Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sábado, 30 de Janeiro de 2010

Teoria da conspiração ou realidade? Elvas vs Portalegre

 

Há quem culpe tudo e todos pela falta de desenvolvimento de Elvas e vá disparando em todas as direcções. Vamos a factos.

 

 

1 – O antigamente

Elvas dada a sua localização sempre teve uma vida muito especial. Por um lado os militares davam uma grande vida à cidade e depois a agricultura que à custa de uma mão-de-obra quase escrava. A juntar a isto a vizinhança de Badajoz dava um contributo apreciável ao comércio em particular e à cidade em geral. E assim se foram passando décadas e décadas. Melhor ou pior ia-se vivendo. A cidade era animada, tinha uma vida nocturna bastante agitada e o dinheiro ia circulando.

Portalegre nesta mesma época vivia fundamentalmente à custa do funcionalismo inerente à capital de distrito e ao operariado. Era uma sociedade extremamente bipolarizada: uma classe mais abastada por um lado em contraste com o resto da população pobre. O comércio era pouco desenvolvido e a cidade cinzenta e meia morta. Tinha nessa época um Liceu Nacional onde todos os elvenses que queriam continuar a estudar eram obrigados a ir.

Por essa época Elvas tinha entre o 2 e 5 mil habitantes a mais.

 

2 – O passado recente

Com o advento do 25 de Abril tudo deu uma grande volta. Se Portalegre já tinha muita influência mais passou a ter. O funcionalismo aumentou de uma maneira desmesurada. Eles eram Direcções Distritais disto e daquilo, eram as sedes distritais deste ou daquele organismo, eram os bancos com as direcções distritais, eram os comandos das forças de segurança, Governo Civil, etc. etc.

Ao mesmo tempo que Portalegre aumentava, Elvas foi encolhendo. Veja-se os casos dos militares. Não sei se alguém se recorda, mas Portalegre teve um Destacamento de Portalegre do Regimento de Infantaria de Elvas. Enquanto não transformaram o dito destacamento em Regimento de Infantaria de Portalegre não descansaram. Enquanto isto a guarnição dos quartéis em Elvas ia decaindo com o fim da Guerra do Ultramar, até se finar por completo. Já em Portalegre o Regimento de Infantaria se transformava em Escola da GNR (não sei bem o nome). Mas mesmo assim continuavamos em frente porque ainda tínhamos uma fronteira que gerava muitas receitas e empregava muita gente com um poder de compra alto. Também isto acabou com a nossa entrada na CEE.

A agricultura definhava, o comércio começava a dar sinais de colapso e o que ia mantendo a cidade de pé ainda era o funcionalismo público. Industria sempre andou arredada da cidade por conveniência dos agricultores em não perderam a mão-de-obra barata.

 

3 - O presente

O presente pouco ou nada se modificou em relação ao passado recente e o que se alterou foi sempre a favor de Portalegre. Eis alguns exemplos.

3.1 – Todos os organismos “residentes” em Portalegre foram reforçados e aumentados.

3.2 – Aquilo que era o Magistério Primário e a Escola de Enfermagem, transformou-se no Instituto Politécnico de Portalegre com um sem número de escolas superiores. Veja-se até o caso recente da Escola Superior de Turismo e Hotelaria que acabou por assentar arraiais em Portalegre quando fazia todo o sentido vir para Elvas, já que esta cidade é detentora de um número de camas em estabelecimentos hoteleiros superiores ao resto do distrito junto. Mas não, o lobi continuou a funcionar. Como ontem aqui disse deram-nos como esmola a ESAE.

3.3 – Sobre a saúde todos sabemos o que se está a passar. O Hospital de St. Luzia não é fechado, mas vai sendo esvaziado progressivamente de competências. Um dia estaremos perante um caso consumado de esvaziamento total. Para consolidar a minha ideia vejam-se as declarações do deputado Cristóvão Crespo e está tudo dito.

3.4 – O PIDAC é mais um exemplo como a capital do distrito faz pressão. A pretexto de que as verbas do PIDAC são sempre maiores em Elvas, Portalegre quer compensações. É demagogia pura, já que a maioria destas verbas se destinam as obras de âmbito nacional (TGV) e não para a cidade propriamente dita. Mas por lá isso não interessa.

 

4 – Considerações finais   

 

Muita gente em Elvas e alguns analistas vieram nestes últimos dias a chorar baba e ranho devido às estatísticas que tinham saído sobre a riqueza e poder de compra das várias cidade do Alentejo. Caros amigos, lamento dizer, mas a maioria não sabem ler uma estatística e de números pouco entendem. Leiam o que anteriormente escrevi e tirem-se conclusões. Mas eu explico.

Elvas tem actualmente menos 2 ou 3 mil habitantes que Portalegre. E quem é essa gente a mais? São precisamente todos aqueles que engordam os vários organismos públicos e que têm um poder de compra maior que o resto da população. Assim sendo, a média aritmética lida a frio dá resultados quem impressionam os mais incautos. Estes resultados têm que ser lidos não na totalidade mas sectorialmente e por classes sociais. O mesmo é válido para a comparação com Évora e Beja. Se Évora ainda é possuidora de alguma riqueza, Beja não passa de uma “aldeia” grande com toneladas de funcionalismo. Tirem destas 3 cidades todos os organismos inerentes a uma capital de distrito e depois comparem. Iriam ter uma surpresa.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 22:54
Link do post | favorito
De Anónimo a 17 de Outubro de 2010 às 18:16
Portalegre é uma puta merda seus caralhos


De Anónimo a 26 de Outubro de 2010 às 01:10

É...Mas a puta da tua mãe se quiser parir tem que ir a Portalegre, porque em Elvas ja nem se pode nascer, so morrer! No futuro ja ninguem pode dizer que é natural de Elvas!!! Lol


De Elvense a 28 de Outubro de 2010 às 16:03

Pena é que a Maternidade de Portalegre é mais difamada que sei lá o que por negligência médica! E por tua informação em 100 mulheres grávidas, 2 escolhem Portalegre, porque a maioria escolhe Badajoz e seguidamente Évora.


De Anónimo a 28 de Outubro de 2010 às 18:32
As poucas mulheres que existem em Elvas, muitas vezes nem tem os partos nas 3 cidades mais importantes em redor de Elvas, tem-nos nas ambulâncias!!! Quando faço a estrada de Elvas para Portalegre é costume ver ambulâncias destes lados a caminho do Hospital Distrital de Portalegre (e não é partos, é idosos, pq é isso que Elvas tem). Quantas ambulâncias de Portalegre vês em Elvas?!! Ahaha, hospital isso??!! Isso nem parece um hospital, parece uma "vivenda grande"! Eu ja precisei de ir a um hospital em Elvas e com receio, recusei-me a ir ai. E TAMBEM NÃO FAZ SENTIDO EXISTIR HOSPITAL EM ELVAS (basta o centro de saúde). Pq raio na cidade de Ponte de Sor nao existe um hospital e em Elvas existe?????? Exemplos: Nos distritos de Evora e Beja, não existem hospitais nos outros concelhos mais pequenos, eles estão só nas capitais (e nesses distritos existem localidades muito mais afastadas das capitais, que nao é o caso de Elvas em relação a Portalegre ,que são so 50km). Em Portalegre existe um hospital tão grande ou maior que nestas capitais vizinhas da região, que é suficiente para todo o distrito e seria muito mais e com mais qualidade se colocassem em pratica determinados projectos em Portalegre como se fazem em outras capitais de distrito (existe ja um grande espaço na cidade de Portalegre destinado para a construção de um mega parque da saúde, para centralizar os serviços da saúde e poder assim servir com qualidade a região, economizando desperdicios do estado e permitindo às pessoas do distrito mais comodidade, centralizando competências e não as confudindo em capelinhas por aqui e ali (é com exemplos destes em Elvas, que o pais esta como está).


De LD a 1 de Novembro de 2010 às 17:30

Não fales tanto que fazes figura de parvo!
Só existem hospitais nas capitais de distrito? és mesmo muito ignorante!
HOSPITAIS NO ALENTEJO
- Hospital de Santa Luzia (ELVAS)
- Hospital Dr. José Maria Grande (PORTALEGRE)
- Hospital do Espírito Santo (ÉVORA)
- Hospital Privado da Misericórdia (ÉVORA)
- Hospital do Patrocínio (ÉVORA)
- Hospital Militar (ÉVORA)
- Hospital José Joaquim Fernandes (BEJA)
- Hospital Infantil S. João de Deus (MONTEMOR-O-NOVO)
- Hospital de S. Paulo (SERPA)
- Hospital do Litoral Alentejano (SANTIAGO DO CACÉM)
E esta para breve a construção do novo HOSPITAL CENTRAL DO ALENTEJO em ÉVORA.

Como vês és burro mesmo! Existem 10 hospitais no Alentejo!! Não é só Elvas, Portalegre, Beja e Évora. Mata-te!


De Anónimo a 2 de Novembro de 2010 às 02:48
Epá são maais!!! Esqueceste-te de todas as delegaçoes da Cruz Vermelha e do endireita em Alter do Chão!!!!! Ha hospitais no Alentejo com fartura!!!! Hahahaha


De Anónimo a 3 de Novembro de 2010 às 19:43

ha mais burros em Portalegre que hospitais para nhurros


De Elvense32 a 6 de Novembro de 2010 às 04:25

Portalegre só tem uma coisa que define mesmo as pessoas de Portalegre o Hospital dos Malucos da Serra.


De Anónimo a 6 de Novembro de 2010 às 21:37

Há um estudo do INE de 2007, que refere que o distrito de Portalegre regista uma perda de população em todos os concelhos do distrito. Diz esse mesmo estudo que o concelho que verificou menos perda, foi a capital Portalegre, seguido posteriormente por Campo Maior e por Ponte Sôr. O mesmo estudo diz que o concelho de Elvas verificou uma Abismal Perda de População de 25,7% (de 1950 até 2007, data do estudo)!!!!!!!!!!! SENDO ASSUSTAAADORRRR!!!! O INE refere que em 2007, todo o concelho de Elvas tinha apenas 22 mil habitantes! Pelas minhas contas, relacionando proporções… a “”cidade”” de Elvas, terá no máximo metade dessa população do concelho! Ora começamos a fazer continhas e vamos la concordar que Elvas já nem consegue justificar ter PSP!!!! E já vamos em 2010…quantos restarão agora???!!! Tou curioso!!! Diz o Rondão que em vez de Maternidade, agora há um Crematório em Elvas!!!! O que me parece ser lógico do Rondão, dar mais importância aos mortos do que aos nascimentos! Um individuo disse aqui, que Elvas está no progresso, dando o exemplo de agora haver uma incineradora de cadáveres no concelho! Loooool…Elvas esta no caminho certo, Força Elvas!!!! Looooool



De Elvense a 7 de Novembro de 2010 às 18:12
O presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), Jorge País, considerou hoje que a ausência de uma auto-estrada naquela região contribuiu para o envelhecimento da população e para a "forte quebra demográfica".

 

ahahahaha, CHUPEM AI SEUS PORTALEGRENSES NOJENTOS!


De Anónimo a 7 de Novembro de 2010 às 23:43

Podes crer. Portalegre tem um nucleo de empresarios como é caracteristico nas capitais de distrito. Tem a Nerpor. Elvas é tao patinho feio que teve que fazer uma associação municipal de empresarios (para a vendedora de toalhas e para o trolha que faz biscates em Elvas) vivendo os pobrezinhos isolados do mundo. Tem tanta dor de cotovelo que depois se afundam ainda mais! lool.Parece que o presidente da Nerpor referia-se à reagião englobando tambem Elvas. Acho que o presidente da Nerpor tem-se batido para que a AE de Portalegre possa passar tambem por Elvas. Na minha opiniao, é mais importante o troço do IC13 ligando Portalegre a Valencia de Alcantra (Caceres). Elvas está fora do mapa, seria so favorecer Badajoz. Portalegre esta numa situação geografica mais priveligiada se o IC13 fosse construido. Fica mais perto de Madrid e de Lisboa.


De Luis a 9 de Novembro de 2010 às 18:13

Falam muito mal de Elvas mas se querem ver um carnaval em condições, tem que vir a Elvas porque é onde está o maior carnaval do Alentejo. Se querem Pista de Gelo, tem que vir a Elvas porque é onde está a maior pista de gelo coberta de Portugal. Se querem uma Feira em condições tem que vir a Elvas ao São Mateus porque é a maior feira do sul do país que todos os anos acolhe cerca de 200 mil visitantes! Portalegre não apresenta nada destas caracteristicas! São insignificantes!


De Anónimo a 9 de Novembro de 2010 às 21:57

Continuando…


 


Portalegre (eventos culturais que já visitei na cidade):


FERPOR; Feira da Doçaria Conventual; Festival de Jazz; Festival de Teatro; Festas da Cidade (Desfile das Maias); Santos Populares, Espectáculos do Caep,…etc.


 


Portalegre (Eventos Desportivos):


Baja de Portalegre (a competição TT mais antiga de Portugal e considerada por muitos como a mais espectacular do Mundo, trata-se de um dos eventos desportivos nacionais com mais assistência por parte do publico no pais e no estrangeiro); Maratona BTT Portalegre 100 (A Primeira, a Maior e a Melhor maratona de BTT em Portugal e uma das melhores da Europa); Portalegre DHU (Portalegre não é só a Capital do TT, é actualmente considerada como uma das cidades mais espectaculares para o Downhil). Portalegre é também considerado um local de referência para a Asa Delta; Balonismo; Tiro; Escalada, nas íngremes penhas, etc…tendo no momento excelentes condições para a prática destes desportos. No passado ficam também alguns feitos: Já foi considerada a cidade com o melhor Kartódromo do Pais (anos 80); Não esquecendo a emblemática “Rampa”, um dos circuitos de Rali mais fantásticos que há memória no nosso país.


 


Prova de como Elvas é medíocre comparada com os outros concelhos do distrito, refiro aqui alguns exemplos de eventos desportivos: Fronteira tem as 24horasTT e Ponte Sor tem o circuito de Motocross e o melhor sitio para a prática de ski aquático; Acho que já vi a Baja de Portalege com pistas a passar por todos os concelhos, menos por um, qual será ?????!!!!!!!!! Não só tem nada, como também não merecem!!! Mas pensam que tem, porque o Rondão lhe diz que sim!!!lool! Não tem qualidades, não tem mística, não tem dimensão para realizar eventos, pq só tem apetência para coisas pimba como o Tony Carreira!!!



De Elvense a 15 de Novembro de 2010 às 01:14

É Preferivel ter Ciganos em Elvas do que Caloteiros! Portalegre está cheia de caloteiros!! Burros!!! Para que querem voces grandes eventos se depois não teem dinheiro para os pagar?! Depois o que acontece, o que se vê na TV! Bombeiros de Portalegre alvos de penhoras, em causa uma divida de 450 mil euros aquando do concerto de Julio Iglesias em Portalegre no ano de 2004! BURROS! São a vergonha deste distrito!!!


De Anónimo a 15 de Novembro de 2010 às 11:48

Tony´s Carreiras, Julios Iglesias e restantes Merdas Apimbalhadas nao são para Portalegre. Da mesma forma que se algum dos varios espectaculos (quase diarios) do CAEP (Portalegre) for feito em Elvas, seria um fracasso total. Não estou a ver os elvenses a assistir a uma orquesta sinfonica internacional, a uma conceituda companhia de dança ou teatro, a um espectaculo mediatico de uma banda jazz ou rock...São filosofias diferentes. A velharada de elvas nao ia gostar! Claro que um concerto de Julio Iglésias em Portalegre e ainda por mais pessimamente organizado por bombeiros, sem divulgação nem nada....teria que ser um total fracasso. Filho da puta desse cantor que faz concertos de doação para varias merdas e nao conseguiu assumir perdão ou metade das culpas no seu fracasso, penalizando uma organização humanitaria que tinha como objectivo angariar fundos para ajudar e proteger aqueles que mais precisam. 


De Elvense a 19 de Novembro de 2010 às 18:52

Desculpas!! Não tem concertos do Tony Carreira em Portalegre porque não tem dinheiro para lhe pagar! E em Elvas não é preciso nós pagarmos porque é o próprio quem aluga o Coliseu de Elvas para realizar lá o concerto que tem esgotado todos os anos! Portalegre é um fracasso a todos os níveis! Não temos orquestras internacionais a actuar em Elvas? é porque és mesmo burro e só te interessas por essa cidade de merda que é Portalegre! Existem bandas de jazz e orquestras internacionais a actuar em Elvas várias vezes ao ano! Ainda é em Elvas que se realiza o maior Festival de Folclore de Portugal, entitulado de "Festival de Folclore Povos do Mundo" onde vem companhias de folclore de todos os cantos do mundo, um festival conhecido internacionalmente! Portalegre não tem nada, porque a cidade não tem condições para nada! Só tem concertos de MERDA nessa coisa a que chamam de Centro de Artes e Espectáculos!


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs