Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Quinta-feira, 28 de Agosto de 2008

Novamente o S. Mateus

Já várias vezes se falou por aqui do S. Mateus e o seu futuro. Mas também é verdade que continua tudo na mesma e sem que haja mostras de vontade, para pelo menos haver uma discussão pública sobre o assunto. Mais, penso que será necessário haver mais um ano em que corra tudo mal para se pensar então no assunto. Pensar até se irá pensar, mas tudo irá continuar na mesma.

A proposta que já uma vez aqui fiz, mantêm-se de pé: adiantar um mês as festas da cidade, ou seja, 20 de Agosto, por todas as razões que já apresentei.

Por tal motivo, gostaria de ouvir a opinião, séria, dos comentadores do blog. Se as opiniões forem em número significativo sempre se poderá fazer alguma pressão sobre a Confraria e Câmara para que abram um debate público.

 

Nota – Recado ao Zé de Mello

 

Continuamos todos à espera que o meu amigo delegue em alguém poderes para avançar a recolha de fundos para o retorno do Órgão à Sé.

 

Jacinto César  

 


Tasca das amoreiras às 22:49
Link do post | Comentar | favorito
18 comentários:
De Anónimo a 28 de Agosto de 2008 às 22:58
Ninguém acredita que o S. Mateus vai passar para Agosto porque a Confraria tem pessoas que não conseguem encarar a mudança. Nem se atrevem a falar no assunto ao Arcebispo. A Igreja, que eu até respeito, é avessa á mudança, não entende que tenha que se mudar uma romaria por questões de clima e muito menos de comércio. Compreende-se que essa seja a posição do Arcebispo, que coloca o mundo espiritual acima do terreno.


De Anónimo a 28 de Agosto de 2008 às 23:50
Já não seria mau se os Pendões e a abertura da feira e festa fossem antecipados para uma sexta-feira à tarde.
Este ano, com dia 20 a sábado, perde-se a noite de sexta.
para o ano, com dia 20 a domingo, perde-se o fim de semana.
Não perceber isto...


De Anónimo a 28 de Agosto de 2008 às 23:56
Nos próximos 20 anos, o São Mateus vai ser igual aos últimos 20 anos!
A confraria é uma cambada de reacionários e conservadores.
Imutáveis.
Incapazes de um golpe de asa.
Morrem assim.
Nada a fazer.


De Zé de Mello a 28 de Agosto de 2008 às 23:59
Caro Jacinto,

Discutir o S. Mateus é discutir algo que todos sabemos ter que evoluir mantendo a tradição. Pessoalmente julgo que isso tem acontecido nos últimos anos. Está bem como está? Não. Quanto a 20 de Agosto deixe-me dizer-lhe que isso é impensável. S. Mateus são Pendões e estes são a 20 de Setembro.
Preocupa mais a este Velho Conselheiro a Feira de Maio e as possibilidades que se perdem por não a valorizar.

Em relação ao "recado" houve uma pessoa válida que se mostrou disponível mas terminou por não aceitar o desafio de gerir essa comissão.


De Tasca das amoreiras a 29 de Agosto de 2008 às 01:00
Caro Zé de Mello

Como não faço ideia quem é, também não sei a sua idade. Mas pelas ideias que defende, como as defende e o bom senso que me parece ter, julgo ser pessoa “já de pesada”. E porque lhe digo isto? Porque sendo assim, lembra-se também como eu que o Dia da Mãe era comemorado a 8 de Dezembro. A partir de um ano que não recordo passou a ser no 3º Domingo de Maio. Mudou e nós habituámo-nos.
Os tempos que atravessamos já não são os mesmos de há 50 anos atrás e os objectivos do S. Mateus perderam há muito a razão de ser.
A Procissão dos Pendões também não é uma tradição tão antiga que obrigue a ser tão rigoroso na data. Ninguém quer mudar o dia de Natal ou de Ano Novo ou o 14 de Janeiro. Queremos é que a Procissão seja cada vez maior e que o S. Mateus a acompanhe na sua grandiosidade. Tal como as coisas estão, em que por causas directas ou indirectas, a maioria das pessoas têm férias em Agosto. Isto é um dado inquestionável. Se calhar e se a Procissão fosse a 20 de Agosto, os nossos conterrâneos que nos visitam, em vez de ficarem em Elvas um dia (como acontece com a minha família), ficariam mais uns dias. Por último, segundo o calendário litúrgico, o S. Mateus comemora-se em Agosto.


De Anónimo a 29 de Agosto de 2008 às 09:35
As festas de S Mateus deviam acabar em 20 de Setembro e começar bastante antes, por exemplo no 1.º fim de semana de Setembro, localizados na Boa-Fé, sendo depois mudados em toda a sua grandiosidade para o Parque da Piedade.

É que o S Mateus, é (foi?), uma grande romaria porque coincidia com as férias escolares, agora as crianças e os jovens já não podem ir pelo que as gerações futuras não irão.

É que o S Mateus ou se adapta ou morre. Quem vai matar o S Mateus não é a Confraria, mas pelo contrário o estúpido conservadorismo da população elvense.

O rondão também quer matar o S mateus, como matou o Centro Histórico, pela asfixia amputando-lhe muito espaço. para issso já fez chantagem com a a Confraria, pela ameaça de que "aproveitam ou serão julgados pelo povo de Elvas"

Para quem não sabe o rondão quer fazer pavilhões e calcetar o Parque da Piedade para impedir os tradicionais tendeiros de montar aí a tenda.


De Anónimo a 29 de Agosto de 2008 às 09:41
Quanto ao 14 de Janeiro ninguém quer acabar com ele.

Mas é um estúpido frio e chuvoso dia, o feriado municipal devia mudar para um dia de Santos Populares de Junho, à semelhança de Évora, Lisboa ou Badajoz. Em Elvas até temos os "mastros" para comemorar.

O ano de mudança deveria ser um ano em que o 14 de Janeiro coincidisse com um fim de semana.

Detesto este estúpido Blog, mas às vezes vejo-me obrigado a dar razão ao tal Jacinto.


De Anónimo a 29 de Agosto de 2008 às 16:37
Ê cá tamem acho cu carnavali deveria passari p'ro Verão, tá munta frio, porra, o pessoali quer despir-si i na consegui com tanto gelo. ê cá acho que esta é a verdadeda descução o resto é conversa da trêta


De Anónimo a 29 de Agosto de 2008 às 17:50
Se a Câmara não organizasse a Expo S. Mateus dentro da Feira de S. Mateus, esta já não era melhor do que a Feira de Maio. Quando o Rondão foi eleito em 1994 para a Câmara a feira de S. mateus estava a morrer. Já tinha poucos romeiros, durante a semana, como os espectáculos eram dois ou três ranchos floclóricos no Recinto da Fé, os visitantes eram quase zero e os comerciantes ameaçavam que sem visitantes eles deixavam de vir fazer a feira.
A Câmara dirigida pelo Rondão investe milhares de euros nos espectáculos do S. Mateus, na promoção, e na dignificação do certame e de Elvas.
Mas como o espaço não é da Câmara e não tem havido abertura para a modernização, mantendo a tradição, a Câmara tem construído espaços nobres para feiras nas freguesias rurais e, por culpa de quem dirige a confraria e de atrasados como tu, Elvas continua a não ter um parque de feiras digno desse nome, quando outros concelhos já o criaram.
Provavelmente a Confraria dá ouvidos a gente com falta de visão como tu, com falta de tacto e com falta de amor ao desenvolvimento desta terra.
Já no Centro Histórico o Rondão transformou uma cidade moprta e sem luz, numa cidade iluminada, com monumentos recuperados, com edifícios públicos renovados e reutilizados, com animação durante todos os dias do Verão e com movimento durante todo o ano. Só gente que anda de olhos tapados, como os burros em volta da nora, é que não vêem. Os burros ainda têm desculpa porque não foram eles que taparam os próprios olhos, agora tu... Valha-me Deus!


De Anónimo a 29 de Agosto de 2008 às 17:51
Este comentário é resposta ao anónimo das 9:35.


De Anónimo a 29 de Agosto de 2008 às 19:57
"Só gente que anda de olhos tapados, como os burros em volta da nora, é que não vêem. Os burros ainda têm desculpa porque não foram eles que taparam os próprios olhos, agora tu... Valha-me Deus!"

É extraordinário como a falta de argumentos para defender o rondão dá lugar ao insulto!


De Nós jovens também votamos, lembrem-se! a 29 de Agosto de 2008 às 21:44
Caro anónimo das 17:50,
Acho curiosa a sua opinião, 100% defensora do regime Rondão , mas o que pretendo não é criticar a sua opinião, mas sim dar-lhe a conhecer a minha opinião.

Diz sua excelência que "A Câmara dirigida pelo Rondão investe milhares de euros nos espectáculos do S. Mateus". Será que investe assim tantos milhares que não consegue trazer um cartaz decente, isto é, também do agrado dos jovens, e não só dos menos jovens? Já não digo os James , que vão ao Crato (e atente-se na variedade e qualidade deste cartaz que consegue reunir pop mundial, pop portuguesa, fado, musica juvenil, agradando as mais variadas faixas etárias e estratos sociais) mas custa muito em investir em dois ou três nomes para o S.Mateus , de modo a agradar à geração mais nova? Uns Xutos , uns Da Weasel ...
Ou será que esta só merece a semana da Juventude/Académica? Nós jovens também votamos, lembrem-se!

"animação durante todos os dias do Verão". Aqui está outra frase que me incomoda. Não queria bater na mesma tecla, mas se repararmos no cartaz, a animação é para a faixa etária mais velha. Temos folclore, fado, música ligeira e/ou popular portuguesa, e só! E os jovens que gostam de rock ou hip-hop, ou até os que gostam de música electrónica??? Nós jovens também votamos, lembrem-se!

Pois é, os gostos são difíceis de agradar, mas também não se esforçam mais, não é? E querem outra? Queixam-se que os espectáculos para os jovens, quando os há, são muito ruidosos e incomodam. Sou morador no centro histórico e não me queixo (nem adiantava), quando há as tais "noites de verão", onde o som é bem alto.

Nós jovens também votamos, lembrem-se!


De Anónimo a 30 de Agosto de 2008 às 16:43
Tem toda a razão caro Jovem! Mais lhe vou dar. O Rondão, sabe disso à muito! A grande faixa eleitoral é a dos idosos! E como tal... o que lhe interessa que "Nós jovens também votamos, lembrem-se!
" ??? NADA! Pois existem meia dúzia que não influência o resultado eleitoral. Se estivesse preocupado com a Cidade, à muito que teria criado condicões para fixar os "jovens"!!! Mas como é "Passarão", faz o mesmo que os seus "superiores":
Os cães ladram, não mordem e a caravan passa;
Pão e Circo...


De EU SOU JOVEM E TAMBÉM VOTO a 31 de Agosto de 2008 às 14:59
O penultimo comentário se é de jovem, o que duvido muito, está muito bem ensinado pelo papá. O último é com toda a certeza dos encapuçados do costume. Por isso não é de admirar a crítica e a ofensa gratuíta do Presidente da Câmara. Custa-vos muito ver os jovens a abraçar o Presidente. Dá-vos dor de estomago ver os jovens a levantá-lo no ar. Pois, isso custa muito a quem sofre da vossa doença política de ser oposição só por ser. No tempo em que vocês governaram Elvas os jovens não tinham mesmo nada: não tinham campos de futebol relvados, não tinham piscinas municipais, não tinham piscinas cobertas e aquecidas, não tinham polidesportivos públicos, não tinham onde praticar raguebi, não tinham uma semana da juventude, não tinham concertos nenhuns com música para eles, não tinham uma Escola Superior, não tinham residências para estudantes, e por aí fora, não tinham um centro de juventude, não tinham uma biblioteca moderna, não tinham um encontro de bandas, e muito, muito mais. Com o Presidente Rondão os jovens como eu temos tudo. E até temos programas que nos dão uma experiência de vida enquanto não arranjamos emprego. Apesar de vocês falarem tanto no desemprego, muitos amigos meus têm conseguido arranjá-lo, e em Elvas!
Os jovens antes de mim, quando vocês governavam Elvas viviam numa cidade deserta de projectos e de ideias, onde só pensavam na elite. Não tinham nada para a juventude, a não ser os bares da cidade Jardim. As câmaras antes do Presidente actual nunca fizeram nada pelos jovens e para os jovens. Agora que se tem feito ainda abrem a boca para criticar. Como a vossa falta de argumentos vos torna pessoas sem credibilidade!


De Nós jovens também votamos, lembrem-se! a 31 de Agosto de 2008 às 20:41
Ora bem, segundo o diccionário online Priberam, "opinião" surge como:
-maneira, modo pessoal de ver;
-aquilo que se pensa sobre determinado assunto;
-ideia;
-juízo, parecer, voto;
-crença, credo político ou religioso;
-teima;
-convicção;
-fama;

O máximo que posso aceitar, é que interpretem o meu comentário como crítica, pois ao fim ao cabo, é uma apreciação o que estou a fazer, mas sem nunca censurar ou maldizer. Agora dizer que ofendo! Onde é que ofendo quem quer que seja?

Limito-me a pegar nas palavras de um leitor que defende o presidente, e permito-me a liberdade de discordar desse mesmo leitor. Não falo nem de piscinas, nem polidesportivos, etc, etc...

Se quer mesmo saber, não sou filiado em partido nenhum, não sou de esquerda ou direita nem votei neste nosso presidente, e no entanto concordo plenamente que muito foi feito pela nossa cidade. Agora não me queiram fazer creer que os jovens têm as mesmas diversões que os mais velhos, quer em termos de variedade como de qualidade.

Sabe, talvez lhe custe mais a si eu ter posto o dedo nesta ferida. Não me causa dor nenhuma, urticária ou diarreia qualquer, por pensar assim. Agora que você se atirou a mim como gato a bofe...deixe-me rir, pois foi no mínimo hilariante. Não me "ponha palavras na boca", ou no texto, que eu nem sequer disse.

Se quer falar comigo sobre este assunto falemos sim! Sobre o cartaz do S.Mateus e das variedades culturais da cidade.

Agora não desconverse, que eu não peguei nos melhoramentos da cidade. Estão bem feitos sim senhor. Concordo. Ponto Final.


De Anónimo a 31 de Agosto de 2008 às 15:59
Deixa-os falar! Agora só o Crato é que é bom porque organiza um evento por ano! É muito bom, porque assim no resto do ano morrem de tédio! Só falam do Crato porque têm que desvalorizar tudo o que se faz em Elvas, porque quem dirige a Câmara é de partido diferente de quem comenta. É o estado de falta de credibilidade em que a oposição caíu em Elvas.


De Nós jovens também votamos, lembrem-se! a 31 de Agosto de 2008 às 20:50
Ah, os jovens em Elvas continuam a morrer de tédio, pois é normal, ou direi natural, ou então frequente, terem de se deslocar a outras localidades para assistir a um espectáculo do seu agrado. Mas isso não deve ser do seu conhecimento, pois imagino que não seja jovem (não sei se é ou não) e não tenha estas preocupações.

Atenção, não estou a difamar nem ofender! Não se lembrem de dizer de novo que estou a ofender! Mas dá-me igual, pois vou continuar a cá vir, mas vou deixar de comentar. Não vale a pena oferecer argumentos a quem não os sabe ler. Preferia que tivessem dito para escrever melhor, ou para explicar de outra maneira. Ou até que me dissessem que estou errado. Agora dizerem que ofendi...Sinceramente!


De Anónimo a 1 de Setembro de 2008 às 15:09
Pois antão, já todos percebemos. Agora somos alentejanos parvos.


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs