Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Domingo, 18 de Março de 2012

As muralhas do nosso contentamento

 

 

Este último sábado foi efectuado um passeio pelo circuito amuralhado de Elvas patrocinado pelo grupo do FaceBook da nossa vizinha cidade de Badajoz, “Fortificaciones abaluartadas de la raya a Patrimonio Mundial”.  Sobre esta visita gostaria de deixar aqui algumas reflexões:

1 – Em primeiro lugar gostaria de destacar o número de participantes (cerca de duzentos) e principalmente o seu interesse. Para alguns já não era nada de novo, para a maioria foi a oportunidade única de verem as muralhas como até então nunca as tinham visto. Foi um grupo extraordinário. Cabe aqui destacar também o entusiasmo do Prof. Moisés Cayetano Rosado;

2 – Pela primeira vez tive oportunidade de ver as obras de recuperação que estão a ser feitas num troço das referidas muralhas e gostei do que vi. Penso que se está ali a fazer um trabalho excelente. Se um dia estiverem todas recuperadas, são sem dúvida merecedoras do tão ambicionado título;

3 – Gostaria também de por em relevo o apoio à visita da Câmara Municipal de Elvas e do Museu Militar que proporcionaram uns excelentes “guias”, que tudo fizeram para não deixarem qualquer visitante sem resposta a qualquer questão formulada.

4 – Como não há bela sem senão, fiquei bastante decepcionado com a participação de portugueses no evento. Com boa vontade chegariam à dúzia o que é lamentável, sabendo eu que muito mais de 90% da população de Elvas não conhece “as verdadeiras muralhas” e as suas belezas não visíveis.

 

De realçar que no próximo sábado esta visita tem continuação, sendo que desta vez o objectivo é o Património Religioso.

 

Para quem não conhece o grupo do Facebook, aqui fica o link: http://www.facebook.com/groups/209753179118352/

 

Bienvenidos hermanos!

 

Jacinto César 


Tasca das amoreiras às 20:27
Link do post | Comentar | favorito
21 comentários:
De Vesgo a 18 de Março de 2012 às 21:09
Ainda me lembro de quando V.ª Ex.ª referia que Badajoz ia a reboque da candidatura de Elvas à UNESCO e só a prejudicava...


Mudam-se os tempos mudam-se as vontades...


De Anónimo a 19 de Março de 2012 às 01:27
És um ganda vesgo oh Zarojo 


De o melhor a 18 de Março de 2012 às 23:05
Um gajo que escreve bem como eu, que sou o melhor gajo de Elvas a faze-lo, não podia deixar em branco este post do amigo professor  Jacinto, sobre a visita às muralhas.

Em primeiro lugar a visita a que não me pude associar, só correu bem porque não foi organizada por nenhum político, nem por nenhum político português, de resto, por muito que se tente exaltar os feitos patrióticos, há muito que se conclui que o ditado está errado, vêm bons ventos e até pode haver bons casamentos.
Não há, tirando Itália, nenhum pais da Europa tão evoluído na industria do turismo como Espanha. Aliás, o número de lugares certificados pela Unesco como Património da Humanidade é impressionante, com décadas de avanço em relação aos portugueses. 


Anos de inaptidão e incompetência deixaram uma candidatura fácil, cair na gaveta das lista onde se esquecem centenas e centenas de candidaturas. Elvas tem algumas características impares, mas que perante concorrência sobretudo de outros continentes cujo interesse actual se pretende, ficam claramente esquecidas. A falta de consenso nas mais valias da candidatura elvense, já nos empurraram a ir com outras localidades da raia, outras localidades fortificadas e quem sabe se a próxima não seremos chutados para o grupo das localidades com aquedutos e fortes a cair.


Honestamente, o primeiro problema é que os sucessivos Governos nunca viram interesse na candidatura de Elvas, porque Elvas como em tudo, não se sabe vender. Até deixamos as ameixas de Elvas serem certificadas em Estremoz, no cumulo da desgraça no que toca a manutenção da nossa individualidade e especificidade.


O apoio deste grupo espanhol, devia ser o estimulo para as instituições elvenses se empenharem em valorizar e divulgar o que temos de bom. A imprensa de Lisboa, as rádios e as TVs deviam estar a falar de Elvas como um bom local de destino para viajar nos fins de semana e nas míni ferias, os intelectuais deviam vir a Elvas com naturalidade e certamente que quando a Unesco vier a dar hipóteses de candidaturas europeias singulares, nessa altura Elvas terá uma janela de oportunidade.


Beijos e abraços 


De A. N. a 19 de Março de 2012 às 01:11
O Noddy é que faltou ao compromisso.
Este dia não metia petições?
Não, este foi um dia pra pessoas honestas e cultas, a maior parte espanholas.
Não havia demagogos.
Não havia fachistas.
Não havia tachistas, tinham se ido embora para Lisboa.


Noddy diz quanto mamas com este tacho!? Quanto custas ao Pais? 


De a n a 19 de Março de 2012 às 08:45
Noddy fachista tachista mamão 
Falas falas mas só queres é um tacho
Eu te denuncio fachista: tu queres é tacho


De Anty Noddy a 19 de Março de 2012 às 08:52
Esta msg é para os do PSD e para todos os que pensavam que só dizia mal porque sou do PS.
Descansem que não sou xuxalista e digo o que me apetece porque sou livre voto onde quero.
O Noddy só queria um tacho
O partido fachista dele já lho deu
Agora vai tentar a cambra em 2013. Para aumentar o saque. Ele quer a conta xuruda do Rondon. 
O PSD nao pode ter este parasita atrelado. 
Fora com o Noddy.
Não vou nunca deixar de te expor. És um fachista, armado em democrata, mas cheio de bazofias demagogas.
É só conversa. Diz quanto vais mamar à conta do Zé povinho.
Tachista. Só queres tacho. 


De pro vesgo a 19 de Março de 2012 às 08:56
Esta provado o Noddy só queria mama.
Zarojo e o que dizes tu deste teu guru?
Apoias o tachista?


De pro salino a 19 de Março de 2012 às 10:57

E Tu salino também estas de acordo com este tacho do teu amigo interesseiro chamdo Noddy, aquele que se faz teu amigo para dar jeito.

Concordas com este tacho?


De e tu lava? a 19 de Março de 2012 às 10:58
E tu lava carros? Achas bem que o teu amiguinho Noddy va para Lisboa mamar?
 
Abandona a rondomia e vai ser lambe botas da chefa do partido.
 
Achas bem?


De Anónimo a 19 de Março de 2012 às 10:59
falta o gordo do face
o que achas motorista?
É um bom tacho?


De Anty Vesgo a 19 de Março de 2012 às 11:02
Eu vesgo ou zarojo como queiram aprovo tudo o que meu querido guru disser ou fizer, até não me defender dos ataques dos anti noddys.

Ele é o meu sol eos tachos são sempre bons, quanto mais em tempo de crise
2.500 euritos no burnal venham eles!!

eh eh  eh eh estou me rebolar no tapete

Biba o Noddy


De Nuno Rogeiro a 19 de Março de 2012 às 11:46
É mais fácil Cuba conquistar militarmente os EUA, do que Tiago Abreu ser candidato à câmara de Elvas e ganhar.
Nuno Rogeiro
Especialista em política internacional


De Hoy a 19 de Março de 2012 às 01:20
Amigos de Badajoz y el grupo de Facebook 'Fortificaciones abaluartadas de la Raya a Patrimonio Mundial0' realizó ayer una visita guiada por Elvas, en colaboración con los grupos 'Elvas em Fotos', 'Eurociudad Elvas/Badajoz', la Câmara Municipal y el Museu Militar, que ha resultado ser un éxito.
La Câmara Municipal (Ayuntamiento) dio la bienvenida en español y portugués el primer teniente de alcalde, Nuno Mocinha en el punto de encuentro, al lado del Mercado Municipal. Desde allí se giró una breve visita al Puesto Municipal de Turismo donde fueron distribuidos folletos informativos, donde además existen paneles electrónicos interpretativos del patrimonio monumental de la ciudad.
Técnicos de archivos y patrimonio municipal fueron puestos a disposición de los visitantes para ilustrar el recorrido, dirigidos por el doctor Rui Jesuino. El Museu Militar de Elvas, como en otras ocasiones, guió la actividad, con la presencia y explicación del teniente coronel José Riveiro y la asistencia de los suboficiales Álvaro Matroca y Manuel Martins, con los que se hizo todo el recorrido perimetral de los fosos y glacis, incluido el interior del Cuartel de Caballería, adosado a la muralla y transformado hoy en día en Museu Militar (visitado en una ocasión anterior), llevándonos la mañana completa.
Rui Jesuino, por la tarde, fue el responsable de enseñar los fortines de São Pedro y São Mamede, ambos situados a los lados oeste y este respectivamente del Forte de Santa Lucía. A diferencia de la fortificación de la ciudad y del propio Forte de Santa Lucia -que son del siglo XVII-, estos fortines auxiliares -junto al situado al lado del Acueducto de Amoreira, ahora en obras de rehabilitación: de São Domingos- son del siglo XIX. En el siglo intermedio, el XVIII, se construyó el impresionante Forte da Graça, uno de los mayores del mundo y que ya tuvimos ocasión de visitar hace algo más de un año.


De hoy a 19 de Março de 2012 às 01:20
El guía del Forte de Santa Lucía, José Martins, condujo durante dos horas el recorrido por dicho monumento, sus fosos, murallas, dependencias generales, museo de armas, centro de interpretación, galerías subterráneas y Casa del Gobernador. Las vistas desde sus paseos de ronda a la ciudad son inigualables, y a esa hora -ya de noche- con el conjunto iluminado, especialmente las murallas abaluartadas, resultan especialmente espectaculares.
La actividad comenzó a las 10’30 horas (españolas) y terminó a las 20’30 horas, con un descanso de tres horas para comer a mediodía, que muchos aprovecharon para pasear por el interior de la población y otros para visitar de nuevo el Forte da Graça.
Los más de dos centenares de asistentes procedían fundamentalmente de Badajoz y Elvas, pero también han acudido personas de Lisboa, Oporto, Coimbra, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide; Olivenza, Cáceres, Mérida o Sevilla
La organización planea una nueva visita, en esta ocasión a la fortificación abaluartada de Olivenza. Las siguientes, ya en otoño, serán Marvão-Castelo de Vide, y Valencia de Alcántara-Brozas-Alcántara. Después, Almeida-Aldea del Obispo-Ciudad Rodrigo; Valença do Minho-Monção-Salvatierra de Miño; y Monsaraz-Mourão-Alconchel, entre otras.
El objetivo general es recorrer poco a poco todas las fortificaciones abaluartadas de la Raya (desde Galicia/Minho, hasta Algarve/Huelva) tan merecedoras de obtener la calificación de Patrimonio Mundial.


De Largo do Caldas a 19 de Março de 2012 às 10:12
Agora temos de aturar, aqui em Lisboa, esta peça rara alentejana.
O mini-Portas sempre disse que andava na política por amor à camisola do CDS e da terra dele.
Afinal...
Não há choro que sempre dure, nem mamão que não queira teta.


De Portinholas a 19 de Março de 2012 às 11:04
mamã eu quero
mamã eu quero mamar
venha o guito que isto de andar pela camisola cheira a suor
mamã eu quero
mamã eu quero mamar


De Mariana Martins a 19 de Março de 2012 às 11:47
Com uma mama destas, queres ver que Paulinho Portinholas ainda se acha com direito a receber subsídio de aleitamento?


De Radio Alcatifa a 19 de Março de 2012 às 11:07
Ultima hora
Noddy ganha 2.500 euros em Lisboa
Vai limpar o pó, passar a ferro, cozinhar panquecas e lamber os tachos da casa da senhora lider.
Ultima hora duas mil e quinhemtas broas para lamber as botas.


De CDS a 19 de Março de 2012 às 11:35
Não sei a razão de tanta inveja!
Já viram como é bom para uma pessoa, conhecida por não fazer nada, arranjar uns milhares de euros?
Só foi pena ter dito que não estava na política para ganhar dinheiro!!!
Logo ele, que acha "criminoso" alguém que diga uma coisa e faça outra.
Criticam-se sempre os outros.
Quando somos nós, calma aí no assunto.


De Marcelo a 19 de Março de 2012 às 15:32

A noticia não está certa porque a pessoa em causa ainda vai ganhar ajudas de custo, embora eu agora perceba mais de questões reais que da republica, mas tenho a certeza que tudo foi acordado num jantar que começou com Sopa Vichissoise.


De Chico das Finanças a 19 de Março de 2012 às 16:27
Vamos estar atentos, para saber quanto è que o Estado vai pagar a esta figurinha, para ir passar uns dias por semana a Lisboa, aparentando muito trabalho e eficácia.


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs