Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2010

O Parque da Piedade e o Campismo - 1

                                   

 

Sobre este processo de viajar há uma confusão na cabeça de muitas pessoas, o que não é preocupante. Preocupante é essa confusão na cabeça de pessoas responsáveis pelo turismo.

Campismo é uma forma vida e não pode ser confundida com o chamado “barraquismo”. O campismo é praticado em todo o mundo por pessoas de todas as classes sociais e culturais, contrariamente ao pensamento comum, que é a forma dos “tesos” e “os pés-descalços” passearem. É evidente que também é, mas não só.

Tinha os meus 13 anos quando o meu saudoso Pai me levou pela primeira vez a Paris. Nessa época é evidente que pessoas modestas como os meus pais eram, era a única forma de poderem viajar. Tinha o sonho de um dia ir a Paris. Tínhamos então um Morris 850. Quando se propôs fazer esta aventura, os amigos do meu pai diziam que não estava bom da cabeça. Havia então em Elvas meia dúzia de “campistas” que montavam no verão a “barraca” no Algarve. Quero acrescentar que nessa época, o meu pai tinha acabado de tirar a carta de condução e de comprar o seu primeiro carro e tinha 50 anos. Se bem o pensou melhor o fez. E lá partimos à aventura. Passados uns dias lá estava a família a admirar a Cidade da Luz e instalados no Parque de Campismo de Paris, no Bosque de Bolonha, à beira Sena plantado. Era o sonho realizado! Espanto nosso quando constatámos que havia tendas com Rolls Royce estacionados à porta. Sentíamo-nos “os maiores”. Afinal os ricos também andavam de “barraca às costas”. Foi uma experiência que jamais esquecerei.

Mal sabíamos nós (eu e o meu irmão) o que estava para vir nos anos seguintes. O nosso “velhote” achou que não tinha sido grande aventura e como tal teríamos que partir para sítios mais longínquos.

Nos 7 ou 8 anos seguintes não parámos. Era o mês inteiro de Agosto a calcorrear quilómetros por essa Europa fora. De norte a sul e de este a oeste metemos o nariz em todo o lado. O grande sonho tinha sido ultrapassado em muito. Foram uns anos gloriosos.

Pela parte que me diz respeito, fui forçado a fazer um interregno de uns quantos anos, já que a “tropa” chamava por mim. Quando regressei a prioridade era acabar o curso e arranjar família. Se no primeiro ano de casado a primeira passeata foi feita de avião, chegado o Agosto recomecei a aventura de continuar a correr a Europa que faltava conhecer (os países de leste) e mostrar a Europa que conhecia à minha mulher. Já não parámos mesmo depois de terem nascido os nossos filhos. Ainda de fraldas lá foram eles atrás.

Recomeçamos de tenda, continuámos de atrelado-tenda, evoluímos para roulotte para mais tarde regressarmos à tenda, pois era muito mais prática.

Se na época do meu Pai íamos de campismo por necessidade, depois de casado, e graças a Deus, já não o necessitávamos de fazer. Mas fazíamo-lo! Por gosto. Era a liberdade que só o automóvel nos podia proporcionar. Nesses anos já íamos correndo por paragens mais longínquas de avião, mas ninguém dispensava uns dias de “barraca”.

E porque é que vos estou a contar tudo isto? Porque amanhã gostaria de escrever sobre este modo de vida e sobre parques de campismo e como tal poder dizer que sei do que estou a falar. Foram umas dezenas de anos, umas centenas de parques e uns “quantos” quilómetros corridos.

 

Jacinto César 

 


Tasca das amoreiras às 00:00
Link do post | Comentar | favorito
14 comentários:
De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2010 às 08:19

Hoje vai haver reunião da Câmara.
Por aquilo que ouvi vai ser mais do mesmo, com sr.Mocinha a lamber o sr.Dores e o sr.Dores de boca aberta a ouvir a conversa do dr.Mocinha.
Estão feitos um pró outro e estão feitos um com o outro. Afinal vieram os dois do PSD e do PP.
Técnicas do sr.Tiago que controla estes dois bonecos nas mãos dele?


De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2010 às 09:57
Quem escreve o texto acima ou é ignorante, ou é mal intencionado.
Ignorante se desconhecer o que se passa nas reuniões.
Mal intencionado se conhecedor dessa realidade, a deturpa para atingir dois eleitos. Cada um em sua lista, mas ambos merecem respeito.
Que é coisa que por aqui se vê pouco.
Infelizmente.


De JB a 24 de Fevereiro de 2010 às 11:01
Sr. Professor Jacinto César:
Não contou a estória toda. O seu Saudoso Pai riro a carta aos 50 anos e levou a família toda a Paris.

As buzinadelas que ouviram, foram de tal ordem que toda a Família foi internada para tratamento dos ouvidos,  pelas situações de trânsito pouco usuais provocadas.

Um Abraço do JB


De JB a 24 de Fevereiro de 2010 às 11:03
"Pai riro a carta aos 50 anos", queria escrever:
"
Pai tirou a carta aos 50 anos"


De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2010 às 11:50
A memória de Júlio da Trindade César merece respeito. Sobretudo por ser um homem trabalhador e sério, duas grandes qualidades.


De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2010 às 15:55
Mais um assunto de grande interesse.
Por hoje limito-me a pôr duas ou três questões que,se puder,gostaria que o senhor abordasse.
   .Eu sei que há Parques de Campismo que são autênticos hotéis, será verdade?
   . Eu sei que o verdadeiro campismo não tem nada a ver exclusivamente com as condições económicas de cada um mas sim com o espírito de viver em contacto com a Natureza e de poder usufruir de uma liberdade que não temos nas cidades,será verdade?
    .Eu sei que o espírito de solidariedade entre campistas é fantástico e que se fazem verdadeiras amizades,duradouras por muitos anos,entre aqueles que se encontram a milhares de quilómetros das suas casas,será verdade?
   . Eu sei que em Elvas,porta aberta para a "outra" Europa, deveria haver um Parque que recebesse milhares de estrangeiros e portugueses que por aqui passam,será verdade?
   .Eu sei que o senhor sabe que há alguns anos atrás se tentou construir na cidade um de qualidade assegurada e que não foi feito por bloqueios aqui existentes,será verdade?
   .Eu sei que sempre tem havido por cá alguma relutância contra a inovação que pudesse quebrar a "tradição" feudal secular na nossa cidade,será verdade?
   .Eu sei que a confraria tem sido ao longo dos anos uma dessas forças de bloqueio no referente a este assunto,será verdade?

ESCLAREÇA-ME POR FAVOR.Se não tiver razão darei a mão à palmatória e peniteciar-me-ei perante todos.

    O Judeu

 


De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2010 às 15:59
Há uma gralha no meu comentário:
   .deve ler-se..."penitenciar-me-ei "e não como por lapso foi escrito.

        O Judeu


De TiagosNoddyAbreus a 24 de Fevereiro de 2010 às 20:54
Desculpe lá professor mas este energumeno tem que ser desmascarado



Vejam bem ao que o inútil do TA chegou, já se faz passar por comunista. Deve ser para parecer mais credível, pois a sua credibilidade anda pelas ruas da amargura



Image (http://www.blogger.com/profile/07710476704567873605)
Image Comunista Atento (http://www.blogger.com/profile/07710476704567873605) disse...


A Câmara tem uma óptima máquina de propaganda(deve ser o meu ex-camarada que comanda),nunca nós os comunistas apesar de estudarmos a propaganda científica, fomos tão eficientes como a Câmara de Elvas.

Tem o veículo oficial, o Boletim Municipal e tem na Rádio Elvas um assessor como Director. Rima e é verdade.

Mas dizia eu, propaganda, porque para um observador como eu, o Atento, há 2 versões Municipais:

1 - A versão que refere que a Candidatura é de um conjunto de Fortalezas abaluartadas das Raias de Portugal e Espanha, da qual constam Valença do Minho, Almeida, Ciudad Rodrigo, Elvas, Estremoz, Olivença e Badajoz(PEÇO DESCULPA PELOS ESQUECIMENTOS QUE POSSA HAVER);

2 - A versão que consta do DVD de candidatura que me foi colocado na caixa do correio e que só menciona Elvas.

Agora eu pergunto:

Aquele DVD foi só "consumo interno", mostrar "trabalho de casa" aos Elvenses?

O que me parece é que a Câmara não sabe o que anda a fazer.
Tenho a sensação é de que nisto da UNESCO há alguns projectos pessoais de gestão de carreiras, com a finalidade, por exemplo de financiar os estudos do filho ou comprar uma casa melhorzinha.

É que coerência ou aparência de seriedade não há.

Um abraço ao meu Camarada Hugo Chávez, nesta hora difícil que parte de Portugal atravessa, só ouvi referir a Solidariedade Internacionalista deste meu Camarada.
Da Europa capitalista nada!



Agora veja-se bem o carácter do menino.
Eina pá o TA tem tantos nicks, agora até comuna é.

Comenta, contradiz-se e volta a comentar-se

No blogue dele não escreve porque ninguém lá vai.

Resolveu ir pro blogue do Ze de Mello escrever como se fossem várias personagens.

É esquizofrénico. Um inutil à espera de tacho.

Realmente esta tirada de comunista tem graça porque podemos chamar-lhe Camarada-Noddy-Cassete-Abreu.
Está sempre com a cassete metida. Contra o Rondão, o Mocinha e a Rádio Elvas.Parece o Cassete Carvalhas. Repete e volta a repetir a sua lenga-lenga

Já te avisei. Tu és uma sarna mas não te vou dar tréguas. Acabou o tempo em que dizias o que querias sem contraditório.

Estafermo.

Gaiato vê se cresces e apareces.

Ó rapaz finge que vais comprar cigarros a Badajoz e fica lá.


De Anónimo a 25 de Fevereiro de 2010 às 23:48
O Mocinha anda nos blogues a defender-se dos elogios do Tiago. Criou o blogue do Tiagus Noddy porque não tem a coragem de dar a cara. Chama-se a essas pessoas de cobardes.


De eu a 26 de Fevereiro de 2010 às 08:06
é uma vergonha
um insulto
este Tiago devia desaparecer do mapa


De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2010 às 22:38
È um tema interessante o qual gosto bastante.
Fico á espera de poder ler o que escreveres sobre campismo e já agora de caravanismo que é uma forma mais evoluída de campismo.
Quanto ás tuas experiencias de juventude no campismo eu confirmo, visto que me lembro perfeitamente dessas autenticas aventuras, lideradas pelo saudoso Sr.Julio com a sua carrinha Morris sempre pronta.
Era eu um gaiato mas lembro-me com saudade desses tempos, tempos em que o bairro das caixas era bem diferente, para melhor claro.
J.Fonseca


De nozes j a 25 de Fevereiro de 2010 às 14:42
parente ainda  falta muita coisa nao tenhas medo de dizer a verdade pode ser incomodo para muitos  quando se fala  a verdade deixa  a carroca


De Anónimo a 25 de Fevereiro de 2010 às 23:39
És tão parvo como o outro.
Nunca se vão curar.
Mas pelo menos tens um aspecto um bocadinho mais asseado por fora, porque por dentro...


De Helder Sabino a 5 de Março de 2010 às 17:37

Caro Amigo
Depois de ser posto ostensivamente na rua(numa reunião com o sr  Pr (total) pk n  dxou manifestar a mnha opinião tal cmo o meu vizinho) e de visitar este blog, dx-me dzer....como na minha terra.
Akelabraçamigo
Helder


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs