Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Quinta-feira, 7 de Maio de 2009

Clube de Tiro e Caça de Elvas - 2

Há cerca de um ano escrevi sobre a localização do Clube de Tiro e Caça de Elvas. Escrevi nessa altura que a melhor maneira de resolver o assunto a contento de todos era o referido Clube vender os terrenos e fazer um Clube de Tiro com condições melhores e abrangendo outras modalidades. Voltei ao assunto porque recebi de uma leitora um comentário e que a seguir publico a referir-se novamente ao problema. Quem souber responder às questões levantadas, não se acanhe.

 

Jacinto César

 

De Luisa Pais a 6 de Maio de 2009 às 19:43

Boa tarde,

Estou completamente de acordo com o Sr. César e , gostaria de pôr as seguintes perguntas:

 

É benéfico para o desenvolvimento de uma cidade como Elvas, que segundo alguns ilustres residentes está em puro desenvolvimento, haver um campo de tiro dentro dos perímetros da cidade? Será que é permitido isso?

 

Outra duvida que me assalta é a seguinte: caso um "chumbinho" me faça um "doidoi", a quem devo pedir responsabilidades, será aos dirigentes do clube?

 

Como estou inspirada aqui vão mais algumas duvidas que me vão no espírito. Alguém me pode informar se o chumbo é tóxico? Já agora poderão também explicar-me que Lei regulamenta a localização de um campo de tiro?

 

Não entendo muito destas coisas, mas já agora, podiam mais uma vez esclarecer esta leiga, se é possível existir um complexo habitacional tão perto de um campo de tiro.

 

Realmente eu reparei que estão lá umas barreiras para tentar impedir que o "chumbinho" caía em terreno alheio, mas constatei in-loco que não se verifica, pergunto para que são as barreiras, se para efeito estão péssimas!

 

Concordo que o campo de tiro esteja há mais tempo ali e que as casas construídas à posteriori, mas tendo em conta que o crescimento das cidades, algumas das antigas estruturas terão de mudar para benefício de todos, penso que todos concordam.

 

Peço aos dirigentes do Clube de tiro de Elvas, que comentem este post, pois é de extrema importância para o meu futuro, é que estou a pensar por motivos profissionais mudar para Elvas, mas como mãe não quero correr o risco de o meu filho engolir um chumbo caído no meu terreno, por um disparo do vosso clube, por um dos vossos sócios e, que tanto quanto sei é tóxico.

 

Aguardo vossas prezadas notícias, cumprimentos.

 

 

 


Tasca das amoreiras às 18:29
Link do post | Comentar | favorito
18 comentários:
De Anónimo a 7 de Maio de 2009 às 19:26
Para RECORDAR: As Obras de Elvas
Rondão Almeida aprovou a urbanização da Quinta do Paraíso com o Clube de Tiro por cima.
Pensava ele que os Homens do Clube se punham a mexer dali para fora. Aquela Instituição é uma referência na nossa cidade e Rondão quiz correr com ela dali .Enganou-se. Aqueles associados pelo menos mostraram tê-los no sítio.
Toca a cair chumbo nas casas das pessoas que vivem na quinta do Paraíso. Perigo, muito perigo para todos. Obra e Urbanização de gente sábia. Talvez haja mais qualquer coisa para aquilo ter sido loteado.
O Clube de Tiro o que fez? Toca a subir montes de Terra para protecção das chumbadas.
Os residentes da Quinta do Paraíso agradecem: A sua vida deixou de estar em perigo e a alvo de qualquer chumbada. As casas que estavam em parte condenadas passaram a ter uma Venda dita normal.
Grandes obras


De Anónimo a 7 de Maio de 2009 às 21:35
O problema não é o seu filho engolir o chumbo.

O problema é puramente ideológico e prende-se com criar dificuldades a gente a a Luisa Pais considera de uma classe social superior à sua.

Pelo que percebo ainda não se mudou (nem sabe se se vai mudar) para Elvas e se é verdade tem muito por onde escolher a casa!

Até Rondão Almeida reconheceu no 100.º aniversário deste clube que é a única instituição elvense que traz a Elvas pessoas durante 3 dias!

A este tipo de complexos, estamos habituados há muito. Se fosse um Quinta com cavalos era o cheiro, se fosse uma marina era o perigo de o seu filho se afogar!!!

Dona Luísa assuma-se em tudo, se pudesse acabava com as touradas, com a caça e com tudo o que fosse genuinamente popular.

Foram os complexados como a Sr.ª que se manifestaram contra as touradas em Barrancos.

A sR.ª até diz que é contra a globalização mas se pudesse acabaria com tudo o que é genuíno. Não casou com quem queria, mas a vida é assim, não queira é proibir tudo o que lhe parece vedado, todos percebemos que o seu problema não é a localização do tiro, mas tudo o que considera que a ele está ligado!


De Anónimo a 7 de Maio de 2009 às 23:24
O que está mal não é o Campo de Tiro.
A aprovação da construção e Urbanização do Paraíso é que foi um erro e daqueles que qualquer Analfabeto consegue ver. Dadas as circunstâncias.


De katso a 7 de Maio de 2009 às 22:01
Nem vale a pena comentar a cara ilustre no que respeita às apreciações que faz do "tiro", mas revela os valores que a formam... se calhar é dos tais que pensam que como há liberdade, a minoria tem que impor, pois os "outros" não "compreendem certas coisas", falta de cultura, de valores superiores.
Como pessoa informada, foi a correr comprar o imóvel. Quando viu a asneira que fez, vai daqui e acabe-se com o campo de tiro e com o TIRO! Solução "democrática" demais conhecida! Estilo à transgénicos " e "verdes eufémicas ".
Posso adiantar que o problema da toxicidade do chumbo poder ser resolvida. Já existe munição para tal. Mas mesmo que a implantassem, a cara Luísa Pais iria levantar outros. Enfim, mas o seu móbil é outro! É resolver a sua "alhada", o seu "problemazito" à luz de, se necessário prejudicar outrem. Olhe , imagine aquele pessoal que vive em Lisboa e outras cidade à porta de paragem de autocarros e fábricas.
É "muito informada" de Tiro, mas desculpe lá. De assuntos imobiliários, ou é ignorante ou precipitada, será que foi a chamada compra por impulso?
Deve também ter sido por sua sugestão que o patético iluminado da Direcção Geral de Saúde (e outros) decidiram impor determinados indicies de sal no pão, se teve que acabar com as colheres de pau, etc.
Olhar, por exemplo, para as condições do ar que milhares de crianças e professores todos os dias têm que inspirar dentro das escolas, já será outro tipo de problema não é é?Tão "preocupados" que estão sempre com a saúde de outrem. Filantrópicos de treta.
Reflicta sobre certos comportamentos que tem no dia a dia e vai ver que o chumbo do Tiro é uma gota de água no oceano!

Não sei, nem me interessa, quanto terá pago pelo imóvel, mas com a sua publicidade e a de outros agora vale menos de certeza. Para a próxima seja "mais informada". Palpita-me que a esta hora deve estar alguém a rir-se.

Como diz o "outro": UM TIRO, DOIS COELHOS!!!


De Anónimo a 7 de Maio de 2009 às 23:09
Muito boa noite, Sr. Jacinto César.
Este comentário que vou fazer prende-se com este post, mas aproveito para "pegar" noutras questões relacionadas com o poder local.
Aqui está em causa o Clube e Tiro e Caça de Elvas. Discute-se a localização, o cair dos chumbos, etc, etc. Pela idade que tenho (e não é pouca) ainda sou do tempo em que se chamava àquele espaço o "TIRO AOS POMBOS". Com o sr. Manuel a fornecer as aves e nós, miúdos, detrás das barreiras e da vedação, a recolher as pobres aves, ou mortas ou feridas de morte, para fazer um belo de um petisco. Eram outros tempos.
As consciências foram evoluindo, e mudando, e o "TIRO AOS POMBOS" foi proibido. Passámos então para o Tiro aos Pratos e outras coisas do género. Tudo isto fruto da evolução. Na verdade porém, aquele espaço trazia a Elvas muita gente, muitos turistas ocasionais propositadamente para a prática daquele "desporto". Estou a falar de turismo, de receitas, de encaixe de capital, da sobrevivência e "ganha pão" de muita gente, entre restaurantes, hotéis, etc., etc.
Inclusivamente, se bem se recordam, neste Clube da cidade, tivémos um campeão nacional da modalidade. Nas instalações e sede do Clube facilmente se encontram essas marcas e esses registos. Na altura (e também agora) esse facto tem sido motivo de orgulho para muitos, inclusivamente políticos. Tudo isto vem a propósito de dizer que a tradição já não é o que era.
Actualmente (e a propósito do post) assistimos ao crescimento de urbanizações junto do referido campo de tiro. Porquê? Não sei responder, a verdade é que lá estão, e vieram depois de muitos anos da existência daquele recinto. As cidades e os centros urbanos crescem, é uma verdade indesmentível. Como se sabe para que "essas" coisas cresçam, existem hoje os chamados PDM'S, os Planos de Urbanização, os Planos de Pormenor, e outros nomes do género. Essas "ferramentas" proporcionam aos políticos, que têm essa competência, estudar, avaliar e equacionar o referido crescimento. Sempre tendo em atenção a relação custo/benefício/serventia/utilidade/conveniência das localizações em causa.
E aqui, meus amigos, temos um dos maiores erros da gestão autárquica do actual presidente da Câmara Municipal de Elvas. E este sim é um assunto de verdadeira gestão da autarquia e dos interesses do concelho e dos munícipes. Quem minimamente se encontra atento a estas questões, facilmente vê como se efectuam alterações ao PDM (provavelmente para favorecer proprietarios de determinados terrenos em determinadas zonas) sem que se tenha em atenção o legado histórico, cultural e desportivo (neste caso) da nossa cidade.
Esta questão (a questão das infraestruturas desportivas do concelho) leva-nos a recuar no tempo alguns anos para afirmarmos que a +política desenvolvida tem sido errada. Quando este presidente cá chegou, existia na então denominada "zona desportiva" o Estádio municipal (com o chamado campo nº2), o Campo de Tiro e o Pavilhão Desportivo Municipal. Um dos projectos que se encontrava aprovado na altura da transição do poder, era o das piscinas Olímpica e coberta, nos terrenos junto ao Pavilhão Desportivo Muniicpal. Não sabemos porquê, mas o projecto foi deitado fora e foi-se construir as piscinas, com outras dimensões muito longe da zona desportiva. Mais tarde gastaram-se mais um mi9lhares num estádio novo, muito próximo do existente. Ainda mais tarde surgem dois estádios (ou campos) com relvados sintéticos praticamenmte colados ao "velho" estádio municipal. Comentários para quê? Responda e comente quem souber. Pergunto eu, na minha modesta opinião: não teria sido mais económico e mais prático juntar todos os complexos desportivos numa única zona, e ter transformado o "antigo" estádio municipal num estádio com todas as condições, para todas as modalidades?
Aquilo que vemos hoje em dia, com as instalações que foram criadas é o abandono a que as mesmas estão votadas. Infelizmente o desporto em Elvas resuime-se ao futebol, algum rugby e.... nada mais. E as instalações, que custam muito dinheiro em manutenção, estão quase abandonadas.
Resumindo, se tudo tivesse sido feito como deve ser, certamente não teríamos aqui a senhora a queixar-se do "chumbo" na sua casa, mas.... infelizmente é o que temos.
Muito boa noite e boa reflexão desportiva.


De Katso a 8 de Maio de 2009 às 00:18
Fescas, frescas !!!

Amigos do Tiro, caça, fisgas, arcos, bestas, carabinas, paintball, armas biológicas, radioactivas, facas de borboleta, pistolas-metralhadoras, bastões-extensíveis, dinamite e outros explosivos, aqui vos deixo o link para o DR integral com a nova Lei das armas e essas coisas. Saiu na quarta-feira. Pode ser que a altamente formada Sr.ª Luisa Pais se dê à trabalheira de ler a "coisa" para ficar ainda mais iluminada!

http://dre.pt/pdfgratis/2009/05/08700.pdf

Versão integral da 1ª série

PS - O pinócrates do Pinto de Sousa lá teve que voltar atrás e alterar uma coisa que convinha à maioria de caçadores e atiradores. Lá alteraram o tal artº 14. hehehehe... como dizem os brazucas - "Chumbo n'eles" hehehehehehe



De Anónimo a 8 de Maio de 2009 às 00:50
Aqui está um exemplo de coisas boas de Rondão Almeida. Aprovar um Bairro Residencial por baixo de um campo de Tiro.


De Anónimo a 8 de Maio de 2009 às 00:55
Proponho que o Campo de tiro mude para as Sochinhas.A população agradece que as chumbadas se concentrem por lá.


De Katso a 8 de Maio de 2009 às 01:01
Este link sobre a Lei da Armas é melhor. É apenas a Lei 17/2009. O link anterior é mais pesad0, estilo .500 express. hehehe. É o DR completo da 1ª série. Este só tem 450 Kb.

http://dre.pt/pdf1s/2009/01/00900/0027300295.pdf

PS - Luisa Pais, se fosse utilizada no Clube de Tiro a arma que acima referi (.500 express) aconselhava a que não andasse a arejar com os seus pensamentos e reflexões "talvez sim, talvés não" por aquelas urbanizações. Ai sim já era para se alarmar. Não fazia só doidoi, hehehehe




De Anónimo a 8 de Maio de 2009 às 02:04
Pum, Pum
Esta não sabia eu.
Então o pessoal da Urbanização do Paraíso anda a levar chumbo nas orelhas.
ELVAS MODERNA
ELVAS TEM GRANDES IDIOTAS A MANDAR POR CÁ.


De Tv produções a 8 de Maio de 2009 às 10:20
Nota de Imprensa

A RTP1 transmite no próximo sábado, dia 9 de Maio, pelas 23.08h o concerto “José Cid & Big Band + Convidados, em as canções da minha vida”.
José Cid revisita todos os grandes temas da sua carreira, numa noite memorável em Elvas , no coliseu José Rondão Almeida.
Ao longo de duas horas e meia, José Cid e a sua banda, levam ao rubro um coliseu cheio de admiradores do cantor natural da Chamusca.
Com produção e encenação, do também fadista estremocense, José Gonçalez, que neste concerto canta um tema em dueto com José Cid, e apresentação de José Carlos Malato, a RTP transmite um concerto único, numa noite única. O alinhamento do concerto foi montado propositadamente para esta noite, onde José Cid é convidado a cantar só os seus grandes sucessos. José Perdigão, back vocal do concerto, é igualmente convidado a cantar em dueto com José Cid.
Gravado a 28 de Março de 2009, este concerto revela-se uma oportunidade única, para assistir a uma brilhante actuação, do, provavelmente, mais talentoso e transversal artista português da actualidade. São presença neste espectáculo admiradores dos 8 aos 80 anos.
Verdadeiramente um concerto a não perder.
TV PRODUÇÕES
tv.producoes@sapo.pt


De Tasca das amoreiras a 8 de Maio de 2009 às 15:34
Caro Jacinto
Como sabes, porque tive oportunidade de te dizer pessoalmente, neste aspecto estamos em desacordo.
Como é referido em alguns comentários, o clube já existia quando foi aprovado o bairro em questão, mas o problema vai muito para além disso. Trata-se na realidade de um planeamento urbanístico incorrecto, que permitiu a construção de um bairro em plena zona desportiva da cidade, e conduziu À construção de um equipamento desportivo, a piscina, naquilo que poderia ser a zona de crescimento natural da cidade.
Tudo o resto são remedeios por um lado, e fundamentalismos por outro.

António Venâncio


De Katso a 8 de Maio de 2009 às 15:52
Nem mais caro Venâncio. O Jacinto só gosta de bola (menos mal que é do SLB) e pouco mais. É contra Atiradores, caçadores, pescadores, touradas e garraidas, e actividades conexas. As que considera "trogloditas" se calhar. Mas que lá gosta de um bom bife à portugália ou de uns jaquinzinhos com arrôs de tomate... hehehe

Como comentou e bem "o clube já existia quando foi aprovado o bairro em questão, mas o problema vai muito para além disso. Trata-se na realidade de um planeamento urbanístico incorrecto, que permitiu a construção de um bairro em plena zona desportiva da cidade", questiono: Será que o adjectivo "incorrecto" foi escolhido de forma benevolente ou deveria ser outro? Será que foram (ambas partes) ingénuos?


De Tasca das amoreiras a 8 de Maio de 2009 às 16:40
Caro Katso

Se o meu “amigo” continua aqui a expor as minhas fraquezas e defeitos é expulso do bolg sem apelo nem agravo. E nem uma grade de “sagres” o safa ou que nem o “dito” tenha uma pata negra. Só não foi ainda banido por uma questão de solidariedade clubista, senão …

A TASCA


De OFENDIDO a 8 de Maio de 2009 às 17:25
Caro César,
anda a recusar a publicação dos meus comentários. Uns, noutro dia, sobre a entrada sem pagar do senhor Luís Abreu no concerto do Represas do CNT.
Hoje, a dizer-lhe quem é o responsável por haver habitações junto ao campo de tiro.

Os comentários não tinham nada de anormal, ao contrários das ofensas de muitos que por aqui encontro.

Se não publica comentários contra elementos da coligação PSD+CDS+STAL, escreva-o aqui, para que eu não preca tempo no seu blog.

Agradeço-lhe muito esse esclarecimento.


De Tasca das amoreiras a 8 de Maio de 2009 às 18:11
Caro Ofendido

Não sou nem nunca fui “um rapazinho” pudico nem tão pouco rato de sacristia.
Acontece que o meu amigo vem aqui utilizar uma linguagem, que muito bem pode utilizar em sua casa, mas num local público como é um blog não utiliza.
Diga o que tem a dizer sem ter que utilizar linguagem e vocabulário que utiliza e será bem-vindo.
Se quiser enviar novamente os seus comentários, cortando a asneirada, eu publico-os.

Jacinto César


De Anónimo a 8 de Maio de 2009 às 19:25
Muito bem amigo Jacinto
Não sei quem é o ofendido nem o que disse.
Mas mesmo com estes coteszitos por vezes vem por aqui grandes asneiradas.



De Anónimo a 8 de Maio de 2009 às 22:06
Mas este tem asneiras sucessivas!
Aqui já se ofenderam uns e outros e ofendem-se todos os dias.
Dou razão ao Ofendido, mas o tasca não é o único com dois pesos e duas medidas.


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs