Há quem culpe tudo e todos pela falta de desenvolvimento de Elvas e vá disparando em todas as direcções. Vamos a factos.
1 – O antigamente
Elvas dada a sua localização sempre teve uma vida muito especial. Por um lado os militares davam uma grande vida à cidade e depois a agricultura que à custa de uma mão-de-obra quase escrava. A juntar a isto a vizinhança de Badajoz dava um contributo apreciável ao comércio em particular e à cidade em geral. E assim se foram passando décadas e décadas. Melhor ou pior ia-se vivendo. A cidade era animada, tinha uma vida nocturna bastante agitada e o dinheiro ia circulando.
Portalegre nesta mesma época vivia fundamentalmente à custa do funcionalismo inerente à capital de distrito e ao operariado. Era uma sociedade extremamente bipolarizada: uma classe mais abastada por um lado em contraste com o resto da população pobre. O comércio era pouco desenvolvido e a cidade cinzenta e meia morta. Tinha nessa época um Liceu Nacional onde todos os elvenses que queriam continuar a estudar eram obrigados a ir.
Por essa época Elvas tinha entre o 2 e 5 mil habitantes a mais.
2 – O passado recente
Com o advento do 25 de Abril tudo deu uma grande volta. Se Portalegre já tinha muita influência mais passou a ter. O funcionalismo aumentou de uma maneira desmesurada. Eles eram Direcções Distritais disto e daquilo, eram as sedes distritais deste ou daquele organismo, eram os bancos com as direcções distritais, eram os comandos das forças de segurança, Governo Civil, etc. etc.
Ao mesmo tempo que Portalegre aumentava, Elvas foi encolhendo. Veja-se os casos dos militares. Não sei se alguém se recorda, mas Portalegre teve um Destacamento de Portalegre do Regimento de Infantaria de Elvas. Enquanto não transformaram o dito destacamento em Regimento de Infantaria de Portalegre não descansaram. Enquanto isto a guarnição dos quartéis em Elvas ia decaindo com o fim da Guerra do Ultramar, até se finar por completo. Já em Portalegre o Regimento de Infantaria se transformava em Escola da GNR (não sei bem o nome). Mas mesmo assim continuavamos em frente porque ainda tínhamos uma fronteira que gerava muitas receitas e empregava muita gente com um poder de compra alto. Também isto acabou com a nossa entrada na CEE.
A agricultura definhava, o comércio começava a dar sinais de colapso e o que ia mantendo a cidade de pé ainda era o funcionalismo público. Industria sempre andou arredada da cidade por conveniência dos agricultores em não perderam a mão-de-obra barata.
3 - O presente
O presente pouco ou nada se modificou em relação ao passado recente e o que se alterou foi sempre a favor de Portalegre. Eis alguns exemplos.
3.1 – Todos os organismos “residentes” em Portalegre foram reforçados e aumentados.
3.2 – Aquilo que era o Magistério Primário e a Escola de Enfermagem, transformou-se no Instituto Politécnico de Portalegre com um sem número de escolas superiores. Veja-se até o caso recente da Escola Superior de Turismo e Hotelaria que acabou por assentar arraiais em Portalegre quando fazia todo o sentido vir para Elvas, já que esta cidade é detentora de um número de camas em estabelecimentos hoteleiros superiores ao resto do distrito junto. Mas não, o lobi continuou a funcionar. Como ontem aqui disse deram-nos como esmola a ESAE.
3.3 – Sobre a saúde todos sabemos o que se está a passar. O Hospital de St. Luzia não é fechado, mas vai sendo esvaziado progressivamente de competências. Um dia estaremos perante um caso consumado de esvaziamento total. Para consolidar a minha ideia vejam-se as declarações do deputado Cristóvão Crespo e está tudo dito.
3.4 – O PIDAC é mais um exemplo como a capital do distrito faz pressão. A pretexto de que as verbas do PIDAC são sempre maiores em Elvas, Portalegre quer compensações. É demagogia pura, já que a maioria destas verbas se destinam as obras de âmbito nacional (TGV) e não para a cidade propriamente dita. Mas por lá isso não interessa.
4 – Considerações finais
Muita gente em Elvas e alguns analistas vieram nestes últimos dias a chorar baba e ranho devido às estatísticas que tinham saído sobre a riqueza e poder de compra das várias cidade do Alentejo. Caros amigos, lamento dizer, mas a maioria não sabem ler uma estatística e de números pouco entendem. Leiam o que anteriormente escrevi e tirem-se conclusões. Mas eu explico.
Elvas tem actualmente menos 2 ou 3 mil habitantes que Portalegre. E quem é essa gente a mais? São precisamente todos aqueles que engordam os vários organismos públicos e que têm um poder de compra maior que o resto da população. Assim sendo, a média aritmética lida a frio dá resultados quem impressionam os mais incautos. Estes resultados têm que ser lidos não na totalidade mas sectorialmente e por classes sociais. O mesmo é válido para a comparação com Évora e Beja. Se Évora ainda é possuidora de alguma riqueza, Beja não passa de uma “aldeia” grande com toneladas de funcionalismo. Tirem destas 3 cidades todos os organismos inerentes a uma capital de distrito e depois comparem. Iriam ter uma surpresa.
É...Mas a puta da tua mãe se quiser parir tem que ir a Portalegre, porque em Elvas ja nem se pode nascer, so morrer! No futuro ja ninguem pode dizer que é natural de Elvas!!! Lol
Pena é que a Maternidade de Portalegre é mais difamada que sei lá o que por negligência médica! E por tua informação em 100 mulheres grávidas, 2 escolhem Portalegre, porque a maioria escolhe Badajoz e seguidamente Évora.
As poucas mulheres que existem em Elvas, muitas vezes nem tem os partos nas 3 cidades mais importantes em redor de Elvas, tem-nos nas ambulâncias!!! Quando faço a estrada de Elvas para Portalegre é costume ver ambulâncias destes lados a caminho do Hospital Distrital de Portalegre (e não é partos, é idosos, pq é isso que Elvas tem). Quantas ambulâncias de Portalegre vês em Elvas?!! Ahaha, hospital isso??!! Isso nem parece um hospital, parece uma "vivenda grande"! Eu ja precisei de ir a um hospital em Elvas e com receio, recusei-me a ir ai. E TAMBEM NÃO FAZ SENTIDO EXISTIR HOSPITAL EM ELVAS (basta o centro de saúde). Pq raio na cidade de Ponte de Sor nao existe um hospital e em Elvas existe?????? Exemplos: Nos distritos de Evora e Beja, não existem hospitais nos outros concelhos mais pequenos, eles estão só nas capitais (e nesses distritos existem localidades muito mais afastadas das capitais, que nao é o caso de Elvas em relação a Portalegre ,que são so 50km). Em Portalegre existe um hospital tão grande ou maior que nestas capitais vizinhas da região, que é suficiente para todo o distrito e seria muito mais e com mais qualidade se colocassem em pratica determinados projectos em Portalegre como se fazem em outras capitais de distrito (existe ja um grande espaço na cidade de Portalegre destinado para a construção de um mega parque da saúde, para centralizar os serviços da saúde e poder assim servir com qualidade a região, economizando desperdicios do estado e permitindo às pessoas do distrito mais comodidade, centralizando competências e não as confudindo em capelinhas por aqui e ali (é com exemplos destes em Elvas, que o pais esta como está).
O facto pelo que em Elvas existe hospital e Ponte de Sor não, é pelo simples facto de que Elvas é uma cidade com mais de 15 mil habitantes e Ponte de Sôr não ultrapassa os 10 mil. Não nos podemos esquecer que Elvas agora passou a ter 2 hospitais: O Hospital de Santa Luzia e a Unidade de Cuidados Continuados da Cruz Vermelha Portuguesa que irá funcionar como hospital privado. Ou seja, se formos por aí Elvas tinha hospital e Portalegre não. Elvas é cidade à mais tempo que Portalegre, uma vez que Elvas é cidade desde 3 de Abril de 1503 e Portalegre apenas desde 23 de Maio de 1550. Elvas chegou a ser considerada a 4ª maior cidade do país. Portalegre é dos concelhos que tem perdido mais população, assim bem como o de Elvas e todo o Alto Alentejo, que é a sub-região mais envelhecida do país e com maior perda de população. Mas está provado um facto, que a cidade de Elvas tem agora um maior crescimento populacional desde 2006 devido à vizinha cidade de Badajoz, e não me admira em nada que Elvas albergue mais habitantes que Portalegre e isso parece-me que sim, visto que em Portalegre nunca se vê nada de novo. Não há concertos a nível nacional, nunca ouvi falar num concerto do Tony Carreira em Portalegre e enquanto que em Elvas já ouve 4 em que 3 deles foram organizados pelo próprio Tony Carreira aguando das suas Tours. Elvas recebe a maior Pista de Gelo Coberta de Portugal há 2 anos, Portalegre tem que sonhar alto para ter uma pista de gelo. Enfim, é um facto é que Portalegre perdeu bastante qualidade em relação a Elvas. Elvas é a capital de distrito!
Vejam bem a esperteza deste!!! Elvas é mais antiga pq foi elevada a cidade em 1503 enquanto Portalegre em 1550, ou seja, uma diferença de 47 anos medievais!!!!! Que Trunfo!!!! A cidade da Ammaia que diziam estar subterrada por baixo de Portalegre também é mais antiga e hoje são só ruinas!!! Elvas é isso, são ruínas mas na diferença de não serem preservadas ao contrário da Ammaia. O património está todo a cair e o pouco que ainda existe de pé nao o preservam, como é o caso da igreja de S.Paulo que vão mandar abaixo! Que povo bárbaro e inculto, deveriam ser presos! Gostas de Tony Carreira....Hhhiiii Matacarrruuãaao, vê-se mesmo que és de Elvãans...huuuuu...bicharrrrooo do matooo...Buuuu, até tou a imaginar isso com sotaque Elvense!!! Loool. Não, Tony Carreira em Portalegre, não combina. Os habitantes de Portalegre gostam mais de outro tipo de eventos musicais, preferem antes assistir a um bom concerto Jazz algures por um bar da cidade, assistir a um concerto de Rock no Caep Café, a um musical numa sala de espectáculos, ou por exemplo a um espectaculo de musica erudita dentro de algum claustro dos vários conventos existentes na cidade. É mais por ai...(dá uma olhadela nos programas culturais da cidade de Portalegre, não há Pimba)!!! Vais patinar em Elvas? Matacarruãao...buuu...isso é o maior evento que tens na aldeia??!! Nunca tiveram uma praça de toiros a não ser um curral e agora tem uma, que é um misto de praça de toiros com um pavilhão de ginastica! que se resume ao palco de todos os eventos existentes em Elvas!!! O "coliseu Ronsão de Almeida" onde fazem concertos do Tony Carreira, almoçaradas com o parvalhão do presidente que eles tanto veneram (prova da sua profunda ignorância), 1 ou 2 touradas por ano e "patinagem" na arena dos toiros!!! As vilas Alentejanas estão todas a fazer pavilhões desses, a vila do Redondo tambem já tem um! Tá na moda! Parece que em Portalegre sabem distinguir os cornos do boi, continua a existir uma das das mais antigas e emblemáticas praças de toiros do Portugal (que é privada e considerada uma das melhores), enquanto os outros espectaculos tem locais próprios para o efeito, como no CAE, na F.Robinson, etc, etc. Elvas é capital de distrito! É!!! O Distrito de Elvas com várias cidades como a Terrugem, Vila Boim e S.Vicente! Eu diria mais, é um país!!! Imaginários dos poucos rurais que a habitam, mas que são imensos como matacarrruõeess e são chefiados pelo seu Presidente da Republica, o Rondão de Almeida!!! Ahahaha...não ha praticamente cidadãos nesse país, mas vai-se contando as cabeças das cabras que por la pastam e o resto que falta para atingir o objectivo dos censos, inventa-se!!!!!!!
A PSP de Elvas é uma delegação da PSP de Portalegre?? é que ve-se mesmo que és de Portalegre, BURROOOO! A PSP de Elvas subiu de posto para Divisão Policial tendo agora as 4 esquadras como existe em Portalegre. Ou seja não precisamos de Portalegre para NADA. Felizmente que existe uma capital no Alentejo, chamada ÉVORA.