Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Terça-feira, 11 de Maio de 2010

Bento XVI

 

Como católico que sou, sinto-me muito honrado que Portugal receba a autoridade máxima da Igreja Católica, o Papa Bento XVI.

Estaria a mentir se dissesse que é um Papa com quem simpatize muito, mas reconheço que qualquer um que sucedesse a João Paulo II teria uma tarefa muito difícil.

João Paulo II tinha um carisma muito especial, como especial era a sua capacidade de diálogo com toda a gente de todas as religiões e principalmente a atracção que exercia sobre os jovens de todo o mundo. Era para todos como aquele “avozinho” que não tivemos ou que já tínhamos perdido. Depois e não menos fundamental foi a sua intervenção a nível político, destacando-se a ajuda que deu para que se desse a queda da “cortina de ferro” e a libertação dos países do Pacto de Varsóvia.

Mas tal como qualquer um que nasce e morre, João Paulo II “abalou”. E eis que chega ao Pontifícado o Cardeal Joseph Alois Ratzinger, talvez o menos provável dentro dos elegíveis. Figura pouco simpática e conotado com algum conservadorismo dentro do Vaticano, dando a ideia de ser alguém de pulso firme, aparentando ser mais um burocrata que um evangelizador e o Pastor Huniversal.

Com o passar dos tempos fui entendendo o seu pontificado e hoje vejo-o de um modo um pouco diferente. Se é verdade que não têm aquele carisma a que estávamos habituados com João Paulo II, veio trazer algum pragmatismo a que os católicos não estávamos habituados, ou seja, por o dedo nas feridas que incomodam o mundo ocidental, sendo que a crise de valores absolutos é a maior. Ouvi alguém chamar a este fenómeno o “relativismo da razão”. Nada mais verdadeiro num mundo em que todos temos as nossas razões e valemo-nos delas para justificarmos os nossos actos. A minha razão prevalece sempre aos valores absolutos. E o grande problema é que nós não gostamos muito que nos digam tal. O nosso individualismo sobrepõe-se sempre aos valores colectivos. O meu bem-estar está sempre acima do bem-estar da sociedade que me rodeia. E nós não gostamos que nos recordem tal. E foi isto tudo que Bento XVI nos trouxe.  E nós não gostámos.

Tal como atrás disse, hoje já o começo a entender.

Que seja bem-vindo a Portugal Santíssimo Padre.

 

Jacinto César     


Tasca das amoreiras às 00:00
Link do post | Comentar | favorito
12 comentários:
De Anónimo a 11 de Maio de 2010 às 09:34
Jacinto César deve ter quase 60 anos, mas é sócio do Benfica "desde 2005" como se lê no cartão.
Uma lição de professor.


De Anónimo a 11 de Maio de 2010 às 10:28
Isto cheira-me a oportunismo!
E a pergunta é simples:
- Por que não apareceu, publicado em destaque no site, o cartão de sócio de Jacinto César, em 2009, 2008 e 2007?


De Anónimo a 11 de Maio de 2010 às 10:47
Há os que exibem o cartão de 5 em 5 anos...
Há os que têm orgulho de ter o cartão há 20, 30 ou 40 anos, mas sem necessidade de o exibir...
Posturas diferentes, ou a distância que vai da coerência ao oportunismo.


De Anónimo a 11 de Maio de 2010 às 13:37
Pois! deve ser uma grande honra sim senhor receber o senhor papa. Tenho vergonha de ser portugues andamos a morrer de fome neste país, roubam-nos a torto e a direito e agora quanto se gasta para receber um homem que é igual a tantos outros. O mundo está doente as  mentalidades estáo frageis.


De Anónimo a 11 de Maio de 2010 às 14:20
Não abusem napressão sobre o Jacinto César!
Para ele, por estes dias, é só Benfica e Papa.


De Tasca das amoreiras a 11 de Maio de 2010 às 15:26

Caro anónimo


 


Respeito totalmente a sua opinião enquanto cidadão (apesar de se esconder como anónimo). Aceito perfeitamente a sua opinião sobre o dinheiro que se gasta em receber “um homem igual aos outros”.


Mas já agora gostava de lhe fazer algumas perguntas e que se tiver coragem vai-me responder a elas com o seu nome:


1 – Quanto custa ao país receber “pessoas vulgares” no Rock-in-Rio para prazer de alguns?


2 – Quanto custa ao país receber “uns pilotos vulgares” no Red Bull Air Race para divertir uns quantos?


3 – Quanto custa ao país organizar todos os anos para divertimento só de alguns do “Super Bock – Super Rock”?


4 – Quanto custa ao país as festas feitas por membros do nosso governo a propósito de uma qualquer inauguração?


5 – Quanto custa ao país o meu caro amigo comer, beber e vestir bens que são importados em detrimento de produtos nacionais?


Já viu o desperdício de dinheiro quando há tanta gente com fome?


Sabe, se quer ser respeitado tem que começar por respeitar os outros.


 


Jacinto César  



De Anónimo a 11 de Maio de 2010 às 19:12
1 - O Rock in Rio e todos os festivais de que falou custam muito dinheiro mas dão muito lucro, caso contrário não se fariam;

2 - O Red Bull Air Race custa algum dinheiro às Câmaras de Lisboa e Porto mas é um verdadeiro investimento uma vez que no último evento trouxe 1 milhão de pessoas ao Porto;

3 - Ninguém de que falou foi soldado nazi, esconde pedófilos ou é contra o preservativo provocando a morte a centenas de milhares de pessoas, em especial no terceiro mundo;


De Anónimo a 11 de Maio de 2010 às 20:56
Caro Sr Jacinto Cesar:
Em primeiro lugar parece-me que a minha opinião sobre a vinda do Papa  a portugal não é sinónimo de falta de respeito seja com quem fôr. Expressar  os meus sentimentos, manifestar-me livremente  dentro das regras de conduta, ter opiniões ideias ou pensamentos é ter a capacidade intelectual que ao longo dos anos se tem revelado com as minhas atitudes. Penso acima de tudo ter capacidade para determinar, decidir, pensar ou usar os direitos com bom senso. No entanto liberdade também se pode tornar deficiente se não fôr usada com a correcção adequada, podendo ter um preço bastante alto. Em resposta ao meu comentário o Sr  enumerou uma série de eventos ou acontecimentos que segundo o Sr são uma farsa e também dão prejuizo ao país, posso até concordar consigo nomeadamente quando o Sr refere as festas feitas pelos politicos para inauguração de uma qualquer obra, mas aqui sou obrigado a lembrar o SR jacinto César que um ilustre politico Chamado Rondão já abrasou milhares de euros em festas para culto da sua personalidade e sobre isto nunca ouvi o Sr pronunciar-se. No entanto o SR dispunha e dispõe dessa liberdade e nunca o fez. Será então que também o Sr faz alguma confusão entre liberdade e liberinagem? O Sr fala em pilotos rascas, quando se refere ao red bull, é preciso ter lata para falar assim. afinal quem parece não respeitar os outros é V.ex, quem parece não saber destinguir liberdade de libertinagem é V.ex. Posso até estar errado mas se fôr o caso corrija-me senhor professor. qualquer manifestação, seja ela qual fôr julgo que tem que ser autorizada pelos governos civieis, caso contrário é uma manifetação ilegal e aí temos a policia a carregar em cima dos manifestantes, quer seja porque estes reclamamem os seus direitos ou porque o banco x ou y lhe roubou os depósitos de uma vida trabalho. Á mulher de Cesar não basta ser séria tem também que parecer. O Senhor que apregoa tanta moralidade no seu blog, não conhece o que é isso de moralidade. Recentemente quando me deslocava ao hospital de elvas com um familiar doente, fiquei bloqueado na rotunda do tribunal porque me deparei aí com uma das tais manifestações não autorizadas da qual o Sr também parece ter participado que foi nem mais nem menos que aquele acto de selvajaria e estupidêz humana para festejar o titulo de campeão de um clube qualquer de futebol. E isso sim SR jacinto é libertinagem, é valer-se da liberdade para agir de maneira errada ou inconsequente, é abusar dos seus direitos, não cumprindo os seus deveres e desreipeitando os outros.

 



 


De Tasca das amoreiras a 11 de Maio de 2010 às 22:23

Caro Anónimo (mais uma vez tenho que estar a responder a alguém que não sei de quem se trata e se tem moralidade para falar).


Eu sou o que sou, penso o que penso e faço o que faço em plena “liberdade” e jamais confundi esta com libertinagem.


O meu caro amigo está a fazer no seu comentário grandes confusões e que passo a comentar:


1 – Quando chamei vulgares aos intervenientes no Rock in Rio ou ao Red Bull Air Race, presumo que não viu as aspas em que as palavras estavam colocadas, como forma irónica de responder ao comentador que chamava vulgar ao Papa. Poderá ser para ele, mas não para milhares de milhões de pessoas que assim não o consideram. E é aqui que tenho que discordar. Não sou muçulmano ou hindu, mas nunca deixei de respeitar aqueles que praticam qualquer destas religiões e não chamo “vulgares” aos seus líderes.


2 – Quanto aos gastos em jantaradas promovidas pelo Presidente da Câmara Rondão Almeida só lhe posso dizer que não tem lido este blog com frequência. Vá “mais lá para trás” e leia as cartas públicas que lhe escrevi e assinei. Quanto a isto estamos conversados.


3 – Quanto às comemorações dos apoiantes do Benfica na Rotunda do Tribunal, parece que é algo de novo em Elvas, sendo que é a primeira vez que oiço alguém chamar à dita manifestação um acto de libertinagem. Não me venha com a história que foi impedido de chegar ao hospital e não conseguiu. Não me lembro de vir aqui condenar as interrupções de trânsito por causas de corridas pedestres, da Procissão dos Pendões e outras tais.


Como vê meu caro anónimo as coisas não são como afirmou. Mais, fiquei com a sensação que o meu caro amigo é daqueles que têm uma palas nos olhos que o impede de olhar para o lado.


Apareça sempre, mas assine sem medo de dar as suas opiniões porque só assim se pode ser HOMEM.


 


Jacinto César



De Leiras a 11 de Maio de 2010 às 16:38

Sr. Professor Jacinto César

Tal como o Sr. assumo ser católico. Comungo e assino por baixo todo o seu post.
Sua Santidade não é lider de uma igreja qualquer. Sua Santidade é o Chefe de Estado do Vaticano.
E, como tal, tem direito a todas as honras inerentes a estas funções.
O protocolo de Estado soube e bem distinguir as diversas estapas da visita. Por um lado recebemos em Portugal um peregrino ilustre que assim desejou prestar o seu culto Mariano. Por outro lado temos a visita de um Chefe de Estado.
SUA SANTIDADE, SEJA BEM VINDO A PORTUGAL TERRA DE SANTA MARIA


De Anónimo a 11 de Maio de 2010 às 18:04
O Papa é bem-vindo.
Só lamento que a Igreja esteja tão mal acompanhada em Elvas com beatos falsos que não são exemplo para ninguém - um escondeu o filho depois de ter atropelado uma criança na estrada da Calçadinha, outro uma morada do Brasil para comprar casa barata em Elvas.
Nem vou falar das viboras que rezam agora e a seguir vão pró café dizer mal de toda a gente.


De Katsouranis a 14 de Maio de 2010 às 11:44
CORRUPTOS... LADRÕES... SAUDEM OS CAMPEÕES !!!


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs