Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2007

A propósito de ... Elvas e a sua candidatura a património da humanidade.

Tem sido um tema bastante discutido nestes últimos tempos em Elvas e como tal na blogosfera elvense.

As questões que se têm levantado são fundamentalmente duas: a viabilidade e o plano de acção.

Falemos da viabilidade de Elvas (conjunto amuralhado e fortes) fazer parte dessa lista restrita que é a “World cultural and natural heritage”, mais conhecida por Sítios Património da Humanidade da UNESCO. Para se ter esse privilégio é necessário entre outros atributos que o sítio tenha um valor universal indiscutível, que seja um sítio autêntico e genuíno e de um grande valor histórico (estou somente a referir-me aos sítios ditos culturais). Vamos então analisar a situação de Elvas.

Por felicidade minha conheço umas largas dezenas de sítios Património Mundial (PM daqui para a frente) em muitos lugares do mundo o que é um privilégio. Esses sítios são na sua totalidade 660 (culturais) e distribuídos por 141 países. Se há muitos que não merecem a mínima discussão dado o seu valor, outros há que são muito discutíveis, a não ser que alguma das condições (que desconheço) para se fazer parte da referida lista seja o interesse político e estratégico. Mas continuemos.

Elvas e o seu centro histórico e sendo muito franco, nunca poderiam figurar em dita lista e isso porque do tipo de centro histórico de que se trata há dezenas, para não falar em centenas espalhados por essa Europa fora. Ora estava fora de questão, mesmo para aqueles que pensam que a culpa foi das alterações produzidas ao longo dos anos no tecido urbano. Quero eu dizer com isto que a primeira tentativa que se fez aqui há uns anos atrás estava morta à nascença. Quem tiver dúvidas acerca do assunto consulte as pessoas entendidas na matéria que há aqui em Elvas. Um caso típico de que essas alterações desde que feitas com razoabilidade é Berna na Suíça, onde no centro histórico convivem de uma forma harmoniosa o antigo e o moderno, e esta cidade é PM.

Se falarmos agora no conjunto amuralhado e respectivos fortes, aí a história é outra. Pelo que conheço pessoalmente e pelo que tenho lido, este conjunto é com certeza único no mundo e como tal um valor universal. É um conjunto autêntico e de grande valor histórico e num estado de conservação bom. Perante estas premissas, não nos podem restar dúvidas que não só merecem fazer parte da lista privilegiada como já deviam constar dela há muito tempo. Posso referir sítios de menor valor (falando de fortificações) como as fortificações de Havana em Cuba, as fortificações de Carcassonne em França, as fortificações de Buda em Budapeste na Hungria entre outras. E quanto a isto estamos conversados!

Falando agora dos processos de candidatura. Relativamente á primeira tentativa já fala-mos. Deu para o torto porque houve a ambição de candidatar o que não fazia sentido. Foi um erro de avaliação. Mas quanto a isso já nada se pode fazer.

Em relação à actual candidatura só tenho uma reserva: será útil ou não concorrermos sós ou acompanhados? Eu não sei, mas vamos ter esperança que tudo corra pelo melhor para todos nos podermos orgulhar da cidade em que vivemos.

Nota final – Esta nota destina-se a todos aqueles que estão a fazer força para que a coisa corra mal e depois tirarem dividendos políticos. Porra (como dizem os alentejanos), mas será possível que nem pelo bem comum se possam esquecer da merda da política? Mas que raio de elvenses somos nós? Mas que raio de pessoas somos para desejar mal à nossa terra. Por favor tenham juízo e guardem essas guerrilhas para coisas de somenos importância. Por favor portem-se como HOMENS já que as atitudes são de crianças. (desculpem o desabafo)

Para os outros que têm colocado comentários sobre o assunto noutros blogs elvenses, mais valiam estar calados porque assim só estão a mostrar a ignorância que carregam!

PS: O sítios património cultural e natural da humanidade foram criados em Genebra numa conferência patrocinada pala UMESCO em Novembro de 1973 depois de uma ideia surgida após a 1ª Guerra Mundial com a finalidade de se proteger aquilo que era importante para a humanidade e para a sua história. Fazem parte actualmente da lista da UNESCO 851 sítios, sendo que 660 são culturais, 166 naturais e 23 mistos distribuídos por 141 países.

 

Jacinto César

Tasca das amoreiras às 02:22
Link do post | Comentar | favorito
10 comentários:
De Anónimo a 17 de Agosto de 2007 às 10:49
ó seguidista jacinto lá continuas tu a seguir o rondao, as intervenções novo-riquistas do rondao contribuiram de forma decisiva para impediir o centro de ser património da UNESCO, é vergonhoso o que o rondao fez 1 - na praça 25 de Abril com fonte, 2 - é absolutamente vergonhoso o jardinzinho do largo da misericordia com a sua fonte colorida, 3 - é vergonhosa a parede forrada da cAMARA, 4- é vergonhoso o que foi feito àS paredes traseiras do MACE, cuja cantaria da fachada foi elevada até ao 1.º andar e aberto portao, mas isso para ti nao tem a mais pequena importancia, 5 - foi aprovado o granito salazarista cinzento da loja vodafone junto às portas de olivença, mas nada disso tem importancia o rondao é um tipo extraordinario, ó seguidista jacinto és igualzinho ao gois, ou estás ofuscado,encandeado com a propaganda rosa, ou conscientemente estás ao serviço do rondao, deves querer substituir o vintem tao "independente" como tu. ---tem coragem assume-te como apoiante do rondao, assume que o admiras para ele te dar um bom lugar, uma pessoa como tu bem colocada à tua própria custa e dos teus pais que te deram educação, já não aceita um lugarzinho admito que entre ti e o manuel carvalho há uma diferença abissal, tu nao precisas da politica para ter um modo de vida, mas nunca digas que és obrigado a votar no rondao porque os da tua côr não prestam


De Carraça Obcecada a 17 de Agosto de 2007 às 15:57
Cara carraça Anónima. Reparei na sua magnitude intelectual e desdem pelo poder e vidas alheias. Mas como é obvio e observei, e ao contrário do que tem comentado o Jacinto, não se identificará com o texto que passo a transcrever. Não vou identifica-lo. A carraça obsecada vai logo perceber a quem pertence. É aquele que diz abominar, para mim o maior! Não se acanhe... é você é anónimo! :-)

PS - E então a presidência da "associação do berlinde" ou uma junta qualquer... vai? Vá lá, vá dando notícias. Não queremos vicar a saber por outros meios.

"«É natural que alguns homens educados para a luta puramente política, as especulações demagógicas, as exaltações emocionais das massas populares, e por esse motivo propensos a reduzir a vida da Nação à agitação própria e das forças partidárias que lhes restam, não tenham revelado compreensão nem dado mostras de adaptar-se. Mas a Nação que faz livremente a vida que quer, a Nação viva e real, essa, comparando passado e presente, olha com certa desconfiança o zelo destes apóstolos da liberdade»."



De Jacinto César a 17 de Agosto de 2007 às 16:50
Caro Anónimo:
Já deu para perceber que me conhece de há muito, mas não deve pertencer ao tipo de pessoas com que me dou, porque essas pessoas quando quiserem discordarem de mim por qualquer assunto, dizem-me na cara porque é assim que são os amigos.
Para si é muito fácil criticar na escuridão, mas isso é apanágio dos cobardes. Sei que aquilo que lhe digo lhe vai entrar pelo ouvido a 100 e a sair a 200 porque continuará a não dar a cara. Educações diferentes, épocas diferentes talvez, mas a mim ensinaram-me a ser assim e nunca me arrependi! Pode ser que no actual estado das coisas um dia me sai mal, se calhar pior que antes do 25A, mas sou assim.
Quanto ao adjectivo que me colocou, é barrete que não me serve! Posso quem sabe um dia vender o corpo, mas vender a alma e a consciência jamais.
Estamos conversados!
Jacinto César


De Tónhinho a 17 de Agosto de 2007 às 17:21
Com a devida vénia para o anónimo obsecado da parte do Tónhinho

PS - O blog fica sempre fica mais interactivo :-)

http://www.grapheine.com/bombaytv/index.php?module=see&lang=uk&code=ada06714a706ce1c7d90ff01bc481301


De Anónimo a 17 de Agosto de 2007 às 10:55
ó seguidista jacinto, continuas a seguir o rondao agora desculpas-lhe as aneiras que fez no centro, a ele que 1 escondeu a fonte da praça 25 de abril com árvores e pôs relva para esbater o lindo contraste entre o mármore e a calçada;
2 fez o jardinzinho e fonte luminosA do largo da misericordia
3 fez a cascata da rua da cadeia
4 decorou com granito cinzento a fachada da camara
5 abriu um buraco nas paredes traseiras do MACE e subiu a cantaria de mármore até à altura do 1.º andar


De Anónimo a 17 de Agosto de 2007 às 11:04
Comentário apagado.


De Anónimo a 17 de Agosto de 2007 às 15:17
ó seguidista jacinto e os outros que comentam o tema noutros blogs, que não escrevam nada, são uns ignorantes... mentes com todos os dentes, jacinto diz lá quais são as largas dezenas de património da humanidade que conheces, se chegar à meia dúzia dou-te os parabéns!


De Jacinto César a 18 de Agosto de 2007 às 17:30
É verdade que menti. Afinal não são algumas dezenas, pois se não me enganei a contar são para cima da centena, mais propriamente 125.

Se quizeres dar a cara provo-te o que digo. Para te enterteres segue a lista:

Andorra
Madriu-Perafita-Claror Valley (2004, 2006)

Austria
Historic Centre of the City of Salzburg (1996)
Palace and Gardens of Schönbrunn (1996)
City of Graz - Historic Centre (1999)
Historic Centre of Vienna (2001)

Belgium
La Grand-Place, Brussels (1998)
Historic Centre of Brugge (2000)
Major Town Houses of the Architect Victor Horta (Brussels) (2000)
Neolithic Flint Mines at Spiennes (Mons) (2000)
Notre-Dame Cathedral in Tournai (2000)

Cuba
Old Havana and its Fortifications (1982)
Trinidad and the Valley de los Ingenios (1988)
Desembarco del Granma National Park (1999)
Viñales Valley (1999)
Urban Historic Centre of Cienfuegos (2005)

Dominican Republic
Colonial City of Santo Domingo (1990)

Egypt
Abu Mena (1979)
Ancient Thebes with its Necropolis (1979)
Historic Cairo (1979)
Memphis and its Necropolis – the Pyramid Fields from Giza to Dahshur (1979)

France
Chartres Cathedral (1979)
Mont-Saint-Michel and its Bay (1979)
Palace and Park of Versailles (1979)
Amiens Cathedral (1981)
Arles, Roman and Romanesque Monuments (1981)
Palace and Park of Fontainebleau (1981)
Roman Theatre and its Surroundings and the "Triumphal Arch" of Orange (1981)
Strasbourg – Grande île (1988)
Cathedral of Notre-Dame, Former Abbey of Saint-Remi and Palace of Tau, Reims (1991)
Paris, Banks of the Seine (1991)
Bourges Cathedral (1992)
Historic Centre of Avignon: Papal Palace, Episcopal Ensemble and Avignon Bridge (1995)
Historic Fortified City of Carcassonne (1997)
Historic Site of Lyons (1998)
The Loire Valley between Sully-sur-Loire and Chalonnes (2000) 9
Le Havre, the City Rebuilt by Auguste Perret (2005)
Bordeaux, Port of the Moon (2007)

Germany
Aachen Cathedral (1978)
Cologne Cathedral (1996)

Greece
Temple of Apollo Epicurius at Bassae (1986)
Acropolis, Athens (1987)
Archaeological Site of Delphi (1987)
Medieval City of Rhodes (1988)
Mount Athos (1988)
Sanctuary of Asklepios at Epidaurus (1988)
Archaeological Site of Olympia (1989)
Delos (1990)
Archaeological Sites of Mycenae and Tiryns (1999)
Old Town of Corfu (2007)

Hungary
Budapest, including the Banks of the Danube, the Buda Castle Quarter and Andrássy Avenue (1987, 2002)

Italy
Historic Centre of Rome, the Properties of the Holy See in that City Enjoying Extraterritorial Rights and San Paolo Fuori le Mura (1980, 1990) * 14
Historic Centre of Florence (1982)
Piazza del Duomo, Pisa (1987)
Venice and its Lagoon (1987)
City of Vicenza and the Palladian Villas of the Veneto (1994, 1996)
Ferrara, City of the Renaissance, and its Po Delta (1995, 1999) 15
Historic Centre of Naples (1995)
Historic Centre of Siena (1995)
Early Christian Monuments of Ravenna (1996)
Historic Centre of the City of Pienza (1996)
Archaeological Areas of Pompei, Herculaneum and Torre Annunziata (1997)
Botanical Garden (Orto Botanico), Padua (1997)
Cathedral, Torre Civica and Piazza Grande, Modena (1997)
Assisi, the Basilica of San Francesco and Other Franciscan Sites (2000)
City of Verona (2000)
Genoa: Le Strade Nuove and the system of the Palazzi dei Rolli (2006)
Jordan
Petra (1985)
Quseir Amra (1985)
Luxembourg
City of Luxembourg: its Old Quarters and Fortifications (1994)
Mexico
Pre-Hispanic City of Chichen-Itza (1988)
Pre-Hispanic Town of Uxmal (1996)
Morocco
Medina of Fez (1981)
Medina of Marrakesh (1985)
Ksar of Ait-Ben-Haddou (1987)
Historic City of Meknes (1996)
Medina of Tétouan (formerly known as Titawin) (1997)
Portuguese City of Mazagan (El Jadida) (2004)
Mozambique
Island of Mozambique (1991)
Netherlands
Defence Line of Amsterdam (1996)
Portugal
Convent of Christ in Tomar (1983)
Monastery of Batalha (1983)
Monastery of the Hieronymites and Tower of Belém in Lisbon (1983)
Historic Centre of Évora (1986)
Monastery of Alcobaça (1989)
Cultural Landscape of Sintra (1995)
Historic Centre of Oporto (1996)
Laurisilva of Madeira (1999)
Alto Douro Wine Region (2001)
Historic Centre of Guim


De Jacinto César a 18 de Agosto de 2007 às 17:32
continuação...

Spain
Alhambra, Generalife and Albayzín, Granada (1984, 1994) 21
Burgos Cathedral (1984)
Doñana National Park (1984, 2005)
Historic Centre of Cordoba (1984, 1994) 22
Monastery and Site of the Escurial, Madrid (1984)
Works of Antoni Gaudí (1984, 2005) 23
Old Town of Ávila with its Extra-Muros Churches (1985)
Old Town of Segovia and its Aqueduct (1985)
Santiago de Compostela (Old Town) (1985)
Historic City of Toledo (1986)
Old Town of Cáceres (1986)
Cathedral, Alcázar and Archivo de Indias in Seville (1987)
Old City of Salamanca (1988)
Archaeological Ensemble of Mérida (1993)
Palau de la Música Catalana and Hospital de Sant Pau, Barcelona (1997)
Aranjuez Cultural Landscape (2001)
Teide National Park (2007)

Switzerland
Convent of St Gall (1983)
Old City of Berne (1983)
Three Castles, Defensive Wall and Ramparts of the Market-Town of Bellinzone (2000)
Monte San Giorgio (2003)

Thailand
Historic City of Ayutthaya (1991)
Historic Town of Sukhothai and Associated Historic Towns (1991)

Tunisia
Amphitheatre of El Jem (1979)
Medina of Tunis (1979)
Site of Carthage (1979)
Ichkeul National Park (1980)
Punic Town of Kerkuane and its Necropolis (1985, 1986)
Kairouan (1988)
Medina of Sousse (1988)
Dougga / Thugga (1997)

United Kingdom
Westminster Palace, Westminster Abbey and Saint Margaret's Church (1987)
Canterbury Cathedral, St Augustine's Abbey, and St Martin's Church (1988)
Tower of London (1988)
Cornwall and West Devon Mining Landscape (2006)

United Republic of Tanzania
Stone Town of Zanzibar (2000)


De wiki a 17 de Agosto de 2007 às 18:11
busca, busca

http://en.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Ant%C3%B3nio_Rond%C3%A3o_Almeida


De Carraça a 18 de Agosto de 2007 às 06:40
A partir de a gora, blá, blá.. p ós tretas (anónimos) já só vou responder com BOMBAY TV, lá têm protabonismo! :-)

PS - Desculpe lá!


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs