Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sexta-feira, 9 de Outubro de 2009

Eleições Autárquicas

Opções ou falta  delas!...

 

Em primeiro lugar quero deixar claro que, para que eu pudesse votar num dos partidos à esquerda do PS, facto que apenas poderia acontecer em eleições autárquicas, e ainda assim “engolindo o sapo”, seria necessário que algum deles reunisse as seguintes condições:

Ter um programa de grande qualidade, que claramente fosse factor de desenvolvimento para o Concelho.

Que esse programa fosse exequível, tendo definidas as formas de intervenção que o levassem à prática.

Que as listas, nomeadamente a liderança, das mesmas, fosse assumida por personalidades de reconhecida competência, indiscutivelmente capazes de levar à prática o programa referido.

Não vendo, em nenhum dos partidos em causa, satisfeitas as premissas que coloquei, não me debruçarei mais sobre eles.

O caso do Sr. Manuel António Torneiro é um caso diferente.

Trata-se de uma procura do poder pelo poder, capaz de “saltitar” de partido em partido, procurando atingir essa sua ambição pessoal. Tal facto esteve na origem do primeiro voto branco da minha vida, quando este Sr. foi candidato do PSD.  Está portanto excluído da minha intenção de voto.

Feito este esclarecimento preliminar, resta-me definir as minhas opções e os meus motivos, relativamente às listas restantes e para cada um dos órgãos autárquicos.

Comecemos pela Câmara Municipal relativamente à qual restam duas opções:

A coligação MUDE e o PS

Tenho amigos em qualquer das listas e reconheço a competência de alguns dos elementos que as integram. Dito isto, passo à questão política:

O MUDE – Foi um erro desde o princípio, como aliás aqui manifestei, toda a confusão que começa na sua formação e culmina com a diversidade de orientações políticas dos seus integrantes, não permitiu formar um grupo que se possa crer minimamente coeso. Se no mandato anterior não foi possível manter a coesão numa coligação formada por apenas dois partidos que são contíguos em termos espectro político, como acreditar na viabilidade de uma coligação que além disso integra elementos provenientes do outro extremo do espectro?..

Quanto às propostas que apresentam, estão, na sua maioria, fora da sua área de actuação, pois dependem não da autarquia mas do poder central.

O PS – Sem deixar de reconhecer a obra feita, tem uma incapacidade de “ouvir” e um estilo arrogante de exercício do poder com o qual não posso concordar.

Quanto às propostas, algumas delas, são uma vez mais dependentes do poder central e não do autárquico.

No próximo dia 11 irei votar em branco.

Relativamente às listas para a Assembleia Municipal colocam-se as mesmas duas opções.

Relativamente à coligação MUDE não me vou alongar, as mesmas questões que invoquei para a Câmara Municipal aplicam-se neste caso.

Relativamente à lista do PS, considero o Professor Carlos Pernas, de quem sou amigo, uma pessoa competente, ponderada, e perfeitamente capaz para presidir à Assembleia Municipal, e provavelmente teria o meu voto, não fora uma circunstância com a qual estou em completo desacordo.

O Professor Carlos Pernas, desempenha neste momento funções de Presidente do Conselho Geral da Escola Secundária D. Sancho II, tendo sido eleito através de lista votada entre os seus pares. Do mesmo Conselho fazem parte,  sete representantes do  pessoal docente nos quais se inclui o Professor Carlos Pernas, dois do pessoal não docente, quatro dos Encarregados de Educação, um representante da Escola Superior Agrária, um representante do Centro de Saúde, um representante do Instituto de Emprego e Formação Profissional, três representantes da Autarquia e dois representantes dos Alunos. Assim sendo, a ser eleito para a Assembleia Municipal, e inclusivamente com grande probabilidade de vir a ser o Presidente da mesma, o Professor Carlos Pernas passaria a ser simultaneamente o Presidente do Conselho Geral, e o Presidente da Assembleia Municipal.

Não esclareceu o Professor Carlos Pernas, até ao momento, se tenciona pedir a demissão do Conselho Geral, ou se vai manter as duas funções. A verificar-se a segunda hipótese, irá aumentar, indevidamente, o número de representantes da autarquia, ainda mais colocando na presidência deste órgão um elemento da mesma.

Fica-me ainda a dúvida se a escolha do Professor Carlos Pernas para encabeçar a lista do PS à Assembleia Municipal, não terá sido consequência da sua função como Presidente do Conselho Geral, o que denotaria uma intencionalidade em aumentar a influência política da Autarquia na escola totalmente intolerável.

Posto isto não poderei contribuir com o meu voto a sua eleição, uma vez que, não tendo existido uma clarificação, posso estar a contribuir para uma situação com a qual não concordo.

Irei votar em branco.

Relativamente à Assembleia de Freguesia tendo surgido um Movimento Independente na freguesia onde resido, Vila Boim, e dado o desencanto com os Partidos Políticos, será esse movimento a receber o meu voto

 

António Venâncio

 


Tasca das amoreiras às 16:42
Link do post | Comentar | favorito
32 comentários:
De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 16:44

Era bué de giro que o STAL (ou seja, o sindicato do Vieira) emitisse um comunicado para os Elvenses ficarem a saber se eram a favor ou contra a criação de 200 novos postos de trabalho?
Era muito giro conhecer a resposta.


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 16:48
Faltavas cá tu, Venâncio!...


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 21:54

200 novos postos de trabalho ???
mas onde estão esses postos de trabalho ???
... pois é ainda só estão nas cabecinhas pensadoras de um bando de espertos, pois, pois, o mesmo de sempre, para papalvos acreditarem
  ... de um desempregado mas não papalvo. 


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 16:45
O problema, o verdadeiro problema, o grande problema é que, hoje em Elvas, já se começou a falar do call center, porque a PT é uma empresa séria, das maiores do País, e por lá os portinholeiros MUDistas e STALinistas não pintam nada.
Este é que é o problema.


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 17:00
Viva o Call Center


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 17:24

E, para Simão, Cabaceira e Vieira, a notícia do call center também não chega na melhor altura.
Simão pronunciou-se sobre o assunto.
Mas Cabaceira: é a favor ou contra?
E Vieira está dividido: a sua metade sindicalista diz-lhe que deve ser a favor de 200 novos postos de trabalho, mas a sua metade coligada com o CDS é contra este tipo de investimento.
Logo agora, porra, havia ter ter chegado a notícia do call center...
A PT está feita com o Rondão.
Assim, não vale!



De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 17:25
Chegou a hora da verdade!
E a verdade é que o call center da Portugal Telecom vem para Elvas.
Ou seja, chegou a hora de abrirem 200 ofertas de emprego na cidade.
Chegou a hora de Rondão ganhar!
Chegou a hora do funeral MUDE.


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 17:26
Eles MUDEm muito, eles MUDEm muito, eles MUDEm muito mas não ganham nada!


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 17:27
Eu acho que, depois da construção do metro de superfície, muitos habitantes de Badajoz passam a trabalhar no Call Center de Elvas. Palavra de MUDE.


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 17:28
Através da Rádio Elvas, ficámos a saber que Simão MUDE Dores é contra a notícia do Call Center.
Não é estranho que quem quer "mais emprego e menos betão" seja contra mais emprego?
Até porque a instalação do Call Center da PT nem gasta muito betão. Aquilo adapta as instalações dos CTT, na Rua de São Francisco.
Ao contrário do metro de superfície; esse sim, gasta betão à bruta.
Já não percebo...
O MUDE e Simão das Dores são contra o emprego e a favor do betão?...
É assim?


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 17:29
O Call Center que venha!
E quem for contra esta vinda, é contra o concelho, é contra os Elvenses!


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 17:31
Se a notícia do call center da PT não fosse importante para Elvas, a oposição MUDista não tinha esperneado da maneira exuberante que se pode ler acima.

Pela reacção destemperada deles, fico com uma certeza: é bom para o Concelho!

E, como se sabe desde os tempos em que o MUDE era ADE-IR (Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão), o que é bom para o concelho é mau para Simão, Cabaceira, Abreu e Vieira.
É muito simples fazer esta associação.
E, no domingo, à noite, tiramos as dúvidas. Já falta pouco tempo. Neste momento, faltam aí uma 51 horas. Passam num instantinho.


De Anónimo a 9 de Outubro de 2009 às 17:32
Senhor Paulinho Portinholas, também conhecido por Tiago Abreu:
Algum programa eleitoral de Rondão Almeida, em cinco candidaturas à câmara, fala em "Cervejeira, cimenteira, Keelson, IKEA" ou algo do mesmo género?
O senhor está desorientado.
Mas a culpa é exclusivamente sua, por ter pensado que Simão MUDE Dores ia ser o próximo presidente da câmara.
Aceita um conselho?
Vá preparando o discurso para a Rádio Elvas e o Linhas de Elvas, após os resultados de domingo, para transformar mais uma derrota brutal numa vitória formidável.
Vá treinando. Bem precisa de treino e de muita lata.


De Anónimo a 10 de Outubro de 2009 às 18:28
não sou o TIAGO como é obvio mas, posso garantir que o programa deste ano do PS rondão   não faz promessa nenhuma, só fala do passado e diz que as prioridades são o que não depende deles
tgv
plataforma
call center
prisão
e há uma quinta que não me recordo
Como vê estamos falados!!!!!


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs