coleccionar...) desenhos onde elementos ligados à câmara são retratados como porcos, burros e outros animais.
Tiago Abreu, verdadeiro Paulinho Portinholas, considera os desenhos uma "crítica sarcástica e mordaz".
Se os desenhos retratassem a mãe, o irmão ou a filha do Tiago, ele também considerava uma "crítica sarcástica e mordaz"?
Nem vale a pena responder, pois não?


De Zé de Mello a 12 de Setembro de 2008 às 18:08
Caros Tasqueiros,

Dizem que não há coincidências, mas hoje o tema no vosso e no blogue do Velho Conselheiro aborda a mesma poça. Afinal o assunto anda mesmo na cabeça dos Elvenses.

Quanto ao nome d'El Rei D. Manuel I, e apesar de não conhecer a localização da artéria em questão, tal figura da história lusa que tanto contribuiu para a Elvas quinhentista, que ainda hoje é visível, merecia este reconhecimento e quem sabe até maior.


De Anónimo a 13 de Setembro de 2008 às 00:50
Este Zé de mello, como já ninguém vai ao blog dele, vem aqui largar uma bocas para ver se atri clientela. Se fosse ao César passava a cobrar-te a publicidade!


De Anónimo a 13 de Setembro de 2008 às 00:22
do mocinha ninguém fala. O homem já é quase presidente.


De Anónimo a 13 de Setembro de 2008 às 00:28
Isso queria o gajo. Quem é para ir a Presidente é uma Presidenta. Mas com estas confusões todas ainda é o comunista que se apodera do poder. Ou até o mano. O tempo vai-nos demonstrar.


De Anónimo a 13 de Setembro de 2008 às 00:30
Vão-se entretendo.


De Anónimo a 13 de Setembro de 2008 às 00:32
Olha lá Manuel Sobreiro, esta do portinholas.


De Anónimo a 13 de Setembro de 2008 às 00:44
Cala-te e faz festinhas no bichaninho.


De Anónimo a 13 de Setembro de 2008 às 01:33
É só o que lhe resta.


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs