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Segunda-feira, 20 de Julho de 2009

Cada tiro cada melro

Cada vez que deste governo vem a público alguma coisa relacionada com as Escolas é certo que temos disparate do grosso. Agora foi o plano brilhante apresentado pela DGS, no qual se propõe o teletrabalho dos professores e a distribuição de trabalhos por e-mail. Realmente é de quem não tem qualquer noção do que é o ensino. Então onde fica a relação pedagógica com os alunos, o acompanhamento próximo de cada um, a observação que permite detectar as suas dificuldades, a avaliação contínua a tão proclamada aposta na qualidade... Áh! Estava esquecido, isso não vem nas estatísticas!... Depois vem uma afirmação interessante “os pais podem vir a assumir o papel de educadores”. Pensava eu (santa ignorância), que os pais tinham que assumir sempre o papel de educadores, incutindo nos filhos princípios, respeito pelo próximo e normas de boa convivência e comportamento em sociedade. Pelos vistos estava enganado, só agora é que terão que assumir esse papel, e pelos vistos provisoriamente, enquanto dura a gripe A. Mas mais curioso é o que se pede dos pais “estratégias de informação e envolvimento que lhes permitam apoiar a realização de trabalhos escolares em casa". Estes senhores só pensam nos seus filhos e nos dos seus amigos, nem lhes passa pela cabeça que, por esse país fora, há milhares de alunos cujos pais não têm um mínimo de condições de lhes prestar esse apoio, por terem uma formação académica muito inferior à que os próprios filhos já atingiram, e que portanto vão ficar, mais uma vez, em desigualdade com os seus colegas cujos pais tenha na realidade condições para os apoiar.

Para além das questões pedagógicas e de desigualdade atrás descritas, colocam-se ainda outras de caris eminentemente prático:

Será que todos os alunos dispõem de computador e de acesso à internet?

E os professores, já não falo dos que estão em suas casa na qual terão eventualmente o SEU computador e o SEU acesso à internet, pago do SEU bolso, e que já estão habituados a que o Ministério da Educação, que não lhes fornece nem canetas, use e abuse dos seus equipamentos, da electricidade que consomem em suas casa e dos serviços net por si contratados, para efectuar trabalhos para o Ministério, mas e os que se encontram colocado por vezes a mais de 300 Km de casa? Será que no quarto alugado onde são obrigados a vegetar nos períodos lectivos, longe das respectivas famílias, dispõe de acesso internet? A disporem será quase de certeza uma internet móvel. E quanto custa a utilização prolongada deste tipo de internet para permitir o teletrabalho? E quem o vai pagar? É que, quando o professor está na escola, usa a internet da escola e eventualmente um dos poucos computadores que a escola tem disponível para todos os trabalhos profissionais realizados com recurso a este meio, mas com a escola encerrada por motivos de epidemia de gripe, vê-se o professor privado destes meios.

Há ainda uma outra questão que penso que não agradará muito aos pais. É que estando os respectivos filhos em casa a receber “aulas” via internet, quem toma conta deles?

Mais uma vez não se pensou minimamente antes de anunciar uma medida.

Como diz o povo cada tiro cada melro

 

 

 

 

 

António Venâncio


Tasca das amoreiras às 22:57
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De Anónimo a 21 de Julho de 2009 às 08:35
O senhor professor António Venâncio já se informou sobre o boato do Tiago Abreu sobre a professora que subiu na classificação?


De Tasca das amoreiras a 21 de Julho de 2009 às 08:57
Ainda me faltam alguns pormenores, mas ao que parece a Sr. Professora limitou-se a cumprir as regras do concurso.

António Venâncio


De Anónimo a 21 de Julho de 2009 às 14:49
Como se esperava, mais uma atoarda do boateiro.


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