Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sábado, 30 de Janeiro de 2010

Teoria da conspiração ou realidade? Elvas vs Portalegre

 

Há quem culpe tudo e todos pela falta de desenvolvimento de Elvas e vá disparando em todas as direcções. Vamos a factos.

 

 

1 – O antigamente

Elvas dada a sua localização sempre teve uma vida muito especial. Por um lado os militares davam uma grande vida à cidade e depois a agricultura que à custa de uma mão-de-obra quase escrava. A juntar a isto a vizinhança de Badajoz dava um contributo apreciável ao comércio em particular e à cidade em geral. E assim se foram passando décadas e décadas. Melhor ou pior ia-se vivendo. A cidade era animada, tinha uma vida nocturna bastante agitada e o dinheiro ia circulando.

Portalegre nesta mesma época vivia fundamentalmente à custa do funcionalismo inerente à capital de distrito e ao operariado. Era uma sociedade extremamente bipolarizada: uma classe mais abastada por um lado em contraste com o resto da população pobre. O comércio era pouco desenvolvido e a cidade cinzenta e meia morta. Tinha nessa época um Liceu Nacional onde todos os elvenses que queriam continuar a estudar eram obrigados a ir.

Por essa época Elvas tinha entre o 2 e 5 mil habitantes a mais.

 

2 – O passado recente

Com o advento do 25 de Abril tudo deu uma grande volta. Se Portalegre já tinha muita influência mais passou a ter. O funcionalismo aumentou de uma maneira desmesurada. Eles eram Direcções Distritais disto e daquilo, eram as sedes distritais deste ou daquele organismo, eram os bancos com as direcções distritais, eram os comandos das forças de segurança, Governo Civil, etc. etc.

Ao mesmo tempo que Portalegre aumentava, Elvas foi encolhendo. Veja-se os casos dos militares. Não sei se alguém se recorda, mas Portalegre teve um Destacamento de Portalegre do Regimento de Infantaria de Elvas. Enquanto não transformaram o dito destacamento em Regimento de Infantaria de Portalegre não descansaram. Enquanto isto a guarnição dos quartéis em Elvas ia decaindo com o fim da Guerra do Ultramar, até se finar por completo. Já em Portalegre o Regimento de Infantaria se transformava em Escola da GNR (não sei bem o nome). Mas mesmo assim continuavamos em frente porque ainda tínhamos uma fronteira que gerava muitas receitas e empregava muita gente com um poder de compra alto. Também isto acabou com a nossa entrada na CEE.

A agricultura definhava, o comércio começava a dar sinais de colapso e o que ia mantendo a cidade de pé ainda era o funcionalismo público. Industria sempre andou arredada da cidade por conveniência dos agricultores em não perderam a mão-de-obra barata.

 

3 - O presente

O presente pouco ou nada se modificou em relação ao passado recente e o que se alterou foi sempre a favor de Portalegre. Eis alguns exemplos.

3.1 – Todos os organismos “residentes” em Portalegre foram reforçados e aumentados.

3.2 – Aquilo que era o Magistério Primário e a Escola de Enfermagem, transformou-se no Instituto Politécnico de Portalegre com um sem número de escolas superiores. Veja-se até o caso recente da Escola Superior de Turismo e Hotelaria que acabou por assentar arraiais em Portalegre quando fazia todo o sentido vir para Elvas, já que esta cidade é detentora de um número de camas em estabelecimentos hoteleiros superiores ao resto do distrito junto. Mas não, o lobi continuou a funcionar. Como ontem aqui disse deram-nos como esmola a ESAE.

3.3 – Sobre a saúde todos sabemos o que se está a passar. O Hospital de St. Luzia não é fechado, mas vai sendo esvaziado progressivamente de competências. Um dia estaremos perante um caso consumado de esvaziamento total. Para consolidar a minha ideia vejam-se as declarações do deputado Cristóvão Crespo e está tudo dito.

3.4 – O PIDAC é mais um exemplo como a capital do distrito faz pressão. A pretexto de que as verbas do PIDAC são sempre maiores em Elvas, Portalegre quer compensações. É demagogia pura, já que a maioria destas verbas se destinam as obras de âmbito nacional (TGV) e não para a cidade propriamente dita. Mas por lá isso não interessa.

 

4 – Considerações finais   

 

Muita gente em Elvas e alguns analistas vieram nestes últimos dias a chorar baba e ranho devido às estatísticas que tinham saído sobre a riqueza e poder de compra das várias cidade do Alentejo. Caros amigos, lamento dizer, mas a maioria não sabem ler uma estatística e de números pouco entendem. Leiam o que anteriormente escrevi e tirem-se conclusões. Mas eu explico.

Elvas tem actualmente menos 2 ou 3 mil habitantes que Portalegre. E quem é essa gente a mais? São precisamente todos aqueles que engordam os vários organismos públicos e que têm um poder de compra maior que o resto da população. Assim sendo, a média aritmética lida a frio dá resultados quem impressionam os mais incautos. Estes resultados têm que ser lidos não na totalidade mas sectorialmente e por classes sociais. O mesmo é válido para a comparação com Évora e Beja. Se Évora ainda é possuidora de alguma riqueza, Beja não passa de uma “aldeia” grande com toneladas de funcionalismo. Tirem destas 3 cidades todos os organismos inerentes a uma capital de distrito e depois comparem. Iriam ter uma surpresa.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 22:54
Link do post | favorito
De Anónimo a 17 de Outubro de 2010 às 18:16
Portalegre é uma puta merda seus caralhos


De Anónimo a 26 de Outubro de 2010 às 01:10

É...Mas a puta da tua mãe se quiser parir tem que ir a Portalegre, porque em Elvas ja nem se pode nascer, so morrer! No futuro ja ninguem pode dizer que é natural de Elvas!!! Lol


De Elvense a 28 de Outubro de 2010 às 16:03

Pena é que a Maternidade de Portalegre é mais difamada que sei lá o que por negligência médica! E por tua informação em 100 mulheres grávidas, 2 escolhem Portalegre, porque a maioria escolhe Badajoz e seguidamente Évora.


De Anónimo a 28 de Outubro de 2010 às 18:32
As poucas mulheres que existem em Elvas, muitas vezes nem tem os partos nas 3 cidades mais importantes em redor de Elvas, tem-nos nas ambulâncias!!! Quando faço a estrada de Elvas para Portalegre é costume ver ambulâncias destes lados a caminho do Hospital Distrital de Portalegre (e não é partos, é idosos, pq é isso que Elvas tem). Quantas ambulâncias de Portalegre vês em Elvas?!! Ahaha, hospital isso??!! Isso nem parece um hospital, parece uma "vivenda grande"! Eu ja precisei de ir a um hospital em Elvas e com receio, recusei-me a ir ai. E TAMBEM NÃO FAZ SENTIDO EXISTIR HOSPITAL EM ELVAS (basta o centro de saúde). Pq raio na cidade de Ponte de Sor nao existe um hospital e em Elvas existe?????? Exemplos: Nos distritos de Evora e Beja, não existem hospitais nos outros concelhos mais pequenos, eles estão só nas capitais (e nesses distritos existem localidades muito mais afastadas das capitais, que nao é o caso de Elvas em relação a Portalegre ,que são so 50km). Em Portalegre existe um hospital tão grande ou maior que nestas capitais vizinhas da região, que é suficiente para todo o distrito e seria muito mais e com mais qualidade se colocassem em pratica determinados projectos em Portalegre como se fazem em outras capitais de distrito (existe ja um grande espaço na cidade de Portalegre destinado para a construção de um mega parque da saúde, para centralizar os serviços da saúde e poder assim servir com qualidade a região, economizando desperdicios do estado e permitindo às pessoas do distrito mais comodidade, centralizando competências e não as confudindo em capelinhas por aqui e ali (é com exemplos destes em Elvas, que o pais esta como está).


De Anonimo a 1 de Novembro de 2010 às 17:00

Não me faças rir! Quem precisa do Hospital de Portalegre?! A cair aos bocados.
Dás-me graça quando dizes que o Hospital de Portalegre é maior que o de Beja ou Évora, és mesmo ridiculo! Maior que o de Évora? LOL Évora tem o Hospital Central do Alentejo, o maior hospital do Alentejo, repito O MAIOR. E Alem do mais Évora tem 2 hospitais e já tão a planear construir o 3º, porque Évora não é Portalegre, não tem apenas 15 ou 16 mil habitantes, tem 42 mil habitantes, que é uma grande diferença, Évora é a CAPITAL do Alentejo. Até o Hospital de Elvas é maior que o de Portalegre e está em melhores condições por alguma coisa as populações de Campo Maior, Arronches e algumas de Monforte se recusam a ir para Portalegre. Eu todos os dias vejo no Hospital de Elvas ambulancias de Marvão, Portalegre, Avis, Castelo de Vide, Sousel, Campo Maior, Arronches, Monforte...afinal Portalegre não é assim tão bom. ABAFEM-SE!


De Anónimo a 2 de Novembro de 2010 às 04:41

O senhor diz que as pessoas de Portalegre são mesquinhas, desculpe discordar, mas é o oposto. São pessoas que para alem das características especiais que lhes são próprias (alentejanos que não são bem alentejanos, considerados por muitos como os únicos alentejanos que se conseguem mexer)! Eles aparentam ter uma característica muito peculiar, conseguem revelar capacidades heróicas ao se destacar nos mais variados feitos, ao contrário da parvalhice elvense! Eu reparo constantemente em noticias de Portalegrenses a destacarem-se pela positiva, notabilizando-se nas mais variadas áreas. A actual miss Portugal é a “portalegrense” Cristina Aragonês; O actual campeão do mundo de bajas (t2) é o "portalegrense" Nuno Matos; Aquele que é considerado um dos melhores arquitectos do mundo, é o “portalegrense” Arq.º Carrilho da Graça; o prémio revelação para melhor escritor foi atribuído ao “portalegrense” Rui Cardoso Martins….e etc etc etc (desculpem-me os restantes e variados casos de sucesso, estes foram os que vi nos ultimos dias). Quanto ao absurdo de haver pessoas que dizem que Elvas é mais importante que Portalegre!!!! Loool…Não só a vejo como menos importante que a capital de distrito (óbvio), como também não a vejo como a 2ª localidade mais importante no distrito, Ponte de Sor é uma cidade mais importante que Elvas (basta ver que foi a única que por muitos anos até apresentou evolução e tendência contraria na regressão demográfica do Alentejo, sendo um importante centro empresarial do distrito). Tem empresas, um aeródromo com um parque de indústria aeronáutica, uma das principais estancias de ski aquático, boa vizinhança, etc, etc. depois vejo alguns concelhos que tem mais notoriedade que Elvas como Alter do Chão (pelos cavalos lusitanos) ou os concelhos de Castelo de Vide e Marvão pela beleza turística (A Sintra do Alentejo). Quanto a todos concelhos que referiu, são todos incrivelmente belos e merecem ser visitados, deveria ter vergonha quando fala neles, sendo vc de onde é! Elvas só é conhecida por causa da música parva do “Paco Bandeira” e pelo caso da Pedofilia.



Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs