Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Terça-feira, 20 de Outubro de 2009

Estou farto do homem

Já mais de uma vez falei aqui de José Saramago Prémio Nobel da Literatura que julgo eu por acaso que cada vez está mais insuportável e quando abre a boca que mais se parece a um cano de esgoto a dizer barbaridades talvez por já estar de pés para a cova ou por se julgar alguém de superior inteligência mas cá para mim não passa de um comunista reçabiado um filho da mãe sem princípios sem moral para dizer o que quer que seja e tudo o mais que me vem à cabeça e que aqui não posso referir por uma questão de educação que é coisa que ele não conhece dado que desta vez conseguiu ultrapassar todos os limites da razoabilidade ao fazer um ataque sem precedentes ao Papa e à Igreja Católica só comparável com os que fazem os radicais islâmicos quando também se atira como gato a bofe à Bíblia Sagrada como se esta fosse um manual diabólico e cujos ensinamentos não passam de factos retrógrados próprios de pessoas atrasadas ou incultas já que bebeu os seus ensinamentos por tipos como Marx e Lenine ou ainda pior do que estes que foi Staline que todos nós sabemos o grande pulha que foi mas que no entanto são os seus grandes heróis a quem com certeza muitas vezes bateu palmas e lhes deu vivas de punho cerrado quando milhões de pessoas sofriam na pele os maus tratos a miséria e a fome na URSS e nos países satélites que formavam a cortina de ferro e que até se deram ao luxo de construir um muro para evitar que nós ocidentais pudéssemos fugir para lá local de onde ele jamais deveria ter saído e por tudo isto e mais alguma coisa que vá para o raio que o parta e fique lá para Lancelote com a sua Pilar.

 

Nota – ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, …………… Quem tiver paciência que distribua as virgulas e os pontos finais.

 

Jacinto Césaar    

 


Tasca das amoreiras às 18:32
Link do post | Comentar | favorito
15 comentários:
De Leiras a 20 de Outubro de 2009 às 19:35

Sr. Professor Jacinto César
Sou católico. Praticante ou não, não interessa para o caso.
Revejo-me nas suas palavras. Direi mesmo, que se fosse eu a escrever o texto, teria ido mais além.
Ser de uma outra cultura, de uma outra crença religiosa, de uma outra raça e ideologia não nos dá o direito de ofender quem pensa diferente de nós, quem tem uma cor e ideologias diferentes das nossas.
E este Sr., que penso esteja senil, ofendeu tudo e todos.
Todos não. Uma minoria que pensa como ele não se vai sentir ofendido com toda a certeza.
Eu já há muito tempo que boicotei os livros escritos por este senhor. Livros dele não entram na minha biblioteca.
Ou será que teve necessidade de lançar esta polémica para optimizar a venda do livro?
Tenha uma boa tarde/noite
e parabens pelo tema escolhido


De Anónimo a 20 de Outubro de 2009 às 20:30
Excelente. simplesmente excelente, Sr. Jacinto César.
Tem o meu apoio total quer na forma como no conteúdo do texto.

        O Judeu


De Anónimo a 20 de Outubro de 2009 às 21:14
OK! Com o "comunista que não vale um Vintém", o "opositor da esquerda" e o "côr de rosinha", vamos ver se temos mais do mesmo. Os nossos filhos a ter que ir trabalhar para outras cidades. Porque noutras cidades ainda florescem empresas.


De JB a 20 de Outubro de 2009 às 21:14
Mas ainda não se viu que o homem, além de ter um ego do tamanho do mundo, (ele nunca foi lá grande coisa)está mesmo senil, mas toda esta polémica lhe é favorável para a venda dos seus vomitados livros


De Gaiato alentejano a 20 de Outubro de 2009 às 23:01
Embora tenha seguido o blogue sempre, há muito que não comento. Hoje com este post ' acho que vale a pena dizer algumas palavrinhas. Não concordo com o que tem dito o Sr. Saramago e penso que poderia ter tido mais tacto ao dizer as coisas. Respeito a Bíblia e como pessoa que já a leu, penso que não se podem tirar as coisas do contexto (histórico, religioso, etc.) e da época em que aconteceram os factos relatados na Bíblia. É um erro muito comum interpretar as coisas do nosso ponto de vista, aplicando padrões actuais a épocas passadas.

No entanto, não concordo com as suas palavras, Sr. César. Quero entender que isto foi apenas um desabafo. Mas também tenho a dizer que, goste ou não, o Sr. Saramago estava a fazer o uso da liberdade de expressão e, enquanto pessoa, tem todo o direito de dizer aquilo que bem entender. Nisso consiste a liberdade. O Sr. também fez uso dessa liberdade. Porém, devo dizer que ao acusá-lo de retrógrado, inculto ou compará-lo com os radicais islâmicos, fica ao mesmo nível do que o Sr. Saramago, isto é, rente no chão.

Caso o Sr. Saramago viesse a ler as suas palavras poderia considerá-lo como um reaccionário ultra católico , tal como o Sr. o vê como um retrógrado comunista. O que vem a dar na mesma coisa. Quem é afinal o mais retrógrado? Por outro lado, a Igreja Católica é mais uma instituição e como tal pode ser alvo de críticas, como pode ser criticado o Governo, o Sr. Saramago, o Sr. ou até eu próprio. O é que não pode ser criticada a Igreja?

Acho que o Sr. Saramago cometeu o erro de misturar a crítica de um livro sagrado como é a Bíblia com o facto de tal livro ser (mal) usado pela Igreja, tal como outros criticam o Alcorão para criticar o islamismo radical, que apenas usa o Alcorão para seus indignos propósitos. O Sr. comete um erro de ficar ofendido nas suas palavras, presumo, enquanto católico.

Tal como critiquei a atitude do Sr. Saramago, acho que não se podem poupar críticas à Igreja e penso que as críticas à Bíblia do Sr. Saramago têm muito a ver com o comportamento da Igreja. Há muitas coisas que a Igreja está a fazer e muito mal, sem precisar de acudir à História. Tenta impor a sua moral nas pessoas, pressionando os Governos como foi recentemente o caso da manifestação contra a revisão da lei do aborto em Espanha, ou a estar contra o divórcio ou contra outros direitos civis. Isto quer sejam católicas as pessoas, ateias, ou de outras religiões . No entanto, envolve-se em guerras  como os recentes genocídios de Ruanda e Burúndi, onde a participação da Igreja foi notável. Para não falar da sua hipocrisia sobre ajudar aos pobres (lembremos que há mil milhões de pessoas a passar fome, enquanto eles vivem de forma luxuosa) ou a ajuda é condicionada à "conversão" nos países mais pobres, ou os casos de pedofilia ou pederastia.

O Sr. fala no comunismo e das desgraças acontecidas, mas acho que a Igreja ultrapassa em muito as mortes ocasionadas desde há 2 000 anos. E isso são factos, não desabafos ou opiniões para ferir sensibilidades. Não se pode correr o risco de ver o argueiro na vista dos outros e não ver a trave da nossa vista.

Como dizia Voltaire: "Não estou de acordo com aquilo que dizeis, mas lutarei até ao fim para que vos seja possível dizê-lo". Neste caso, o Sr. Saramago tem direito a dizer aquilo que bem entender, tal como o Sr., mas por vezes é melhor não ligar a estas coisas porque está a se dar mais importância da que têm realmente. Não vale a pena descer ao mesmo nível.

 Como diz o ditado: "A palavras loucas, orelhas moucas". . É o melhor nestes casos...


De Anónimo a 20 de Outubro de 2009 às 23:59

Ao Gaito Alentejano os meus parabéns pela lucidez e imparcialidade do que escreveu. Apetece-me dizer que de gaiato tem pouco.Deve continuar a comentar
da forma como o fez.


     


De Tasca das amoreiras a 21 de Outubro de 2009 às 00:02
Caro amigo

Como o meu caro disse, aquilo que escrevi é mais um desabafo em relação ao que disse José Saramago, não tanto pelo conteúdo mas pela forma. Se há pessoas tolerantes eu sou uma delas não suportando unicamente a estupidez humana.
Claro que sou pela liberdade de pensamento e expressão, só não admito que exerçam essa liberdade cerceando a liberdade dos outros, pois assim esta é unívoca.
Agradeço-lhe o comentário sério que fez o que é raro por aqui. Era este procedimento com que eu sonhei quando resolvi começar a escrever este blog, coisa que não tem acontecido com a frequência desejada, precisamente devido àquilo que não suporto e que é a estupidez.

Jacinto César


De Someone a 21 de Outubro de 2009 às 21:01
Boa noite.

Não era para comentar este post, pois na minha opinião por mais que se debata este tema nunca se chega a lado nenhum. Porém, quando passei a vista pelo post do "Gaiato Alentejano" gostei do que li. Sem dúvida que sou da mesma opinião em relação à Igreja Católica, mas acho que o objectivo do Sr.Jacinto não era chegar ao nível do Sr.Saramago, mas sim fazer um desabafo. De facto é de estranhar como é que um Nobel da Literatura faz afirmações públicas assim desta forma (que eu saiba ele ganhou o prémio Nobel da Literatura e não o da Paz!), independentemente da liberdade de expressão (se assim o fosse viveriamos numa anarquia). À que saber distinguir o impacto que um post num blog que apenas algumas pessoas leem (não desfaço no seu blog, até lhe dou os meus parabéns) das palavras públicas para milhões de um Nobel.

Cumprimentos


De Anónimo a 21 de Outubro de 2009 às 09:39
Na cimeira ibérica deste Outono, Sócrates e Zapatero vão abordar a construção do metro de superfície entre Elvas e Badajoz?


De Anónimo a 21 de Outubro de 2009 às 11:47
Não era nesta cimeira que era para ser Zapatero/Ferreira Leite, recebidos por Simão das Dores?...
Li imensas coisas de portinholeiros desenvolvimentistas a prever isso.
Coitados. Enganaram-se.


De Anónimo a 21 de Outubro de 2009 às 11:55
O Lara tinha razão este tipo não presta.
Sou católico não praticante mas, fico indignado com este estropício , esta cavalgadura que se vem meter com milhões de católicos ao criticar um conteúdo de um livro que eu já li parte e só aprendi, não me fez mal nenhum, antes pelo contrário,  este tipo voltou o seu fel estalinista contra o livro guia dos católicos, um prémio nobel não se pode permitir vomitar ódio.
Concluo  dizendo que, quem não ler os livros do comuna não perde nada mas, se não leu pelo menos parte da biblia, perdeu e muito.


De Luduvicus a 23 de Outubro de 2009 às 22:15
Fico estupefacto com a falta de sensatez, arrogância pseudo-intelectual destas pessoas intolerantes, ou simplesmente pedantes, que querem transparecer aquilo que realmente não são, criticar uma obra de arte se sequer a terem lido é inaceitável, estes inquisidores do sec . XXI nada têm a acrescentar a esta sociedade que se quer moderna e tolerante, por isso mesmo é que a sociedade elvense se mantém parada no tempo e vimos cidades como Évora que á muito tempo que adoptaram o TGV, e nós não passamos da locomotiva a vapor, é por existirem mentalidades retrógradas como as vossas que não vamos a lado nenhum, alguém têm duvidas que o símbolo dos cristão é um instrumento de tortura "a cruz" e é venerada e idolatrada , alguém têm duvida dos bispos e padres pedófilos dos EUA e Europa, alguém pode ter duvidas quanto ao destino dos milhões facturados durante as celebrações de Fátima, para onde vai o ouro, para os moribundos do DARFUR , esta é a crueldade da religião, e das vossas mentes primárias, que ainda conseguem criticar e censurar uma das grandes conquistas de Abril " a liberdade de expressão , assim caros católicos de meia tigela nem sequer tem entram no purgatório


De Anónimo a 24 de Outubro de 2009 às 10:07
Fico estupefacto com a sensatez, arrogância  intelectual do luduvicus que acha que, é preciso ler uma obra para a criticar, quando em todas os jornais vem escarrapachado que o saramago chamou a Deus "filho da puta" de uma maneira gratuita no seu livro.
Depois confunde religião com actos indignos de qualquer ser humano e ATACA o santuário de Fátima e arremete contra a cruz em que o filho de Deus foi sacrificado em nome de todos nós.
Luduvicus toma tino e não confundas ataques a uma religião com liberdade de expressão.


De Anónimo a 21 de Outubro de 2009 às 14:01
Saramago tem direito a ter esta opinião.
Mas outros também têm direito a pensar diferente, sobre este assunto.
Agora, o que ninguém tem direito é a impedir que terceiros pensem de um certa maneira, diferente da nossa claro.


De Anónimo a 21 de Outubro de 2009 às 18:40
Tiago Abreu, no passado dia 11, levou uma grande marretada da qual ainda não recuperou.
No seio familiar, puxaram-lhe as orelhas.
No fundo, os Elvenses e a família Abreu disseram-lhes o mesmo:
- Andas para aí a fazer figuras de tonto, para quê? Não seria aconselhável deixares-te disso?
Tiago só não ficou a pensar no assunto, porque a marretada de dia 11 ainda não o deixa usar a cabeça...


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs