Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sábado, 30 de Janeiro de 2010

Teoria da conspiração ou realidade? Elvas vs Portalegre

 

Há quem culpe tudo e todos pela falta de desenvolvimento de Elvas e vá disparando em todas as direcções. Vamos a factos.

 

 

1 – O antigamente

Elvas dada a sua localização sempre teve uma vida muito especial. Por um lado os militares davam uma grande vida à cidade e depois a agricultura que à custa de uma mão-de-obra quase escrava. A juntar a isto a vizinhança de Badajoz dava um contributo apreciável ao comércio em particular e à cidade em geral. E assim se foram passando décadas e décadas. Melhor ou pior ia-se vivendo. A cidade era animada, tinha uma vida nocturna bastante agitada e o dinheiro ia circulando.

Portalegre nesta mesma época vivia fundamentalmente à custa do funcionalismo inerente à capital de distrito e ao operariado. Era uma sociedade extremamente bipolarizada: uma classe mais abastada por um lado em contraste com o resto da população pobre. O comércio era pouco desenvolvido e a cidade cinzenta e meia morta. Tinha nessa época um Liceu Nacional onde todos os elvenses que queriam continuar a estudar eram obrigados a ir.

Por essa época Elvas tinha entre o 2 e 5 mil habitantes a mais.

 

2 – O passado recente

Com o advento do 25 de Abril tudo deu uma grande volta. Se Portalegre já tinha muita influência mais passou a ter. O funcionalismo aumentou de uma maneira desmesurada. Eles eram Direcções Distritais disto e daquilo, eram as sedes distritais deste ou daquele organismo, eram os bancos com as direcções distritais, eram os comandos das forças de segurança, Governo Civil, etc. etc.

Ao mesmo tempo que Portalegre aumentava, Elvas foi encolhendo. Veja-se os casos dos militares. Não sei se alguém se recorda, mas Portalegre teve um Destacamento de Portalegre do Regimento de Infantaria de Elvas. Enquanto não transformaram o dito destacamento em Regimento de Infantaria de Portalegre não descansaram. Enquanto isto a guarnição dos quartéis em Elvas ia decaindo com o fim da Guerra do Ultramar, até se finar por completo. Já em Portalegre o Regimento de Infantaria se transformava em Escola da GNR (não sei bem o nome). Mas mesmo assim continuavamos em frente porque ainda tínhamos uma fronteira que gerava muitas receitas e empregava muita gente com um poder de compra alto. Também isto acabou com a nossa entrada na CEE.

A agricultura definhava, o comércio começava a dar sinais de colapso e o que ia mantendo a cidade de pé ainda era o funcionalismo público. Industria sempre andou arredada da cidade por conveniência dos agricultores em não perderam a mão-de-obra barata.

 

3 - O presente

O presente pouco ou nada se modificou em relação ao passado recente e o que se alterou foi sempre a favor de Portalegre. Eis alguns exemplos.

3.1 – Todos os organismos “residentes” em Portalegre foram reforçados e aumentados.

3.2 – Aquilo que era o Magistério Primário e a Escola de Enfermagem, transformou-se no Instituto Politécnico de Portalegre com um sem número de escolas superiores. Veja-se até o caso recente da Escola Superior de Turismo e Hotelaria que acabou por assentar arraiais em Portalegre quando fazia todo o sentido vir para Elvas, já que esta cidade é detentora de um número de camas em estabelecimentos hoteleiros superiores ao resto do distrito junto. Mas não, o lobi continuou a funcionar. Como ontem aqui disse deram-nos como esmola a ESAE.

3.3 – Sobre a saúde todos sabemos o que se está a passar. O Hospital de St. Luzia não é fechado, mas vai sendo esvaziado progressivamente de competências. Um dia estaremos perante um caso consumado de esvaziamento total. Para consolidar a minha ideia vejam-se as declarações do deputado Cristóvão Crespo e está tudo dito.

3.4 – O PIDAC é mais um exemplo como a capital do distrito faz pressão. A pretexto de que as verbas do PIDAC são sempre maiores em Elvas, Portalegre quer compensações. É demagogia pura, já que a maioria destas verbas se destinam as obras de âmbito nacional (TGV) e não para a cidade propriamente dita. Mas por lá isso não interessa.

 

4 – Considerações finais   

 

Muita gente em Elvas e alguns analistas vieram nestes últimos dias a chorar baba e ranho devido às estatísticas que tinham saído sobre a riqueza e poder de compra das várias cidade do Alentejo. Caros amigos, lamento dizer, mas a maioria não sabem ler uma estatística e de números pouco entendem. Leiam o que anteriormente escrevi e tirem-se conclusões. Mas eu explico.

Elvas tem actualmente menos 2 ou 3 mil habitantes que Portalegre. E quem é essa gente a mais? São precisamente todos aqueles que engordam os vários organismos públicos e que têm um poder de compra maior que o resto da população. Assim sendo, a média aritmética lida a frio dá resultados quem impressionam os mais incautos. Estes resultados têm que ser lidos não na totalidade mas sectorialmente e por classes sociais. O mesmo é válido para a comparação com Évora e Beja. Se Évora ainda é possuidora de alguma riqueza, Beja não passa de uma “aldeia” grande com toneladas de funcionalismo. Tirem destas 3 cidades todos os organismos inerentes a uma capital de distrito e depois comparem. Iriam ter uma surpresa.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 22:54
Link do post | Comentar | favorito
252 comentários:
De Anónimo a 30 de Janeiro de 2010 às 23:18
Tirassem Badajoz como empregadora de mão-de-obra elvense e teriam outra surpresa. Não fôra Badajoz e Elvas estaria igual a Monforte...


De cantosdacarreira a 1 de Fevereiro de 2010 às 16:00
E  se tb tirassem os empregos da vizinha delta em campo maior?quantos empregos há nas empresas privadas em elvas?800-900-1100?que riqueza produzimos em elvas?a história do desgraçadinho afinal é verdade,o desgraçadinho deixou esta terra na merda,o dinheiro do que se produz em elvas não chega para pagar á policia,é uma cidade que em 1992 era a terra do alentejo com maior rendimento per capita,hoje estamos com rendimentos abaixo da media do alentejo,a culpa não são dos lobbis de portalegre mas da incompetencia de quem nos governa que só quer é carnaval,almoços jantares estátuas e coisas assim do estilo,é uma camara sem ideias para criar riqueza é uma camara despesista,quando o cimento acabar vamos a arrumar carros para badajoz 


De sonic a 31 de Março de 2010 às 21:56

Olha lá ou seu inculto trincador de de café 
Elvas é a setima cidade mais rica do país
e o Nabeiro dva tudo para ser elvense por ele trazia a delta para elvas
á e nao te esqueças da telefac que é uma empresa elvense


De Sr. Presidente a 7 de Maio de 2011 às 01:59
Concordo plenamente, fechem as fronteiras da vizinha espanha e veríamos o que acontecia á dita cidade de Elvas...coitadinhos que nem falar sabem...Pode ser que o FMI acabe com a vossa camara , nem Hospital têm...á gente que não se enxerga!!!!


De Anonimo a 20 de Junho de 2011 às 03:44
Em Elvas desenvolve-mo-nos por nós próprios! A nossa câmara não tem que estar à espera de fundos da união europeia para fazer uma estátua ou recuperar um edifício como a de Portalegre faz, porque a câmara tem dinheiro, não é como a de Portalegre com as contas a zero. Porque iria o FMI acabar com a Câmara de Elvas que tem dinheiro e deixar ficar uma Câmara falida como é a de Portalegre? Ganha juízo e não sejas ridículo! Elvas não têm hospital? pois certamente não tem um hospital como em Portalegre, onde tudo funciona mal e está a cair aos bocados! Porque será que os alunos da Escola Superior de Saúde de Portalegre preferem estagiar no Hospital de Elvas em vez de estagiarem no Hospital de Portalegre? Hum... interessante pergunta há qual esses mesmos alunos dão resposta: FALTA DE CONDIÇÕES NO HOSPITAL! Enxerguem-se vocês, metam-se em casa e não sejam ridículos! Nem uma simples auto-estrada têm! Pobre cidade, felizmente 90% dos portugueses pensam que Elvas pertence ao distrito de Évora.
Portalegre é uma cidade que qualquer dia é despromovida a vila ou aldeia, porque sem o IPP é um deserto no meio das serras, visto que 20% dos habitantes da cidade de Portalegre são estudantes do IPP que são de outras localidades do país!
Coitados dos Portalegrenses estão condenados a viver numa cidade parada no Século XX!


De Anónimo a 30 de Junho de 2011 às 00:31

Caro cidadão de Elvas, como natural do distrito de Portalegre (por acaso nem da capital, nem de Elvas) permite-me que lhe faça uma observação. Infelizmente o senhor tem algum problema de visão ou padece de qualquer ilusão que desconheço. Lamento informá-lo, mas Elvas é o concelho do distrito ao qual eu mais noto estagnação e atraso. É sujíssima, atrasada, perde população a cada dia e, de notícias boas não recebe nenhumas. As promessas, passaram a anedotas  (tgv´s, prisão, etc). O Grupo Pestana anunciou que vai encerrar a pousada de Elvas, porque concluiu que elvas não é rentável no turismo. Não há nenhuma empresa, projecto, esperança…enfim. O que há, é um monte de cacos a cair de podre. Há um Rondão que deixa cair um dos melhores monumentos (igreja de S.Paulo) e prefere gastar o dinheiro para construir pavilhões, praça de touros, etc…tudo com o seu nome gravado. E sobretudo há uma coisa, falta de pessoas empreendedoras e aptas para trabalhar, massa cinzenta e mentalidades prósperas. Eu vivo perto de Elvas e passo por ai todos os dias. Conheço a realidade da aldeola e causa-me alguma tristeza.



De Anónimo a 12 de Julho de 2012 às 10:33
e cona da tua mae era mais pequena porque os elvenses não a fodiam
vai morrer longe oh poratelgre de merda
filho duma nota de vinte escudos


De Anónimo a 31 de Janeiro de 2010 às 12:38

Pobres elvenses.
São sempre sacrificados pelos de fora e nunca por culpa própria.
Que triste fado.Onde é que eu já ouvi este discurso?
Já me lembrei.Foi o 1º ministro deste país.A culpa da miséria em que nos encontramos não é pela má governação.A culpa é da crise internacional.
Na nossa cidade passa-se o mesmo.A culpa é sempre dos outros.


De Anonimo a 14 de Janeiro de 2011 às 01:46
Segundo rumores já por ai espalhados, o "City Shopping Portalegre" vai mudar-se para a cidade de Elvas com o nome previsto de "ElvaShopping Center". Fontes da informação, indicam que o terreno destinado à construção do centro comercial, será ocupado por uma nova urbanização.

Mais uma vez infelizmente, volto a dizer! Perdemos para Elvas.

Agora até o Clube de Natação de Portalegre vai fechar. Portalegre está a ficar cada vez pior, e a culpa é de quem? do Sr. Mata Caceres!


De Anónimo a 16 de Janeiro de 2011 às 18:09

Pois amigo, são mesmo só rumores. É uma historia ridicula e sem sentido nenhum, alimentada por inimigos de Portalegre, grupos politicos, etc. O grupo mateus não só vai construir um shopping em Portalegre, como tambem se prepara para construir o primeiro hipermercado Aldi na cidade, entre outros investimentos que estão em projecto. A situação de crise tem adiado todos estes investimentos, como é compreensível. Elvas nunca poderia ter um shopping desta natureza, devido à sua pequena dimensão e por não ser uma cidade âncora que atrai a populaçao de outros lados. Badajoz tambem tornaria esse tipo de investimento totalmente inviavel, existindo tudo do lado de lá, com demasiada oferta nesse nivel de comercio. Se há um aspecto que é uma afronta para Elvas é precisamente o comercio, sobretudo agora com os impostos a subir em Portugal.


De Anonimo a 16 de Janeiro de 2011 às 20:11
Agora fizeste-me rir a sério!
Comércio afronta Elvas? e Portalegre? Está tudo fechado em Portalegre! Agora até o Vêtimarche fechou e com o tempo vai o Stationmarché, o Bricomarché e o Intermarché! Hipermercado Aldi em Portalegre? Portalegre é uma cidade muito muito pequena para tantos hipermercados, não sejas ridículo! O futuro de Portalegre, é negro, muito negro! O Elclerc é outro que está sempre às moscas, são as próprias pessoas de Portalegre que o dizem! Em Portalegre só se safam 2: Modelo e Pingo Doce. Elvas tem muito melhores condições de ter um shopping dessa natureza que (nem é grande coisa, 70 lojas é uma miniatura ao pé do que estão a construir à entrada de Badajoz com mais de 120 lojas.) Portalegre a nível de comércio, está muito pior que Elvas! Que lojas de marca existem em Portalegre? 3/4?! Elvas tem inúmeras lojas de marca comparando com Portalegre! No Alentejo apenas existem em 2 cidades as grandes cadeias de lojas: Espaço Casa e Seaside e onde estão? em Elvas e Évora. Abriram em Elvas no ano de 2010 inúmeras agências financeiras (não digo bancos, mas agências de valores), inúmeros centros auditivos, estética e etc (que estão espalhados pelo país inteiro), que em Portalegre não existem! Portalegre não um simples video-clube tem e porquê? porque fechou! Elvas não só tem video-clube, como tem dois video-clubes! Em construção já está o Pingo Doce em Elvas que é 20x maior que o de Portalegre. Os Espanhóis estão cada vez mais a vir morar para Elvas, devido à forte crise que a Espanha também está a ultrapassar e já não compensa fazer compras lá, a não ser o gás e a gasolina. Portalegre não tem nada! Nem uma simples auto-estrada! Tem a IP, que bom! Elvas tem uma das principais auto-estradas portuguesas, coisa muito mais importante que uma simples IP. Uma coisa é realidades, outra coisa é dizer tolices, como as que dizes nesse comentário sem critério nenhum, onde acusas Elvas de coisas, pelas quais Portalegre está numa situação muito pior! Essa do Shopping em Portalegre, venha ele ou não para Elvas, em Portalegre nunca será construído porque seria um fracasso total! Com um shopping em Castelo Branco e agora o Centro Comercial "Farol do Guadiana" que já está em construção em Badajoz, essa coisa de "City Shopping Portalegre" seria um edifício às moscas, uma vez que Portalegre não tem população suficiente para encher um shopping! Num estudo do I.N.E. revelou que em 2009 Portalegre foi o concelho que perdeu mais habitantes no distrito, com uma perda de 246 habitantes, seguindo-se Elvas com 176 e Ponte de Sôr com 98. A nível de juventude Elvas apresentava uma juventude superior à da cidade de Portalegre com 3.500 jovens entre os 0 e os 14 anos, seguindo-se Portalegre com 2.900 e Ponte de Sôr com 1.500. Portalegre já deixou de ser a "Cidade" com C grande há muito tempo! Neste momento é uma simples cidade (pequena e sem desenvolvimento) a qual infelizmente dá nome ao distrito!
Relembremos que nos Censos de 2001 Elvas e Portalegre tinham exactamente os mesmos habitantes, cerca de 15.500. ;)
E é porque Elvas não tem essa coisa de Politécnico, tem apenas a ESAE. Afinal do que vos vale terem um politécnico se nem assim conseguem superar Elvas em população?!
Ridículo é aquilo que tu és! Antes de falares, vê o que dizes e não digas parvoeiras que só te ficam mal é a ti!


De Anónimo a 17 de Janeiro de 2011 às 10:48

És muito burro... muito mesmo. Ve-se mesmo que es campónio oh Elvense! O Vetimarche fechou em todo o lado seu grande anormal e se há coisa que está as moscas é elvas. Mas isso é normal, elvas é vila afastada do centro do distrito. Hipermercados em Portalegre às moscas???!!! Ahahah, tu sim é que me fazes rir!!! Os hipermercados de Portalegre ate recebem excursões da região e da Espanha e estão sempre cheios, sempre...todos eles, vai ver! Até me surpreendo com o ridiculo desse teu comentario. Sim, o hipermercado Aldi vai brevemente comecar a ser construido em Portalegre...se não acreditas consulta a página do grupo mateus. E muitos mais projectos nessa área são falados, sobre investidores e várias cadeias de marca. Espera só amenizar um pouco a crise e vais ver o que está para vir para Portalegre. Não tens nem ideia oh campónio.


De Anonimo a 20 de Janeiro de 2011 às 23:03
Não sejas triste oh burro das serras!
Mas Portalegre alguma vez vai ter futuro ou novas coisas, se até hoje nunca teve!
Mata-te burro, camponio das serras! Portalegre sempre foi a merda de cidade no distrito, gozada por cidades como Beja e Evora e sempre será gozada por todos! Dou aulas a jovens de Portalegre e até os pobres se queixam de que Portalegre é uma treta e que está sempre às moscas, nem os estudantes dão vida à cidade e nos fins de semana então, é uma autentica pasmaceira! Se Portalegre nunca foi considerada uma cidade importante, porque haveria de ser agora que estão a pensar acabar com os distritos?! Não sejas ridiculo burro das serras! Portalegre vai ter futuro, mas é daqui a 2 séculos, porque agora está parada no Século XX, e já é muito! Essa cidade nunca vai ser chamada de "Cidade" com C grande, nunca!
Será sempre conhecida pela "cidade fantasma no meio das serras" !


De Anónimo a 22 de Janeiro de 2011 às 16:44

Sendo tu de Elvas, como podes chamar pasmaceira a algum outro lugar???! Não te entendo....és mesmo o extremo do ridiculo...


De Anonimo a 11 de Fevereiro de 2011 às 19:41
Pasmaceira Elvas?
As escolas tem mais alunos que em Portalegre, há mais juventude em Elvas do que em Portalegre (e isso foi um estudo feito pelo INE, não são invenções), Portalegre foi o concelho que perdeu mais população entre 2006 e 2010, por isso cala a boquinha oh Pastor de Cabras da Serra!
Fica ai por essa coisa a que chamam de capital de distrito, mas que de capital não tem absolutamente nada mesmo!


De Anónimo a 12 de Fevereiro de 2011 às 12:19
Escolas??? Então porque é que grande parte da jovens do distrito vão estudar para Portalegre, no ensino secundário, superior, etc...? Não tem nada de capital? Quer dizer-me agora que Elvas têm, não? Hahaha


De Elvense a 18 de Fevereiro de 2011 às 18:38
SONAE APOSTA NOVAMENTE NA CIDADE DE ELVAS! O Hipermercado Modelo de Elvas passou a Hipermercado CONTINENTE desde dia 18 de Fevereiro de 2011, sabe-se também que vai ser alvo de obras para tornar maior o espaço comercial e além de Worten e Modalfa que já tem, projecta-se também a Sportzone para este hipermercado. ;)

Assim sendo, O Hipermercado Continente em ELVAS é o único no distrito de Portalegre, mais perto só mesmo em Évora.


De Anónimo a 20 de Fevereiro de 2011 às 16:08
Ve-se mesmo que não sais do campo, elvense!!! O Hipermercado Modelo de Portalegre foi recentemente requalificado e tranformando em HIPERMERCADO CONTINENTE, SIM...EM PORTALEGRE, aguarda-se nos prósimos dias o descerrar da novo insignia. És muito burro, mas alguma vez aqui em elvas haveria alguma coisa que não há em Portalegre?!


De Anónimo a 20 de Fevereiro de 2011 às 16:18
Peço desculpa pelos erros ortográficos anteriores...(transformados, próximos, etc.), espero que não seja efeito de estar a viver em Elvas... realmente é um perigo para a saúde mental viver aqui.


De anonimo a 22 de Fevereiro de 2011 às 03:48
então porque não te piras daqui?
Não queremos aqui piolhentos pastores de cabras nas serras!

Alguma coisa que Elvas tenha que Portalegre não?
sim muitas...

ESPAÇO CASA
SEASIDE
Video-clubes
Coliseu
etc...etc..


De Anónimo a 22 de Fevereiro de 2011 às 11:56

Porra..e tu a dar-lhe com o Espaço Casa e o Seaside...estás mesmo eufórico por teres essas lojas em Elvas, não? E quantas ja fecharam em Elvas??? Segundo estive a ler, Elvas é o concelho mais afectado no comércio com maior numero de lojas a fechar...Enfim, como não há empresas em Elvas, fecha o que há...ou seja, as lojitas da mini rua de Alcamim.


De Anonimo a 9 de Março de 2011 às 01:51
Consegues ser mais ridiculo que o que eu pensava, superas o cumulo da ridicularidade.
Elvas é a mais afectada a nível de comércio? e Portalegre não? ah claro, Portalegre não tem quase lojas nenhumas, como poderia sair afectado. Essa de Elvas não ter empresas nenhumas, já começa a dar sono, é muito blá blá e poucos conhecimentos. Vai-se ao centro histórico de Portalegre só se vê é cafés e lojinhas locais e lá está a dita Benetton e mais 1 ou 2 de marca, absolutamente mais nada. Em Elvas fecham as lojas locais e abrem outras como tem acontecido desde o inicio de 2011, mas as lojas de marca continuam presentes: Ana Sousa, Komme Noi, Benetton, Donnaire, Pallo Ram, Gui, SIR (representante oficial da marca London Porche) Intimiss, Millenium Sport (representante oficial da marca Nike, Adidas, Merrell), João Saial (representante oficial da marca John Smith), etc...etc...
Temos 2 video-clubes, coisa que Portalegre nem 1 tem, e por ai além...mas vocês preferem ficar na ignorância de Portalegre ter tudo a mais que Elvas, empresas...lojas...etc etc, são os reis do mundo, o que é certo é que nem uma auto-estrada têm (a unica cidade capital de distrito que não tem uma auto-estrada.) Vergonhoso. Felizmente que a maioria dos portugueses pensa que Elvas pertence ao Distrito de Évora, ao menos isso!

Já agora, faculto aqui uma informação nova: A Gigante Cadeia de Hipermercados MERCADONA está à procura de local para abrir o seu primeiro hipermercado em Portugal na cidade de Elvas que deverá acontecer até ao final do corrente ano. A marca Sportzone e KIABI encontram-se também à procura de local para abrirem as suas lojas na cidade raiana de Elvas.

:)
Abraceijos!


De Anónimo a 24 de Abril de 2011 às 11:32
Bom remedio vá embora de Portalegre =S


De Anónimo a 31 de Janeiro de 2010 às 13:36

Sr César afinal qual a surpresa que teriamos?

1-teremaos maior poder de compra do que Portalegre,Evora e Beja?
2-gostaria de saber onde é que "nós ignorantes erramos, na leitura da estatistica?
Pergunto-Será que se:
-tivessemos conseguido a cervejeira, o call center de Madrid (anunciado pelo Sr Cesar), agora o da pt e fossemos patrimonio mundial com os hoteis apinhados de turista criando muitos postos de trabalho e animando o comercio, estariamos com mais mil postos de trabalho.


De Anónimo a 31 de Janeiro de 2010 às 13:47
Mas mil postos de trabalho para quê? Se abrisse uma fábrica agora em Elvas e quisesse 200 pessoas não as arranjava!


De Anónimo a 31 de Janeiro de 2010 às 18:53

Ah! Ah!Ah !
Ouvi essa a um politico local muito famoso no burgo, "ainda bem que nós em Elvas não temos fábricas  pq se tivessemos agora estavamos a braços com o desemprego", e eu pessava que ele era o unico jumento com asas, afinal há mais!!!!!
Este comentador desconhece que no bingo em Badajoz há empregados de Borba e nós, se não tivessemos pessoal suficiente, fariamos como os Espanhóis, iamos buscalos onde houvesse.
Como é que esta terra há-de progredir, como ? Se a jumentalidade impera no poder e fora dele pelos vistos, também! haja DEUS!


sesamo.


De Anónimo a 31 de Janeiro de 2010 às 19:02
Oh jumento-mor criticas o que eu disse mas afinal vens-me dar razão! Elvas tem 1200 desempregados mas se chegasse agora uma fábrica de repente e pretendesse recrutar 200 pessoas não as arranjava e logicamente teria que as ir buscar a Borba, a Estremoz ou onde quer o que o valha! Sendo assim como é que é possível alguém abrir uma indústria em Elvas???
Dos 1200 desempregados há umas 100 ou 150 pessoas de qualidade que infelizmente estão desempregados. O restante ou não quer trabalhar, ou vive dos pais, ou só serve para trabalhar no campo, nas obras ou emp. de limpeza...


De Egas a 31 de Janeiro de 2010 às 19:33
Se calhar é por isso que o call center da PT não abre, com receio da falta de mão de obra.
A verdade disto tudo é que o imobilismo de Elvas se deve aos próprios Elvenses.


De Anónimo a 5 de Outubro de 2010 às 16:03

Abrir um calll center em elvas é um absurdo. Imaginam alguem telefonar para uma linha de apoio e ouvir um sotaque elvense!!!!! Certamente que o utente, ficaria ainda mais confuso e com mais duvidas!. Eheh!!! Alem disso, so faz sentido abrir call centers no interior, em cidades, sedes de universidades e politécnicos. Os estudantes, recem licenciados e jovens com formação, são a principal mão de obra deste ramo empresarial.


De Anonimo a 24 de Outubro de 2010 às 21:44

Concerteza que não deves estar a crer dizer, Portalegre pois não?! É que Portalegre tem um politécnico às moscas em que a escola que tem mais alunos desse politecnico é a Escola Superior Agraria de Elvas. LOL Sem ser Elvas, apenas Évora tem capacidades para receber o call center no Alentejo. Portalegre não mesmo.


De Anónimo a 25 de Outubro de 2010 às 20:50
Hahaha!!! O meu amigo é divertido pelo absurdo dos seus comentarios! Existem licenciaturas em Portalegre, que tem mais alunos que a ESAE inteira! O IPP às moscas???!! A unica escola que infelizmente está às moscas, é a agrária do IPP que está sediada em Elvas, os pobres alunos nem uma semana académica tem, tendo que se deslocar a Portalegre, se quizerem frequentar uma discoteca ou uma noite académica. Não seja ridiculo nos seus comentarios!


De Anonimo a 28 de Outubro de 2010 às 15:59

És mesmo ridiculo! Nem semana académica tem? LOL Elvas tem semana académica, oh burro! É organizada entre a Câmara Municipal e a ESAE e só para tua informação veem bandas muito melhores! Já fui varias vezes à semana academica de Portalegre e porfavor! Poupem-me! Até a Feira da Juventude de Campo Maior é 50x melhor! Só por tua informação, o IPP tem 3500 alunos, onde cerca de 900 alunos são da ESAE. Portanto as de Portalegre, não teem muitos. A ESAE é a unica escola de Portugal onde há licenciaturas de Equitação! ABAFA-TE, tu e essa cidade de merda!


De Anónimo a 28 de Outubro de 2010 às 20:48
Não seja ridiculo vc! Isso não é uma semana académica, é a feira da juventude de Elvas, patrocinada pelos dinheiros da câmara. Tipica de qualquer festarola dessas que se faz por qualquer freguesia deste País. Não queira agora tambem, que a escola superior mais pequenininha do País pudesse sozinha organizar uma semana académica, não?! Não seja ignorante! Já foi à semana academica de Portalegre? Então veja bem os cartazes, pergunte a opinião aos estudantes e a outros meios e depois formule a sua opinião. Ah e olhe que essa é organizada por uma Associação Academica, não por uma câmara municipal e está em pé de igualdade em relação às de muitas espalhadas pelas várias cidades universitarias deste país (É uma semana académica a sério e não uma mistura de várias coisas que nao dá em coisa nenhuma!). Agora vamos a factos, esclarecendo mais barbaridades que foram aqui ditas. A ESAE tem 900 alunos??!!! O meu amigo nao seja exagerado e ilusório. Pelas contas, a Esae já teve quase cerca de só 300 alunos, mas tem vindo a perder estudantes, uma vez que não tem entrando praticamente ninguem. A escola so tem 3 cursos!!! O unico curso bom da escola (Eng. Agronómica) este ano infelizmente acho que nem chegou a ter mais de 3 alunos! Os cursos estão em crise, pq Elvas nao é atractiva para os jovens. Fora o curso de Eng.Agronómica, a ESAE tem 2 cursos que são uma VERGOOONHAAA para o IPP e para todo o ensino superior nacional. Tem 2 cursos para formar "Equinicultores" e "Enfermeiros Veterinarios"!!!!!!!!!!!!!! Que vergonha (e isto que me perdoem os poucos estudantes que ingressaram nestes 2 cursos), mas isto não são cursos de nível superior mas sim de caracter profissional! Em Portalegre, vejo a dimensão das escolas superiores e digo-lhe que por exemplo ao nível do interior do país, não conheco uma "ESTG" maior, ou uma "ESE" com mais peso que Portalegre, e se olhar para a ESSP, reparo que só o curso de Enfermagem, tem mais alunos que a ESAE inteira!!! Em Portalegre há o cuidado dos cursos competirem nos rankings nacionais como os melhores cursos, vou-lhe dar alguns exemplos: O curso de design de comunicação em Ptg, está entre os 2 melhores cursos de design do País; As engenharias, são das mais conceituadas a nivel nacional pelo nivel de qualidade que apresentam; A ESTG é pioneira em algumas áreas, sendo por exemplo a primeira universidade a formar designers e engenheiros informáticos especialistas em software de animação e videojogos. No belo palácio Achaioli (antigo liceu nacional, onde um dos maiores poetas de sempre "José Régio" leccionou durante uma vida) existe a ESE que apresenta licenciaturas e mestrados quase sempre preenchidas durante a primeira fase de candidaturas. Concluindo, são 3500 alunos, onde cerca de 200 estão em Elvas!...e desses poucos só uma pequena parte frequenta o unico curso de nivel da ESAE (Eng. Agronómica)..os restantes quando terminarem o curso, ou vão ferrar os burros como vc, ou vão dar banho ao cão!!!! Looool


De Anonimo a 31 de Outubro de 2010 às 19:17

Consegues mesmo ser BURRO! Só tem 3 cursos?! então vai ao site da ESAE e vez. A ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE ELVAS tem neste momento 13 cursos! E passo a citar quais são:
- Engenharia Agronómica (3 turmas)
- Enfermagem Veterinária (3 turmas)
- Equinicultura (3 turmas) A ESAE é a única escola superior agrária com este curso em Portugal, e isso deu na SIC.)
- Engenharia Agronómica Ramo de Espaços Verdes (2 turmas)
- 2 turmas de Mestrado
Segundo dados da Direcção da ESAE a Escola Superior Agrária de Elvas tem neste ano 2010-2011 cerca de 600 alunos.
Em relação ao Instituto Politécnico de Portalegre, se a ESAE é assim tão má, é pelo facto de ainda ser parte conjuntura desse Politécnico sem classe. E quando falamos em Escola Superior de Enfermagem a de Portalegre está longe de ser a melhor, porque não te esqueças da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, a maior escola de enfermagem do sul de Portugal pertencente à Universidade de Évora. Felizmente que a Câmara de Elvas e a Universidade de Évora estão em conversações para ser aberto em Elvas um Campus Universitário da Universidade de Évora e assim, não precisarmos de um Politécnico morto, como aquele que é o de Portalegre. Enquanto o IP de Portalegre tem 3.500 alunos (facto que eu não acredito mesmo, diria uns 2.000 e com sorte) o IP de Beja tem cerca de 5 mil alunos e a Universidade de Évora cerca de 11 mil alunos. Por isso dá para perceber que o IP de Portalegre está muito longe de ser o melhor. Se o sr. não inventa-se tanto, não faria figura de burro, e não dizia coisas ridiculas como a ESAE só tem 3 cursos, é ser mesmo muito burro! Enfim, já é normal de mentes vindas de Portalegre.


De Anónimo a 1 de Novembro de 2010 às 18:23
Aqui se vê uma vez mais, como são os elvenses!!! ÉS UM GRAAANDAAA CAMPPPOOOONIOOOOO!!! Se as turmas (anos de curso) são cursos, então em Portalegre não existem 25 licenciaturas, uma dezena de mestrados, outra dezena de pós-graduações, accções de formação académicas, doutoramentos da lusófona para professores, cursos de linguas, bla bla bla...etc...ufa, seria isto tudo multiplicado pelos vários "anos de curso"!!! Seria muitoooo cursoooo...!!!! BURRO, ISTO NÃO É A ESCOLA PRIMÁRIA! Quanto a Évora ter mais estudantes que Portalegre, sim é verdade...na UE existem mais. Já quanto a Beja ter mais alunos que Portalegre, não é verdade. Embora sejam duas dimensões de ensino superior muito semelhantes. E olhe que eles não aceitaram colocar a agrária deles no campo, como Portalegre o fez! Beja tem uma ESTG, uma ESE, uma ESS e uma ESA. Portalegre tem essas escolas todas, com a diferenca que em comparação de escola para escola, elas serem maiores em Portalegre, excepto nas agrárias, sendo a de elvas muito mais pequena que a agrária de Beja, pois isto nao será culpa dos Portalegrenses mas sim dos Elvenses que nao sabem dar valor ao unico tesouro que tem e que foi colocada de mão beijada por aqueles a que ousam chamar de "inimigos"! Hoje, haver ensino superior em Elvas é uma dadiva (embora arriscada) de Portalegre, que deveriam saber reconhecer, sendo um feito unico criar num meio tao pequeno como Elvas uma delegação de ensino superior. Acho que ninguem disse aqui que a ESAE é má, mas é um facto que só tem um 1 Curso de nivel superior! Portalegre desenvolveu o projecto dessa escola com um bom curso de Eng.ªAgronómica, mas depois da escola ganhar alguma autonomia vivendo em elvas, claro que deu merda e não se desenvolveu como as restantes, criando só mais 2 cursos, os dois cursos mais anedoticos de Portugal, Criadores de Burros e Cavalos e Enfermeiros de Cães!!! Nem a ESAE tem 600 alunos, como o IPB não tem 5mil ou Évora não tem 11mil!!! Parece que o senhor, rouba alunos em Portalegre para os distribuir por esses sitios todos e depois ainda vai buscar muitos mais para afirmar essas baboseiras exageradas! Mas o senhor provavelmente só frequentou a decante escola primaria de Elvas, que nao demorará muito a encerrar portas por falta de alunos, SEU GRANDE BURROOO DO CAMPO, QUE TROCA "ANOS DE CURSO" POR CURSOS!!!


De Anónimo a 11 de Dezembro de 2010 às 14:30
Em Elvas há um dos MELHORES CURSOS DE ENGENHARIA AGRONÓMICA DO PAIS, seu Portalegrense Nojento! Há formação superior AO MAIS ALTO NIVEL NA AGRONOMIA. Tu e essa cidade de merda da serra. Vai pastar cabras...


De Anónimo a 31 de Janeiro de 2010 às 20:08
Pronto tem razão o Sr. e, o mor do regedor; o melhor é estarmos quietinhos e ficarmos há espera que, os espanhóis nos vão arranjando uns empregos e rezar, rezar muito, para que isto acabe em bem.
Quando a fome graçar, pode ter a certeza que o povo fará como os ciganos,  ou vai ou racha, e com razão, cá estaremos para ver.


De JB (O que não mora em Elvas) a 31 de Janeiro de 2010 às 19:37
Parabéns pelo seu post. É de facto a verdade nua e crua, cuja culpa é dos próprios elvenses e mais dos governantes que a cidade tem tido.


De sonic a 14 de Outubro de 2010 às 17:00

Olha la ó filho da puta   a vossa dor de cotovelo é tanta que criaram um site apenas para dizer mal de elvas    
ELVAS É A MAIOR CIDADE DO DISTRITO ponha isso nas vossas cabeças ocas


De Anonimo a 24 de Outubro de 2010 às 21:46

Concordo ctg! :)
A inveja é tanta que até criam sites para dizer mal de Elvas. Convivo com gente de Portalegre que dizem mesmo que Portalegre é capital de distrito apenas de nome, porque a nível de desenvolvimento é uma cidade mesquinha que ao pé de Elvas, vale 0! METAM NESSAS PUTAS DESSAS CABEÇAS QUE ELVAS É A MAIOR CIDADE DO DISTRITO.


De Anónimo a 2 de Fevereiro de 2010 às 19:31

Elvas nao tem so o problema de ter pouca população. Tem sim o problema dos poucos habitantes que tem, serem na sua maioria ciganos a viver à custa de rendimentos de inserção social.


De cantosdacarreira a 3 de Fevereiro de 2010 às 15:11
é sim sr. do modelo até as shoshinhas


De Anónimo a 3 de Fevereiro de 2010 às 18:51
Elvas a comparar-se com Portalegre!!!! Que coisa ridicula!!! elvas é apenas um concelho nada mais, nao tem qualquer papel importante no contexto nacional. Portalegre é uma capital de distrito e tem um papel geografico, administrativo, cultural, etc importante. É pena Portalegre ainda estar a fazer subdelegaçoes nesse concelho limitrofe e nao se desenvolver mais. O que lamento em elvas, é ser uma das portas de entrada de Portugal, que envergonha o pais. Seria preferivel nao haver ali nada, pq trata-se de um suburbio de badajoz com muito mau aspecto. Uma vila de ruinas, suja, extremamente desorganizada na sua cocepção urbanistica e com um perfil de bairro 3ºmundista. Crescam e aparecam, se tivesse que viver no alentejo, certamente recusaria-me a viver em tal sitio. Adoro a cidade de Portalegre e tambem Castelo de Vide e Marvao, sem duvida uma das cidades mais belas e pitorescas de Portugal, pena que necessitanto de mais investimentos, por culpa do governo que teima em ignora-la a favor de evora e beja no que toca a investimentos publicos no alentejo.


De cantosdacarreira a 3 de Fevereiro de 2010 às 20:05
anonimo portalegrense,com todos os defeitos que elvas possa ter em termos de sustentabilidade,é uma cidade monumental com as muralhas o aqueduto as fortificações de santa luzia e da graça etc.e é uma cidade limpa e de bons acessos com bons concelhos vizinhos tanto portugueses como espanhois, sendo um centro turistico de excelencia,embora possa ser melhorado, em portalegre os srs. tem a cidade mais feia e de aspecto porco e escuro de portugal,o monumento que apresentam é a serra de s.mamede,e depois escreve que marvão e castelo são locais pitorescos,e ai tem razão marvão e castelo de vide que nada tem a ver com portalegre(concelho),a tão famosa aldeia da serra,vivi e estudei 2 anos em portalegre,tinha a vida de niza, é uma terra de gente trizte e desdentada,mas não fosse o politecnico eram iguais na fardamenta e na linguagem na forma de viver o dia a dia aos de niza,e não sou defensor do arrogante do presidente de camara que tenho aqui em elvas,mas vá catar piolhos para outro lado,e fiquem como estão que estão a condizer com o que encima escrevi . 


De cantosdacarreira a 3 de Fevereiro de 2010 às 20:10

acerca de portalegre esqueci de acrescentar,que é a terra do país em que mais vezes se diz,ESQUECESTE DE TIRAR A DENTADURA, é pena ,foi uma serie que saiu com defeito,embrulha e vai tirar o sarro dos dentes.


De saito a 9 de Março de 2011 às 19:02
lol


De André a 3 de Fevereiro de 2010 às 21:09
Aqui não concordo.
O Poder Central dá uma ajuda, mas a fraca competitividade da economia é toda ela culpa dos próprios Elvenses. Pois como explica que Borba ou Estremoz tenham um poder de compra, logo um rendimento médio per capita, superior ao de Elvas? Sendo apenas um concelho devemo-nos comparar com os que nos são iguais. As capitais de distrito estão noutro patamar, precisamente pelos aspectos que o meu amigo refere.


De João a 4 de Fevereiro de 2010 às 19:59
Que cambada de rascos! Vi aqui um comentario que elvas ainda seria como Monforte, se nao fosse badajoz! Comparar esse beco com a minha bela vila de Monforte. Prefiro mil vezes a minha vila pacata, mas limpa e sem aquedutos com putas e arrumadores de carros. Onde é que ja se viu uma coisa dessas numa terriola tao pequena como elvas?! Xoo para espanha, cambada de piolhosos


De Elvense a 4 de Março de 2010 às 01:47

Caro "amigo" João de Monforte, queira-me desculpar, mas concordo consigo numa coisa, que comprar Elvas e Monforte, é absurdo. E sabe porque? Porque até as freguesias do concelho de Elvas como São Vicente, Terrugem e Vila Boim, tem mais habitantes e mais desenvolvimento que a própria vila de Monforte. Digo-lhe mais, quando chama "beco" a Elvas, acho que deveria olhar para Monforte, que nem um simples Minipreço tem, apenas tem 2 ou 3 mercearias e um hotel panasca, que está sempre às moscas. Quanto ao aqueduto com "putas", a entrada de Monforte não se fica atras. ;). "Terriola pequena", esta deu-me imensa piada. Vejamos o porquê: Elvas - 20.000 habitantes / Monforte - 1.200 ! ahahah Quem é que é "terriola pequena" afinal? Se o senhor vive numa vila sem desenvolvimento e que não interessa a ninguem, o problema já é vosso, agora não difame Elvas, porque tomara muitas cidades terem o desenvolvimento que Elvas tem. Quanto a limpeza, se voce acha que Monforte é mais Limpa que Elvas, é porque deve sofrer de miopia, porque Monforte, é nojissimo. Já para não falar que se alguem falar em Monforte, ninguem sabe onde isso fica. Agora meu amigo, reduza-se voce e a sua vilazinha à insignificancia que são para Portugal e Alentejo. E já agora, Piolhoso é quem lhe fez as orelhas.


De Joao a 20 de Março de 2010 às 19:44
"Tomara muitas cidades ter o desenvolvimento que elvas tem"!!!!!!!!!!!!!! Eu gostaria de saber...QUAIS????! sinceramente nao estou a ver nenhuma cidade que seja inferior a elvas em desenvolvimento


De sonic a 31 de Março de 2010 às 21:51

Ai nao tas a ver
entao olha  
Monforte
Estremoz
Alandroal
Campo Maior
Crato


De Anónimo a 4 de Outubro de 2010 às 16:15
Ve-se mesmo que es um camponio burro, isto é, um elvense. Dessas que enumeraste so uma é cidade, Estremoz. Nao vejo em que aspecto Estremoz é inferior a Elvas em desenvolvimento. Estremoz tem a industria dos marmores, é muito desenvolvida na produçao de vinhos, tem muito mais empresas que elvas, esta mais cuidada e preservada no patrimonio e é mais turistica. O que ha em elvas???? Que empresas existem???? Nada. E depois fala-se dos serviços publicos que dao mais emprego nas cidades capitais de distrito. Se tirassem os serviços publicos em elvas, nao sei o que seria dessa vila raiana. 


De sonic a 14 de Outubro de 2010 às 17:02

Epá  ó filho da puta
Tu tas a ver o sol e a terra  ???
 Pronto Elvas é o grande Sol  e estremoz a terrazita


De Anonimo a 24 de Outubro de 2010 às 21:49

Ve-se mesmo que és de Estremoz, maniento. Estremoz é uma cidade pequena que tem 7.000 habitantes, e desenvolvimento é zero. Tem inveja de Elvas, só pode. Elvas é uma cidade com 20.000 habitantes onde existem neste momento 3 zonas industriais com várias multinacionais. :)


De Elvense a 1 de Abril de 2010 às 21:00

Mas o meu amigo é parvo ou faz-se? Você é cego?? Acha que Elvas está pouco desenvolvida? Monforte sim, não tem desenvolvimento nenhum! Elvas tem neste momento 2 zonas industriais (e grandes para sua informação), Monforte apenas tem um pequeno Ninho de Empresas. Os habitantes do concelho de Monforte tem que se deslocar a Elvas a nível de IEFP, porque pertencem ao CENTRO DE EMPREGO DE ELVAS, uma vez que Monforte não tem! Temos um Coliseu com 6.500 lugares onde há corridas do mais alto nível, e concertos marcantes, e onde no inverno está a maior pista de gelo de Portugal. A nível de Economia, a cidade de Elvas é a 7ª mais rica do pais e a menos individada do país. Temos grandes avenidas em torno da cidade, grandes bairros periféricos, num estudo realizado, Elvas está classificada como a 12ª melhor cidade de Portugal para se viver, enquanto que a capital de distrito, Portalegre, aparece no lugar 37º. Elvas alberga neste momento mais habitantes que a cidade de Portalegre, e mais comércio que a mesma. O Centro Histórico está convertido num centro comercial aberto, onde existe um parque de estacionamento subterraneo com capacidade para quase 500 carros, enquanto no distrito não há mais nenhum desta dimensão. Elvas é a cidade que tem mais agências bancárias, depois de Évora no Alentejo. Portanto, se o Sr. não gosta de Elvas, o problema é seu, agora não venha para aqui difamar e ofender os habitantes desta cidade e deste concelho. Ninguem tem culpa que Monforte não passe de um pontinho negro no mapa de Portugal, escrito em letra pequena. Portanto dê-se ao respeito, se quer ser respeitado! ;)


De Anónimo a 4 de Outubro de 2010 às 16:06
Este elvense diz que elvas tem mais habitantes que Portalegre. So poderia ser um comentario de 1 de Abril!!!! Ou deve tar a sonhar, ou esta confundindo o numero de pessoas com as moscas, que nesse aspecto sim, deve haver mais na vila cigana.


De Elvense a 10 de Outubro de 2010 às 19:55

Olha meu amigo anónimo, em 2001 Elvas albergava 15.115 habitantes e Portalegre 1.238! Neste momento Elvas alberga cerca de 18.500 habitantes, enquanto que Portalegre se fica pelos 16.800 habitantes. Elvas vai albergar novamente o Consulado Honorário de Espanha, que terá poder nos Distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre e Castelo Branco! Portalegre tiram-lhe o Instituto Politécnico e fica uma vila como Monforte, às moscas. Segundo o PEC, prevê 2 grandes cidades para o Alentejo, Évora e Elvas. Portalegre é neste momento capital de distrito somente por nome e nada mais. É pena que neste distrito hajam cidades e vilas como Monforte e Portalegre, nojissimos, sem qualquer património histórico ou algo a nível de turismo! Enquanto Elvas tem 7 hoteis, Portalegre fica-se por 1 ou 2. Portalegre é simplesmente uma cidade que tem inveja de Elvas, por Elvas ser conhecida muito mais que Portalegre! Ciganos? sim há bastantes em Elvas! Todas as cidades os teem. Não são pessoas como as outras? ou passamos agora ao racismo?! Eu vivo em Elvas há muitos anos e ainda nunca nenhum cigano me fez mal! Se não lhe disserem nada, eles também não dizem nada a ninguem! Só que o mal de pessoas como voce, é que não tem respeito pelos outros! Acham que o mundo ronda em torno de voces! Abafem-se mas é! É pena que a realidade seja assim, o Distrito de Portalegre é representado por ELVAS e não pela cidade capital, que de capital não tem absolutamente NADA. Tal facto é, que é a cidade capital de distrito, mais pequena do país! FINISH.


De Anónimo a 13 de Outubro de 2010 às 20:45

Mas como é que Elvas que tinha os tais 15 mil habitantes em 2001, agora de repente já tem 18500 ?????!!!!!! De onde vieram eles???!!!! Estamos a falar de mais 3500 habitantes!!!! Segundo os censos verdadeiros do país, Elvas é dos concelhos que mais perde população!


 



De Anonimo a 24 de Outubro de 2010 às 21:51

Segundo dados confirmados pelo INE de Espanha, foram viver para Elvas desde 2006 cerca de 200 familias espanholas. Podes começar a ver de onde vieram os 3.500..


De Anónimo a 25 de Outubro de 2010 às 19:42
Hahaha!!! Espera por fazerem os novos censos do INE em Elvas e vais ter uma Surpresa!!!!! 200 familias Espanholas!!!! Hahahaha...essa é boa!!!


De Elvense a 31 de Outubro de 2010 às 19:20

http://dunazulx.spaces.live.com/blog/cns!E3F29B1545515506!3011.entry?sa=684919917 (http://dunazulx.spaces.live.com/blog/cns!E3F29B1545515506!3011.entry?sa=684919917)

Vê com os teus olhos :)


De Anónimo a 1 de Novembro de 2010 às 20:20

Fui ver! Tou a rir, ao mesmo tempo que admirado com o absurdo da sua ignorância na interpretação dos factos!!! Enfim, também não é de estranhar muito, porque esses absurdos são tipicos dos elvenses! Diz que nos utlimos anos, os espanhóis tem comprado casas em Portugal, sobretudo nas zonas raianas e que em Elvas compraram 200!!! E????? Aposto que até na vila de Arronches, foram vendidas 200 casas, se não mais! E agora, com isto Elvas, deixou de ter 15mil habitantes e neste momento tem mais???!!! Hahahaha...Meu amigo, se Elvas tinha 15mil habitantes nos ultimos censos do INE (2001), agora deverá ter (numa estimativa optimista) uns 5 mil habitantes a menos! Por favor, alguém que explique a este senhor, a realidade da desertificação do interior. Até se pode verificar no ritmo de construção de casas aqui em Elvas que não é relevante em comparação com as restantes cidades do interior com mais de 10 mil habitantes e tem-se verificado um grande fracasso para as imobiliarias que aqui tem apostado. É ruinoso não só para alguem que aqui queira investir nessa área como tambem o é para a própria cidade. Fizeram-se algumas urbanizações nos ultimos anos, para os habitantes de Elvas trocarem de casa, fugindo do conspurcado centro histórico que está cada vez mais desabitado,


De Anónimo a 1 de Novembro de 2010 às 20:59

O Bruno Nogueira um dia, deu uma graçola num Talk Show, dizendo assim -"HOJE EM DIA, JÁ NINGUEM SE ATREVE A USAR UM KISPO VERMELHO, OU COMPRAR UMA CASA EM ELVAS SE QUIZER PASSAR FÉRIAS NO CAMPO, PARA DEPOIS NAO SEREM GOZADOS OU ACUSADOS DE SEREM PEDÓFILOS!!!..É QUE JA NEM DÁ PARA POR OS PÉS EM ELVAS COM O TIPICO ARGUMENTO QUE SE ESTÁ A IR A BADAJOZ COMPRAR CARAMIELOS, SERÁ SEMPRE TUDO MUITO SUSPEITO E NÃO FICA BEM!!! Hahahahahaha...HAHAHAHAH...Bruno, és GRAAANDEEE!!!! ...Continuando..." HOJE A PALAVRA "ELVAS" E SOBRETUDO A PALAVRA "CASA EM ELVAS" ESTA ASSOCIADO NA MENTE DAS PESSOAS À PEDOFILIA E AO BIBI"!!!!!!


De Eu a 2 de Novembro de 2010 às 15:42

Tu la sabes panascas de portalegre a casa de elvas era onde o bibi te comia o olho.
Vão mas é pastar cabras para a serra de s. mamede que nem à serra dão nome.
Palhaço!


De TODA A VERDADE a 5 de Julho de 2011 às 15:26
SAIRAM OS RESULTADOS DOS CENSOS 2011 !!!!!!!!! ELVAS PERDEU IMENSA POPULAÇÃO, COMO ERA MAIS QUE PREVISIVEL. O CONCELHO DE ELVAS, AGORA SÓ JÁ TEM 23087 HABITANTES!!! PAREÇE QUE A TAL ILUSÃO DA GRANDE CIDADE QUE JA ERA MAIOR QUE PORTALEGRE PASSOU DE UMA FÁBULA CAMPESTRE RONDÓNICA A UMA ANEDOTA!!!


De Anónimo a 14 de Outubro de 2010 às 23:45

Esclarecimentos às questoes referidas pelo elvense:

Portalegre é pequeno, mas comparar-se com Elvas??!! Francamente!!! Lamentavel tambem essa medição de forças com Monforte. É uma vila pequena, mas nao menos prestigiada que Elvas e é digna de merecer todo o respeito.

Em Elvas ha um coliseu, mas é em Portalegre que vem todas as companhias de teatro, musica, dança, etc. Não há praticamente dia e noite que não decorra um grande espectáculo no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre.

A nivel de economia, Elvas é das mais ricas??! Ok e eu sou o Pai Natal!!! A economia de Elvas resume-se à rua de alcamim com meia duzia de lojas obsoletas, aos trabalhadores da camara e pouco mais! Não há empresas em Elvas!!! Tambem não acredito que algum dia, uma boa empresa ai se queira fixar, enfim...espero que me engane.

Tem grandes avenidas??! Sim, tem uns metros de estradas à volta da muralha com palmeiras...e sao bem feias! Que mau gosto!!!

Tem grandes bairros perifericos??! Vejo dois ou tres mamarrachos, barracas e algumas vivendas na cidade jardim e revoltilho. Elvas é minuscula e muito desordenada.

Isso é dos melhores sitios para se viver??!! Só se for para pessoas masoquistas!

Mais habitantes em Elvas??!! Segundo os ultimos censos, o concelho de Portalegre tem cerca de mais 3 mil habitantes (numa area territorial inferior), mas uma maior diferença na área urbana (os censos não contam a ampliaçao contigua da cidade de Portalegre que se estendeu a outras freguesias, caso dos bairros a norte e sudeste, já dentro das freguesias de R.Nisa, Reguengo, Urra). Não contando que grande parte da população que vive e trabalha durante o dia em Portalegre, tem como residências nocturnas os cocelhos limitrofes! Veja os verdadeiros censos. Esses censos apresentados por Elvas, são falsos!

Mais comércio em Elvas??!! Veja, por exe. a dimensão da rua direita e rua 5 de outubro em Portalegre e compare-as com a rua de alcamim! Veja a quantidade de hipermercados e centros comerciais em Portalegre. Está projectado tambem o city shopping (o primeiro shopping de grandes dimensões a ser construido no Alentejo). Elvas só tem um lidl e um intermarché (os dois estão sempre às moscas) e na estrada do caia existe um modelo pequeno!!! Os hipermercados em Portalegre estão sempre cheios, vindo pessoas de todo o distrito e da vizinha Espanha.

Mais hotéis??! Só o empreendimento turistico do grupo Pestana, em 470 ha de área a sul da cidade de Portalegre, é um projecto para a construção de uma cidade turistica, maior que a cidade de Elvas inteira!!! Estão tambem projectados vários hotéis pela cidade de Portalegre. Já foi inaugurado o Congress Hotel São Mamede e arrancou há dias a construçao do Hotel Rossio, muitos mais já estao projectados e em estudo.

Parque de estacionamento subterrâneo?!!! Hahaha...bem, se isso é sinónimo de desenvolvimento, informo que na cidade Portalegre não há um, mas sim vários!

Mais agencias bancárias em Elvas???!! O senhor nao deve sair de casa, certamente! Não ha nenhuma agência bancaria em Elvas que nao exista em Portalegre, na diferença que em Portalegre existem como sedes regionais bancarias (de maiores dimensões) e existe muitos mais bancos, que Elvas provavelmente nem conhece! 

Só lamento a actual crise que está a prejudicar os vários investimentos privados em Portalegre, porque ai iria ver o que era a diferença abismal de um concelho para o outro.

Concluindo, aconselho o senhor elvense a sair de casa, visitar o mundo e perceber que reside numa pequena aldeia. Deveria ser mais inconformado com a falta de desenvolvimento no seu concelho!

Saudações para os elvenses



De Elvense a 24 de Outubro de 2010 às 21:56

Então deixa-me avisar que Elvas tem a 1ª Caixa de Crédito Agricola do país! Elvas tem 2 Agências Bancárias da Caixa Geral de Depositos, Portalegre tem apenas 1.
Elvas tem ainda 2 agências da Caixa de Crédito Agricola, 2 agências do Millenium BCP, 1 do Montepio Geral, 1 do BBVA, 1 do BPI, 1 do BANIF, 1 do Barclays, 1 do Banco Popular, ou seja: Elvas alberga 12 agências bancárias. Mas eu tenho mais que fazer do que discutir com um Portalegrense que acha que Portalegre é a capital do Alentejo e não passa de uma serra com um hospital dos malucos e meia duzia de habitantes, em que não sabem o que é viver numa cidade em crescimento.,


De Anónimo a 25 de Outubro de 2010 às 18:34

O Senhor Elvense ou é Burro ou é so Camponio mesmo!!! Deixe-me informa-lo que eu conheco demasiado bem Elvas. mais do que vc julga (ate porque de momento estou a residir aqui) E sei o que ha aqui e o que nao há. Em relação aos bancos (parabens elvas, tem agencias bancarias!!!, pena que os elvenses nao tenham dinheiro para o por la!!!! - Segundo um estudo, elvas é dos concelhos com menor poder de compra!) Nao venha para aqui pavonear a ridicula delegacão da CGD em elvas e chamar a "2 delegação da CGD" a uma Caixa multibanco!!!! que absurdo!!! Quanto a essas delegações bancarias que referiu. Diga-me la uma que nao exista em Portalegre!!! Quer que eu agora enumere aqui uma lista dos bancos em Portalegre! Nao me faça cair mais no ridiculo, do que tar aqui a comparar parvoices! Quer comparar o estatuto de uma capital de distrito com o seu concelho, so nesse aspecto??? O que existe aqui em elvas é o que existe em qualquer lugar do pais. Nota-se que nao ve a aldeia onde esta a viver. Sera que o senhor nao sai do campo????!


De Elvense a 28 de Outubro de 2010 às 16:12

Quanto à questão de Elvas ter 2 agências da CGD, esse facto confirma-se claramente se te dirigires ao site da CGD e ves que existe a Agência da CGD Elvas no centro histórico e a Agência CGD Piedade na zona da cidade-jardim. :) Eu realmente vou muitas vezes ao campo sim, quando vou a Portalegre faz-me lembrar um monte daqueles às moscas, em ruinas. Os Elvenses não tem dinheiro para meter lá? e os Portalegrenses tem? LOL ganha juizo! Uma coisa que Elvas tem que Portalegre não tem? sim existe.
CONSULADO HONORÁRIO DE ESPANHA, está em Elvas e tem poder nos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Évora e Castelo Branco. Em termos comerciais Elvas tem bastantes que Portalegre não tem. Como, Ana Sousa, Pallo Ram, Donnaire, Espaço Casa, Seaside, KommeNoi, e muitas mais, que Portalegre nunca sonhará ter. O Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo está onde? em Elvas. :)
A Sede da maior empresa de carnes do Sul de Portugal está onde? em Elvas, refiro-me à Carnalentejana. A unica fabrica da Multinacional Suíça Clever Reinforcement em Portugal está onde? em Elvas. Ah pois, não penses que vives numa grande cidade, porque de grande Portalegre não tem mesmo NADA. E não te vou responder mais, porque vocês Portalegrenses são ridiculos. Até criam Blogs para falar mal de Elvas, a inveja é dura de roer e para mais na cidade onde mais se usa a expressão "esqueceste-te da dentadura". ABAFEM-SE!


De Anónimo a 28 de Outubro de 2010 às 23:36
Eu não sendo de Elvas nem de Portalegre, mas estando aqui a viver, tenho nojo da maneira de pensar dos elvenses e por isso tenho que dizer aqui verdades! Se analisar isso que está a dizer sobre a CGD e avaliar essa agência da piedade que está a falar. Para a sua informação, eu próprio ja levantei dinheiro nesse multibanco, que funciona no rés-do-chão de um prédio muito feio, ao lado de uns bares panascas e consiste simplesmente naquilo que foi sempre a caixa agricola de elvas. Por esse nivel de avaliação das coisas, em Portalegre existem CGD por todos os cantos...bolas!!! Consulado Honorário de Espanha??!! Isso é uma merdisseee, não conta simplesmente para nada...se for juntar as instituições disto, daquilo e do outro, faria aqui uma lista de instituições desse tipo, que existem em Portalegre e o senhor estaria aqui a ler sem ter fim e a bater com as trombas na parede! Desde delegações regionais a organizações nacionais e internacionais disto, daquilo e do outro...por amor de Deus! O senhor não percebe que as capitais de distrito tem que administrar as regiões que representam? Não percebe que tem que centralizar as delegações de tudo e mais alguma coisa para poder haver uma correcta gestão do Pais? O senhor elvense terá certamente que se deslocar muitas vezes a Portalegre se quiser tratar de algumas papeladas. Se o senhor ou um estrangeiro qualquer quizer tratar de um passaporte ou um outro documento, não é nesse consulado de merda que vai fazer alguma coisa! Terá que se por à patinha e ir a Portalegre! E é assim que tem que ser feito, porque isto não é um país que se pode dar ao luxo de criar capelinhas por todo o lado, como as que Elvas reivindica para si. Porque se Elvas quer, então todos os outros concelhos e freguesias deste país tambem terão direito a ter. Elvas não é mais que Estremoz, Ponte Sor, Borba, Alandroal, etc...Quanto a essas lojas ridiculas que referiu, se não estou errado, a Palorram apareceu pela primeira vez..à muitos anos (muitos mesmo) julgo que em Setubal e Portalegre (penso que foi por esse motivo que ela se expandiu à vizinha elvas) quanto a todas as outras Ana´s Sousa´s e Benetton´s, existem em Portalegre à tanto tempo, que as pessoas ate já estão enjoadas! lool. Em relação à Europe direct, isso é um organismo do IPP, feito em Portalegre para por em Elvas (quantas pessoas emprega? 1funcionário do IPP para ai, não mais que isso!). Quanto à sede da "carnes alentejanas" em Elvas, eu se fosse portalegrense não a trocava por qualquer agro-industria que existe na cidade de Portalegre. Eu não vim aqui com o intuito de engrandecer Portalegre, mas sim tentar abrir-lhe os olhos para que o senhor veja que vive num dos locais mais pequenos e menos desenvolvidos do País. É tipico da ignorancia dos elvenses pavonearem-se dizendo que Elvas é bom e afinal depois vamos visitar a territa e constatamos que é possivelmente a localidade mais atrasada do País. Tenha Vergonha. Isso eu não vejo nos Portalegrenses, que embora vivam numa cidade 500x à frente de Elvas, são pessoas com sentido crtitico e não andam por ai a pavonear-se da sua terra dizendo absurdos. Basta olhar para o atrasado do vosso presidente de câmara e ver que tem maioria absoluta, para perceber a maneira de pensar dos elvenses!!! É incrivel a ignorância deste povo!...E ja agora, amanha por acaso até vou a Portalegre assistir a um evento de grande dimensão internacional que é a baja de Portalegre. Em Elvas nao existe nenhum evento importante a não ser pimbalhices e em Portalegre até conheco vários eventos de grandes dimensões (eles tem uma das maiores bajas do mundo, tem a maior maratona BTT, muitos eventos culturais, etc.) O anormal do Rondão anda aqui demasiado ocupado com outras coisas, como decidir que rotunda ou banco de jardim vai receber o seu próprio nome!


De Elvense a 31 de Outubro de 2010 às 19:22

És ridiculo. A Pallo Ram em Portalegre já fechou portas á seculos, e a Ana Sousa nunca houve em Portalegre e isso tá no site dela na lista de lojas :)


De Anónimo a 15 de Outubro de 2010 às 00:52
Esqueci-me de comentar uma observação do senhor elvense, talvez a mais caricata. O senhor disse que elvas tem 2 zonas industriais!!! Onde???! Ora ai toca no que é realmente um grande fosso em elvas, a falta de uma zona empresarial digna e as péssimas condiçoes no concelho de Elvas, para acolher uma empresa. Coisa que Portalegre oferece a um nivel, como praticamente nenhuma cidade no pais. Na cidade Portalegre existe a zona industrial da Vargem a norte e a sul existe a gigantesca zona industrial dos Assentos, uma zona industrial de excelência, estrategicamente ordenada, organizada e infra-estruturada, com vários equipamentos e entidades de apoio em seu redor, capaz de notabilizar e acolher a mais exigente empresa e ajudar ao sucesso empresarial de quem ai se instale. Elvas deveria saber acolher melhor as empresas.


De Elvense a 24 de Outubro de 2010 às 22:02

Pois desculpa informar-te que Elvas tem neste momento 2.846 empresas.
Quanto a empresas em Portalegre? Claro, com esse presidente da Câmara não vejo empresa nenhuma em Portalegre que não esteja a fechar as portas, e olha que eu conheço Portalegre. Elvas alberga uma quantidade de multinacionais, em Portalegre vejo 1 ou 2.
Portalegre tem o que? 1 hotel e 1 pousada da juventude? às moscas. Elvas tem 6 hoteis e a pousada mais antiga de Portugal, e 2 desses 6 hoteis são os unicos no distrito com 4 e 5 estrelas respectivamente. Quanto a zonas industriais Elvas tem 3 sim, e se conheceres Elvas, sabes disso. Mas quem não sabe é assim, fala demais. É a dor de cotovelo. Quanto ao ser uma das cidades mais ricas do pais, se duvidas, problema teu. Isso saiu mesmo no Diário de Noticias, é a 7ª cidade mais rica do país e a menos individada do país.


De Anónimo a 25 de Outubro de 2010 às 20:28

Portalegre, sempre foi a capital industrial do Alentejo. É uma identidade própria que lhe está associada, toda a gente sabe isso. Enquanto Elvas e por acaso todas as restantes localidades do Alentejo (incluindo ate as outras capitais de distrito Beja e Evora) sempre foram marcadamente rurais, viradas para o trabalho no campo. A história de Portalegre de há varios seculos está associada à industria. Hoje a cidade tem um patrimonio riquissimo nessa área (sendo por exemplo uma das cidades com maior numero de palácios, resultante dos nobres fidalgos abastados da industria que ai se desenvolvia). Teve um papel importante na revolução industrial a par de outras cidades do interior, como por exemplo a Covilhã. Nos tempos actuais, vive-se um contexto de crise economica mundial, que provoca o encerramento de varias fábricas, um pouco por todo o lado (em Elvas nao encerram porque nao existem!). Em Portalegre ja encerrou a Jhonson Controls, Finicisa, Robinson,...No entanto a cidade não baixa os braços e preserva ainda algumas fabricas importantes para a região e para o pais. Recentemente abriu uma nova fabrica a Robcork, prepara-se o projecto para a nova Serraleite, Central de Biomassa e outros projectos importantes de cariz empresarial. Nos espaços da Robinson está a nascer um dos maiores complexos culturais da região (a Fundação Robinson) e no espaço da antiga Lanificios está em desenvolvimento um grande projecto privado que vai revitalizar toda aquela área urbana. A camara expandiu uma zona industrial (que só em área deve ser maior que elvas) e prepara actualmente a instalação de 300 novas pm´s nesse espaço. Portalegre alem do cariz industrial vincado sua identidade cultural, é hoje uma cidade criativa onde se desenvolvem projectos pioneiros ao nivel das novas tecnologias, sendo uma referência por exemplo ao nivel da tecnologia da realidade virtual (caso do ictvr, gameinvest,...), uma referência nas energias renovaveis e, outras áreas (isto porque em Portalegre reside massa cinzenta, em grande parte devido a investigadores universitarios do IPP e a outros organismos e portalegrenses qualificados. Isto seria impensavel em elvas porque so existem trabalhadores rurais!) Em Elvas? O que há? Agricultura mal aproveitada, nas mãos de um ou dois agricultores "tios" e ponto final paragrafo!


De sonic a 31 de Março de 2010 às 21:52

é assim mesmo
VIVA ELVAS


De sonic a 31 de Março de 2010 às 21:49

Se Elvas é pequeno entao monforte é microscopico


De Anonimo a 10 de Outubro de 2010 às 20:09

DISTRITO DE PORTALEGRE

Vila de Avis - 1.900 habitantes
Vila de Arronches - 2.100 habitantes
Vila de Alter do Chão - 2.600 habitantes
Vila de Campo Maior - 7.800 habitantes
Vila de Castelo de Vide - 1.700 habitantes
Vila do Crato - 1.900 habitantes
Cidade de Elvas - 18.500 habitantes
Vila de Fronteira - 3.300 habitantes
Vila de Gavião - 1.800 habitantes
Vila de Marvão - 600 habitantes
Vila de Monforte - 1.200 habitantes
Vila de Nisa - 3.600 habitantes
Cidade de Ponte de Sôr - 11.000 habitantes
Cidade de Portalegre - 16.800 habitantes
Vila de Sousel - 2.100 habitantes

Não há mais provas que estas. :)


De Anónimo a 14 de Outubro de 2010 às 20:16

Elvas vai desaparecer do mapa a médio prazo. Basta ver os verdadeiros censos (nao os censos feito pelos elvenses) e ver a reduçao drástica da populaçao. Se pensam que por passar ai a linha do tgv, isso vai mudar alguma coisa, lamento, mas estao completamente enganados.


De Portalegrense a 24 de Outubro de 2010 às 22:10

Eu sou de Portalegre e acho que estes Elvenses que aqui falam, tem toda a razão. Portalegre é uma cidade sem desenvolvimento algum, em que as pessoas são ridiculas e só se preocupam com coisas mesquinhas, como as flores do monumento aos mortos da guerra, e não se preocupam em desenvolver esta cidade, que está a ficar bastante atrás da cidade de Elvas. Não me admira nada que Elvas albergue neste momento mais habitantes que Portalegre, Portalegre perdeu imensos habitantes, e isso nota-se em larga escala. Até eu, às vezes sinto vergonha de morar nesta cidade a que chamam capital de distrito, onde temos um hospital que não vale nada mesmo, com várias queixas de negligência médica, e isso ainda não ouvi nenhuma sobre o hospital de Elvas. Quanto a empresas, como Portalegrense que sou, infelizmente, tenho que dar a razão mais uma vez aos elvenses, Portalegre está a perder as poucas empresas que tem. Cada vez que vou a Elvas, vejo novas empresas, novas lojas. Em Portalegre vejo um mini centro comercial, com metade das lojas fechadas. Elvas tem lojas de marca como Seaside, Ana Sousa, Pallo Ram, Unidet Collors of Benetton, 2 lojas da KommeNoi, Donnaire, entre outras que Portalegre nunca sonha ter. É de bastante tolice dizer que Portalegre é mais desenvolvida que a cidade vizinha de Elvas, não se podem esquecer que Elvas beneficia de ser a principal porta de entrada de Portugal, a cidade mais fortificada da Europa, e prestes a ser Património Mundial da UNESCO, coisa que Portalegre nunca poderá ser, visto que o unico património de geito que apresenta é a Serra de São Mamede. Não vale mesmo a pena comparar Elvas e Portalegre, são duas realidades bastante distintas.
Saudações aos Elvenses.


De Anónimo a 25 de Outubro de 2010 às 17:29
HAHAHA!!! ES PORTALEGRENSE O TANAS!!!! PELAS IDEIAS QUE ESCREVES NOTA-SE A MILHAS QUE ES ELVENSE!!! AHAHA...QUE COMENTARIOS RIDICULOS, TIPICOS DE UMA PESSOA ISOLADA NO MEIO RURAL!!!


De FonteNova a 6 de Novembro de 2010 às 15:02

Portalegre é a unica capital de distrito de Portugal Continental que não tem uma auto-estrada!! e isso porque? Porque está em Elvas!! ehehehe


De Anónimo a 6 de Novembro de 2010 às 22:36
Pois é!!!! Ha uma AE que passa ao lado de Elvas!!!! Mas o estranho é que praticamente não passam la carros!!!! Parece que ja ninguem quer ir a Badajoz comprar caramelos!!!


De Anónimo a 17 de Outubro de 2010 às 18:16
Portalegre é uma puta merda seus caralhos


De Anónimo a 26 de Outubro de 2010 às 01:10

É...Mas a puta da tua mãe se quiser parir tem que ir a Portalegre, porque em Elvas ja nem se pode nascer, so morrer! No futuro ja ninguem pode dizer que é natural de Elvas!!! Lol


De Elvense a 28 de Outubro de 2010 às 16:03

Pena é que a Maternidade de Portalegre é mais difamada que sei lá o que por negligência médica! E por tua informação em 100 mulheres grávidas, 2 escolhem Portalegre, porque a maioria escolhe Badajoz e seguidamente Évora.


De Anónimo a 28 de Outubro de 2010 às 18:32
As poucas mulheres que existem em Elvas, muitas vezes nem tem os partos nas 3 cidades mais importantes em redor de Elvas, tem-nos nas ambulâncias!!! Quando faço a estrada de Elvas para Portalegre é costume ver ambulâncias destes lados a caminho do Hospital Distrital de Portalegre (e não é partos, é idosos, pq é isso que Elvas tem). Quantas ambulâncias de Portalegre vês em Elvas?!! Ahaha, hospital isso??!! Isso nem parece um hospital, parece uma "vivenda grande"! Eu ja precisei de ir a um hospital em Elvas e com receio, recusei-me a ir ai. E TAMBEM NÃO FAZ SENTIDO EXISTIR HOSPITAL EM ELVAS (basta o centro de saúde). Pq raio na cidade de Ponte de Sor nao existe um hospital e em Elvas existe?????? Exemplos: Nos distritos de Evora e Beja, não existem hospitais nos outros concelhos mais pequenos, eles estão só nas capitais (e nesses distritos existem localidades muito mais afastadas das capitais, que nao é o caso de Elvas em relação a Portalegre ,que são so 50km). Em Portalegre existe um hospital tão grande ou maior que nestas capitais vizinhas da região, que é suficiente para todo o distrito e seria muito mais e com mais qualidade se colocassem em pratica determinados projectos em Portalegre como se fazem em outras capitais de distrito (existe ja um grande espaço na cidade de Portalegre destinado para a construção de um mega parque da saúde, para centralizar os serviços da saúde e poder assim servir com qualidade a região, economizando desperdicios do estado e permitindo às pessoas do distrito mais comodidade, centralizando competências e não as confudindo em capelinhas por aqui e ali (é com exemplos destes em Elvas, que o pais esta como está).


De Elvense a 31 de Outubro de 2010 às 19:25

AS PESSOAS EM PORTALEGRE SÃO MESMO TODAS MESQUINHAS. E COMO MORAM NUMA CIDADE NOJENTA, ÀS MOSCAS E SEM DESENVOLVIMENTO, FALAM MAL DE ELVAS, QUE É A UNICA CIDADE NESTE DISTRITO EM QUE SE VÊ DESENVOLVIMENTO. NINGUEM TEM CULPA QUE PORTALEGRE SEJA CAPITAL DE DISTRITO, MAS NESSE MESMO DISTRITO EXISTA UMA CIDADE MAIOR. QUEM MUITO FALA POUCO ACERTA OH PORTALEGRENSES! ABAFEM-SE!!! PORTALEGRE NÃO PASSA DE UMA VILA COMO GAVIÃO, MARVÃO, NISA, CASTELO DE VIDE, ARRONCHES E MONFORTE.


De LD a 31 de Outubro de 2010 às 19:34
O facto pelo que em Elvas existe hospital e Ponte de Sor não, é pelo simples facto de que Elvas é uma cidade com mais de 15 mil habitantes e Ponte de Sôr não ultrapassa os 10 mil. Não nos podemos esquecer que Elvas agora passou a ter 2 hospitais:
O Hospital de Santa Luzia e a Unidade de Cuidados Continuados da Cruz Vermelha Portuguesa que irá funcionar como hospital privado. Ou seja, se formos por aí Elvas tinha hospital e Portalegre não. Elvas é cidade à mais tempo que Portalegre, uma vez que Elvas é cidade desde 3 de Abril de 1503 e Portalegre apenas desde 23 de Maio de 1550. Elvas chegou a ser considerada a 4ª maior cidade do país. Portalegre é dos concelhos que tem perdido mais população, assim bem como o de Elvas e todo o Alto Alentejo, que é a sub-região mais envelhecida do país e com maior perda de população. Mas está provado um facto, que a cidade de Elvas tem agora um maior crescimento populacional desde 2006 devido à vizinha cidade de Badajoz, e não me admira em nada que Elvas albergue mais habitantes que Portalegre e isso parece-me que sim, visto que em Portalegre nunca se vê nada de novo. Não há concertos a nível nacional, nunca ouvi falar num concerto do Tony Carreira em Portalegre e enquanto que em Elvas já ouve 4 em que 3 deles foram organizados pelo próprio Tony Carreira aguando das suas Tours. Elvas recebe a maior Pista de Gelo Coberta de Portugal há 2 anos, Portalegre tem que sonhar alto para ter uma pista de gelo. Enfim, é um facto é que Portalegre perdeu bastante qualidade em relação a Elvas. Elvas é a capital de distrito!


De Anónimo a 1 de Novembro de 2010 às 21:31
Embora, tenha menos habitantes (não grande diferença), não queira comparar a dinâmica empresarial da cidade de Ponte Sor com Elvas. São filosofias diferentes e sabe porque? POR CAUSA DAS PESSOAS. Não é a chaparrice raiana de Elvas que não presta para trabalhar e só gosta de comer à custa dos rendimentos mínimos, são pessoas trabalhadoras com o espirito caracteristico do VERDADEIRO DISTRITO DE PORTALEGRE, pessoas com uma maneira de pensar própria com enlances Beirãs e Ribatejanas, distinguido-se da restante "chaparrice alentejana" do Sul. E isto se comprova pelos empresários que foram criando algumas fábricas em Ponte de Sor e em Portalegre, em detrimento de locais "achaparrados" como Elvas!


De Anónimo a 1 de Novembro de 2010 às 22:43

Este que acrescenta hospitais, deve ser o mesmo que acrescenta bancos em Elvas nem que para isso tenha que contar as caixas multibanco!!! Loool...Arriscaria até dizer que é o mesmo que acrescenta cursos pelo raciocínio que cada ano de curso é uma turma e dai um outro curso!!! Loool. Seu elvense "LD", o "hospital de Elvas" tem que concordar que no seu aspecto exterior tem mais aspecto de "vivenda"! É uma realidade! Mas um hospital publico em Elvas??? Porque??? Sinceramente eu acho que não faz sentido. Quanto a hospitais privados, não seja ridiculo!!! Está a ser pouco imaginativo, olhe que o dentista de Elvas tambem é outro hospital por esse prisma, afinal de contas até há 3 hospitais, ...ou até mais, lembrei-me agora que elvas tambem tem bombeiros e outros lares de idosos que assim tambem serão hospitais! Esqueceu-se de os referir! lool. Quanto aos "mais de 10 mil habitantes", relembro-o que a PSP está para sair de Elvas porque dizem que é uma cidade que já tem menos de 10 mil habitantes e segundo a nova lei, locais com menos de 15 mil habitantes passam a ser patrulhados apenas pela GNR! Continua ainda a permanecer temporariamente ai, mas sob uma delegação limitada da PSP de Portalegre (claro, os coitadinhos dos elvenses dizem - Não, não...tem que ser sempre tratados como caso de excepção! Coitadinhos, tem que esbanjar dinheiro ao país, porque querem ter o que há nas cidades e não serem tratados de forma igual como são as povoações de igual dimensão e importância). 


De Anónimo a 2 de Novembro de 2010 às 00:54
Vejam bem a esperteza deste!!! Elvas é mais antiga pq foi elevada a cidade em 1503 enquanto Portalegre em 1550, ou seja, uma diferença de 47 anos medievais!!!!! Que Trunfo!!!! A cidade da Ammaia que diziam estar subterrada por baixo de Portalegre também é mais antiga e hoje são só ruinas!!! Elvas é isso, são ruínas mas na diferença de não serem preservadas ao contrário da Ammaia. O património está todo a cair e o pouco que ainda existe de pé nao o preservam, como é o caso da igreja de S.Paulo que vão mandar abaixo! Que povo bárbaro e inculto, deveriam ser presos! Gostas de Tony Carreira....Hhhiiii Matacarrruuãaao, vê-se mesmo que és de Elvãans...huuuuu...bicharrrrooo do matooo...Buuuu, até tou a imaginar isso com sotaque Elvense!!! Loool. Não, Tony Carreira em Portalegre, não combina. Os habitantes de Portalegre gostam mais de outro tipo de eventos musicais, preferem antes assistir a um bom concerto Jazz algures por um bar da cidade, assistir a um concerto de Rock no Caep Café, a um musical numa sala de espectáculos, ou por exemplo a um espectaculo de musica erudita dentro de algum claustro dos vários conventos existentes na cidade. É mais por ai...(dá uma olhadela nos programas culturais da cidade de Portalegre, não há Pimba)!!! Vais patinar em Elvas? Matacarruãao...buuu...isso é o maior evento que tens na aldeia??!! Nunca tiveram uma praça de toiros a não ser um curral e agora tem uma, que é um misto de praça de toiros com um pavilhão de ginastica! que se resume ao palco de todos os eventos existentes em Elvas!!! O "coliseu Ronsão de Almeida" onde fazem concertos do Tony Carreira, almoçaradas com o parvalhão do presidente que eles tanto veneram (prova da sua profunda ignorância), 1 ou 2 touradas por ano e "patinagem" na arena dos toiros!!! As vilas Alentejanas estão todas a fazer pavilhões desses, a vila do Redondo tambem já tem um! Tá na moda! Parece que em Portalegre sabem distinguir os cornos do boi, continua a existir uma das das mais antigas e emblemáticas praças de toiros do Portugal (que é privada e considerada uma das melhores), enquanto os outros espectaculos tem locais próprios para o efeito, como no CAE, na F.Robinson, etc, etc. Elvas é capital de distrito! É!!! O Distrito de Elvas com várias cidades como a Terrugem, Vila Boim e S.Vicente! Eu diria mais, é um país!!! Imaginários dos poucos rurais que a habitam, mas que são imensos como matacarrruõeess e são chefiados pelo seu Presidente da Republica, o Rondão de Almeida!!! Ahahaha...não ha praticamente cidadãos nesse país, mas vai-se contando as cabeças das cabras que por la pastam e o resto que falta para atingir o objectivo dos censos, inventa-se!!!!!!!


De anonimo a 6 de Novembro de 2010 às 14:50

são freguesias como as de Terrugem, Vila Boim, S.Vicente, St Eulalia e qualquer uma que tem mais desenvolvimento que qualquer freguesia do concelho de Portalegre!
Eu vejo todas as freguesias do concelho de Elvas equipadas com praça de touros e pavilhões multiusos, jardins, parques infantis novos, novos bairros. Nas freguesias de Portalegre apenas se vê deserto, bem como na cidade de Portalegre. Portalegre não é uma cidade, é uma aldeia no meio da serra dos porcos!


De Anónimo a 7 de Novembro de 2010 às 22:50
Ora ai estão povoações com que Elvas tem que rivalizar. Assim esta melhor. Elvas só tem uma coisa, só uma...é sede de um concelho, rigorosamente mais nada. Entao se quer lutar por esse estatuto que ainda tem, é bom que comece a olhar para certas freguesias como a Terrugem ou Vila Boim, nao vá a sede de concelho mudar de lugar e deixamos de ter um concelho a chamar-se Elvas, mas sim Terrugem ou outra coisa. Na prática ate ja se verficia isso. Eu quando vejo os mapas, nao vejo Elvas no mapa, quando aparece normalmente diz Caia!


De Elvense a 6 de Novembro de 2010 às 14:52

A PSP de Elvas é uma delegação da PSP de Portalegre?? é que ve-se mesmo que és de Portalegre, BURROOOO!
A PSP de Elvas subiu de posto para Divisão Policial tendo agora as 4 esquadras como existe em Portalegre. Ou seja não precisamos de Portalegre para NADA. Felizmente que existe uma capital no Alentejo, chamada ÉVORA.


De Anónimo a 6 de Novembro de 2010 às 18:20

DELEGAÇÃO DA PSP DE PORTALEGRE!!! ESTA LA BEM A VISTA DE TODOS NAS DIVISAS!!! ELVAS TEM ALGUNS AGENTES DA PSP DE PORTALEGRE TEMPORARIAMENTE, MAS É UM ABSURDO PQ ELVAS É UMA VILA, VAI SER SO PATRULHADA PELA GNR!


De Anónimo a 6 de Novembro de 2010 às 18:33

Espera para que o FILHO DA PUTA DO SOCRATES vÁ para a Ruuaaa....e que o Pais arrume a casa como deve ser, que vais ver o que a tua terra de merda merece! PSP de Elvas foraaaa! A POLICIA PARA AS CIDADES, A GNR PARA O CAMPO. É assim que tem que ser ...e que vai ser posto em prática como ja teve para ser. O país vai ter que dar muitas voltas e ser obrigado a arrumar bem a casinha!


De Elvas a 2 de Fevereiro de 2011 às 11:03
Cabra é a puta da tua mãe!


De Julio Iglesias a 2 de Novembro de 2010 às 15:51
E ainda não pagaram ao Julio, quero o meu dinheiro seus portalegrenses estupidos, o meu agente pensava que era Porto Alegre no Brasil afinal era Portalegre buraco atrasado.
La pasta quiero my pasta.

 


De Anonimo a 1 de Novembro de 2010 às 17:00

Não me faças rir! Quem precisa do Hospital de Portalegre?! A cair aos bocados.
Dás-me graça quando dizes que o Hospital de Portalegre é maior que o de Beja ou Évora, és mesmo ridiculo! Maior que o de Évora? LOL Évora tem o Hospital Central do Alentejo, o maior hospital do Alentejo, repito O MAIOR. E Alem do mais Évora tem 2 hospitais e já tão a planear construir o 3º, porque Évora não é Portalegre, não tem apenas 15 ou 16 mil habitantes, tem 42 mil habitantes, que é uma grande diferença, Évora é a CAPITAL do Alentejo. Até o Hospital de Elvas é maior que o de Portalegre e está em melhores condições por alguma coisa as populações de Campo Maior, Arronches e algumas de Monforte se recusam a ir para Portalegre. Eu todos os dias vejo no Hospital de Elvas ambulancias de Marvão, Portalegre, Avis, Castelo de Vide, Sousel, Campo Maior, Arronches, Monforte...afinal Portalegre não é assim tão bom. ABAFEM-SE!


De Anónimo a 2 de Novembro de 2010 às 03:04

Sim, são ambulâncias que são chamadas pelo serviço nacional de saúde para ir buscar doentes. É assim que funciona. Os elveneses não tem que ser necessariamente tranportados em ambulãncias a dizer "elvas"! Os doentes não são uma equipa de futebol!!!! Loool! Uns irão para para os centros de hemodialise em Portalegre, outros para cirurgia no hospital distrital, havendo outros que irão trocar o penso a outro lado enquanto nao abre a Cruz Vermelha em Elvas!!!


De Anónimo a 2 de Novembro de 2010 às 04:41

O senhor diz que as pessoas de Portalegre são mesquinhas, desculpe discordar, mas é o oposto. São pessoas que para alem das características especiais que lhes são próprias (alentejanos que não são bem alentejanos, considerados por muitos como os únicos alentejanos que se conseguem mexer)! Eles aparentam ter uma característica muito peculiar, conseguem revelar capacidades heróicas ao se destacar nos mais variados feitos, ao contrário da parvalhice elvense! Eu reparo constantemente em noticias de Portalegrenses a destacarem-se pela positiva, notabilizando-se nas mais variadas áreas. A actual miss Portugal é a “portalegrense” Cristina Aragonês; O actual campeão do mundo de bajas (t2) é o "portalegrense" Nuno Matos; Aquele que é considerado um dos melhores arquitectos do mundo, é o “portalegrense” Arq.º Carrilho da Graça; o prémio revelação para melhor escritor foi atribuído ao “portalegrense” Rui Cardoso Martins….e etc etc etc (desculpem-me os restantes e variados casos de sucesso, estes foram os que vi nos ultimos dias). Quanto ao absurdo de haver pessoas que dizem que Elvas é mais importante que Portalegre!!!! Loool…Não só a vejo como menos importante que a capital de distrito (óbvio), como também não a vejo como a 2ª localidade mais importante no distrito, Ponte de Sor é uma cidade mais importante que Elvas (basta ver que foi a única que por muitos anos até apresentou evolução e tendência contraria na regressão demográfica do Alentejo, sendo um importante centro empresarial do distrito). Tem empresas, um aeródromo com um parque de indústria aeronáutica, uma das principais estancias de ski aquático, boa vizinhança, etc, etc. depois vejo alguns concelhos que tem mais notoriedade que Elvas como Alter do Chão (pelos cavalos lusitanos) ou os concelhos de Castelo de Vide e Marvão pela beleza turística (A Sintra do Alentejo). Quanto a todos concelhos que referiu, são todos incrivelmente belos e merecem ser visitados, deveria ter vergonha quando fala neles, sendo vc de onde é! Elvas só é conhecida por causa da música parva do “Paco Bandeira” e pelo caso da Pedofilia.



De apita a 2 de Novembro de 2010 às 15:53

tambem temos em Portalegre um arbitro corrupto o Paulo Batista da Fruta


De eu a 2 de Novembro de 2010 às 15:55

também sou conhecido porque andei a comer a tua irmã e a tua mãe ao mesmo tempo, essas duas p.u.t.a.s. de Portalegre


De Elvense a 1 de Novembro de 2010 às 17:04

Vocês em Portalegre já esfregavam as mãos quando andavam boatos de iam fechar o Hospital de Elvas, pois bem, azares! Não só, não fechou como ainda o governo lhe atribuiu melhores condições novas categorias, que não existem no Hospital de Portalegre. Já está construido em Elvas e pronto a ser inaugurado a Unidade de Cuidados Paliativos e Continuados da Cruz Vermelha Portuguesa, coisa que Portalegre nunca sonhará ter! Dediquem-se à insignificancia que vocês são para o distrito. TGV vai estar em Elvas. Plantaforma Logistica vai estar em Elvas. Ah pois é, vão pastar pá.


De Anónimo a 2 de Novembro de 2010 às 02:42
O Hospital de Elvas, não vai fechar??? Você tem tanta certeza disso??? Olhe que eu não colocaria as mãos no fogo. Ouço falar na construção de um novo hospital em Évora e na imensidao de uns terrenos que ja estão disponibilizados para a construção de um grande Hospital em Portalegre, o que me leva a pensar na centralização dos parques de saúde nas capitais. Sendo verdade é de aplaudir, pq se trata de uma área demasiado preocupante no engrossamento da divida pública. Os doentes nao podem andar a ser pontapeados de local para local...e a racionalização e contenção de despesa é urgente. O hospital em Elvas recebeu mais condições??? Receberam todos, já viu a intervenção profunda no hospital de Portalegre? Vai ser inaugurado um centro da cruz Vermelha em Elvas para trocar o penso do "doi""doi"? Ena!!!!Agora com cruz vermelha e com bombeiros até vai parecer uma cidadezeca!!!! O TGV vai estar em Elvas??!! Volto a fazer a mesma pergunta - Você tem tanta certeza disso???! Não vê as noticias??? Dizem que já nao vai haver TGV!!! O PSD acordou viablizar o orçamento se o Governo desistisse da ideia absurda do TGV! E DESISTIU!!!! Todos os técnicos dizem que não será viável construir o TGV!!! Já está decidido que ele não será construido!!!! Ponto Final!!! Quanto ao futuro, ficarão duvidas que este projecto possa vir a ser construido. Já agora, se ele tivesse sido construido, não era com o intuito próprio de servir Elvas. Trata-se de uma estação em Badajoz, que por acaso se prolongava uns metros mais à frente, entrando em espaço portugues na zona do Caia. Não queira fazer passar a ideia do TGV ser para Elvas!!!! Por essa análise, Elvas também tem o Corte Inglês e o McDonalds!!! Sempre tiveram alguma potencialidade por viver muito perto de uma cidade, mas nem isso sabem aproveitar, tratando-se até na minha opinião de um entrave para o desenvolvimento! Quanto à fronteira do Caia, é simplesmente uma Vergonha! Passa um carro de 1/2 em 1/2 hora e depois ainda alguem teve o descaramento de aqui dizer que é a fronteira mais importante!!! A fronteira principal do país é Vilar Formoso (distrito da Guarda) e depois desta existem fronteiras muito mais importantes como a do Algarve e a de Valença do Minho. Sabe Porque??? Porque o traçado da A6 que liga Lisboa a Madrid É UM ERRO, não faz sentido...é andar às curvas para fazer um trajecto que poderia ser mais rectilíneo, isto pelo erro de ter que servir a pacatez de Évora e a brejisse de Badajoz. Hoje vê-se o que é essa auto-estrada. UMA VERGONHA! Existem na minha opinião duas estradas que fazem toda a diferença, como o IC13 (Alcochete-Portalegre-Cáceres-Madrid) ou a ligação de Castelo Branco a Monfortinho pelo IC31...Se olhar para o mapa do IC13, vai ver o traçado lógico, parecendo uma linha traçada a régua e esquadro entre as duas capitais ibéricas (só é pena ainda não estar terminado).  


De Anónimo a 3 de Novembro de 2010 às 18:55
voces ate se borram
Elvas tem o TGV
leste bem analfabeto
TTTTTGGGGGGGGV
mai nada

Querias auto estrada?
A6 não tens vais tendo essas pseudo estradinhas


De Anónimo a 3 de Novembro de 2010 às 20:30

Elvas tem o TGV??? Onde esta???? Se algum dia for construido terá uma estação em BADAJOZ, ultrapassando ligeiramente a fronteira ate ao Caia! Em Portugal nao dizemos Elvas, dizemos CAIA, o que revela bem a importancia que as pessoas dão a Elvas!!! E se alguem quizer referir Elvas, diz "Elvas, que fica perto de Portalegre"!


De eu a 4 de Novembro de 2010 às 18:18
Asno é como quiseres dizer, mas tu para apanhares o TGV vais ter que andar 66 Kms e nós 10.
 Caia é a fronteira com Espanha que fica no concelho de Elvas em frente a Badajoz e tu tens fronteira com quem? com os calhaus iguais aos que tens na cabeçorra.
 O que dizem de Portalegre é fica ao pé da Urra e do Cano.


De Anónimo a 4 de Novembro de 2010 às 18:58
Se algum dia, tiveres a possibilidade de "apanhar" o TGV, entao compra um bilhete de ida e "nao volta" se quiseres livrar-te da pastoricia elvense!  Leva tambem o rondao e o resto dos ciganos ou elvenses (como lhe queiras chamar)!


De comi uma gaja a 5 de Novembro de 2010 às 00:29
era a tua mãe
ja trazia um ranhoso
por isso nao sou teu pai
agora chamo te o que sempre foste
filho d p.u.t.a.

em Portalegre há uma Serra onde os pastores guardam as cabras

Portalegrenses pastores enquanto os de elvas vao comer a tua mae e as irmãs e as primas delas





 


De eu a 5 de Novembro de 2010 às 00:31

sempre foram invejosos
ratinhos da beira que nem alentejanos sao

a capital de distrito mais pobre do pais

se fosse hoje nem distrito eram, deviam estar debaixo de evora

panascas bimbos


De Anónimo a 5 de Novembro de 2010 às 20:14
Portalegre é a capital do Norte Alentejo, mas apresenta uma filosofia muito Beirã, exactamente!!! Portalegre sempre esteve relacionada com as cidades Beirãs, sobretudo com a sua amiga Castelo Branco (que antes era rival e hoje é a grande aliada). As cidades beirãs tem outra mentalidade e dimensão, que não se comparam com a pasmaceira  parvalhona e alentejanorrraaaa de Evora ou Beja! Vcs cospem no prato onde comem, falando mal da unica cidade que ainda se preocupa com esse concelho rural de merda!!! So para verem como os elvenses são parvalhoes, basta ver os seus argumentos de quererm pertencer a Evora!!! Quem me dera que Elvas pertence-se a Evora!!! Mal agradecidos! Era para os burros Elvenses desaparecerem de vez do mapa!!! Estremoz pertence a Evora, e nao vejo Evora a fazer por Estremoz o que Portalegre faz por Elvas! BURRROOOOSSSS!!!!


De Anónimo a 5 de Novembro de 2010 às 21:54

Quando se ve a wikipedia sobre elvas, chega-se à conclusão que andou por la um PARVALHAO DE ELVAS a tentar enganar as pessoas, dizendo as barbaridades que aqui diz!!! Provavelmte um dos que aqui estão neste blog! Diz la que Elvas tem 18 mil habitantes e é a 3ª cidade mais importante do Alentejo!!!!!! É que nem tem 18 mil habitantes como tambem não é a 4ª nem a 5ª, nem ...., quanto mais a 3ªcidade do Alentejo!!!!!! Nem praticamente é cidade. A PSP TEM QUE SAIR DE ELVAS, PORQUE DIZEM QUE ELVAS TEM MENOS DE 10 MIL HABITANTES!!!! Sobre as instituições de ensino superior, como praticamente não tem nada, dizem "Escola Superior Agraria de Elvas" e "Universidade Senior"!!! Burrrrosss, como se universidade senior fosse uma universidade, actualmente são centros de tempos livres para os idosos e nao há nenhuma freguesia rural deste pais que nao tenha um larzito desses! Depois somam todas as merdas como se algumas coisas de importancia fossem!!!!! Dizem por aqui que teve em estudo uma escola superior de hotelaria e turismo para Elvas!!!! BURRROOOSSS! ESSA ESCOLA JA FOI FEITA EM PORTALEGRE (SERVE TODO O ALENTEJO)!, está la!!! É NOVINHA E MAGNIFICA, com um projecto lindissimooo do Arquitecto Souto Moura, actualmente é uma das melhores do País e essas escolas não são superiores. É uma escola do Turimo de Portugal à semelhanca da que existe no Algarve ou no Estoril. Porque raio iria ela para Elvas???????!!!!!!!! Nem foi para Evora quanto mais para Elvas!!!!! Porque não para a Vila Boim ou St. Aleixo, ja agora! Vou-lhe só dar um exemplo desta lógica: O incrivel triangulo turistico de 3 concelhos praticamente unidos: Portalegre - Castelo de Vide - Marvão!!! Isto diz-lhe alguma coisa???!!! Quer comparar o simbolo turistico que esta aqui patente?!


De Elvense a 6 de Novembro de 2010 às 04:01

É fantástica a capacidade inventiva que as pessoas de Portalegre têm. A PSP tem que sair de Elvas? lol, queriam não é? mas não só não sai, como há menos de um ano, o governo subiu a PSP de Elvas de Posto para Divisão Policial, tenho agora as 4 esquadras que Portalegre tem. Menos de 10 mil habitantes, Elvas? ve-se mesmo que essa vem de um habitante da cidade de Portalegre, é que só pode. Portalegre acredito que apenas tenha 10 mil habitantes, e se tem mais é graças ao Politécnico uma vez que 20% da população da cidade é estudantes do politécnico, que acabam o curso e piram-se.
Quanto a turismo nem vou comentar. Portalegre turismo, tem 0! Vejamos, não tem capacidade hoteleira nenhuma, uma vez que apenas tem 1 hotel e uma pousada da Juventude. Património o que temos? a Sé, o Castelo e a Serra de São Mamede, absolutamente mais nada. Museus? tem 1 ou 2. Vejamos Elvas, está prestes a ser Património Mundial, tem o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo e isto mesmo foi dito pela UNESCO, tem uma capacidade hoteleira que apenas existe de igual forma em Évora e Beja, uma vez que Elvas tem 5 hoteis e ainda a Pousada mais antiga de Portugal, pertencente ao "Turismo de Portugal - Pousadas de Portugal" Grupo Pestana que caso não saibas é o maior grupo hoteleiro do pais. Vejamos mais, tem um património histórico e arquitectonico invejavel e cuidado. Museus em Elvas? temos 6, em que temos o maior museu de arte contemporânea do sul do pais e ainda temos o museu nacional militar considerado um dos maiores da Europa. Évora não precisa de Escola de Hotelaria e Turismo nenhuma, porque tem uma UNIVERSIDADE que é a maior do sul de Portugal e uma das mais importantes de Portugal com cerca de 11 mil alunos, quanto à escola em Elvas, não veio para Elvas, tanto faz. Elvas tem a EPRAL (a maior escola profissional do alentejo com pólos em Évora, Elvas e Estremoz.) e ainda tem a Escola Profissional DouroCabe, uma rede de escolas de cabelereiro e estética espalhada por Portugal que no Alentejo tem apenas 3 escolas: em Évora, Elvas e Beja, mais uma vez, Portalegre ficou fora do mapa como capital de distrito. Vejamos, porque razão Elvas tem o Consulado Honorário de Espanha que comanda os Distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre e Castelo Branco e esse mesmo consulado não foi para Portalegre? É também por estarmos perto de Espanha, mas mais propriamente porque em Portalegre ele não iria trazer vantagens nenhumas, mas se alguem de nacionalidade espanhola viver em Portalegre tem que se dirigir a Elvas para tratar de algum papel, pois é. Quanto a questões de população, os mesmos dados foram revelados pela Câmara Municipal de Elvas que a população da cidade já ronda os 18 mil habitantes. Em 2001 Elvas não tinha grande diferente de Portalegre, Elvas em 2001 tinha 15.115 habitantes e Portalegre 15.238, apenas 100 e poucos habitantes de diferença. Portalegre não evoluiu, Elvas evoluiu, normal que a população cresça. Onde estão os unicos fornos crematórios do Alentejo? em Elvas e Ferreira do Alentejo. Elvas tem o 1º Complexo Funerário de luxo de Portugal, Portalegre o que tem? ZERO! A cadeia de Lojas SEASIDE e ESPAÇO CASA com lojas espalhadas por Portugal porque não se instalou em Portalegre? não lhe interessou. E Instalou as 2 superficies comerciais onde? em Elvas. E agora instalou também essas duas superficies comerciais em Évora, e no Alentejo são as unicas, prevê-se apenas a abertura de mais 2 superficies em Beja. Portalegre, mais uma vez fora do mapa. Porque será que Elvas tem um Coliseu com 6.500 lugares e Portalegre tem uma praça de touros velha e a cair aos bocados? pois é, coisas da vida. Ouve-se bastante que os BV de Portalegre estão em crise, já dispensaram pessoal e foram penhorados bens, dos BV de Elvas não se ouve nada, adquerem novas ambulancias e mais pessoal e crise nada. Em Portalegre todos os dias empresas fecham as portas, e depois ainda dizem que tem muito comércio, nota-se, hahaha. Merdas. Portalegre é uma cidade de merda e sempre o será, com gente de merda.


De Anónimo a 7 de Novembro de 2010 às 01:20

Hoteis em Elvas? Diga-me quantos projectos turisticos estão prespectivados para Elvas?! Nao conheco nenhum! Conheco imensos ja apresentados em Portalegre (cerca de uns 5 hoteis na cidade), o mega empreendimento da Abrunheira, O projecto da Quinta da Penha, etc etc. E não é so em Portalegre, tb ja vi projectos em Ponte Sor (na zona de Montargil), Fronteira, Marvão, etc. ELVAS=0...NAO HA NADA, É INVIAVEL!.Elvas está prestes a ser património mundial da unesco?????!!!!! MAS VC ACREDITA NISSO?????!!!!!! POR CAUSA DAS MURALHAS?????!!!!!ENTAO E A VILA DE ALMEIDA OU A VILA DE VALENÇA DO MINHO?????!!!! TEM MURALHAS PRECISAMENTE IGUAIS!!!!! O QUE??? AS DE ELVAS SÃO MAIORES???? E SE POR ACASO FOREM???? ISSO É ALGUM ARGUMENTO PARA SER PATRIMONIO DA UNESCO??????!!!! TENHA DÓ! Não ve que isso é impossivel. O unico concelho com argumentos para ser classificado como patrimonio mundial da unesco é MARVÃO. Já reparou que até a vila de Marvão tem tido dificuldades nas candidaturas? Por amor de Deus....VC QUER COMPARAR A PORCARIA DE ELVAS COM MARVÃO?????? Não ha uma vila em Portugal que tenha tanto patrimonio como Marvão. É um caso completamente distinto do resto do País (Quando estamos em Marvão, nem parece que estamos em Portugal). Não so pela singularidade da vila medieval, mas por tudo o que está à sua volta, como a cidade da Ammaia e milhentas outras coisas. É unica. Não ha metro quadrado daquele concelho que nao esteja mergulhado num poço de património. Quanto aos estudantes serem uma boa percentagem da cidade de Portalegre, então terá que acrescenta-los aos numeros dos censos do INE apresentados para Portalegre, pois esta estatistica so tem em conta as residencias fixas das pessoas, não os estudantes (os que são de fora de Portalegre). Só aqui ve a diferenca de Portalegre para Elvas, sendo ainda maior do que parece!!!! looool. Quanto ao patrimonio de Portalegre, se não contarmos com o patrimonio militar, vai perceber que sim, ha mais património em Portalegre que em Elvas.. Um local nao pode dizer que é "monumental" por ter uma muralha e 2 ou 3 fortes!!! Portalegre embora nao tenha uma muralha tao grande ou fortes desse tipo, tem por exemplo, inumeros conventos, catedrais e um dos maiores conjuntos de palacios existentes na região e no país, etc. etc. E sabe o que é mais ridiculo nisso tudo? É que Elvas tem o patrimonio todo a cair, acumula-se lixeiras por cima do belo patrimonio candidato à unesco e ao lado constroi-se coisas que ate ferem a vista! Quanto à escola de Hotelaria e Turimo de Portalegre, digo-lhe que não é o unico local com formação nesta área. Existem licenciaturas em Portalegre  na área do turimo. Quanto às escolas profissionais, acho que Portalegre não aceitaria, como é obvio, ter um polo de Evora! lool, como é a Epral. Existem outras escolas profissionais na cidade de Portalegre. Quanto aos outros argumentos de que Elvas esta a desenvolver-se. Parabens- Elvas ja tem 2 ou 3 "boutiques", afinal nao é so lojas de toalhas; Estão de parabens tambem todos os concelhos deste País que se não tem lojas de uma rede, tem de outra!pfff...que atrasos de vida, parece que vivem mergulhados numa selva ou algo do género..! Parabens- Elvas tem uma mortuaria com crematorio!!!! Muito prospero para a cidade! É Elvas no seu melhor!!!! Loool


De eLVENSE a 7 de Novembro de 2010 às 18:16

HOTEL BRASA (***)
HOTEL D. LUIS (***)
HOTEL BRASA CAIA (***)
VARCHOTEL (***)
HOTEL S. JOÃO DE DEUS (****)
HOTEL QUINTA DE ST. ANTÓNIO (*****)
ALBERGARIA ELXADAI PARK (****)
ALBERGARIA JARDIM (****)
ALBERGARIA CARRASCAL (***)
POUSADA DE ST. LUZIA (*****)

PORTALEGRE:
HOTEL D. JOÃO III (***)
POUSADA DA JUVENTUDE (***)

Felizmente que Elvas retirou-se da Região de Turismo do Norte Alentejano (Portalegre), e criou a Comissão Municipal de Turismo de Elvas e juntou-se à Região de Turismo de Évora.


De Anónimo a 7 de Novembro de 2010 às 22:32
Vou-te dizer uma coisa. Conheco essas pensoezecas todas e so vejo uma que ainda consegue ter alguma dignidade que é o hotel Sao Joao de Deus. Tudo o resto é merda, ha tambem a velha quinta de Sao João mas isso fica bem longe de Elvas! Mas eu questiono-me de uma coisa, porque raio há grupos ecnonomicos e empresarios a apostar em Portalegre na área do turimos e nao ha nada em Elvas???? Eu sei porque, digo-lhe sinceramente que se tivesse dinheiro no bolso, nao via como o gastar aqui e percebo porque ele é gasto em Portalegre. Portalegre tem valencias e e preocupaçoes logicas, como a preservação do seu vasto patrimonio, quer arquitectonico, quer cultural. Por exemplo, o fim de semana passado estive em Portalegre na Baja e é assustador os milhares e milhares de pessoas que se via na cidade...quando regressei a Elvas parece que tinha voltado para algum lado algures no deserto!!! Nao consigo entender elvas. Cria uma regiao de turismo municipal!!!!...incrivel. E depois fica a deriva, longe das grandes regiões de turismo!!!! Tambem nao faz sentido que Elvas fosse da região de turimso ligada a Portalegre, porque não aposta no turismo como os concelhos de Portalegre, Castelo de Vide, Marvão, Alter, Fronteira, Crato (Flor da Rosa) etc etc. Ficamos aqui neste cantinho mergulhados na ignorancia desta pacata vila, em que ninguem da nada por nos. Enfim ao menos há um crematorio na aldeia.


De Anonimo a 7 de Novembro de 2010 às 18:20

Não aceitariam ter um Pólo de évora? mas teem muitos!
Onde ta a Direcção Regional de Cultura do Alentejo? em ÉVORA.
Onde ta a Direcção Regional de Educação do Alentejo? em ÉVORA.
Onde ta a Direcção Regional do Alentejo?
em ÉVORA.

Vocês tem meros pólos de ÉVORA!
E se fosse agora a criação dos distritos, tavam debaixo de ÉVORA que até cagavam palha, seus serristas do Século 18! Património e Turismo em Portalegre, estes portalegrenses são mesmo comicos!
Tomara Portalegre em relação a Turismo estar ao nível de Elvas!!
Portalegre até a Diocese tem que partilhar com Castelo Branco, felizmente que o concelho de Elvas não pertence a essa diocese ridicula e pertence à grande ARQUIDIOCESE DE ÉVORA, simplesmente!


De Anónimo a 7 de Novembro de 2010 às 23:24

Mas Portalegre é entre outras coisas:
Capital de distrito
Capital do Norte Alentejo
Sede do Bispo de Diocese
(....)
Elvas o que é???
É somente a sede de um concelho! Não tem mais estatuto que o Alandroal ou Sousel!!!


De CarvalhoLima a 7 de Novembro de 2010 às 18:32

A cidade de Portalegre retiram-lhe o IP e pronto, morreu! Portalegre não é nada, é apenas uma cidade que é capital de distrito de nome! Évora , Beja, Santarém sim são cidades que se podem chamar de capital de distrito, mas Portalegre? Porfavor! Poupem-me à desgraça que essa cidade é!
Portalegre não é nada. Resume-se a esse politécnico mesquinho e a esse mercadozeco mensal!
Comparar Portalegre com a minha bela cidade de Évora? é absurdo e estupido! Portalegre não é nada. A própria cidade de Elvas tem melhores condições para capital de distrito, que essa espelunca de cidade! E comparar o património de Elvas com o de Portalegre é ridiculo em todos os aspectos, que turismo tem Portalegre? Digam-me é que sinceramente eu não vejo nenhum, a não ser essa Serra de Cabras chamada de São Mamede e uma Igreja da Sé a precisar de ser requalificada! Visito Elvas bastantes vezes e também conheço Portalegre, e pelo amor da santa, não comparem essas duas cidades! Elvas é o dia, Portalegre é a noite. Eu se fosse os Elvenses nem me daria ao trabalho de dar conversa a estes Portalegrenses terceiro-mundistas! E mais uma coisa, é claro que Elvas vai ser Património Mundial, é que só restam duvidas aos Portalegrenses a mais ninguém! Senhores Portalegrenses, a inveja é feia! Força Elvas!
Elvas e Évora unidas!
Espero bem que o Campus Universitário da Universidade de Évora sempre abra portas em Elvas, porque terem uma escola que pertence a um politécnico como o de Portalegre, é muito mau, esse politécnico só arranja desempregrados para aumentar o nível de desemprego em Portugal, mais nada, e que possivelmente saem de lá a saber o mesmo que sabiam no 12º ano ou ainda menos! Portalegre que se ponha a pau que qualquer dia, está é debaixo dos comandos de Évora! Em Portalegre apenas há pólos de Évora, as sedes de tudo do Alentejo estão em Évora, por isso não venham para aqui dizer que Elvas tem pólos de Portalegre, porque vocês também tem é pólos de Évora.
Dediquem-se à insignificancia que Portalegre é para o Alentejo.
Abraços ao povo elvense!


De Anónimo a 7 de Novembro de 2010 às 21:58
Queres te passar por um Eborense, nao? SEU GRANDE PARVALHAO!!!! Evora ta-se nas tintas para vilazecas de merda como Elvas. Vinha agora um Eborense a defender elvas!!!!! Hahahahaha....Poupa-me!!! Vou.-te dizer uma coisa, seu anormal - Eu nem sou de Portalegre, para a tua informação e vivo em Elvas, embora nao seja natural daqui! Conheco tanto Elvas como Portalegre que a visito regularmente. Tenho olhos na cara para ver a realidade e sinto-me tao farto de Elvas, que nem imaginas....é demasiado frustrante estar a viver aqui. Poso-te dizer que conheco demasiado bem o País e afirmo o que digo não por bairrismos como é obvio, mas sim por factos que vou observando. Vejo que a cidade de Portalegre até é das capitais de distrito mais pequenas, é um facto. Nao ha nenhuma capital de distrito do interior que seja grande. Mas digo-lhe que existe coisas em Portalegre que me fascinam e uma delas é a mentalidade das pessoas. Ja que fala em patrimonio, digo-lhe que vejo Portalegre com o seu patrimonio cuidado, uma cidade que aposta na recuperação da sua zona historica, em projectos restruturantes, na cultura, no turismo, nas zonas empresariais, etc. E sinto-me chocado por ver aqui em Elvas um presidente de merda que mata esta terra, a pavonear-se por coisas estupidas e sem significado nenhum (com os elvenses todos a gritar e aplaudir . Rondao é o maior!!!) Elvas nao tem futuro nenhum, posso-lhe garantir isso. So nao ve quem é cego. Voce nao ve que Elvas é apenas um concelho periferico de uma região pobre??! Vc nao ve que o patrimonio de Elvas está ao abandono - a unica coisa que ainda poderia ter alguma hipotese. Voce nao ve que Elvas não aposta na criação de condições para as empresas? Vc nao repara que Elvas ja cometeu erros que são inreversiveis? Tenha juizo. É a inaugurar Crematorios, um pavilhao de toiros e umas rotundas com o nome do ditador Rondao que isto se vai desenvolver???? Nao seja ridiculo. Mas que descaramento é esse de estar a querer rivalizar com uma capital de distrito???? Sinceramente nao consigo entender essa arrogancia e ingorância.....nao consigo mesmo. Eu recebo estes folhetos de merda da camara municipal de Elvas e da-me logo vontade de fugir daqui de vez.....é sem duvida a terra mais estupida de Portugal....nao tenho duvidas nenhumas.


De Anónimo a 5 de Novembro de 2010 às 00:32
TGGGGGGGGGGGGGGV

voces fiquem na serra de binoculos a ver passar o comboio
cornos mansos

onde passa?
Em Portalegre NÃO
temos PENA!!!!


De Anónimo a 5 de Novembro de 2010 às 20:42

TGV vais tu ve-lo passar de binóculos! Parvalhao!!! Quem te diz a ti que vai haver TGV? Para a tua informação a cidade de Portalegre, foi talvez aquela que mais se bateu para que o tgv passa-se na zona do Caia. A importancia que tem para Elvas, é a mesma que tem para Portalegre. Vou-te explicar uma coisa...Se alguma coisa é para abrir em Elvas, nao abre! ABRE EM BADAJOZ! Ao contrario Portalegre é independente, nao vive às custas do que existe nas cidades vizinhas, cria a sua propria independencia! NUNCA FARÁ SENTIDO ABRIR NADA EM ELVAS, PORQUE EXISTE AO LADO EM BADAJOZ!!! BURRROOSS...Elvas queria ser uma cidade agora, nao???!!!! Se nao quiseres pastar no campo, então vai-te prostituir no aqueduto que os "bibis" são capaz de te fazer uma visita!!! Quanto à puta da tua mãe, manda-a para Badajoz, que isso ai é só paneleiros rurais! VA BURRO DO MATO, ate imagino o teu sotaque elvense. Em Elvas fala-se a cantar, não pronunciado as ultimas silabas das palavras!!!! E alem disso falam à cigano de uma forma falhosa!!! Ahhhhnn Elvãaannn...!!!!


De Elvense a 6 de Novembro de 2010 às 03:36
1º - Puta é quem te fez as orelhas;
2º - A minha mãe se anda no aqueduto é porque é colega da tua, só que a tua trabalha na filial de putas de Portalegre;
3º - Paneleiros? ya não comento, porque não sou homofóbico nem racista, como é toda a população de Portalegre, MESQUINHA do Século 18.
4º - Independentes voces? hahaha Em Portalegre se querem comprar alguma coisa tem que ir a Castelo Branco porque não há lojas nenhumas em Portalegre de geito. Enquanto nós só vamos a Badajoz se quisermos, porque felizmente lojas é o que aqui não falta.
5º - Se queremos ser cidade? lol dás-me graça, já somos cidade e há mais anos que Portalegre, Elvas foi elevada a cidade em 1513 e Portalegre apenas em 1550.
6º - Falar a cantar, tás enganado, isso é Campo Maior, mas como és burro, eu dou-te o desconto.
7º - Se a nossa pronuncia é feia, a vossa nem se fala, porque juntam o Alentejano com as Beiras e sai uma pronuncia Portalegrense amerdalhada.
8º - Em Elvas existem ciganos sim, mas em Portalegre também os há. E são pessoas como tu, eu e outra qualquer, como tu não digo, porque és realmente muito burro e estupido.
9º - Elvãnn ? Essa é inventada não? É que nós dizemos ELVAS não somos como os de Portalegre que dizem "PORTALEGRI", cuidado que não te estas a ver ao espelho.
10º - Não vou gastar mais latim contigo.
ENFORCA-TE.


De Elvense a 6 de Novembro de 2010 às 14:54
Vocês preocupam-se bastante com a "Casa de Elvas" no caso casa pia. Eram clientes assiduos é? e agora fecharam-vos a casarota onde vos iam ao pacote todas as noites não! Que pena!!
Vejam se pagam mas é ao Julio Iglesias e tejam bem caladinhos! Caloteiros!!


De Elvense a 9 de Novembro de 2010 às 17:42

Vejam mas é se fazem um pé de meia para pagarem ao Julio Iglesias, antes que os vossos Bombeiros tenham que encerrar ou vir pedir ajudar monetária aos Bombeiros de Elvas!
Caloteiros!


De Elvas a 2 de Fevereiro de 2011 às 11:06

Cigano é a puta da tua mãe!


De Elvense a 6 de Novembro de 2010 às 04:12
Ai vê-se a tua burrice!
1º Caia é uma das quatro freguesias urbanas da cidade de ELVAS e o nome dela é Caia e São Pedro e tem 4 mil habitantes.
2º Se alguem quiser referir Elvas diz "Elvas, perto de Badajoz, Espanha", nunca refere o nome Portalegre! Porque metade das pessoas não sabe se Portalegre está no Alentejo ou nas Beiras, mas já que se fazem tão grandes, vão lá para as Beiras, shô! São a Vergonha do Alentejo.
Metade do pais, pensa que Elvas pertence ao distrito de Évora, felizmente, aí sim existe uma capital de distrito!
Évora não se pode comparar com Portalegre, jamais! Évora é uma Cidade com letra grande, com 41 mil habitantes e um concelho que ultrapassa os 50 mil habitantes. Portalegre é apenas uma cidade com 15 mil habitantes ou nem tanto e um concelho com 20 e poucos mil habitantes.
ELVAS é o ALTO ALENTEJO.
ÉVORA é o ALENTEJO CENTRAL
BEJA é o BAIXO ALENTEJO.
PORTALEGRE é uma Serra junto às beiras.


De Anónimo a 7 de Novembro de 2010 às 22:56
BEJA É O BAIXO ALENTEJO
EVORA É O ALENTEJO CENTRAL
PORTALEGRE É O ALTO ALENTEJO
ELVAS? NAO APARECE NO MAPA! 


De Anónimo a 7 de Novembro de 2010 às 23:07
Fui ver ao google. Aparece Elvas(Portalegre), da mesma forma quando pesquiso por Alagoa, aparece Alagoa(Portalegre)...é mais outra terra de Portalegre. Mas eu sinceramente nao gosto, acho feia...alias muito feia. Acho que Elvas deveria pertencer a outro distrito, pq não dá uma boa imagem ao distrito que é lindissimo, fica mal, é vergonhoso.


De Elvense a 9 de Novembro de 2010 às 17:40

Vai inventar para outro lado! Porque agora meti no google Elvas e precisamente em qualquer página como o Wikipédia, aparece somente Elvas! Elvas só existe uma, é esta e mais nenhuma! Portalegre não sabemos se nos referimos a Portalegre ou a Porto Alegre.
Portalegre sim é a vergonha deste distrito!


De Anónimo a 9 de Novembro de 2010 às 22:52
A cidade de Porto Alegre é uma das maiores cidades da America do Sul. Não sei se esse nome está associado ao nome de Portalegre, mas qualquer das formas a semelhança dos nomes não envergonha ninguem, como é obvio. É normal haver cidades nas Américas  com o mesmo nome de cidades Europeias. Elvas não existe em outros sitios porque nunca foi importante para os colonizadores e descobridores europeus. Segundo sei, existe outra cidade brasileira com o nome Portalegre. Tb há outra Santarem, ou outra Bragança, etc. Da mesma forma que nos Estados Unidos existe uma nova "York", ou na Argentina existe uma "Cordova", na Venezuela existe uma "Valencia", etc etc! Vejam como Elvas foi inrelevante no pensamento dos nossos conquistadores! É normal claro...só os elvenses para pensar que a sua vila ainda significa alguma coisa! loool


De Anónimo a 12 de Novembro de 2010 às 10:39

es um grande cromo Porto Alegre
vem de Porto de Mar.

Portalegre não sei de onde vem, mas deve ser porta do asilo dos tristes.

Há milhares de locais, vila e cidades na América sem nomes de localidades portuguesas.

Já agora para que tenhas conhecimento ignorante até há Elvas na Califórnia e Elvas em Moçambique.

Mas o que interessa isso para Elvas ou Portalegre


De Anonimo a 9 de Novembro de 2010 às 17:40

ELVAS É TURISMO
ÉVORA É TURISMO
BEJA É TURISMO
PORTALEGRE? NÃO APARECE NO MAPA!


De Anónimo a 9 de Novembro de 2010 às 22:11

Évora e Beja é o Turismo da Monotonia da Planície Alentejana


 


Portalegre é o Turismo do Alentejo Verde, Rico em Paisagem…


 


(Portalegre é sinónimo de Paisagem Alegre “Port -Alegre” Considerada como a“Sintra do Alentejo”, com planície, montanha e bosques verdejantes, repletos de rios, riachos e cascatas de água. E um Alentejo diferente com contrastes paisagísticos entre o Alentejo, o Ribatejo e as Beiras). Em Portalegre há bosques com palácios e castelos medievais no meio, há uma fauna e flora rica. Em Portalegre há um parque natural. Em Portalegre há um microclima permitindo ter coisas que só existem no Norte (castanheiros, cerejeiras, clima ameno fresco, água abundante todo o ano e de boa qualidade), da mesma forma que tem coisas que existem no Sul. É a cidade conhecida como a que tem mais produtos de denominação de origem protegida. Há a produção de um vinho especial, único e diferente de todos os outros. A cidade de Portalegre é conhecida pela Cidade dos 7 conventos, pela cidade dos palácios e casas brasonadas; A cidade das fontes; A cidade dos pórticos medievais; A cidade das melhores tapeçarias do mundo, onde os maiores pintores internacionais dão o seu contributo; A cidade Industrial do Alentejo; A cidade do Poeta José Régio;; A cidade…..etc etc…Não vou gastar mais o meu latim. Só resumo, Portalegre é considerada por muitos como uma das zonas de maior potencial turístico em Portugal (Um diamante em bruto por lapidar). Existem testemunhos de turistas estrangeiros que após visitarem todo o pais, escolheram a zona de Portalegre como o lugar paisagístico mais belo.  Numa frase, Portalegre é única… não existe outro lugar assim com estas características


Elvas é um concelho satélite do distrito, mas que não tem semelhanças com nenhum concelho que dele faz parte. Elvas é um patinho feio. Não contribui para a dignificação do distrito, só o envergonha. Em Elvas foram cometidos atentados que são inreversiveis no futuro. Elvas é pequenina, desordenada, de arquitectura feia e com mentalidades rudes e pré-historicas. O património que tem, existe igualzinho em muitos outros locais deste pais. Quando comparo a Vila de Almeida com Elvas, da para ver bem como Elvas se destruiu comparativamente a uma vila que tem um património igual, mas contrariamente o tem bem cuidado!!!


 


Portalegre aparece no mapa sim. As suas letras são impressas a negrito e bem grandes, não dando hipótese que na zona de Elvas, seja escrito alguma coisa!!! PORTALEGRE É A CAPITAL DE UM DISTRITO E DE UMA SUBREGIÃO. Anota bem isso BUUUUURRRRO, Não te ensinaram isso na Escola Primaria???? Quando aparece algum mapa resumido de Portugal, PORTALEGRE é das poucas cidades que aparece no mapa…ESTA LA, sendo a capital de uma vasta área do Pais.



De anonimo a 12 de Novembro de 2010 às 19:05

PORTALEGRE QUALQUER DIA ESTÁ É DEBAIXO DE ÉVORA E A PARTIR DE AÍ, PIAM BAIXINHO OH SERRISTAS DE TERCEIRO MUNDO!


De Anónimo a 12 de Novembro de 2010 às 20:40

QUEM TEM QUE PIAR BAIXINHO É ELVAS, QUE NUNCA FOI, NEM É CAPITAL DE COISA NENHUMA! PODEM ATE TIRAR SERVIÇOS DE BEJA E PORTALEGRE PARA EVORA, MAS PORTALEGRE NUNCA TERA LIGAÇÕES A EVORA. PORTALEGRE ZELA PELOS INTERESSES DOS SEUS CONCELHOS LIMITROFES, E A CAPITAL COM QUEM TEM LIGAÇÕES AFECTIVAS É CASTELO BRANCO, NUNCA EVORA.


De Anonimo a 6 de Novembro de 2010 às 04:17

Vocês tem essas pseudo-estradinhas. Elvas tem uma AUTO-ESTRADA, repito AUTO-ESTRADA, a A6, nada que se compare a essas estradinhas a que chamam de IP.

Parece-me que Portalegre tem muita inveja de Badajoz estar junto a Elvas e não a Portalegre! Pois voces vivem ai na serra, não sabem o que é viver em irmandade como vive Elvas e Badajoz.
Badajoz é uma cidade, tal como Elvas, mas não como Portalegre.
Badajoz é nada mais nada menos, do que a maior cidade da comunidade da Extremadura com cerca de 150 mil habitantes!! Sabem lá voces o que é viver perto de uma grande cidade!! estão habituados a essas serras!!


De Anonimo a 6 de Novembro de 2010 às 04:20

Hospital de Elvas fechar? hum... interessante, mas não acredito. Se fosse "Hospital de Portalegre encerra portas" aí sim, acreditava e concordava totalmente!
Um mega hospital em PORTALEGRE? LOOOOOOOOOOL, esta é mesmo a melhor. Isso é para quando? para a mesma altura desse centro comercial que já era para estar construido e inaugurado, mas que no fim, não há nada, apenas essa coisa com meia duzia de lojas a que chamam "Centro Comercial Fontedeira" ou lá como é. São mesmo ridiculos estes Portalegrenses, e nota-se ao facto de se darem ao trabalho de criar um Blog para dizer mal de Elvas. Inveja é dura de roer.


De LD a 1 de Novembro de 2010 às 17:30

Não fales tanto que fazes figura de parvo!
Só existem hospitais nas capitais de distrito? és mesmo muito ignorante!
HOSPITAIS NO ALENTEJO
- Hospital de Santa Luzia (ELVAS)
- Hospital Dr. José Maria Grande (PORTALEGRE)
- Hospital do Espírito Santo (ÉVORA)
- Hospital Privado da Misericórdia (ÉVORA)
- Hospital do Patrocínio (ÉVORA)
- Hospital Militar (ÉVORA)
- Hospital José Joaquim Fernandes (BEJA)
- Hospital Infantil S. João de Deus (MONTEMOR-O-NOVO)
- Hospital de S. Paulo (SERPA)
- Hospital do Litoral Alentejano (SANTIAGO DO CACÉM)
E esta para breve a construção do novo HOSPITAL CENTRAL DO ALENTEJO em ÉVORA.

Como vês és burro mesmo! Existem 10 hospitais no Alentejo!! Não é só Elvas, Portalegre, Beja e Évora. Mata-te!


De Anónimo a 2 de Novembro de 2010 às 02:48
Epá são maais!!! Esqueceste-te de todas as delegaçoes da Cruz Vermelha e do endireita em Alter do Chão!!!!! Ha hospitais no Alentejo com fartura!!!! Hahahaha


De Anónimo a 3 de Novembro de 2010 às 19:43

ha mais burros em Portalegre que hospitais para nhurros


De Elvense32 a 6 de Novembro de 2010 às 04:25

Portalegre só tem uma coisa que define mesmo as pessoas de Portalegre o Hospital dos Malucos da Serra.


De Anónimo a 6 de Novembro de 2010 às 21:37

Há um estudo do INE de 2007, que refere que o distrito de Portalegre regista uma perda de população em todos os concelhos do distrito. Diz esse mesmo estudo que o concelho que verificou menos perda, foi a capital Portalegre, seguido posteriormente por Campo Maior e por Ponte Sôr. O mesmo estudo diz que o concelho de Elvas verificou uma Abismal Perda de População de 25,7% (de 1950 até 2007, data do estudo)!!!!!!!!!!! SENDO ASSUSTAAADORRRR!!!! O INE refere que em 2007, todo o concelho de Elvas tinha apenas 22 mil habitantes! Pelas minhas contas, relacionando proporções… a “”cidade”” de Elvas, terá no máximo metade dessa população do concelho! Ora começamos a fazer continhas e vamos la concordar que Elvas já nem consegue justificar ter PSP!!!! E já vamos em 2010…quantos restarão agora???!!! Tou curioso!!! Diz o Rondão que em vez de Maternidade, agora há um Crematório em Elvas!!!! O que me parece ser lógico do Rondão, dar mais importância aos mortos do que aos nascimentos! Um individuo disse aqui, que Elvas está no progresso, dando o exemplo de agora haver uma incineradora de cadáveres no concelho! Loooool…Elvas esta no caminho certo, Força Elvas!!!! Looooool



De Elvense a 7 de Novembro de 2010 às 18:12
O presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), Jorge País, considerou hoje que a ausência de uma auto-estrada naquela região contribuiu para o envelhecimento da população e para a "forte quebra demográfica".

 

ahahahaha, CHUPEM AI SEUS PORTALEGRENSES NOJENTOS!


De Anónimo a 7 de Novembro de 2010 às 23:43

Podes crer. Portalegre tem um nucleo de empresarios como é caracteristico nas capitais de distrito. Tem a Nerpor. Elvas é tao patinho feio que teve que fazer uma associação municipal de empresarios (para a vendedora de toalhas e para o trolha que faz biscates em Elvas) vivendo os pobrezinhos isolados do mundo. Tem tanta dor de cotovelo que depois se afundam ainda mais! lool.Parece que o presidente da Nerpor referia-se à reagião englobando tambem Elvas. Acho que o presidente da Nerpor tem-se batido para que a AE de Portalegre possa passar tambem por Elvas. Na minha opiniao, é mais importante o troço do IC13 ligando Portalegre a Valencia de Alcantra (Caceres). Elvas está fora do mapa, seria so favorecer Badajoz. Portalegre esta numa situação geografica mais priveligiada se o IC13 fosse construido. Fica mais perto de Madrid e de Lisboa.


De Elvense a 9 de Novembro de 2010 às 17:35

Não sejas ridiculo! Eu tive a ler a noticia toda, isso é simplesmente o titulo! O Presidente da NERPOR referia-se somente à cidade e ao concelho de Portalegre, porque ele não tem nada haver com a cidade de Elvas ou com o comércio da mesma! Elvas tem a sua própria Associação Empresarial, não precisa de Núcleos de Portalegre para nada! Preocupem-se antes com a merda de cidade que Portalegre é, e deixem Elvas em paz! É ridiculo criarem blogs simplesmente para dizer mal de Elvas! Aí se nota a inveja de todos vós!
Em Portalegre há tantos malucos que até foi preciso terem um hospital próprio para esses fins isolado no alto da Serra das Cabras. E quanto ao assunto Maternidade de Elvas, mais vale não ter maternidade do que ter uma maternidade em que se nasce morto! Maternidade mais difamada em relação a negligência médica! Para que querem vocês aí maternidade se os matam?! não vejo a necessidade de tal. Os médicos no Hospital de Portalegre são na sua maioria espanhois, bulgaros, brasileiros e etc! Aí se vê a merda de hospital que é!
Quanto a autoestrada, para que queremos nós mais uma autoestrada se já temos uma das autoestradas mais importantes do pais? a A6 que liga Lisboa a Espanha! Essas coisas de IC's e IP's são meras estradinhas rapidas que em nada se comparam com uma autoestrada! Portalegre é a única cidade capital de distrito que não alberga uma autoestrada, vergonhoso, felizmente que quem representa o Alentejo é Évora ou Beja e já por vezes Elvas, porque com o Alentejo a ser representado por Portalegre era vergonhoso! Cambada de gente rasca é o que há nessa cidade e ainda vem para aqui falar dos ciganos que vivem em Elvas, e facto muito curioso é o de dizerem que a população de Elvas é na sua maioria cigana, aí se vê a ignorância desta gente! 90% dos ciganos nem estão registados como habitantes! Ou seja, os dados demográficos de Elvas referem-se no máximo a 2% da população de etnia cigana! É secalhar mais provavel que haja mais ciganos registados em Portalegre do que em Elvas! O Rondão Almeida pode meter o nome dele nas coisas que faz, mas o que faz, está bem feito! Não é como esse Mata Caceres, que fala fala mas não faz absolutamente nada, e a população de Portalegre igual, valia mais que às vezes tivessem caladinhos! A nível de economia nem vou comparar a Câmara de Elvas com a de Portalegre, porque é ridiculo comparar o dinheiro que uma tem e que outra tem! Elvas foi considerada a menos individada do pais e a 7ª mais rica do pais não foi pelos deputados da assembleia municipal de Elvas ou pelo presidente da Câmara, foi por dados bem mostrados que saíram no DN. Inveja é dura de roer.
Portalegre sim, não passa de uma vila que tem um Instituto Politécnico que não presta para nada, falhanço absoluto.
Eu chamo capital de distrito a Évora ou Beja, mas Portalegre não apresenta características nenhumas para ser chamada de capital de distrito e se a chamam é somente por nome!


De Anónimo a 9 de Novembro de 2010 às 23:27
OLHA ATRASADO MENTAL, SO PARA VERES COMO TU ES BURRO....
O PARVALHAO DO RONDÃO TEM A CAMARA MENOS ENDIVIDADA PORQUE É UM BANANA QUE NAO FAZ NADA POR ELVAS, NAO INVESTIU NAO TEM DIVIDAS....O RONDÃO SE FAZ UMA MERDISSE DE UMA OBRAZECA SEM SIGNIFICADO NENHUM DA-LHE TANTA PUBLICIDADE NO DIA SEGUINTE QUE QUASE QUERIA FERIADO MUNICIPAL, O MAIS INCRIVEL É QUE CONSEGUE FAZER UMA LAVAGEM CEREBRAL AOS ELVENSES QUE POR SI JÁ, SÃO CONHECIDOS COMO UNS ATRASADECOS.
O ENG.º MATA CACERES PEGOU NA CIDADE DE PORTALEGRE E TRANSFORMOU-A ATRAVÉS DE UM BOMBARDEAMENTO DE OBRAS E PROJECTOS, INVESTINDO MAIS DO QUE TODOS OS OUTROS MANDATOS ANTERIORES JUNTOS. EM TODAS ESSAS OBRAS, NÃO FOI FEITA NENHUMA OBRA PARVA À RONDÃO. SÓ PROJECTOS DE GRANDE IMPORTANCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE PORTALEGRE. SE FECHARAM FABRICAS NA CIDADE, É NORMAL DA CRISE MUNDIAL, FECHAM ONDE AS HÁ. ALEM DO MAIS O PRESIDENTE DA CAPITAL DE DISTRITO, FAZ NÃO SE GABANDO DO QUE FAZ...FAZ E CALA-SE, NAO SE IMPORTANDO COM A SUA IMAGEM MAS SIM COM O FUTURO DE PORTALEGRE. QUANTO A FALARES MAL DO IPP AQUI...SO TE TENHO A DIZER UMA COISA - MATA-TE SEU GRANDE FILHO DA PUTAAA, PARA A TUA INFORMAÇÃO O IPP É CONSIDERADO UMA DAS MELHORES INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (PRIMEIRA COM CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE EM TODOS OS SECTORES) VE.SE QUE  ES UM FILHO DA PUTA DE UM ELVENSE QUE FAZ A VIDA NEGRA AO UNICO TESOURO QUE ELVAS TEM (UMA ESCOLA DO IPP). OS ESTUDANTES VÃO PARA ELVAS E SÃO ENGANADOS NAS RENDAS E MALTRATADOS POR UM ALDEOLAS RUDES ATRASADOS MENTAIS. AI SE VE A SANTA IGNORANCIA...MEU DEUS....QUE BURRRRRIIIICCEEE...DEFENDO QUE A ESAE VA IMEDIATAMENTE PARA PORTALEGRE ANTES QUE SEJA DESTRUIDA POR FILHOS DA PUTA. ELVAS SEM DUVIDA QUE NÃO MERECE...TANTA TERRA DESTE PAIS QUE DARIA TUDO PARA TER UMA ESCOLA SUPERIOR DESSAS. ELVAS SENDO DOS LOCAIS MAIS ATRASADOS TEM UMA E NÃO LHE DA VALOR....SEM PALAVRAS....


De Elvense a 12 de Novembro de 2010 às 18:50

Podem levar a ESA para Portalegre à vontade! Depois de Elvas ter o Campus Universitário da Universidade de Évora, digam adeuzinho ao IP de Portalegre, porque vai ficar às moscas! ahahaha


De Anónimo a 12 de Novembro de 2010 às 20:59
VC AO MONESPREZAR O IPP, REVELA MUITA IGNORANCIA, QUEIRA-ME DESCULPAR...O IPP É UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NACIONAL DE ALTO NIVEL QUE TEM CRESCIDO MUITO, SENDO ACTUALMENTE UMA REFERENCIA DE QUALIDADE E PRESTIGIO A NIVEL NACIONAL E INTERNACIONAL. CAMPUS DA UNIVERSIDADE DE EVORA EM ELVAS?!!!! O SENHOR PREFERE TER UMA DELEGAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE EVORA NA SUA CIDADE E REJEITA TER UMA DAS INSTITUIÇÕES DE REFERENCIA NACIONAL NO ENSINO SUPERIOR AGRÁRIO???!!! OLHE FAÇA O SEGUINTE, FALE COM A CAMARA DE ALTER DO CHAO OU COM MARVÃO E PEÇA PARA FAZER UMA TROCA, CERTAMENTE ESSAS CAMARAS ACEITARAM COM MUITO GOSTO TROCAR OS SEUS POLOS DA UNIVERSIDADE DE EVORA PELA ESCOLA SUPERIOR AGRARIA.


De Anónimo a 12 de Novembro de 2010 às 21:34
"MENOSPREZAR".LOL..COM ISTO ATE ME ENGANEI A ESCREVER...ENFIM...É RESULTADO DA PROFUNDA ADMIRAÇÃO E REVOLTA AO LER IMENSOS ABSURDOS...A FALTA DE DESENVOLVIMENTO DE ELVAS DEVE-SE AOS PRÓPRIOS ELVENSES. ESTES COMENTÁRIOS AQUI REVELAM BEM ISSO.


De Anonimo a 19 de Novembro de 2010 às 18:55

Uma coisa é um pólo que está a zero, outra é um campus que albergaria todos os cursos que também existem em Évora! Voces são engraçados, tão depressa dizem que a Agrária de Elvas é a pior escola de Portugal como é uma referencia a nível nacional! Tristes.


De Anónimo a 20 de Novembro de 2010 às 00:40
OHHH BURRO, QUERIAS CURSOS QUE EXISTEM EM EVORA? ACHAS QUE OS ESTUDANTES PODENDO IR FAZER ESSES MESMOS CURSOS EM ÉVORA IRIAM OPTAR QUERER IR PARA ELVAS?????? HAHAHAHA...POUPA-ME! MAS HA ALGUEM QUE PONDENDO OPTAR POR ESCOLHER UMA LICENCIATURA EM ÉVORA, PORTALEGRE OU BEJA IRIA PARA ELVAS SE HOUVESSE UM CURSO IGUAL??????!!!!!!! QUE ABSURDO MAIS EXAGERADO....SEM PALAVRAS....DEIXA DE SER BURRO, DA-TE POR MUITO CONTENTE DE TERES ENSINO SUPERIOR AGRÁRIO E ESTIMA O MÁXIMO QUE PUDERES O QUE TENS NA VILA, PORQUE É A UNICA COISA QUE ELVAS REALMENTE TEM DE BOM...SENDO ATÉ QUESTIONAVEL UM SITIO COMO ELVAS SER MERECEDOR DE UM ESTABELECIMENTO COMO ESSE.


De Elvense a 19 de Novembro de 2010 às 18:57

Então e a de Portalegre porque está endividada e não tem dinheiro? é que eu também não vejo nada de novo em Portalegre, até vejo de menos cada vez que passo nessa triste cidade! Esse Mata Caceres tem muito que se lhe diga, bem como toda a cidade de Portalegre. Ridiculos é o que vocês são ao dizerem que Portalegre está mais desenvolvido que Elvas, só pode vir mesmo de alguem que não conhece minimamente Elvas!


De Luis a 9 de Novembro de 2010 às 18:13

Falam muito mal de Elvas mas se querem ver um carnaval em condições, tem que vir a Elvas porque é onde está o maior carnaval do Alentejo. Se querem Pista de Gelo, tem que vir a Elvas porque é onde está a maior pista de gelo coberta de Portugal. Se querem uma Feira em condições tem que vir a Elvas ao São Mateus porque é a maior feira do sul do país que todos os anos acolhe cerca de 200 mil visitantes! Portalegre não apresenta nada destas caracteristicas! São insignificantes!


De Anónimo a 9 de Novembro de 2010 às 21:49

O Carnaval mais conhecido e com mais tradição no Distrito é o CARNAVAL DE CASTELO DE VIDE. Carnaval em Elvas, é todo o ano nos elvenses, que estão sempre naturalmente mascarados de BURRROOOS MATACARRRUÕOOESSS. Ninguém quer pista do gelo seu grande BURRROOO…Quando neva no sul, neva sempre nos picos da Serra de São Mamede. Loool…Feiras em condições não é a merda do S.Mateus….qualquer concelho deste distrito tem festas mais interessantes que esta merda.  Só as festas do Crato por exemplo….looooll…comparam bem só a brutalidade destas festas com a merdisse do S.Mateus…hahaha…Elvas não tem hipóteses nenhuma acho que com qualquer concelho do distrito.



De PortalegreDigital a 12 de Novembro de 2010 às 18:53

Com todos os defeitos que Elvas possa ter uma das grandes verdades é que é em Elvas que existe o maior carnaval do Alentejo e o segundo maior do sul de Portugal seguidamente ao Carnaval de Loulé. O Carnaval de Elvas tem todos os anos cerca de 20 grupos a desfilar nas ruas (cerca de 3.500 participantes) e cerca de 30 mil pessoas por dia a ver os desfiles. Elvas tem ainda o único Carnaval de nível Internacional existente em Portugal. Quanto a feira de São Mateus, é uma realidade bem grande é que a Feira de São Mateus é a maior feira do sul de Portugal com cerca de 200 mil visitantes, seguindo-se a Feira de São João em Évora e logo após estas duas a Feira de Gastronomia do Crato.


De Anónimo a 12 de Novembro de 2010 às 20:46

OS DADOS QUE O AMIGO APRESENTA, SÃO TAO FALSOS COMO O NICK QUE APRESENTA. NÃO SE QUEIRA PASSAR POR QUEM NÃO É E TAMBEM NÃO QUEIRA PASSAR AQUI ESSES ABSURDOS. OUXALA QUE ELVAS ALGUM DIA TIVESSE ALGUM EVENTO REALMENTE IMPORTANTE, MAS INFELIZMENTE AINDA NAO TEM.


De Elvense a 15 de Novembro de 2010 às 01:07

Comparando com Portalegre em Elvas há muito mais que em Portalegre! Portalegre só tem a Baja, mais nada, zero!! LOL BURROS! Vão pastar cabras para a serra! E vejam se pagam ao Júlio Iglesias que o homem quer o dinheiro que lhe pertence! Querem concertos e depois não tem dinheiro para os pagar! Caloteiros!


De Anónimo a 9 de Novembro de 2010 às 21:56

Queres ver como és de uma terra de merda???


 


Queres comparar esta terrinha de merda com a qual?...Eu vou comparar lá com a dos Portalegrenses por exemplo….ora cá vai….


 


Portalegre:


Começamos por onde??? Comparação com animação nocturna por exemplo…. Em Portalegre existe Discoteca e Bares repletos de gente (grande parte por estudantes universitários e não só, sendo procurada por muita gente de fora da cidade, como constato por mim próprio e por outras pessoas) …. Elvas nem bares de jeito têm, quanto mais discoteca!!!!, loool…Apenas estes 2 ou 3 cafés no rês-do-chão do mamarracho feio da cidade jardim. Ainda visitei a cidade de Portalegre, quando lá existia aquela que era considerada uma das melhores discotecas do Pais (Discoteca Amaluka). No outro dia estive na Discoteca Crisfal e é brutal...E se juntar só a animação nocturna dos bares da Praça da Republica em Portalegre…pronto…não vale a pena dizer mais nem procurar por mais… loool!!!



De Anónimo a 9 de Novembro de 2010 às 21:57

Continuando…


 


Portalegre (eventos culturais que já visitei na cidade):


FERPOR; Feira da Doçaria Conventual; Festival de Jazz; Festival de Teatro; Festas da Cidade (Desfile das Maias); Santos Populares, Espectáculos do Caep,…etc.


 


Portalegre (Eventos Desportivos):


Baja de Portalegre (a competição TT mais antiga de Portugal e considerada por muitos como a mais espectacular do Mundo, trata-se de um dos eventos desportivos nacionais com mais assistência por parte do publico no pais e no estrangeiro); Maratona BTT Portalegre 100 (A Primeira, a Maior e a Melhor maratona de BTT em Portugal e uma das melhores da Europa); Portalegre DHU (Portalegre não é só a Capital do TT, é actualmente considerada como uma das cidades mais espectaculares para o Downhil). Portalegre é também considerado um local de referência para a Asa Delta; Balonismo; Tiro; Escalada, nas íngremes penhas, etc…tendo no momento excelentes condições para a prática destes desportos. No passado ficam também alguns feitos: Já foi considerada a cidade com o melhor Kartódromo do Pais (anos 80); Não esquecendo a emblemática “Rampa”, um dos circuitos de Rali mais fantásticos que há memória no nosso país.


 


Prova de como Elvas é medíocre comparada com os outros concelhos do distrito, refiro aqui alguns exemplos de eventos desportivos: Fronteira tem as 24horasTT e Ponte Sor tem o circuito de Motocross e o melhor sitio para a prática de ski aquático; Acho que já vi a Baja de Portalege com pistas a passar por todos os concelhos, menos por um, qual será ?????!!!!!!!!! Não só tem nada, como também não merecem!!! Mas pensam que tem, porque o Rondão lhe diz que sim!!!lool! Não tem qualidades, não tem mística, não tem dimensão para realizar eventos, pq só tem apetência para coisas pimba como o Tony Carreira!!!



De Elvense a 12 de Novembro de 2010 às 19:02

CENTRO DE NEGÓCIOS TRANSFRONTEIRIÇO DE ELVAS:
- Expo Noivos (maior exposição de acessórios para casamentos do Alentejo);
- Feira das Oportunidades (que conta já com 12 edições)
- Exposição Internacional Canina (maior exposição canina do sul de Portugal)
- Exposição de Automóveis (maior exposição automovel do distrito)
- Recebe 5 congressos internacionais por ano;

COLISEU JOSÉ RONDÃO ALMEIDA;
- Programas Televisivos;
- Corridas de Toiros da RTP;
- Digressões Mundiais de Concertos como Joaquin Cortés;
- Digressões Nacionais de Concertos;
- Digressões Internacionais do Espectáculo Wrestling - Impacto Total;
- Recebe cerca de 10 congressos e encontros nacionais e internacionais por ano, como Congresso de Professores de Matemática, Encontro de Escolas da Direcção Regional de Educação do Alentejo, Congresso Internacional da ERBAL, etc.

Portalegre? zero, zero, zero.

Elvas ainda tem o 2º maior Festival Medieval de Portugal, o maior carnaval do Alentejo, a maior feira do sul de Portugal, a maior Pista de Gelo coberta de Portugal, recebe todos os anos as Jornadas Europeias do Património e um dos maiores eventos a nível nacional que é a Comemoração da Batalha das Linhas de Elvas com a presença de regimentos de cavalaria, instrução e etc! Portalegre o que tem? Bajas e merdas do género que depois de acabarem deixam a cidade como sempre está, às moscas! LOL


De Anonimo a 15 de Novembro de 2010 às 01:12

http://www.gmrtv.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1447:bombeiros-de-portalegre-penhoradosdevido-a-concerto-video&catid=50:nacional&Itemid=49 (http://www.gmrtv.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1447:bombeiros-de-portalegre-penhoradosdevido-a-concerto-video&catid=50:nacional&Itemid=49)


É VERGONHOSO!!! CAMBADA DE CALOTEIROS!! QUEREM EVENTOS DE GRANDE DIMENSÃO E NO FIM TEM É DIVIDAS!! BURROS DA SERRA!!


De Elvense a 15 de Novembro de 2010 às 01:14

É Preferivel ter Ciganos em Elvas do que Caloteiros! Portalegre está cheia de caloteiros!! Burros!!! Para que querem voces grandes eventos se depois não teem dinheiro para os pagar?! Depois o que acontece, o que se vê na TV! Bombeiros de Portalegre alvos de penhoras, em causa uma divida de 450 mil euros aquando do concerto de Julio Iglesias em Portalegre no ano de 2004! BURROS! São a vergonha deste distrito!!!


De Anónimo a 15 de Novembro de 2010 às 11:48

Tony´s Carreiras, Julios Iglesias e restantes Merdas Apimbalhadas nao são para Portalegre. Da mesma forma que se algum dos varios espectaculos (quase diarios) do CAEP (Portalegre) for feito em Elvas, seria um fracasso total. Não estou a ver os elvenses a assistir a uma orquesta sinfonica internacional, a uma conceituda companhia de dança ou teatro, a um espectaculo mediatico de uma banda jazz ou rock...São filosofias diferentes. A velharada de elvas nao ia gostar! Claro que um concerto de Julio Iglésias em Portalegre e ainda por mais pessimamente organizado por bombeiros, sem divulgação nem nada....teria que ser um total fracasso. Filho da puta desse cantor que faz concertos de doação para varias merdas e nao conseguiu assumir perdão ou metade das culpas no seu fracasso, penalizando uma organização humanitaria que tinha como objectivo angariar fundos para ajudar e proteger aqueles que mais precisam. 


De Elvense a 19 de Novembro de 2010 às 18:52

Desculpas!! Não tem concertos do Tony Carreira em Portalegre porque não tem dinheiro para lhe pagar! E em Elvas não é preciso nós pagarmos porque é o próprio quem aluga o Coliseu de Elvas para realizar lá o concerto que tem esgotado todos os anos! Portalegre é um fracasso a todos os níveis! Não temos orquestras internacionais a actuar em Elvas? é porque és mesmo burro e só te interessas por essa cidade de merda que é Portalegre! Existem bandas de jazz e orquestras internacionais a actuar em Elvas várias vezes ao ano! Ainda é em Elvas que se realiza o maior Festival de Folclore de Portugal, entitulado de "Festival de Folclore Povos do Mundo" onde vem companhias de folclore de todos os cantos do mundo, um festival conhecido internacionalmente! Portalegre não tem nada, porque a cidade não tem condições para nada! Só tem concertos de MERDA nessa coisa a que chamam de Centro de Artes e Espectáculos!


De Anónimo a 20 de Novembro de 2010 às 00:15
HAHAHAHAHA....ES MESMO DE ELVAS...HAHAHAHA...FOLCLORE!!! NO ARGUEMENTO DE QUERER PROVAR QUE EXISTE ALGUMA COISA, DIZ ... EM ELVAS VEM OS RANCHOS!!!!! HAHAHAHA...HOUVE BEM PALHAÇO - TU ES DE ELVAS...ENTENDES? ELVAS, TERRA INSIGNIFICANTE DE UM PAIS PEQUENO. ELVAS É MERDA. É APENAS UM CONCELHO RURAL DO INTERIOR SEM IMPORTANCIA NENHUMA, É A SIMPLES PORCARIA DE UM CONCELHO DO INTERIOR QUE SO ENTRE ESSES É DOS QUE REGISTA A POPULAÇÃO MAIS ENVELHECIDA E UM DOS QUE REGISTA A PERDA DE POPULAÇÃO MAIS ACENTUADA... NAO TEM NADA QUE CONSIGA ABRANDAR ESSA QUEDA TÃO ACENTUADA... IMPOSSIVEL ENCONTRAR EMPREGO EM ELVAS, NAO EXISTE RIGOROSAMENTE NADA DE NADA. E A QUALIDADE DE VIDA É PESSIMA. AINDA ONTEM ESTIVE A LER  UM ARTIGO DA PREOCUPAÇÃO DA CRISE EM ELVAS EM QUE REFER QUE É DOS SITIOS ONDE FECHAM MAIS LOJAS POR PROPORÇÃO AO SEU TAMANHO. 
ATÉ A CIDADE DE EVORA QUE É LEVADA AO COLO PELO PAÍS COM INVESTIMENTOS PUBLICOS EM TODAS AS AREAS, REGISTA RECESSÃO DEMOGRAFICA. AGORA IMAGINA ELVAS! SE EVORA, BEJA, PORTALEGRE PERDEM POPULAÇÃO, IMAGINA EM ELVAS!!!!! SÃO TODOS OS ANOS, PELO MENOS UNS 1000 HABITANTES A MENOS QUE SE REGISTAM NOS CENSOS E ESTIMATIVAS!
ELVAS NÃO TEM QUALQUER IMPORTÂNCIA, NÃO É CAPITAL DE COISA NENHUMA, NÃO É CONHECIDA POR EVIDENCIAR ALGUMA VOCAÇÃO EMPRESARIAL, NEM REPRESENTA NADA PARA COISA NENHUMA. ESTA CONDENADA A ZERO.  O POUCO QUE TINHA (QUE SE RESUMIA AO TRABALHO DA FRONTEIRA DO CAIA E AO QUARTEL DA TROPA) TERMINOU TUDO!!! ES DE UM CONCELHO RURAL DE MERDA, E FALO DE MERDA PORQUE TENS A MENTALIDADE DE UM ELVENSE. GENTE BURRRRAAA ATÉ DIZER CHEGA...POSSAS...O RONDÃO REPRESENTA BEM A MERDA DE MENTALIDADE DOS CAMPONIOS QUE NUNCA VIRAM MAIS NADA A NAO SER ELVAS. É A MESMA COISA DO QUE DIZEREM QUE VIVEM NUNCA MORADIA E A VERDADE É QUE VIVEM CAIDOS NUMA PEQUENA POÇA DE ESTERCO CONDENADA A DESAPARECER DE VEZ.


De MERDA a 23 de Novembro de 2010 às 18:13

PORTALEGRE É UMA MERDA QUALQUER QUE ESTÁ METIDA NA MERDA HÁ MUITOS ANOS E OS HABITANTES DESSA CIDADE NUNCA PASSARAM DE UNS MERDAS! AHAHA
PORTALEGRE? O QUE É ISSO? CIDADE? QUANDO? NUNCA VI CIDADE TÃO MAL DESENVOLVIDA!


De Anónimo a 23 de Novembro de 2010 às 18:38
SO CONCORDO CTG NUMA COISA. É TERES-TE IDENTIFICADO COMO "MERDA"!
 DEPOIS ACRESCENTO UMA COISA, PORTALEGRE AINDA É UMA CIDADE...JA QUANTO A ELVAS, DE CIDADE NÃO TEM NADA.


De Anonimo a 29 de Novembro de 2010 às 15:31

Se Elvas de cidade não tem nada, Portalegre então nem vou falar! Essa aldeia da serra azelha que está sempre às moscas! Portalegre é uma merda, felizmente que só é distrito de nome, porque realmente os unicos distrito do Alentejo são:
ÉVORA e BEJA e partes dos Distritos de Santarem e Setubal.
Portalegre nunca será nada, é apenas uma aldeia fantasma metida no meio das serras, com gente mesquinha que nada faz por essa coisa. Serão sempre um manto negro de Portugal. Qualquer dia até do mapa desaparecem, seus matarruanos burros das serras!!
PORTALEGRE É MERDA.


De Anonimo a 23 de Novembro de 2010 às 18:23

A terceira temporada da pista de gelo, em Elvas, decorre entre 26 de Novembro e 30 de Janeiro, no Coliseu José Rondão Almeida. A pista de gelo elvense é a maior do nosso País, tem a comodidade de ser em recinto coberto e uma área de 800 metros quadrados.

Nas últimas duas épocas, este atractivo turístico de Inverno do nosso Concelho constituiu um êxito assinalável, uma vez que trouxe cerca de 100 mil pessoas a esta infra-estrutura elvense.

As entradas estão à venda nas bilheteiras do coliseu (telefone 268 621 203). O horário de abertura da pista de gelo, por um período de 66 dias, é o seguinte:

De 26 de Novembro a 19 de Dezembro:

- segunda a sexta-feira, das 16 às 21 horas

- sábados, domingos e feriados de 1 e 8 de Dezembro, das 10 às 21 horas

De 20 de Dezembro a 7 de Janeiro:

- segunda a sexta-feira, das 14 às 21 horas

- sábados e domingos, das 10 às 21 horas

De 8 a 30 de Janeiro:

- segunda a sexta-feira, das 16 às 21 horas

- sábados e domingos, das 10 às 21 horas

Datas especiais:

24 de Dezembro, das 10 às 13 horas

25 de Dezembro, das 17 às 21 horas

31 de Dezembro, das 10 às 13 horas

1 de Janeiro, das 17 às 21 horas

14 de Janeiro, das 10 às 21 horas


De Elvas a 2 de Fevereiro de 2011 às 11:32

Meu caro, em 1º lugar é de lamentar o seu discurso complexado e revoltado, sabe porquê?Não deve saber, é claro. Eu vivo numa vivenda em Elvas, sim, numa vivenda e não numa poça de esterco. Em 2º, sou Licenciado  e muito bem educado, ao contrário de alguns,e já viajei mais do que o "SR", com toda a certeza. Em 3º, a minha profissão permitiu-me visitar várias vezes a Broadway (EUA-NY), Berlim, Macau,Sidney,entre outras cidades,já ouviu falar? Pois, talvez não. Em suma: Não se deve generalizar. Se parar para pensar chegará à conclusão que nem todos os elvenses são campónios. Para terminar permita-me dizer-lhe que em termos de qualidade de vida, Elvas é muito superior a Portalegre.

Atentamente,

elvense.


De sergio calado a 6 de Dezembro de 2014 às 16:20
Ouve amigo estas a falar com a boca cheia de merda , Elvas tem tudo para ser a melhor cidade do Alentejo, e passo a dizer porque, Elvas esta perto de uma cidade com 130 mil habitantes o problema e que os responsáveis da mesma não deixam fazer nada, mas Portalegre esta podre, eu fiz um par de eventos nessa cidade, um com a associação Ficar onde levei 20 bandas de Portugal e Espanha tudo num único dia espalhados pelos bares da cidade com uma pulseira, para ajudarmos a associação acreditar, e vcs achavam que era caro pagar 10 euros para poderem entrar em todos os bares, e outra nos 10 euros estavam incluídas 3 bebidas, bandas de todos os estilos e vcs com a mentalidade caep ficaram em casa, vcs preferem consumir e discutir sobre drogas do que fazer alguma coisa para que a cultura viva entre os jovens, discutir sobre os eventos organizados pelo município e de gente que nunca saiu de Portalegre ou Elvas , e não digas que os elvenses nunca viram nada, pk eu sou de Elvas mas ja vivi em metade da Europa , ja organizei eventos em Barcelona e Roma , e ate mesmo na tua cidade pk na altura uns amigos me pediram para levar ai a banda de hip hop HALLOWEEN e vcs de Portalegre estão feitos para viver na baja 500 por isso cala-te , e Elvas so nao sera capital europeia da cultura pk eu não trabalho como vereador da cultura pk eu metia Elvas nos mapas da arte internacional, pk ao contrario de vcs de Portalegre eu consigo bandas de grande nome internacional e nacional sem pagar para eles actuarem , e para calar a tua resposta meti 4 bares em portalegre no evento oneday e 20 bandas num cartaz com um orçamento de 50centimos e se duvidas disto fala com a presidente da associação ficar que ela diz te as capacidades desta mente alentejana e elvense...


De Anonimo a 23 de Novembro de 2010 às 18:16
«A MAIOR PISTA DE GELO COBERTA DE PORTUGAL VOLTA AO COLISEU DE ELVAS PELO 3º ANO CONSECUTIVO. ABERTA TODOS OS DIAS ENTRE 26 DE NOVEMBRO DE 2010 A 30 DE JANEIRO DE 2011. RECORDEMOS QUE A PISTA DE GELO NO COLISEU DE ELVAS RECEBE TODOS OS ANOS CERCA DE 25 MIL UTILIZADORES.»

-----

XV CARNAVAL INTERNACIONAL DE ELVAS
4, 5, 6, 7, 8 e 9 de Março de 2011

 


De Anónimo a 23 de Novembro de 2010 às 18:27

ISSO! E O CIRCO CHEN TAMBEM É CAPAZ DE FAZER UMA VISITA! ÉS MESMO DE ELVAS, BURRO DO MATO...GRANDE ALDEIA QUE TU TENS!


De Elvense a 29 de Novembro de 2010 às 15:33
A inveja é dura de roer!
Quem tem medo compra um cão.
Portalegre é aquela coisinha estupida, enfiada no meio das serras, e como teem pena disso, o governo ainda não lhe tirou o estatuto de distrito, mas no fundo não passam de un distrito que está dentro do real e grande distrito de ÉVORA.


De Anónimo a 29 de Novembro de 2010 às 18:45

A inveja é de Elvas, não de Portalegre. Portalegre atá pode ter rivalidade, mas não é com Elvas...é com outras cidades do mesmo estatuto, como Évora. Os Portalegrenses simplesmente ignoram Elvas, pq é rural e nada representa. Ninguem em Portalegre fala de Elvas. Se não fosse Badajoz, a maioria dos Portalegrenses nem sabia onde ficava Elvas.
Já quanto aos Elvenses, estes passam o tempo todo a falar de Portalegre, porque tem inveja, porque tem que se deslocar a Portalegre por ai se encontrar tudo, desde os serviços, os centros de decisão, o comercio, o ensino, etc etc.
Em relação a Portalegre pertencer a Evora, é burrice tua. Portalegre é capital de um distrito, que corresponde a uma vasta área do Pais e um dos concelhos rurais desse distrito é Elvas! Por isso dá para ver bem o absurdo que seria Portalegre ter inveja de Elvas! Lol. Seria o mesmo a dizer que Lisboa tem inveja de algum suburbio que se encontra perto. Ó mais incrivel é a falta de modestia e a ilusão de alguns elvenses. Elvas é insignificante para Portalegre e para o País nem se fala.


De Elvense a 4 de Dezembro de 2010 às 02:30

Mas tu ainda tens na ideia que existe o distrito de Portalegre? oh meu amigo, o distrito de Portalegre só existe de nome, no fundo o distrito de Portalegre é um pólo do distrito de Évora. Portalegre rivalidade com Évora? então mas vocês acham que os Eborenses perdem tempo com cidades como Portalegre, quando tem a capital do Alentejo, uma cidade com quase 50 mil habitantes?! Mata-te! O mesmo se diz respeito a Elvas, Elvas não tem a minima inveja ou preocupação por essa terra triste e feia. Vocês é que vieram para aqui comentar e falar mal de Elvas, a inveja é apenas vossa, por viverem numa cidade terceiro-mundista. Temos que nos deslocar a Portalegre para quê? comércio? que comércio tem Portalegre? hipermercados? também temos em Elvas. Lojas? também temos mais e temos lojas de marca como: Ana Sousa, Pallo Ram, Pepe Jeans, KommeNoi, Benetton, Seaside, S.I.R,  etc etc! Portalegre é que não tem absolutamente nada. Agora já nem um videoclube têm, enquanto que Elvas não tem apenas 1, mas sim 2 videoclubes!
Em breve abrirá em Elvas a cadeia de lojas de roupa, KIABI com uma grande superficie. Até junho irá abrir também o novo Pingo Doce, que é 30 ou 40x maior que o de Portalegre.
Serviços? temos de ir ai fazer o que? Bancos existem em Elvas, Tribunal existe em Elvas, Finanças existem em Elvas, segurança social existe em Elvas, Conservatórias existem em Elvas, PT existe em Elvas, pouco temos que ir a Portalegre, e se tivermos que ir, vamos antes a Évora que oferece mais qualidade.
Os Elvenses que ai vão, é porque não tem mais nada para fazer, mas também vejo bastantes Portalegrenses ao fim de semana aqui em Elvas, portanto fica mas é caladinho na tua simples ignorancia pastor de cabras!


De Anónimo a 4 de Dezembro de 2010 às 11:45

OLHA ELVENSE...ÉS RIDICULO! É SO O QUE ME OCORRE. EU VIVO EM ELVAS MAS NÃO SOU DE ELVAS, DA MESMA FORMA QUE NÃO SOU DE PORTALEGRE. NEM SOU ALENTEJANO SEQUER. VIVO AGORA EM ELVAS, PQ TÊM QUE SER..MOTIVOS PROFISSIONAIS. MAS A MINHA VIDA TENHO QUE A FAZER EM PORTALEGRE DESLOCANDO-ME ATÉ LÁ...SABES PORQUE? PORQUE EM PORTUGAL É A CIDADE MAIS PERTO DE ELVAS, QUE SE APROXIMA DO CONCEITO DE "CIDADE"...ISTO AQUI É TÃO RURAL E ESQUESITO, QUE ATÉ ME FAZ IMPRESSÃO. ACHO QUE DEVIAS FAZER UMA COISA- COMO ÉS ELVENSE E NEM DEVES TRABALHAR...DEVES VIVER À CUSTA DO RENDIMENTO MINIMO, DEVERIAS APROVEITAR PARA VIAJAR E INSTRUIR-TE...DÁ UMA VOLTA POR PORTUGAL E VISITA CIDADES. NÃO TE PRENDAS AQUI,...DPS DE VISITARES OUTRAS CIDADES OU SIMPLESMENTE "CIDADES", VAIS PERCEBER O QUE TE DIGO!


De Elvas a 2 de Fevereiro de 2011 às 11:36
Meu caro, em 1º lugar é de lamentar o seu discurso complexado e revoltado, sabe porquê?Não deve saber, é claro. Eu vivo numa vivenda em Elvas, sim, numa vivenda e não numa poça de esterco. Em 2º, sou Licenciado  e muito bem educado, ao contrário de alguns,e já viajei mais do que o "SR", com toda a certeza. Em 3º, a minha profissão permitiu-me visitar várias vezes a Broadway (EUA-NY), Berlim, Macau,Sidney,entre outras cidades,já ouviu falar? Pois, talvez não. Em suma: Não se deve generalizar. Se parar para pensar chegará à conclusão que nem todos os elvenses são campónios. Para terminar permita-me dizer-lhe que em termos de qualidade de vida, Elvas é muito superior a Portalegre.

Ps: É Esquisito e não Esquesito.

Atentamente,

elvense.


De Anónimo a 23 de Novembro de 2010 às 18:33
TÁS MESMO EUFORICO COM ESSA PISTA DE GELO, NAO ESTAS, MATACARRUÃO?!! AQUI SE VE COMO ES DE ELVAS!....APARECE UMA MERDA INSIGNIFICANTE NA ALDEIA...UI, HJ NOS ELVENSES JA PODEMOS FAZER QUALQUER COISA!!! VAMOS TODOS PATINAR NA PRAÇA DE TOIROS!!!! UI ISTO AINDA É MELHOR QUE O NOSSO CAMPEONATO DA MALHA!!! ÉS MESMO DO MAAAATTTTTOOOO. ATE METES DÓ! LOOL


De Elvense a 29 de Novembro de 2010 às 15:28

Do mato são vocês! Pastores de Cabras nessa Serra! Invejosos matarruanos!
PORTALEGRE É E SEMPRE SERÁ INSIGNIFICANTE PARA PORTUGAL.


De Anonimo a 1 de Dezembro de 2010 às 03:04

FREGUESIAS URBANAS QUE CONSTITUEM A CIDADE DE PORTALEGRE
SÉ - 9.987 habitantes
S.LOURENÇO - 5.781 habitantes
Total: 15.768 habitantes

FREGUESIAS URBANAS QUE CONSTITUEM A CIDADE DE ELVAS
AJUDA, SALVADOR E ST. ILDEFONSO - 2.061 habitantes
ALCÁÇOVA - 3.865 habitantes
ASSUNÇÃO - 9.994 habitantes
CAIA E SÃO PEDRO - 3.779 habitantes
Total: 19.699 habitantes

POR AI SE VÊ, QUAL A CIDADE QUE TEM MAIS HABITANTES :)


De Anónimo a 1 de Dezembro de 2010 às 13:51
ES MESMO BURROOOO! ESSAS FREGUESIAS QUE SAO CONSIDERADAS URBANAS POR ELVAS, GRANDE PARTE DOS POVOADOS ENCONTRAM-SE EM ZONA RURAL!!! PORTALEGRE CONSIDERA FREGUESIAS URBANAS - S.LOURENÇO E SÉ (ZONA HISTÓRICA) NO ENTANTO A CIDADE EXPANDIU E A MALHA URBANA ALARGOU ATÉ ÀS FREGUESIAS DE RIB.NISA, REGUENGO E URRA, A AREA DESTINADA A GRANDES EQUIPAMENTOS TAMBEM JA ALCANÇA UMA PARTE DA FREGUESIA DOS FORTIOS.


De Anónimo a 1 de Dezembro de 2010 às 14:04
ELVAS AGORA QUER SER UMA CIDADE IMPORTANTE!!! AHAHA..VAI-TE CATAR ANORMAL! FAZEM 3 OU 4 MAMARRACHOS A COPIAR A ARQUITECTURA DA CIDADE FEIA DE BADAJOZ, QUERENDO DAR ENTENDER QUE SÃO UMA CIDADE, MAS DEPOIS VAO BATER Á PORTA DOS ESPANHOIS A PEDIR EMPREGO! ELVAS É UMA VERGONHA, PQ É DEPENDENTE DO PAIS VIZINHO, NAO TEM NADA, NAO TEM EMPREGO E NÃO TEM QULQUER IMPORTANCIA ADMINISTRATIVA E ECONÓMICA. ELVAS EXISTE COMO UM SUBURBIO DE BADAJOZ...ENTREGANDO-SE AOS ESPANHOIS, QUE VERGONHA!!! VAO ARRUMAR CARROS PARA BADAJOZ! VE-SE A IMPORTANCIA DE ELVAS, QUE TEM PROVAVELMENTE A PIOR ZONA INDUSTRUAL DO DISTRITO. NAO HA FORMA DE SER VIAVEL A CRIAÇAO DE UMA EMPRESA EM ELVAS, EXISTINDO BADAJOZ AO LADO.


De Anonimo a 4 de Dezembro de 2010 às 02:20

Badajoz pode ser 1001 coisas, mas a nível de desenvolvimento ou em questões de ser bonita, Portalegre é simplesmente um monte! Badajoz é 100 ou 200x maior que esse ninho de ratos chamado Portalegre. Badajoz é neste momento uma cidade com um crescimento populacional invejavel, rondando agora os cerca de 150 mil habitantes e uma provincia com cerca de 700 mil habitantes, ou seja, só a provincia de Badajoz tem os mesmos habitantes que o Alentejo inteiro! E a nível de desenvolvimento, comparado com Portalegre, pff, nem vou comentar porque só um maluquinho como tu, diz que Badajoz é feia e mal desenvolvida. A tua mente é que está bastante mal desenvolvida, também ficaste parado no Século XX, como a aldeia de Portalegre.


De Anonimo a 16 de Dezembro de 2010 às 21:05
AGÊNCIAS BANCÁRIAS EM ELVAS

B.P.I. (CENTRO HISTÓRICO - Rua de Alcamim)
BANIF (CENTRO HISTÓRICO - Avenida Garcia da Horta)
BANCO POPULAR (Avenida da Piedade)
MILLENIUM BCP (CENTRO HISTÓRICO - Rua da Cadeia)
MILLENIUM BCP (Praceta dos Descobrimentos)
CAIXA CRÉDITO AGRICOLA (Rua de Olivença)
CAIXA CRÉDITO AGRICOLA (Praceta dos Descobrimentos)
CAIXA GERAL DE DEPOSITOS (CENTRO HISTÓRICO - Rua da Cadeia)
CAIXA GERAL DE DEPOSITOS (Praceta dos Descobrimentos)
MONTEPIO GERAL (CENTRO HISTÓRICO - Rua da Cadeia)
BBVA (CENTRO HISTÓRICO - Rua da Cadeia)
BANCO ESPIRITO SANTO (CENTRO HISTÓRICO - Praça da República)
SANTANDER TOTTA (CENTRO HISTÓRICO - Praça 25 de Abril)

Isto são agências na cidade! Caixas Multibanco existem em todos os bairros e zonas da cidade.


De Anonimo a 16 de Dezembro de 2010 às 21:15
VIDEO CLUBES EM ELVAS

VIDEO-CLUBE MONRAIA & SERENO
 - Rua da Cadeia (Centro Histórico)

PLAY-MOVIE VIDEO-CLUBE
- Avenida António Sardinha (Bairro Cidade Jardim)

VIDEO CLUBES EM PORTALEGRE ?
ZERO. JÁ FECHARAM.


De Anónimo a 19 de Dezembro de 2010 às 17:48
e o Barclays??


De Anonimo a 20 de Dezembro de 2010 às 02:30
Exacto, peço desculpa, esqueci-me do Barclays que está na Avenida António Sardinha.


De Anónimo a 1 de Dezembro de 2010 às 14:37

Elvas é maior que Portalegre??!!!Ahahahaha! Então Nao, Elvas até é maior que Lisboa...em percentagem de anormais! lol. Para elvas poder ultrapassar Portalegre em população, teria que se desenvolver durante algum tempo bem acima da média do pais (o que nao acontece, elvas é dos concelhos que mais perde população). Portalegre terá sempre mais argumentos por variadissimas razões, uma deles é por ser a CAPITAL! Se Portalegre não se desenvolve, pelo menos não perde tanto como Elvas. Portalegre pode não ter a fronteira do Caia ou Badajoz ao lado mas é a cidade âncora do distrito e terá sempre que ser a mais importante do norte alentejo por todas essas razões. Hoje Portalegre pode até estar mal com a crise, mas os argumentos futuros serão sempre maiores. Por isso mentaliza-te!


De Anonimo a 2 de Dezembro de 2010 às 18:48
Vão-se catar seus portalegrenses pastores de cabras!
Portalegre é uma shit, têm a câmara mais endividada que sei lá o que. Este ano essa cidade nem iluminação de natal tem, Elvas é a unica cidade no Alentejo que investiu mais na iluminação natalicia, custou cerca de 150.000€. Portalegre é uma shit autentica, de novo não tem absolutamente nada. Todas as freguesias referidas em cima, são freguesias urbanas de Elvas, que se encontram dentro da cidade e 2 dessas (Assunção e Alcáçova) estão dentro do centro histórico, as restantes 2 estão fora do centro histórico, sendo que a freguesia da Assunção ainda tem territorio fora do centro histórico, como exemplo a zona do hospital, o Bairro da Fonte Nova e o Bairro de St. Luzia. Conheço muitas pessoas de Portalegre que vem bastante a Elvas e todas elas dizem que Elvas está mais desenvolvida e dinâmica que a cidade de Portalegre! Portalegre só tem uma coisa boa, o CAEP, mais nada! Trata-se de uma cidade feia e sem interesse histórico e turistico algum. Quanto à cidade de Elvas ter 3 ou 4 mamarrachos feios como os de Badajoz, toda a cidade de Elvas tem mais prédios que o concelho de Portalegre todo junto, isto porque?! Porque Portalegre está parada no tempo, não desenvolve, tudo graças a esse presidente de treta que ai tem e à mentalidade de Portalegrenses como vocês, que não sabem admitir que Elvas está neste momento mais desenvolvida! Se Portalegre tem mais serviços que Elvas (e até disso já duvido), é somente pelo facto de ser capital de distrito, mas no que se refere a empresas, eu conheço bem Portalegre e é absurdo, porque para alem de Elvas ter muitas mais empresas, são empresas grandes e multinacionais, em Portalegre é tudo pequenas empresas. Elvas pelo seu ponto estratégico de referencia, está num local bastante mais evoluido para a abertura de novas empresas. Da Câmara de Portalegre apenas se ouve falar que é uma das mais endividadas do país, porquê? Portalegre não tem nada de novo, a não ser aquele hotel à entrada, e aqueles pequenos predios (mamarrachos) que estão a construir na entrada?! Não ha bairros novos com vivendas e grandes prédios, Portalegre não tem nada de novo! Está tudo degradado, os acessos a Portalegre são horriveis. As vias da cidade são horriveis. Os Portalegrenses deviam meter os olhos em Elvas, para talvez no futuro viverem numa cidade com C grande.  Falavam em centro comercial "City Shopping" que era para ser inaugurado em 2008, depois em 2009, estamos a poucos dias de entrar em 2011 e nem marcações nos terrenos que diziam ser (junto ao IP2) existem. Elvas abrirá até Junho de 2011 o Pingo Doce (bastante maior que o de Portalegre), a cadeia de lojas de roupas KIABI, irá também abrir o 2º hipermercado na cidade "FONTE NOVA" da propriedade dos Armazéns Marvanejo na estrada do paraiso, depois do Modelo e do IPO, perto do Hotel Brasa, que é também uma grande estrutura, com as dimensões parecidas ao MaxMat de Portalegre. O próprio Modelo de Elvas, é bastante maior que o de Portalegre, e tem já 16 anos, foi alvo de requalificação e está agora todo moderno, Portalegre apenas tem a Modalfa maior que a de Elvas, mas a Worten de Elvas é o triplo maior que a Worten de Portalegre. A cadeia de lojas Espaço Casa e  Seaside no Alentejo estão somente em Elvas e Évora, abrindo para breve em Beja. O Tribunal de Elvas é bastante maior que o de Portalegre. É em Elvas que está o Estabelecimento Prisional do Alto Alentejo, que em breve começaram a construir o novo estabelecimento prisional de alta segurança do alto alentejo. O Consulado Honorário de Espanha, está em Elvas, mas poderia ter ido para Portalegre, Évora, Faro, Beja ou Castelo Branco mas pelos vistos escolheram Elvas. Está também a ser construido em Elvas ao lado do LIDL o "Centro Comercial e de Habitação Espaço Santa Luzia" que é bastante grande, mas em Portalegre não há nada. Não há evolução. É triste.

Deixo o link  da iluminação de Elvas
http://www.radioelvas.com/index.php?option=com_galeria&cat=33&name=Elvas (http://www.radioelvas.com/index.php?option=com_galeria&cat=33&name=Elvas): Com Iluminação da Natal 2010


De Continuacao a 2 de Dezembro de 2010 às 18:59

Já para não falar da nova Estação Rodoviaria de Portalegre que estão a construir, que ao lado da de Elvas, é uma caixinha pequena. A Estação Rodoviária de Elvas é muito maior que a de Portalegre, e foi inaugurada há cerca de 5 anos. Todas as Freguesias do concelho de Elvas estão equipadas com Pavilhões Multiusos novos, Praças de Touros novas, Jardins Infantis novos, Polidesportivos novos, estadios sintéticos novos para além dos 4 estádios que existem em Elvas com sintéticos, todas as escolas tem ar condicionado nas salas no concelho de Elvas, todas as escolas tem polidesportivo e jardim de infância. Em Breve as freguesias iram ter também as suas piscinas publicas, para alem das 2 piscinas que já existem em Elvas e do parque aquático El Xadai em Elvas também. A nivel de museus, Elvas tem o 2º maior Museu militar da Europa, que é o Museu Nacional Militar de Portugal, tem o maior museu de arte contemporanea do sul de Portugal, e tem muito mais oferta museologica e hoteleira que o concelho de Portalegre junto. Portalegre é miséria.


De Anónimo a 2 de Dezembro de 2010 às 23:20

Ahaha. Es mesmo parvalhão Elvense! Isso é que foi inventar e dizer coisas estupidas, és mesmo anormal! As freguesias de Elvas que falas englobam povoados como a calcadinha e outras que estão no CAMPO...ainda mais campo do que a própria Elvas! Se fores à cidade de Portalegre e não reparares só na saida para Elvas onde dizes estarem a ser construidos os tais predios (Sim, pq sei que tens que te deslocar ai a essa zona às comprinhas, por existir ai muitos hipermercados, à semelhançade de muitos elvenses que encontro ai diariamente), podes encontrar os maiores bairros da cidade em freguesias que são rurais, pq as suas sedes estão mais afastadas em zonas rurais. Se fores à zona norte deparas-te com o bairro do Bonfim que se uniu ao bairro do Arreiro (freg.RibNisa) e ai se prolonga nessa freguesia por outros bairros como a quinta do Bispo, zona industrial da Vargem...Vargem...do outro lado Monte Paleiros, etc..Se fores à zona leste, encontras novos bairros que foram construidos mto recentemente englobando áreas extensas de terreno que se prolongam até à freguesia do Reguengo (exe. Bairro do Planalto, Bairro dos Covões, Outeiro da Forca, etc etc). A sul, metade da zona industrial encontra-se ja na freguesia da urra..etc etc. Mais predios em Elvas? Hahahaha...deixa-me rir com essa! Essa agora é que foi mesmo a matar! Elvas pode ter mais campos agricolas, nao escondo. Agora predios? Vai-te tratar...


De Anónimo a 2 de Dezembro de 2010 às 23:59

Vais ter luzinhas de natal em Elvas! Deves estar muito contente com essa porcaria!Isso é merda que só revela como Elvas esbanja o dinheiro mal gasto (150 mil euros em luzinhas de natal!). O problema nisso tudo é que sai dos bolsos dos contribuintes e em Elvas contribui-se pouco para o Pais, pq os elvenses andam à mama dos rendimentos de inserção social e trabalhar tá quieto, não querem, nem podem.... Essa das grandes empresas multinacionais em Elvas é que foi mesmo o absurdo mais espectacular!!! Elvas nem tem zona industrial, quanto mais empresas! Tem apenas dois ou tres pavilhões entre a estação velha de comboios e a Boa Fé. E esses dois ou três pavilhoes são stands de automoveis usados, um cafezito ou outro e mais nada, aquilo morre na estação de melhoramento de plantas e pronto, não há mais. Em Elvas é tudo desordenado e feio, pode-se construir um mamarracho de 5 ou 6 andares e logo ao lado uma vivenda, uma rua torta, um predio desalinhado, um passeio a esbarrar num caminho de cabras, etc. A zona historica está podre, dá a sensação de não morar quase ninguem lá, e quem lá vive aparenta ter sinais de muita pobreza, as casas da zona historica caiem de podres e se são intervencionadas é para fazer marquises, estendais de roupa suja, etc. Agora surgiram umas obrazecas que são mesmo a cara do parvalhão do Rondão, como a nova avenida desnivelada de Elvas...meu Deus, que medo passar ali! Não tarda um elvense levar com um carro em cima e nao lhe esbarrar só com as ventas! lol. A outra obra é um cemiterio, com crematorio! Boa, essa vem mesmo a calhar para Elvas!...Ah e fez-se agora um quartel da cruz vermelha, mas fica mesmo lá longe no meio do nada..os ciganitos ali ao lado é que esfregam as mãos de contentes, porque é capaz de haver por ali umas placas de sinalização que como metalzitos ainda valem uns trocos! Eu sinceramente tenho pena de Elvas, porque realmente até gostaria de lhe ver algum futuro, mas infelizmente vejo coisas que ja são inreversiveis.


De Elvense a 3 de Dezembro de 2010 às 01:42

Vão falando...a vossa inveja passa-nos ao lado completamente. Ainda hoje me perguntaram se Elvas é do distrito de Évora. Claro, porque ser do distrito de Portalegre, é vergonhoso e então nós dizemos que sim, que pertencemos a Évora, no fundo até Portalegre pertence. Portalegre mais desenvolvida que Elvas, isso só pode vir de quem conhece mal e porcamente Elvas, ou seja de mentes retrasadas vindas de Portalegre. Portalegre é um ninho de cabras no meio das serras que não interessa a ninguém. São insignificantes e depois vem para aqui dizer que tem mais desenvolvimento que Elvas, isso sim é para matar! É mesmo de loucos, mas para isso existe o Hospital dos Malucos em Portalegre lá no altinho da Serra das Cabras. Vão pastar pá! 


De Anónimo a 3 de Dezembro de 2010 às 02:28

Realmente eu conheco Elvas "Porcamente" como bem o dizes, ou seja, conheco-a bem, porque infelizmente é nela que tenho estado a viver.


De Anonimo a 4 de Dezembro de 2010 às 02:15

Então se dizes tanto mal de Elvas, porque estás aqui? pira-te para Portalegre, porque matarruanos das serras, não precisamos nós! Deves sofrer de algum sintoma de inferioridade para não gostares de Elvas, ou então deves ser rejeitado por todas as pessoas. Não admira, com uma mente tão mesquinha como essa e uma ignorancia de tal dimensão, é normal que ninguem te queira por perto. As fronteiras de Elvas, estão fechadas no que diz entrada a pessoas vindas de Portalegre, porque trazem veneno e inveja.


De Anonimo a 3 de Dezembro de 2010 às 01:44

Se a Câmara de Elvas gasta 150 mil euros em iluminação de natal, é porque tem dinheiro, ao contrário da Câmara de Portalegre que tem dividas até à raiz dos cabelos. Vão pastar cabras para a serra caloteiros!


De Elvense a 3 de Dezembro de 2010 às 01:51

1º Quartel da Cruz Vermelha? és mesmo muito burro! chama-se Unidade de Cuidados Continuados, coisa que Portalegre não tem.
2º Não está no meio do nada, está na Urbanização da Quinta da Carvalha, e tem bastantes vivendas em seu redor e alguns prédios.
3º Caminhos de Cabras em Elvas não há, apenas em Portalegre na Serra das Cabras onde vocês andam a pastar.
4º Essa dos ciganos já enjoam, deixem lá os ciganos, Portalegre também os tem, o mesmo se diz a pessoas a viverem do rendimento minimo. Ou pensam que são ricos ai? só se forem ricos da cabeça, realmente tem belos pares de cornos!
5º Portalegre é e sempre será um LIXO de aldeia no meio da serra das cabras.


De Elvense a 6 de Dezembro de 2010 às 16:50

OLHA MEU GRANDE BURRO DE MERDA!
1º - Elvas alberga 2 zonas industriais que por sinal são 4x maior que a cidade de Portalegre.
2º - Porque será que é em Elvas que vivemos à mama dos rendimentos e é em Portalegre que estão os bairros sociais! Vejamos, a freguesia dos Assentos é practicamente toda um bairro social, e aquela coisa nova com mamarrachos às cores ao lado daquele hotel panasca é outro bairro social! Que linda cidades que é Portalegre!! Tem um hospital a cair aos bocados, onde a maioria dos médicos são corruptos e talvez pedófilos (e depois é em Elvas que está a casa pia, isso é o vosso mal fecharam a casa onde voces levavam no buraquinho as noites todas! enfim, até tem que vir a Elvas para levar no cu! sim, porque em Portalegre corremos o risco de ir dar um beijo e ficar com a dentadura na nossa boca!) O Pavilhão chamado NERPOR está sempre às moscas, parece tipo um albergue de putas fantasma! a Discoteca de Portugal parece um ninho de ratos de esgoto, mais vale não ter discoteca em Elvas do que ter ninhos de ratos com putos de 14 e 15 anos podres de bebados! As Freguesias do concelho de Portalegre são as coisas mais mal desenvolvidas deste distrito, e depois vem com a conversa de que Portalegre é grande, é grande pois é, UMA GRANDE MERDA. Se não fosse freguesias como Assentos (que é um bairro social autentico!) eram zero! Não venham para aqui dizer que a Zona Industrial de Portalegre está colado à Urra, porque da Urra a Portalegre ainda é bem longe! Mais... estão ai a falar da Estação de Comboios de Elvas, quando vocês tem a estação abandonada a cair aos bocados, cheia de ratos de esgoto como vocês e ainda esta se encontra a 12km de Portalegre, que está semrpe às moscas, correndo o risco de ir lá, e ainda ter que me andar a desviar dos preservativos...e não só!!! Ao menos a Estação de Comboios de Elvas encontra-se em funcionamento, revitalizada e não numa lixeira profunda, e encontra-se dentro do perimetro urbano da cidade!
enfim, não me vou dar ao trabalho de estar aqui a falar sobre uma cidade feia, mal estruturada e mal desenvolvida como Portalegre!

ELVAS...UM OÁSIS NO ALENTEJO.
PORTALEGRE...UMA ESTAÇÃO DE ESGOTOS DO ALENTEJO (no meio da serra das cabras.)


De Anónimo a 6 de Dezembro de 2010 às 21:02

Mas de que Elvas é que estamos a falar? Estou confuso, elvas com 2 zonas industriais??? A Elvas que eu conheco não tem nem a primeira zona industrial, quanto mais 2 zonas industriais! Elvas só tem 2 ou 3 barracões desalinhados numas ruelas tortas esburacadas que se encontram entre a Boa Fé e a estação podre de comboios. O que é que eu vejo lá, vejo stands de carros usados, uma serralharia, um ou outro café e pouco mais. As maiores empresas que Elvas tem, são as filiais aqui instaladas por empresários Portalegrenses, como a Domingos e Cª e a A2S. Mas será que estamos a falar da mesma Elvas???? Sinceramente agora fiquei na dúvida se estamos a falar do mesmo local.


De elvense a 7 de Dezembro de 2010 às 16:43

LOOOOL
Essas são as maiores empresas?!
Isso são pequenas empresas!!!
Refiro-te empresas em Elvas que são as maiores do distrito:
- CARNALENTEJANA S.A.
- ARMAZÉNS MARVANEJO
- GALP (COMBUSTIVEIS DO ALTO ALENTEJO)
- CLEVER REINFORCEMENT (Filial Portuguesa da Multinacional Suíça)
- ALEM PACK
- VIDRELVAS (maior empresa de vidros do Distrito)
- SNEF (Electrónica de Portugal) (UNICA FILIAL NO ALENTEJO)
- TERRA NOSTRA
- DISCEGRE (uma das unicas que também tem filial em Portalegre)
- MOBIRACK (Equipamentos Metálicos)
- ALTOL
- Publivitrina (maior empresa de publicidade do Distrito)
- AGROCINCO (maior empresa de construções do distrito)
- SOGIENE (maior empresa de higiene e limpezas do distrito)
- DIRECÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA DO ALENTEJO (Estação do Alto Alentejo)
- GASPAR FERRAGENS
- KATTY GRAFF (maior gráfica do distrito)
-- poderia referir-te aqui muitas mais! mas se fores ao "Guia Empresarial" vês que Elvas tem 1196 empresas divididas entre pequenas, médias e grandes empresas.

ZONAS INDUSTRIAIS DE ELVAS
- Zona Industrial Herdade do Reguengo
- Zona Industrial Gil Vaz
e ainda...
- PARQUE EMPRESARIAL DE ELVAS
- PARQUE EMPRESARIAL EDIFICIO LENA
- NINHO DE EMPRESAS DE ELVAS
e futuramente, estando em fase final de cosntrução:
CENTRO COMERCIAL E DE HABITAÇÃO "ESPAÇO SANTA LUZIA", uma estrutura com cerca de 6 andares e de grande dimensão.


De Anónimo a 7 de Dezembro de 2010 às 22:12
HAHAHA...
LOOOL...AS MAIORES EMPRESAS QUE O AMIGO REFERE, UMA É UMA BOMBA DE GASOLINA!!! OUTRA É O FERREIRO GASPAR...HAHAHA...OUTRA UMA VIDREIRA, NÃO HA NENHUM CONCELHO QUE NÃO TENHA UMA OU VÁRIAS VIDREIRAS!!!...OUTRA UMA GRAFICAZECA DE MEIA TIJELA COMO TODAS AS OUTRAS QUE EXISTEM EM QUALQUER CONCELHO DO DISTRITO!!! OUTRA UMA EQUIPA DE PEDREIROS QUE FAZEM BISCATES OU UMA OUTRA MORADIA POR ENCOMENDA!!!! EPÁ...OBRIGADO PELO MOMENTO DIVERTIDO!!! HAHAHA...EU NEM COMENTO O RESTO QUE É AINDA MAIS RIDICULO!!! HAHAHA...VOU SÓ COMENTAR ESSA QUE DIZEM QUE É A MAIOR, A CLEVER REINFORCEMENT QUE FUNCIONA NAQUELA BARRAQUINHA PEQUENINA QUE TEM POUCO MAIS DE 100M2 E ESTÁ EM FRENTE AO CAFÉ - É QUASE CLANDESTINA E RIDICULA, NÃO HA NENHUM CONCELHO QUE NÃO TENHA UMA EMPRESA DESSE TIPO, OUTROS INCLUSIVE ATE SE RECUSAM A TER UMA COISITA TAO ESTRANHA COMO ESSA!....AS OUTRAS LOJITAS QUE O AMIGO REFERE COMO GRANDES EMPRESAS E SEREM SEMPRE AS "NUMERO 1" OU AS MAIORES DO ALENTEJO!!!...OLHE...NÃO SE ESQUEÇA TAMBÉM DE REFERIR QUE VOCÊ ALEM DE ALDRABÃO EXAGERADO É TAMBÉM O MAIOR PARVALHÃO DO ALENTEJO (NUMBER 1)!
DIRECÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA!...TROOL...ISSO NÃO É EMPRESA, É A ZONA AGRÁRIA LOCAL DE ELVAS, QUE ESTÁ DEPENDENTE  EM MUITOS SERVIÇOS PELAS DIRECÇÕES EM ÉVORA E PORTALEGRE! ATÉ TE FALTARAM OS ARGUMENTOS DAS "MEGAEMPRESAS" QUE EMPREGAM ENTRE 1 E 2 FUNCIONÁRIOS E TIVESTE QUE COLOCAR A ZONA AGRÁRIA!!!
OLHA, OS MAIORES EMPRESÁRIOS DE ELVAS, SABES QUAIS SÃO? OS FEIRANTES E OS NEGOCIANTES DE BESTAS! ESSES SIM!...AI LELO...

ZONA INDUSTRIAL HERDADE DO REGUENGO!!!!!!!!!! HAHAHAHA...ISSO É UM OLIVAL!!!! VAI-TE CATAR!
ZONA INDUSTRIAL GIL VAZ!!!!! HAHAHA, ISSO É APENAS UMA ZONA DE ELVAS, QUE TEM ALGUNS BARRACOS QUE NÃO DEVE PASSAR DA MEIA DUZIA!
DEPOIS REFERE UNS PREDIOZINHOS QUE TEM LOJAS PARA ARRENDAR!!!!!....

EPÁ...ESTOU ESTUPEFACTO....ATÉ ME DOI A BARRIGA DE TANTA RISADA!!!!....

ESCUTA....VAI MAS É APANHAR AZEITONA PAHHH


De Elvense a 8 de Dezembro de 2010 às 15:30

ÉS MUITO RIDICULO MESMO!!
ÉS DE PORTALEGRE É NORMAL.
É POR ISSO QUE TODA A GENTE NESTE ALENTEJO COMO ÉVORA, BEJA E ETC, GOZAM QUE PORTALEGRE É MAIS PEQUENO QUE ELVAS. AHAHAHAHAH

VAI PASTAR PA!


De Elvense a 7 de Dezembro de 2010 às 16:46

e mais... tá caladinho quando falas da estação de comboios de Elvas, porque ao pé da Estação de Comboios de Portalegre, esta está em muito melhor qualidade. A de Portalegre está ao abandono e encotra-se bastante longe do perimetro da cidade (12km).


De Anónimo a 3 de Dezembro de 2010 às 02:08

Queres saber porque Portalegre é uma das camaras mais endividadas do País? Então eu explico-te, dando-te só alguns exemplos:

Construção de uma zona industrial que em área deve ser maior que toda a cidade de Elvas;
Desenvolvimento do Programa Polis, que restruturou toda a cidade antiga, envolvendo variadissimos projectos urbanos;
Expansão da cidade, construindo-se novas avenidas e novos equipamentos de apoio;
Renovação de todas as infra-estruturas subterraneas, tornando Portalegre um dos concelhos mais eficientes em saneamento básico, com melhores aproveitamentos e menores perdas de água;
Desenvolvimento da Fundação Robinson, que depois de totalmente finalizada, será um dos maiores complexos culturais do País, com um parque de alguns hectares onde se encontram um conjunto de variadissimos edificios que vao desde museus a sedes culturais, polos artisticos, etc.;
Reabilitação do enorme edificio histórico da Fábrica Real, englobando a nova câmara municipal, centro de congressos, etc.;
Desenvolvimento e apoio a sectores empresariais, criando-se algumas vertentes que hj são ja uma imagem de marca em Portalegre, como o ICTVR (Centro Internacional de Tecnologia de Realidade Virtual);
Reabilitação de edifcios degradados na zona historica, construçao de outros; Caep, escola de hotelaria e turismo, Reabilitação de todo o parque escolar, construção de complexos culturais e desportivos; renovação de todos os acessos a freguesias, ...etc etc..

É obvio que isto são tudo são obras de grande envergadura que envolvem largos milhões, mas estão feitas e outras continuam. A câmara ficou endividada como todas as câmaras do País que fizeram obras.

Muitos Portalegrenses criticam, porque as pessoas de Portalegre são por natureza inconformadas e defendem que a cidade como uma capital de distrito que se preze deveria ter muito mais, sobretudo alguma dignidade facultada por parte do poder central que a tem ignorado injustamente (sobretudo nos ultimos anos) resultando em problemas nao só para Portalegre mas para a região. Os portalegrenses não dizem, "a nossa cidade é a maior", porque isso seria o ridiculo de cair em imodestia e o absurdo de ser conformista. A cidade de Portalegre tem enormes valências mas é uma capital de distrito do interior e à semelhanca das suas homologas como Bragança, Beja, Guarda, etc. vivem as dificuldades da interiorização.

Relativamente ao concelho de Elva que sofre a interiorização e muito mais, (com a agravância de nao ser a cidade âncora) , esta tem uma valência que é a fronteira do Caia, no entanto Elvas vive afundado na ignorância local. Não se desenvolve e perde oportunidades de se poder desenvolver, ou pelo menos não decair tanto (o que já não seria mau)...E porque? Porque tem um Rondao apoiado por quase todos os elvenes...que aposta em fazer "Circos"para animar o povito rural da terra, que ficam muito contentes com a festa, mas aquilo nao passa de balelas, coisita pouca mas publicitada como grande coisa. Faz-se alguma coisinha e por mais insignificante que aquilo seja, é sempre vendida como mega-coisa. Vamos ver o que foi feito em Elvas nestes anos todos e não se ve nada de grande dimensão, importância ou que seja decisivo para o futuro. O que sustentava Elvas - foi-se (quartel militar e guarda das fronteiras) e os buracos vazios vão-se tapando com Rondonisses! È obvio que com obrazinhas dessas, a câmara nao está muito endividada, o que é mais que compreensivel, mas ao revés de não estar endividada, ela está condenada!




De Elvense a 4 de Dezembro de 2010 às 02:08

Não sejas ridiculo! A Câmara de Portalegre está endividada porque sempre esteve, porque de novo em Portalegre, não se vê absolutamente nada. E quando falas de Elvas, nota-se a tua profunda ignorância como as dos demais Portalegrenses ignorantes que comentam este blog! Elvas para alem de ser a cidade mais desenvolvida no distrito, beneficia de ser a principal porta de entrada de Portugal, tem bairros periféricos enormes e qualquer pessoa que conheça bem Elvas, jamais poderá desmentir este facto! Todas as artérias fora do centro histórico, são grandes avenidas, como existem em Badajoz, que é sinal de uma cidade bem desenvolvida, é aquilo que não se passa em Portalegre. Elvas é uma cidade fronteiriça, que aposta no seu desenvolvimento e que terá bastante futuro a nível turístico, muito maior que o de Portalegre, uma vez que a oferta turística é bastante maior. Grandes infraestrutas em Elvas, não vês nenhuma nos ultimos tempos, então eu passo a citar algumas dos ultimos 5 anos:
- A maior sala de espectáculos do sul de Portugal, o Coliseu José Rondão Almeida.
- A nova estação rodoviária.
- Centro Comercial e de Habitação Espaço Santa Luzia que está em construção e é enorme.
- Requalificação total da Praça da Republica.
- Novo e maior museu de arte contemporânea do sul de Portugal.
- O novo museu nacional militar de Portugal, um dos maiores da europa.
- Unidade de Cuidados Continuados da Cruz Vermelha.
- Hospital de Dia do Hospital de St. Luzia de Elvas.
- Novas residências da APPACDM.
- Novos lares nas freguesias.
- Novos pavilhões nas freguesias.
- Novos relvados sintéticos.
e poderia referir aqui muitas mais!
Em breve entrara para requalificação a estrada do paraiso, que será a continuação da grande avenida de badajoz, até à entrada da Autoestrada A6.
Portalegre não se vê nada, absolutamente nada! São uma cidade pobre, feia e mal desenvolvida, parada completamente no tempo, não entrou no Século XXI.
Ainda hoje estive com uns amigos de Portalegre, e eles disseram que Portalegre é sempre a mesma pasmaceira e que não tem absolutamente desenvolvimento nenhum, só fecham as poucas empresas que tem, as lojas do centro histórico estão a fechar, não há lojas de marca de excelência (como existem em Elvas),e também me foi dito que Portalegre ao lado de Elvas, era uma aldeia pequenina e antiga. E no fundo é isso que Portalegre é, uma aldeia no meio das serras.
Elvas é o futuro do distrito, a nível de desemprego no que diz respeito aos ultimos dados de Outubro, Portalegre acrescentou mais 126 desempregados aos cerca de 1200 que existem, enquanto que em Elvas o número de desempregados diminuiu em 132 pessoas, ficando agora nos 1.100 desempregados. Portalegre não produz desenvolvimento, e poderia ser em conjunto com Elvas, duas cidades de referência do Alentejo, mas sendo assim a única cidade de referencia neste distrito é Elvas. É aqui que está o futuro do distrito.
Portalegre que se meta a milhas, porque qualquer dia deixará de ser o distrito de Portalegre, para ser na totalidade o distrito de Évora, senão mesmo distrito de Elvas na Provincia de Badajoz.

Portalegre morreu quando entramos no Século XXI, Elvas abriu os olhos e passou ao lado de Portalegre com um "Adeuzinho" de alta escala.


De Elvense a 4 de Dezembro de 2010 às 02:09

e mais... já Portalegre queria ter um Presidente como Rondão Almeida, esse é o vosso ponto fraco, tem um Mata Cáceres que o nome dele diz tudo, Mata, Mata não, já matou a cidade de Portalegre há muito tempo, não abram os olhos, que não é preciso! Qualquer dia Portalegre está da dimensão de vilas como Campo Maior.


De Anónimo a 4 de Dezembro de 2010 às 23:05

A VILA DE CAMPO MAIOR QUE TU FALAS, É O CONCELHO QUE DÁ EMPREGO À TUA "ENORME METRÓPOLE DE ELVAS QUE TEM AS BELAS AVENIDAS DESNIVELADAS PARA CIRCULAR AS BESTAS E AS CARROÇAS DOS LELOS"!!! PALHAÇO


De Anónimo a 4 de Dezembro de 2010 às 12:20
ÉS MESMO RIDÍCULO ELVENSE...ISSO É QUE SÃO AS OBRAS GRANDES QUE VÃO MUDAR O RUMO DE ELVAS????? REQUALIFICAÇÃO DE PRAÇAS, PAVILHÕES DESPORTIVOS, APPACDM, SALA DE ESPECTÁCULOS, LARES E ETC????!!!! ACHAS QUE OS OUTROS CONCELHOS NÃO FIZERAM ISSO TAMBÉM???? ESTÁS MESMO ISOLADO NA PARVALHEIRA TU....SE OS TEUS RIVAIS LÁ DE PORTALEGRE OUVIREM ISTO, ATÉ SE VÃO RIR DE TI. ISSO QUE TENS AQUI NESTA PARVÓNIA OU...RONDÓNIA, É O QUE HÁ EM TODO O LADO, EU QUANDO ME DESLOCO A PORTALEGRE VEJO ISSO TUDO CONSTRUÍDO, MAS NA DIFERENÇA DE NORMALMENTE ESTAREM SEMPRE MELHOR EXECUTADOS E A MAIORES ESCALAS. CLARO QUE NÃO VEJO LÁ UM CENTRO DE CUIDADOS CONTINUADOS DA CRUZ VERMELHA OU OUTRAS COISAS SINGULARES, QUE POSSA HAVER AQUI (PRAÇAS DE TOIROS COBERTAS, ETC)....MAS POR OUTRO LADO, VEJO TANTA OUTRA COISA EM PORTALEGRE QUE NÃO VEJO AQUI...E QUE ELVAS SE ROI TODINHA DE INVEJA POR NÃO TER TAMBÉM. AGORA FEZ-SE AQUI UMA GRANDE FESTA POR CAUSA DO CENTRO DA CRUZ VERMELHA E EM PORTALEGRE? VAIS LÁ E VÊS DOIS CENTROS HOSPITALARES PRIVADOS DE HEMODIALISE RENAL COM ENORMES INSTALAÇÕES QUE FORAM ACABADOS DE INAUGURAR...E OS PORTALEGRENSES ANDAM A A PAVONEAR-SE DISSO??? ANDAM A FESTEJAR, OLHEM, NOS TEMOS ISTO E VCS NÃO TEM..NHAM NHAM...(TIPO CRIANCINHA DA ESCOLA PRIMARIA)??! POR AMOR DE DEUS...VCS SÃO MESMO RIDÍCULOS!!!!! POIS ACREDITA QUE SE OS PORTALEGRENSES QUISESSEM JUDIAR CONVOSCO ASSIM...POR ESSES MOTIVOS DE COMPARAÇÃO, OS ELVENSES ESTAVAM BEM TRAMADOS. É SIGNIFICATIVAMENTE ESMAGADOR O QUE EXISTE EM PORTALEGRE E QUE NÃO EXISTE AQUI EM ELVAS, MAS QUE VCS DAVAM TUDO PARA QUE EXISTISSE. ACHO MESMO RIDÍCULO ESTAREM-SE A COMPARAR COM PORTALEGRE.


De Elvense a 5 de Dezembro de 2010 às 03:48

és ridiculo todos os dias.
Olha manda-te ao mar e diz que te empurraram! Melhor manda-te da serra das cabras.
Desaparece daqui mas é! Costuma-se dizer quem está mal que se mude, se estás mal em Elvas e achas que Portalegre está melhor (uhuh) então pira-te!


De Anonimo a 5 de Dezembro de 2010 às 04:23

O que oferece Potalegre aos seus visitantes em época natalicia? ZERO!

Elvas oferece a melhor e maior iluminação do sul de Portugal no centro histórico da cidade num custo de cerca de 170.000€, oferece ainda um presépio de tamanho natural em frente à Igreja da Sé, oferece também a maior pista de gelo de Portugal em recinto coberto com 800 metros quadrados e ainda a maior novidade, tem a 2ª maior arvore de natal de Portugal com quase 30 metros de altura, maior só mesmo em Lisboa com cerca de 40 metros de altura.

Aprendam a chamar turistas!


De Anónimo a 5 de Dezembro de 2010 às 13:29

HAHAHA...ELVENSE, VOU-TE FAZER UMA PERGUNTA! RESPONDE COM SINCERIDADE, OK? JA ALGUMA VEZ SAISTE DE ELVAS???? OU SEMPRE VIVESTE AI??? NÃO TEN RADIO, TELEVISÃO???? ACHO QUE VIVES ISOLADO E SOFRES DE GRAVES DISTURBIOS MENTAIS À SEMELHANCA DO RONDÃO! HA UM PRESÉPIO JUNTO À IGREJA E UMA ÁRVORE DE NATAL!!!! ELVAS ESTA A PROGREDIR!!!!! VIVA ELVAS!!!!ELVAS DIZ SEMPRE QUE TEM ALGUMA COISA QUE OU É A NUMERO 1 OU A NUMERO 2 EM TAMANHO...O QUE É INCRIVEL É QUE SAO SEMPRE AS MAIORES MENTIRAS OU ENTÃO SÃO AS MAIORES EM ANORMALIDADE E ESTUPIDEZ!!!! AHAHAH


De Anónimo a 5 de Dezembro de 2010 às 14:00

O Rondão gasta 170 mil euros no natal e nós em Elvas, continuamos sem emprego e cada vez mais pobres. Pelo menos, para figurar o presépio deveria ser contrataddo pessoal aqui de elvas, sempre dava +/- uns 5 a 10 empregos para desenrascar aqui a malta. Quem faz de vaca??? O Rondão ja ocupou o lugar de burro!


De elvense a 6 de Dezembro de 2010 às 16:31

Então tu vais a fazer de boi, porque a vaca é a tua mãe!


De Anónimo a 6 de Dezembro de 2010 às 21:10

Eu não vou fazer de nada, porque eu tenho emprego, ja em relação à minha mãe, ela felizmente não vive em Elvas. Já que a tua provavelmente faz a vida a dar o cu no aqueduto, então resta-te a ti fazer o papel....aproveita....olha que arranjar emprego em Elvas nao é facil, para não falar "impossivel"! Tens aqui uma oportunidade, não a desperdices...fala com o Rondão!


De Elvense a 7 de Dezembro de 2010 às 16:25

Não obrigado deixa estar! A tua mãe não trabalha em Elvas? Normal, ela é Presidente da Secção de "Putas Séniores do Instituto de Putas da Serra das Cabras" com sede em Portalegre. O Aqueduto da Amoreira é algo de muito histórico que Portalegre não sabe o que é ter, que se chamam monumentos. Apenas se ouve na Rádio Portalegre, pessoas preocupadas com as flores do monumento dos mortos antes de chegar ao Rossio! Assim se nota o desenvolvimento de Portalegre, preocupação com flores, como se isso fosse o essencial para o desenvolvimento da cidade. Mas como vocês vivem numa serra das cabras é normal que se preocupem com esses aspectos! Sabes que mais? Os burros que estão em Elvas, foram burros espertos que sairam de Portalegre antes de ficarem com a naturalidade numa aldeia chamada Portalegre.

PORTALEGRE É SHIT.


De PedroLopes a 8 de Dezembro de 2010 às 15:47

Pessoal porquê isto tudo? Não seria melhor que em vez de andarem a discutir qual é a melhor cidade, se unissemos todos para que o nosso distrito de Portalegre se desenvolve-se?!
As cidades de Elvas e Portalegre nos Censos de 2001 tinham os mesmos habitantes, é um facto. Eu conheço bem Elvas, tal como conheço Portalegre, e cada cidade tem as suas características boas e más. Elvas está bastante desenvolvida, é verdade e ninguém pode dizer que não, porque isso está à vista de todos, e os Portalegrenses deviam orgulhar-se de ter uma cidade no distrito como Elvas, em mais nenhum distrito do Alentejo isto acontece, vejamos... em todos os distritos há a capital de distrito que é a maior cidade e mais desenvolvida e as restantes cidades são cidades com 7/8/9 mil habitantes. O Distrito de Portalegre tem 2 grandes cidades do Alentejo, Elvas e Portalegre, que são conhecidas internacionalmente. Portalegre no entanto está também em desenvolvimento, o único que se passa diferente de Elvas, é que a Câmara de Portalegre não tem tanto dinheiro para investir como tem a Câmara de Elvas, sendo a 7ª mais rica do país e a menos endividada do país, Portalegre apenas se tem parado um bocadinho no tempo, não investe no desenvolvimento da cidade o suficiente. Elvas pelo contrário todos os dias tem coisas novas e está com um desenvolvimento extrondoso, mas acho que isso deveria ser um orgulho para todos os Elvenses e Portalegrenses, porque no fundo somos todos do mesmo distrito, o distrito não é Portalegre, somos todos nós, Portalegre é apenas o nome do distrito, mas não é por isso que Portalegre tem mais mérito que Elvas, ou Elvas mais mérito que Portalegre, o que se passa é que Elvas beneficia de estar na principal fronteira portuguesa e de ser uma cidade turística com forte desenvolvimento e uma capacidade hoteleira superior à do distrito todo junto, são factos verdadeiros, tem mais património para apresentar aos seus visitantes, mas Portalegre não tendo tanto património para apresentar aos visitantes, pode investir noutras coisas. Vi aqui Portalegrenses, quase que a desejar que Elvas não fosse eleita património mundial, porquê? Se todos pensarmos bem no assunto, se Elvas for eleita património mundial, não leva só o nome de Elvas pelo mundo, leva também o nome do distrito de Portalegre, e é nisso que temos que pensar! O distrito de Portalegre está a perder muita população, a população que temos está envelhecida e visto que o governo não quer saber do interior para nada, temos que ser nós a fazer para que o nosso distrito se torne melhor e mais atractivo! Elvas futuramente vai beneficiar de ser uma eurocidade em conjunto com Badajoz, ou seja o nosso distrito terá uma cidade com cerca de 200 mil habitantes, feita da união de Elvas e Badajoz. Isto é bom para Elvas e para Portalegre e também para a cidade de Badajoz. Portalegre com a Eurocidade Elvas/Badajoz beneficia de poder vir a ter bastantes mais serviços. Esperemos que no futuro o TGV sempre seja construido em Elvas para que possa trazer menos desemprego ao nosso distrito, para que o nosso distrito seja um exemplo para todos os outros! A taxa de desemprego de Elvas e Portalegre é indentica. São as 3 cidades do distrito que concentram o maior numero de desempregados: Portalegre, Elvas e Ponte de Sôr. Elvas e Portalegre tem cerca de 1.150 desempregados cada uma delas, enquanto que Ponte de Sôr ronda as 1.000, mas é normal, Ponte de Sôr tem menos 4 ou 5 mil habitantes que Elvas e Portalegre.
O distrito de Portalegre é demasiado pequeno, para que haja estas rivalidades entre 2 grandes cidades como Elvas e Portalegre, são os maiores pólos populacionais do distrito que tem os mesmissimos habitantes! Temos é que pensar em nos unirmos todos para travar os problemas do nosso distrito e não andar para aqui a criar rivalidades entre duas cidades, porque no fundo quem se ri com isto tudo são os distritos de Évora e Beja.

Cumprimentos a todos os Elvenses e Portalegrenses! 


De Anónimo a 8 de Dezembro de 2010 às 19:14

VOCÊ TEM MUITA RAZÃO, NÃO FAZ SENTIDO NENHUM ESTA RIVALIDADE RIDICULA. MAS QUEIRA-ME SÓ FAZER UM REPARO NO SEU TEXTO...OU MELHOR..ESSE REPARO GOSTARIA QUE FOSSE VOCÊ A FAZE-LO PARA SI...CONSULTE LÁ O VOLUME DE DINHEIRO INVESTIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTALEGRE NOS ULTIMOS ANOS E COMPARE LÁ COM O VOLUME DE DINHEIRO INVESTIDO POR ELVAS....CONSULTE ISSO. NÃO REPARE SÓ NO PIDDAC AO QUAL ELVAS TEM SIDO PRIVILIGIADA, MAS CONSULTE OS PROJECTOS DE INICIATIVA MUNICIPAL E PRIVADA, DO QREN E OUTROS....QUANDO REPARAR NO QUE LHE QUERO DIZER, VAI CONSTATAR ALGUNS FACTOS. SE O SENHOR PEDRO LOPES CONSULTAR SÓ O INVESTIMENTO DO PARQUE DA FUNDAÇÃO ROBINSON VAI DEPARAR-SE COM UMA QUANTIA UM POUCO ASTRONÓMICA QUE PROVAVELMENTE NÃO ESTAVA A CONTAR.
AGORA DIGA-ME SÓ UMA COISA, O QUE É QUE PARA SI "O DESENVOLVIMENTO"? CONSTRUIR AVENIDAS DE MEIA TIJELA? CAMPOS DE RELVA SINTETICA, PRAÇA DE TOIROS COBERTAS?...DIGA-ME, ISSO JÁ LHE DEU EMPREGO? QUANTOS POSTOS DE TRABALHO FORAM CRIADOS EM ELVAS? ACHA QUE ELVAS SE DESENVOLVE QUANDO CONTINUA A PERDER POPULAÇÃO? OUTRA COISA, QUE LHE VOU DIZER E ATREVO-ME A DIZER ISTO EM NOME DOS  PORTALEGRENSES PORQUE OS CONHEÇO. ELES NÃO TEM QUALQUER TIPO DE RIVALIDADE COM ELVAS (PODENDO HAVER AQUI UM OU OUTRO COMO CASOS RAROS), MAS O QUE VEJO É PRECISAMENTE O CONTRÁRIO, MUITOS DELES ATÉ DESCONHECEM ESTE ÓDIO DOS ELVENSES E FORA AQUELES QUE SIMPLESMENTE NEM TEM QUALQUER OPINIÃO FORMADA SOBRE ELVAS, ELES TORCEM PARA QUE ELVAS SE DESENVOLVA. VERIFICA-SE EM QUEM DECIDE E EM DETERIMADOS BASTIDORES DA DECISÃO PUBLICA DISTRITAL SEDEADOS NA CAPITAL, QUE ATÉ TEM PRIVILIGIADO ELVAS E NÃO MUITOS OUTROS CONCELHOS. (ACHO POR EXEMPLO QUE PONTE DE SOR DEVERIA SER MUITO MAIS PRIVILIGIADA E NÃO É).  RECORDO-ME POR EXEMPLO DE VER O PRESIDENTE DA CÂMARA DE PORTALEGRE A FAZER DECLARAÇÕES PUBLICAS DEFENDENDO O TGV NO CAIA, DA MESMA FORMA QUE ME RECORDO DE DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DE ELVAS A MANIFESTAR ÓDIO CONTRA PORTALEGRE. A RIVALIDADE E ÓDIO É SEMPRE MANIFESTADA PELO ELO MAIS FRACO, OU SEJA, POR AQUELE QUE TEM INVEJA....DA OUTRA PARTE SIMPLESMENTE IGNORAM. VIVA PORTALEGRE, ELVAS, PONTE SOR, MARVÃO, ETC.


De Anónimo a 8 de Dezembro de 2010 às 20:14
E OUTRO EXEMPLO...O PLANO RODOVIÁRIO NACIONAL PRETENDE UNIR TODAS AS CAPITAIS DE DISTRITO DO PAÍS, TENDO O GOVERNO APRESENTADO O ESTUDO PRÉVIO DA AE DE PORTALEGRE QUE CONSTA NA LIGAÇÃO DA A23 (NÓ DO FRATEL) - CIDADE DE PORTALEGRE-ATÉ À A6 EM ESTREMOZ. OS DE PORTALEGRE NÃO QUEREM A AUTOESTRADA COM ESTE TRAÇADO, DIZENDO QUE ELA DEVERIA BENEFICIAR MAIS O DISTRITO, LIGANDO A ELVAS E NÃO A ESTREMOZ. E SABEM O QUE ELES QUEREM COM ISSO??? QUEREM QUE O INVESTIMENTO NÃO FUJA PARA ÉVORA E SE FIXE PELO DISTRITO DE PORTALEGRE. ESTÃO A BATER-SE POR ISSO, PORQUE PREFEREM O DESENVOLVIMENTO DE PORTALEGRE E ELVAS EM VEZ DO DESENVOLVIMENTO DE ESTREMOZ E ÉVORA. VEJAM SÓ A IMPORTÂNCIA QUE SERIA SE ELVAS TIVESSE ALEM DA A6, UMA OUTRA AUTOESTRADA LIGANDO AO NORTE DO PAÍS!!! VEJAM BEM A POTENCIALIDADE DISTO! MAS CLARO QUE EM ELVAS  NINGUEM QUER AJUDAR O DISTRITO, NÃO SE MOVIMENTAM JUNTAMENTE COM PORTALEGRE, PORQUE PREFEREM ABDICAR DE UMA ENORME POTENCIALIDADE SÓ PARA QUE PORTALEGRE NÃO BENEFICIE DELA.
SE ALGUM DIA DEREM ALGUMA ESMOLA A ELVAS  NA CONDIÇÃO DE O DAREM TAMBEM A PORTALEGRE, OS DE ELVAS PREFEREM MORRER À FOME, SÓ PARA QUE PORTALEGRE POSSA SER PREJUDICADA! TAMANHO O SEU ÓDIO....E PORQUE ESSE ÓDIO??? ISSO É QUE NÃO ENTENDO... POR AMOR DE DEUS, O CONCELHO DE ELVAS JUNTA-SE AO DIABO DE ÉVORA QUE A IGNORA E LHE ROUBA O PROTAGONISMO TODO NA LIGAÇÃO DE LIBOA A MADRID PELO TRAÇADO DA A6...E COSPE NA MÃO DA CIDADE QUE A AJUDA, REPARTINDO MUITO DO QUE TEM, PARA QUE POSSA TAMBEM HAVER ALGUMA COISA EM ELVAS. NÃO CONHECO OUTRAS CAPITAIS DE DISTRITO A PARTILHAR DA MESMA FORMA COMO PORTALEGRE O FAZ COM ELVAS. ISTO TUDO DEMONSTRA COMO OS ELVENSES SÃO AUTODESTRUTIVOS, IGNORANTES E ALIMENTAM UM ÓDIO RIDICULO QUE SE VIRA CONTRA ELES PRÓPRIOS. ALGUEM ME EXPLIQUE ISTO?


De PedroLopes a 9 de Dezembro de 2010 às 19:50
É verdade que a cidade de Portalegre em relação às demais capitais de distrito do nosso país, está bastante esquecida. Seria óptimo que  Elvas e Portalegre estivessem unidas por uma autoestrada. Mas de uma coisa todos os temos que orgulhar, as cidades de Elvas e Portalegre em desenvolvimento, fazem ver muito aos restantes distritos do Alentejo! Évora é sempre a privilegiada em tudo por ser a maior cidade do Alentejo, normal... as outras como Beja, Portalegre e Elvas não são maiores porque as grandes marcas só investem em Évora e o governo igual! Acredita que muitos comentários de elvenses aqui são repugnantes e até me dá vergonha, felizmente que sei que existem bastantes pessoas sérias em Elvas e sabem a importância que Portalegre tem. Elvas e Portalegre apenas tem que se juntar para desenvolver o nosso distrito, sendo os maiores pólos populacionais do mesmo! São os dois únicos concelhos do distrito que ultrapassam os 20 mil habitantes! Nós aqui em Elvas também preferimos que a Autoestrada seja Portalegre-Elvas e não Portalegre-Estremoz, porque aí já estão a beneficiar o distrito de Évora e nós queremos desenvolver é o nosso! Eu acho que seria uma brilhante ideia criar-se a Associação para o Desenvolvimento do Distrito de Portalegre, assim como existe a Associação para o Desenvolvimento da Eurocidade Elvas/Badajoz, que se esta eurocidade for para a frente será bom tanto para Elvas como para Portalegre e todo o nosso distrito. Assim como a eleição de Elvas a Património Mundial, será bom para todos, não somente para Elvas, todos temos que nos orgulhar de Elvas ser uma cidade de referencia a nível turístico. Vamos todos, JUNTOS, lutar por um distrito melhor e sem rivalidades absurdas! 


Já agora para quem esteja interessado:
"MARIZA LANÇA NOVO ÁLBUM NO ALENTEJO
DIA 15 DE ABRIL DE 2011 PELAS 21.30H
NO COLISEU DA CIDADE DE ELVAS."


Será um concerto memorável, Mariza pela segunda vez em Elvas. 


ELVAS E PORTALEGRE, juntas por um distrito melhor!


De Elvense a 10 de Dezembro de 2010 às 02:08
"Os preços mais baixos levaram cerca de 200 famílias espanholas a comprar uma moradia ou apartamento na cidade de Elvas desde o início da década. Mas foi, sobretudo, nos últimos dois anos que a situação se acentuou. É que durante este período, segundo as imobiliárias da cidade alentejana, o mercado imobiliário espanhol inflacionou quase 100 por cento. Um apartamento com 90 metros quadrados, com mais de uma década de uso, chega a custar 200 mil euros em Badajoz. Uma casa a estrear com um área maior, na ordem dos 120 metros quadrados, custa menos 50 mil euros em Elvas.
As Vilas Aqueduto são um pequeno exemplo daquilo que se passa na cidade alentejana. João Pinheiro, agente imobiliário diz ter vendido, só neste empreendimento, cerca de 70 apartamentos a espanhóis.
*proximidade com os locais de trabalho, os preços mais baixos e uma melhor qualidade na construção das casas são alguns dos motivos que levam ‘nuestros hermanos’, na maioria casais jovens, a mudarem-se para Elvas.

"Os preços das habitações são mais em conta e a qualidade da construção é mais elevada. Foram dois motivos que pesaram na decisão da família", diz Vanessa Dominguez, de 26 anos, ao CM."



SITE DA NOTICIA:
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000228-0000-0000-0000-000000000228&contentid=5C9ACAAE-6A5B-4483-A737-CAC99180F0E6


De Anonimo a 24 de Dezembro de 2010 às 02:56
Em noticia hoje divulgada pelo INE sobre censos demográficos tenho-vos a informar que o nosso distrito voltou a perder habitantes entre 2008 e 2009. O distrito de Portalegre tinha em 2005 cerca de 120 mil habitantes e em Dezembro de 2009 tinha cerca de 115 mil, ou seja menos 5 mil habitantes.
De todos os concelhos do distrito, não houve nenhum que regista-se aumento da população, o que menor população perdeu foi o concelho de Campo Maior. Entretanto o concelho que registou maior perda de população foi o Concelho de Portalegre que perdeu 246 habitantes entre 2008 e 2009, seguidamente o concelho de Elvas que perdeu 176 habitantes entre 2008 e 2009 e logo a seguir o concelho de Ponte de Sôr que perdeu 96 habitantes entre 2008 e 2009. No que diz respeito à faixa etária entre os 0 e os 14 anos o concelho que lidera com maior número de jovens é o concelho de Elvas com 3.400 jovens nessa faixa etária, seguido do concelho de Portalegre com 2.700 jovens e logo depois o concelho de Ponte de Sôr com 1.500. Na faixa etária dos 14 aos 20 anos é também o concelho de Elvas que lidera com cerca de 6.200 jovens, seguido do de Portalegre com cerca de 5.600 jovens e depois Ponte de Sôr com 3.900. Na faixa etária dos 50 aos 100 anos o concelho de Portalegre e Elvas estão nos mesmos patamares com cerca de 11.000 pessoas nessa faixa etária ambos os concelhos, seguido do de Ponte de Sôr com cerca de 7.500.

O Alentejo também perdeu população, em 2001 tinha cerca de 770 mil habitantes e actualmente tem cerca de 750 mil habitantes, o que significa que perdeu cerca de 20 mil habitantes. O concelho de Evora não foi excepção, tinha em 2001 cerca de 55 mil habitantes, tendo agora cerca de 52 mil.

O nosso alentejo vai de mal a pior! Se agora é assim, como será o futuro negro que se aproxima.


De MeuAlentejo a 24 de Dezembro de 2010 às 03:01
Nem quero pensar nesse futuro negro que aí vem.
O nosso distrito a perder 5 mil habitantes a cada 10 anos que passam, não tarda viveremos num distrito com pouco mais de 70 mil habitantes, onde as únicas cidades que haverá com "C" grande serão Portalegre e Elvas e que mesmo assim viveram um futuro com encerramento de empresas, serviços e muito mais! O que será feito do nosso distrito daqui a 50 anos?! Existirá?! O Governo não presta a mínima preocupação com o Distrito de Portalegre ou interior Alentejano. É por essas e por outras que eu sou a favor da regionalização!!


De Anonimo a 6 de Dezembro de 2010 às 16:36

Olha meu grande burro pastor de cabras na serra de são mamede, tudo isso que referis-te que a Câmara de Portalegre fez, foi tudo aquilo que já foi feito em Elvas e com muito maior qualidade, e a Câmara continua rica como sempre!!!! ÉS MESMO BURRO, PASTOR DE CABRAS DA CIDADE FANTASMA DA SERRA!! VEJAM SE PAGAM AO JULIO IGLESIAS!!


De João a 6 de Dezembro de 2010 às 20:35
Infelizmente a nossa cidade não esta endividada, mas é a pasmaceira total. O protagonismo está todo na capital do distrito. Eles tem a camara endividada, mas ao menos vão amealhando tudo o que é projectos de interesse, nós por ca vamos vivendo numa cidade que este Rondão de merda está a transformar em aldeia.


De Elvense a 7 de Dezembro de 2010 às 16:20
Nota-se a léguas que és Portalegrense! Vai pastar pá!!


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs
Em destaque no SAPO Blogs
pub