Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sábado, 30 de Janeiro de 2010

Teoria da conspiração ou realidade? Elvas vs Portalegre

 

Há quem culpe tudo e todos pela falta de desenvolvimento de Elvas e vá disparando em todas as direcções. Vamos a factos.

 

 

1 – O antigamente

Elvas dada a sua localização sempre teve uma vida muito especial. Por um lado os militares davam uma grande vida à cidade e depois a agricultura que à custa de uma mão-de-obra quase escrava. A juntar a isto a vizinhança de Badajoz dava um contributo apreciável ao comércio em particular e à cidade em geral. E assim se foram passando décadas e décadas. Melhor ou pior ia-se vivendo. A cidade era animada, tinha uma vida nocturna bastante agitada e o dinheiro ia circulando.

Portalegre nesta mesma época vivia fundamentalmente à custa do funcionalismo inerente à capital de distrito e ao operariado. Era uma sociedade extremamente bipolarizada: uma classe mais abastada por um lado em contraste com o resto da população pobre. O comércio era pouco desenvolvido e a cidade cinzenta e meia morta. Tinha nessa época um Liceu Nacional onde todos os elvenses que queriam continuar a estudar eram obrigados a ir.

Por essa época Elvas tinha entre o 2 e 5 mil habitantes a mais.

 

2 – O passado recente

Com o advento do 25 de Abril tudo deu uma grande volta. Se Portalegre já tinha muita influência mais passou a ter. O funcionalismo aumentou de uma maneira desmesurada. Eles eram Direcções Distritais disto e daquilo, eram as sedes distritais deste ou daquele organismo, eram os bancos com as direcções distritais, eram os comandos das forças de segurança, Governo Civil, etc. etc.

Ao mesmo tempo que Portalegre aumentava, Elvas foi encolhendo. Veja-se os casos dos militares. Não sei se alguém se recorda, mas Portalegre teve um Destacamento de Portalegre do Regimento de Infantaria de Elvas. Enquanto não transformaram o dito destacamento em Regimento de Infantaria de Portalegre não descansaram. Enquanto isto a guarnição dos quartéis em Elvas ia decaindo com o fim da Guerra do Ultramar, até se finar por completo. Já em Portalegre o Regimento de Infantaria se transformava em Escola da GNR (não sei bem o nome). Mas mesmo assim continuavamos em frente porque ainda tínhamos uma fronteira que gerava muitas receitas e empregava muita gente com um poder de compra alto. Também isto acabou com a nossa entrada na CEE.

A agricultura definhava, o comércio começava a dar sinais de colapso e o que ia mantendo a cidade de pé ainda era o funcionalismo público. Industria sempre andou arredada da cidade por conveniência dos agricultores em não perderam a mão-de-obra barata.

 

3 - O presente

O presente pouco ou nada se modificou em relação ao passado recente e o que se alterou foi sempre a favor de Portalegre. Eis alguns exemplos.

3.1 – Todos os organismos “residentes” em Portalegre foram reforçados e aumentados.

3.2 – Aquilo que era o Magistério Primário e a Escola de Enfermagem, transformou-se no Instituto Politécnico de Portalegre com um sem número de escolas superiores. Veja-se até o caso recente da Escola Superior de Turismo e Hotelaria que acabou por assentar arraiais em Portalegre quando fazia todo o sentido vir para Elvas, já que esta cidade é detentora de um número de camas em estabelecimentos hoteleiros superiores ao resto do distrito junto. Mas não, o lobi continuou a funcionar. Como ontem aqui disse deram-nos como esmola a ESAE.

3.3 – Sobre a saúde todos sabemos o que se está a passar. O Hospital de St. Luzia não é fechado, mas vai sendo esvaziado progressivamente de competências. Um dia estaremos perante um caso consumado de esvaziamento total. Para consolidar a minha ideia vejam-se as declarações do deputado Cristóvão Crespo e está tudo dito.

3.4 – O PIDAC é mais um exemplo como a capital do distrito faz pressão. A pretexto de que as verbas do PIDAC são sempre maiores em Elvas, Portalegre quer compensações. É demagogia pura, já que a maioria destas verbas se destinam as obras de âmbito nacional (TGV) e não para a cidade propriamente dita. Mas por lá isso não interessa.

 

4 – Considerações finais   

 

Muita gente em Elvas e alguns analistas vieram nestes últimos dias a chorar baba e ranho devido às estatísticas que tinham saído sobre a riqueza e poder de compra das várias cidade do Alentejo. Caros amigos, lamento dizer, mas a maioria não sabem ler uma estatística e de números pouco entendem. Leiam o que anteriormente escrevi e tirem-se conclusões. Mas eu explico.

Elvas tem actualmente menos 2 ou 3 mil habitantes que Portalegre. E quem é essa gente a mais? São precisamente todos aqueles que engordam os vários organismos públicos e que têm um poder de compra maior que o resto da população. Assim sendo, a média aritmética lida a frio dá resultados quem impressionam os mais incautos. Estes resultados têm que ser lidos não na totalidade mas sectorialmente e por classes sociais. O mesmo é válido para a comparação com Évora e Beja. Se Évora ainda é possuidora de alguma riqueza, Beja não passa de uma “aldeia” grande com toneladas de funcionalismo. Tirem destas 3 cidades todos os organismos inerentes a uma capital de distrito e depois comparem. Iriam ter uma surpresa.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 22:54
Link do post | Comentar | favorito
252 comentários:
De Egas a 31 de Janeiro de 2010 às 19:33
Se calhar é por isso que o call center da PT não abre, com receio da falta de mão de obra.
A verdade disto tudo é que o imobilismo de Elvas se deve aos próprios Elvenses.


De Anónimo a 5 de Outubro de 2010 às 16:03

Abrir um calll center em elvas é um absurdo. Imaginam alguem telefonar para uma linha de apoio e ouvir um sotaque elvense!!!!! Certamente que o utente, ficaria ainda mais confuso e com mais duvidas!. Eheh!!! Alem disso, so faz sentido abrir call centers no interior, em cidades, sedes de universidades e politécnicos. Os estudantes, recem licenciados e jovens com formação, são a principal mão de obra deste ramo empresarial.


De Anonimo a 24 de Outubro de 2010 às 21:44

Concerteza que não deves estar a crer dizer, Portalegre pois não?! É que Portalegre tem um politécnico às moscas em que a escola que tem mais alunos desse politecnico é a Escola Superior Agraria de Elvas. LOL Sem ser Elvas, apenas Évora tem capacidades para receber o call center no Alentejo. Portalegre não mesmo.


De Anónimo a 25 de Outubro de 2010 às 20:50
Hahaha!!! O meu amigo é divertido pelo absurdo dos seus comentarios! Existem licenciaturas em Portalegre, que tem mais alunos que a ESAE inteira! O IPP às moscas???!! A unica escola que infelizmente está às moscas, é a agrária do IPP que está sediada em Elvas, os pobres alunos nem uma semana académica tem, tendo que se deslocar a Portalegre, se quizerem frequentar uma discoteca ou uma noite académica. Não seja ridiculo nos seus comentarios!


De Anonimo a 28 de Outubro de 2010 às 15:59

És mesmo ridiculo! Nem semana académica tem? LOL Elvas tem semana académica, oh burro! É organizada entre a Câmara Municipal e a ESAE e só para tua informação veem bandas muito melhores! Já fui varias vezes à semana academica de Portalegre e porfavor! Poupem-me! Até a Feira da Juventude de Campo Maior é 50x melhor! Só por tua informação, o IPP tem 3500 alunos, onde cerca de 900 alunos são da ESAE. Portanto as de Portalegre, não teem muitos. A ESAE é a unica escola de Portugal onde há licenciaturas de Equitação! ABAFA-TE, tu e essa cidade de merda!


De Anónimo a 28 de Outubro de 2010 às 20:48
Não seja ridiculo vc! Isso não é uma semana académica, é a feira da juventude de Elvas, patrocinada pelos dinheiros da câmara. Tipica de qualquer festarola dessas que se faz por qualquer freguesia deste País. Não queira agora tambem, que a escola superior mais pequenininha do País pudesse sozinha organizar uma semana académica, não?! Não seja ignorante! Já foi à semana academica de Portalegre? Então veja bem os cartazes, pergunte a opinião aos estudantes e a outros meios e depois formule a sua opinião. Ah e olhe que essa é organizada por uma Associação Academica, não por uma câmara municipal e está em pé de igualdade em relação às de muitas espalhadas pelas várias cidades universitarias deste país (É uma semana académica a sério e não uma mistura de várias coisas que nao dá em coisa nenhuma!). Agora vamos a factos, esclarecendo mais barbaridades que foram aqui ditas. A ESAE tem 900 alunos??!!! O meu amigo nao seja exagerado e ilusório. Pelas contas, a Esae já teve quase cerca de só 300 alunos, mas tem vindo a perder estudantes, uma vez que não tem entrando praticamente ninguem. A escola so tem 3 cursos!!! O unico curso bom da escola (Eng. Agronómica) este ano infelizmente acho que nem chegou a ter mais de 3 alunos! Os cursos estão em crise, pq Elvas nao é atractiva para os jovens. Fora o curso de Eng.Agronómica, a ESAE tem 2 cursos que são uma VERGOOONHAAA para o IPP e para todo o ensino superior nacional. Tem 2 cursos para formar "Equinicultores" e "Enfermeiros Veterinarios"!!!!!!!!!!!!!! Que vergonha (e isto que me perdoem os poucos estudantes que ingressaram nestes 2 cursos), mas isto não são cursos de nível superior mas sim de caracter profissional! Em Portalegre, vejo a dimensão das escolas superiores e digo-lhe que por exemplo ao nível do interior do país, não conheco uma "ESTG" maior, ou uma "ESE" com mais peso que Portalegre, e se olhar para a ESSP, reparo que só o curso de Enfermagem, tem mais alunos que a ESAE inteira!!! Em Portalegre há o cuidado dos cursos competirem nos rankings nacionais como os melhores cursos, vou-lhe dar alguns exemplos: O curso de design de comunicação em Ptg, está entre os 2 melhores cursos de design do País; As engenharias, são das mais conceituadas a nivel nacional pelo nivel de qualidade que apresentam; A ESTG é pioneira em algumas áreas, sendo por exemplo a primeira universidade a formar designers e engenheiros informáticos especialistas em software de animação e videojogos. No belo palácio Achaioli (antigo liceu nacional, onde um dos maiores poetas de sempre "José Régio" leccionou durante uma vida) existe a ESE que apresenta licenciaturas e mestrados quase sempre preenchidas durante a primeira fase de candidaturas. Concluindo, são 3500 alunos, onde cerca de 200 estão em Elvas!...e desses poucos só uma pequena parte frequenta o unico curso de nivel da ESAE (Eng. Agronómica)..os restantes quando terminarem o curso, ou vão ferrar os burros como vc, ou vão dar banho ao cão!!!! Looool


De Anonimo a 31 de Outubro de 2010 às 19:17

Consegues mesmo ser BURRO! Só tem 3 cursos?! então vai ao site da ESAE e vez. A ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE ELVAS tem neste momento 13 cursos! E passo a citar quais são:
- Engenharia Agronómica (3 turmas)
- Enfermagem Veterinária (3 turmas)
- Equinicultura (3 turmas) A ESAE é a única escola superior agrária com este curso em Portugal, e isso deu na SIC.)
- Engenharia Agronómica Ramo de Espaços Verdes (2 turmas)
- 2 turmas de Mestrado
Segundo dados da Direcção da ESAE a Escola Superior Agrária de Elvas tem neste ano 2010-2011 cerca de 600 alunos.
Em relação ao Instituto Politécnico de Portalegre, se a ESAE é assim tão má, é pelo facto de ainda ser parte conjuntura desse Politécnico sem classe. E quando falamos em Escola Superior de Enfermagem a de Portalegre está longe de ser a melhor, porque não te esqueças da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, a maior escola de enfermagem do sul de Portugal pertencente à Universidade de Évora. Felizmente que a Câmara de Elvas e a Universidade de Évora estão em conversações para ser aberto em Elvas um Campus Universitário da Universidade de Évora e assim, não precisarmos de um Politécnico morto, como aquele que é o de Portalegre. Enquanto o IP de Portalegre tem 3.500 alunos (facto que eu não acredito mesmo, diria uns 2.000 e com sorte) o IP de Beja tem cerca de 5 mil alunos e a Universidade de Évora cerca de 11 mil alunos. Por isso dá para perceber que o IP de Portalegre está muito longe de ser o melhor. Se o sr. não inventa-se tanto, não faria figura de burro, e não dizia coisas ridiculas como a ESAE só tem 3 cursos, é ser mesmo muito burro! Enfim, já é normal de mentes vindas de Portalegre.


De Anónimo a 1 de Novembro de 2010 às 18:23
Aqui se vê uma vez mais, como são os elvenses!!! ÉS UM GRAAANDAAA CAMPPPOOOONIOOOOO!!! Se as turmas (anos de curso) são cursos, então em Portalegre não existem 25 licenciaturas, uma dezena de mestrados, outra dezena de pós-graduações, accções de formação académicas, doutoramentos da lusófona para professores, cursos de linguas, bla bla bla...etc...ufa, seria isto tudo multiplicado pelos vários "anos de curso"!!! Seria muitoooo cursoooo...!!!! BURRO, ISTO NÃO É A ESCOLA PRIMÁRIA! Quanto a Évora ter mais estudantes que Portalegre, sim é verdade...na UE existem mais. Já quanto a Beja ter mais alunos que Portalegre, não é verdade. Embora sejam duas dimensões de ensino superior muito semelhantes. E olhe que eles não aceitaram colocar a agrária deles no campo, como Portalegre o fez! Beja tem uma ESTG, uma ESE, uma ESS e uma ESA. Portalegre tem essas escolas todas, com a diferenca que em comparação de escola para escola, elas serem maiores em Portalegre, excepto nas agrárias, sendo a de elvas muito mais pequena que a agrária de Beja, pois isto nao será culpa dos Portalegrenses mas sim dos Elvenses que nao sabem dar valor ao unico tesouro que tem e que foi colocada de mão beijada por aqueles a que ousam chamar de "inimigos"! Hoje, haver ensino superior em Elvas é uma dadiva (embora arriscada) de Portalegre, que deveriam saber reconhecer, sendo um feito unico criar num meio tao pequeno como Elvas uma delegação de ensino superior. Acho que ninguem disse aqui que a ESAE é má, mas é um facto que só tem um 1 Curso de nivel superior! Portalegre desenvolveu o projecto dessa escola com um bom curso de Eng.ªAgronómica, mas depois da escola ganhar alguma autonomia vivendo em elvas, claro que deu merda e não se desenvolveu como as restantes, criando só mais 2 cursos, os dois cursos mais anedoticos de Portugal, Criadores de Burros e Cavalos e Enfermeiros de Cães!!! Nem a ESAE tem 600 alunos, como o IPB não tem 5mil ou Évora não tem 11mil!!! Parece que o senhor, rouba alunos em Portalegre para os distribuir por esses sitios todos e depois ainda vai buscar muitos mais para afirmar essas baboseiras exageradas! Mas o senhor provavelmente só frequentou a decante escola primaria de Elvas, que nao demorará muito a encerrar portas por falta de alunos, SEU GRANDE BURROOO DO CAMPO, QUE TROCA "ANOS DE CURSO" POR CURSOS!!!


De Anónimo a 11 de Dezembro de 2010 às 14:30
Em Elvas há um dos MELHORES CURSOS DE ENGENHARIA AGRONÓMICA DO PAIS, seu Portalegrense Nojento! Há formação superior AO MAIS ALTO NIVEL NA AGRONOMIA. Tu e essa cidade de merda da serra. Vai pastar cabras...


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs