Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sexta-feira, 9 de Maio de 2008

Vinte e oito anos depois

Em 1979/80 encontrava-ma a estudar em Coimbra quando,  foi retomada a praxe académica, que a crise de 1969 e o período conturbado do pós 25 de Abril tinham interrompido durante 11 ano. Como estudante e quartoanista (doutor segundo a praxe), vivi a queima das fita desse ano “por dentro”, e como a maioria dos estudantes, e quase toda a população vivi-a com a emoção do retomar da tradição mais profunda de uma cidade. Foram dias (e noites) impossíveis de descrever, e que só pode compreender quem foi estudante naquela cidade,   Desde a ”bênção das pastas” à “queima” propriamente dita, tendo dois pontos altos na “serenata monumental” e no “desfile dos doutores”, com alguns “rasganços“ à mistura. A serenata, talvez por se a primeira em onze anos, reuniu milhares de pessoas, tantas que, tendo chegado meia hora antes, apenas arranjei lugar a uns bons cem metros da Sé velha, já em pleno Quebra Costas, a meio caminho para o Arco da Almedina. Quando soaram as primeiras badaladas da meia noite, ouviu-se i trinar das guitarras e, aquela multidão que uns segundos antes fervilhava de conversas, gritos e brincadeiras, ficou progressivamente silenciosa desde as escadas da Sé descendo e subindo o Quebra Costas como uma onda até não se ouvir mais nada a não ser a voz o som das guitarras e a voz dos cantores. Quanto ao cortejo, a critica política e social foi uma constante, nos carros de todas as Faculdades, a alegria dos participantes e de quem assistia, os discurso improvisados realizados pelos “doutores” a cada varanda ou janela mais bem “enfeitada”, são algo impossível de descrever.

A festa era uma constante, todos os dias, mas principalmente pela noite fora com pequenas serenata em cada esquina, e grupos que se encontravam ao fim de uma hora de não se verem e reagiam como se já sentissem a “saudade” da separação próxima. Cada manhã Coimbra acordava limpa e fresca, e a festa recomeçava, se é que tinha chegado a ser interrompida.

Quis o destino que, no fim-de-semana passado, vinte oito anos depois, estivesse novamente em Coimbra, durante uma queima das fitas.

Logo na sexta era a serenata, e claro, não resisti, saí do quarto de Hotel, na Fernão de Magalhães, para ir ao Quebra Costa ver o ambiente e ouvir uns fados. Sorte, pensei, apesar de faltar um quarto para a meia-noite consegui subir até ao largo da velha Sé, puro engano, azar, ao dar das doze badaladas, vi realmente que os guitarristas começaram a mexer as mãos, pouco depois, um estudante, trajado a rigor, fazia trejeitos como se estivesse a cantar, mas aos meus ouvidos não chegava mais que a algazarra infernal, daqueles que tinham “ido à serenata” mas não queriam “ouvir a serenata”. Voltei a quarto, desencantado com o ambiente, e desiludido por não ter conseguido ouvir nem um fadinho.

No dia seguinte de manhã a desilusão foi ainda maior. Coimbra estava um nojo, havia copos de plásticos vazios ou meios de uma bebida qualquer, garrafas e mais garrafas, umas partidas outras inteiras, umas vazias outras meias.

Tive pena, não por mim, não pela cidade, mas por eles, por estes jovens que não distinguem a rebeldia e irreverência próprias da idade e que sempre existiram da falta de respeito e de educação impróprias em qualquer idade. Um dia, daqui a vinte oito anos terão saudades de quê? Da “sua”serenata que não ouviram nem deixaram ouvir?

Ou da eterna “cidade dos estudantes” coberta de copos e garrafas?

Restou uma pequena grande serenata, quase em privado, mas onde se conseguia ouvir o fado, e com uma qualidade notável, a que tive oportunidade de assistir, e que terminou com um “rasganço” a lembrar os velhos tempos, para nos fazer crer que ainda resta um pouco da “velha” tradição, guardada por ai, e pronta a ressurgir, como da outra vez, nem que seja ao fim de muitos anos. .

 

 

António Venâncio

 


Tasca das amoreiras às 21:56
Link do post | Comentar | favorito
13 comentários:
De Anónimo a 9 de Maio de 2008 às 23:28
O Venâncio sempre deixa transparecer o ódio por quem se diverte!

O Venancio é um chato abstémio que enquanto os outros se divertem se aborrece!

Venancio, os que se divertem em Coimbra não têm culpa que você seja um chato!

Pelo menos uma vez na vida, nem que seja com a igualmente chata que é a sua mulher, descontraia-se e beba uns copos!

A fazer amor tem-se revelado uma desgraça, o fruto do amor não sai, ou será que precisa beber para que os testículos lhe funcionem?

É que sem beber a coisa lhe funciona, tem que experimentar com bebida...


De Anónimo a 9 de Maio de 2008 às 23:40
O autor do comentário anterior é um gajo nojento


De António Venâncio a 10 de Maio de 2008 às 10:28
Tem razão, mas só vem contribuir para confirmar o que foi dito, quando alguém que se julga da elite desce tão baixo julgando que o anonimato o protege, é revelador da falta de educação reinante.


De Anónimo a 11 de Maio de 2008 às 10:40
Quero estar solidário com o Sr. Venâncio , este tipo utiliza o meio para ofender não só o próprio como a família , é um asno que não sabe a diferença, entre criticar por vezes até de modo contundente e outra utilizar o meio para ofensas pessoais.
manco


De Ántónio Venâncio a 11 de Maio de 2008 às 15:13
Obrigado pela solidariedade, mas este tipo de comentários são por si só tão esclarecedores da "inteligência" e da "personalidade" de quem os faz que não justificam qualquer resposta ou comentário


De XPTO a 10 de Maio de 2008 às 01:59
Foi por beberes de mais que andas coma cabeça ornamentada. Já conseguiste quem te aturasse as bobedeiras? Ou continuas infeliz? O teu amimo Tiago que te ature.


De z... a 10 de Maio de 2008 às 10:56
Não sejas assim, eu até so teo amigo, mesmo quando estou com os copos...


De Anónimo a 10 de Maio de 2008 às 01:55
Muitas vezes criticamos os jornalistas da terra, neste assunto do Hospital fizeram e estão a fazer um grande trabalho. copio para os bloguistas da Tasca mais distraidos verem:

Luis Ribeiro à Rádio ELVAS: "Hospital não perderá serviços”

O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano diz que não vão encerrar quaisquer serviços no Hospital de Santa Luzia de Elvas.
Esta sexta-feira, em declarações à Rádio ELVAS, Luís Ribeiro considera que são infundados os receios trazidos para a praça pública, a partir da legislação que classifica este estabelecimento de saúde como Serviço de Urgência Básica (SUB).
Ao mesmo tempo, o responsável máximo pela estrutura que congrega os hospitais de Portalegre e Elvas e os 16 centros de saúde do distrito anuncia o reforço do número de clínicos no Hospital de Santa Luzia com a contratação de um ortopedista e dois médicos ligados à área da imunohemoterapia.

Autarcas defendem Hospital de Elvas
A Rádio ELVAS continua a recolher opiniões sobre o futuro do Hospital de Santa Luzia, publicada que foi em Diário da República a legislação que converte em Serviço de Urgência Básica (SUB) aquele estabelecimento de saúde.
O presidente da Câmara de Campo Maior, o socialista João Burrica, diz que é preciso assegurar a continuidade de todos os serviços do Hospital de Santa Luzia, e adianta que já subscreveu o abaixo-assinado em circulação nos concelhos de Elvas e Campo Maior.
Para o presidente da Câmara de Monforte, o comunista Rui Maia da Silva, a eventual perda de serviços no Hospital de Santa Luzia é mais um exemplo da política de retirada de regalias às populações do Norte Alentejano.
Já o social-democrata Pedro Namorado Lancha, presidente da Câmara de Fronteira, critica o eventual encerramento de serviços actualmente disponíveis, defendendo ao mesmo tempo a criação de um Serviço de Urgência Básica em Alter do Chão, Sousel ou Fronteira, equidistante dos hospitais de Portalegre e Elvas.

Manuela Ferreira Leite em Portalegre...
Manuela Ferreira Leite, candidata à liderança do Partido Social Democrata está hoje em Portalegre para apresentar as linhas orientadoras da sua candidatura.
A sessão com Manuela Ferreira Leite tem início previsto para as seis e meia da tarde, no Auditório do Museu das Tapeçarias.
...recebe dossiê sobre Hospital de Elvas
Aproveitando a presença em Portalegre da candidata à presidência do PSD, a Concelhia de Elvas do partido vai entregar a Manuela Ferreira Leite um dossiê sobre a problemática actual do Hospital de Santa Luzia.

O Linhas de Elvas tinha e tem estado sempre bem nos assunto do Hospital, mas tiro o chapeu aos rapazes da rádio pela completa abordagem.




De Hilário Godinho a 10 de Maio de 2008 às 11:29
Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resistência Portuguesa Militar e Civil Anti Pide/D.G.S.E. -----

Liberdade, Democracia, Justiça, Imprensa, Direitos Humanitários. Sim.
Ditaduras, PIDE/D.G.S.E., Tortura, Fome, Corrupção. Não Obrigado.
Peço Asilo Político, Dinheiro, Doente e Invalido com Fome em Tribunal com Dívidas.
Enviar dinheiro para a Anti Pide/D.G.S.E..
Sr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. -----

Se não pode impôr a paz, pode convencer pelo exemplo. -----

Peço Asilo Político. -----

Donativos para a Resistência Portuguesa Militar e Civil Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Conta de Épargne UBS CHF --- Nº conta 233-691451.M1F --- Nº de cliente 233-691451 --- Iban CH21 0023 3233 691451M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH
4053 Basel --- Suisse. --- Ou ---
Sr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. ---
Telefone: 0041 765 450 994. Comuniquem na Imprensa Mundial. Eu falo Português, E também Francês. -----
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Peço Asilo Político, Je demande Asile Politique, Ich verlange politisches Asyl, I ask for Political asylum
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Résistance Portugaise Militaire et Civil Anti Pide/D.G.S.E. -----

Liberté, Démocratie, Justice, Presse, Droits Humanitaires. Oui.
Dictatures, PIDE/D.G.S.E., Torture, Faim, Corruption. Non Merci.
Je demande Asile Politique, l'argent, le malade et l'invalide avec la faim devant le tribunal avec des dettes.
Envoyer argent pour l'Anti Pide/D.G.S.E..
Mr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. -----

Si ne peut pas imposer la paix, peut convaincre par l'exemple. -----

Je demande Asile Politique. -----

Donations pour la Résistance Portugaise Militaire et Civil Anti Pide/D.G.S.E..
Hilário Vicente Rosa Godinho --- Compte d'Épargne UBS CHF --- Nº de compte 233-691451.M1F --- Nº de client 233-691451 --- IBAN: CH21 0023 3233 6914 51M1F --- SWIFT Adresse (BIC): UBSWCHZH80A --- UBS AG --- Postfach, CH 4053
Basel --- Suisse. --- Ou ---
Mr. Godinho --- Dornacherstrasse, 245 --- CH 4053 Basel --- Suisse. ---
Téléphone: 0041 765 450 994. Communiquent dans la Presse Mondiale. Je parle Portugais, Et aussi Français. -----

http://pide1.spaces.live.com/


De Anónimo a 10 de Maio de 2008 às 11:58
Tem razão, podiam divertir-se mas, pelo menos respeitar os outros, infelizmente cada vez são mais vulgares estas atitudes de desrespeito pelas tradições. As televisões e os jornalistas, ao entrevistar o(a)s estudantes quase sempre denotando um estado alcoólico bastante avançado, normalmente a dizer umas parvoíces, faz uma má propaganda das queimas das fitas, seja de Coimbra ou outro lado.
O Manco.


De António Venâncio a 10 de Maio de 2008 às 13:47
Pois, meu amigo, desta vez estamos de acordo, como vê não tenho nada contra o meu amigo, limito-me a concordar com ou discordar de ideias.
Claro que continuo a ser contra os comentários anónimos, mesmo quando estou de acordo com eles como neste caso


De Rasputine a 10 de Maio de 2008 às 14:22
Sinceremente estou-me nas tintas para as tuas façanhas de "estudante". COIMBRA... até o merda do sócrates lá tirou o curso... passagens administrativas e tal...

Volto a dizer, e tenham a coragem de assumir, responsabilizo TODOS os que fizeram e participaram no 25A!!!! Façam alguma merda, ou querem morrer com esse peso na consciência?
Ainda vêm com conversas de treta a mandar bitaites...
Os jovens... a sociedade... bahhhh até o Papa admitiu os erros da instituição, voçês (TODOS) têm uma memória fraca. Palavras leva-as o vento....


De António Venâncio a 10 de Maio de 2008 às 18:58
Tenha a coragem de se identificar com o seu próprio nome, para provar, em tribunal, essa afirmação das passagens administrativas.
Caso o não faça terá, está a assumir perante todos que o que escreveu é apenas uma falsidade, para denegrir as pessoas que tiraram os seus cursos trabalhando honestamente.
Não sei quem o senhor é, mas para fazer afirmações falsas, cobardemente escondido sob a capa de um pseudónima, só pode sofrer de um tremendo complexo de inferioridade


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs