Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Domingo, 17 de Janeiro de 2010

A revitalização do Centro Histórico

Muito se tem falado nestes últimos tempos sobre a situação de quase abandono do Centro Histórico de Elvas. Vêm uns e disparam numa direcção seguidos dos outros a dispararem em sentido contrário. O resultado de tanto falatório é zero já que nada se resolve e muito menos se ninguém fizer nada por alterar a situação. Uns culpam a câmara por ir “roubando” lugares de estacionamento. Que me perdoem os apoiantes desta tese já que segundo a minha modesta opinião nunca estivemos tão bem servidos de lugares de estacionamento perto do centro como hoje. Concorde-se ou não, o parque subterrâneo é uma mais valia que permite estacionar o carro em segurança e ao abrigo das intempéries por meia dúzia de cêntimos. Que ninguém venha com a desculpa que é por causa do preço do dito estacionamento que não se vai às compras ao centro. Este argumento não cola. Sendo assim então onde está o problema? Nem mais nem menos que a falta de atractividade do comércio. Não vale a pena estarmos a escamotear a verdade. O problema é esse e mais nenhum.

Perguntar-me-ão como é que se pode então resolver esse problema?

 

UMA POSSÍVEL SOLUÇÃO

 

Não há ninguém que não tenha a noção que ir aos centros comerciais é um dos “desportos” favoritos dos portugueses. Em Elvas qualquer coisa que se pareça com tal, não é coincidência. Não há mesmo!

E porque não fazer um mesmo no centro? Quem é que poderá dizer que “uma coisa destas” não atrairia muita gente ao centro, desde que estivesse aberto sábados e domingos como em toda a parte?

 

- Onde fazer?

Presumo que se olharem para a fotografia aérea todos se situarão. Contornado a vermelho encontra-se o edifício da antiga “Setubalense”. Se pensarmos bem, o edifício tem 5 andares: dois, abaixo da cota da Praça da República e três acima da referida cota. Tem 2 entradas: uma pela Rua da Cadeia e outra pela Praça da República. Mas se repararem, nas linhas a amarelo, facilmente se ligaria o Centro Comercial ao parque subterrâneo.

Penso que com mais ou menos burocracia e juntando os vários proprietários se chegaria a um acordo para juntar os “trapinhos”.

 

- Como fazer?

Pois bem, esse seria definitivamente o problema mais bicudo pois obrigava a UMA VERDADEIRA ASSOCIAÇÃO entre os comerciantes, que em primeiro lugar pensassem no bem comum e não cada um na sua quinta. Antes de aparecerem as grandes superfícies, os comerciantes tiveram todas as oportunidades de dar o passo em frente. Não o deram e agora poderão é estar a um passo do abismo.

 

Alguns dirão depois de ler estas linhas: este tipo é maluco e não entende nada do assunto. É verdade! Não entendo nada do assunto, no entanto entendo bastante de ser CONSUMIDOR. Sei o que quero e sei onde procurar. A maioria das pessoas são como eu.

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 02:45
Link do post | Comentar | favorito
19 comentários:
De Não residente em Elvas a 17 de Janeiro de 2010 às 09:45
Em minha opinião o Centro histórico de Elvas,  necessita não de um centro comercial mas sim de um comercio atractivo e não so virado para o antigamente (espanhois). O centro comercial iria matar o pouco comercio elvense. O proprio centro comercial teria as suas lojas com rendas caras e pouco chamativas ao comerciante de elvas e os produtos em si caros logo acabariam por morrer de morte lenta e com o pessoal do oriente a instalar-se com as suas famosas lojas de quinquelharia.
E para tal ja temos o Pagapouco que ja afasta do centro de Elvas as pessoas no seu passeio de fim de semana, logo não concordo com o centro comercial mas sim num comercio variado com qualidade atractivo e digno de uma cidade como elvas.
Quanto ao estacionamento nunca Elvas esteve tão bem nesse aspecto realmente não á desculpa para não ir ao centro de Elvas.
Quanto a vertente cultural e do patrimonio bem ai cabe a todos nós e em especial as entidades e aos proprietarios privados cuidar e valorizar o centro histórico , chamo a atenção para a degradação dos vários Passos espalhados pelas arterias da cidade o seu estado de degradação é tal que os azulejos ou estão no chão ou sem qualquer imagem, quem é o responsavel não sei nem me interessa mas chamo a atenção de todos para a perda deste patrimonio.
 


De Toca a Todos a 17 de Janeiro de 2010 às 11:00
O que eu vim aqui foi dizer que no dia 14 de Janeiro á noite no cinte teatro a dotora Elsa fez um descurso a dezer bem dos militares que se tão borrifando pra Elvas e nunca cá deviam ter metido as patas. Mais valia tar calada.

Já sabem que eu não gosto dela porque uma vez a dita pessoa fui-lhe pedir o rendimento minimo e ela mandou-me trabalhar como se eu tivesse tempo para andar a perder com a porcaria do trabalho.
Se gosta tanto de trabalho pode trabalhar por mim e por ela! Não querias mai nada!

É uma socialista graxista.
Mas o Mocinha ainda é um pecadinho pior porque é mais incompetente e vira casacas que se passou do PSD para o Ps só a ver do taxo.


De Anónimo a 17 de Janeiro de 2010 às 14:23
Portinholas não tem emenda! Agora vem p aqui dizer mal da senhora. não chegava já o dr. mocinha? tem a dra elsa mais dignidade na ponta duma unha do que ele no corpo todo! Ela é uma trabalhadora e tu és um malandro que não faz nada da vida. Aí é que está a diferença e a razão da tua fúria ó atrasado mental.


De Anónimo a 20 de Janeiro de 2010 às 13:15
O parvo do Toca a Todos que agora se virou para a vereadora Drª Elsa só diz mal por dizer, porque na noite do 14 de Janeiro no Cine-Teatro a senhora fez um discurso excelente. O público interrompeu-a várias vezes com palmas. Eu estava lá, não foi preciso ter espiões como o Toca a Todos!

Esta vereadora toca as pessoas com as suas palavras assim como Rondão Almeida faz.

Como alguns já escreveram, é uma coisa que nasce com as pessoas e a senhora tem. Os senhores que a criticam e ao Presidente não têm e é isso que os deixa tão nervosos, a ponto de andarem sempre a ofender.


De Anónimo a 17 de Janeiro de 2010 às 13:44
Quer o comércio aberto ao Domingo?
E porque não quer também durante a noite?
Não sabe que o Domingo é sagrado para o descanso e para a familia e não é para ir às compras?
Os comerciantes também precisam descansar e de dormir.
Essa ideia nem parece sua que diz que és do CDS.


De Anónimo a 17 de Janeiro de 2010 às 14:31
por este último comentário devo concluir:
- Não há medicos do CDS, visto que trabalham por turnos e logo também trabalham ao domingo. Por esta razão também não haverão enfermeiros, militares, policias, padres.. do CDS! Nem mesmo politicos do CDS, visto que por vezes também trabalham ao fim-de-semana, como ainda ontem na discussão da aprovação do OE com o Ministro das Finanças! Eu ja desconfiava que aquilo era um partido de crápulas e o portinholeiro ainda me dá razão! Afinal, de contas nem tu es do CDS pá, já que nem ao domingo tens descanso da tua profissão de bloguista mete-nojo.


De anti noddy a 19 de Janeiro de 2010 às 00:48
ele nao é do cds. ele é dos parvos.
tenho vergonha de haver um cromo destes na minha terra, armado em queque e ainda por cima fachista do cds.
inutil, tachista que perde as eleições e é como o duracell, dura e dura. desaparece cromo.
ele e o manuel antonio deviam juntar-se e fazer uma coligação: perdedores juntos pela sua terra.
assim ainda recebiam uns votos dos que tem pena dos coitadinhos
sr prof cesar, quando elimina esse energumeno deste blog? apague tudo o q ele escreve.
ninguem vai ao blog dele (as entradas no blog dele já se sabe que são dele, entra e sai entra e sai).
não interessa a ninguém.
inutil parasita que espera por poder um dia ser vereador de algum idiota que va mandar no psd e nao conheça o idiota. aldrabão.
abaixo o noddy, finge que vais urinar e sai da cena, ó meu.


De Anónimo a 17 de Janeiro de 2010 às 14:32
Já há muito tempo que não concordava com um texto seu sr. prof. Estou totalmente de acordo com este. Parabéns!


De omaiscomumdosmortais a 17 de Janeiro de 2010 às 18:32

Que falta de decência destes comentadores. Que Deus os perdõe já que os fez tão fracos.


De Anónimo a 17 de Janeiro de 2010 às 19:35
é o que eu digo... portinholas nem pára ao domingo! onde está o domingo dedicado À Sagrada família que dizias no outro comentário?


De JB a 17 de Janeiro de 2010 às 20:05
Totalmente de acordo. O Centro Histórico nunca esteve tão bem de estacionamento e deve-o ao actual Presidente da Câmara. Infelizmente há quem não perceba se Elvas quer beneficiar da posição geográfica que tem, não se pode deixar o carro à porta do carro ou do trabaho.

TODOS SOMOS ELVAS!


De JUSTICEIRO IMPLACÁVEL a 18 de Janeiro de 2010 às 00:00
Já andas bêbado outra vez "deixar o carro à porta do carro"?
De tanto lamberes o Rondão que até te enganas.


De JB a 18 de Janeiro de 2010 às 08:37
Muito obrigado caro Justiceiro, queria dizer "o carro à porta de casa".


De Anónimo a 17 de Janeiro de 2010 às 22:00
absolutamente de acordo consigo JB!


De Anónimo a 18 de Janeiro de 2010 às 10:32
"Uma ideia formidável", como gosta de dizer Tiago Abreu


De portasdolivenza a 18 de Janeiro de 2010 às 12:25
"a revitalização do centro histórico",1º diagnotiscar o que temos e em que condições está,2ºo que se pretende estrategicamente fazer em termos do turismo, com os monumentos por um lado e o conjunto habitacional por outro,qual a estratégia para a restauração o comércio e serviços dentro de muralhas.3ºque soluções tomar para atingir estes objectivos?4ºexecução dos mesmos.Certamente que para fazer um diagnostico acerca de elvas são necessarios estudos,levantamentos e inventariar tudo o que existe dentro de muralhas(está a debate para que todos os elvenses que queiram opinem no blog PORTASDOLIVENZA) .em relação ao 2º ponto "que estratégia para o turismo,monumentos e conjunto habitacional,restauração,comercio e serviços",dada a vastidão do tema e a importancia que encerra,deixo para todos os blloger´s elvenses interessados fazermos um trabalho serio e de fundo (politica á parte)no PORTASDOLIVENZA,desenvolvendo cada um de nós opiniões para que os politicos possam decidir melhor,tendo mais e melhor informação.em relação ao 3º e 4º ponto que aqui postei,proponho desenvolver em sequencia do 1º e 2º publicações e debates posteriormente no PORTASDOLIVENZA. 


De cantosdacarreira a 18 de Janeiro de 2010 às 14:53
A MANEIRA DE COMO RESOLVER O PROBLEMA DAS 1100 CASAS ABANDONADAS E DEGRADADAS QUE O POST ANTERIOR MENCIONOU,DEIXA-SE DEGRADAR UM QUARTEIRÃO INTEIRO,MANDA-SE ABAIXO OS ESCOMBROS,CRIA-SE UMA PRAÇA,UM FONTANÁRIO,BANCOS  PARA IDOSOS E DÁ-SE O NOME DE QUEM DEIXOU DEGRADAR O QUARTEIRÃO,É UMA SOLUÇÃO BARATA E COMO NÃO HÁ POPULAÇÃO PARAR OCUPAR AS DITAS CASAS,AUMENTA-SE A ÁREA DE ESTACIONAMENTO E DISFARÇA-SE O ÓBVIO,MISERIA ESCONDIDA,VÃO-SE CATAR NÃO TEM CAPACIDADE PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DE FUNDO E DESTA ENVERGADURA.


De Anónimo a 18 de Janeiro de 2010 às 17:11
Um centro comercial, no gaveto da Rua da Cadeia, Arco do Relógio e Praça da República, é o que se pode chamar, com toda a propriedade, uma ideia brilhante.


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs