Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sábado, 30 de Janeiro de 2010

Teoria da conspiração ou realidade? Elvas vs Portalegre

 

Há quem culpe tudo e todos pela falta de desenvolvimento de Elvas e vá disparando em todas as direcções. Vamos a factos.

 

 

1 – O antigamente

Elvas dada a sua localização sempre teve uma vida muito especial. Por um lado os militares davam uma grande vida à cidade e depois a agricultura que à custa de uma mão-de-obra quase escrava. A juntar a isto a vizinhança de Badajoz dava um contributo apreciável ao comércio em particular e à cidade em geral. E assim se foram passando décadas e décadas. Melhor ou pior ia-se vivendo. A cidade era animada, tinha uma vida nocturna bastante agitada e o dinheiro ia circulando.

Portalegre nesta mesma época vivia fundamentalmente à custa do funcionalismo inerente à capital de distrito e ao operariado. Era uma sociedade extremamente bipolarizada: uma classe mais abastada por um lado em contraste com o resto da população pobre. O comércio era pouco desenvolvido e a cidade cinzenta e meia morta. Tinha nessa época um Liceu Nacional onde todos os elvenses que queriam continuar a estudar eram obrigados a ir.

Por essa época Elvas tinha entre o 2 e 5 mil habitantes a mais.

 

2 – O passado recente

Com o advento do 25 de Abril tudo deu uma grande volta. Se Portalegre já tinha muita influência mais passou a ter. O funcionalismo aumentou de uma maneira desmesurada. Eles eram Direcções Distritais disto e daquilo, eram as sedes distritais deste ou daquele organismo, eram os bancos com as direcções distritais, eram os comandos das forças de segurança, Governo Civil, etc. etc.

Ao mesmo tempo que Portalegre aumentava, Elvas foi encolhendo. Veja-se os casos dos militares. Não sei se alguém se recorda, mas Portalegre teve um Destacamento de Portalegre do Regimento de Infantaria de Elvas. Enquanto não transformaram o dito destacamento em Regimento de Infantaria de Portalegre não descansaram. Enquanto isto a guarnição dos quartéis em Elvas ia decaindo com o fim da Guerra do Ultramar, até se finar por completo. Já em Portalegre o Regimento de Infantaria se transformava em Escola da GNR (não sei bem o nome). Mas mesmo assim continuavamos em frente porque ainda tínhamos uma fronteira que gerava muitas receitas e empregava muita gente com um poder de compra alto. Também isto acabou com a nossa entrada na CEE.

A agricultura definhava, o comércio começava a dar sinais de colapso e o que ia mantendo a cidade de pé ainda era o funcionalismo público. Industria sempre andou arredada da cidade por conveniência dos agricultores em não perderam a mão-de-obra barata.

 

3 - O presente

O presente pouco ou nada se modificou em relação ao passado recente e o que se alterou foi sempre a favor de Portalegre. Eis alguns exemplos.

3.1 – Todos os organismos “residentes” em Portalegre foram reforçados e aumentados.

3.2 – Aquilo que era o Magistério Primário e a Escola de Enfermagem, transformou-se no Instituto Politécnico de Portalegre com um sem número de escolas superiores. Veja-se até o caso recente da Escola Superior de Turismo e Hotelaria que acabou por assentar arraiais em Portalegre quando fazia todo o sentido vir para Elvas, já que esta cidade é detentora de um número de camas em estabelecimentos hoteleiros superiores ao resto do distrito junto. Mas não, o lobi continuou a funcionar. Como ontem aqui disse deram-nos como esmola a ESAE.

3.3 – Sobre a saúde todos sabemos o que se está a passar. O Hospital de St. Luzia não é fechado, mas vai sendo esvaziado progressivamente de competências. Um dia estaremos perante um caso consumado de esvaziamento total. Para consolidar a minha ideia vejam-se as declarações do deputado Cristóvão Crespo e está tudo dito.

3.4 – O PIDAC é mais um exemplo como a capital do distrito faz pressão. A pretexto de que as verbas do PIDAC são sempre maiores em Elvas, Portalegre quer compensações. É demagogia pura, já que a maioria destas verbas se destinam as obras de âmbito nacional (TGV) e não para a cidade propriamente dita. Mas por lá isso não interessa.

 

4 – Considerações finais   

 

Muita gente em Elvas e alguns analistas vieram nestes últimos dias a chorar baba e ranho devido às estatísticas que tinham saído sobre a riqueza e poder de compra das várias cidade do Alentejo. Caros amigos, lamento dizer, mas a maioria não sabem ler uma estatística e de números pouco entendem. Leiam o que anteriormente escrevi e tirem-se conclusões. Mas eu explico.

Elvas tem actualmente menos 2 ou 3 mil habitantes que Portalegre. E quem é essa gente a mais? São precisamente todos aqueles que engordam os vários organismos públicos e que têm um poder de compra maior que o resto da população. Assim sendo, a média aritmética lida a frio dá resultados quem impressionam os mais incautos. Estes resultados têm que ser lidos não na totalidade mas sectorialmente e por classes sociais. O mesmo é válido para a comparação com Évora e Beja. Se Évora ainda é possuidora de alguma riqueza, Beja não passa de uma “aldeia” grande com toneladas de funcionalismo. Tirem destas 3 cidades todos os organismos inerentes a uma capital de distrito e depois comparem. Iriam ter uma surpresa.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 22:54
Link do post | Comentar | favorito
252 comentários:
De Joao a 20 de Março de 2010 às 19:44
"Tomara muitas cidades ter o desenvolvimento que elvas tem"!!!!!!!!!!!!!! Eu gostaria de saber...QUAIS????! sinceramente nao estou a ver nenhuma cidade que seja inferior a elvas em desenvolvimento


De sonic a 31 de Março de 2010 às 21:51

Ai nao tas a ver
entao olha  
Monforte
Estremoz
Alandroal
Campo Maior
Crato


De Anónimo a 4 de Outubro de 2010 às 16:15
Ve-se mesmo que es um camponio burro, isto é, um elvense. Dessas que enumeraste so uma é cidade, Estremoz. Nao vejo em que aspecto Estremoz é inferior a Elvas em desenvolvimento. Estremoz tem a industria dos marmores, é muito desenvolvida na produçao de vinhos, tem muito mais empresas que elvas, esta mais cuidada e preservada no patrimonio e é mais turistica. O que ha em elvas???? Que empresas existem???? Nada. E depois fala-se dos serviços publicos que dao mais emprego nas cidades capitais de distrito. Se tirassem os serviços publicos em elvas, nao sei o que seria dessa vila raiana. 


De sonic a 14 de Outubro de 2010 às 17:02

Epá  ó filho da puta
Tu tas a ver o sol e a terra  ???
 Pronto Elvas é o grande Sol  e estremoz a terrazita


De Anonimo a 24 de Outubro de 2010 às 21:49

Ve-se mesmo que és de Estremoz, maniento. Estremoz é uma cidade pequena que tem 7.000 habitantes, e desenvolvimento é zero. Tem inveja de Elvas, só pode. Elvas é uma cidade com 20.000 habitantes onde existem neste momento 3 zonas industriais com várias multinacionais. :)


De Elvense a 1 de Abril de 2010 às 21:00

Mas o meu amigo é parvo ou faz-se? Você é cego?? Acha que Elvas está pouco desenvolvida? Monforte sim, não tem desenvolvimento nenhum! Elvas tem neste momento 2 zonas industriais (e grandes para sua informação), Monforte apenas tem um pequeno Ninho de Empresas. Os habitantes do concelho de Monforte tem que se deslocar a Elvas a nível de IEFP, porque pertencem ao CENTRO DE EMPREGO DE ELVAS, uma vez que Monforte não tem! Temos um Coliseu com 6.500 lugares onde há corridas do mais alto nível, e concertos marcantes, e onde no inverno está a maior pista de gelo de Portugal. A nível de Economia, a cidade de Elvas é a 7ª mais rica do pais e a menos individada do país. Temos grandes avenidas em torno da cidade, grandes bairros periféricos, num estudo realizado, Elvas está classificada como a 12ª melhor cidade de Portugal para se viver, enquanto que a capital de distrito, Portalegre, aparece no lugar 37º. Elvas alberga neste momento mais habitantes que a cidade de Portalegre, e mais comércio que a mesma. O Centro Histórico está convertido num centro comercial aberto, onde existe um parque de estacionamento subterraneo com capacidade para quase 500 carros, enquanto no distrito não há mais nenhum desta dimensão. Elvas é a cidade que tem mais agências bancárias, depois de Évora no Alentejo. Portanto, se o Sr. não gosta de Elvas, o problema é seu, agora não venha para aqui difamar e ofender os habitantes desta cidade e deste concelho. Ninguem tem culpa que Monforte não passe de um pontinho negro no mapa de Portugal, escrito em letra pequena. Portanto dê-se ao respeito, se quer ser respeitado! ;)


De Anónimo a 4 de Outubro de 2010 às 16:06
Este elvense diz que elvas tem mais habitantes que Portalegre. So poderia ser um comentario de 1 de Abril!!!! Ou deve tar a sonhar, ou esta confundindo o numero de pessoas com as moscas, que nesse aspecto sim, deve haver mais na vila cigana.


De Elvense a 10 de Outubro de 2010 às 19:55

Olha meu amigo anónimo, em 2001 Elvas albergava 15.115 habitantes e Portalegre 1.238! Neste momento Elvas alberga cerca de 18.500 habitantes, enquanto que Portalegre se fica pelos 16.800 habitantes. Elvas vai albergar novamente o Consulado Honorário de Espanha, que terá poder nos Distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre e Castelo Branco! Portalegre tiram-lhe o Instituto Politécnico e fica uma vila como Monforte, às moscas. Segundo o PEC, prevê 2 grandes cidades para o Alentejo, Évora e Elvas. Portalegre é neste momento capital de distrito somente por nome e nada mais. É pena que neste distrito hajam cidades e vilas como Monforte e Portalegre, nojissimos, sem qualquer património histórico ou algo a nível de turismo! Enquanto Elvas tem 7 hoteis, Portalegre fica-se por 1 ou 2. Portalegre é simplesmente uma cidade que tem inveja de Elvas, por Elvas ser conhecida muito mais que Portalegre! Ciganos? sim há bastantes em Elvas! Todas as cidades os teem. Não são pessoas como as outras? ou passamos agora ao racismo?! Eu vivo em Elvas há muitos anos e ainda nunca nenhum cigano me fez mal! Se não lhe disserem nada, eles também não dizem nada a ninguem! Só que o mal de pessoas como voce, é que não tem respeito pelos outros! Acham que o mundo ronda em torno de voces! Abafem-se mas é! É pena que a realidade seja assim, o Distrito de Portalegre é representado por ELVAS e não pela cidade capital, que de capital não tem absolutamente NADA. Tal facto é, que é a cidade capital de distrito, mais pequena do país! FINISH.


De Anónimo a 13 de Outubro de 2010 às 20:45

Mas como é que Elvas que tinha os tais 15 mil habitantes em 2001, agora de repente já tem 18500 ?????!!!!!! De onde vieram eles???!!!! Estamos a falar de mais 3500 habitantes!!!! Segundo os censos verdadeiros do país, Elvas é dos concelhos que mais perde população!


 



De Anonimo a 24 de Outubro de 2010 às 21:51

Segundo dados confirmados pelo INE de Espanha, foram viver para Elvas desde 2006 cerca de 200 familias espanholas. Podes começar a ver de onde vieram os 3.500..


De Anónimo a 25 de Outubro de 2010 às 19:42
Hahaha!!! Espera por fazerem os novos censos do INE em Elvas e vais ter uma Surpresa!!!!! 200 familias Espanholas!!!! Hahahaha...essa é boa!!!


De Elvense a 31 de Outubro de 2010 às 19:20

http://dunazulx.spaces.live.com/blog/cns!E3F29B1545515506!3011.entry?sa=684919917 (http://dunazulx.spaces.live.com/blog/cns!E3F29B1545515506!3011.entry?sa=684919917)

Vê com os teus olhos :)


De Anónimo a 1 de Novembro de 2010 às 20:20

Fui ver! Tou a rir, ao mesmo tempo que admirado com o absurdo da sua ignorância na interpretação dos factos!!! Enfim, também não é de estranhar muito, porque esses absurdos são tipicos dos elvenses! Diz que nos utlimos anos, os espanhóis tem comprado casas em Portugal, sobretudo nas zonas raianas e que em Elvas compraram 200!!! E????? Aposto que até na vila de Arronches, foram vendidas 200 casas, se não mais! E agora, com isto Elvas, deixou de ter 15mil habitantes e neste momento tem mais???!!! Hahahaha...Meu amigo, se Elvas tinha 15mil habitantes nos ultimos censos do INE (2001), agora deverá ter (numa estimativa optimista) uns 5 mil habitantes a menos! Por favor, alguém que explique a este senhor, a realidade da desertificação do interior. Até se pode verificar no ritmo de construção de casas aqui em Elvas que não é relevante em comparação com as restantes cidades do interior com mais de 10 mil habitantes e tem-se verificado um grande fracasso para as imobiliarias que aqui tem apostado. É ruinoso não só para alguem que aqui queira investir nessa área como tambem o é para a própria cidade. Fizeram-se algumas urbanizações nos ultimos anos, para os habitantes de Elvas trocarem de casa, fugindo do conspurcado centro histórico que está cada vez mais desabitado,


De Anónimo a 1 de Novembro de 2010 às 20:59

O Bruno Nogueira um dia, deu uma graçola num Talk Show, dizendo assim -"HOJE EM DIA, JÁ NINGUEM SE ATREVE A USAR UM KISPO VERMELHO, OU COMPRAR UMA CASA EM ELVAS SE QUIZER PASSAR FÉRIAS NO CAMPO, PARA DEPOIS NAO SEREM GOZADOS OU ACUSADOS DE SEREM PEDÓFILOS!!!..É QUE JA NEM DÁ PARA POR OS PÉS EM ELVAS COM O TIPICO ARGUMENTO QUE SE ESTÁ A IR A BADAJOZ COMPRAR CARAMIELOS, SERÁ SEMPRE TUDO MUITO SUSPEITO E NÃO FICA BEM!!! Hahahahahaha...HAHAHAHAH...Bruno, és GRAAANDEEE!!!! ...Continuando..." HOJE A PALAVRA "ELVAS" E SOBRETUDO A PALAVRA "CASA EM ELVAS" ESTA ASSOCIADO NA MENTE DAS PESSOAS À PEDOFILIA E AO BIBI"!!!!!!


De Eu a 2 de Novembro de 2010 às 15:42

Tu la sabes panascas de portalegre a casa de elvas era onde o bibi te comia o olho.
Vão mas é pastar cabras para a serra de s. mamede que nem à serra dão nome.
Palhaço!


De TODA A VERDADE a 5 de Julho de 2011 às 15:26
SAIRAM OS RESULTADOS DOS CENSOS 2011 !!!!!!!!! ELVAS PERDEU IMENSA POPULAÇÃO, COMO ERA MAIS QUE PREVISIVEL. O CONCELHO DE ELVAS, AGORA SÓ JÁ TEM 23087 HABITANTES!!! PAREÇE QUE A TAL ILUSÃO DA GRANDE CIDADE QUE JA ERA MAIOR QUE PORTALEGRE PASSOU DE UMA FÁBULA CAMPESTRE RONDÓNICA A UMA ANEDOTA!!!


De Anónimo a 14 de Outubro de 2010 às 23:45

Esclarecimentos às questoes referidas pelo elvense:

Portalegre é pequeno, mas comparar-se com Elvas??!! Francamente!!! Lamentavel tambem essa medição de forças com Monforte. É uma vila pequena, mas nao menos prestigiada que Elvas e é digna de merecer todo o respeito.

Em Elvas ha um coliseu, mas é em Portalegre que vem todas as companhias de teatro, musica, dança, etc. Não há praticamente dia e noite que não decorra um grande espectáculo no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre.

A nivel de economia, Elvas é das mais ricas??! Ok e eu sou o Pai Natal!!! A economia de Elvas resume-se à rua de alcamim com meia duzia de lojas obsoletas, aos trabalhadores da camara e pouco mais! Não há empresas em Elvas!!! Tambem não acredito que algum dia, uma boa empresa ai se queira fixar, enfim...espero que me engane.

Tem grandes avenidas??! Sim, tem uns metros de estradas à volta da muralha com palmeiras...e sao bem feias! Que mau gosto!!!

Tem grandes bairros perifericos??! Vejo dois ou tres mamarrachos, barracas e algumas vivendas na cidade jardim e revoltilho. Elvas é minuscula e muito desordenada.

Isso é dos melhores sitios para se viver??!! Só se for para pessoas masoquistas!

Mais habitantes em Elvas??!! Segundo os ultimos censos, o concelho de Portalegre tem cerca de mais 3 mil habitantes (numa area territorial inferior), mas uma maior diferença na área urbana (os censos não contam a ampliaçao contigua da cidade de Portalegre que se estendeu a outras freguesias, caso dos bairros a norte e sudeste, já dentro das freguesias de R.Nisa, Reguengo, Urra). Não contando que grande parte da população que vive e trabalha durante o dia em Portalegre, tem como residências nocturnas os cocelhos limitrofes! Veja os verdadeiros censos. Esses censos apresentados por Elvas, são falsos!

Mais comércio em Elvas??!! Veja, por exe. a dimensão da rua direita e rua 5 de outubro em Portalegre e compare-as com a rua de alcamim! Veja a quantidade de hipermercados e centros comerciais em Portalegre. Está projectado tambem o city shopping (o primeiro shopping de grandes dimensões a ser construido no Alentejo). Elvas só tem um lidl e um intermarché (os dois estão sempre às moscas) e na estrada do caia existe um modelo pequeno!!! Os hipermercados em Portalegre estão sempre cheios, vindo pessoas de todo o distrito e da vizinha Espanha.

Mais hotéis??! Só o empreendimento turistico do grupo Pestana, em 470 ha de área a sul da cidade de Portalegre, é um projecto para a construção de uma cidade turistica, maior que a cidade de Elvas inteira!!! Estão tambem projectados vários hotéis pela cidade de Portalegre. Já foi inaugurado o Congress Hotel São Mamede e arrancou há dias a construçao do Hotel Rossio, muitos mais já estao projectados e em estudo.

Parque de estacionamento subterrâneo?!!! Hahaha...bem, se isso é sinónimo de desenvolvimento, informo que na cidade Portalegre não há um, mas sim vários!

Mais agencias bancárias em Elvas???!! O senhor nao deve sair de casa, certamente! Não ha nenhuma agência bancaria em Elvas que nao exista em Portalegre, na diferença que em Portalegre existem como sedes regionais bancarias (de maiores dimensões) e existe muitos mais bancos, que Elvas provavelmente nem conhece! 

Só lamento a actual crise que está a prejudicar os vários investimentos privados em Portalegre, porque ai iria ver o que era a diferença abismal de um concelho para o outro.

Concluindo, aconselho o senhor elvense a sair de casa, visitar o mundo e perceber que reside numa pequena aldeia. Deveria ser mais inconformado com a falta de desenvolvimento no seu concelho!

Saudações para os elvenses



De Elvense a 24 de Outubro de 2010 às 21:56

Então deixa-me avisar que Elvas tem a 1ª Caixa de Crédito Agricola do país! Elvas tem 2 Agências Bancárias da Caixa Geral de Depositos, Portalegre tem apenas 1.
Elvas tem ainda 2 agências da Caixa de Crédito Agricola, 2 agências do Millenium BCP, 1 do Montepio Geral, 1 do BBVA, 1 do BPI, 1 do BANIF, 1 do Barclays, 1 do Banco Popular, ou seja: Elvas alberga 12 agências bancárias. Mas eu tenho mais que fazer do que discutir com um Portalegrense que acha que Portalegre é a capital do Alentejo e não passa de uma serra com um hospital dos malucos e meia duzia de habitantes, em que não sabem o que é viver numa cidade em crescimento.,


De Anónimo a 25 de Outubro de 2010 às 18:34

O Senhor Elvense ou é Burro ou é so Camponio mesmo!!! Deixe-me informa-lo que eu conheco demasiado bem Elvas. mais do que vc julga (ate porque de momento estou a residir aqui) E sei o que ha aqui e o que nao há. Em relação aos bancos (parabens elvas, tem agencias bancarias!!!, pena que os elvenses nao tenham dinheiro para o por la!!!! - Segundo um estudo, elvas é dos concelhos com menor poder de compra!) Nao venha para aqui pavonear a ridicula delegacão da CGD em elvas e chamar a "2 delegação da CGD" a uma Caixa multibanco!!!! que absurdo!!! Quanto a essas delegações bancarias que referiu. Diga-me la uma que nao exista em Portalegre!!! Quer que eu agora enumere aqui uma lista dos bancos em Portalegre! Nao me faça cair mais no ridiculo, do que tar aqui a comparar parvoices! Quer comparar o estatuto de uma capital de distrito com o seu concelho, so nesse aspecto??? O que existe aqui em elvas é o que existe em qualquer lugar do pais. Nota-se que nao ve a aldeia onde esta a viver. Sera que o senhor nao sai do campo????!


De Elvense a 28 de Outubro de 2010 às 16:12

Quanto à questão de Elvas ter 2 agências da CGD, esse facto confirma-se claramente se te dirigires ao site da CGD e ves que existe a Agência da CGD Elvas no centro histórico e a Agência CGD Piedade na zona da cidade-jardim. :) Eu realmente vou muitas vezes ao campo sim, quando vou a Portalegre faz-me lembrar um monte daqueles às moscas, em ruinas. Os Elvenses não tem dinheiro para meter lá? e os Portalegrenses tem? LOL ganha juizo! Uma coisa que Elvas tem que Portalegre não tem? sim existe.
CONSULADO HONORÁRIO DE ESPANHA, está em Elvas e tem poder nos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Évora e Castelo Branco. Em termos comerciais Elvas tem bastantes que Portalegre não tem. Como, Ana Sousa, Pallo Ram, Donnaire, Espaço Casa, Seaside, KommeNoi, e muitas mais, que Portalegre nunca sonhará ter. O Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo está onde? em Elvas. :)
A Sede da maior empresa de carnes do Sul de Portugal está onde? em Elvas, refiro-me à Carnalentejana. A unica fabrica da Multinacional Suíça Clever Reinforcement em Portugal está onde? em Elvas. Ah pois, não penses que vives numa grande cidade, porque de grande Portalegre não tem mesmo NADA. E não te vou responder mais, porque vocês Portalegrenses são ridiculos. Até criam Blogs para falar mal de Elvas, a inveja é dura de roer e para mais na cidade onde mais se usa a expressão "esqueceste-te da dentadura". ABAFEM-SE!


De Anónimo a 28 de Outubro de 2010 às 23:36
Eu não sendo de Elvas nem de Portalegre, mas estando aqui a viver, tenho nojo da maneira de pensar dos elvenses e por isso tenho que dizer aqui verdades! Se analisar isso que está a dizer sobre a CGD e avaliar essa agência da piedade que está a falar. Para a sua informação, eu próprio ja levantei dinheiro nesse multibanco, que funciona no rés-do-chão de um prédio muito feio, ao lado de uns bares panascas e consiste simplesmente naquilo que foi sempre a caixa agricola de elvas. Por esse nivel de avaliação das coisas, em Portalegre existem CGD por todos os cantos...bolas!!! Consulado Honorário de Espanha??!! Isso é uma merdisseee, não conta simplesmente para nada...se for juntar as instituições disto, daquilo e do outro, faria aqui uma lista de instituições desse tipo, que existem em Portalegre e o senhor estaria aqui a ler sem ter fim e a bater com as trombas na parede! Desde delegações regionais a organizações nacionais e internacionais disto, daquilo e do outro...por amor de Deus! O senhor não percebe que as capitais de distrito tem que administrar as regiões que representam? Não percebe que tem que centralizar as delegações de tudo e mais alguma coisa para poder haver uma correcta gestão do Pais? O senhor elvense terá certamente que se deslocar muitas vezes a Portalegre se quiser tratar de algumas papeladas. Se o senhor ou um estrangeiro qualquer quizer tratar de um passaporte ou um outro documento, não é nesse consulado de merda que vai fazer alguma coisa! Terá que se por à patinha e ir a Portalegre! E é assim que tem que ser feito, porque isto não é um país que se pode dar ao luxo de criar capelinhas por todo o lado, como as que Elvas reivindica para si. Porque se Elvas quer, então todos os outros concelhos e freguesias deste país tambem terão direito a ter. Elvas não é mais que Estremoz, Ponte Sor, Borba, Alandroal, etc...Quanto a essas lojas ridiculas que referiu, se não estou errado, a Palorram apareceu pela primeira vez..à muitos anos (muitos mesmo) julgo que em Setubal e Portalegre (penso que foi por esse motivo que ela se expandiu à vizinha elvas) quanto a todas as outras Ana´s Sousa´s e Benetton´s, existem em Portalegre à tanto tempo, que as pessoas ate já estão enjoadas! lool. Em relação à Europe direct, isso é um organismo do IPP, feito em Portalegre para por em Elvas (quantas pessoas emprega? 1funcionário do IPP para ai, não mais que isso!). Quanto à sede da "carnes alentejanas" em Elvas, eu se fosse portalegrense não a trocava por qualquer agro-industria que existe na cidade de Portalegre. Eu não vim aqui com o intuito de engrandecer Portalegre, mas sim tentar abrir-lhe os olhos para que o senhor veja que vive num dos locais mais pequenos e menos desenvolvidos do País. É tipico da ignorancia dos elvenses pavonearem-se dizendo que Elvas é bom e afinal depois vamos visitar a territa e constatamos que é possivelmente a localidade mais atrasada do País. Tenha Vergonha. Isso eu não vejo nos Portalegrenses, que embora vivam numa cidade 500x à frente de Elvas, são pessoas com sentido crtitico e não andam por ai a pavonear-se da sua terra dizendo absurdos. Basta olhar para o atrasado do vosso presidente de câmara e ver que tem maioria absoluta, para perceber a maneira de pensar dos elvenses!!! É incrivel a ignorância deste povo!...E ja agora, amanha por acaso até vou a Portalegre assistir a um evento de grande dimensão internacional que é a baja de Portalegre. Em Elvas nao existe nenhum evento importante a não ser pimbalhices e em Portalegre até conheco vários eventos de grandes dimensões (eles tem uma das maiores bajas do mundo, tem a maior maratona BTT, muitos eventos culturais, etc.) O anormal do Rondão anda aqui demasiado ocupado com outras coisas, como decidir que rotunda ou banco de jardim vai receber o seu próprio nome!


De Elvense a 31 de Outubro de 2010 às 19:22

És ridiculo. A Pallo Ram em Portalegre já fechou portas á seculos, e a Ana Sousa nunca houve em Portalegre e isso tá no site dela na lista de lojas :)


De Anónimo a 15 de Outubro de 2010 às 00:52
Esqueci-me de comentar uma observação do senhor elvense, talvez a mais caricata. O senhor disse que elvas tem 2 zonas industriais!!! Onde???! Ora ai toca no que é realmente um grande fosso em elvas, a falta de uma zona empresarial digna e as péssimas condiçoes no concelho de Elvas, para acolher uma empresa. Coisa que Portalegre oferece a um nivel, como praticamente nenhuma cidade no pais. Na cidade Portalegre existe a zona industrial da Vargem a norte e a sul existe a gigantesca zona industrial dos Assentos, uma zona industrial de excelência, estrategicamente ordenada, organizada e infra-estruturada, com vários equipamentos e entidades de apoio em seu redor, capaz de notabilizar e acolher a mais exigente empresa e ajudar ao sucesso empresarial de quem ai se instale. Elvas deveria saber acolher melhor as empresas.


De Elvense a 24 de Outubro de 2010 às 22:02

Pois desculpa informar-te que Elvas tem neste momento 2.846 empresas.
Quanto a empresas em Portalegre? Claro, com esse presidente da Câmara não vejo empresa nenhuma em Portalegre que não esteja a fechar as portas, e olha que eu conheço Portalegre. Elvas alberga uma quantidade de multinacionais, em Portalegre vejo 1 ou 2.
Portalegre tem o que? 1 hotel e 1 pousada da juventude? às moscas. Elvas tem 6 hoteis e a pousada mais antiga de Portugal, e 2 desses 6 hoteis são os unicos no distrito com 4 e 5 estrelas respectivamente. Quanto a zonas industriais Elvas tem 3 sim, e se conheceres Elvas, sabes disso. Mas quem não sabe é assim, fala demais. É a dor de cotovelo. Quanto ao ser uma das cidades mais ricas do pais, se duvidas, problema teu. Isso saiu mesmo no Diário de Noticias, é a 7ª cidade mais rica do país e a menos individada do país.


De Anónimo a 25 de Outubro de 2010 às 20:28

Portalegre, sempre foi a capital industrial do Alentejo. É uma identidade própria que lhe está associada, toda a gente sabe isso. Enquanto Elvas e por acaso todas as restantes localidades do Alentejo (incluindo ate as outras capitais de distrito Beja e Evora) sempre foram marcadamente rurais, viradas para o trabalho no campo. A história de Portalegre de há varios seculos está associada à industria. Hoje a cidade tem um patrimonio riquissimo nessa área (sendo por exemplo uma das cidades com maior numero de palácios, resultante dos nobres fidalgos abastados da industria que ai se desenvolvia). Teve um papel importante na revolução industrial a par de outras cidades do interior, como por exemplo a Covilhã. Nos tempos actuais, vive-se um contexto de crise economica mundial, que provoca o encerramento de varias fábricas, um pouco por todo o lado (em Elvas nao encerram porque nao existem!). Em Portalegre ja encerrou a Jhonson Controls, Finicisa, Robinson,...No entanto a cidade não baixa os braços e preserva ainda algumas fabricas importantes para a região e para o pais. Recentemente abriu uma nova fabrica a Robcork, prepara-se o projecto para a nova Serraleite, Central de Biomassa e outros projectos importantes de cariz empresarial. Nos espaços da Robinson está a nascer um dos maiores complexos culturais da região (a Fundação Robinson) e no espaço da antiga Lanificios está em desenvolvimento um grande projecto privado que vai revitalizar toda aquela área urbana. A camara expandiu uma zona industrial (que só em área deve ser maior que elvas) e prepara actualmente a instalação de 300 novas pm´s nesse espaço. Portalegre alem do cariz industrial vincado sua identidade cultural, é hoje uma cidade criativa onde se desenvolvem projectos pioneiros ao nivel das novas tecnologias, sendo uma referência por exemplo ao nivel da tecnologia da realidade virtual (caso do ictvr, gameinvest,...), uma referência nas energias renovaveis e, outras áreas (isto porque em Portalegre reside massa cinzenta, em grande parte devido a investigadores universitarios do IPP e a outros organismos e portalegrenses qualificados. Isto seria impensavel em elvas porque so existem trabalhadores rurais!) Em Elvas? O que há? Agricultura mal aproveitada, nas mãos de um ou dois agricultores "tios" e ponto final paragrafo!


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs