Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sábado, 29 de Agosto de 2009

Crato 2009

Foi com profunda tristeza que ontem, tal como tinha dito, fui passar a noite ao Crato. E digo profunda tristeza pelo facto de ter que sair da minha terra para poder ver espectáculos de qualidade. Não sou capaz de avaliar o número de pessoas que estavam a assistir, entre outros ao grupo de Emir Kusturica, mas estariam por alto e com todas as reservas 6 mil pessoas. Diria também e por intuição que cerca de um terço das pessoas seriam oriundas de Elvas, pois passo sim passo não dava de caras com uma. Pergunto então: tendo Elvas uma sala de espectáculos com grande dignidade, porque é que os espectáculos não deverem corresponder a essa dignidade? Que venham os Tony Carreiras tudo bem, mas sempre do mesmo cansa e não contribui em nada para atrair pessoas das redondezas, incluindo os espanhóis.

Acredito que não haverá muitas pessoas em Elvas que conheçam a personagem que ontem se apresentou em palco no Crato, no entanto posso-vos assegurar que além de ser um excelente realizador de cinema (de lembrar entre outros filmes, “Underground”, “O meu pai está em viagem de negócios” e “Gato branco, gato preto”) é um músico de 5 estrelas. Acompanhado por um grupo de extraordinários executantes, o conjunto sérvio deu um espectáculo difícil de esquecer. Cerca de duas horas e meia “non stop” levaram ao delírio os milhares de pessoas que ali foram.

Foi nestas circunstâncias que fiquei triste, não pelo que vi, mas a onde vi. Porque não posso eu assistir a isto na minha cidade que até tem mais condições? Não consigo meter isto na cabeça. Poderão alguns dizer que estamos em ano de eleições e que vale tudo. E então os 24 anos anteriores?

Lamentável. Eu se mandasse pegava no responsável pela programação do Coliseu e obrigava-o a ir todas as noites ao Crato. Podia ser que à força aprendesse alguma coisa.

 

 


Tasca das amoreiras às 22:41
Link do post | Comentar | favorito
15 comentários:
De Reporter Esttabico a 30 de Agosto de 2009 às 12:47
Não entendo a sua tristeza. Se por não ter espectáculos de qualidade em Elvas, ainda se compreende, mas parece-me ser mais por ter que ir ao Crato.
Se estamos à espera de não sairmos da nossa terra e que, neste caso, estejamos à espera que os espectáculos de qualidade venham todos até nós, estamos tramados.
Por isso me parece que o seu post soa a alguma indignação em ter que ir ao Crato e não com os responsáveis pela programação cultural da sua cidade.
E isso roça quase a arrogância por pensar que Elvas é auto-suficiente.
Mas quem diz o Crato, diz qualquer outro concelho do distrito de Portalegre que tem eventos semelhantes, e cada um à sua maneira e dentro das possibilidades traz diversos artistas e espectáculos.
Se calhar se todos pensassem da mesma forma que o senhor, então esses eventos eram feitos para os da terra e nada mais.
Tenho ido ao Crato, como fui a Nisa há 2 semanas e como fui a Marvão e Arronches... e como fui e hei-de continuar a ir a Elvas com muito prazer.
Até entendo que o objectivo seria "mandar vir" com os responsáveis da sua Câmara por também não terem espectáculos de qualidade, mas da maneira como o escreveu, soa a algo que não é bonito de ler.
É um pouco aquela maneira de ser de muito português, que em vez de se preocupar em ter um vencimento maior, está mais preocupado com o colega que ganha mais, e em vez de querer que ganhem os dois mais, quer é que o colega ganhe menos.
Poderá ter todas as razões para ter esta "tristeza", só acho que as razões para a ter poderão não ser as mais acertadas.


De Tasca das amoreiras a 30 de Agosto de 2009 às 14:38
Caro amigo

Como não deve ser de Elvas é natural que não entenda bem o que quis dizer, mas eu esclareço-o.
A minha tristeza nada tem a ver com o Crato, município que muito respeito e admiro. Tem sido com muito prazer que quase todos os anos me tenho deslocado aí por mais de uma noite a viver a imensa festa que aí fazem e mais lhe digo, muito me tenho divertido. Portanto nada tem a ver coma GRANDE FESTA DO ALENTEJO. Por outro lado e graças a Deus se quiser ver qualquer coisa “em grande” posso deslocar-me a Lisboa onde tudo acontece sem ter que ir à falência.
O que de verdade me deixa muito triste é o terem-se gasto 5 milhões de euros numa magnífica estrutura que é o Coliseu de Elvas para que por lá passem em grande maioria espectáculos de 3ª classe ou pior. Ora se a sala tem condições para trazer grandes espectáculos, porque teremos nós (digo elvenses e vizinhos dos elvenses incluindo espanhóis) de nos deslocarmos a Lisboa ver por exemplo “Cavalia”, o “Cirque du Soleil” ou mais recentemente o “Tango”, para já não falar nas grandes óperas ou concertos? Conhece aquele ditado que “Dá Deus nozes a quem não tem dentes”. Pois bem, Elvas tem as nozes mas está desdentada.
Caro amigo, muitos e bons anos para as FESTAS DO CRATO é o meu deseja.

Jacinto César


De Anónimo a 30 de Agosto de 2009 às 15:48
Não sabia que gostavas tanto do sr. Dr. Nuno Mocinha.


De Reporter Estrabico a 30 de Agosto de 2009 às 17:25
Meu caro, assim talvez o entenda melhor.
Também eu fico algo incomodado por se ter gasto milhões a criar equipamentos e depois, como acontece neste momento em Portalegre, estarem fechados para obras e sem espectáculos.
Não sou do Crato e embora frequente as festas do Crato, considero que se tornaram festejos megalómanos para alguem se mostrar e dizer que fazem, quando no concelho e na própria vila do Crato falta quase tudo, incluindo coisas básicas, como água e saneamento.
Mas isso.....dava conversa para muitos posts.
Cumprimentos.


De Anónimo a 30 de Agosto de 2009 às 21:09
Ahah Olha lá o Manel sobreiro a fazer-se passar por um habitante do Crato para dizer que lá no Crato não há água nem esgotos. alguem acredita nisso no séc 21??


De Anónimo a 31 de Agosto de 2009 às 01:11
Portinholeiro sempre enganado... a hora do comentario q ele fez a malta do PS estava toda em Sta Eulalia...


De Anónimo a 31 de Agosto de 2009 às 08:34
Rondão Almeida, Cláudio Carapuça e o PS encheram o largo principal de Santa Eulália, na festa de apresentação dos candidatos da Aldeia.
Não sei é se é bom saber-se isto!
Terá razão Tiago Abreu quando pergunta, no seu blogue, se o PS e Rondão andam bons da cabeça?
De facto está tudo "maluco".
"Certos" "certinhos" são só quatro: Simão, Cabaceira, Abreu e Vieira.



De Anónimo a 31 de Agosto de 2009 às 12:27
Informação incorrecta;

Quem encheu a praça foram os artistas convidados pois rondão e carapuça não chamam ninguém por si e vai dai recorrem a artistas e beberetes.

Um elvense informado

nota: rondão até prometeu reabrir a farmácia de santa eulália. Esqueceu-se que a proprietária é a 2ª da lista do MUDE e que está a tratar do assunto (toda a aldeia sabe disso)


De Anónimo a 31 de Agosto de 2009 às 14:23
Ah, bem me parecia!
Se não fosse este portinholeiro desenvolvimentista, com laivos STALinista, nem se percebia o que se passou.
Com muito respeito pelos artistas locais presentes, acham que foram eles que encheram a praça?
Se sim, porque desmobilizou a população, depois de Rondão Almeida ter falado?
Só uma nota: não se ofereceu comida, nem bebida, nem um tremocinho.
Mas se o MUDE quer ficar convencido que a enchente em Santa Eulália foi dele, maior vai ser o embate com os números de 11 de Outubro.
Depois, não digam que não foram avisados, que as pessoas se enganaram e que cada um tem o que merece - frases típicas das horas de frustação eleitoral.



De Manuel do Crato a 1 de Novembro de 2009 às 22:20

Amigos é verdade a água do Crato é imprópria paraa consumo. O seu antigo presidente, agora deposto, só queria festas e promoção pessoal. Pode ser que agora mude e que possamos beber a água da torneira. O Crato vai lá...


De Anónimo..... a 31 de Agosto de 2009 às 11:38
A culpa não é de certeza do Dr. Nuno Mocinha, tal como não é do Eurico Candeias a questão da Expo S. Mateus. A culpa é da Censura efectuada quer pelo Presidente quer pela Dra. Elsa. Enganem-se quem pense que os espectáculos de Elvas são escolhidos por estas duas figuras. A escolha vem sempre de cima...


De Anónimo a 31 de Agosto de 2009 às 14:16
Haverá alguem mais pimbra que a Srª Elsa que até aos 35 não sabia o que era um McDonald? É desta pimbalhada que ela gosta e que impõe aos elvenses, Rondão esse vai na cantiga. Mocinha e Eurico? Esses não mandam nada


De Anónimo a 31 de Agosto de 2009 às 14:36
Como a asneira é livre, cada um asna como pode.


De Anónimo a 31 de Agosto de 2009 às 19:33
Anonimo das 14,16 ;
Grave é o Sr Rondão dizer em directo na SIC, que não sabe o que está escrito no Brazão da Cidade de Elvas, nem que é conhecida pela "Rainha da Fronteira"
Esperam alguma CULTURA desta gente ???


De Anónimo a 1 de Setembro de 2009 às 15:09
Sabe o meu amigo que a feira do Crato, é apoiada pela CCDR Alentejo.

Isto para começar, a pergunta que fica no ar é porque é que o nosso São Mateus, uma das festas mais conhecidas no Alentejo, não consegue trazer músicos desta qualidade nem o apoio da CCDR Alentejo?

Não estara na hora de mudar algo na Confraria, na Camara e nas festas que vamos aqui realizando com o nosso dinheiro.

Hugo



Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs