Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Segunda-feira, 1 de Setembro de 2008

Novamente o S. Mateus - 3

Quanto se planeia qualquer evento, seja ele de que ordem seja, há factores a ter em consideração:

 

1– Objectivos;

2 - Público alvo;

3 – Viabilidade económica.

 

Vamos tentar analisar estes factores aplicados ao S. Mateus.

 

1-      Os objectivos das Festas do Senhor Jesus da Piedade e Feira de S. Mateus são sobejamente conhecidos e como tal dispenso escrevê-los;

2-       O público alvo é fundamentalmente o seguinte:

2.1- Habitantes da cidade

2.2- Conterrâneos nossos que vivem fora

2.3- Emigrantes

2.4- Habitantes da vizinha Espanha

2.5- Outros visitantes;

      3- Aqui há que distinguir dois aspectos: os aspectos económicos

          vistos pelo lado da  Confraria e os aspectos económicos vistos

          pelo lado dos feirantes.

 

Analisemos então o ponto 2 e como reagem os vários intervenientes.

O público fundamental para sustentar o evento são os residentes na cidade. E destes quais são os maiores frequentadores? As crianças e os jovens por uns motivos e a terceira idade por outros. Se com estes últimos não há problemas, já que tempo é o que não lhes falta, já os primeiros estão condicionados pelo factor “férias”. Como é sabido há uns anos atrás a juventude tinha férias até ao início de Outubro. Agora as coisas são diferentes. A rapaziada começa a escola a 12 de Setembro e este factor vai condicionar a sua permanência na feira até horas mais tardias. Mas não são só estes como os respectivos pais. Em Agosto estão todos de férias e como tal as restrições horárias deixam de ser problema.

O mesmo se passa com os conterrâneos nossos que vivem fora e que poderiam permanecer mais uns dias e não virem no dia 20 de Setembro para se irem embora no dia seguinte, senão no próprio dia depois da procissão.

Ora se para estes últimos a data é imprópria, que dizer então dos emigrantes? Quantos deles estão em Elvas em Setembro?

Se o problema dos jovens se põe para os residentes, o mesmo se põe em relação aos nossos vizinhos espanhóis. Nestes últimos anos quantos se vêm por aqui? E por que motivo não vêm? O problema é igual ao nosso ainda com a agravante de haver uma hora de diferença. O mesmo se põe para qualquer outro visitante dos concelhos limítrofes.

 

Analisemos agora o ponto 3. O dinheiro faz girar o mundo como dizia o outro. Não sendo uma verdade absoluta, lá que ajuda é uma verdade.

A Confraria sem o dinheiro deixado na bandeja pelos peregrinos e sem o dinheiro do aluguer dos terrenos aos feirantes, que fazia? Nada! Se os visitantes do parque diminuírem, o negócio dos feirantes diminui. Estes últimos dependem desesperadamente dos primeiros e se estes deixarem de vir, eles deixam de vir também. É como que uma pescadinha de rabo na boca.

 

Perante este panorama que fazer? Adaptarmo-nos aos tempos. Basta olhar a televisão nesta época e ver as centenas de festas que se fazem por esse país fora. Será que dantes eram todas no mês de Agosto. Lógico que não! E sendo assim porque mudaram? Como é óbvio adaptaram-se aos tempos. A própria Feira de S. Mateus de Viseu assim o fez.

 

Não consigo encontrar qual o problema de alterar uma tradição, se é isso mesmo que todos nós fazemos todos os dias e nem damos por isso. Os extremistas pró-tradição que pensem só um minuto e vejam quantas tradições nós alterámos.

 

Jacinto César  

 

 


Tasca das amoreiras às 19:48
Link do post | Comentar | favorito
20 comentários:
De TIAGO ABREU CONTINUA A CENSURAR a 2 de Setembro de 2008 às 08:51
Os donos deste blog que desculpem, mas tenho que dizer aqui que o Tiago Abreu continua a censurar comentários que deixo no blog dele. Não deixei nenhum cometário ofensivo, apenas não são a concordar com ele e por isso não tenho direito a ver a minha opinião publicada. É um anti-democrata que vem para os blogs dos outros armado em santo e que todos os dias vem dar lições de moral aos outros. Devia ter vergonha, mas já sabemos que não tem! Pois claro.


De Anónimo a 2 de Setembro de 2008 às 08:55
Para o TIAGO ABREU CONTINUA A CENSURAR:
- Mas o que é que estavas à espera?...


De Anónimo a 2 de Setembro de 2008 às 08:56
É vergonhoso o espaço ranhosamente exíguo que a confraria disponibiliza para os bares e discotecas da juventude.
Falta de respeito total e - pior ainda! - falta absoluta da noção que, em caso de aperto, é tragédia certa.

Se houver um azar - lagarto, lagarto, lagarto - e quando perguntarem de quem foi a responsabilidade daquela disposição assassina, sempre quereria ver quem daria o passo à frente?


De O TIAGO ABREU CONTINUA A CENSURAR a 2 de Setembro de 2008 às 09:04
Às vezes ainda sou inocente! Iludo-me e penso que as pessoas, mesmo as piores, podem mudar.
Pronto, nem sempre! Já percebi que é inocência a mais da minha parte pensar que o Tiago Abreu se poderia transformar numa pessoa correcta, leal e democrática.
Desculpem lá, mas enganei-me.


De Tiago Abreu a 2 de Setembro de 2008 às 09:58
Volto a dizer-lhe - Se tiver a coragem de dizer quem é (o que não acredito) estarei disponível para lhe mostrar os comentários não colocados. É fácil tentar denegrir um blog sob a capa do anonimato, eu pela minha parte continuarei a proceder da mesma maneira. Comentários com "apelidos" tipo "cox...", "put...", "filhos da put...", "panele...", etc....NÃO SERÃO COLOCADOS. Se foi V. Exª que os enviou tem bom remédio, faça um blog e meta-os lá!


De O TIAGO ABREU CONTINUA A CENSURAR a 2 de Setembro de 2008 às 14:41
Acredito que és tu mesmo que envias esses cometários para o teu blog. Já tens esperiência nesse tipo de estratégias, com uma cabeça tão ardilosa como a tua. Calculo que para teres ainda mais razão, nos últimos dias deves te ter mandado muitas a ofender-te a ti próprio e a outras pessoas que detestas, para disfarçar e parecer que estás inocente. És um especialista. Eu sei.


De AP a 2 de Setembro de 2008 às 10:20
Este tema dá pano para mangas...
Mas uma coisa é certa o S. Mateus não é o que era, perdeu e muito com o passar dos anos, portanto acho que é hora de fazer uma reflexão profunda e decidir se as coisas devem continuar como estão. A minha opinião é que é urgente mudar. Basta vermos como as festas da nossa cidade não cativam pessoas de outras zonas do Alentejo, pois há muito melhor na região.
Mudar datas, melhorar o recinto e criar mais e melhores eventos durante as festas.


De Anónimo a 2 de Setembro de 2008 às 11:25
O que se sugere é um parque de feiras modernizado e adaptado aos tempos que correm e ao futuro que se adivinha.
Por uma razão fácil de entender: se Portalegre, Estremoz, Montemor, Évora e Beja (exemplos à escolha no Alentejo, mas temos aí o País todo para sugerir exemplos...) têm parques de feiras modernos, como pode Elvas competir com o seu parque de feira medieval?
Sinceramente: alguém aposta neste cavalo montado por esta confraria?...
Só no campo das utopias.


De Anónimo a 2 de Setembro de 2008 às 12:13
Lamentável a abordagem de Paulinho Portinholas ao concerto de Rui Veloso, em especial pelo asco que atira para cima dos portadores do cartão da idade de ouro.
Quem tem este cartão tem reformas miseráveis e faz confusão como se pode ser insensível, ao ponto de achar que quem ganha uns euritos devia pagar bilhete, ou não ter direito a entrar.
Os comentários dos portinholeiros que se seguem são um atentado ao respeito que qualquer sociedade evoluída tem para com os idosos: "mayores", como lhem chamam em Espanha.
Por cá, temos menores a analisar temas maiores...
Tristeza!
A única alegria é a resposta que o eleitorado dá à sociedade Portinholas, Portinholeiros & Cª.


De Tiago Abreu a 2 de Setembro de 2008 às 13:17
Basta ver o artigo que escrevi para perceber que nada foi escrito contra os idosos. E já agora quando se referir a mim de modo anónimo trate-me pelo nome pois tenho um. Bem sei que o dono do blog permite tudo, confunde liberdade com libertinagem, mas peço-lhe isso. Chamo-me Tiago Abreu. Ao dono do blog apenas digo que não aprecio ser tratado dessa maneira pelo que agradecia que se possível retirasse o comentário. Ahh e antes que o diga digo-lhe eu - sim, enfiei a carapuça e só um atrasado mental não percebe que o texto se refere a mim. Ok?


De Tasca das amoreiras a 2 de Setembro de 2008 às 13:25
Caros amigos

Mas porque cargas de água vêm aqui fazer queixas uns dos outros. Psiquiatra não sou e padre tão pouco.
Ninguém chama para aqui ninguém e só cá vêm porque querem.
Por favor, acabem-se com discussões inúteis porque há muitos problemas sérios a debater. Mas pelos visto ninguém está interessado. A má-língua é muito melhor. Mais uma vez e por favor: mudem de freguesia e deixem-nos em paz.


De Tiago Abreu a 2 de Setembro de 2008 às 13:28
Queixas??? Isto está transformado no caixote de lixo do meu, escrevo lá e ofendem aqui. Pelos vistos gosta disto. Sinto-me ofendido e digo-o ao dono do blog que só tira se quiser. Solicito que retire o comentário ofensivo e mentiroso. Se o deixar on-line é porque quer e porque gosta!


De Anónimo a 2 de Setembro de 2008 às 14:06
Brincando, brincando, os rondões conseguem agora o que os abreus conseguiam antes - desorientar o adversário.
Ele, o Tiago, não reconhece, mas a desorientação sente-se no que escreve (muito falho de ideias novas, para quem se quer imaginativo) e como escreve (instintivamente e, por isso mesmo, sem preparação).
Já houve melhores dias o sector má-lingua da blogosfera elvense. Agora, já não há rei e senhor; porque o rei está nú e o senhor é um puto.


De Anónimo a 2 de Setembro de 2008 às 14:10
A pedido de um centrista empedrenido, vamos traduzir:

Lamentável a abordagem de Tiago Abreu ao concerto de Rui Veloso, em especial pelo asco que atira para cima dos portadores do cartão da idade de ouro.
Quem tem este cartão tem reformas miseráveis e faz confusão como se pode ser insensível, ao ponto de achar que quem ganha uns euritos devia pagar bilhete, ou não ter direito a entrar.
Os comentários dos apoiantes que se seguem são um atentado ao respeito que qualquer sociedade evoluída tem para com os idosos: "mayores", como lhem chamam em Espanha.
Por cá, temos menores a analisar temas maiores...
Tristeza!
A única alegria é a resposta que o eleitorado dá à sociedade Abreu, Cabaceira, Vieira & Cª.

Retocado, é certo, mas a mesma ideia.
Ofensivo? Mentiroso?
Oh, Abreu! Estamos a entrar no que é teu?



De Anónimo a 2 de Setembro de 2008 às 16:49
Sei que tens esperança que água mol em pedra dura...
Mas acho que estás a malhar em ferro frio...


De Anónimo a 2 de Setembro de 2008 às 16:57
Então, afinal o Paulinho Portinholas é o Tiago Abreu?
E o Tiago Abreu é aquele do CDS?
Que também é da ADE?
Que, na ADE, é apresentado como empresário?
Vejam lá...
Não estava à espera.


De Anónimo a 2 de Setembro de 2008 às 17:41
Elvas precisa de uma associação empresarial séria!
César: põe o tema a debate


De Anónimo a 2 de Setembro de 2008 às 18:11
Quatro posts sobre o São Mateus não chegam já?...
O comentador anterior tem razão: uma nova associação empresarial é um bom tema!


De Anónimo a 2 de Setembro de 2008 às 21:05
O que o Tiago escreve no blog dele sobre os idosos é nogento. Os comentários contra os idosos que ele lá coloca e que traduzem a sua opinião são ainda mais nogento. Como é possível uma única pessoa ter tanta porcaria na cabeça.


De Anónimo a 2 de Setembro de 2008 às 21:09
É como diz outro bloguista, o Tiago e os seus micro-seguidores (o próprio e os da ADE), são do tipo "cabeça de um carrinho de choque, habituado a ser matraquilho". Esta é boa!


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs