Elvas sempre em primeiro
Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Segunda-feira, 23 de Junho de 2008
A Dona Maria José Rijo, que faz o favor de há muitos anos ser minha amiga, acabou de publicar no seu blog uma série de artigos que escreveu, numa luta sem tréguas, pelo restauro da Quinta de que foi proprietário António Sardinha. Presumo ter sido uma luta inglória por aquilo que vemos e que também aqui já denunciei.
Tinha eu 8 anos quando vim morar para o chamado Bairro das Caixas. Posso-vos dizer que eu e toda a rapaziada de então (que não eram poucos) passámos ali bons momentos da nossa infância. Era a Quinta do Sr. Edócio (não sei se é assim que se escreve) como nós lhe chamávamos. Era a quinta onde íamos tomar banho às escondidas no tanque. Era a quinta onde íamos “roubar” fruta (com que em casa a não houvesse) para os nossos “petiscos”. Era a quinta onde brincávamos aos índios e aos cowboys. Era a quinta onde por assim dizer passávamos o tempo. Aí e na quinta do Sr. Amável, onde também íamos ao banho e desviar umas peças de fruta, passámos talvez os melhores anos das nossas vidas.
Hoje quando ali passo até evito olhar para lá. Continua a ser a lixeira. Continua a degradar-se a olhos vistos. E quem é o responsável? O construtor desonesto? A câmara desonesta? O dinheiro fácil? Ou será quem foi a associação de todos eles? A responsabilidade como sempre morre solteira.
Uma pergunta: já agora porque não acabam com o resto? O terreno sempre valeria mais uns tostões para encher os bolsos a alguém. Não deixem sofrer mais a moribunda. A eutanásia não é permitida por lei, mas neste caso até passava despercebida.
Nota – Gostaria também de saber qual o destino do Lagar de Stª Rita. Palpita-me que um dos raros exemplos de arquitectura industrial de Elvas, um dia venha abaixo também. Voltaremos a este caso.
Jacinto César
De Anónimo a 23 de Junho de 2008 às 09:14
Tudo isso é muito bonito mas se a Câmara recuperar tanto a Quinta como o Lagar, e isso é possível porque também não estão em ruína, que se vai fazer daqueles espaços? Requalificar so por requalificar não é solução, há que arranjar uma função.
De Anónimo a 23 de Junho de 2008 às 10:53
Ficamos sem saber onde´são as antigas quintas dos Senhores Amável e Eudócio.
Cumprimentos!
De Anónimo a 24 de Junho de 2008 às 09:44
Oh! Sr. César lembra-se do Polis?Lembra, o projecto englobava a Zona do castelo, pois bem, poderiam ter aproveitado esse dinheiro para fazer as infra-estruturas e alindar a área , sem desfigurar ou adulterar mas isso, não dava votos, não se fez, esta é a politica da nossa terra, onde a oposição se cala ou ignora estes assuntos, ninguém procura saber qual a razão de não ter sido executado o polis na zona do Castelo.
Relatei este facto, para comparar com os que relata e chegar à conclusão que, quer um, quer outro local qualquer dia, são super mercados, espere para ver.
Comentar post