Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009

A estrada Vila Fernando-Elvas

Vinha eu pensando num outro tema para o post quando, casualmente, passei na estrada Vila Fernando-Elvas e resolvi:

- É hoje!...

Já há vários meses, não sei bem quantos, a referida estrada foi repavimentada e foi efectuada nova sinalização horizontal.

Passando frequentemente nessa estrada, tinha reparado, logo na altura, na clara divergência entre sinalização horizontal então efectuada e a sinalização vertical existente, mas confesso que, em principio, pensei que se tratava apenas do facto de os trabalhos ainda não estarem concluídos, e que brevemente, a sinalização vertical seria alterada para ficar de acordo com a horizontal então efectuada, que supus resultar de um estudo das condições de visibilidade da estrada, até porque, na maioria dos casos, me parece bem mais coerente do que a anterior, no entanto, o tempo foi passando e o que hoje verifico é que a situação se mentem, motivo que me leva a escrever este post.

Quais são então as divergências concretas que verifiquei:

1-     Existe pelo menos um ponto dessa estrada cuja sinalização vertical indica proibição de ultrapassar e a horizontal está sinalizada a tracejado.

2-     Há pontos onde termina a proibição de ultrapassar na sinalização vertical e na sinalização horizontal permanece o traço contínuo.

3-     Não há correspondência em vários pontos entre o início/fim de zonas de proibição de ultrapassagem e o início/fim do traço contínuo.

Sei que vão começar os comentários atirando as culpas para este ou para aquele, ou dizendo que esta estrada é da responsabilidade destes ou daqueles. Acho que esse aspecto é o menos importante, o que importa é que a situação possa ser corrigida, pois torna-se confusa e geradora de equívocos.

Vejamos apenas duas situações que podem acontecer:

Um condutor segue num ligeiro atrás de um camião, vê à sua direita um sinal de fim de proibição de ultrapassar, não vem ninguém de frente, inicia a ultrapassagem, de seguida é mandado parar pela autoridade e é-lhe apreendida a carta de condução por ter pisado o traço contínuo.

Outro condutor em situação idêntica mas num outro ponto, verifica que a sinalização horizontal é traço descontínuo em muitos metros à sua frente, não vê, porque o camião o esconde, um sinal de proibição de ultrapassar que está nesse momento à direita do camião, inicia a ultrapassagem, lá vem a autoridade para o autuar por efectuar uma ultrapassagem num local proibido.

 Se se efectua um estudo para sinalização de uma estrada, por forma a reduzir a sinistralidade na mesma, então não é compreensível que dele resultem duas sinalizações diferentes, ou que se leve à prática o resultado desse estudo numa parte da sinalização, e se mantenha a antiga que com ela não é coerente.

 

António Vemâncio

 


Tasca das amoreiras às 20:00
Link do post | Comentar | favorito
2 comentários:
De Anónimo a 20 de Fevereiro de 2009 às 12:36
Rondão reuniu ontem com empresários do ramo da construção civil de obras públicas.
(lê-se no site da Rádio Elvas)

Mais um tiro no alvo.
Mas mais uma preocupação para Tiago Abreu - que é contra este tipo de encontros, obviamente.

O presidente da câmara continua a fazer o que está ao seu alcance para lever o concelho para diante.

Alguns opositores, sem ideias nem estratégia, para lá de uma má-língua militante, prosseguem a travessia do deserto, sem perspectivas de oásis e, muito menos, de um lago ou mar salvador...



De Ricardo a 1 de Março de 2009 às 14:59
Infelizmente este tema é uma realidade que devia ser revista... vamos esperar por esse dia


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs