Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sábado, 30 de Janeiro de 2010

Teoria da conspiração ou realidade? Elvas vs Portalegre

 

Há quem culpe tudo e todos pela falta de desenvolvimento de Elvas e vá disparando em todas as direcções. Vamos a factos.

 

 

1 – O antigamente

Elvas dada a sua localização sempre teve uma vida muito especial. Por um lado os militares davam uma grande vida à cidade e depois a agricultura que à custa de uma mão-de-obra quase escrava. A juntar a isto a vizinhança de Badajoz dava um contributo apreciável ao comércio em particular e à cidade em geral. E assim se foram passando décadas e décadas. Melhor ou pior ia-se vivendo. A cidade era animada, tinha uma vida nocturna bastante agitada e o dinheiro ia circulando.

Portalegre nesta mesma época vivia fundamentalmente à custa do funcionalismo inerente à capital de distrito e ao operariado. Era uma sociedade extremamente bipolarizada: uma classe mais abastada por um lado em contraste com o resto da população pobre. O comércio era pouco desenvolvido e a cidade cinzenta e meia morta. Tinha nessa época um Liceu Nacional onde todos os elvenses que queriam continuar a estudar eram obrigados a ir.

Por essa época Elvas tinha entre o 2 e 5 mil habitantes a mais.

 

2 – O passado recente

Com o advento do 25 de Abril tudo deu uma grande volta. Se Portalegre já tinha muita influência mais passou a ter. O funcionalismo aumentou de uma maneira desmesurada. Eles eram Direcções Distritais disto e daquilo, eram as sedes distritais deste ou daquele organismo, eram os bancos com as direcções distritais, eram os comandos das forças de segurança, Governo Civil, etc. etc.

Ao mesmo tempo que Portalegre aumentava, Elvas foi encolhendo. Veja-se os casos dos militares. Não sei se alguém se recorda, mas Portalegre teve um Destacamento de Portalegre do Regimento de Infantaria de Elvas. Enquanto não transformaram o dito destacamento em Regimento de Infantaria de Portalegre não descansaram. Enquanto isto a guarnição dos quartéis em Elvas ia decaindo com o fim da Guerra do Ultramar, até se finar por completo. Já em Portalegre o Regimento de Infantaria se transformava em Escola da GNR (não sei bem o nome). Mas mesmo assim continuavamos em frente porque ainda tínhamos uma fronteira que gerava muitas receitas e empregava muita gente com um poder de compra alto. Também isto acabou com a nossa entrada na CEE.

A agricultura definhava, o comércio começava a dar sinais de colapso e o que ia mantendo a cidade de pé ainda era o funcionalismo público. Industria sempre andou arredada da cidade por conveniência dos agricultores em não perderam a mão-de-obra barata.

 

3 - O presente

O presente pouco ou nada se modificou em relação ao passado recente e o que se alterou foi sempre a favor de Portalegre. Eis alguns exemplos.

3.1 – Todos os organismos “residentes” em Portalegre foram reforçados e aumentados.

3.2 – Aquilo que era o Magistério Primário e a Escola de Enfermagem, transformou-se no Instituto Politécnico de Portalegre com um sem número de escolas superiores. Veja-se até o caso recente da Escola Superior de Turismo e Hotelaria que acabou por assentar arraiais em Portalegre quando fazia todo o sentido vir para Elvas, já que esta cidade é detentora de um número de camas em estabelecimentos hoteleiros superiores ao resto do distrito junto. Mas não, o lobi continuou a funcionar. Como ontem aqui disse deram-nos como esmola a ESAE.

3.3 – Sobre a saúde todos sabemos o que se está a passar. O Hospital de St. Luzia não é fechado, mas vai sendo esvaziado progressivamente de competências. Um dia estaremos perante um caso consumado de esvaziamento total. Para consolidar a minha ideia vejam-se as declarações do deputado Cristóvão Crespo e está tudo dito.

3.4 – O PIDAC é mais um exemplo como a capital do distrito faz pressão. A pretexto de que as verbas do PIDAC são sempre maiores em Elvas, Portalegre quer compensações. É demagogia pura, já que a maioria destas verbas se destinam as obras de âmbito nacional (TGV) e não para a cidade propriamente dita. Mas por lá isso não interessa.

 

4 – Considerações finais   

 

Muita gente em Elvas e alguns analistas vieram nestes últimos dias a chorar baba e ranho devido às estatísticas que tinham saído sobre a riqueza e poder de compra das várias cidade do Alentejo. Caros amigos, lamento dizer, mas a maioria não sabem ler uma estatística e de números pouco entendem. Leiam o que anteriormente escrevi e tirem-se conclusões. Mas eu explico.

Elvas tem actualmente menos 2 ou 3 mil habitantes que Portalegre. E quem é essa gente a mais? São precisamente todos aqueles que engordam os vários organismos públicos e que têm um poder de compra maior que o resto da população. Assim sendo, a média aritmética lida a frio dá resultados quem impressionam os mais incautos. Estes resultados têm que ser lidos não na totalidade mas sectorialmente e por classes sociais. O mesmo é válido para a comparação com Évora e Beja. Se Évora ainda é possuidora de alguma riqueza, Beja não passa de uma “aldeia” grande com toneladas de funcionalismo. Tirem destas 3 cidades todos os organismos inerentes a uma capital de distrito e depois comparem. Iriam ter uma surpresa.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 22:54
Link do post | favorito
De Anónimo a 17 de Outubro de 2010 às 18:16
Portalegre é uma puta merda seus caralhos


De Anónimo a 26 de Outubro de 2010 às 01:10

É...Mas a puta da tua mãe se quiser parir tem que ir a Portalegre, porque em Elvas ja nem se pode nascer, so morrer! No futuro ja ninguem pode dizer que é natural de Elvas!!! Lol


De Elvense a 28 de Outubro de 2010 às 16:03

Pena é que a Maternidade de Portalegre é mais difamada que sei lá o que por negligência médica! E por tua informação em 100 mulheres grávidas, 2 escolhem Portalegre, porque a maioria escolhe Badajoz e seguidamente Évora.


De Anónimo a 28 de Outubro de 2010 às 18:32
As poucas mulheres que existem em Elvas, muitas vezes nem tem os partos nas 3 cidades mais importantes em redor de Elvas, tem-nos nas ambulâncias!!! Quando faço a estrada de Elvas para Portalegre é costume ver ambulâncias destes lados a caminho do Hospital Distrital de Portalegre (e não é partos, é idosos, pq é isso que Elvas tem). Quantas ambulâncias de Portalegre vês em Elvas?!! Ahaha, hospital isso??!! Isso nem parece um hospital, parece uma "vivenda grande"! Eu ja precisei de ir a um hospital em Elvas e com receio, recusei-me a ir ai. E TAMBEM NÃO FAZ SENTIDO EXISTIR HOSPITAL EM ELVAS (basta o centro de saúde). Pq raio na cidade de Ponte de Sor nao existe um hospital e em Elvas existe?????? Exemplos: Nos distritos de Evora e Beja, não existem hospitais nos outros concelhos mais pequenos, eles estão só nas capitais (e nesses distritos existem localidades muito mais afastadas das capitais, que nao é o caso de Elvas em relação a Portalegre ,que são so 50km). Em Portalegre existe um hospital tão grande ou maior que nestas capitais vizinhas da região, que é suficiente para todo o distrito e seria muito mais e com mais qualidade se colocassem em pratica determinados projectos em Portalegre como se fazem em outras capitais de distrito (existe ja um grande espaço na cidade de Portalegre destinado para a construção de um mega parque da saúde, para centralizar os serviços da saúde e poder assim servir com qualidade a região, economizando desperdicios do estado e permitindo às pessoas do distrito mais comodidade, centralizando competências e não as confudindo em capelinhas por aqui e ali (é com exemplos destes em Elvas, que o pais esta como está).


De LD a 1 de Novembro de 2010 às 17:30

Não fales tanto que fazes figura de parvo!
Só existem hospitais nas capitais de distrito? és mesmo muito ignorante!
HOSPITAIS NO ALENTEJO
- Hospital de Santa Luzia (ELVAS)
- Hospital Dr. José Maria Grande (PORTALEGRE)
- Hospital do Espírito Santo (ÉVORA)
- Hospital Privado da Misericórdia (ÉVORA)
- Hospital do Patrocínio (ÉVORA)
- Hospital Militar (ÉVORA)
- Hospital José Joaquim Fernandes (BEJA)
- Hospital Infantil S. João de Deus (MONTEMOR-O-NOVO)
- Hospital de S. Paulo (SERPA)
- Hospital do Litoral Alentejano (SANTIAGO DO CACÉM)
E esta para breve a construção do novo HOSPITAL CENTRAL DO ALENTEJO em ÉVORA.

Como vês és burro mesmo! Existem 10 hospitais no Alentejo!! Não é só Elvas, Portalegre, Beja e Évora. Mata-te!


De Anónimo a 2 de Novembro de 2010 às 02:48
Epá são maais!!! Esqueceste-te de todas as delegaçoes da Cruz Vermelha e do endireita em Alter do Chão!!!!! Ha hospitais no Alentejo com fartura!!!! Hahahaha


De Anónimo a 3 de Novembro de 2010 às 19:43

ha mais burros em Portalegre que hospitais para nhurros


De Elvense32 a 6 de Novembro de 2010 às 04:25

Portalegre só tem uma coisa que define mesmo as pessoas de Portalegre o Hospital dos Malucos da Serra.


De Anónimo a 6 de Novembro de 2010 às 21:37

Há um estudo do INE de 2007, que refere que o distrito de Portalegre regista uma perda de população em todos os concelhos do distrito. Diz esse mesmo estudo que o concelho que verificou menos perda, foi a capital Portalegre, seguido posteriormente por Campo Maior e por Ponte Sôr. O mesmo estudo diz que o concelho de Elvas verificou uma Abismal Perda de População de 25,7% (de 1950 até 2007, data do estudo)!!!!!!!!!!! SENDO ASSUSTAAADORRRR!!!! O INE refere que em 2007, todo o concelho de Elvas tinha apenas 22 mil habitantes! Pelas minhas contas, relacionando proporções… a “”cidade”” de Elvas, terá no máximo metade dessa população do concelho! Ora começamos a fazer continhas e vamos la concordar que Elvas já nem consegue justificar ter PSP!!!! E já vamos em 2010…quantos restarão agora???!!! Tou curioso!!! Diz o Rondão que em vez de Maternidade, agora há um Crematório em Elvas!!!! O que me parece ser lógico do Rondão, dar mais importância aos mortos do que aos nascimentos! Um individuo disse aqui, que Elvas está no progresso, dando o exemplo de agora haver uma incineradora de cadáveres no concelho! Loooool…Elvas esta no caminho certo, Força Elvas!!!! Looooool



De Elvense a 7 de Novembro de 2010 às 18:12
O presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), Jorge País, considerou hoje que a ausência de uma auto-estrada naquela região contribuiu para o envelhecimento da população e para a "forte quebra demográfica".

 

ahahahaha, CHUPEM AI SEUS PORTALEGRENSES NOJENTOS!


De Anónimo a 7 de Novembro de 2010 às 23:43

Podes crer. Portalegre tem um nucleo de empresarios como é caracteristico nas capitais de distrito. Tem a Nerpor. Elvas é tao patinho feio que teve que fazer uma associação municipal de empresarios (para a vendedora de toalhas e para o trolha que faz biscates em Elvas) vivendo os pobrezinhos isolados do mundo. Tem tanta dor de cotovelo que depois se afundam ainda mais! lool.Parece que o presidente da Nerpor referia-se à reagião englobando tambem Elvas. Acho que o presidente da Nerpor tem-se batido para que a AE de Portalegre possa passar tambem por Elvas. Na minha opiniao, é mais importante o troço do IC13 ligando Portalegre a Valencia de Alcantra (Caceres). Elvas está fora do mapa, seria so favorecer Badajoz. Portalegre esta numa situação geografica mais priveligiada se o IC13 fosse construido. Fica mais perto de Madrid e de Lisboa.


De Luis a 9 de Novembro de 2010 às 18:13

Falam muito mal de Elvas mas se querem ver um carnaval em condições, tem que vir a Elvas porque é onde está o maior carnaval do Alentejo. Se querem Pista de Gelo, tem que vir a Elvas porque é onde está a maior pista de gelo coberta de Portugal. Se querem uma Feira em condições tem que vir a Elvas ao São Mateus porque é a maior feira do sul do país que todos os anos acolhe cerca de 200 mil visitantes! Portalegre não apresenta nada destas caracteristicas! São insignificantes!


De Anónimo a 9 de Novembro de 2010 às 21:57

Continuando…


 


Portalegre (eventos culturais que já visitei na cidade):


FERPOR; Feira da Doçaria Conventual; Festival de Jazz; Festival de Teatro; Festas da Cidade (Desfile das Maias); Santos Populares, Espectáculos do Caep,…etc.


 


Portalegre (Eventos Desportivos):


Baja de Portalegre (a competição TT mais antiga de Portugal e considerada por muitos como a mais espectacular do Mundo, trata-se de um dos eventos desportivos nacionais com mais assistência por parte do publico no pais e no estrangeiro); Maratona BTT Portalegre 100 (A Primeira, a Maior e a Melhor maratona de BTT em Portugal e uma das melhores da Europa); Portalegre DHU (Portalegre não é só a Capital do TT, é actualmente considerada como uma das cidades mais espectaculares para o Downhil). Portalegre é também considerado um local de referência para a Asa Delta; Balonismo; Tiro; Escalada, nas íngremes penhas, etc…tendo no momento excelentes condições para a prática destes desportos. No passado ficam também alguns feitos: Já foi considerada a cidade com o melhor Kartódromo do Pais (anos 80); Não esquecendo a emblemática “Rampa”, um dos circuitos de Rali mais fantásticos que há memória no nosso país.


 


Prova de como Elvas é medíocre comparada com os outros concelhos do distrito, refiro aqui alguns exemplos de eventos desportivos: Fronteira tem as 24horasTT e Ponte Sor tem o circuito de Motocross e o melhor sitio para a prática de ski aquático; Acho que já vi a Baja de Portalege com pistas a passar por todos os concelhos, menos por um, qual será ?????!!!!!!!!! Não só tem nada, como também não merecem!!! Mas pensam que tem, porque o Rondão lhe diz que sim!!!lool! Não tem qualidades, não tem mística, não tem dimensão para realizar eventos, pq só tem apetência para coisas pimba como o Tony Carreira!!!



De Anonimo a 23 de Novembro de 2010 às 18:16
«A MAIOR PISTA DE GELO COBERTA DE PORTUGAL VOLTA AO COLISEU DE ELVAS PELO 3º ANO CONSECUTIVO. ABERTA TODOS OS DIAS ENTRE 26 DE NOVEMBRO DE 2010 A 30 DE JANEIRO DE 2011. RECORDEMOS QUE A PISTA DE GELO NO COLISEU DE ELVAS RECEBE TODOS OS ANOS CERCA DE 25 MIL UTILIZADORES.»

-----

XV CARNAVAL INTERNACIONAL DE ELVAS
4, 5, 6, 7, 8 e 9 de Março de 2011

 


De Anónimo a 23 de Novembro de 2010 às 18:33
TÁS MESMO EUFORICO COM ESSA PISTA DE GELO, NAO ESTAS, MATACARRUÃO?!! AQUI SE VE COMO ES DE ELVAS!....APARECE UMA MERDA INSIGNIFICANTE NA ALDEIA...UI, HJ NOS ELVENSES JA PODEMOS FAZER QUALQUER COISA!!! VAMOS TODOS PATINAR NA PRAÇA DE TOIROS!!!! UI ISTO AINDA É MELHOR QUE O NOSSO CAMPEONATO DA MALHA!!! ÉS MESMO DO MAAAATTTTTOOOO. ATE METES DÓ! LOOL


De Anonimo a 1 de Dezembro de 2010 às 03:04

FREGUESIAS URBANAS QUE CONSTITUEM A CIDADE DE PORTALEGRE
SÉ - 9.987 habitantes
S.LOURENÇO - 5.781 habitantes
Total: 15.768 habitantes

FREGUESIAS URBANAS QUE CONSTITUEM A CIDADE DE ELVAS
AJUDA, SALVADOR E ST. ILDEFONSO - 2.061 habitantes
ALCÁÇOVA - 3.865 habitantes
ASSUNÇÃO - 9.994 habitantes
CAIA E SÃO PEDRO - 3.779 habitantes
Total: 19.699 habitantes

POR AI SE VÊ, QUAL A CIDADE QUE TEM MAIS HABITANTES :)


De Anónimo a 1 de Dezembro de 2010 às 14:37

Elvas é maior que Portalegre??!!!Ahahahaha! Então Nao, Elvas até é maior que Lisboa...em percentagem de anormais! lol. Para elvas poder ultrapassar Portalegre em população, teria que se desenvolver durante algum tempo bem acima da média do pais (o que nao acontece, elvas é dos concelhos que mais perde população). Portalegre terá sempre mais argumentos por variadissimas razões, uma deles é por ser a CAPITAL! Se Portalegre não se desenvolve, pelo menos não perde tanto como Elvas. Portalegre pode não ter a fronteira do Caia ou Badajoz ao lado mas é a cidade âncora do distrito e terá sempre que ser a mais importante do norte alentejo por todas essas razões. Hoje Portalegre pode até estar mal com a crise, mas os argumentos futuros serão sempre maiores. Por isso mentaliza-te!


De Anonimo a 2 de Dezembro de 2010 às 18:48
Vão-se catar seus portalegrenses pastores de cabras!
Portalegre é uma shit, têm a câmara mais endividada que sei lá o que. Este ano essa cidade nem iluminação de natal tem, Elvas é a unica cidade no Alentejo que investiu mais na iluminação natalicia, custou cerca de 150.000€. Portalegre é uma shit autentica, de novo não tem absolutamente nada. Todas as freguesias referidas em cima, são freguesias urbanas de Elvas, que se encontram dentro da cidade e 2 dessas (Assunção e Alcáçova) estão dentro do centro histórico, as restantes 2 estão fora do centro histórico, sendo que a freguesia da Assunção ainda tem territorio fora do centro histórico, como exemplo a zona do hospital, o Bairro da Fonte Nova e o Bairro de St. Luzia. Conheço muitas pessoas de Portalegre que vem bastante a Elvas e todas elas dizem que Elvas está mais desenvolvida e dinâmica que a cidade de Portalegre! Portalegre só tem uma coisa boa, o CAEP, mais nada! Trata-se de uma cidade feia e sem interesse histórico e turistico algum. Quanto à cidade de Elvas ter 3 ou 4 mamarrachos feios como os de Badajoz, toda a cidade de Elvas tem mais prédios que o concelho de Portalegre todo junto, isto porque?! Porque Portalegre está parada no tempo, não desenvolve, tudo graças a esse presidente de treta que ai tem e à mentalidade de Portalegrenses como vocês, que não sabem admitir que Elvas está neste momento mais desenvolvida! Se Portalegre tem mais serviços que Elvas (e até disso já duvido), é somente pelo facto de ser capital de distrito, mas no que se refere a empresas, eu conheço bem Portalegre e é absurdo, porque para alem de Elvas ter muitas mais empresas, são empresas grandes e multinacionais, em Portalegre é tudo pequenas empresas. Elvas pelo seu ponto estratégico de referencia, está num local bastante mais evoluido para a abertura de novas empresas. Da Câmara de Portalegre apenas se ouve falar que é uma das mais endividadas do país, porquê? Portalegre não tem nada de novo, a não ser aquele hotel à entrada, e aqueles pequenos predios (mamarrachos) que estão a construir na entrada?! Não ha bairros novos com vivendas e grandes prédios, Portalegre não tem nada de novo! Está tudo degradado, os acessos a Portalegre são horriveis. As vias da cidade são horriveis. Os Portalegrenses deviam meter os olhos em Elvas, para talvez no futuro viverem numa cidade com C grande.  Falavam em centro comercial "City Shopping" que era para ser inaugurado em 2008, depois em 2009, estamos a poucos dias de entrar em 2011 e nem marcações nos terrenos que diziam ser (junto ao IP2) existem. Elvas abrirá até Junho de 2011 o Pingo Doce (bastante maior que o de Portalegre), a cadeia de lojas de roupas KIABI, irá também abrir o 2º hipermercado na cidade "FONTE NOVA" da propriedade dos Armazéns Marvanejo na estrada do paraiso, depois do Modelo e do IPO, perto do Hotel Brasa, que é também uma grande estrutura, com as dimensões parecidas ao MaxMat de Portalegre. O próprio Modelo de Elvas, é bastante maior que o de Portalegre, e tem já 16 anos, foi alvo de requalificação e está agora todo moderno, Portalegre apenas tem a Modalfa maior que a de Elvas, mas a Worten de Elvas é o triplo maior que a Worten de Portalegre. A cadeia de lojas Espaço Casa e  Seaside no Alentejo estão somente em Elvas e Évora, abrindo para breve em Beja. O Tribunal de Elvas é bastante maior que o de Portalegre. É em Elvas que está o Estabelecimento Prisional do Alto Alentejo, que em breve começaram a construir o novo estabelecimento prisional de alta segurança do alto alentejo. O Consulado Honorário de Espanha, está em Elvas, mas poderia ter ido para Portalegre, Évora, Faro, Beja ou Castelo Branco mas pelos vistos escolheram Elvas. Está também a ser construido em Elvas ao lado do LIDL o "Centro Comercial e de Habitação Espaço Santa Luzia" que é bastante grande, mas em Portalegre não há nada. Não há evolução. É triste.

Deixo o link  da iluminação de Elvas
http://www.radioelvas.com/index.php?option=com_galeria&cat=33&name=Elvas (http://www.radioelvas.com/index.php?option=com_galeria&cat=33&name=Elvas): Com Iluminação da Natal 2010


De Continuacao a 2 de Dezembro de 2010 às 18:59

Já para não falar da nova Estação Rodoviaria de Portalegre que estão a construir, que ao lado da de Elvas, é uma caixinha pequena. A Estação Rodoviária de Elvas é muito maior que a de Portalegre, e foi inaugurada há cerca de 5 anos. Todas as Freguesias do concelho de Elvas estão equipadas com Pavilhões Multiusos novos, Praças de Touros novas, Jardins Infantis novos, Polidesportivos novos, estadios sintéticos novos para além dos 4 estádios que existem em Elvas com sintéticos, todas as escolas tem ar condicionado nas salas no concelho de Elvas, todas as escolas tem polidesportivo e jardim de infância. Em Breve as freguesias iram ter também as suas piscinas publicas, para alem das 2 piscinas que já existem em Elvas e do parque aquático El Xadai em Elvas também. A nivel de museus, Elvas tem o 2º maior Museu militar da Europa, que é o Museu Nacional Militar de Portugal, tem o maior museu de arte contemporanea do sul de Portugal, e tem muito mais oferta museologica e hoteleira que o concelho de Portalegre junto. Portalegre é miséria.


De Anónimo a 3 de Dezembro de 2010 às 02:08

Queres saber porque Portalegre é uma das camaras mais endividadas do País? Então eu explico-te, dando-te só alguns exemplos:

Construção de uma zona industrial que em área deve ser maior que toda a cidade de Elvas;
Desenvolvimento do Programa Polis, que restruturou toda a cidade antiga, envolvendo variadissimos projectos urbanos;
Expansão da cidade, construindo-se novas avenidas e novos equipamentos de apoio;
Renovação de todas as infra-estruturas subterraneas, tornando Portalegre um dos concelhos mais eficientes em saneamento básico, com melhores aproveitamentos e menores perdas de água;
Desenvolvimento da Fundação Robinson, que depois de totalmente finalizada, será um dos maiores complexos culturais do País, com um parque de alguns hectares onde se encontram um conjunto de variadissimos edificios que vao desde museus a sedes culturais, polos artisticos, etc.;
Reabilitação do enorme edificio histórico da Fábrica Real, englobando a nova câmara municipal, centro de congressos, etc.;
Desenvolvimento e apoio a sectores empresariais, criando-se algumas vertentes que hj são ja uma imagem de marca em Portalegre, como o ICTVR (Centro Internacional de Tecnologia de Realidade Virtual);
Reabilitação de edifcios degradados na zona historica, construçao de outros; Caep, escola de hotelaria e turismo, Reabilitação de todo o parque escolar, construção de complexos culturais e desportivos; renovação de todos os acessos a freguesias, ...etc etc..

É obvio que isto são tudo são obras de grande envergadura que envolvem largos milhões, mas estão feitas e outras continuam. A câmara ficou endividada como todas as câmaras do País que fizeram obras.

Muitos Portalegrenses criticam, porque as pessoas de Portalegre são por natureza inconformadas e defendem que a cidade como uma capital de distrito que se preze deveria ter muito mais, sobretudo alguma dignidade facultada por parte do poder central que a tem ignorado injustamente (sobretudo nos ultimos anos) resultando em problemas nao só para Portalegre mas para a região. Os portalegrenses não dizem, "a nossa cidade é a maior", porque isso seria o ridiculo de cair em imodestia e o absurdo de ser conformista. A cidade de Portalegre tem enormes valências mas é uma capital de distrito do interior e à semelhanca das suas homologas como Bragança, Beja, Guarda, etc. vivem as dificuldades da interiorização.

Relativamente ao concelho de Elva que sofre a interiorização e muito mais, (com a agravância de nao ser a cidade âncora) , esta tem uma valência que é a fronteira do Caia, no entanto Elvas vive afundado na ignorância local. Não se desenvolve e perde oportunidades de se poder desenvolver, ou pelo menos não decair tanto (o que já não seria mau)...E porque? Porque tem um Rondao apoiado por quase todos os elvenes...que aposta em fazer "Circos"para animar o povito rural da terra, que ficam muito contentes com a festa, mas aquilo nao passa de balelas, coisita pouca mas publicitada como grande coisa. Faz-se alguma coisinha e por mais insignificante que aquilo seja, é sempre vendida como mega-coisa. Vamos ver o que foi feito em Elvas nestes anos todos e não se ve nada de grande dimensão, importância ou que seja decisivo para o futuro. O que sustentava Elvas - foi-se (quartel militar e guarda das fronteiras) e os buracos vazios vão-se tapando com Rondonisses! È obvio que com obrazinhas dessas, a câmara nao está muito endividada, o que é mais que compreensivel, mas ao revés de não estar endividada, ela está condenada!




De Elvense a 4 de Dezembro de 2010 às 02:08

Não sejas ridiculo! A Câmara de Portalegre está endividada porque sempre esteve, porque de novo em Portalegre, não se vê absolutamente nada. E quando falas de Elvas, nota-se a tua profunda ignorância como as dos demais Portalegrenses ignorantes que comentam este blog! Elvas para alem de ser a cidade mais desenvolvida no distrito, beneficia de ser a principal porta de entrada de Portugal, tem bairros periféricos enormes e qualquer pessoa que conheça bem Elvas, jamais poderá desmentir este facto! Todas as artérias fora do centro histórico, são grandes avenidas, como existem em Badajoz, que é sinal de uma cidade bem desenvolvida, é aquilo que não se passa em Portalegre. Elvas é uma cidade fronteiriça, que aposta no seu desenvolvimento e que terá bastante futuro a nível turístico, muito maior que o de Portalegre, uma vez que a oferta turística é bastante maior. Grandes infraestrutas em Elvas, não vês nenhuma nos ultimos tempos, então eu passo a citar algumas dos ultimos 5 anos:
- A maior sala de espectáculos do sul de Portugal, o Coliseu José Rondão Almeida.
- A nova estação rodoviária.
- Centro Comercial e de Habitação Espaço Santa Luzia que está em construção e é enorme.
- Requalificação total da Praça da Republica.
- Novo e maior museu de arte contemporânea do sul de Portugal.
- O novo museu nacional militar de Portugal, um dos maiores da europa.
- Unidade de Cuidados Continuados da Cruz Vermelha.
- Hospital de Dia do Hospital de St. Luzia de Elvas.
- Novas residências da APPACDM.
- Novos lares nas freguesias.
- Novos pavilhões nas freguesias.
- Novos relvados sintéticos.
e poderia referir aqui muitas mais!
Em breve entrara para requalificação a estrada do paraiso, que será a continuação da grande avenida de badajoz, até à entrada da Autoestrada A6.
Portalegre não se vê nada, absolutamente nada! São uma cidade pobre, feia e mal desenvolvida, parada completamente no tempo, não entrou no Século XXI.
Ainda hoje estive com uns amigos de Portalegre, e eles disseram que Portalegre é sempre a mesma pasmaceira e que não tem absolutamente desenvolvimento nenhum, só fecham as poucas empresas que tem, as lojas do centro histórico estão a fechar, não há lojas de marca de excelência (como existem em Elvas),e também me foi dito que Portalegre ao lado de Elvas, era uma aldeia pequenina e antiga. E no fundo é isso que Portalegre é, uma aldeia no meio das serras.
Elvas é o futuro do distrito, a nível de desemprego no que diz respeito aos ultimos dados de Outubro, Portalegre acrescentou mais 126 desempregados aos cerca de 1200 que existem, enquanto que em Elvas o número de desempregados diminuiu em 132 pessoas, ficando agora nos 1.100 desempregados. Portalegre não produz desenvolvimento, e poderia ser em conjunto com Elvas, duas cidades de referência do Alentejo, mas sendo assim a única cidade de referencia neste distrito é Elvas. É aqui que está o futuro do distrito.
Portalegre que se meta a milhas, porque qualquer dia deixará de ser o distrito de Portalegre, para ser na totalidade o distrito de Évora, senão mesmo distrito de Elvas na Provincia de Badajoz.

Portalegre morreu quando entramos no Século XXI, Elvas abriu os olhos e passou ao lado de Portalegre com um "Adeuzinho" de alta escala.


De Anónimo a 4 de Dezembro de 2010 às 12:20
ÉS MESMO RIDÍCULO ELVENSE...ISSO É QUE SÃO AS OBRAS GRANDES QUE VÃO MUDAR O RUMO DE ELVAS????? REQUALIFICAÇÃO DE PRAÇAS, PAVILHÕES DESPORTIVOS, APPACDM, SALA DE ESPECTÁCULOS, LARES E ETC????!!!! ACHAS QUE OS OUTROS CONCELHOS NÃO FIZERAM ISSO TAMBÉM???? ESTÁS MESMO ISOLADO NA PARVALHEIRA TU....SE OS TEUS RIVAIS LÁ DE PORTALEGRE OUVIREM ISTO, ATÉ SE VÃO RIR DE TI. ISSO QUE TENS AQUI NESTA PARVÓNIA OU...RONDÓNIA, É O QUE HÁ EM TODO O LADO, EU QUANDO ME DESLOCO A PORTALEGRE VEJO ISSO TUDO CONSTRUÍDO, MAS NA DIFERENÇA DE NORMALMENTE ESTAREM SEMPRE MELHOR EXECUTADOS E A MAIORES ESCALAS. CLARO QUE NÃO VEJO LÁ UM CENTRO DE CUIDADOS CONTINUADOS DA CRUZ VERMELHA OU OUTRAS COISAS SINGULARES, QUE POSSA HAVER AQUI (PRAÇAS DE TOIROS COBERTAS, ETC)....MAS POR OUTRO LADO, VEJO TANTA OUTRA COISA EM PORTALEGRE QUE NÃO VEJO AQUI...E QUE ELVAS SE ROI TODINHA DE INVEJA POR NÃO TER TAMBÉM. AGORA FEZ-SE AQUI UMA GRANDE FESTA POR CAUSA DO CENTRO DA CRUZ VERMELHA E EM PORTALEGRE? VAIS LÁ E VÊS DOIS CENTROS HOSPITALARES PRIVADOS DE HEMODIALISE RENAL COM ENORMES INSTALAÇÕES QUE FORAM ACABADOS DE INAUGURAR...E OS PORTALEGRENSES ANDAM A A PAVONEAR-SE DISSO??? ANDAM A FESTEJAR, OLHEM, NOS TEMOS ISTO E VCS NÃO TEM..NHAM NHAM...(TIPO CRIANCINHA DA ESCOLA PRIMARIA)??! POR AMOR DE DEUS...VCS SÃO MESMO RIDÍCULOS!!!!! POIS ACREDITA QUE SE OS PORTALEGRENSES QUISESSEM JUDIAR CONVOSCO ASSIM...POR ESSES MOTIVOS DE COMPARAÇÃO, OS ELVENSES ESTAVAM BEM TRAMADOS. É SIGNIFICATIVAMENTE ESMAGADOR O QUE EXISTE EM PORTALEGRE E QUE NÃO EXISTE AQUI EM ELVAS, MAS QUE VCS DAVAM TUDO PARA QUE EXISTISSE. ACHO MESMO RIDÍCULO ESTAREM-SE A COMPARAR COM PORTALEGRE.


De Anonimo a 5 de Dezembro de 2010 às 04:23

O que oferece Potalegre aos seus visitantes em época natalicia? ZERO!

Elvas oferece a melhor e maior iluminação do sul de Portugal no centro histórico da cidade num custo de cerca de 170.000€, oferece ainda um presépio de tamanho natural em frente à Igreja da Sé, oferece também a maior pista de gelo de Portugal em recinto coberto com 800 metros quadrados e ainda a maior novidade, tem a 2ª maior arvore de natal de Portugal com quase 30 metros de altura, maior só mesmo em Lisboa com cerca de 40 metros de altura.

Aprendam a chamar turistas!


De Anónimo a 5 de Dezembro de 2010 às 13:29

HAHAHA...ELVENSE, VOU-TE FAZER UMA PERGUNTA! RESPONDE COM SINCERIDADE, OK? JA ALGUMA VEZ SAISTE DE ELVAS???? OU SEMPRE VIVESTE AI??? NÃO TEN RADIO, TELEVISÃO???? ACHO QUE VIVES ISOLADO E SOFRES DE GRAVES DISTURBIOS MENTAIS À SEMELHANCA DO RONDÃO! HA UM PRESÉPIO JUNTO À IGREJA E UMA ÁRVORE DE NATAL!!!! ELVAS ESTA A PROGREDIR!!!!! VIVA ELVAS!!!!ELVAS DIZ SEMPRE QUE TEM ALGUMA COISA QUE OU É A NUMERO 1 OU A NUMERO 2 EM TAMANHO...O QUE É INCRIVEL É QUE SAO SEMPRE AS MAIORES MENTIRAS OU ENTÃO SÃO AS MAIORES EM ANORMALIDADE E ESTUPIDEZ!!!! AHAHAH


De PedroLopes a 8 de Dezembro de 2010 às 15:47

Pessoal porquê isto tudo? Não seria melhor que em vez de andarem a discutir qual é a melhor cidade, se unissemos todos para que o nosso distrito de Portalegre se desenvolve-se?!
As cidades de Elvas e Portalegre nos Censos de 2001 tinham os mesmos habitantes, é um facto. Eu conheço bem Elvas, tal como conheço Portalegre, e cada cidade tem as suas características boas e más. Elvas está bastante desenvolvida, é verdade e ninguém pode dizer que não, porque isso está à vista de todos, e os Portalegrenses deviam orgulhar-se de ter uma cidade no distrito como Elvas, em mais nenhum distrito do Alentejo isto acontece, vejamos... em todos os distritos há a capital de distrito que é a maior cidade e mais desenvolvida e as restantes cidades são cidades com 7/8/9 mil habitantes. O Distrito de Portalegre tem 2 grandes cidades do Alentejo, Elvas e Portalegre, que são conhecidas internacionalmente. Portalegre no entanto está também em desenvolvimento, o único que se passa diferente de Elvas, é que a Câmara de Portalegre não tem tanto dinheiro para investir como tem a Câmara de Elvas, sendo a 7ª mais rica do país e a menos endividada do país, Portalegre apenas se tem parado um bocadinho no tempo, não investe no desenvolvimento da cidade o suficiente. Elvas pelo contrário todos os dias tem coisas novas e está com um desenvolvimento extrondoso, mas acho que isso deveria ser um orgulho para todos os Elvenses e Portalegrenses, porque no fundo somos todos do mesmo distrito, o distrito não é Portalegre, somos todos nós, Portalegre é apenas o nome do distrito, mas não é por isso que Portalegre tem mais mérito que Elvas, ou Elvas mais mérito que Portalegre, o que se passa é que Elvas beneficia de estar na principal fronteira portuguesa e de ser uma cidade turística com forte desenvolvimento e uma capacidade hoteleira superior à do distrito todo junto, são factos verdadeiros, tem mais património para apresentar aos seus visitantes, mas Portalegre não tendo tanto património para apresentar aos visitantes, pode investir noutras coisas. Vi aqui Portalegrenses, quase que a desejar que Elvas não fosse eleita património mundial, porquê? Se todos pensarmos bem no assunto, se Elvas for eleita património mundial, não leva só o nome de Elvas pelo mundo, leva também o nome do distrito de Portalegre, e é nisso que temos que pensar! O distrito de Portalegre está a perder muita população, a população que temos está envelhecida e visto que o governo não quer saber do interior para nada, temos que ser nós a fazer para que o nosso distrito se torne melhor e mais atractivo! Elvas futuramente vai beneficiar de ser uma eurocidade em conjunto com Badajoz, ou seja o nosso distrito terá uma cidade com cerca de 200 mil habitantes, feita da união de Elvas e Badajoz. Isto é bom para Elvas e para Portalegre e também para a cidade de Badajoz. Portalegre com a Eurocidade Elvas/Badajoz beneficia de poder vir a ter bastantes mais serviços. Esperemos que no futuro o TGV sempre seja construido em Elvas para que possa trazer menos desemprego ao nosso distrito, para que o nosso distrito seja um exemplo para todos os outros! A taxa de desemprego de Elvas e Portalegre é indentica. São as 3 cidades do distrito que concentram o maior numero de desempregados: Portalegre, Elvas e Ponte de Sôr. Elvas e Portalegre tem cerca de 1.150 desempregados cada uma delas, enquanto que Ponte de Sôr ronda as 1.000, mas é normal, Ponte de Sôr tem menos 4 ou 5 mil habitantes que Elvas e Portalegre.
O distrito de Portalegre é demasiado pequeno, para que haja estas rivalidades entre 2 grandes cidades como Elvas e Portalegre, são os maiores pólos populacionais do distrito que tem os mesmissimos habitantes! Temos é que pensar em nos unirmos todos para travar os problemas do nosso distrito e não andar para aqui a criar rivalidades entre duas cidades, porque no fundo quem se ri com isto tudo são os distritos de Évora e Beja.

Cumprimentos a todos os Elvenses e Portalegrenses! 


De Anónimo a 8 de Dezembro de 2010 às 19:14

VOCÊ TEM MUITA RAZÃO, NÃO FAZ SENTIDO NENHUM ESTA RIVALIDADE RIDICULA. MAS QUEIRA-ME SÓ FAZER UM REPARO NO SEU TEXTO...OU MELHOR..ESSE REPARO GOSTARIA QUE FOSSE VOCÊ A FAZE-LO PARA SI...CONSULTE LÁ O VOLUME DE DINHEIRO INVESTIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTALEGRE NOS ULTIMOS ANOS E COMPARE LÁ COM O VOLUME DE DINHEIRO INVESTIDO POR ELVAS....CONSULTE ISSO. NÃO REPARE SÓ NO PIDDAC AO QUAL ELVAS TEM SIDO PRIVILIGIADA, MAS CONSULTE OS PROJECTOS DE INICIATIVA MUNICIPAL E PRIVADA, DO QREN E OUTROS....QUANDO REPARAR NO QUE LHE QUERO DIZER, VAI CONSTATAR ALGUNS FACTOS. SE O SENHOR PEDRO LOPES CONSULTAR SÓ O INVESTIMENTO DO PARQUE DA FUNDAÇÃO ROBINSON VAI DEPARAR-SE COM UMA QUANTIA UM POUCO ASTRONÓMICA QUE PROVAVELMENTE NÃO ESTAVA A CONTAR.
AGORA DIGA-ME SÓ UMA COISA, O QUE É QUE PARA SI "O DESENVOLVIMENTO"? CONSTRUIR AVENIDAS DE MEIA TIJELA? CAMPOS DE RELVA SINTETICA, PRAÇA DE TOIROS COBERTAS?...DIGA-ME, ISSO JÁ LHE DEU EMPREGO? QUANTOS POSTOS DE TRABALHO FORAM CRIADOS EM ELVAS? ACHA QUE ELVAS SE DESENVOLVE QUANDO CONTINUA A PERDER POPULAÇÃO? OUTRA COISA, QUE LHE VOU DIZER E ATREVO-ME A DIZER ISTO EM NOME DOS  PORTALEGRENSES PORQUE OS CONHEÇO. ELES NÃO TEM QUALQUER TIPO DE RIVALIDADE COM ELVAS (PODENDO HAVER AQUI UM OU OUTRO COMO CASOS RAROS), MAS O QUE VEJO É PRECISAMENTE O CONTRÁRIO, MUITOS DELES ATÉ DESCONHECEM ESTE ÓDIO DOS ELVENSES E FORA AQUELES QUE SIMPLESMENTE NEM TEM QUALQUER OPINIÃO FORMADA SOBRE ELVAS, ELES TORCEM PARA QUE ELVAS SE DESENVOLVA. VERIFICA-SE EM QUEM DECIDE E EM DETERIMADOS BASTIDORES DA DECISÃO PUBLICA DISTRITAL SEDEADOS NA CAPITAL, QUE ATÉ TEM PRIVILIGIADO ELVAS E NÃO MUITOS OUTROS CONCELHOS. (ACHO POR EXEMPLO QUE PONTE DE SOR DEVERIA SER MUITO MAIS PRIVILIGIADA E NÃO É).  RECORDO-ME POR EXEMPLO DE VER O PRESIDENTE DA CÂMARA DE PORTALEGRE A FAZER DECLARAÇÕES PUBLICAS DEFENDENDO O TGV NO CAIA, DA MESMA FORMA QUE ME RECORDO DE DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DE ELVAS A MANIFESTAR ÓDIO CONTRA PORTALEGRE. A RIVALIDADE E ÓDIO É SEMPRE MANIFESTADA PELO ELO MAIS FRACO, OU SEJA, POR AQUELE QUE TEM INVEJA....DA OUTRA PARTE SIMPLESMENTE IGNORAM. VIVA PORTALEGRE, ELVAS, PONTE SOR, MARVÃO, ETC.


De Anónimo a 8 de Dezembro de 2010 às 20:14
E OUTRO EXEMPLO...O PLANO RODOVIÁRIO NACIONAL PRETENDE UNIR TODAS AS CAPITAIS DE DISTRITO DO PAÍS, TENDO O GOVERNO APRESENTADO O ESTUDO PRÉVIO DA AE DE PORTALEGRE QUE CONSTA NA LIGAÇÃO DA A23 (NÓ DO FRATEL) - CIDADE DE PORTALEGRE-ATÉ À A6 EM ESTREMOZ. OS DE PORTALEGRE NÃO QUEREM A AUTOESTRADA COM ESTE TRAÇADO, DIZENDO QUE ELA DEVERIA BENEFICIAR MAIS O DISTRITO, LIGANDO A ELVAS E NÃO A ESTREMOZ. E SABEM O QUE ELES QUEREM COM ISSO??? QUEREM QUE O INVESTIMENTO NÃO FUJA PARA ÉVORA E SE FIXE PELO DISTRITO DE PORTALEGRE. ESTÃO A BATER-SE POR ISSO, PORQUE PREFEREM O DESENVOLVIMENTO DE PORTALEGRE E ELVAS EM VEZ DO DESENVOLVIMENTO DE ESTREMOZ E ÉVORA. VEJAM SÓ A IMPORTÂNCIA QUE SERIA SE ELVAS TIVESSE ALEM DA A6, UMA OUTRA AUTOESTRADA LIGANDO AO NORTE DO PAÍS!!! VEJAM BEM A POTENCIALIDADE DISTO! MAS CLARO QUE EM ELVAS  NINGUEM QUER AJUDAR O DISTRITO, NÃO SE MOVIMENTAM JUNTAMENTE COM PORTALEGRE, PORQUE PREFEREM ABDICAR DE UMA ENORME POTENCIALIDADE SÓ PARA QUE PORTALEGRE NÃO BENEFICIE DELA.
SE ALGUM DIA DEREM ALGUMA ESMOLA A ELVAS  NA CONDIÇÃO DE O DAREM TAMBEM A PORTALEGRE, OS DE ELVAS PREFEREM MORRER À FOME, SÓ PARA QUE PORTALEGRE POSSA SER PREJUDICADA! TAMANHO O SEU ÓDIO....E PORQUE ESSE ÓDIO??? ISSO É QUE NÃO ENTENDO... POR AMOR DE DEUS, O CONCELHO DE ELVAS JUNTA-SE AO DIABO DE ÉVORA QUE A IGNORA E LHE ROUBA O PROTAGONISMO TODO NA LIGAÇÃO DE LIBOA A MADRID PELO TRAÇADO DA A6...E COSPE NA MÃO DA CIDADE QUE A AJUDA, REPARTINDO MUITO DO QUE TEM, PARA QUE POSSA TAMBEM HAVER ALGUMA COISA EM ELVAS. NÃO CONHECO OUTRAS CAPITAIS DE DISTRITO A PARTILHAR DA MESMA FORMA COMO PORTALEGRE O FAZ COM ELVAS. ISTO TUDO DEMONSTRA COMO OS ELVENSES SÃO AUTODESTRUTIVOS, IGNORANTES E ALIMENTAM UM ÓDIO RIDICULO QUE SE VIRA CONTRA ELES PRÓPRIOS. ALGUEM ME EXPLIQUE ISTO?


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs
Em destaque no SAPO Blogs
pub