Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2009

Novamente as Autárquicas

No passado dia 11 deixei aqui um texto, dirigido ao Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Elvas, no qual defendia, expondo as minhas razões, que o PSD deveria concorrer sozinho Às próximas eleições autárquicas, na sequência de um outro de dia 6, no qual fizera um levantamento das últimas movimentações políticas em Elvas e da grande confusão que as mesmas sugeriam por parte da oposição.

Diz no primeiro desse textos”  ...é claro que não interessa a um dos dois partidos que se saiba qual o seu real peso eleitoral,..., pelo que fará os possíveis e impossíveis para, através da coligação, ...., conseguir uma visibilidade que nunca teria, e colocar elementos seus em posição elegível.”(1) A verdade é que o recente texto de dia 22 do líder do CDS/PP no seu blog Câmara dos Comuns, vem confirmar a minha afirmação da altura.

Vamos então ler esse texto e procurar interpretar, o que nele se diz

 Começa por dizer  “O PS de Elvas anda manifestamente nervoso com mais uma possível coligação PSD/CDS para as autárquicas. Eles não gostam de coligações e passarei mais adiante a explicar porquê.”(2), ideia que reforça perto do final do texto quando afirma “É por isso que não estranhem quando ouvirem o PS dizer que PSD e CDS deviam concorrer sozinhos, cada um para seu lado. É claro que deveriam se apenas tivéssemos em conta o superior interesse….do PS!” (2), numa clara tentativa de condicionamento e de colagem de rótulo a quem não concorde com a coligação, conotando-o com o Partido Socialista( bem à maneira de outros tempos em que quem se manifestasse contra o governo era rotulado de comunista).

Depois vem dizer “Até ao momento a minha candidatura anunciada à Câmara de Elvas continua a ser a única e posso dizer, sob palavra de honra, que até ao momento continua de pé.”(2) e “O PSD já terá encontrado candidato”(2)  dando a entender que está disposto a ir sozinho a eleições, tendo até tomado a iniciativa,  e que o PSD estará também a tratar da sua candidatura, para logo de seguida acrescentar “havendo uma superior interesse da cidade numa coligação ela será de ponderar” como se fosse um sacrifício que fizesse em nome da cidade, quando é notório que, sem uma coligação e levando por diante a sua candidatura, será um completo fracasso.

Para tentar justificar o “superior e interesse da cidade”(2) vai buscar os resultados das eleições de 1993 para, esquecendo(ou desconhecendo) que as Ciências Sociais não são ciências exactas vir concluir que o “todo”seria igual à soma das “partes”, isto é que o resultado de uma coligação seria igual à soma dos resultados dos dois partidos individualmente. Ora esta conclusão é perfeitamente abusiva, como passarei a demonstrar, baseado em dados concreto recolhidos na página da ANMP-Associação Nacional de Municípios Portugueses relativos aos resultados eleitorais para a Câmara de Elvas nos últimos 30 anos.

Comecemos por 1979 o PSD concorreu à Câmara de Elvas com o seu símbolo e obteve 31,8 % , no ano de 1982 o PSD não se apresentou lista tendo integrado a UD e obteve 29,8 % menos 2 % do que obtivera nas eleições em que concorrera com o seu símbolo em 1985 o PSD voltou a apresentar-se com o seu símbolo no âmbito de um acordo em que o PSD apresentou a lista para a Câmara e o CDS para a Assembleia Municipal o PSD obteve 46 % dos votos a sua melhor votação de sempre e o CDS obteve 32,8 % para a Assembleis(não sei porquê perderam-se aqui 13,8 % dos votos, mais de ¼ dos que votaram para a Câmara não o fizeram para a Assembleia!...), 1989 O PSD apresenta lista para a Câmara e para a Assembleia Municipal, obtém 42,7 % para a Câmara e 37,7 % para a Assembleia Municipal. Apesar de ter descido para a Câmara, consegue a segunda maior votação de sempre e recupera nada mais nada menos que 5% dos votos na Assembleia Municipal, 1993,o ano referido como exemplo de para justificar a necessidade de uma coligação, o PSD concorre sozinho desce para 28,8 % para a Câmara e 28,3 %  para a Assembleia Municipal, (curiosamente quase a mesma votação, apenas 0,5 % de diferença), o CDS recolhe apenas 6 %,1997 o PSD comete um erro de casting monumental, e tem a pior votação de sempre, contrriamente ao que seria de esperar o CDS não capitaliza as perdas do PSD, nem sequer em parte, perdendo ele próprio 2,8 % relativamente à votação anterior. Dai em diante o PSD e o CDS  concorreram sempre coligados, conseguindo votações de 15,2% em 2001 e 22,1% em 2005.

 

Dos dados acima apresentados podemos concluir o seguinte:



1-        O melhor resultado obtido por uma coligação expressa, os 29,8 % conseguidos pela UD no ano de 1982 é inferior aos três melhores resultados obtidos pelo PSD quando a concorrer com o seu símbolo, e está quase ao nível da votação obtida no ano de 1993, apenas 1% de diferença.

 

2-        Os resultados obtidos nas últimas duas eleições, concorrendo em coligação são piores que todos os resultados do PSD tomados isoladamente(mesmo o tal de 1993), se excluirmos o ano de 1997 cujo desaire se deve à infeliz escolha do candidato.

3-        O facto de o CDS não capitalizar a descida do PSD no ano de 1997 mostra a dificuldade de algum eleitorado do PSD em votar CDS mesmo quando não acredita na proposta do PSD e que portanto tende a afastar-se das coligações.


4-        O mesmo se pode verificar no diferencial de votações entre a Câmara (PSD) e a Assembleia (CDS)

Não vejo pois porque motivo “O PS de Elvas anda manifestamente nervoso com mais uma possível coligação PSD/CDS “(2) quando o PDS tem tradicionalmente melhores resultados quando se apresenta por si.


António Venâncio

 

(1)      Venâncio,António in
http://tascadasamoreiras.blogs.sapo.pt/1r19964.html

(2)       http://elvas2050.blogspot.com/2009/02/autarquicas-2009.html

 

 

 


Tasca das amoreiras às 21:01
Link do post | Comentar | favorito
11 comentários:
De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2009 às 21:59
Em 79 foram listas cruzadas e o venâncio sabe isso mas não disse. Reparem PSd à Câmara e CDs à Assembleia e o resultado foi o mesmo. http://www.anmp.pt/cgi-bin/anmp/sel201?M7350&1979

Na UD em 82 e com o CDS (Dr. Joaquim Caldeira) a encabeçar a lista à AM houve mais votos nesta lista que na da Câmara encabeçada pelo Dr. Cau.

O único ano "estranho" é de facto o de 85. Tudo o resto é de uma perfeita normalidade!





De Tasca das amoreiras a 24 de Fevereiro de 2009 às 22:29
Em 79 eu não estava em Elvas, estava envolvido numa coligação PSD/CDS num outro concelho, desconheço o que se passou, o resto, tem razão é perfeitamente normal, sempre que o PSD se junta com o CDS em Elvas sai naturalmente prejudicado, é o que os números mostram.

António Venâncio


De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2009 às 22:11
Isto é desnecessário Senhor Venâncio.
O Tiago Abreu já tem a coligação acordada com o sr. Cabaceira do PSD. Vem no blog dele com conversa fiada de que o PSD já escolheu o candidato mas ele não sabe, mas está disponível para concorrer sózinho, mas pode ponderar uma coligação se as negociações forem boas, blá, blá, blá.....
Mas o tipo pensa que engana quem???????
Claro que ele sabe que eles têm a coligação combinada, porque são os dois incapazes de dar a cara pelos seus partidos!
Claro que eles têm o candidato dessa coligação combinado há muito tempo: o sr. Simão das Dores da tal Associação Desenvolver Elvas!
Foi com esse objectivo que Tiago Abreu e Cabaceira criaram a ADE, numa estratégia tão "brilhante" que só contava com a "inteligência" bacoca deles.
Continuam a querer tratar os elvenses como se fossem alguns parvos como eles! Vão ver qual vai ser o resultado, porue as pessoas não gostam de ser tratadas com estas estratégias de passar as coisas por baixo da mesa, de hipocrisia e de aldrabice descarada.


De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2009 às 22:27
ESTE BLOG VAI DE MAL A PIOR. QUASE NÃO TEM COMENTÁRIOS E POR ISSO VOLTAM AO MESMO DE SEMPRE, O TIAGO. QUE FALTA DE IMAGINAÇÃO VENÂNCIO E CÉSAR, SOIS MESMOS UNS ZEROS À ESQUERDA! AS VOSSAS IDEIAS BRILHANTES NÃO TÊM ECO E VAI DAI BATEM NO DE SEMPRE, AQUELE QUE VOS TRAZ COMENTÁRIOS. PICORRILHA-


De Tasca das amoreiras a 24 de Fevereiro de 2009 às 22:54
Engano ilustre anónimo.
Eu não fiz um texto a propósito do Sr. Tiago, mas a propósito do eu penso que devia ser a estratégia própria do maior partido da oposição. Tenho o mesmo direito a escrever, com os fundamentos que achar convenientes, contra a realização de uma coligação que o Sr. Tiago tem de escrever a favor da realização da mesma O objectivo deste texto é que o presidente da concelhia do PSD, a ser verdade que não há ainda compromissos assumidos, pense um pouco antes de fazer uma coligação que, a meu ver, só vai prejudicar o PSD e Elvas, a curto e a médio prazo, e saiba que, contrariamente ao que quer fazer crer o Sr. Tiago, quem pensa que o PSD não deve fazer uma coligação não é forçosamente do PS e nem sequer é liquido que para o PS a coligação seja mais desfavorável.
Mais, sinto-me livre de escrever neste espaço aquilo que eu achar importante, independentemente dos gostos particulares de alguns anónimos que aqui aparecem, e que gostariam que aqui só se escrevesse aquilo que lhes convém.

António Venâncio


De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2009 às 22:57
Ao Tiago Anónimo das 22:27 só se pode dar uma resposta: deve se pela mesma razão que ele no blog dele, onde ele próprio faz os comentários anónimos e identificados, para ter assunto tem que bater sempre no mesmo de sempre, o PS ou algém do PS. Também isso mostra que o rapaz que vem aqui anónimo é um zero à esquerda e com falta de imaginação. Picorrilho.


De MF a 25 de Fevereiro de 2009 às 08:28
Excelente análise. É tão fácil desmascarar quem tenta enganar o povo...


De Anónimo a 25 de Fevereiro de 2009 às 11:24
Podem ir fazendo as vossas continhas...
Carnaval foi um êxito enorme!
Desmentir isso é percorrer na Rua do Ridículo.
Rondão Almeida, imperial, recolheu os louros.
E os outros candidatos e os outros candidatos a candidatos por onde andaram?...
Ou pensam que isto não tem peso.


De Anónimo a 25 de Fevereiro de 2009 às 11:38
Rondão em velocidade de cruzeiro.
Os outros ainda nem escolheram nem viatura nem piloto.


De Anónimo a 25 de Fevereiro de 2009 às 12:27
Até faz confusão que estas contas sejam feitas por um professor de... Matemática


De Tasca das amoreiras a 25 de Fevereiro de 2009 às 12:59
Porquê caro anónimo?...
Acaso existe alguma incorrecção Matemática nos dados que apresento?
Acaso digo que é menor o que é maior, ou erro uma das ouças subtracções que efectuei?
Se assim é faça o favor de indicar os erros exactos que detectou, para que os possa corrigir, porque eu, na minha ignorância, não consigo encontrar nenhum.

António Venâncio


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs