Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Domingo, 26 de Fevereiro de 2012

A minha opinião sobre o Forte da

 

 

 

 

Muito se tem discutido e falado sobre o Forte da Graça nestes últimos tempos.

Se é verdade que têm aparecido as mais variadas opiniões, contraditórias por vezes e algumas vezes polémicas, uma coisa é certa: está-se a falar do assunto o que fez com que os políticos se comecem a movimentar. E isso é bom. Convém é não deixar arrefecer.

Já aqui tenho deixado algumas opiniões. Hoje gostaria de as sintetizar para marcar a minha posição.

 

1 – Partindo do princípio que a Câmara Municipal de Elvas quer tomar posse do forte, baseando esta opinião nas várias tomadas de posições nestes últimos anos dessa mesma câmara, e sendo essa também a vontade dos elvenses que se interessam pelo tema, é então este o objectivo primeiro;

 

2 – Sendo que a tutela do Forte é do Ministério da Defesa, que pura e simplesmente abandonou todo o seu património (ou quase) e nunca mais quis saber dele, ao ponto de ter chegado ao ponto a que chegou, este tem que abrir mão dele a todo o custo. O Ministério não pode pensar que um dia aparecerá um mecenas que lhe queira deitar a mão a troco de uns euros. Eu não acredito que haja alguém que queira e que tenha arcaboiço financeiro para tal tarefa. Como tal os militares têm que ceder à vontade a cidade, sendo este o segundo objectivo.

 

Só que este objectivo não é fácil de atingir e é aqui que a população tem que lutar. E para mim lutar significa utilizar quaisquer meios à sua disposição para atingir essa finalidade.

A semana que passou ficou marcada pela apresentação de uma moção pelo CDS na Assembleia Municipal que acabou por ser chumbada. Nesse mesmo dia manifestei o meu acordo com o chumbo e logo de seguida caiu o Carmo e a Trindade. Vou então explicar essa minha posição e que é muito simples: quando há iniciativas por parte da população em relação seja ao que for, os políticos terão como dever apoiar essas iniciativas e não apropriarem-se delas para tirar dividendos políticos. No presente caso, foi exactamente isso que se passou e pelas opiniões que tenho colhido, ninguém concordou com este passo.

 

Há, neste momento várias iniciativas em curso, iniciativas essas que se devem manter como forma de pressão, porque é isso que ao fim e ao cabo os cidadãos podem fazer. É nisso que vou continuar a estar empenhado. O dia em que esses objectivos forem atingidos, vou dormir descansado e como sempre fiz, saio de cena.

Gostava por fim de relembrar aqui ao CDS, cujos membros me acusam de querer protagonismo, que não se podem esquecer que a petição pública que se fez em Elvas a favor do hospital, fui eu com o José Júlio Cabaceira que a organizou, e quando esta ficou completa para entregar na Assembleia da República, eu por vontade própria não fui a entregá-la. Deixei esse acto para os representantes da população. Verdade? A minha única satisfação é de poder contribuir para qualquer causa e só isso faz-me feliz. O resto dispenso!

 

Jacinto César


Tasca das amoreiras às 17:26
Link do post | Comentar | favorito
15 comentários:
De Anónimo a 26 de Fevereiro de 2012 às 17:55
Pelo que tenho assistido aqui no seu blog, o que na realidade o faz feliz , é ter um espaço em que permite que outros não da sua cor politica sejam aqui humilhados, isto sim o faz feliz.
Aparece como bem feitor, que não permite abusos, que quem for improprio denuncia os IP'S. DESCULPE QUE LHE DIGA, MAS É UM GRANDE MENTIROSO. Só você e o seu cromo é que ainda não viram que este blog serve só para conversa de cha cha.
João Caldeira


De Tasca das amoreiras a 26 de Fevereiro de 2012 às 19:06

Caro João Caldeira

“Se não és por mim, és contra mim” é o que costumam dizer os egocêntricos. Na verdade há pessoas que de tão venenosas que são, morrem só de morder a língua. Enquanto espalham veneno tudo corre às mil maravilhas, mas quando o feitiço se volta contra o feiticeiro, tudo mal.

Caro amigo, eu digo aquilo que digo e assino por baixo. Já outros não poderão dizer o mesmo. Só que eu sou da plebe e alguns dos outros são da aristocracia (não, não tenho complexos alguns).

Muito mais poderia dizer, mas acho que não vale a pena. Quanto ao “mentiroso”, pense bem no que diz.

Jacinto César    



De Se calhar a 26 de Fevereiro de 2012 às 20:54
Joao caldeira não será Tiago Patrício?


De Anónimo a 26 de Fevereiro de 2012 às 21:32
É o Node 


De A N a 26 de Fevereiro de 2012 às 21:31
O que se tem que dizer é q Elvas quer o Forte recuperado, mas não quer oportunistas tipo o Noddy que quer protagonismo.
A questão que arruma o boneco imediadamente é: porque só agora se interessa pelo Forte quando anda na política (ou não diz que é a única oposição no concelho?) há tantos anos, quase tantos como o Rondam?
Simples, é que agora há varias pessoas interessadas no Forte e ele quer ser o da fila na frente na foto.


De o melhor a 26 de Fevereiro de 2012 às 18:40

Como já vos tinha dito, para além de ser o melhor gajo a escrever em Elvas também tenho outras habilidades inatas. Nomeadamente uma enorme capacidade para encher chouriços. O meu chefe quando não lhe apetece aturar as visitas lá na empresa manda os tipos entrar para a sala de reuniões e diz me “olha, estou um bocado apertado de tempo, recebe lá os senhores” e eu lá vou, tal como ligo a veia da imaginação às pontas dos dedos e estes ao teclado, lá vou fazer sala para a sala de reuniões. No fundo só tenho que aplicar as minhas palestras dos elevadores onde já vos comentei, alcancei em Julho passado o segundo lugar mundial.


Estão para ai já a pensar, mas o que é que o melhor a escrever diz aos tipos? Nada de especial, se já lá tinham ido antes, como vai o negócio e tal, mas pronto chegam um ponto em que é preciso prender a atenção da audiência e um gajo vai buscar os recursos mais valiosos, tipo explicar como assar um peru para um jantar de amigos com 30 pessoas ou como conseguimos, nós os tugas, chegar a Angola e Moçambique e dominar aquela pretalhada toda durante 500 anos, embora sem ferir susceptibilidades que às vezes pode haver alguém de cor na plateia ou quem sabe a filha de algum dos tipos agora ter começado a namorar com o Djaló lá do bairro e o homem, começar a ficar incomodado.


A diplomacia no encher chouriços é uma das regras mais importantes e este tipo de etiqueta nem vem nos livros da Paula Bobone e pronto só o charme e a perspicácia de um gajo bom a encher chouriços há vários anos é que garante ao chefe ficar mais uns minutos a dormitar no cadeirão, enquanto entretenho a malta, evitando que os gajos não se deixem dormir com os cotovelos na mesa. Lá na empresa, estas apetências já me valeram uma nomeação para os Grammys na categoria de Enchimento de Chouriços, em sala até 15 lugares, fiquei na semi-final porque dois indianos deixaram-se dormir ao fim de cinco minutos, apesar de ter explicado que não dei seca a ninguém e que a culpa era das 10 chamuças que cada um lambeu de entrada antes de devorarem dois pratos de Chacutti de frango, cada um. Pronto nos concursos internacionais há sempre o factor sorte e um gajo apesar de ter bastante, às vezes os poderes do senhor Jesus da piedade não chegam lá.


Beijos e abraços



De Vesgo a 26 de Fevereiro de 2012 às 21:40
Para que conste sou apoiante do Governo do PSD-Passos Coelho.


No entanto é com imensa satisfação que vejo V.ª Ex.ª ignorar o líder do PSD-Elvas, do qual me senti expulsado desde a democrática eleição do actual líder João Barradas.


É cada vez mais convicção minha de que quem "ilumina" o PSD é quem escreve os comentários neste blog, admitindo até que seja o proprietário.


Quando neste blog se promove o líder do PSD que apoia em tudo a Câmara Socialista em detrimento de quem de facto faz oposição, está-se na realidade a promover o partido socialista e seus apoiantes, neste caso o líder da concelhia do PSD.


De Anónimo a 26 de Fevereiro de 2012 às 23:46
Ainda não tinha comentado o Estado do Forte da Graça e porque:
1- Castelo da Parada do Castelo, recuperado e de Portas Fechadas no outro dia de manhã fui lá com o meu filho de 5 anos e nada bati com a cara na porta.
2- Quantos de nós Elvenses e falo por mim, já foi ao MACE, Museu da Fotografia, Militar, etc...
3 - Se fosse por ai tenhamos muitos exemplo, quando temos monumentos, história, cultura e não temos quem ensine E ONDE PARA QUE RECUPERAR MONUMENTOS SE DEPOIS ESTÃO DE PORTAS FECHADAS E SEM PUBLICITAÇÃO???
4 - O que EU defendo na minha opinião e no que fui vendo em alguma localidades de Espanha o primeiro a fazer era um cento cultural de Elvas, onde se ensina-se aos nossos filho a cultura elvense, bastante rica em Monumentos, Cantares, Bailes, Gastronomia, Profissões, etc...
Nesses Centro Culturais os alunos do 1.º ao 7.º anos teriam aulas com Mestres de Elvas, ensinava-mos as Histórias, os Cantares as Tradições que se vão perdendo.

CONCORDO QUE SE DEFENDA O FORTE DA GRAÇA MAS TEREMOS QUE COMEÇAR A ENSINAR E A DEFENDER A HISTÓRIA DE ELVAS.

CULTURA DE ELVAS:
- CANTARES DE NATAL, RANCHO FOLCÓRICO DE ELVAS, RONÇAS DE ELVAS, SERÍCÁ, AMEIXAS DE ELVAS, BACALHAU DOURADO, ETC.....

RAMBO DE ELVAS


De Anónimo a 27 de Fevereiro de 2012 às 08:01
Já vai para aí algum dependente da Câmara Municipal dizer que quem manda fechar o Castelo no fim de semana é a Direcção Regional (ou Geral, dá igual) de Monumentos (ou Cultura dá igual) do Alentejo (ou do Sul, dá igual).


A mensagem que o Senhor Jacinto César vai passar nos próximos dias é que é o Governo que impede a Câmara de Elvas de abrir o Castelo no fim de semana.


Se a Câmara abre com o seu pessoal, a sua água e a sua electricidade de 2.ª a sexta feira, por que razão fecha o Castelo no fim de semana?


De nasci para ser ignorante a 27 de Fevereiro de 2012 às 09:58
Vou tocar uma RONÇAS  e comer um SERÍCÁ com AMEIXAS


De Anónimo a 27 de Fevereiro de 2012 às 13:43
Hoje vieram dois deputados do CDS ao Forte da Graça.
O problema vai ser resolvido.
E quem duvida não é Noddy.


De A N a 27 de Fevereiro de 2012 às 14:29
coitadinhos estive a ouvir que tristes figuras, nem ao menos se prepararam para o tema.
Sinceramente ainda pensei que pudesse haver alguma esperança e que afinal estivesse enganado com o menino.

Com estes deputados é que vamos resolver o forte? Que pena mas não me parece.
mais um acto falhado do boneco noddy
Ve la se trazes algum politico a sério que estes ainda são piores que tu.


De Anónimo a 27 de Fevereiro de 2012 às 14:46
Deputados da II Divisão, para um monumento da Liga dos Campeões


De Anónimo a 27 de Fevereiro de 2012 às 15:46
Visita sugerida por Tiago Abreu.
O que estavam à espera?


De Anónimo a 27 de Fevereiro de 2012 às 16:42
Mas o CDS resolve alguma coisa, em Elvas?


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs