Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Quarta-feira, 23 de Julho de 2008

As Muralhas de Elvas

Há uns quantos anos atrás e por carolice, entendi que deveria começar a ver as coisas de um modo diferente daquela que até há data tinha visto e vai daí fiz um Curso de Estudos Superiores em Gestão e Conservação de Património. Foram dois anos em que aprendi muito e principalmente a olhar o património com outros olhos. Isto passou-se durante o primeiro mandato do actual (ainda?) Presidente da Câmara.

Pois bem, um dos muitos trabalhos que tive que fazer para uma das cadeiras cujo nome já nem recordo, era a utilização e requalificação dos fossos das muralhas seiscentistas. Com o que já tinha visto lá fora e com conselhos que alguns especialistas da matéria me deram, apontei para esse espaço um Campo de Golf. A ideia ao princípio não fazia muito sentido, mas com o desenvolvimento do projecto começou a fazer, principalmente quando tive que pedir pareceres sobre a viabilidade económica (do qual entendo tanto como de chinês). O projecto continuou o seu desenvolvimento até que tive que colher pareceres de entidades oficiais sobre o assunto. Com muito espanto meu, a ideia foi bem acolhida por todos os consultados, sendo que um dos pareceres positivos foi o do próprio Presidente da Câmara.

Para mim a coisa morreu por aí, visto que o objectivo que tinha estava concretizado e a cadeira feita.

Passados estes anos todos, talvez aí uns doze ou treze, ao remexer nalguns papéis, apareceu-me uma parte desse dito projecto. Acabei por ir à procura do resto e lá encontrei a maior parte. Pensei então: será que seria possível concretizar tal ideia? Várias coisas são certas:

1-      o projecto não atentava em nada contra as muralhas, antes pelo contrário, beneficiava-as;

2-      as dimensões do perímetro eram mais que suficientes para os 18 buracos;

3-      o projecto tinha viabilidade económica, pois atrairia um tipo de turista querido em todo o lado, pois é endinheirado;

4-      o projecto valorizava a cidade;

5-      finalmente, seria um campo de golf inédito em todo o mundo, o que seria também uma mais valia.

 

Senhores políticos, se alguém quiser pegar na ideia, façam o favor de se servirem. Para mim nada quero, nem tão pouco a paternidade da ideia. Pensem no assunto.

 

Jacinto César  

 

 


Tasca das amoreiras às 22:00
Link do post | Comentar | favorito
38 comentários:
De Anónimo a 23 de Julho de 2008 às 22:35
Tá fantástico!
Cada cavadela, minhoca.
Grande César!
Atenção: com a falta de água - o petróleo do século XXI -, o melhor é pensares em campos de golf com rela sintética.
Inédito, como dizes.


De Anónimo a 23 de Julho de 2008 às 22:36
Em Elvas, a câmara vai inaugurar a última fase da remodelação do jardim municipal.
Já é conhecida a reacção da ADE – Associação de Desenvolver Elvas: “se nós fôssemos poder, transformávamos o jardim numa zona industrial, porque o que faz falta a Elvas são indústrias”, afirmou o porta-voz, que sugeriu: “em vez de gastar dinheiro em jardins, o melhor era a câmara nomear o Vieira director de departamento”.


De Anónimo a 23 de Julho de 2008 às 22:37
Em Elvas, a câmara vai entregar sexta-feira uma ambulância aos bombeiros.
Já é conhecida a reacção da concelhia de Elvas do CDS: “já devia ter sido entregue há mais tempo”, afirmou o líder local, que sugeriu: “em vez de entregar ambulâncias aos bombeiros para transportar grávidas para Badajoz, era melhor que a câmara abrisse a maternidade”.


De Anónimo a 23 de Julho de 2008 às 22:38
Em Elvas, a câmara vai inaugurar a última fase da remodelação do jardim municipal.
Já é conhecida a reacção da ADE – Aliança Democrática de Elvas: “já não me chegaram o Manuel António e o Eurico, só falta agora o Rondão desatar a fazer inaugurações”, afirmou o líder local do CDS, que sugeriu: “em vez de deitar abaixo o minigolf, a câmara deveria antes derrubar o coliseu; aquilo só serve para perder dinheiro”.


De Anónimo a 23 de Julho de 2008 às 22:38
Em Elvas, a câmara vai entregar sexta-feira uma ambulância aos bombeiros.
Já é conhecida a reacção da ADE – Associação de Desenvolver Elvas: “ambulâncias, isso dá dinheiro e cria empregos?”, perguntou o porta-voz, que sugeriu: “em vez de entregar ambulâncias aos bombeiros a câmara deveria abrir cursos de formação e nós temos dois professores a sugerir, o Aníbal e o Balsinhas”.


De Anónimo a 23 de Julho de 2008 às 22:39
Em Elvas, a câmara vai inaugurar a última fase da remodelação do jardim municipal.
Já é conhecida a reacção da concelhia de Elvas do CDS: “se nós fôssemos poder, fazíamos a remodelação numa só fase, sem precisarmos de duas”, afirmou o líder local, que sugeriu: “em vez de gastar dinheiro a substituir obras do Carpinteiro, o melhor era recolocar a placa de inauguração do pavilhão desportivo”.


De Anónimo a 23 de Julho de 2008 às 22:40
Em Elvas, a câmara vai entregar sexta-feira uma ambulância aos bombeiros.
Já é conhecida a reacção da ADE – Aliança Democrática de Elvas: “se eu fosse presidente da câmara, não dava só uma ambulância, mas muito mais”, afirmou o líder local do CDS, que concretizou: “seria um carro de bombeiros, duas escadas, 20 machados, 50 capacetes, 300 metros de mangueira e dois curros para o dr. Bugio fazer touradas”.


De Jacinto César a 23 de Julho de 2008 às 23:04
Sem dúvida, há aqui no blog comentadores que mereciam uma medalha: da cretinice. Se esta fosse música, o blog era uma orquestra sinfónica como se costumava dizer. A maioria preocupa-se tanto com Elvas como eu dos escaravelhos da batata. Por favor, mudem de freguesia.

Jacinto César


De Anónimo a 23 de Julho de 2008 às 23:23
É uma ideia interessante.
Fossos limpos e verdes
Turistas, dinheiro e património beneficiado.´
O buraco mais difícil é 19(avançar com o projecto)



De Anónimo a 23 de Julho de 2008 às 23:45
Interessantíssima a ideia.
Fossos limpos - acredito.
Agora, fossos verdes?...
Verdes, quer dizer com relva natural?
Relva natural, quer dizer regada?
Regada, quer dizer com água?
Não se perdia nada pensar melhor.
Estamos no Alentejo.

E... talvez o mais importante: estão a ver a Unesco a classificar Património Mundial as Fortificações de Elvas e, entre elas, as muralhas seiscentistas com... os fossos adaptados a campos de golfe?

Oh, César!
Aqui nos blogues, não deveria bastar ter ideias. É aconselhável saber sustentá-las com inteligência.
Sob pena de fazeres (mais uma!) má figura.


De Anónimo a 23 de Julho de 2008 às 23:48
Das 22.36 às 22.40h, em seis comentários, ironia fina, que não ofende ninguém.
Ao meu estilo.
Sem necessidade de fruta, nem café com leite.
Jorge Nuno Pinto da Costa.


De Anónimo a 23 de Julho de 2008 às 23:51
Em ano olímpico...
Medalha por medalha...
A da parvoice também não assentava mal ao autor de certos textos.
O post sobre as muralhas de Elvas é um mimo de burrice.
Para postar assim (eu ia escrever bostar...), mais vale não postar nada.
Pobre computador, obrigado a publicar escarros...


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 10:00
Eu sei que tu sabes, que seja qual for o tema que coloques, vão abortar a possibilidade de discutirmos as ideias por mais absurdas que pareçam.
Outro dia, alguém comentava que não sabia o que andava o pessoal da propaganda e informação da câmara a fazer porque, o site era muito mau e a resposta quanto a mim pode estar, na quantidade de blogues que tem que fazer abortar, não é só o teu, mas todos os blogues que critiquem o chefe ou proponham uma ideia ou tema que não caia bem ao poder instalado. Qualquer dia só se fala da rameirinha e do portinholas, concluo que o melhor para o blogue é que apagues todos os temas que incluam estes dois nomes e acabou a festa.


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 08:42
A Elsinha Rameirinha teve uma noite agitada. Tanto comentário e todos seguidinhos. É o que dá as noites em branco e sozinha...


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 09:14
Estão a ver...
Está a dar resultado
Paulinho Portinholas da ADE - Aliança Democrática de Elvas, mas que também pode ser ADE - Associação Desenvolver Elvas, anda numa roda viva. Nem pára...

Já viram um touro, na arena, a ser chamado alternadamente por vários bandarilheiros?...
É apenas uma imagem ilustrativa da situação.


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 09:36
Rameirinha trabalha que já é só para o que serves. Ahahah, entendem?


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 10:12
Não sei se tecnicamente era possível jogar golfe dado que algumas vezes a bola bateria na muralha e não sei se isso é possível contudo, o que a ides tem de muito, mesmo muito boa, é que o campo de golfe estava mesmo junto da cidade o que economicamente é excelente para a economia local, ainda que não seja possível disputar campeonatos, Pq. não estudar a ideia , mais a fundo e ver se não e incompatível com a candidatura das muralhas e quanto a mim, até é benéfica , seria uma noticia no mundo do golfe um campo naS MURALHAS DA CIDADE DE ELVAS.


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 13:05
Portugal destino competitivo de golfe
5 e 6 de Junho 2008
Praia d’El Rey Marriott Golf & Beach Resort
Óbidos

Objectivo
O Plano Estratégico Nacional do Turismo definiu o Golfe como um dos 10 produtos em que, prioritariamente, deverá assentar a estratégia de desenvolvimento
do Turismo em Portugal.
Neste enquadramento, o Turismo de Portugal, I.P. promove o 1º Encontro Internacional: “Portugal, um destino competitivo de Golfe” que visa abordar as temáticas
da concepção e gestão de campos de golfe, bem como a promoção de um destino de golfe, associando à apresentação de casos portugueses, experiências
internacionais de reconhecido mérito.
O EIG é dirigido a empresários, investidores, gestores e outros players da indústria do Golfe, bem como entidades públicas e privadas, ligadas à cadeia de valor do produto.

AFINAL O GOLFE É COISA SÉRIA


De Manuel Fernandes a 24 de Julho de 2008 às 13:09
Julgo que seriaa uma boa ideia se tivessemos outro clima no alentejo. Para manter um campo de golf com tal tamanho seriam necessários milhões de litros de água. Também não acredito que a UNESCO visse o projecto com bons olhos.
Tenho ainda uma outra dúvida: os fossos são da Câmara ou são do Ministério da Defesa como as muralhas? Sendo assim a Camara não poderia fazer qualquer obra.
Outra questão a colocar aqui é para alguns que acusam o presidente da camara de censura. Parece-me que os opositores são cem vezes piores. acabo de fazer o meu terceiro comentário do blog do Tiago Abreu sem ver nenhum aceite por ele. Critiquei algumas posições tomadas mas não ofendi ninguém nem perto disso e até dei algumas sugestões mas já percebi que ali só se aceita quem fale mal da camara.

Obrigado e um abraço,
Manuel Fernandes


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 14:00
Dados de um estudo académico

O valor de base usado para estimar o impacte dos diferentes cenários estabelecidos considera que o consumo anual médio para um campo de golfe equivalente é de meio milhão de metros cúbicos (0.5106m3/ano). Este valor baseia-se numa dotação de rega de 1000mm, admitindo uma área média de 50 ha para cada campo de golfe.


De Tiago Abreu a 24 de Julho de 2008 às 14:14
Não recebi nenhum comentário de nenhum Manuel Fernandes. Se tiver dúvidas envie a mensagem para o e-mail camaradoscomuns@gmail.com

Todos, repito, todos os comentários não ofensivos são publicados.



De Manuel Fernandes a 24 de Julho de 2008 às 15:48
Caro Tiago,

Eu sei que o Tiago não publica os comentários que falam bem da câmara e o criticam a si, ao seu partido ou a sua associação. Eu e outras pessoas já comentaram e você rejeita tudo por isso escusa agora de se armar em boa pessoa. É nestas pequenas coisas que se compreende a integridade ou não das pessoas e é isso que muita gente aqui na internet já percebeu.

Cumprimentos,
Manuel Fernandes


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 16:06
Manuel Fernandes:
Vá lá que vão aparecendo, aqui na blogosfera elevense, quem diga o que se passa com alguns líderes de partidos da direita.
Mas o que esperava?
Estava à espera de diferente?
Estava mesmo?...
Então é porque não o conhece.
Quem o conhece não se admira, porque uma coisa é o que se diz, outra é a prática.


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 16:08
Portinholas em dificuldade: anda numa lufa-lufa, de blogue em blogue, a tentar responder ao que vê contra si, a tentar espalhar a mensagem e a notar que está a começar a levar porrada.
A blogosfera, para o noso Paulinho, já esteve melhor.
Os Rondões organizaram-se, cerraram fileira, montaram o quadrado.


De Nuno a 13 de Julho de 2009 às 00:39
provavelmente terá toda a razão no que diz, mas o mesmo digo eu, no que toca a blogs elvenses, fortemente apoiantes do poder vigente....em três comentários escritos, nem um foi publicado.
provavelmente teremos ambos razão.


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 16:42
Manuel Fernandes;

Quem és? É que assim não cola, andas de anónimo a assinar um nome que não se sabe se é teu!

Vale tudo não é? até inventar que se mandou algo que não se mandou.

Boa sorte.


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 16:43
Será que o Manel Fernandes é a tal Elsinha Rameirinha?? Parece que sim!


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 16:54
A técnica do quadrado é boa, muito boa.
Matam-se Rondões frente a frente.


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 17:10
Andas levar na tola PP e não estavas habituado.
Habitua-te. Isto está mau para ti


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 17:13
Em Elvas, a câmara vai entregar sexta-feira uma ambulância aos bombeiros.
Já é conhecida a reacção da ADE – Aliança Democrática de Elvas: “se eu fosse presidente da câmara, não dava só uma ambulância, mas muito mais”, afirmou o líder local do CDS, que concretizou: “seria um carro de bombeiros, duas escadas, 20 machados, 50 capacetes, 300 metros de mangueira e dois curros para o dr. Bugio fazer touradas”.


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 17:40
O MR
Anda aí


De Anónimo a 24 de Julho de 2008 às 17:48
O Curro é para os R da praça
A ambulância é para evacuar a caca do MR


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs