Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009

Eleições Legislativas e Eleições Autárquicas

Hoje vou fazer aqui um pequeno exercício de extrapolação entre os resultados das legislativas e o das autárquicas.

No concelho de Elvas, os resultados das Eleições Legislativos, foram os seguintes:

 

 

PS                                  4376

PSD                               2144

BE                                  1368

CDS                               1127

PCP/PEV                      608

PCTP/MRPP                178

Somando os resultados do PSD com o do CDS, os dois partidos que integram a coligação MUDE obtemos  3271

  (fonte Pag. RTP http://ww1.rtp.pt/noticias/eleicoes/legislativas2009/index.php  28/09/2009 10h 52m)

Se aplicarmos o Método D’Hondt a estes resultados obtemos a seguinte distribuição de mandatos:

                                                                             

PS            MUDE      PS            MUDE      PS            BE            PS

Se aplicarmos o mesmo método mas supondo que PSD e CDS concorriam em separado, obteríamos a seguinte distribuição de mandatos:

                                                                             

PS            PS            PSD         PS            BE            CDS         PS

A primeira conclusão que se pode retirar é que, a manter-se esta votação, o número de mandatos seria equivalente numa situação ou noutra, ou seja o PS meteria quatro vereadores em qualquer dos casos, o BE um e se o MUDE meteria dois no primeiro caso, no segundo cada um dos partidos que o compõem meteria um, o que perfazia os mesmos dois. Daqui resulta, que ou a coligação MUDE gera uma dinâmica de vitória que capitalize mais alguns votos do que os que se verificaram na soma dos dois partidos nas Eleições Legislativas, e consegue eleger um terceiro vereador, ou era indiferente concorrerem em coligação ou separados.

Todos sabemos que Eleições Autárquicas não são Eleições Legislativas e que as primeiras têm muito a ver com a dinâmica local. Sabemos também que a campanha eleitoral do PSD para as legislativas  não foi de modo nenhum bem sucedida, e que por isso mesmo, uma boa candidatura, e uma campanha bem estruturada, deveriam resultar num aumento da votação.

A lista do MUDE bem como o movimento/associação que lhe deu origem, integra ainda personalidades independentes que, ao terem sido seleccionados para integrar as referidas lista, nos faz supor que representam uma mais-valia para a mesma, com a consequente tradução no número de votantes. Assim sendo a fasquia de sucesso para o MUDE situa-se no mínimo de três vereadores.

Admitamos agora os cenários alternativos:

O Mude mete apenas dois vereadores, e este resultado representa uma derrota da estratégia dos dois partidos, pois apesar de cada um deles ter tido que abdicar do seu próprio programa, para estabelecer acordos para um programa comum, e de terem integrado independentes para melhorem a performance eleitoral, não conseguem atingir esse objectivo, mantendo o mesmo numero de vereadores que se concorressem separados e obtivessem os mesmos votos das legislativas, o que em si mesmo não era grande feito dado o já atrás referido insucesso da campanha legislativa do PSD.

O MUDE obtém menos de dois vereadores e então a derrota é estrondosa, pois significa uma sangria de votos, em apenas duas semanas, e relativamente a resultados que já estiveram longe de ser bons.

Esperemos pois serenamente os resultados para retirar as devidas conclusões.

 

 

 

António Venâncio

Força política            Nº de Votos


Tasca das amoreiras às 16:30
Link do post | Comentar | favorito
13 comentários:
De Anónimo a 30 de Setembro de 2009 às 16:44
Senhor professor António Venâncio:

Como o senhor sabe bem, na qualidade de professor de Matemática, não é possível somar 3a com 5b. Será sempre 3a+5b, nunca poderá ser 8 "coisa nenhuma"...

Isto para lhe dizer que somar votos do CDS com votos do PSD, de Eleições Legislativas, para especular com resultados de uma coligação onde entram o CDS e o PSD, em Eleições Autárquicas, não é um exercício assente em base sólida...

Ainda assim, numa coisa estamos de acordo:
- Se o PS de Rondão, tal como o PS de Sócrates, vencer em Elvas, é uma grande vitória para Rondão;
- se o PSD de Cabaceira e o CDS de Abreu tiverem menos que a soma PSD de FLeite e do CDS de Portas, Cabaceira e Abreu serão fortes derrotados.

Por fim, só para lhe dizer: aproveite para preparar argumentos para o pós-11Out, pois Rondão vai bater Sócrates e Cabaceira+Abreu vão ter muito menos que FLeite+Portas.
Como tal...-


De Tasca das amoreiras a 1 de Outubro de 2009 às 09:20

Caro Antónimo


 


Matematicamente      2144 votos + 1127 votos = (2144  + 1127 )votos = 3271 votos. Se me disser que política e sociologicamente não é o mesmo e que essa soma não se faz com essa facilidade, estamos de acordo, aliás eu mesmo já aqui defendi em textos anteriores, que em política o todo não é igual à soma das partes, tanto podendo ser menor como maior, bem como defendo neste mesmo texto que será uma derrota da estratégia dos dois partidos se o MUDE se ficar por aí.


 


Naquilo que o ilustre anónimo afirma estarmos de acordo, também não o estamos totalmente, é que se o PS vencer em Elvas mas com menos votos que obteve nas legislativas, está longe do poder ser considerada uma vitória, pela sangria de votos que representava em apenas duas semanas, e arriscaria permitir a eleição de três Vereadores do MUDE e um do BE (isto a manterem-se os resultados destes), vendo-se em minoria na Câmara. Neste caso seria uma derrota por demérito próprio, pois apesar dos outros partidos não melhorarem o seu resultado, cedia lugares por perda dos seus próprios votantes.


Se o PS vencer com os mesmos votos das legislativas, e partindo do princípio que os adversários também mantêm esse número de votos, perderá dois vereadores relativamente ao mandato anterior, não me parece também grande vitória.


 


Em relação ao seu último parágrafo quando diz “aproveite para preparar argumentos para o pós-11Out”, está muito enganado, eu não tenho que arranjar argumentos nenhuns seja qual for o resultado, desde logo porque não integro nem apoio nenhuma das candidaturas, e muito menos no caso de o resultados ser o que aponta, porque tendo eu defendido aqui diversas vezes que a estratégia do PSD era errada (ver no seguinte lik http://tascadasamoreiras.blogs.sapo.pt/121367.html), ele não me surpreenderá nada.


Eu apenas pretendi neste texto traçar os vários cenários possíveis para as próximas eleições e fazer a minha análise de cada um deles. Não faço qualquer declaração sobre os resultados que espero para o próximo dia 11, embora quem acompanha os meus escritos possa já ter uma ideia do que penso.


 


António Venâncio



De Anónimo a 1 de Outubro de 2009 às 14:31
O senhor professor Venâncio é muito "picável".
"Pica-se" ao mínimo estilo. E sempre de forma exuberante.
Parece-me uma pessoa nervosa, de controlo difícil.
Desculpe-me se estou a analisar mal.

Ora bem: o senhor sabe (como eu sei) que somou votos com votos; o senhor também deve saber que, de eleição para eleição, esse tipo de adição é apenas um indicador, muitas vezes um indicador enganoso.
Foi isto que eu quis dizer-lhe; e o senhor entendeu.
Mas o senhor respondeu para outro lado; como eu também entendi.


De Tasca das amoreiras a 1 de Outubro de 2009 às 16:10

Caro Anónimo


 


Quando diz que me “pico” com facilidade, deve estar a referir-se ao facto de não gostar de deixar sem resposta os comentários que são feitos aos meus textos, nomeadamente quando deles discordo, eu podia dizer o mesmo do ilustre anónimo, por ter comentado o meu texto quando discordava dele, mas não digo, todas as opiniões são bem vindas estando no entanto sujeitas ao contraditório e isto não exclui a minha nem a sua. Quanto a isso estamos conversados.


Quanto à questão da soma de votos, é claro que é um mero indicador, eu próprio já o referi tanto no texto inicial, quando digo que eleições Autárquicas não são eleições Legislativas, e quando no mesmo texto, apesar dessa soma, admito os vários cenários, quer de essa soma ser inferior ao que se venha a verificar nas próximas Autárquicas, quer seja igual, quer ainda seja superior. Mas já tinha aqui referido o mesmo anteriormente, tendo frisado que, em política, o todo não é igual à soma das partes, como lhe fiz notar na resposta ao meu comentário. Apenas me servi dela como indicador que permite tirar algumas conclusões relativamente às hipóteses, umas mais académicas que outras, de resultados que se podem verificar, e das conclusões que se podem extrair relativamente a migração de votos, e vitórias ou derrotas de uma estratégia política.


Por último e o que me deixou mais espantado no seu primeiro comentário foi a última afirmação sobre o arranjar argumento para a vitória que prevê para o PS e a derrota que prevê para o MUDE, como se eu tivesse que arranjar argumentos para a derrota de uma coligação que sempre contestei, e na qual nem irei votar.


 


António Venâncio



De Anónimo a 2 de Outubro de 2009 às 14:18
Faz muito bem em não votar em sacos de gatos


De Anónimo a 30 de Setembro de 2009 às 17:04
Senhor Venâncio, não sei se conhece as pessoas que estão à frente do MUDE.
Eu não conheço.
E esse é um grande problema MUDístico, para 11 de Outubro. Um grande problema, porque a maior barreira para o MUDE é a obra de Rondão Almeida, em áreas muito diversas e por todo o concelho.
Sendo assim...


De Anónimo a 1 de Outubro de 2009 às 10:15
Caro Anónimo. Responda-me só a uma pergunta. Voçe e os Elvenses conheçiam Rondão Almeida há 16 anos? Se fôr honesto responderá que NÃO! Mas os Elvenses deram-lhe uma oportunidade na mesma, correcto?


De Anónimo a 1 de Outubro de 2009 às 15:03
Estás a comparar o incomparável!

A população estava maioritariamente descontente com Carpinteiro. Agora está maioritariamente muito contente com Rondão.

Rondão Almeida fez a sua campanha. Simão das Dores está a copiar a campanha que Rondão fez há 4 anos.

Rondão tem carisma e sempre teve. Simão das Dores não tem carisma nenhum, tem uma imagem péssima e tem uma voz de cana-rachada.

Rondão é naturalmente comunicativo. Simão das Dores é fingido e maldizente.

Rondão tinha a acompanhá-lo pessoas com credibilidade em Elvas. Simão das Dores tem a acompanhá-lo algumas das pessoas mais mal vistas e indesejadas de Elvas.

Rondão Almeida é e sempre foi inteligente. Simão das dores só faz figuras de tonto.

Mais palavras para quê? Nem vale a pena comparar o incomparável. O resultado só pode ser diferente.


 


De MUDES SOVIÉTICOS a 1 de Outubro de 2009 às 08:56
O problema não é conhecer a gente do MUDE ou não. O problema é ser gente que presta ou não.
Gente que pratica política baixa nunca vingará no Concelho de Elvas enquanto os elvenses mantiverem os olhos abertos.
Sabem que os senhores do MUDE, sabendo que Rondão ia fazer uma apresentação de lista na noite de terça-feira na Boa-Fé, esses senhores do MUDE resolveram andar na Boa-fé todo o dia de terça-feira a desmobilizar as pessoas??!!

Sabem o que aconteceu? Foram repelidos pelas pessoas, levaram com portas na cara.

Sabem que mais aconteceu? Rondão Almeida teve o enorme salão do CRP da Boa-Fé completamente a abarrotar de gente!

Pelos vistos os senhores do MUDE têm muita influência no eleitorado!! Ninguém lhes ligou importância!  mas ficou a atitude de tentar provocar e afrontar a candidatura de Rondão Almeidsa e de procurarem o confronto e os incidentes.

Uma vergonha esses senhores do MUDE. Usam as técnicas dos COMUNISTAS ao melhor estilo soviético!


De Anónimo a 1 de Outubro de 2009 às 09:02
Nas eleições Europeias e nas Legislativas vota-se em Partidos.

Nas eleições Autárquicas vota-se em pessoas e no trabalho feito.

Portanto, o resultado das Autárquicas não vai ter nada a ver com os das legislativas ou das europeias. Vai ser assim em elvas como no resto do País.

Rondão almeida vai ter uma vitória estrondosa e merece-a. Os senhores do MUDE (PSD, CDS, Sindicalistas do STAL e Comunistas aliados) vão ter a maior derrota porque são um saco de gatos que junta a extrema-direita à extrema-esquerda.

Pelo que já vi na rua, os senhores do MUDE passam e as pessoas viram a cara.
Rondão Almeida passa e leva abraços, beijinhos, e um apoio popular em massa!
Diferenças que fazem prever o resultado esperado. Só os do MUDE é que ainda não viram que o que tem que mudar é a cabeça deles! Tenham juízo.


De Anónimo a 1 de Outubro de 2009 às 09:17
Claro que as fotografias das campanhas do MUDE e as da campanha de Rondão que aparecem no site da Rádio Elvas são iguais: metem Simão das Dores com 1 ou 2 pessoas porque este só fala com 1 ou 2 pessoas.
Metem Rondão com 1 ou 2 pessoas quando este fala com grupos enormes de pessoas e faz sessões com salões com centenas de pessoas.
Claro que a Rádio elvas tem que se portarassim: mostrar como igual aquilo que é completamente diferente! Têm medo dos telefonemas ameaçadores do Tiago Abreu, do Cabaceira e do Simão das Dores. Têm medo que eles digam que a Rádio é do PS e eles ficam com urticária por isso!
Haja decência e verdade, senão mais valia os da rádio não aparecerem! Pelo menos não enganavam as pessoas!


De Anónimo a 1 de Outubro de 2009 às 22:12
recebi em minha casa com bastante agrado a revista com as assinaturas de apoio a rondao de almeida e foi com enorme admiração que vi nomes de candidatos do muuuuuude a apoiar o grande rondao! isto quer dizer que nao acreditam na lista a que se proposeram ir...... Força Rondao o povo ta contigo continua assim que eles nao vao longe


De Anónimo a 1 de Outubro de 2009 às 22:13

Acreditem na mudança!!!! diz o muuuuuude eu acredito é na desgraça


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs