Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Terça-feira, 31 de Janeiro de 2012

Anjinhos

 

 

 

Ontem falei aqui sobre a Europa moribunda e dos interesses do gigante alemão. Houve quem não gostasse nada do que disse e se atirasse com unhas e dentes aos gregos.

Deixem-me hoje fazer o seguinte raciocínio e depois digam-me se estou enganado. Vamos recuar no tempo até pouco tempo depois da nossa entrada na antiga CEE.

Em determinada altura, a Europa generosa, dotou o país de verbas astronómicas para a modernização da nossa agricultura. Uma grande parte dessa fatia reverteu para a mecanização dessa mesma agricultura. Penso que todos nos recordamos desse tempos. Os ditos agricultores desataram a comprar todo o tipo de alfaias agrícolas, desde tractores a ceifeiras debulhadoras e outras mais.

Vamos já analisar este ponto. De onde veio o dinheiro? Da Europa. Para onde foi o dinheiro que gastámos nessa maquinaria? Para os mesmos países de onde veio o dinheiro, ou seja, o dinheiro chegou cá, e depressa regressou de onde tinha vindo. Nós ficamos com as máquinas. É verdade.

Pouco tempo depois a Europa voltou a inundar os bolsos dos agricultores. Para quê? Para deixarmos de produzir o que consumíamos. E os agricultores contentes da vida. Recebiam X por hectare não cultivado e os terrenos ficavam de pousio.

E depois? Como não produzíamos nada, lá tínhamos que importar dos mesmos países de sempre (leia-se França e Alemanha) tudo o que comíamos.

Olhando agora que já passaram este anos todos, que conclusões podemos tirar?

1 – Os grandes da Europa deram-nos dinheiro (como se fossem a Santa Casa da Misericórdia).

2 – Venderam-nos toda a maquinaria que nos quiseram cá colocar.

3 – Receberam de volta o dinheiro que tinham para cá mandado.

4 – Deixámos de produzir.

5 – Começaram a vender-nos o que comíamos.

6 – Hoje gabam-se de nos terem andado a governar.

 

Grande negócio que nós fizemos. Caímos que nem anjinhos no conto do vigário.

 

E o que é que se passou noutros segmentos da economia nacional? Que aconteceu à Siderurgia Nacional? E às grandes empresas metalomecânicas? E à construção naval? E à construção ferroviária?

Fizeram-nos exactamente o mesmo. Deixem-me referir aqui uma empresa de referência que era a Sorefame, que como todos sabem, construía material circulante de comboios para todo o mundo. A dada altura foi comprada pela francesa Bombardier com o compromisso da compradora manter a empresa a funcionar. Funcionar, funcionou, mas por pouco tempo já que os franceses alegado baixa produtividade fecharam-na. Antes produzia. Depois deixou de ser produtiva. Grande negócio.

 

E perante isto, digam lá se fomos nós que nos andámos a governar à custa da Europa ou foi a Europa que nos quis engolir até chegarmos ao estado em que estamos.

 

Acenaram-nos com umas notas e nós, feitos anjinhos, aceitámo-las. Agora é tarde.   

 

Jacinto César    


Tasca das amoreiras às 21:37
Link do post | Comentar | favorito
9 comentários:
De Anónimo a 31 de Janeiro de 2012 às 21:43
Um verdadeiro... Tratado de Economia, este professor Jacinto César.
Após isto, curvo-me reverencialmente perante esta eminência... parda, cinzenta e nebulosa.


De Anónimo a 31 de Janeiro de 2012 às 22:54
Jacinto, de uma forma geral concordo com o teu racíocinio de como foi gasto o dinheiro que a CE mandou para Portugal.
Apenas te quero lembrar que os agricultores não gastaram o dinheiro em máquinas e alfaias, tens que ter a coragem de dizer que o gastaram em jipes do melhor que havia no mercado.
Não tens coragem de criticar uma classe que salvo honrosas excepções sempre viveram á grande e á francesa.
Se chove recebem subssidios se o ano é de seca recebem porque não chove; isto os grandes porque os desgraçados que têm 20 hectares de terra esfalfam-se a trabalhar e não recebem um avo de ajuda.
Não tenhas medo de algum teu correligionário do CDS ficar zangado contigo.
Porra és um gajo com sentido crítico, não queiras fazer parte dos que estão a "bem com Deus e com o diabo"

SEMPRE ALERTA 


De Anónimo a 1 de Fevereiro de 2012 às 00:48
Há cá cada invejoso com os jipes dos outros...


Vai trabalhar, vadio!


De Anónimo a 1 de Fevereiro de 2012 às 09:27
O Sr. Jacinto não deve gostar nada de si, por dizer algumas verdades.


De Anónimo a 1 de Fevereiro de 2012 às 00:46
  1. Continua sem perceber, quando se refere à agricultura e grandes empresa de metalurgia que a produção de bens e serviços obedece a uma lógica de mercado, as empresas têm que produzir abaixo do preço de mercado.
  2. Continua sem perceber que não se produz por decreto, a sua cabeça está formatada para um mercado fechado, em que quem subsidia empresas inviáveis são os consumidores impedidos de comprar produtos estranjeiros, pelo menos sem direitos nivelatórios ou barreiras alfandegárias.
  3. Continua sem perceber que vivemos (e ainda bem), num mundo global.
  4. Continua sem perceber que os empresários portugueses em Portugal obedecem às mesmas regras de mercados dos países da União Europeia.



Lamentável, é igualzinho aos da extrema direita que inundam o FACEBOOK com mensagens anti-europa.


Com a idade que tem já não pode ser "reformatado"!


De anti noddy a 1 de Fevereiro de 2012 às 15:31

·         Câmara dos Comuns - Tiago Abreu (http://www.facebook.com/CamaraComuns)


De primeira vez não liguei, mas havendo uma segunda é um belíssimo sinal e altura de partilhar. Fui abordado por dois empresário de ramos totalmente distintos dizendo que pela primeira vez foram consultados pela câmara para dar preços de produtos ou serviços que fornecem, ambos me disseram algo parecido com isto "a vossa conferência de imprensa parece que resultou". É para isso mesmo que cá estamos, fico muito feliz por tal estar a acontecer!


 Vamos lá ver. Este tipo não se enxerga? Descobriu a pólvora? A Câmara como outras entidades ou empresas não tem que andar a ver de quem lhe quer fornecer. Deve ser ao contrário.


Não há neste momento nenhuma empresa na região ou no mundo que queira sobreviver se não andar há muitos tempo, à procura de clientes.


Depois essa pseudo conferencia de imprensa, mais uma vez uma basófia que clicaste no youtube 500 vezes para dizer que foi muito vista, só foi feita (a conferencia) para atacar o boletim municipal, onde o Noddy não fala. Em Elvas e nos concelhos à volta, a câmara de Elvas gasta muito do seu orçamento e ainda bem. Com a actual legislação tudo o que se fornece tem que ter várias propostas e as empresas de Elvas se estiverem a ver passar os comboios (que agora já nem passam) nunca vão ganhar nada, porque há sempre alguém do Minho ou do Algarve que queira concorrer e mande cá os seus vendedores. Certo boneco?


Curiosamente as campanhas do Noddy no Facebook dizem que a autarquia não deve comprar nada à Rádio de Elvas. Há pois, se for a Rádio de Elvas a câmara já não deve comprar nada porque o Noddy não fala, só pode comprar à Radio Badajoz.


Mais uma dica para ti que tanto discutes os orçamentos: de onde vem as receitas do orçamento? Ah pois isso já era fazer oposição e tu isso, não sabes fazer. Além de que a oposição é o PSD, pois, já me estava a esquecer.


 Já sei que tu e o teu amigo zarojo ou então aquele rapaz de cor (sem ofensa), o ex militar, vão dizer que eu sou xuxalista e da câmara e mais outros arrotos. Enganaste não só os socialistas de odeiam. Eu também não gosto de fachistas. Podes dizer que sou o anti fachista que te ataca no blog da tasca.


A tua empresa para que conste está mal vista no mercado. Se por acaso trabalhasses mais em vez de andares tantos tempo no Face se calhar faziam um melhor serviço. Se quiseres também posso falar, sem dizer os nomes, de alguns que não te querem ver nem sequer a pisar a relva, quanto mais no jardim.



De Anónimo a 1 de Fevereiro de 2012 às 15:40
Nem sei mesmo o que seria do concelho de Elvas, se não existisse esta figura sobrenatural e superdotada, capaz de ver onde ninguém vislumbra, chamada Tiago CDS Abreu.


De anti noddy a 1 de Fevereiro de 2012 às 16:54
era a mesma coisa só que não nos riamos tanto
termos um boneco deste calibre não é para todas as terras


De Anty Noddy a 4 de Fevereiro de 2012 às 02:38
Tu supra-sumo da batata política elvense já viste que não tens uma ideia?
Repara não estou falar das tuas guerrinhas sobre plagio de cartões jovens e outros cartões da treta, sim porque o cartão jovem nasceu no tempo do Cavaco primeiro ministro, salvo erro, com o Couto dos Santos a séc estado da juventude em 1987 ou 8, ainda tu andavas de fraldas.
Por isso as tuas magnificas ideias que dizes plagiadas, sao também elas plagiadas de outros sítios e algumas até do teu tempo de infantário.
Pensa e depois de veres bem os pros e os contras lança uma ideia com pés e cabeça.
Se os fusíveis rebentarem podes sempre sair de vagarinho pela rua de alcamim abaixo e desapareces deixando a oposição a partidos com hipóteses tipo o PSD por exemplo.


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs