Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Segunda-feira, 12 de Março de 2012

A Barragem do Caia

 

 

 

Se bem me lembro, aqui há um bom par de anos atrás, havia em Elvas um par de aficionados da motonáutica. A juntar a estes, apareciam também uma grande quantidade de famílias espanholas também elas aficionadas àquele desporto motorizado.

A partir de determinada altura, os barcos a motor foram proibidos com a argumentação que poluíam a água. Eu não tenho bem a certeza ainda hoje se não terá sido a pressão exercida por uma associação de pescadores sobre a Associação dos regantes e beneficiários do Caia. Mas enfim, isso é o passado.

Hoje, sendo que os óleos para motores marítimos são obrigados a usar óleos bio degradáveis, não seria importante para o turismo em Elvas voltar atrás na decisão anterior e permitir que barcos e motas de água voltassem à barragem?

Pensemos um pouco: um barco a motor que ali ande umas horas ao fim de semana quanto é que poderá libertar de óleo na água? Uma ridicularia. Mesmo que ao fim de semana ali se junte 1 ou 2 dúzias de praticantes, qual é o impacto do óleo (como disse bio degradáveis) naquela imensidão de água? Nenhuma. Mas se quisermos ser mais rigorosos, qual é o nível de poluição produzida a montante da barragem pelos porcos e vacas que pastoreiam nas propriedades lindantes com o lago?

O argumento não pega? Então olhemos o que se passa em barragens próximas de nós como são as do Alqueva ou a do Castelo de Bode onde os barcos circulam livremente, e não são barcos propriamente pequenos. O que é certo é que nestas houve uma área de turismo que se desenvolveu, onde se criaram condições para que os praticantes ali fossem passar os seus fins-de-semana, construído rampas de acessos aos reboques e pequenos embarcadouros flutuantes. Claro que atrás apareceram bares, restaurantes e outros negócios.

Senhores responsáveis pela barragem, para bem do nosso concelho repensem lá a situação.

 

Jacinto César


Tasca das amoreiras às 18:19
Link do post | Comentar | favorito
13 comentários:
De Anónimo a 12 de Março de 2012 às 20:32
Com uma média de 2 ou 3 motonautas por fim-de-semana iriam logo criar-se bares e restaurantes... mas que optimismo! ou será apenas um pensamento naif?


De Anónimo a 19 de Novembro de 2019 às 20:50
logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarcaçoes?


De Vesgo a 12 de Março de 2012 às 21:51
Uma daquelas raríssimas vezes em que sou da opinião de V.ª Ex.ª, que normalmente é um bajulador municipal.


Mas como escrevia, neste caso, como em muitos outros a regulamentação socialista impediu os barcos a motor na Barragem do Caia.


O principal obstáculo seria um grupo imobilista chamado GEDA, que logo inventaria "nidificações" de aves e até "nidificações" de peixes para impedir os barcos a motor de circular.


Por uma vez toda a animação emanaria de financiamento da Sociedade Civil, que paga os ordenados dos funcionários públicos que neste caso, CLARO,  tentariam eles também justificar os seus empolados ordenados em ministérios do ambiente e afins, exercendo o seu poder de "veto" sobre a organização e iniciativa da Sociedade Civil.


Ou seja financiamento público "zero" e impostos PRIVADOS que seriam para financiar os ordenados dos comuno-socialistas instalados no ESTADO, impostos que pela inviabilização dos barcos a motor nunca serão PAGOS! 


De o melhor a 12 de Março de 2012 às 23:09
Um gajo que escreve bem é um gajo que debita ideias em grande velocidade, de tal maneira que as pontas dos dedos até melhor a ferver no teclado que se derrete, cada cinco dias tenho que trocar por um novo, o que na pratica até bom que assim dão me descontos que mais ninguém consegue nas casas de informática da cidade.
Ideias? Paletes, resmas, camiões Tir de lâmpadas na cabeça. Então é assim,  a ideia do amigo Jacinto é boa. A barragem precisa de ser dinamizada. Começamos por criar concursos de natação, barcos a remos, de windsurf, de barcos à vela, de motas de água, barcos de motor fora borda.
Todos os fins de semana um concurso de Maio a Outubro, a barragem do caia passa a estar mais cheia que a praia de carcavelos, convencemos o Paulo Futre a trazer o melhor chinês dos desportos aquáticos e fazemos um protocolo com o aeroporto de Talavera para receber os charters da China. Se for preciso, aumenta se o parque de campismo, constrói-se um hotel low cost, um Macdonalds, o Pompilio alarga a sala e o Cristo abre uma delegação junto ao paredão. Um torneio de sueca para o pessoal mais velho se ocupar e mesas e cadeiras à descrição para o pessoal do garrafão vir ao fim de semana nos autocarros das empresas de vendas de colchões e chase longs, afiafacas e copias da bimbi. 
Desculpem me a rapidez de pensamento, mas estão à vontade para me copiar que não precisam pagar direitos de autor.
Beijos e abraços 


De Abaixo a mentira a 13 de Março de 2012 às 00:03

Imagino que estando fora de Elvas possa estar afastado.
Muito do que escreveu esta certo Elvas tem problemas graves, mas o editorial escreveu sobre outro problema.

vamos lá esclarecer algumas coisas:
O senhor do jornal só esta a fazer uma fita das dele;
O município não esta a fazer a despesa que o senhor do jornal precisa para se governar;
Há pouca publicidade e a que há são uns quadradinhos baratos que não dão para pagar o pessoal;
O senhor do jornal já deve ter pedido ajuda e não lha deram no município;
ora se não entra publicidade vamos lá criar uma crise, do género perdido por um perdido por mil;
A cabeça do senhor do jornal é assim, muito inconstante e impulsiva, vamos para a guerra;
Como não teve paciência para esperar outro assunto vai de zurzir na resposta do município a um comunicado que nem era do BE;
O senhor do jornal sabia que era de um simpatizante activo do BE, que passa os dias a enviar fotos de buracos e paralelos soltos do empedrado das ruas da cidade;
O BE nem apadrinhou este fogacho do cibernauta;
Mas, isso nao interessa, o jornal tinha que vir dizer umas coisas contra o município;
Por acaso rebuscadas, que nao há salão do casamento e festival do marisco? E contra o carnaval que até é um dos eventos em que o município teve algum sucesso;
Que o festival medieval é igual a todos os outros do Pais;
Ora então um festival medieval é feito com computadores e veículos TT? Sao todos iguais, se Elvas nao tivesse características medievais até se percebia a critica;
A feira do queijo de Borba nao é igual as 50 que se realizam do Minho ao Algarve ?
Feira do chocolate de Óbidos? Há em vários locais, agora na semana que vem vai ser em Badajoz e a doçaria conventual em Portalegre é diferente da de Santiago do cacem e das de Braga e Bragança, até a de Tentugal é diferente pois os pasteis são lá feitos no dia em vez de ser na véspera e enviados para Portalegre;
Podia criticar o gabinete de imprensa que se sabe ser péssimo, agora dizer que as TVs só cá vêem a Elvas se forem pagas nao é verdade, so vão com contrapartidas, que em Elvas até lhas dão, agora Portalegre por exemplo nao paga, mas nao paga porque nao tem dinheiro, Portimão idem;
Que resposta deu o municipio? 
Mais uma vez ao seu grande nível, um comunicado infeliz do gabinete de informacao obsoleto que diz que Elvas é a melhor no livro dos Tocs;
Que pagam aos fornecedores comoé simplesmente o seu dever;
Que apoia dezenas de instituições que estoiram dezenas de milhares de euros em bailaricos, festas e festarolas para pacóvios;
Que dá apoio social;
Que o jornal é uma desgraça e que só escreve a dizermal do concelho;


Devia era denunciar a tramóia que o senhor dojornal esta a fazer pela enésima vez a ver se recebe mais uns cobres.
O tema é euros, senhores isto é simples, não é liberdade, não é independência jornalística, é só euros, eurinhos, pilim. 


Argumentos da treta para uma guerra de alecrim e manjerona e agora a esperar que haja as pazes e uns euritos de publicidade resolvem tudo.






De A N a 13 de Março de 2012 às 00:07
Noddy porque nao fazes um evento no teu face trombas a dizer "Quero que o Director do jornal diga a verdade: quanto lhe falta para pagar os ordenados e quando teve o ultimo anuncio da Cambra?"
Vai lá me faz feliz por uma vez na vida seu faxista Fantoche.
Te pago um café, vai 9 meia meia 343478.


De Anónimo a 13 de Março de 2012 às 07:37
O Noddy é fachist,  ele e a Portinholas


De Anónimo a 13 de Março de 2012 às 07:40
É engraçado que não há reacções a esta explicação. O jornalero cala se e o Gabinete não comenta.
Quem cala consente. Ha duvidas?


De Node, me confesso a 13 de Março de 2012 às 10:16

Eu estou pela 1ª vez de acordo com o BE eles sao trotsquistas leninistas e ultra comunistas mas eu apoio porque é contra o rondas e tudo o que for contra o rondas eu apoio, nem que seja acabarem com os lugares de parque para deficientes.

Estou a favor do jornal e do seu grande director apesar de me ter corrido de colunista a troco de umas pagina de publicidade no jornal, mas como é contra o rondas eu sou a favor. sou sempre a favor de coisas contra o rondas. ate´daquela senhora do cafe que nao lhe dá o pacotinho de açucar, eu apoio-a senhora faça sempre isso.

abaixo a censura do jornal pelo rondas e da radio contra mim que sou um pobre e ingenuo politico de pacotilha, de ideias fachistas e quase a desesperar pelo poder, pelo cofre que estes xuxalistas nunca mais largam e agora que estive a ver os resultados do OTOCs é que nunca mais desito, entao o rondas tem la 13 milhoes a prazo, um milhao para começar ja me servia, nunca desisto abaixo o rondas quero o meu dinheiro (mereço ou não? estou à tanto tempo´à espera).

e tambem sou contra o festival do marisco porque foi feito pelo presidente do elvas que odeio desde que se passou para o rondas e antes era meu amigo, meu mano.
o carnaval é uma palhaçada, e ainda para mais vêem mesmo pessoas mascaradas de palhaços no desfile, não tenho paciencia para mascarados, sou contra, nesses dias fico em casa a fumar tres maços de marlboro que trago das ferias. é chato pois a casa nesses dias até dispara o detector de incendio e no outro dia fui desarmar o alarme ao sotao e descobri que temos um forte, apareceu me pela janela do telhado, acho que é o forte da graça e foi feito há muito tempo por pessoas que gostavam de elvas, eram contra os espanhois e não eram xuxalistas, por isso estou a favor e alem do mais houve uma petição publica e eu associe me pois tinha que ter uma figura de proa á cabeça do protesto.
Sem o carnaval nao tinha dado pelo forte, é verdade, mas tirando isso odeio o carnaval.
agora se rezar uma oração posso descançar que o Jesus perdoa me o ódio que tenho ao rondas



De Eu Nodinho, me confesso a 13 de Março de 2012 às 10:19

Eu estou pela 1ª vez de acordo com o BE eles sao trotsquistas leninistas e ultra comunistas mas eu apoio porque é contra o rondas e tudo o que for contra o rondas eu apoio, nem que seja acabarem com os lugares de parque para deficientes.

Estou a favor do jornal e do seu grande director apesar de me ter corrido de colunista a troco de umas paginas de publicidade no jornal, mas como é contra o rondas eu sou a favor. sou sempre a favor de coisas contra o rondas. ate´daquela senhora do cafe que nao lhe dá o pacotinho de açucar, eu apoio-a senhora faça sempre isso.

abaixo a censura do jornal pelo rondas e da radio contra mim que sou um pobre e ingenuo politico de pacotilha, de ideias fachistas e quase a desesperar pelo poder, pelo cofre que estes xuxalistas nunca mais largam e agora que estive a ver os resultados do OTOCs é que nunca mais desito, entao o rondas tem la 13 milhoes a prazo, um milhao para começar ja me servia, nunca desisto abaixo o rondas quero o meu dinheiro (mereço ou não? estou à tanto tempo´à espera).

e tambem sou contra o festival do marisco porque foi feito pelo presidente do elvas que odeio desde que se passou para o rondas e antes era meu amigo, meu mano.
o carnaval é uma palhaçada, e ainda para mais vêem mesmo pessoas mascaradas de palhaços no desfile, não tenho paciencia para mascarados, sou contra, nesses dias fico em casa a fumar tres maços de marlboro que trago das ferias. é chato pois a casa nesses dias até dispara o detector de incendio e no outro dia fui desarmar o alarme ao sotao e descobri que temos um forte, apareceu me pela janela do telhado, acho que é o forte da graça e foi feito há muito tempo por pessoas que gostavam de elvas, eram contra os espanhois e não eram xuxalistas, por isso estou a favor e além do mais houve uma petição publica e eu associe-me pois a petição tinha que ter uma figura de proa á cabeça do protesto.
Sem o carnaval nao tinha dado pelo forte, é verdade, mas tirando isso odeio o carnaval. Odeio o Rondas.


Agora se rezar uma oração posso descançar que o Senhor Jesus perdoa me o ódio que tenho ao rondas



De Paulinho Portinholas a 13 de Março de 2012 às 11:01
Falem, falem, que eu me vou amanhando.
Sou o elvense mais lisboeta.
Ou serei o lisboeta mais elvense?
Cada vez mais perto de Paulo Portas.
Cada vez mais longe de ser presidente da câmara, como o meu avô.
E isso é mau - mas eu não posso reconhecer


De Fora com o bicho mau a 13 de Março de 2012 às 15:01

Vai para um predio de Lisboa onde pode concorrer a presidente do condominio, o único lugar que pode alcançar por votos, e é porque para além de normalmente niguem querer o pincel, ninguem o conhece.
vai de retro Noddy mau!


De André Miguel a 13 de Março de 2012 às 20:25
Concordo que o potencial turístico da barragem está sub-aproveitado, pelo que o tema merece reflexão.


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs
Em destaque no SAPO Blogs
pub