Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sábado, 18 de Julho de 2009

A ultrapassagem

Que a EDUCAÇÃO chegou muito baixo, isso todos sabemos e não tem discussão. Agora chegar a onde alguns querem que chegue ainda vai alguma distância.

Nestes últimos dias foi posto a circular um boato acerca de uma pseudo ultrapassagem no concurso de professores.

Ao longo de 35 anos de serviço, como podem calcular, já vi muita coisa, mas parece-me que a notícia que corre tem outros fins. Posso estar enganado, mas cheira-me que há política à mistura.

Os vários ministros da Educação que têm passado pelo cargo desde o 25 de Abril, habituaram-nos às grandes confusões que são os concursos de professores. Ainda este ano, e já aqui o referi, veio colocada para a minha escola uma professora de têxteis para um lugar de mecânica. Coisas deste tipo acontecem, mas não deveriam acontecer. E quando falo destas, falo destas e outras ainda piores. Mais, aquelas de que tenho conhecimento, devem ser uma minoria. Sei que não é fácil tal tarefa, mas hoje com os sistemas informáticos que existem, deveriam ser em menor número. Mas não são.

Isto é um facto que qualquer um que esteja por dentro do assunto sabe. Agora haver corrupção no sistema, ponho as minhas dúvidas. Para se chegar a uma situação destas, penso eu, teria que haver muita gente envolvida, além de que, seriam casos muito fáceis de detectar nas próprias escolas, ou seja, a corrupção teria que começar na própria escola e ir andando por aí acima. Pode ser que aconteça, no entanto eu ponho sérias reservas.

O caso que me contaram e que depois apareceu em vários blogs elvenses, refere-se a “alguém” que presumivelmente teria acrescentado 1000 dias de serviço efectivo e em consequência teria subido inevitavelmente na classificação ordenada de professores. Se tal tivesse acontecido, a professora em causa teria mentido, o chefe dos serviços administrativos teria corroborado na mentira e a direcção da escola teria sancionado também a falsidade. Isto numa primeira fase. A dita lista ordenada é tornada pública para efeitos de reclamação e só passado uns tempos é que se dão as colocações. Resumindo, não só os atrás referidos tinham mentido como toda uma escola teria calado a mentira. É muita “fruta”! Posso estar enganado ou ser muito inocente, acredito, mas tudo isto não passa de um boato com a finalidade de atingir alguém.

A primeira notícia sei de onde saiu a público. Depois os “capangas” através de comentários foram acrescentando pontos à história. E assim fica consumado um facto que depois com um bocadinho de jeito atinge o alvo.

Só que essa pessoa consegue dizer tanta mentira em tão pouco tempo e com uma convicção tal, que ele sim, deveria constar no Livro dos Recordes.

Se o que temos é aquilo que todos sabemos, com uma criatura destas estaríamos frescos. Deus ajude os elvenses. Voltarei ao assunto.

 

Jacinto César

 

PS – Para os mais crédulos, acrescento, não me compraram, não me vendi nem tenho nada com o assunto. Se estou a ser inocente, perdoem-me.    

 


Tasca das amoreiras às 23:32
Link do post | Comentar | favorito
21 comentários:
De Tasca das amoreiras a 19 de Julho de 2009 às 11:05
Caro Jacinto

Como já deixei claro em comentários anteriores, duvido que as coisas se tenham passado como se quer fazer crer. Agora depois de saber donde partiu a "informação" estou quase certo que tens razão. Há no entanto algo, que não tenho a certeza mas que procurarei confirmar na segunda-feira, que a ser como penso torna tudo isto apenas numa perfeita ignorância de alguém que se põe a escrever sobre algo que desconhece, sem sequer se procurar informar convenientemente.
A obtenção de novas habilitações como o mestrado e o doutoramento é contabilizada em acréscimo de tempo de serviço para progressão na carreira. Na nossa escola há alguns casos publicados na lista de tempos de serviço em que foram contabilizados mais de 1000 dias num ano devido a conclusão de mestrados e/ou doutoraments. A minha dúvida é se não produz os mesmos efeitos em termos de concurso, pois desconheço a legislação de concursos nesse ponto. Se assim for não poderão ser absolutamente legítimos os 1000 dias de que se fala?

António Venâncio


De Anónimo a 19 de Julho de 2009 às 11:16
Não, senhor Jacinto César, não está a ser inocente.
O boato foi lançado no blogue de Tiago Abreu e num texto escrito por ele.
O texto aponta para uma senhora professora, cujo pai é presidente da câmara.
E esse é o alvo de Tiago Abreu.
Abreu sabe que estamos a 12 semanas das eleições autárquicas e, pela afluência ao Beco de Penas, a coisa está preta. Como é hábito.
Sobretudo para quem sonha ganhar, como ele.
Como tal, nestas 12 semanas, nestes 84 dias, para Tiago Abreu, conhecido nestas bandas por Paulinho Portinholas - uma miniatura local e manhosa de Paulo Portas... -, vai valer tudo.
Mas mesmo tudo!
Prepare-se, senhor César, que isto é uma amostra.
Depois, na noite de 11 de Outubro, é a abada do costume. Como é hábito.
Simão desaparece de circulação e Abreu começa a espalhar a ideia que em 2013 é que vai ser.
Estilo Manuel António Torneiro dos Tempos Modernos.
Mas para pior.
Porque mais maldosos, com menos princípio e muito pior carácter.


De Anónimo a 19 de Julho de 2009 às 11:18
Senhor Venâncio:
Vindo de quem vem, ainda vai perder tempo na segunda-feira a informar-se?...


De Tasca das amoreiras a 19 de Julho de 2009 às 11:36
Caro anónimo

É evidente que vou informar-me e que aqui trarei o resultado. Sabe é que eu não gosto de afirmar o que não sei e por isso, como acontece com outras pessoas, por agora deixo apenas aquilo que sei e a certeza de que irei informar-me para poder afirmar com certeza absoluta.

António Venâncio


De Anónimo a 19 de Julho de 2009 às 11:15
Senhores César e Venâncio: Este blogue não está a ficar muito redutor, apenas professores, ministra da Educação e escolas?...


De Tasca das amoreiras a 19 de Julho de 2009 às 11:24
Caro anónimo
Em primeiro lugar os temas que fazem este blog são da responsabilidade dos seus autores e por eles escolhidos. Se considera que há outros temas mais importantes para serem tratados tem bom remédio, crie o seu próprio blog, é livre e gratuito, e aí poderá escolher os seus temas.
Mas já agora, se reparar bem, nos últimos 20 textos apenas 4 abordam temas relacionados com a educação. Estamos a falar de 20%, numa altura em que não há dia em que não venham notícias sobre a educação quer na comunicação social quer nos "mentideros" de Elvas, não penso que seja demais, mormente quando os autores do blog são professores e portanto conhecem a realidade por dentro!..

António Venâncio


De Anónimo a 19 de Julho de 2009 às 11:23
Claro que o boato a que o sr. César se refere foi criado e publicado no blogue mais NOGENTO que existe em Elvas!

Nada a que não estejamos habituado. Basta o Paulinho Portinholas abrir a boca ou escrever, a porcaria que de lá sai é sempre a mesma.

O tipo, que só pode ser apelidado de SUJO, pensa que todas as outras pessoas são da laia dele.

É um frustrado da sociedade, que nem consegue tirar um curso superior, anda na Escola Agrária a tirar um curso técnico-profissional porque nem para entrar num de nível superior teve inteligência!

Há gente assim: como é um inútil que só conseguirá passar da cêpa-torta quando alguém lhe fizer um favorzinho, pensa que as outras pessoas são como ele.

Há gente assim: triste e desesperda por um protagonismo a qualquer preço. Tenta vingar pela maldade, já que nunca conseguirá conquistar nada pela competência!


De Anónimo a 19 de Julho de 2009 às 11:40
Para grandes expectativas, grandes desilusões!!!
Portinholas, com Simão, Cabaceira & Vieira, está fresco, está.
Quem ele pensa que ganha, vai perder por muitos.
Quem ele quer derrotar, vai vencer por goleada.
São os votos que o vão esmagar.
Agora, é só aguentar dois meses de parvoices...


De Anónimo a 20 de Julho de 2009 às 16:09
Caro amigo. Na temporada 1999/2000 (no que diz respeito ao futebol, obviamente) o Sporting foi campeão após 18 anos de jejum. Sabe qual foi o comentário dos Benfiquistas e Portistas? Ena... tantos... parece que saíram todos da toca.... eram milhares naquela fonte da rotunda do tribunal.
Se for minimamente inteligente já sabe onde quero chegar, mas para os mais fracos de sentido, passo a explicar. Durante esses 18 anos sempre houve milhares de Sportinguistas, mas como eram tão gozados pelo facto de não serem campeões há tantos anos, pode-se dizer que andavam com vergonha de mostrar a sua preferência clubística. Neste caso não é vergonha partidária por serem laranjas ou azuis, mas muita gente que eu conheço é por MEDO DESTA DITADURA que não se assumem desta ou daquela côr, mas meu caro amigo, nunca se esqueça duma coisa... o voto é secreto e depois de se saber quem ganha muitas pessoas perdem o medo e já podem ir para a rua mostrar de que côr são na realidade.
Tenho já alguma idade e estou (graças a Deus) numa posição expectante, mas conheço muita gente (velhos e novos) na minha cidade e ouço muitos comentários, e não se esqueçam que este ano já não há Eurico Candeias no PSD, Eurico esse que deverá ser o único político que conheço que consegue tirar votos ao seu próprio partido. Vamos ver o que isto dá....


De MUDE a 19 de Julho de 2009 às 12:43
Visite o blog da coligação MUDE em www.mudarelvas.blogspot.com



De Anónimo a 20 de Julho de 2009 às 00:08
Eles MUDEm tudo, eles MUDEm tudo, eles MUDem tudo mas não ganham nada...


De Anónimo a 19 de Julho de 2009 às 14:24
Não sei que estudos tem o Tiago mas gostaria muito de saber que estudos têm o sr. Rondão, o sr. vintém, o sr. Eurico. É que ou eu ando muito distraido e essa gente formou-se na universidade do Sócrates ou então alguns nem passaram da 4ª classe. Agora mais a sério digo que a capacidade pessoal pouco ou nada tem a ver com os canudos que hoje são quase dados. Doutores há muitos, senhores é que vai havendo poucos.


De Anónimo a 21 de Julho de 2009 às 09:15
Comparar umas pessoas com a outra? Incomparável. paulinho Portinholas tem como única experiência de vida enganar as pessoas e ser maldoso. Nada de útil fez alguma vez.


De Tasca das amoreiras a 19 de Julho de 2009 às 17:30
Caro anónimo

É preciso ter bom senso. As habilitações literárias não têm nada a ver com a educação. O facto de não se ser doutor não implica necessariamente que não se seja honesto, inteligente e bem formado. O inverso também é verdadeiro. Não sigamos por esses caminhos. Conheci em toda a minha vida pessoas quase analfabetas, mas de muito valor. Ao contrário, temos por aí muita gente que frequentou universidades e não valem nada.
Fiquemos por aqui.

Jacinto César


De Anónimo a 21 de Julho de 2009 às 09:12
O Paulinho Portinholas não tem estudos nem educação. Tudo o que tem é maldade. Inteligência? Zero.


De Anónimo a 19 de Julho de 2009 às 11:53
Ainda que a sra prof tenha toda a razão para subir 1000 (mil) Lugares no concurso, o processo deve ser transparente e limpo, principalmente por, tratar-se de uma filha de um politico ( lembra-se no que deu a entrada de uma filha de um ministro dos Negócios Estrangeiros do PSD ?) .
Vamos ver, se a sra subiu 1000 repito mil lugares, isto para qualquer cidadão é suspeito, não é só para o Tiago é para todos e assim sendo, a sra terá que vir explicar á opinião publica que a sua subida no concurso é legal mais nada, porque as suspeitas para o o povo existem, há que esclarecer.


De Anónimo a 20 de Julho de 2009 às 00:12
Querem fazer crer que a luta pela câmara de Elvas é um Rondas vs MUDEs.
Se é assim, isto está desequilibrado.
Dia-sim dia-não, Rondas faz uma festa para centenas de pessoas.
Nos intervalos, os MUDEs (com Tiago portinholas Abreu à cabeça) lançam um boatos.
Isto não pode acabar bem, para os lados dos MUDEs.


De Tasca das amoreiras a 20 de Julho de 2009 às 23:38
Claro a Sr. Professora é obrigada a esclarecer porque é que apenas cumpriu a lei e nada mais do que isso. Os senhores caluniadores desta cidade escondem-se atrás do anonimato, ou da situação cómoda de lançar o boato sem nomes, para não poder ser acusado de nada, não necessitam de vir esclarecer nada, nem pedir desculpa da calúnia.
Tão lestos que são por vezes a inventar processos para os outros, (eu pela minha parte ainda estou à espera de ir preso) e não sabem penitenciar-se das calúnias que lançam com fins políticos.
Não é assim que lá chegam

António Venâncio


De Anónimo a 21 de Julho de 2009 às 09:17
O senhor está a falar do Tiago Abreu e do seu comparsa Cabaceira, de certeza. Não há mais ninguém que eu conheça que difame e calunie outras pessas. Por mais amigo que o senhor possa pensar que o Cabaceira é de si... já devia ter visto que não é melhor do que o gaiato.


De Paula Rondão Almeida a 21 de Julho de 2009 às 17:23
Exmo. Sr. Tiago Abreu

No texto do seu blogue de dia 16 de Julho de 2009, com o título “Guiness“, o Sr. Tiago Abreu afirmou que uma professora do ensino básico, no último concurso de colocação de professores, subiu 1000 lugares relativamente ao ano passado tendo, de uma forma jocosa, lançado graves suspeições sobre a forma como aquele concurso decorreu.
As afirmações que ali faz e as suspeições levantadas são ofensivas, quer para a professora em causa quer para os serviços e direcção da escola.
Aquele texto já se difundiu e a ele se referem vários blogues, onde surge, em sede de comentários, que o pai da professora a que o Sr. Tiago Abreu se refere é Presidente da Câmara.
Num comentário do seu próprio blogue, publicado e aprovado por V. Exa., é dito que “Parece que a professora é de Físico- Química lá para os lados de Santa Luzia.”
Uma vez que o meu Pai é Presidente da Câmara de Elvas e que sou professora de Físico-Química numa Escola de Santa Luzia apelo a V. Exa. que tenha a coragem de dizer expressamente se a professora que cita é Paula Rondão Almeida a fim de que, na qualidade de eventual visada, possa defender-me cabalmente nos locais apropriados.
Se nada for dito ou desmentido por V. Exa. até ao final do dia de amanhã (22/07/2009) assumo eu própria, efectivamente, a professora a que se referiu, pelo que recorrerei às competentes vias judiciais.
Dado que tenho conhecimento que o seu blogue faz a filtragem dos comentários, informo-o que nesta data envio também esta minha exposição para o blogue “TAS CA”.
Tendo em conta o adiantado da hora segue amanhã, por carta registada com A.R. dirigida a V. Exa., o original deste texto.


De Anónimo a 22 de Julho de 2009 às 10:39
Basta ver o comentário de resposta que o tipo fez no blogue dele para percebermos a COBARDIA do fulano.

O tipo insinua, publica comentários da mesma espécie, e depois quando é chamado à responsailidade dá o dito por não dito e foge como o Diabo da cruz!

Espero que o assunto não fique por aqui e que a justiça em Portugal actue de verdade para que esse fulano seja condenado pelas maldades que tem dito feito contra pessoas de bem.



Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs