Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2009

Sou bruxo!

No dia 12 de Agosto de 2007, escrevi aqui uma carta aberta à posição. Vou transcrevê-la na integra. Farei o meu comentário no final.

 

Carta aberta a... Oposição

Caros amigos opositores ao actual regime camarário

Antes de mais gostaria aqui e agora de confessar a minha preferência política: desde os tempos imediatamente posteriores ao 25A e da minha segunda passagem por Coimbra, talvez por reacção ao chamado gonçalvismo ou por influências de amigos, os meus olhos sempre estiveram virados para a direita e mais concretamente para o antigo CDS onde fiz muitos amigos. Se foi uma opção boa ou má não sei, mas foi a que tomei face aos acontecimentos da altura e à qual me mantive fiel até hoje com a excepção de dois momentos, dos quais já falarei.

Estou-vos a escrever porque sinceramente de há um par de anos para cá se existem, eu não os vejo, e não só eu como muita gente!

É voz corrente que o “terrorismo” só se combate com o “terrorismo”! Nada mais errado. O “terrorismo” combate-se com inteligência. E que faz a oposição em Elvas? Usa os mesmos métodos dos que estão no poder: a violência verbal, a guerrilha constante, o boato, a maledicência, a calúnia, os ataques pessoais, etc.. Ao fim e ao cabo passa-se aqui o que se passa a nível nacional.

Nunca fui político nem tão pouco tenho jeito para tal, no entanto como cidadão posso-me dar ao luxo de analisar os acontecimentos e poder comentá-los! É um direito que me assiste.

Recuemos no tempo.

1-Eleições em que o candidato da oposição foi o meu AMIGO José Kusky . Este meu amigo é do tipo de pessoa boa por natureza. Penso ser daquele tipo de pessoas em que é difícil encontrar-lhe um defeito. Amigo do seu amigo e amigo de todos. Ás vezes amigo até de quem não devia ser. Mas enfim, ele é assim e nada há a fazer. Quando foi escolhido para tal tarefa bastantes vezes conversei com ele sobre o assunto e sempre lhe disse o mesmo: tu está s a ser empurrado para uma luta que ninguém quer travar e quem vai sair magoado vais ser tu. Na minha opinião foi autenticamente atirado às feras e o desastre foi total. Ele sabe que estou a dizer a verdade. Para que conste, continuamos amigos.

2-Eleições em que o candidato da oposição foi o meu AMIGO José Carlos Fonseca. Tudo o que referi atrás em relação ao José Kusky se aplica ao José Carlos. Operações políticas tiradas a papel químico. O desastre foi novamente total. Para que conste continuamos amigos.

E porque é que aconteceram estes desastres? Pelos mesmos motivos que se irão repetir nas próximas eleições! Seja o candidato A ou B a estratégia ir á ser a mesma ou seja a do bota abaixo. Assim não!

Mas será que os aparelhos políticos pensam que o “povo” é tonto? Mas será que os ditos senhores não andam de olhos abertos e vêm o que se passa? Não senhor, bota abaixo! E depois aí vem o fado da desgraçadinha novamente cantado por outras vozes e noutro tom, mas pertencentes à mesma “companhia”.

Falemos claro e sem medos.

Mas será que o actual presidente só tem feito asneiras? Pela conversa da oposição sim, mas aos olhos dos cidadãos não!

Mas será que o actual presidente quer tão mal à sua terra que não a queira ajudar da melhor maneira que sabe e que pode? Para a oposição sim, mas para os cidadãos não!

Tem feito obras polémicas? Sim senhor, mas como é que se podem comparar gostos e opções? Salvo as devidas proporções todos devem conhecer a polémica construção do Templo da Sagrada Família em Barcelona. Pois é, na altura foi um escândalo. Hoje toda a gente a admira. E o Centro Cultural de Belém? Lembram-se como foi? Poderia citar mil exemplos. Todos dizem mal de tudo mas não dizem como se poderia fazer melhor.

Com toda esta minha conversa haverá por aí muita cabecinha a pensar que eu sou mais um dos vendidos ao poder. Nada mais errado. Haja alguém que me aponte algo nesse sentido. Agora que tenho que dizer bem do que para mim foi bem feito é de toda a justiça que o faça. Que se tê feito coisas erradas, para mim, também é uma verdade, mas essas guardo-as para outro destinatário.

E por falar em vendidos, as oposições não deveriam falar tanto pois têm telhados de vidro e os efeitos de algumas “trovoadas” estão bem à vista de todos. E quanto a isto é melhor não falarmos mais.

Disse ao princípio que fui infiel duas vezes ao partido da minha simpatia. Pois bem, foram precisamente nestas duas eleições. Mas que escolha tinha eu? Eram as listas e os programas de acção alternativas credíveis? Não! E o que eu pensei, pensaram milhares de pessoas. Não nos restava mais nenhuma opção senão votar no actual presidente. Sinto-me mal por isso? Não! Estou arrependido? Não! Voltaria a fazer o mesmo? Sim! E nas próximas como vai ser? Bem, se as coisas se mantiverem como até aqui que poderemos nós fazer? Entregar a Câmara a um grupo que faria o mesmo ou pior em acções negativas? Haja o bom senso de escolher as pessoas certas para os lugares certos, honestas e com coragem de fazer "sangue" onde tiver que ser feito e doa a quem doer. Haja o com senso de se fazer um programa credível, objectivo e calendarizado para que todos saibamos para onde vamos. Haja o bom senso de evitar aqueles chavões políticos subjectivos que dão para fazer tudo ou tudo deixar na mesma. Haja o bom senso de escolher pessoas competentes independentemente da sua filiação ou cor partidária. Haja o bom senso de manter as pessoas que são competentes, porque estas serão sempre leais para o seu trabalho independentemente do "patrão" para quem trabalham. E finalmente a promessa solene e pública que jamais haverá lugares para os amigos, para os familiares, etc. Nestas condições têm o meu voto garantido e possivelmente o de muita gente.

Caros amigos a candidatos á alternativa: mudem de estratégia senão desta vez são cilindrados.

Antes de escrever estas linhas já tinha escrito pessoalmente ao Tiago Abreu que teve a amabilidade de me responder e dar razão nalguns dos reparos que lhe fiz e que repeti aqui hoje. Falei também sobre o assunto pessoalmente com o actual dirigente do PSD, de quem sou amigo também.

Como o povo diz, quem me avisa meu amigo é!

 

Passados que vão quase dois anos, e ao reler o texto, penso que nada mudou desde então. Quem está no poder continua como estava e a oposição continua a malhar nestes no mesmo tom e da mesma forma.

 

 

Como podia ser tudo tão diferente se houvesse mais bom senso.

Como referia então na carta, sempre me considerei uma pessoa a quem faltava o jeito e a propensão para ser político. No entanto não é esse facto que me inibe de analisar os acontecimentos com distanciamento e independência e o que verifico é que continua a existir uma fome tremenda pelo poder, como se disso dependesse a felicidade de quem o tem e dos candidatos a tê-lo. Mais, penso que a ânsia pelo poder é como uma droga, a qual tira a lucidez. Nunca se podem esquecer é da felicidade dos outros (leia-se cidadãos).

Julgo que a chamada de atenção que fiz à época era razoável. Agora já é tarde.

 

Jacinto César      

 

 


Tasca das amoreiras às 19:39
Link do post | Comentar | favorito
9 comentários:
De Anónimo a 18 de Fevereiro de 2009 às 08:34
Se queres estar connosco na oposição tens que escrever mal do poder como é lógico. Não é com textos destes que lá vamos! És outro vendido


De Anónimo a 18 de Fevereiro de 2009 às 09:17
Claro Portinholas, o César até escreve muito bem do poder!!!!
Que estupidez portinholeira! O costume.


De Anónimo a 18 de Fevereiro de 2009 às 12:45
Realmente, antever que o Rondão vai ter o seu trabalho articulado reconhecido pela população e que a oposição dispersada vai ser mal tratada pelos votos do povo, só pode estar ao alcance de um bruxo.
De um bruxo excepcional.
De um campeão mundial de bruxaria.
E a medalha de ouro, nos Jogos Olímpicos dos Bruxos, vai para...
professor Jacinto Nozes César.
Parabéns!


De Anónimo a 18 de Fevereiro de 2009 às 15:13
Sou Bruxo
Vou ficar em casa.
Não vale a pena inverter as situações que nos desagradam
Para quê Votar?
Ponham lá o Homem por Nomeação Política.
O País poupa uma data de dinheiro.
Não vale a pena dizer Mais Nada.
Já está tudo "adivinhado"
Perante estes Altos Raciocínios de Galinha
é caso para dizer que eu também Sou mesmo Bruxo



De Anónimo a 19 de Fevereiro de 2009 às 12:00
Pelo menos a avaliar pelo número de comentários, o post não parece muito interessante.


De Anónimo a 19 de Fevereiro de 2009 às 15:06
Há Mais Bruxos neste Concelho que Eleitores
Vejam o Blog Elvas Pior
Mais de 5000 Bruxos
Façam Figas
Vai Haver Menos Eleitores que Assinaturas


De Anónimo a 19 de Fevereiro de 2009 às 17:58
Notícia no Correio da Manhã online, fresquinho

"MP proíbe sátira ao Magalhães
O Ministério Público (MP) ordenou esta quinta-feira à Câmara de Torre Vedras que retirasse as imagens de nus femininos que estavam no ecrã de uma reprodução do computador Magalhães, que faz parte de um "monumento" ao Carnaval da cidade.


'Fomos surpreendidos à cerca de uma hora com um fax do Ministério Público assinado pela senhora delegada do 1º juízo, a qual nos dá um prazo até às 15h30 para retirar o conteúdo do computador Magalhães', explicou o presidente da autarquia, Carlos Miguel, em declarações à Antena 1.

'Achamos que pela primeira vez após o 25 de Abril temos um acto de censura aos conteúdos do Carnaval de Torres', lamentou o autarca, precisando que 'o que existe é uma sátira ao computador Magalhães com um autocolante que se pressupõe que seja o ecrã'.

O chamado 'monumento' ao Carnaval, dedicado ao este ano à temática das profissões, mostra uma adolescente a pensar no futuro, com um computador Magalhães, que apresenta pequenas imagens de nus femininos.

'Só espero que a delegação do MP não se lembre de mandar cobrir ou retirar o testículo do Cristiano Ronaldo porque esse vai dar muito trabalho', ironizou, Carlos Miguel, aludindo a um carro de Carnaval que vai desfilar."

É CASO PARA DIZER, ESTES GAJOS SÃO MESMO OS DEMOCRÁTAS DO CARAÇAS!!! POR ACASO TENHO ESTADO ATENTO ÀS ÚLTIMAS ACTUAÇÕES DO MINISTÉRIO PUBLICO! UMA ISENÇÃO QUE NEM DÃO NAS VISTAS!

PS - Se quiserem podem pegar no tema e fazerem um post, visto estarem um pouco "parados"...


De Anónimo a 19 de Fevereiro de 2009 às 18:52
Não me apeticia comentar, o Cesar faz sempre o mesmo tipo de apreciação para acabar por votar no mesmo, só não compreendo que, estando tão de acordo com o poder não assine o livro dos fantoches.
A oposição não tem que estar a enaltecer o que está bem feito a não ser que lhe seja perguntado mas, o que não está bem feito deve dizer e criticar e dar opções.
Há uns anos atrás foi proposto um aumento de 1,3 e não 30% com o intuito de iludir os deputados que acabaram por aprovar o referido aumento sem se aperceberem de que não estavam a aprovar 3% mas sim 30% da contribuição predial (actual IMI).
No ano seguinte entrou em vigor o IMI ,o estado estipulou o minimo e o máximo, o autarca que o Sr Cesar tanto admira anunciou que tinha diminuido a contribuição no entanto, utilizou o valor máximo e não o minimo, na realidade o que fez? utilizou o escalão máximo, fez demagogia,aumentou o imposto. Há uns anos atrás aumentou brutalmente as taxas de loteamento e construção apesar de, a oposição publicamente ter argumentado que esses valores eram exagerados o que iam onerar o valor final dos apartamentos encarecendo o preço final a pagar.
Como foi notório os loteamentos surgiram como cogumelos e a camara foi muito beneficiada financeiramente com tal expansão, no entanto, Elvas hoje tem loteamentos a mais e compradores a menos e o que é que fez o executivo agora no último orçamento? Baixou o preço das taxas para novos loteamentos, se a oposição criticar esta medida lá vem o Cesar a dizer: então o homem baixa os impostos e a oposição ainda protesta!!? Só que quem já pagou as taxas terá um produto final mais caro do que os que lotearem hoje, indecente não é sr Cesar?
E será muito mais indecente se... estas reticências é para o obrigar a pensar e tirar as suas conclusões.
E o burro sou eu?!


De Anónimo a 20 de Fevereiro de 2009 às 09:28
Este Paulinho Portinholas está completamente maluco!
Isto é o cúmulo da parvoice e da estupidez aguda!
Querem lá ver que a Câmara de Elvas combinou isto com o Governo!!!!!
Arre porra!
Chega de tanta maldade.
Que parvalhão.


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs