Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Terça-feira, 18 de Janeiro de 2011

Estalinhos e Bomba Atómica

Agora que se aproximam as Eleições Presidenciais, e temos assistido a uma campanha incaracterística, assente em ataques pessoais e acusações de co-responsabilidade na “crise”, importa fazer uma análise desapaixonada do que são hoje, no nosso país, os poderes presidenciais.

Imaginem os caros leitores que eram encarregues de defender umas instalações muito sensíveis, por exemplo um arsenal militar, e para tal vos eram facultadas, como “armas” um quilograma de estalinhos de carnaval e uma bomba atómica. Se, em dado momento, sofressem essas instalações um ataque estariam os ilustres leitores perante uma situação bastante difícil:

Suponhamos que optavam por usar os estalinhos, e começavam a lançá-los um após outro, certo era que o único efeito que poderiam conseguir seria, num primeiro momento de surpresa, pregar um sustos aos atacantes, que de imediato se recomporiam e concluiriam que dali não poderia vir qualquer resistência. Não conseguiriam pois deter o ataque mas unicamente produzir uma reacção instantânea, da qual resultaria eventualmente um ligeiro atraso na progressão do ataque, mas nunca uma defesa eficaz.

Suponhamos então que optavam os estimados leitores pela bomba atómica, certa seria a imediata neutralização do ataque. Mas resistiriam as instalações à utilização de tão poderoso meio de defesa ou seriam, elas mesmas, destruídas pela potência da explosão?

Quando falamos de poderes presidenciais estamos numa situação semelhante.

O Presidente, eleito por sufrágio directo, é o mais alto magistrado da Nação, a Ele são acometidas responsabilidades como zelar pelo bom funcionamento das instituições ou pelo cumprimento da constituição, no entanto quais são as armas que Lhe são fornecidas?

O veto político:

Faz regressar uma qualquer Lei à Assembleia da República, onde anteriormente já tinha sido votada com maioria, se a referida instituição entender voltar a votá-la sem qualquer alteração e a aprová-la de novo por maioria, o Presidente terá obrigatoriamente que promulgá-la, e o Seu veto não passou do lançamento de “estalinhos”.

Envia a lei para o Tribunal Constitucional:

Se Este, após apreciada a Lei, entender ser mesma é constitucional, ela deverá obrigatoriamente ser promulgada, e mais uma vez estamos perante uma situação de lançamento de “estalinhos”.

Dirige-se à Assembleia da República para alertar para a situação concreta em que pensa ter o dever de intervir, e faz até alguma recomendação à Mesma. Se a maioria na Assembleia considerar não dever acatar a referida recomendação, teremos evidentemente mais “estalinhos”.

Poderia dar mais alguns exemplos como a chamada “magistratura de influência” ou as comunicações ao País mas todos se resumem ao mesmo: Estalinhos!...

Se, perante uma situação que considera muito grave, resolve usar o mais temido dos seus poderes, a dissolução da Assembleia da República, cria uma crise política e atira o País para um largo período de Governo de gestão com todos os inconvenientes daí decorrentes. Se esta situação se verificar num período sensível da vida nacional, a utilização deste poder, pode ter como consequência um agravamento das condições verificadas ad initium. Em suma, a bomba atómica, pode provocar mais estragos no que pretende proteger que aquilo que deu origem à sua utilização.

Estamos em Portugal, no que diz respeito à instituição Presidente da Republica numa situação no mínimo caricata:

Elegemos um Presidente da República por sufrágio directo, como representante de um povo que segundo ouvimos dizer(e cantar) tanta e tanta vez é “quem mais ordena”.

Damos-lhe poderes que nuns casos são perfeitamente ineficazes e noutro esperamos que nunca use pelas suas consequências.

E resumo o Supremo Magistrado da Nação tem como instrumentos ao seu dispor para desempenhar a sua missão Estalinhos e a Bomba Atómica.

Não admira pois que a campanha seja tão desinteressante.

Não pode qualquer dos candidatos apontar qualquer solução para os graves problemas do País, porque não está nas suas mãos pô-la em prática.

Não pode afirmar que não vai permitir isto ou aquilo ou o outro sob pena de ser acusado de ameaçar com a Bomba Atómica.

Pode apenas apresentar um cardápio de boas intenções, de lugares comuns com os quais todos concordamos e que no fundo não traduzem qualquer opção estratégica de fundo capaz de ter influência determinante na vida dos portugueses.

Assim sendo centra-se a campanha em faits divers que apenas servem para distrair o povo, ou na reafirmação de atitudes e posições de princípio perfeitamente inócuas,  sem uma única ideia nova até ao momento, até porque quem a apresentasse, para além de não ter qualquer capacidade para a pôr em prática, seria de imediato acusado de se querer imiscuir nos podes do Governo ou nos da Assembleia da República.

 

António Venâncio


Tasca das amoreiras às 00:00
Link do post | Comentar | favorito
12 comentários:
De AN a 19 de Janeiro de 2011 às 07:39
o TA vai assumir se no blog
afinal é mesmo gay
dia 20 de janeiro nao perca o proximo post no blog da sarjeta


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2011 às 22:33
O blogue da sargeta fechou para férias.
Volta em breve porque a maldade do TA está no sangue do dito cujo.

Muitas vezes foi avisado que não devia expor a família, que não devia meter a fotografia da filha nos seus comentários sujos, que devia dedicar-se ao que deve ser mais importante na vida de uma pessoa: o seu trabalho e a sua família, pela ordem inversa.

Agora rói-se-lhe a consciência mas em certas pessoas esta é verde e não vai demorar a ser comida por um burro, como diz o povo.

Vai voltar a esquecer o que é realmente imortante, porque para certo tipo de pessoa, o que é num dia, no outro já deixou de ser. É do tipo, como vão ver.


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2011 às 22:40
Também me parece que pesou mais na decisão temporária do tipo, os dois processos que tem em Tribunal e em que é acusado de alguns 4 ou 5 crimes graves.

É tão sério que continua a perseguir o antigo Presidente da Assembleia Municipal que não lhe fez mal nenhum, apenas o expulsou de uma Assembleia onde ele foi malcriado e ofensivo.

Ao mesmo tempo, manda o advogado pedir à vereadora que o meteu em
Tribunal que retire a queixa!

Digam lá se isto não é incrível?!!!
Alguém pode acreditar nas palavras, nas atitudes ou nos pseudo-sentimentos de um tipo destes? Naaa!


De Anónimo a 20 de Janeiro de 2011 às 09:55

O Tiago está ominipresente pelos vistos, há gente na Câmara que pelos vistos sonha com ele. Um diz que é gay (!!), outro que é mau e outro (se calhar sempre o mesmo) que é por causa do tribunal. Gente má e mesquinha que sabendo do que se passa continua a derramar o seu fel.


De Abram alas ao Noddy a 8 de Fevereiro de 2011 às 22:43
esta para breve o regresso do blog da retrete
ontem conferencia do mudo e hoje resposta da cambra
amanha comentarios no blog do Noddy
Não perca


De appacdm a 15 de Fevereiro de 2011 às 21:10
Muito bem como esse HOMEM já não se fabricam olha meu amigo por isso é que a inspecção da segurança social está a fazer uma investigação ao director da PPPACDM de Elvas ao António Escarduça  é acusado de apropriamento de bens alimentares de mobiliário fabricado nas instalações por formandos  e de que toda a roupa da sua residência é lavada semanalmente nas instalações da APPACDM de Elvas agora resta saber o final  das investigações e que a inspecção da segurança social  venha a público dizer toda a verdade sobre o que se tem passado ao longo de tantos anos aquele senhor a dirigir essa instituiçao


De Anti Noddy a 3 de Março de 2011 às 11:19

Está confirmadíssimo, o TA vai desfilar no seu carro amarelo, abram alas ao Noddy.

Este carnaval, o grande rei do carnaval será o Noddy não perca os desfiles de sabado e domingo porque na terça chove.

Noddy Abreu nas ruas de Elvas: O verdadeiro rei do carnaval 


De Anónimo a 5 de Março de 2011 às 17:39

3 secas, o mano não acerta uma, que grande incompetência meu Deus, será assim tão dificil ganhar um distrital com o Elvas? Ó mano, por favor pede pa cagar e sai.


De Gabriel Nabo a 21 de Abril de 2011 às 10:06
As audiência rário na Zona Sul no 1º trimestre de 2011 são estas  
R.Fóia   1,3
Estação Orbital   1,0
Unirádio   0,9
R.Castrense   0,7
R.Vidigueira   0,6
RCG-R.Clube de Grândola   0,6
R.Elvas   0,5
R.Gilão   0,4
R.Hiper FM   0,3
R.Portalegre   0,3
R.Telefonia do Alentejo   0,3
RDP África   0,3
R. Álamo do Alter   0,2
R.Clube de Monsanto   0,2
R.Despertar-Voz de Estremoz   0,2
R.Restauração   0,2
R.S.Brás FM   0,2
R. Amália   0,1
R.Antena Sul   0,1
R.Clube de Alcoutim   0,1
R.Comercial de Almeirim   0,1
R.Granada FM   0,1
R.Guadiana   0,1
R.Pax   0,1
R.Planície   0,1
R.Santo António   0,1
RC Alentejo   0,1


De ermelindo a 26 de Abril de 2011 às 11:12
pois foi o rondon que pagou a sondagem?


De Anónimo a 27 de Abril de 2011 às 16:50

Sr professor volte a escrever

http://www.minhasdelas.blogspot.com/ (http://www.minhasdelas.blogspot.com/)


De anti Noddy a 26 de Maio de 2011 às 11:56
o palhaço voltou, agora no facebook.
os disparates continuam viva o Noddy


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs