Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sexta-feira, 7 de Março de 2008

Santa Eulália e o túnel

Já há muitos anos que tinha pensado no assunto, mas hoje por força das circunstâncias de ter lido a notícia no Linhas de Elvas, voltou-me a passar pela cabeça uma possível solução para o problema do túnel de S. Eulália.

Sei que não será pacífica e se calhar por isso mesmo nunca posta em prática ou poderá ser o ovo de Colombo e nunca ninguém se tenha lembrado, mas não seria viável fazer uma variante ao túnel? Penso que imediatamente depois da descida e antes de curvar à direita para o túnel, muito bem se poderia construir uma variante a Oeste de Santa Eulália de modo a que esta fosse entroncar no cruzamento Monforte – Barbacena – Santa Eulália – passagem de nível. Assim, evitava-se o túnel e poupavam-se uns minutos até Portalegre. Dir-me-ão que Santa Eulália perderia movimento e se calhar alguns comércios perderiam alguns clientes de ocasião. Será verdade! Mas se virmos as coisas de outra forma, ganhavam qualidade de vida e tranquilidade. Vila Boim e Varche são exemplos deste sistema.

O mesmo se poderia aplicar a S. Vicente e ao Vedor.

Repito, os habitantes destas localidades não estariam muito pelos ajustes, mas não sei até que ponto não ganhariam com isso a longo prazo.

Agora continuar a ver camiões entalados no túnel e carros a bater de frente é que não pode continuar a acontecer. Como pelos vistos a referida estrada afinal é tutelada pela câmara, Sr. Presidente, vamos lá abrir os cordões à bolsa e fazer a referida variante. Se for caso disso até pode baptizá-la com o seu nome que eu não me importo.

 

Jacinto César


Tasca das amoreiras às 20:47
Link do post | Comentar | favorito
1 comentário:
De António Venâncio a 8 de Março de 2008 às 07:42
O problema é antigo, e merece uma atenção especial, pelo transtorno que causa principalmente ao transito de pesados, fazendo com que muitos se desviem para Campo Maior e outro façam o trajecto pela estrada Elvas?Barbacena-Monforte, que não possui as condições mínimas de segurança para veículos destas dimensões. A solução que aqui apresentas, e que também já me tinha ocorrido, parece-me boa, e talvez de todas as possíveis a mais fácil de executar. Apenas um senão amigo Jacinto, o facto de, contra todas as tendências, se ir introduzir no trajecto uma passagem de nível, aumentando o risco inerente a essa situação e, apesar do reduzido número de comboios a circular na linha do Leste, algum tempo de espera numa ou outra ocasião. No entanto sendo possível realizar essa obra incluindo um viaduto sobre essa passagem de nível, então seria, do meu ponto de vista a solução óptima, porque se aproveitava e retirava a passagem de nível também do acesso de Barbacena e de Monforte quer para Santa Eulália e Arronches quer para Campo Maior. Aí sim creio que seria A Obra do Regime, que não seria esquecida em várias gerações


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs