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Quinta-feira, 11 de Junho de 2009

O voo AF 447

Não sou perito em aviões, mas tenho alguns conhecimentos sobre estes aparelhos e fundamentalmente centenas de horas de voo nos mais variados tipos de avião, incluindo os do tipo em que ninguém quer voar, para poder dar a minha modesta opinião sobre o trágico acidente (?).

Antes de mais gostaria de deixar algumas perguntas que até agora ninguém respondeu:

1 – Desde a década de 70 do século passado, quantos aviões caíram em pleno voo e sem ser por sabotagem? Zero!

2 – Mais ou menos dessa mesma época, quantos aviões caíram devido a faíscas atmosféricas? Zero

3 – Fala-se muito nos sensores que medem a velocidade do avião (tubos de Pitot), mas ninguém fala de outros métodos que os aviões têm de determinar a velocidade e que são baseados em GPS. Avariaram todos?

4 – Para quem conhece os sistemas de um avião sabe que os célebres tubos de Pitot são uns quantos em cada asa. Congelaram todos? Se a cerca de 35000 pés a temperatura é de cerca de 40 graus negativos, então quantos aviões já teriam caído por esse motivo, por exemplo na Rússia, onde ao nível do solo no inverno se verificam temperaturas ainda mais baixas?

5 – Se 3 passageiros do referido voo tiveram tempo (4 minutos) de enviar SMS’s e que foram recebidas, porque é que durante esse tempo não se ouviu a voz de qualquer dos 3 tripulantes, quanto mais não fosse para pedir socorro ou enviar a localização do avião?

 

Agora gostaria de deixar alguns factos:

1 – O avião voava a 35000 pés e a 847 Km/h o que é normal.

2 – Desde que a primeira mensagem automática foi enviada e até se verificar a queda passaram 4 minutos. A primeira dava conta de uma avaria eléctrica e a última que o piloto automático tinha sido desactivado.

3 – Há indicação que houve despressoarização a bordo!

4 – Um piloto de um avião espanhol que fazia o mesmo trajecto em sentido contrário, reportou à chegada que viu uma luz forte ao longe e que caía a pique no local da presumível queda.

 

Assim sendo:

1 – Se de facto houve despressoarização a bordo algo teve que ser aberto (uma porta que saltou, uma janela que partiu, um choque com um objecto ou uma cedência da estrutura)

2 – Se foram enviadas as SMS’s, não houve explosão no compartimento dos passageiros, já que se se tem dado uma detonação, haveria obrigatoriamente uma desintegração da fuselagem, o que não foi o caso.

 

Que se teria passado então? Uma sucessão de avarias em cadeia só imaginável em filmes de ficção? Não me parece! Uma faísca? Impossível, já que o avião está preparado para dissipar a energia (vejam no Youtube vários casos reais). Colapso físico do comandante? Há mais dois pilotos em voos de longo curso!

Em que ficamos?

E que dizer de uma pequena explosão no cokpit, como por exemplo uma granada? Porque não? Mataria os tripulantes, causaria um dano enorme em todos os sistemas e partiria quase de certeza alguma ou algumas das janelas do cokpit o que originaria a despressoarização. Estaríamos perante um ataque terrorista, não em grande estilo, mas muito eficaz.

È uma teoria como qualquer outra, mas possível. Eu acredito francamente numa situação destas, já que um avião não cai por dá cá aquela palha. Esperemos pelos resultados, se é que algum dia se virão a conhecer.

 

Jacinto César

 

 

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Tasca das amoreiras às 00:18
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3 comentários:
De Anónimo a 12 de Junho de 2009 às 08:40
Andam, no mundo inteiro, televisões, rádios, jornais e revistas a ouvir especialistas de aeronáutica para falar do voo AF 447...
Todos os especialistas e profissionais de aeronáutica estão com dificuldade em apontar causas e conhecer o que sucedeu sobre o Atlântico na madrugada do passado dia 1.
Afinal...
Temos o Jacinto.
Temos o Jacinto César.
Temos o professor Jacinto César.
Temos o professor engenheiro Jacinto César.
Graças ao Senhor Jesus da Piedade, o fenómeno é de Elvas. Trata-se de uma pessoas com "alguns conhecimentos sobre estes aparelhos e fundamentalmente centenas de horas de voo nos mais variados tipos de avião".
Ah, grande Jacinto!
Obrigado por saberes tanto.
Mais: obrigado por existires.


De Anónimo a 12 de Junho de 2009 às 10:17
Compreende-se...
Num fim-de-semana alargado em cinco dias, com os dois feriados e a ponte, compreende-se que a capacidade de análise e a consciência do ridículo do professor César tenham ido de férias.
Insisto: compreende-se...
Pelo menos eu compreendo.
Hoje tem desculpa, por mim.


De Anónimo a 12 de Junho de 2009 às 14:10
Foi quase há um ano que o professor Jacinto César utilizou este blogue para sugerir a construção de campos de golfe nos fossos das muralhas de Elvas.
Desde então, não me recordo de escrito tão pretensamente entendido, mas tão gritantemente ridículo.
O professor César especialista em aviação comercial.
Já não falta nada, a partir de agora.
Como é que, nesta terra, se pode escrever que o Eurico Candeias não pode ser vereador.
Não pode?...
Com estes peritos em aviões, então não pode?


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