Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sábado, 30 de Janeiro de 2010

Teoria da conspiração ou realidade? Elvas vs Portalegre

 

Há quem culpe tudo e todos pela falta de desenvolvimento de Elvas e vá disparando em todas as direcções. Vamos a factos.

 

 

1 – O antigamente

Elvas dada a sua localização sempre teve uma vida muito especial. Por um lado os militares davam uma grande vida à cidade e depois a agricultura que à custa de uma mão-de-obra quase escrava. A juntar a isto a vizinhança de Badajoz dava um contributo apreciável ao comércio em particular e à cidade em geral. E assim se foram passando décadas e décadas. Melhor ou pior ia-se vivendo. A cidade era animada, tinha uma vida nocturna bastante agitada e o dinheiro ia circulando.

Portalegre nesta mesma época vivia fundamentalmente à custa do funcionalismo inerente à capital de distrito e ao operariado. Era uma sociedade extremamente bipolarizada: uma classe mais abastada por um lado em contraste com o resto da população pobre. O comércio era pouco desenvolvido e a cidade cinzenta e meia morta. Tinha nessa época um Liceu Nacional onde todos os elvenses que queriam continuar a estudar eram obrigados a ir.

Por essa época Elvas tinha entre o 2 e 5 mil habitantes a mais.

 

2 – O passado recente

Com o advento do 25 de Abril tudo deu uma grande volta. Se Portalegre já tinha muita influência mais passou a ter. O funcionalismo aumentou de uma maneira desmesurada. Eles eram Direcções Distritais disto e daquilo, eram as sedes distritais deste ou daquele organismo, eram os bancos com as direcções distritais, eram os comandos das forças de segurança, Governo Civil, etc. etc.

Ao mesmo tempo que Portalegre aumentava, Elvas foi encolhendo. Veja-se os casos dos militares. Não sei se alguém se recorda, mas Portalegre teve um Destacamento de Portalegre do Regimento de Infantaria de Elvas. Enquanto não transformaram o dito destacamento em Regimento de Infantaria de Portalegre não descansaram. Enquanto isto a guarnição dos quartéis em Elvas ia decaindo com o fim da Guerra do Ultramar, até se finar por completo. Já em Portalegre o Regimento de Infantaria se transformava em Escola da GNR (não sei bem o nome). Mas mesmo assim continuavamos em frente porque ainda tínhamos uma fronteira que gerava muitas receitas e empregava muita gente com um poder de compra alto. Também isto acabou com a nossa entrada na CEE.

A agricultura definhava, o comércio começava a dar sinais de colapso e o que ia mantendo a cidade de pé ainda era o funcionalismo público. Industria sempre andou arredada da cidade por conveniência dos agricultores em não perderam a mão-de-obra barata.

 

3 - O presente

O presente pouco ou nada se modificou em relação ao passado recente e o que se alterou foi sempre a favor de Portalegre. Eis alguns exemplos.

3.1 – Todos os organismos “residentes” em Portalegre foram reforçados e aumentados.

3.2 – Aquilo que era o Magistério Primário e a Escola de Enfermagem, transformou-se no Instituto Politécnico de Portalegre com um sem número de escolas superiores. Veja-se até o caso recente da Escola Superior de Turismo e Hotelaria que acabou por assentar arraiais em Portalegre quando fazia todo o sentido vir para Elvas, já que esta cidade é detentora de um número de camas em estabelecimentos hoteleiros superiores ao resto do distrito junto. Mas não, o lobi continuou a funcionar. Como ontem aqui disse deram-nos como esmola a ESAE.

3.3 – Sobre a saúde todos sabemos o que se está a passar. O Hospital de St. Luzia não é fechado, mas vai sendo esvaziado progressivamente de competências. Um dia estaremos perante um caso consumado de esvaziamento total. Para consolidar a minha ideia vejam-se as declarações do deputado Cristóvão Crespo e está tudo dito.

3.4 – O PIDAC é mais um exemplo como a capital do distrito faz pressão. A pretexto de que as verbas do PIDAC são sempre maiores em Elvas, Portalegre quer compensações. É demagogia pura, já que a maioria destas verbas se destinam as obras de âmbito nacional (TGV) e não para a cidade propriamente dita. Mas por lá isso não interessa.

 

4 – Considerações finais   

 

Muita gente em Elvas e alguns analistas vieram nestes últimos dias a chorar baba e ranho devido às estatísticas que tinham saído sobre a riqueza e poder de compra das várias cidade do Alentejo. Caros amigos, lamento dizer, mas a maioria não sabem ler uma estatística e de números pouco entendem. Leiam o que anteriormente escrevi e tirem-se conclusões. Mas eu explico.

Elvas tem actualmente menos 2 ou 3 mil habitantes que Portalegre. E quem é essa gente a mais? São precisamente todos aqueles que engordam os vários organismos públicos e que têm um poder de compra maior que o resto da população. Assim sendo, a média aritmética lida a frio dá resultados quem impressionam os mais incautos. Estes resultados têm que ser lidos não na totalidade mas sectorialmente e por classes sociais. O mesmo é válido para a comparação com Évora e Beja. Se Évora ainda é possuidora de alguma riqueza, Beja não passa de uma “aldeia” grande com toneladas de funcionalismo. Tirem destas 3 cidades todos os organismos inerentes a uma capital de distrito e depois comparem. Iriam ter uma surpresa.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 22:54
Link do post | Comentar | favorito
252 comentários:
De Anónimo a 3 de Dezembro de 2010 às 02:08

Queres saber porque Portalegre é uma das camaras mais endividadas do País? Então eu explico-te, dando-te só alguns exemplos:

Construção de uma zona industrial que em área deve ser maior que toda a cidade de Elvas;
Desenvolvimento do Programa Polis, que restruturou toda a cidade antiga, envolvendo variadissimos projectos urbanos;
Expansão da cidade, construindo-se novas avenidas e novos equipamentos de apoio;
Renovação de todas as infra-estruturas subterraneas, tornando Portalegre um dos concelhos mais eficientes em saneamento básico, com melhores aproveitamentos e menores perdas de água;
Desenvolvimento da Fundação Robinson, que depois de totalmente finalizada, será um dos maiores complexos culturais do País, com um parque de alguns hectares onde se encontram um conjunto de variadissimos edificios que vao desde museus a sedes culturais, polos artisticos, etc.;
Reabilitação do enorme edificio histórico da Fábrica Real, englobando a nova câmara municipal, centro de congressos, etc.;
Desenvolvimento e apoio a sectores empresariais, criando-se algumas vertentes que hj são ja uma imagem de marca em Portalegre, como o ICTVR (Centro Internacional de Tecnologia de Realidade Virtual);
Reabilitação de edifcios degradados na zona historica, construçao de outros; Caep, escola de hotelaria e turismo, Reabilitação de todo o parque escolar, construção de complexos culturais e desportivos; renovação de todos os acessos a freguesias, ...etc etc..

É obvio que isto são tudo são obras de grande envergadura que envolvem largos milhões, mas estão feitas e outras continuam. A câmara ficou endividada como todas as câmaras do País que fizeram obras.

Muitos Portalegrenses criticam, porque as pessoas de Portalegre são por natureza inconformadas e defendem que a cidade como uma capital de distrito que se preze deveria ter muito mais, sobretudo alguma dignidade facultada por parte do poder central que a tem ignorado injustamente (sobretudo nos ultimos anos) resultando em problemas nao só para Portalegre mas para a região. Os portalegrenses não dizem, "a nossa cidade é a maior", porque isso seria o ridiculo de cair em imodestia e o absurdo de ser conformista. A cidade de Portalegre tem enormes valências mas é uma capital de distrito do interior e à semelhanca das suas homologas como Bragança, Beja, Guarda, etc. vivem as dificuldades da interiorização.

Relativamente ao concelho de Elva que sofre a interiorização e muito mais, (com a agravância de nao ser a cidade âncora) , esta tem uma valência que é a fronteira do Caia, no entanto Elvas vive afundado na ignorância local. Não se desenvolve e perde oportunidades de se poder desenvolver, ou pelo menos não decair tanto (o que já não seria mau)...E porque? Porque tem um Rondao apoiado por quase todos os elvenes...que aposta em fazer "Circos"para animar o povito rural da terra, que ficam muito contentes com a festa, mas aquilo nao passa de balelas, coisita pouca mas publicitada como grande coisa. Faz-se alguma coisinha e por mais insignificante que aquilo seja, é sempre vendida como mega-coisa. Vamos ver o que foi feito em Elvas nestes anos todos e não se ve nada de grande dimensão, importância ou que seja decisivo para o futuro. O que sustentava Elvas - foi-se (quartel militar e guarda das fronteiras) e os buracos vazios vão-se tapando com Rondonisses! È obvio que com obrazinhas dessas, a câmara nao está muito endividada, o que é mais que compreensivel, mas ao revés de não estar endividada, ela está condenada!




De Elvense a 4 de Dezembro de 2010 às 02:08

Não sejas ridiculo! A Câmara de Portalegre está endividada porque sempre esteve, porque de novo em Portalegre, não se vê absolutamente nada. E quando falas de Elvas, nota-se a tua profunda ignorância como as dos demais Portalegrenses ignorantes que comentam este blog! Elvas para alem de ser a cidade mais desenvolvida no distrito, beneficia de ser a principal porta de entrada de Portugal, tem bairros periféricos enormes e qualquer pessoa que conheça bem Elvas, jamais poderá desmentir este facto! Todas as artérias fora do centro histórico, são grandes avenidas, como existem em Badajoz, que é sinal de uma cidade bem desenvolvida, é aquilo que não se passa em Portalegre. Elvas é uma cidade fronteiriça, que aposta no seu desenvolvimento e que terá bastante futuro a nível turístico, muito maior que o de Portalegre, uma vez que a oferta turística é bastante maior. Grandes infraestrutas em Elvas, não vês nenhuma nos ultimos tempos, então eu passo a citar algumas dos ultimos 5 anos:
- A maior sala de espectáculos do sul de Portugal, o Coliseu José Rondão Almeida.
- A nova estação rodoviária.
- Centro Comercial e de Habitação Espaço Santa Luzia que está em construção e é enorme.
- Requalificação total da Praça da Republica.
- Novo e maior museu de arte contemporânea do sul de Portugal.
- O novo museu nacional militar de Portugal, um dos maiores da europa.
- Unidade de Cuidados Continuados da Cruz Vermelha.
- Hospital de Dia do Hospital de St. Luzia de Elvas.
- Novas residências da APPACDM.
- Novos lares nas freguesias.
- Novos pavilhões nas freguesias.
- Novos relvados sintéticos.
e poderia referir aqui muitas mais!
Em breve entrara para requalificação a estrada do paraiso, que será a continuação da grande avenida de badajoz, até à entrada da Autoestrada A6.
Portalegre não se vê nada, absolutamente nada! São uma cidade pobre, feia e mal desenvolvida, parada completamente no tempo, não entrou no Século XXI.
Ainda hoje estive com uns amigos de Portalegre, e eles disseram que Portalegre é sempre a mesma pasmaceira e que não tem absolutamente desenvolvimento nenhum, só fecham as poucas empresas que tem, as lojas do centro histórico estão a fechar, não há lojas de marca de excelência (como existem em Elvas),e também me foi dito que Portalegre ao lado de Elvas, era uma aldeia pequenina e antiga. E no fundo é isso que Portalegre é, uma aldeia no meio das serras.
Elvas é o futuro do distrito, a nível de desemprego no que diz respeito aos ultimos dados de Outubro, Portalegre acrescentou mais 126 desempregados aos cerca de 1200 que existem, enquanto que em Elvas o número de desempregados diminuiu em 132 pessoas, ficando agora nos 1.100 desempregados. Portalegre não produz desenvolvimento, e poderia ser em conjunto com Elvas, duas cidades de referência do Alentejo, mas sendo assim a única cidade de referencia neste distrito é Elvas. É aqui que está o futuro do distrito.
Portalegre que se meta a milhas, porque qualquer dia deixará de ser o distrito de Portalegre, para ser na totalidade o distrito de Évora, senão mesmo distrito de Elvas na Provincia de Badajoz.

Portalegre morreu quando entramos no Século XXI, Elvas abriu os olhos e passou ao lado de Portalegre com um "Adeuzinho" de alta escala.


De Elvense a 4 de Dezembro de 2010 às 02:09

e mais... já Portalegre queria ter um Presidente como Rondão Almeida, esse é o vosso ponto fraco, tem um Mata Cáceres que o nome dele diz tudo, Mata, Mata não, já matou a cidade de Portalegre há muito tempo, não abram os olhos, que não é preciso! Qualquer dia Portalegre está da dimensão de vilas como Campo Maior.


De Anónimo a 4 de Dezembro de 2010 às 23:05

A VILA DE CAMPO MAIOR QUE TU FALAS, É O CONCELHO QUE DÁ EMPREGO À TUA "ENORME METRÓPOLE DE ELVAS QUE TEM AS BELAS AVENIDAS DESNIVELADAS PARA CIRCULAR AS BESTAS E AS CARROÇAS DOS LELOS"!!! PALHAÇO


De Anónimo a 4 de Dezembro de 2010 às 12:20
ÉS MESMO RIDÍCULO ELVENSE...ISSO É QUE SÃO AS OBRAS GRANDES QUE VÃO MUDAR O RUMO DE ELVAS????? REQUALIFICAÇÃO DE PRAÇAS, PAVILHÕES DESPORTIVOS, APPACDM, SALA DE ESPECTÁCULOS, LARES E ETC????!!!! ACHAS QUE OS OUTROS CONCELHOS NÃO FIZERAM ISSO TAMBÉM???? ESTÁS MESMO ISOLADO NA PARVALHEIRA TU....SE OS TEUS RIVAIS LÁ DE PORTALEGRE OUVIREM ISTO, ATÉ SE VÃO RIR DE TI. ISSO QUE TENS AQUI NESTA PARVÓNIA OU...RONDÓNIA, É O QUE HÁ EM TODO O LADO, EU QUANDO ME DESLOCO A PORTALEGRE VEJO ISSO TUDO CONSTRUÍDO, MAS NA DIFERENÇA DE NORMALMENTE ESTAREM SEMPRE MELHOR EXECUTADOS E A MAIORES ESCALAS. CLARO QUE NÃO VEJO LÁ UM CENTRO DE CUIDADOS CONTINUADOS DA CRUZ VERMELHA OU OUTRAS COISAS SINGULARES, QUE POSSA HAVER AQUI (PRAÇAS DE TOIROS COBERTAS, ETC)....MAS POR OUTRO LADO, VEJO TANTA OUTRA COISA EM PORTALEGRE QUE NÃO VEJO AQUI...E QUE ELVAS SE ROI TODINHA DE INVEJA POR NÃO TER TAMBÉM. AGORA FEZ-SE AQUI UMA GRANDE FESTA POR CAUSA DO CENTRO DA CRUZ VERMELHA E EM PORTALEGRE? VAIS LÁ E VÊS DOIS CENTROS HOSPITALARES PRIVADOS DE HEMODIALISE RENAL COM ENORMES INSTALAÇÕES QUE FORAM ACABADOS DE INAUGURAR...E OS PORTALEGRENSES ANDAM A A PAVONEAR-SE DISSO??? ANDAM A FESTEJAR, OLHEM, NOS TEMOS ISTO E VCS NÃO TEM..NHAM NHAM...(TIPO CRIANCINHA DA ESCOLA PRIMARIA)??! POR AMOR DE DEUS...VCS SÃO MESMO RIDÍCULOS!!!!! POIS ACREDITA QUE SE OS PORTALEGRENSES QUISESSEM JUDIAR CONVOSCO ASSIM...POR ESSES MOTIVOS DE COMPARAÇÃO, OS ELVENSES ESTAVAM BEM TRAMADOS. É SIGNIFICATIVAMENTE ESMAGADOR O QUE EXISTE EM PORTALEGRE E QUE NÃO EXISTE AQUI EM ELVAS, MAS QUE VCS DAVAM TUDO PARA QUE EXISTISSE. ACHO MESMO RIDÍCULO ESTAREM-SE A COMPARAR COM PORTALEGRE.


De Elvense a 5 de Dezembro de 2010 às 03:48

és ridiculo todos os dias.
Olha manda-te ao mar e diz que te empurraram! Melhor manda-te da serra das cabras.
Desaparece daqui mas é! Costuma-se dizer quem está mal que se mude, se estás mal em Elvas e achas que Portalegre está melhor (uhuh) então pira-te!


De Anonimo a 5 de Dezembro de 2010 às 04:23

O que oferece Potalegre aos seus visitantes em época natalicia? ZERO!

Elvas oferece a melhor e maior iluminação do sul de Portugal no centro histórico da cidade num custo de cerca de 170.000€, oferece ainda um presépio de tamanho natural em frente à Igreja da Sé, oferece também a maior pista de gelo de Portugal em recinto coberto com 800 metros quadrados e ainda a maior novidade, tem a 2ª maior arvore de natal de Portugal com quase 30 metros de altura, maior só mesmo em Lisboa com cerca de 40 metros de altura.

Aprendam a chamar turistas!


De Anónimo a 5 de Dezembro de 2010 às 13:29

HAHAHA...ELVENSE, VOU-TE FAZER UMA PERGUNTA! RESPONDE COM SINCERIDADE, OK? JA ALGUMA VEZ SAISTE DE ELVAS???? OU SEMPRE VIVESTE AI??? NÃO TEN RADIO, TELEVISÃO???? ACHO QUE VIVES ISOLADO E SOFRES DE GRAVES DISTURBIOS MENTAIS À SEMELHANCA DO RONDÃO! HA UM PRESÉPIO JUNTO À IGREJA E UMA ÁRVORE DE NATAL!!!! ELVAS ESTA A PROGREDIR!!!!! VIVA ELVAS!!!!ELVAS DIZ SEMPRE QUE TEM ALGUMA COISA QUE OU É A NUMERO 1 OU A NUMERO 2 EM TAMANHO...O QUE É INCRIVEL É QUE SAO SEMPRE AS MAIORES MENTIRAS OU ENTÃO SÃO AS MAIORES EM ANORMALIDADE E ESTUPIDEZ!!!! AHAHAH


De Anónimo a 5 de Dezembro de 2010 às 14:00

O Rondão gasta 170 mil euros no natal e nós em Elvas, continuamos sem emprego e cada vez mais pobres. Pelo menos, para figurar o presépio deveria ser contrataddo pessoal aqui de elvas, sempre dava +/- uns 5 a 10 empregos para desenrascar aqui a malta. Quem faz de vaca??? O Rondão ja ocupou o lugar de burro!


De elvense a 6 de Dezembro de 2010 às 16:31

Então tu vais a fazer de boi, porque a vaca é a tua mãe!


De Anónimo a 6 de Dezembro de 2010 às 21:10

Eu não vou fazer de nada, porque eu tenho emprego, ja em relação à minha mãe, ela felizmente não vive em Elvas. Já que a tua provavelmente faz a vida a dar o cu no aqueduto, então resta-te a ti fazer o papel....aproveita....olha que arranjar emprego em Elvas nao é facil, para não falar "impossivel"! Tens aqui uma oportunidade, não a desperdices...fala com o Rondão!


De Elvense a 7 de Dezembro de 2010 às 16:25

Não obrigado deixa estar! A tua mãe não trabalha em Elvas? Normal, ela é Presidente da Secção de "Putas Séniores do Instituto de Putas da Serra das Cabras" com sede em Portalegre. O Aqueduto da Amoreira é algo de muito histórico que Portalegre não sabe o que é ter, que se chamam monumentos. Apenas se ouve na Rádio Portalegre, pessoas preocupadas com as flores do monumento dos mortos antes de chegar ao Rossio! Assim se nota o desenvolvimento de Portalegre, preocupação com flores, como se isso fosse o essencial para o desenvolvimento da cidade. Mas como vocês vivem numa serra das cabras é normal que se preocupem com esses aspectos! Sabes que mais? Os burros que estão em Elvas, foram burros espertos que sairam de Portalegre antes de ficarem com a naturalidade numa aldeia chamada Portalegre.

PORTALEGRE É SHIT.


De PedroLopes a 8 de Dezembro de 2010 às 15:47

Pessoal porquê isto tudo? Não seria melhor que em vez de andarem a discutir qual é a melhor cidade, se unissemos todos para que o nosso distrito de Portalegre se desenvolve-se?!
As cidades de Elvas e Portalegre nos Censos de 2001 tinham os mesmos habitantes, é um facto. Eu conheço bem Elvas, tal como conheço Portalegre, e cada cidade tem as suas características boas e más. Elvas está bastante desenvolvida, é verdade e ninguém pode dizer que não, porque isso está à vista de todos, e os Portalegrenses deviam orgulhar-se de ter uma cidade no distrito como Elvas, em mais nenhum distrito do Alentejo isto acontece, vejamos... em todos os distritos há a capital de distrito que é a maior cidade e mais desenvolvida e as restantes cidades são cidades com 7/8/9 mil habitantes. O Distrito de Portalegre tem 2 grandes cidades do Alentejo, Elvas e Portalegre, que são conhecidas internacionalmente. Portalegre no entanto está também em desenvolvimento, o único que se passa diferente de Elvas, é que a Câmara de Portalegre não tem tanto dinheiro para investir como tem a Câmara de Elvas, sendo a 7ª mais rica do país e a menos endividada do país, Portalegre apenas se tem parado um bocadinho no tempo, não investe no desenvolvimento da cidade o suficiente. Elvas pelo contrário todos os dias tem coisas novas e está com um desenvolvimento extrondoso, mas acho que isso deveria ser um orgulho para todos os Elvenses e Portalegrenses, porque no fundo somos todos do mesmo distrito, o distrito não é Portalegre, somos todos nós, Portalegre é apenas o nome do distrito, mas não é por isso que Portalegre tem mais mérito que Elvas, ou Elvas mais mérito que Portalegre, o que se passa é que Elvas beneficia de estar na principal fronteira portuguesa e de ser uma cidade turística com forte desenvolvimento e uma capacidade hoteleira superior à do distrito todo junto, são factos verdadeiros, tem mais património para apresentar aos seus visitantes, mas Portalegre não tendo tanto património para apresentar aos visitantes, pode investir noutras coisas. Vi aqui Portalegrenses, quase que a desejar que Elvas não fosse eleita património mundial, porquê? Se todos pensarmos bem no assunto, se Elvas for eleita património mundial, não leva só o nome de Elvas pelo mundo, leva também o nome do distrito de Portalegre, e é nisso que temos que pensar! O distrito de Portalegre está a perder muita população, a população que temos está envelhecida e visto que o governo não quer saber do interior para nada, temos que ser nós a fazer para que o nosso distrito se torne melhor e mais atractivo! Elvas futuramente vai beneficiar de ser uma eurocidade em conjunto com Badajoz, ou seja o nosso distrito terá uma cidade com cerca de 200 mil habitantes, feita da união de Elvas e Badajoz. Isto é bom para Elvas e para Portalegre e também para a cidade de Badajoz. Portalegre com a Eurocidade Elvas/Badajoz beneficia de poder vir a ter bastantes mais serviços. Esperemos que no futuro o TGV sempre seja construido em Elvas para que possa trazer menos desemprego ao nosso distrito, para que o nosso distrito seja um exemplo para todos os outros! A taxa de desemprego de Elvas e Portalegre é indentica. São as 3 cidades do distrito que concentram o maior numero de desempregados: Portalegre, Elvas e Ponte de Sôr. Elvas e Portalegre tem cerca de 1.150 desempregados cada uma delas, enquanto que Ponte de Sôr ronda as 1.000, mas é normal, Ponte de Sôr tem menos 4 ou 5 mil habitantes que Elvas e Portalegre.
O distrito de Portalegre é demasiado pequeno, para que haja estas rivalidades entre 2 grandes cidades como Elvas e Portalegre, são os maiores pólos populacionais do distrito que tem os mesmissimos habitantes! Temos é que pensar em nos unirmos todos para travar os problemas do nosso distrito e não andar para aqui a criar rivalidades entre duas cidades, porque no fundo quem se ri com isto tudo são os distritos de Évora e Beja.

Cumprimentos a todos os Elvenses e Portalegrenses! 


De Anónimo a 8 de Dezembro de 2010 às 19:14

VOCÊ TEM MUITA RAZÃO, NÃO FAZ SENTIDO NENHUM ESTA RIVALIDADE RIDICULA. MAS QUEIRA-ME SÓ FAZER UM REPARO NO SEU TEXTO...OU MELHOR..ESSE REPARO GOSTARIA QUE FOSSE VOCÊ A FAZE-LO PARA SI...CONSULTE LÁ O VOLUME DE DINHEIRO INVESTIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTALEGRE NOS ULTIMOS ANOS E COMPARE LÁ COM O VOLUME DE DINHEIRO INVESTIDO POR ELVAS....CONSULTE ISSO. NÃO REPARE SÓ NO PIDDAC AO QUAL ELVAS TEM SIDO PRIVILIGIADA, MAS CONSULTE OS PROJECTOS DE INICIATIVA MUNICIPAL E PRIVADA, DO QREN E OUTROS....QUANDO REPARAR NO QUE LHE QUERO DIZER, VAI CONSTATAR ALGUNS FACTOS. SE O SENHOR PEDRO LOPES CONSULTAR SÓ O INVESTIMENTO DO PARQUE DA FUNDAÇÃO ROBINSON VAI DEPARAR-SE COM UMA QUANTIA UM POUCO ASTRONÓMICA QUE PROVAVELMENTE NÃO ESTAVA A CONTAR.
AGORA DIGA-ME SÓ UMA COISA, O QUE É QUE PARA SI "O DESENVOLVIMENTO"? CONSTRUIR AVENIDAS DE MEIA TIJELA? CAMPOS DE RELVA SINTETICA, PRAÇA DE TOIROS COBERTAS?...DIGA-ME, ISSO JÁ LHE DEU EMPREGO? QUANTOS POSTOS DE TRABALHO FORAM CRIADOS EM ELVAS? ACHA QUE ELVAS SE DESENVOLVE QUANDO CONTINUA A PERDER POPULAÇÃO? OUTRA COISA, QUE LHE VOU DIZER E ATREVO-ME A DIZER ISTO EM NOME DOS  PORTALEGRENSES PORQUE OS CONHEÇO. ELES NÃO TEM QUALQUER TIPO DE RIVALIDADE COM ELVAS (PODENDO HAVER AQUI UM OU OUTRO COMO CASOS RAROS), MAS O QUE VEJO É PRECISAMENTE O CONTRÁRIO, MUITOS DELES ATÉ DESCONHECEM ESTE ÓDIO DOS ELVENSES E FORA AQUELES QUE SIMPLESMENTE NEM TEM QUALQUER OPINIÃO FORMADA SOBRE ELVAS, ELES TORCEM PARA QUE ELVAS SE DESENVOLVA. VERIFICA-SE EM QUEM DECIDE E EM DETERIMADOS BASTIDORES DA DECISÃO PUBLICA DISTRITAL SEDEADOS NA CAPITAL, QUE ATÉ TEM PRIVILIGIADO ELVAS E NÃO MUITOS OUTROS CONCELHOS. (ACHO POR EXEMPLO QUE PONTE DE SOR DEVERIA SER MUITO MAIS PRIVILIGIADA E NÃO É).  RECORDO-ME POR EXEMPLO DE VER O PRESIDENTE DA CÂMARA DE PORTALEGRE A FAZER DECLARAÇÕES PUBLICAS DEFENDENDO O TGV NO CAIA, DA MESMA FORMA QUE ME RECORDO DE DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DE ELVAS A MANIFESTAR ÓDIO CONTRA PORTALEGRE. A RIVALIDADE E ÓDIO É SEMPRE MANIFESTADA PELO ELO MAIS FRACO, OU SEJA, POR AQUELE QUE TEM INVEJA....DA OUTRA PARTE SIMPLESMENTE IGNORAM. VIVA PORTALEGRE, ELVAS, PONTE SOR, MARVÃO, ETC.


De Anónimo a 8 de Dezembro de 2010 às 20:14
E OUTRO EXEMPLO...O PLANO RODOVIÁRIO NACIONAL PRETENDE UNIR TODAS AS CAPITAIS DE DISTRITO DO PAÍS, TENDO O GOVERNO APRESENTADO O ESTUDO PRÉVIO DA AE DE PORTALEGRE QUE CONSTA NA LIGAÇÃO DA A23 (NÓ DO FRATEL) - CIDADE DE PORTALEGRE-ATÉ À A6 EM ESTREMOZ. OS DE PORTALEGRE NÃO QUEREM A AUTOESTRADA COM ESTE TRAÇADO, DIZENDO QUE ELA DEVERIA BENEFICIAR MAIS O DISTRITO, LIGANDO A ELVAS E NÃO A ESTREMOZ. E SABEM O QUE ELES QUEREM COM ISSO??? QUEREM QUE O INVESTIMENTO NÃO FUJA PARA ÉVORA E SE FIXE PELO DISTRITO DE PORTALEGRE. ESTÃO A BATER-SE POR ISSO, PORQUE PREFEREM O DESENVOLVIMENTO DE PORTALEGRE E ELVAS EM VEZ DO DESENVOLVIMENTO DE ESTREMOZ E ÉVORA. VEJAM SÓ A IMPORTÂNCIA QUE SERIA SE ELVAS TIVESSE ALEM DA A6, UMA OUTRA AUTOESTRADA LIGANDO AO NORTE DO PAÍS!!! VEJAM BEM A POTENCIALIDADE DISTO! MAS CLARO QUE EM ELVAS  NINGUEM QUER AJUDAR O DISTRITO, NÃO SE MOVIMENTAM JUNTAMENTE COM PORTALEGRE, PORQUE PREFEREM ABDICAR DE UMA ENORME POTENCIALIDADE SÓ PARA QUE PORTALEGRE NÃO BENEFICIE DELA.
SE ALGUM DIA DEREM ALGUMA ESMOLA A ELVAS  NA CONDIÇÃO DE O DAREM TAMBEM A PORTALEGRE, OS DE ELVAS PREFEREM MORRER À FOME, SÓ PARA QUE PORTALEGRE POSSA SER PREJUDICADA! TAMANHO O SEU ÓDIO....E PORQUE ESSE ÓDIO??? ISSO É QUE NÃO ENTENDO... POR AMOR DE DEUS, O CONCELHO DE ELVAS JUNTA-SE AO DIABO DE ÉVORA QUE A IGNORA E LHE ROUBA O PROTAGONISMO TODO NA LIGAÇÃO DE LIBOA A MADRID PELO TRAÇADO DA A6...E COSPE NA MÃO DA CIDADE QUE A AJUDA, REPARTINDO MUITO DO QUE TEM, PARA QUE POSSA TAMBEM HAVER ALGUMA COISA EM ELVAS. NÃO CONHECO OUTRAS CAPITAIS DE DISTRITO A PARTILHAR DA MESMA FORMA COMO PORTALEGRE O FAZ COM ELVAS. ISTO TUDO DEMONSTRA COMO OS ELVENSES SÃO AUTODESTRUTIVOS, IGNORANTES E ALIMENTAM UM ÓDIO RIDICULO QUE SE VIRA CONTRA ELES PRÓPRIOS. ALGUEM ME EXPLIQUE ISTO?


De PedroLopes a 9 de Dezembro de 2010 às 19:50
É verdade que a cidade de Portalegre em relação às demais capitais de distrito do nosso país, está bastante esquecida. Seria óptimo que  Elvas e Portalegre estivessem unidas por uma autoestrada. Mas de uma coisa todos os temos que orgulhar, as cidades de Elvas e Portalegre em desenvolvimento, fazem ver muito aos restantes distritos do Alentejo! Évora é sempre a privilegiada em tudo por ser a maior cidade do Alentejo, normal... as outras como Beja, Portalegre e Elvas não são maiores porque as grandes marcas só investem em Évora e o governo igual! Acredita que muitos comentários de elvenses aqui são repugnantes e até me dá vergonha, felizmente que sei que existem bastantes pessoas sérias em Elvas e sabem a importância que Portalegre tem. Elvas e Portalegre apenas tem que se juntar para desenvolver o nosso distrito, sendo os maiores pólos populacionais do mesmo! São os dois únicos concelhos do distrito que ultrapassam os 20 mil habitantes! Nós aqui em Elvas também preferimos que a Autoestrada seja Portalegre-Elvas e não Portalegre-Estremoz, porque aí já estão a beneficiar o distrito de Évora e nós queremos desenvolver é o nosso! Eu acho que seria uma brilhante ideia criar-se a Associação para o Desenvolvimento do Distrito de Portalegre, assim como existe a Associação para o Desenvolvimento da Eurocidade Elvas/Badajoz, que se esta eurocidade for para a frente será bom tanto para Elvas como para Portalegre e todo o nosso distrito. Assim como a eleição de Elvas a Património Mundial, será bom para todos, não somente para Elvas, todos temos que nos orgulhar de Elvas ser uma cidade de referencia a nível turístico. Vamos todos, JUNTOS, lutar por um distrito melhor e sem rivalidades absurdas! 


Já agora para quem esteja interessado:
"MARIZA LANÇA NOVO ÁLBUM NO ALENTEJO
DIA 15 DE ABRIL DE 2011 PELAS 21.30H
NO COLISEU DA CIDADE DE ELVAS."


Será um concerto memorável, Mariza pela segunda vez em Elvas. 


ELVAS E PORTALEGRE, juntas por um distrito melhor!


De Elvense a 10 de Dezembro de 2010 às 02:08
"Os preços mais baixos levaram cerca de 200 famílias espanholas a comprar uma moradia ou apartamento na cidade de Elvas desde o início da década. Mas foi, sobretudo, nos últimos dois anos que a situação se acentuou. É que durante este período, segundo as imobiliárias da cidade alentejana, o mercado imobiliário espanhol inflacionou quase 100 por cento. Um apartamento com 90 metros quadrados, com mais de uma década de uso, chega a custar 200 mil euros em Badajoz. Uma casa a estrear com um área maior, na ordem dos 120 metros quadrados, custa menos 50 mil euros em Elvas.
As Vilas Aqueduto são um pequeno exemplo daquilo que se passa na cidade alentejana. João Pinheiro, agente imobiliário diz ter vendido, só neste empreendimento, cerca de 70 apartamentos a espanhóis.
*proximidade com os locais de trabalho, os preços mais baixos e uma melhor qualidade na construção das casas são alguns dos motivos que levam ‘nuestros hermanos’, na maioria casais jovens, a mudarem-se para Elvas.

"Os preços das habitações são mais em conta e a qualidade da construção é mais elevada. Foram dois motivos que pesaram na decisão da família", diz Vanessa Dominguez, de 26 anos, ao CM."



SITE DA NOTICIA:
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000228-0000-0000-0000-000000000228&contentid=5C9ACAAE-6A5B-4483-A737-CAC99180F0E6


De Anonimo a 24 de Dezembro de 2010 às 02:56
Em noticia hoje divulgada pelo INE sobre censos demográficos tenho-vos a informar que o nosso distrito voltou a perder habitantes entre 2008 e 2009. O distrito de Portalegre tinha em 2005 cerca de 120 mil habitantes e em Dezembro de 2009 tinha cerca de 115 mil, ou seja menos 5 mil habitantes.
De todos os concelhos do distrito, não houve nenhum que regista-se aumento da população, o que menor população perdeu foi o concelho de Campo Maior. Entretanto o concelho que registou maior perda de população foi o Concelho de Portalegre que perdeu 246 habitantes entre 2008 e 2009, seguidamente o concelho de Elvas que perdeu 176 habitantes entre 2008 e 2009 e logo a seguir o concelho de Ponte de Sôr que perdeu 96 habitantes entre 2008 e 2009. No que diz respeito à faixa etária entre os 0 e os 14 anos o concelho que lidera com maior número de jovens é o concelho de Elvas com 3.400 jovens nessa faixa etária, seguido do concelho de Portalegre com 2.700 jovens e logo depois o concelho de Ponte de Sôr com 1.500. Na faixa etária dos 14 aos 20 anos é também o concelho de Elvas que lidera com cerca de 6.200 jovens, seguido do de Portalegre com cerca de 5.600 jovens e depois Ponte de Sôr com 3.900. Na faixa etária dos 50 aos 100 anos o concelho de Portalegre e Elvas estão nos mesmos patamares com cerca de 11.000 pessoas nessa faixa etária ambos os concelhos, seguido do de Ponte de Sôr com cerca de 7.500.

O Alentejo também perdeu população, em 2001 tinha cerca de 770 mil habitantes e actualmente tem cerca de 750 mil habitantes, o que significa que perdeu cerca de 20 mil habitantes. O concelho de Evora não foi excepção, tinha em 2001 cerca de 55 mil habitantes, tendo agora cerca de 52 mil.

O nosso alentejo vai de mal a pior! Se agora é assim, como será o futuro negro que se aproxima.


De MeuAlentejo a 24 de Dezembro de 2010 às 03:01
Nem quero pensar nesse futuro negro que aí vem.
O nosso distrito a perder 5 mil habitantes a cada 10 anos que passam, não tarda viveremos num distrito com pouco mais de 70 mil habitantes, onde as únicas cidades que haverá com "C" grande serão Portalegre e Elvas e que mesmo assim viveram um futuro com encerramento de empresas, serviços e muito mais! O que será feito do nosso distrito daqui a 50 anos?! Existirá?! O Governo não presta a mínima preocupação com o Distrito de Portalegre ou interior Alentejano. É por essas e por outras que eu sou a favor da regionalização!!


De Anonimo a 6 de Dezembro de 2010 às 16:36

Olha meu grande burro pastor de cabras na serra de são mamede, tudo isso que referis-te que a Câmara de Portalegre fez, foi tudo aquilo que já foi feito em Elvas e com muito maior qualidade, e a Câmara continua rica como sempre!!!! ÉS MESMO BURRO, PASTOR DE CABRAS DA CIDADE FANTASMA DA SERRA!! VEJAM SE PAGAM AO JULIO IGLESIAS!!


De João a 6 de Dezembro de 2010 às 20:35
Infelizmente a nossa cidade não esta endividada, mas é a pasmaceira total. O protagonismo está todo na capital do distrito. Eles tem a camara endividada, mas ao menos vão amealhando tudo o que é projectos de interesse, nós por ca vamos vivendo numa cidade que este Rondão de merda está a transformar em aldeia.


De Elvense a 7 de Dezembro de 2010 às 16:20
Nota-se a léguas que és Portalegrense! Vai pastar pá!!


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs