Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sábado, 30 de Janeiro de 2010

Teoria da conspiração ou realidade? Elvas vs Portalegre

 

Há quem culpe tudo e todos pela falta de desenvolvimento de Elvas e vá disparando em todas as direcções. Vamos a factos.

 

 

1 – O antigamente

Elvas dada a sua localização sempre teve uma vida muito especial. Por um lado os militares davam uma grande vida à cidade e depois a agricultura que à custa de uma mão-de-obra quase escrava. A juntar a isto a vizinhança de Badajoz dava um contributo apreciável ao comércio em particular e à cidade em geral. E assim se foram passando décadas e décadas. Melhor ou pior ia-se vivendo. A cidade era animada, tinha uma vida nocturna bastante agitada e o dinheiro ia circulando.

Portalegre nesta mesma época vivia fundamentalmente à custa do funcionalismo inerente à capital de distrito e ao operariado. Era uma sociedade extremamente bipolarizada: uma classe mais abastada por um lado em contraste com o resto da população pobre. O comércio era pouco desenvolvido e a cidade cinzenta e meia morta. Tinha nessa época um Liceu Nacional onde todos os elvenses que queriam continuar a estudar eram obrigados a ir.

Por essa época Elvas tinha entre o 2 e 5 mil habitantes a mais.

 

2 – O passado recente

Com o advento do 25 de Abril tudo deu uma grande volta. Se Portalegre já tinha muita influência mais passou a ter. O funcionalismo aumentou de uma maneira desmesurada. Eles eram Direcções Distritais disto e daquilo, eram as sedes distritais deste ou daquele organismo, eram os bancos com as direcções distritais, eram os comandos das forças de segurança, Governo Civil, etc. etc.

Ao mesmo tempo que Portalegre aumentava, Elvas foi encolhendo. Veja-se os casos dos militares. Não sei se alguém se recorda, mas Portalegre teve um Destacamento de Portalegre do Regimento de Infantaria de Elvas. Enquanto não transformaram o dito destacamento em Regimento de Infantaria de Portalegre não descansaram. Enquanto isto a guarnição dos quartéis em Elvas ia decaindo com o fim da Guerra do Ultramar, até se finar por completo. Já em Portalegre o Regimento de Infantaria se transformava em Escola da GNR (não sei bem o nome). Mas mesmo assim continuavamos em frente porque ainda tínhamos uma fronteira que gerava muitas receitas e empregava muita gente com um poder de compra alto. Também isto acabou com a nossa entrada na CEE.

A agricultura definhava, o comércio começava a dar sinais de colapso e o que ia mantendo a cidade de pé ainda era o funcionalismo público. Industria sempre andou arredada da cidade por conveniência dos agricultores em não perderam a mão-de-obra barata.

 

3 - O presente

O presente pouco ou nada se modificou em relação ao passado recente e o que se alterou foi sempre a favor de Portalegre. Eis alguns exemplos.

3.1 – Todos os organismos “residentes” em Portalegre foram reforçados e aumentados.

3.2 – Aquilo que era o Magistério Primário e a Escola de Enfermagem, transformou-se no Instituto Politécnico de Portalegre com um sem número de escolas superiores. Veja-se até o caso recente da Escola Superior de Turismo e Hotelaria que acabou por assentar arraiais em Portalegre quando fazia todo o sentido vir para Elvas, já que esta cidade é detentora de um número de camas em estabelecimentos hoteleiros superiores ao resto do distrito junto. Mas não, o lobi continuou a funcionar. Como ontem aqui disse deram-nos como esmola a ESAE.

3.3 – Sobre a saúde todos sabemos o que se está a passar. O Hospital de St. Luzia não é fechado, mas vai sendo esvaziado progressivamente de competências. Um dia estaremos perante um caso consumado de esvaziamento total. Para consolidar a minha ideia vejam-se as declarações do deputado Cristóvão Crespo e está tudo dito.

3.4 – O PIDAC é mais um exemplo como a capital do distrito faz pressão. A pretexto de que as verbas do PIDAC são sempre maiores em Elvas, Portalegre quer compensações. É demagogia pura, já que a maioria destas verbas se destinam as obras de âmbito nacional (TGV) e não para a cidade propriamente dita. Mas por lá isso não interessa.

 

4 – Considerações finais   

 

Muita gente em Elvas e alguns analistas vieram nestes últimos dias a chorar baba e ranho devido às estatísticas que tinham saído sobre a riqueza e poder de compra das várias cidade do Alentejo. Caros amigos, lamento dizer, mas a maioria não sabem ler uma estatística e de números pouco entendem. Leiam o que anteriormente escrevi e tirem-se conclusões. Mas eu explico.

Elvas tem actualmente menos 2 ou 3 mil habitantes que Portalegre. E quem é essa gente a mais? São precisamente todos aqueles que engordam os vários organismos públicos e que têm um poder de compra maior que o resto da população. Assim sendo, a média aritmética lida a frio dá resultados quem impressionam os mais incautos. Estes resultados têm que ser lidos não na totalidade mas sectorialmente e por classes sociais. O mesmo é válido para a comparação com Évora e Beja. Se Évora ainda é possuidora de alguma riqueza, Beja não passa de uma “aldeia” grande com toneladas de funcionalismo. Tirem destas 3 cidades todos os organismos inerentes a uma capital de distrito e depois comparem. Iriam ter uma surpresa.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 22:54
Link do post | favorito
De João a 4 de Fevereiro de 2010 às 19:59
Que cambada de rascos! Vi aqui um comentario que elvas ainda seria como Monforte, se nao fosse badajoz! Comparar esse beco com a minha bela vila de Monforte. Prefiro mil vezes a minha vila pacata, mas limpa e sem aquedutos com putas e arrumadores de carros. Onde é que ja se viu uma coisa dessas numa terriola tao pequena como elvas?! Xoo para espanha, cambada de piolhosos


De Elvense a 4 de Março de 2010 às 01:47

Caro "amigo" João de Monforte, queira-me desculpar, mas concordo consigo numa coisa, que comprar Elvas e Monforte, é absurdo. E sabe porque? Porque até as freguesias do concelho de Elvas como São Vicente, Terrugem e Vila Boim, tem mais habitantes e mais desenvolvimento que a própria vila de Monforte. Digo-lhe mais, quando chama "beco" a Elvas, acho que deveria olhar para Monforte, que nem um simples Minipreço tem, apenas tem 2 ou 3 mercearias e um hotel panasca, que está sempre às moscas. Quanto ao aqueduto com "putas", a entrada de Monforte não se fica atras. ;). "Terriola pequena", esta deu-me imensa piada. Vejamos o porquê: Elvas - 20.000 habitantes / Monforte - 1.200 ! ahahah Quem é que é "terriola pequena" afinal? Se o senhor vive numa vila sem desenvolvimento e que não interessa a ninguem, o problema já é vosso, agora não difame Elvas, porque tomara muitas cidades terem o desenvolvimento que Elvas tem. Quanto a limpeza, se voce acha que Monforte é mais Limpa que Elvas, é porque deve sofrer de miopia, porque Monforte, é nojissimo. Já para não falar que se alguem falar em Monforte, ninguem sabe onde isso fica. Agora meu amigo, reduza-se voce e a sua vilazinha à insignificancia que são para Portugal e Alentejo. E já agora, Piolhoso é quem lhe fez as orelhas.


De Joao a 20 de Março de 2010 às 19:44
"Tomara muitas cidades ter o desenvolvimento que elvas tem"!!!!!!!!!!!!!! Eu gostaria de saber...QUAIS????! sinceramente nao estou a ver nenhuma cidade que seja inferior a elvas em desenvolvimento


De Elvense a 1 de Abril de 2010 às 21:00

Mas o meu amigo é parvo ou faz-se? Você é cego?? Acha que Elvas está pouco desenvolvida? Monforte sim, não tem desenvolvimento nenhum! Elvas tem neste momento 2 zonas industriais (e grandes para sua informação), Monforte apenas tem um pequeno Ninho de Empresas. Os habitantes do concelho de Monforte tem que se deslocar a Elvas a nível de IEFP, porque pertencem ao CENTRO DE EMPREGO DE ELVAS, uma vez que Monforte não tem! Temos um Coliseu com 6.500 lugares onde há corridas do mais alto nível, e concertos marcantes, e onde no inverno está a maior pista de gelo de Portugal. A nível de Economia, a cidade de Elvas é a 7ª mais rica do pais e a menos individada do país. Temos grandes avenidas em torno da cidade, grandes bairros periféricos, num estudo realizado, Elvas está classificada como a 12ª melhor cidade de Portugal para se viver, enquanto que a capital de distrito, Portalegre, aparece no lugar 37º. Elvas alberga neste momento mais habitantes que a cidade de Portalegre, e mais comércio que a mesma. O Centro Histórico está convertido num centro comercial aberto, onde existe um parque de estacionamento subterraneo com capacidade para quase 500 carros, enquanto no distrito não há mais nenhum desta dimensão. Elvas é a cidade que tem mais agências bancárias, depois de Évora no Alentejo. Portanto, se o Sr. não gosta de Elvas, o problema é seu, agora não venha para aqui difamar e ofender os habitantes desta cidade e deste concelho. Ninguem tem culpa que Monforte não passe de um pontinho negro no mapa de Portugal, escrito em letra pequena. Portanto dê-se ao respeito, se quer ser respeitado! ;)


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...
penso k será pior dizer k ñ tem pais!ou k ñ sabe k...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs