Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Segunda-feira, 19 de Março de 2012

A teoria do caos

 

 

Efeméride do dia

 

Em 19-3-1372, El-rei D. Fernando fez doação da herdade do Cabedal, no termo de Elvas, a Fernão Godins alcaide-mor de Olivença.

 

Em 19-3-1384 o Mestre d'Aviz entregou a Gil Fernandes a alcaidaria Mor de Elvas.

 

Em 19-3-1534 D. João III, mandou que nos talhos se cortasse a vaca a 4 reis; o carneiro e o porco a 5 reis; a cabra e o bode a 20 ceitis.   

 

Por definição, a teoria do caos, é para a física e para a matemática, a teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. Em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser "instáveis" no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis. Isso significa que certos resultados determinados são causados pela acção e a iteração de elementos de forma praticamente aleatória.

 

Como não estamos numa aula de mecânica, porque é que trago este assunto aqui? Por causa de um senhor que se chama António de Sousa Lara e que diz que Portugal deveria estar preparado para o caos. E como? Preparando tudo que são forças de segurança e forças armadas para o caso de as coisas se “destrambelharem”.

 

Ora bem, enquanto o caos físico é provocado por variáveis aleatórias e não controláveis, o caos em que o país vive é determinado por factores bem conhecidos.

 

O caos no país não é provocado pela população, mas sim por quem nos governa. O povo reage simplesmente ao caos que os políticos criam. Nós somos a consequência do fenómeno.

 

E como reage o poder ao caos que eles próprios provocaram? Pela força. Sim, é pela força que nos querem manter em equilíbrio contrariando aquilo que a natureza faz naturalmente.

 

Eu se tivesse poder, para que as coisas chegassem a um ponto de equilíbrio, juntava toda a classe política numa ilha deserta e sem meios de subsistência alguns e não os tirava de lá até terem encontrado um sistema de equilíbrio para a nossa sociedade. Sabendo eu como eles são, haveriam de se comer uns aos outros atém não restar um único. Eu não choraria por eles.

 

Uma boa semana para todos (e que não seja caótica)

 

PS – Já agora senhor Sousa Lara, pegue no seu livro “O caos” e vá morrer longe de nós, já que só cheira a pólvora e a sangue.

 

Jacinto César


Tasca das amoreiras às 18:00
Link do post | Comentar | favorito
12 comentários:
De Anónimo a 19 de Março de 2012 às 19:11
O senhor Sousa Lara, Conde e ex-deputado do PSD é outro fascista daqueles que o Otelo devia ter despachado. Foi este estupor que proibiu o acesso do livro "Evangelho Segundo Jesus Cristo" de José Saramago ao Prémio Literário Europeu e que quis proibir a sua venda em Portugal. Graças a ele, o nosso único Prémio Nobel de jeito foi viver para Espanha. Gente fascista desta mete-me nojo


De o melhor também em França a 19 de Março de 2012 às 19:48

Acima de mim, ninguém. Podia ser o fim da prosa mais ou menos elaborada pelo gajo que melhor escreve em Elvas. Desculpem me a imodéstia, verdadeira ainda assim, de reconhecer que não há superior, melhor, mais bem escrito do que aquilo que aqui se costuma debitar à velocidade da luz. Este mês já derreti três teclados, tal é a velocidade e brilhantismo de raciocínio com que debito letras nesta folha digital.


Talvez por ter sido o primeiro gajo de Elvas a conduzir um TGV, tenha esta rapidez na ponta dos dedos, também não é para todas as almas estar sentado a 400 kms por hora e ver tudo como se a vida estivesse dentro de um funil.  De Paris até Lion não havia quem fizesse o percurso em menos tempo do que eu, o “train à grande vitesse” era conduzido por autentica maestria. No cacifo de tinha três diplomas de velocidade Paris-Bruxelas; Paris-Lion e Bordeus-Toulouse. Ainda hoje, passados todos estes anos, le portugais do TGV continua a ser recordado na escola de maquinista de Tours.


Ainda cheguei a pensar estupidamente que um dia teríamos um TGV a ligar Lisboa a Paris, mas com o encolher do dinheiro, vamos de autocarro que também dá para dormir e jogar uma sueca. Enquanto conduzia o TGV, fazia uma sopa fabulosa de couve que os franciuns até se lambiam. O melhor caldo verde dos SNCF era cá do je. A receita era da avozinha, mas o toque pessoal deixava qualquer um a chorar por mais. No dia que Portugal passou à meia final do Europeu com a França, os tugas do TGV choravam de alegria, depois de despachar o caldo verde, umas bifanas dum gajo de Vendas Novas e um tintol do Cartaxo e umas azeitonas dum camponês.  Belos tempos. Agora há que desfrutar do sossego, os teclados é que não tem tréguas.


Beijos e abraços



De Admirador do melhor a 20 de Março de 2012 às 18:00
belos tempos, ainda me lembro quando eras o melhor a jogar á sueca nos bancos do lago da fonte das bicas em Borba claro


De Zarojo a 19 de Março de 2012 às 21:45
Estou à espera (ainda) que escreve um artigo acerca de Tiago Abreu, subordinado a dois motes:


  1. Santos de casa não fazem milagres;
  2. O trabalho árduo normalmente compensa.



Seria só - mais um - post - dedicado ao Tiago, que tantas vezes aqui foi (sem o ter solicitado), objecto de discussão.


De Anónimo a 19 de Março de 2012 às 22:15
Deixem-me rir com essa do  trabalho árduo.
não fosse o cartão do partido e uma dose grande de graxa e eu queria ver onde chegava esse menino a viver do seu trabalho. 


De anty Noddy, te desmascaro: inútil a 19 de Março de 2012 às 23:55
Queres mais vesgo? Esse inútil, incapaz de trabalhar, um jardineiro falsificado que vai para mulher da limpeza da assembuleia? Essa figura caricata que tu tanto idolatras? 


Não, não merece uma letra quanto mais um post.




Dou comigo a pensar, este vesgo deve ser o próprio Noddy que tanto gosta de escrever e responder a si próprio que agora tem andado ocupado com o sanitário onde vai dormir e não tem escrito muito.


Amigos, este vesgo não é o Zarojo é o Noddy, o próprio energúmeno que veio desafiar o Jacinto. Por favor ignorem a pestinha.


De anty vesgo a 20 de Março de 2012 às 00:01
Noddy leva contigo para assessor do assessor do fachineiro da cozinha o Zarojo.
Leva também o lava carros para lavar as bombas dos depunhados e o gordo do face, para motorista. 
Ah e o salino para beber as ofertas de Natal, que consta haver muitas garrafas oferecidas de prenda aos depunhados do teu clube fachista.
Grande favor nos fazias, respirávamos todos melhor sem ti e os teus súbditos idiotas.
Avé


De Anónimo a 20 de Março de 2012 às 12:44
Trabalho árduo? ahahahahahahah

Esta é anedota do dia!!! ahahahahahah

O Noddy realmente tem feito muito pela nossa cidade, farta-se de suar a trabalhar!!! ahahahahahah


De Vítor Gaspar a 20 de Março de 2012 às 14:34
"Trabalho árduo" faço eu!
Sabem lá o que tenho de inventar em receitas, para dar de mamar a esta chularia toda...


De Anónimo a 20 de Março de 2012 às 08:00
Noddy 2500 euros mais  ajudas de custo. 
Ah e eu só estou na política por desporto, sim porque se fosse profissional recebia 10 mil euros,cartão de credito, carrão, motorista e ajudas de custo.


Noddy, o tachista


De São Bento a 20 de Março de 2012 às 12:06
Pensavam que o Paulinho Portinholas era muito diferente de todos os outros que ele criticou durante anos?
- Isso é que foi ingenuidade, para alguns.


De Semanário "Expresso" a 20 de Março de 2012 às 15:57
O semanário "Expresso" divulgou a gravação de um telefonema entre Pedro Passos Coelho (PPC) e Paulo Portas (PP), no qual o primeiro-ministro sente uma certa deslealdade do líder popular.
O telefonema tem o teor seguinte:
PPC - Estou Sim? É Paulo Portas?
PP- Sou, faz favor de dizer, senhor primeiro-ministro?
PPC - Oiça lá. O Miguel Relvas recebeu uma indicação, na Assembleia da República, de que trabalha por lá agora um rapaz com enorme capacidade.
PP - Não estou a ver a quem se refere...
PPC - É um rapaz do CDS de Elvas, que acho tratar-se de um verdadeiro fenómeno.
PP - Ah, sim! Chama-se Tiago Abreu, é muito dedicado é.
PPC - Então, Paulo Portas, você tem um elemento destes e não o sugere para secretário de Estado?... Não lhe posso perdoar uma destas! Não esperava isso de si.
PP - Desculpe, senhor primeiro-ministro, mas, em Junho do ano passado, na formação do Governo, não me lembrei dele para secretário de Estado da Assunção Cristas.
PPC - Oh, Paulo Portas! Tão cedo não me vou esquecer deste seu jogo com um pau de dois bicos: quer o CDS no Governo e esconde os trunfos na manga. Não pode ser!
PP - Desculpe, mas não sabia que tinha o Tiago Abreu em tão boa consideração.
PPC - Então não?... Um tipo desses faz sempre jeito, diz mal de toda a gente! Se fizer falta, até diz mal do Cavaco, pá!...
PP - Pois... Faz sempre falta termos uma pessoa destas à mão.
PPC - Termos?... Quem o tem é você! Eu não beneficio de um gajo destes. Porra, isso não se faz a um parceiro de coligação! Assim estamos mal.
PP- Não volta a acontecer. Para compensar, eu até arranjo maneira dele dizer bem do PSD e do Governo no Facebook.
PPC - Pronto está bem. Olhe, vou desligar porque estou a chegar a Massamá e aqui os telefones estão todos sob escuta, por causa das piratarias da malta africana.
PP- Ok. Está bem. Boa tarde.
PPC - Boa tarde, Paulo.

(Exclusivo "Espresso")


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs