Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sexta-feira, 4 de Setembro de 2009

Caso TVI

Antes de mais gostaria de deixar aqui bem claro o seguinte:

1 – Não sou, nunca fui socialista e fundamentalmente não suporto José Sócrates;

2 – Não sou apreciador da TVI, antes pelo contrário;

3 – Não gosto da Manuela Moura Guedes nem do jornalismo sensacionalista da TVI.

 

Dito isto, analisemos os factos:

 

Facto 1 – A TVI é propriedade da Média Capital;

Facto 2 – A Média Capital é propriedade da Prisa (a maior empresa de comunicação social espanhola, que além de deter televisões e rádios é detentora do “El Pais” jornal de muita influência em Espanha e afecto ao governo Zapatero);

Facto 3 – É do conhecimento geral que este grupo empresarial é chegado ao PSOE;

Facto 4 – Manuela Moura Guedes e respectivo marido não suportam José Sócrates e vice-versa;

Facto 5 – Na redacção da TVI também não há grandes amigos deste último;

Facto 6 – A Administração da TVI acaba com o Jornal Nacional das 6ª feiras por razões económicas (podiam ter arranjado uma justificação melhor);

Facto 7 – As chefias de redacção demitem-se e arrastam a maioria dos jornalistas numa posição contra a administração.

Facto 8 – Todos os partidos sem excepção atiram-se como gato a bofe ao PS, acusando este de interferências na linha editorial da TVI.

 

Vamos fazer agora alguns exercícios puramente especulativos.

 

Exercício 1

 

Imaginemos que a maioria da administração da Média Capital é afecta ao PS. Assim sendo, ou a administração é mais papista que o papa e resolve por sua auto recreação calar Manuela Moura Guedes ou então a administração sofre pressões do PS para calar a referida jornalista. Qualquer das duas possibilidades eram um erro político monumental, já que os verdadeiros beneficiários eram os partidos da oposição (ver as reacções em uníssono de todos eles) e os mais prejudicados seriam os socialistas. Se a primeira possibilidade pode ter acontecido, já na segunda não acredito. José Sócrates pode ter todos os defeitos que lhe queiramos atribuir, mas parvo não é e de certeza que não iria cair neste erro.

Se for verdade que a jornalista teria para fazer hoje revelações importantes sobre o caso Freeport, sendo afastada, alguém as faria por ela noutro órgão de comunicação.

Meditem no exercício.

 

Exercício 2

 

Imaginemos agora que o referido conselho de administração é maioritariamente contra o actual governo e sabendo os engulhos que iria provocar a José Sócrates resolve por fora do barco Manuela Moura Guedes. O escândalo iria rebentar como rebentou! Mais ainda, quem me diz que a própria Manuela Moura Guedes não estaria por detrás do assunto? Se José Sócrates para mim não presta, a referida jornalista tão pouco e seria um meio de servir a vingança a frio.

 

Exercício 3

 

Há uns anos atrás todos nós nos recordamos do caso Santana Lopes. Se o então Presidente da República preparou o caminho para José Sócrates, não menos culpados foram os barões do PSD que lavaram as mãos como Pilatos na perspectiva de verem o play-boy fora da política.

Quem nos garante agora que não há dentro do PS quem se queira livrar de Sócrates e tenha promovido todo este processo? Todos sabemos que Juan Luis Cebrian, homem forte da Prisa é unha e carne com Mário Soares e que este último não morre de amores por Sócrates.

 

Tudo o que aqui disse não passa de pura especulação, mas que há neste processo coisas muitos estranhas, lá isso há. É uma história muito mal contada.

 

Jacinto César    

 

 


Tasca das amoreiras às 17:19
Link do post | Comentar | favorito
8 comentários:
De Anónimo a 4 de Setembro de 2009 às 23:27
Não sou nem nunca fui de direita. Abomino a Moura Guedes que é uma pulha da pior espécie. Foi deputada do CDS pela mão do Paulo Portas e nunca foi uma jornalista. É uma farsante.

Mas as tuas ideias estapafúrdias são do mais estranho.
Estás completamente apanhado.
Louco.
Não terás mais nada para fazer?
Não tens as aulas para preparar ou outra coisa qualquer?
Desculpa lá que para vir aqui eu também não serei completamente normal, mas o teu raciocínio é do pior que já vi.


De Tasca das amoreiras a 5 de Setembro de 2009 às 00:20

Caro amigo


Talvez tenha apanhado sol demais à cabeça este verão e que me tivesse deixado com as ideias baralhadas. É uma possibilidade. Mas o meu amigo pelos vistos não tem ideia nenhuma. Simplesmente diz que sou louco e mais nada. Quero acreditar que é uma pessoa inteligente, lúcida e bem informada, mas como não se identifica posso também pensar que não passa de um analfabeto e com um cérebro do tamanho de um grão. São duas hipóteses credíveis! De uma coisa tenho eu a certeza e é a de que é um cobarde. Disso não me restam dúvidas. É muito fácil entrar aqui, chamar-me o que bem entende e depois bate à sola tão sub-repticiamente como entrou: anónimo. Eu posso na verdade estar maluco, mas o meu amigo é com certeza burro. De entre as duas, prefiro estar na primeira categoria.


Passe bem!


 


Jacinto César



De socras a 5 de Setembro de 2009 às 10:05
mas o m.soares adora o socrates...


De Anónimo a 5 de Setembro de 2009 às 11:37
e tu deves adorar o paulo portas e a boca grande...


De Anónimo a 5 de Setembro de 2009 às 11:54
Possibilidade 4


José Socrates pressiona para despedirem a Moura e no dia em que isso sucede vem para as televisões fazer-se de vitima de duas formas, uma dizendo que estão a insinuar novamente sobre o caso freeport e outra de que despedem a jornalista para o prejudicar não só no caso freeport mas também nas eleições VITIMA e esta hem!

Entretanto da descoberta do Gordo que se presume ser o homem que apanhava a massa, ninguem diz nada!!!!!


o estirpador de cerebros


De Tasca das amoreiras a 5 de Setembro de 2009 às 13:38

Caro Jacinto


 


Numa coisa tens toda a razão, “há nesta história muita coisa estranha”.  Então não é que ontem, a tal reportagem da TVI, não fez mais que repetir o que já tinha saído horas antes num jornal de tiragem nacional? Alguém acredita que a TVI dava para publicação a um jornal algo que era fruto da sua investigação antes de o divulgar no Jornal Nacional? Ou será que havia mais alguma coisa para passar que ficou no segredo dos deuses? A ser assim não duvido que mais dia, menos dia vai vir a lume. Se não for na TVI será num qualquer canal de televisão ou jornal.


Há no entanto alguns pontos que gostaria de acrescentar :


1 - Não fazem qualquer sentido as alegadas “razões económicas” para o silenciar do Jornal Nacional de Sexta-Feira pois nenhuma estação de televisão no seu perfeito juízo retira do ar por esse motivo o seu jornal de maior audiência que é(era) ainda por cima o de maior audiência nacional.


2 – Se parece evidente que o Primeiro-Ministro não deu a ordem para o referido silenciamento, também é certo que o Secretário-Geral do PS deixou bem claro que gostaria que tal acontecesse, quando no congresso do seu partido elegeu o Jornal Nacional de Sexta-Feira como inimigo público número um.


3 – Há poucos meses gerou grande polémica o facto de uma empresa tutelada pelo estado, a PT, estar a tentar comprar no todo ou em parte a Média/Capital o que colocaria a referida empresa, proprietária da TVI sob a alçada de gestores nomeados pelo Governo.


 


Num país onde o clima de medo de represálias e dependência do poder político atingiu um ponto tal que, apesar de ser do conhecimento geral o atraso do estado nos seus pagamentos aos privados que lhes prestam serviços, quando se trata de publicar uma lista de credores do estado apenas se apresentam meia dúzia de empresas, o Primeiro-Ministro não necessita ordenar, apenas tem que mostrar o seu desejo que, mais dia menos dia será satisfeito. A tente-se no caso do professor Charrua e da DREN, não foi certamente o Primeiro –Ministro a intervir directamente, nem tão pouco a Ministra da Educação, mas lá estava alguém com a espinha suficientemente flexível para lhe fazer o favor Neste caso, do Jornal Nacional, algo desajeitadamente, penso que o “favor” foi feito na pior altura possível para o próprio Primeiro-Ministro.


 


António Venâncio



De Leiras a 5 de Setembro de 2009 às 14:02
Sr Prof. Jacinto César.
Não sou de direita, nem de esquerda, nem do centro. Isto em termos Políticos. Sei muito bem qual é a minha área. está muito bem definida.
Não tenho feito comentários políticos nem os vou fazer. Vou fazer um em termos pessoais.
Nada tem a haver com política. Concordo com todas as suas interpretações. São interpretações lúcidas e efectuadas com muita inteligência.
Goste-se ou não da pessoa que estava à frente do programa têm de se formular as questões que o Sr. Professor Jacinto César formulou. E isto dos blogues é muito complexo.
Cada um opina de acordo com as tendências politicas que absorveu ou que lhe foram incutidas. Às vezes não somos donos da nossa consciência. Somos a voz da consciência alheia. Pore aluguer ou por conveniência.
Um bom dia de descanso para si e para todos os leitores deste excelente blogue


De Anónimo a 6 de Setembro de 2009 às 22:52
Sr. J Cesar
Concordo com parte da sua analise mas parece-me que se esqueceu de referir um nome dentro do P.S. que está sempre à espera mas nunca dá a cara Antonio Victorino que como sabemos é da linha do Soares e como tal não chupa o Socrates ,mas,enquante</a> este Socrates esteve em vantagem nas sondagens ficou caladinho mas agora como se sabe que a maioria absoluta se foi já se perfila sem mecher os olhinhos..... tambem acredito que Socrates deu o tiro no pé em virtude dos seus familiares estarem envolvidos no caso Freeport e ele não gosta nada desta má publicidade e agora tenta armar-se em vitima como noutros casos como o da licenciatura que ficou mto mal explicado!!!!!!!!


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs