Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2009

Carta Aberta ao Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Elvas

Caro José Júlio, o assunto que aqui trago hoje, já foi largamente debatido nas tertúlias habituais das cinco da tarde, no entanto, dado o que se tem dito(e principalmente escrito) nestes últimos dias, considero ser a altura ideal para expor publicamente um ponto de vista que tu conheces, e que se outro mérito não tiver, servirá para lançar o debate.

Quero antes de mais deixar claro que não sou de todo contra as coligações, desde que as mesmas assentem em primeiro lugar, na convergência de projectos claramente definidos, coerentes entre si e relativamente aos quais se tenha uma noção, ainda que aproximada, da aceitação de cada um deles por parte do eleitorado, em é necessário que se defina uma estratégia comum, e que essa estratégia seja respeitada pelos partidos que fazem parte dessa coligação, por último é necessário que se constitua uma equipa coesa, com as competências necessárias para levar a cabo esse projecto conjunto.

Partindo desse pressuposto, vou passar a explicar quais os motivos que me levam a defender que o PSD Elvas não deveria apresentar-se em coligação às próximas eleições autárquicas:

1º Dado o número de actos eleitorais consecutivos em que o PSD se tem apresentado coligado, não tem havido oportunidade para que o partido defina o seu projecto para o concelho e o apresente aos militantes. Pelo que, neste momento, ninguém em Elvas conhece esse projecto e qual o contributo do PSD para o projecto conjunto de uma possível coligação.

2º Pelo mesmo motivo, não há uma noção, ainda que aproximada, da aceitação que possa existir por parte do eleitorado dos projectos quer do PSD quer do outro ou outros partidos que eventualmente viessem a fazer parte da coligação, para permitir chegar a um projecto comum assente na proposta com maior aceitação, e que congregasse os aspectos positivos da outra ou outras que com ela não colidissem.

3º Relativamente à estratégia, pelo que se tem verificado neste último mandato, a que tem sido utilizada pela coligação tem-se revelado desadequada. A isto acresce que o actual líder do CDS/PP Elvas não se coíbe de desenvolver estratégia própria, tentando, e por vezes conseguindo, levar a reboque o PSD, em total divergência daquilo que deve ser uma coligação. Tal situação leva-nos a supor difícil o estabelecimento de uma estratégia comum, e que caso fosse definida, que a mesma viesse a ser respeitada por todas as partes.

4º Finalmente, e dada a actual liderança do CDS/PP Elvas, não nos parece fácil a formação de uma equipa coerente, em que sejam privilegiadas as competências necessárias à realização de um projecto, em detrimento das necessidades de protagonismo já evidenciadas.

Porque uma coligação deve ser um meio de realizar um projecto e não um fim em si mesmo nascido do voluntarismo dos líderes partidários, entendo amigo José Júlio que não estão reunidas as condições para uma coligação autárquica à direita do PS em Elvas.

 

António Venâncio

 


Tasca das amoreiras às 15:35
Link do post | Comentar | favorito
26 comentários:
De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2009 às 16:01
Desta vez, tenho de confessar: concordando ou não, há que dar mérito à análise do prof. António Venâncio.
Muito melhor do que tem sido postado por ele.
Merece parabéns.


De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2009 às 17:01
É a 20ª carta aberta sobre este tema. Poucos comentários quer dizer que lá vem o Tiago à baila. Tão certo como 2 e 2 serem 4. Que falta de imaginação. Candidata-te Venâncio!


De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2009 às 18:55
O gaiato quando não lhe agrada o tema, escreve coisas destas a dizer que o vão atacar. Estou com uma pena que nem imaginam!


De Tasca das amoreiras a 11 de Fevereiro de 2009 às 19:50
Vem o ilustre anónimo dizer que é a vigésima carta aberta com este tema, quando é a primeira vez que aqui escrevo uma carta aberta ao presidente do PSD e nunca tinha abordado as razões porque penso não dever ser feita uma coligação à direita do PS para as autárquicas, por outro lado já aqui tinha deixado explicito várias vezes que não tenho quaisquer aspirações políticas. Parece ter o dom de ler o que não escrevi e não ler o que escrevi

António Venâncio


De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2009 às 21:20
Concordo Venâncio.
O PSD vale por si e nunca precisou de muletas.
Quem precisa do PSD como muleta é o CDS que na Assembleia Municipal nunca meteu mais do que um e agora à custa do nosso Partido tem dois.

A verdade é que foi o PSD que deu a mão ao CDS e não o contrário.
As perspectivas não são melhores do que nos mandatos anteriores e se antes metemos um, meter um por meter um, pelo menos não temos que prestar contas ao Tiago Abreu como se ele fosse dono do maior partido da oposição na nossa cidade!

Se calhar sózinhos até metemos dois, porque eu acho que perdemos muitos votos quando vamos coligados com ele, já que as pessoas não gostam daquele tipo de linguagem e de atitude.
É a minha modesta opinião, mas não pertenço aos orgãos directivos. Mas acho que deviam pensar bem nisso.


De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2009 às 21:28
Para anónimo falas bem! Não serás antes um socialista tipo Sobreiro que tem todo o interesse em que a coisa se parta? É que os socialistas sabem bem o que provocou estes 15 anos de poder! Foi o Carpinteiro ter ido sozinho sem o CDS e este ter tido cerca de 800 votos e ter tirado um vereador à possivel coligação. Rondão nunca teria maioria absoluta, ficaria 3 PS, 3 PSD/CDS, 1 CDU. O que se poderá dizer é que Vintém ter-se-ia vendido mais cedo e faria a maioria, mas isso são sopas depois de almoço. Os números que são reais dizem isto, a direita dividida perde muitas franjas de votos, além disso quem disse que o CDS indicará o Tiago como figura principal?

Esperem pelas decisões todas pois quer-me paecer que a coisa este ano está a ser feita com pés e cabeça. Eu por mim estou desejando saber e acredito quer no CDS quer no PSD para fazerem uma lista suficientemente boa para tirar muitissimos votos ao PS e quem sabe dar a volta ao texto!


De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2009 às 21:47
O CDS com cerca de 800 votos?
Isso era no tempo de uma pessoa como o Coronel Amândio da Silva ou no do Coronel Cidraes!
Contigo em cabeça de lista o CDS não vale mais de meia-dúzia de votos.
Tu Tiago tiras votos ao PSD, já era tempo do José Júlio ver isso.


De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2009 às 21:52
Com "pés e cabeça" para ti Tiago, é mexeres os cordelinhos dos outros como se eles fossem marionetas ao teu jeito, mas não dares a cara às claras.
Eu sou do PSD com muito orgulho, mas não defendo um PSD que se coliga contigo.
Sem o CDS até eu faço campanha com o José Júlio, mas com o CDS lá não mexo uma palha porque não trabalho para chegares aos teus objectivos pessoais!
Se queres mostrar trabalho ao Portas, mostra-lhe quanto vales encabeçando uma lista pelo CDS, não é dizendo que vales os votos do MEU PSD!


De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2009 às 21:23
Acho que o PSD não deve ir coligado com o CDS em Elvas.
O PSD deve ir sózinho porque não precisa do CDS, o PSD tem valores próprios e um eleitorado nosso que não se revê no CDS.
E acho que o Cabaceira deve ser o candidato do PSD porque pelo que ouvi, o pouco tempo que esteve como vereador deu bem conta do recado. Por isso não precisamos de importar ninguém nem ele tem que ter medo de dar a cara. Tem-se aguentado bem quando muitos pensavam que era só de passagem.


De O SIMÃO DAS DORES É MENTIROSO! a 11 de Fevereiro de 2009 às 21:41
O Simão das Dores é um GRANDE MENTIROSO.

Vem a Elvas enganar os Elvenses, vem dizer que não é candidato, que não pensa nisso, blá, blá blá...

Mas já anda a ser apresentado fora de Elvas como candidato do PSD à Câmara!!!!

Que vergonha sr. Simão das Dores!!!!
É assim que pretende ganhar alguns votos???
Aldrabando os Elvenses????



De megret a 11 de Fevereiro de 2009 às 21:50
Estive a investigar

Descobri que Tiago Abreu, Presidente da Concelhia do CDS/PP de Elvas, é também presidente da Comissão Política Distrital. Assim sendo, não será estranho que alguém a quem no partido são reconhecidas tais competências, e que tem este tipo de aspirações políticas que já passaram do mero nível concelhio para o nível distrital, que tem apresentado tantas ideias e criticado tantas realizações, não tenha já apresentado a sua candidatura como cabeça de lista do partido para as próximas eleições autárquicas.
Tenho que descobrir porquê.

Volto depois de nova fumaça.


De Anónimo das 22:01h a 11 de Fevereiro de 2009 às 22:01
Pergunta nº1 : Tem presentemente o CDS-PP, em Elvas, mais votos garantidos que o PSD ?

Resposta: Não

Pergunta nº2 : Existe alguma figura carismática, dentro do CDS-PP, que por si só, consiga garantir votos do próprio partido ?

Resposta: Não

Pergunta nº3: Conhece o público, em geral, algum programa eleitoral, ou algumas medidas "realizáveis", com origem no CDS-PP ?

Resposta: Não.

Análise possível: As coligações, para merecerem esse nome, necessitam de ser humildes. Humildes com H grande significa fugir ao protagonismo, permitir que os melhor colocados sejam os porta-voz das ideias do conjunto. Para uma coligação funcionar, não pode alguém sugerir uma medida e imediatamente depois surgir outra pessoa, do outro partido que integra a coligação, a reclamar a autoria e os louros da ideia.

Corrijam-se. Mas uma coligação assenta em trabalho de equipa. Quando se ganha, tem que se dizer: GANHÁMOS TODOS. Quando se perde, tem que se dizer: PERDEMOS TODOS. O que se tem observado é, na hora da derrota, alguém dizer: Perdemos, mas a culpa não foi nossa. Se...

Com " Se cá nevasse", não se vai a parte alguma. E não escrevo isto em nome de nenhum partido. Escrevo isto na qualidade de cidadão, farto de ver hipocrisia e incapacidade dos politicos trabalharem em conjunto.

Arre que é demais...


De Zeca Baleiro a 11 de Fevereiro de 2009 às 22:53
Cartão do idoso, cartão jovem municipal, mão amiga, fórum da juventude, parque pós-pago, etc---etc---etc---propostas do CDS que o Ps habilmente levou à prática. Para quem é acusado de só dizer mal nem está mal.

Farto-me de rir com estes comentários de pseudo-psd que se vê logo que são o amigo Sobreiro, reparem que nenhum se identifica. O Ps sonhava com o CDS por um lado com o Tiago à cabeça e o PSD por outro com o Cabaceira à cabeça. Seria o desejo mais profundo de Rondão. Só que se aprende com os erros, por isso amigo Sobreiro vai dizer ao chefe que vai dormir pouco descansado nos próximos meses. O PS monitoriza as Câmaras que tem com sondagens periodicas, toda a gente sabe. Há quem tenha feito outras e muita gente sabe e vocês melhor que ninguém que Rondão andará hoje com menos de 50% de intenção de voto e ainda nem a oposição apresentou nem candidato nem listas.

Aguardemos!


De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2009 às 22:52
Mas o José Júlió tem medo de quê que não se apresenta como cabeça de lista à Câmara e está a atirar para a frente um Simão das Dores que não vale mais do que ele. Se o Simão é licenciado o amigo Cabaceira também é e sabe falar muito melhor do que o outro que foram arranjar a Lisboa.
Coragem José Júlio, não te deixes afastar do lugar de topo que mereces. É a dar a cara que te vão dar mais valor dentro do nosso PSD.


De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2009 às 23:09
Caro Venâncio

Li com a maior atenção a tua análise no referente à postura do PSD em diferentes momentos da vida de Elvas.

É verdade que o PSD ao longo dos últimos anos tem tido um desfecho eleitoral muito infeliz;
Desde a derrota do Dr João Carpinteiro que as diferentes Comissões políticas do PSD fizeram escolhas Autárquicas sem ambição de Vitória;

No penúltimo mandato o PSD retirou a confiança Política ao Vereador Independente Manuel António;
No actual mandato o PSD retirou a confiança política ao Vereador Eurico Candeias (antigo Presidente do PSD).
No actual mandato, Vaz Almeida (antigo presidente do PSD) foi eleito Deputado Municipal nas listas do PS.

Que pensará um Elvense destes factos? Que pensará um militante/simpatizante destes factos ? Nós sabemos.

Pela primeira vez tenho a responsabilidades directa de construir uma equipa para ir a Votos. É nesse sentido que estamos a trabalhar.
Posso adiantar, que foi enviada esta semana para a Comunicação Social Elvense a indicação de que o PSD já escolheu o seu candidato à Câmara Municipal e que será feita a sua apresentação pública nos princípios de Março.

Nesta fase:
Carta de Princípios e Perfil do Candidato ( Definidos)
Apresentação Pública do Candidato (Março)
Princípios do Programa eleitoral (Definidos)
Programa eleitoral (Em construção)

Quanto às possibilidades do Xadrez político que veiculas e que opinas a seu tempo os Elvenses irão perceber os nossos passos.

Acredita amigo Venâncio
A Receita está pronta
Pela primeira vez este PSD não é de A nem de B ou C
Pela primeira vez este PSD poderá GANHAR A CONFIANÇA DOS ELVENSES

Para o melhor e para o pior assumirei todas as responsabilidades políticas.

Não fujo, nem procuro refúgios.
Estarei na primeira linha


Um abraço
José Júlio Cabaceira


De Anónimo a 12 de Fevereiro de 2009 às 13:56
Cabaceira,

És mentes tanto como o Simão das Dores.

Já andaste a apresentar o Simão das Dores como candidato do PSD!
Queres que te diga onde?

É um hipócrita!
Pior ainda é o outro que andou a mamar entrevistas na rádio sob o nome de uma ADE e agora apresenta-se como cabeça de lista do PSD.

Foi isto que os do PS desmascararam logo no princípio e vocês fartaram-se de os ofender por descobrirem a vossa estratégia de falsidade e mentira.

E ainda o Tiago tem o descaramento, habitual, e a puca vergonha de andar nos blogs a dizer que o Cabaceira e ele não têm nada a ver com a ADE!

É esta gente baixa na política que descredibiliza a democracia.

Pergunta-se é porque vai a comunicação social atrás dessa vossa estratégia e faz que não entende a verdade que está por trás das vossas mentiras e da vossa falsidade.

Vocês têm tratado os elvenses como se eles fossem parvos, mas eleição após eleição tem-se visto que não são.

Que maravilha vão ser as próximas.... até os ossinhos marcham!


De Anónimo a 13 de Fevereiro de 2009 às 01:32
Só para identificar quem faz dos Elvenses parvos lembraste do cartaz que estava junto á edp na saída para Portalegre, que se insurgia contra as estradas de Portugal que dizia + ou- isto: que quem tinha a responsabilidade de fazer a reparação não era a CME ?!
Pois bem, quando a estrada começou a ser reparada, apareceu o habitual "prometemos fazemos"Quem mente e quem atira areia para os olhos dos Elvenses?


De Anónimo a 14 de Fevereiro de 2009 às 09:51
Porque a Directora de Estradas de Portalegre que lá foi metida pelo teu partido PSD/CDS é quase da tua espécie e meteu na cabeça, para não dizer uma coisa pior, que não arranjava as estradas regionais.
Mesmo que a Câmara a metesse em tribunal os buracos da estrada eram cada vez maiores e quando fosse decidido que a parva tinha mesmo que pavimentar as estradas já podiam ter morrido lá pssoas.
Percebeste, seu anormal!

A Câmara disse a verdade.
Cabaceira e Simão Dorido mentiram descaradamente!


De Anónimo a 15 de Fevereiro de 2009 às 12:36
Tiveram que dar o dito por não dito e fazer a obra , engolir sapos que pareciam elefantes mas, onde vocês querem enganar é com o cartaz que colocam quando não têm outro remédio que é fazer a obra e lá estava o habitual Prometemos fazemos foram obrigados a fazer e os Elvenses não são burros como vocês querem fazer crer.


De Anónimo a 12 de Fevereiro de 2009 às 10:17
Eu não tinha duvidas de que os anti Tiago vinham defender a idea com toda a força, do Cabaceira, os burrrondónios não tem medo, do Tiago têm PAVOR.


De Anónimo a 12 de Fevereiro de 2009 às 12:41
Fabuloso, como é que o cabaceira ainda não tinha equacionado esta hipótese ? Com amigos destes o CABA não precisa de inimigos .
Pondo-me no lugar do cabaceira perguntaria aos "amigos" se o PSD fosse sozinho teria que ser ele a encabeçar a lista, correto? Nesse caso se ele perdesse não para o Rondão mas para o Tiago que seria o + certo o que lhe diriam no final? Demite-te A CULPA FOI TUA e O ronão metia 7777777


De Anónimo a 12 de Fevereiro de 2009 às 13:59
Mandaste para a comunicação social esta semana a informação de que já tinhas escolhido o candidato do PSD, Cabaceira?
Esta semana quando? Hoje ou ontem à noite quando te desmascarei e divulguei eu o teu candidato?
Hipócrita!
Tens andado a enganar os elvenses com o Simão das Dores!
Que vergonha.


De Anónimo a 12 de Fevereiro de 2009 às 14:04
Diz o Cabaceira que "Pela primeira vez o PSD em Elvas não é de A, de B ou de C"... não é de ninguém do PSD.

Quer ele dizer que correu com todos os PSD`s que havia no PSD em Elvas.
Agora o PSD em Elvas já não é de ninguém do PSD.
Agora o PSD em Elvas é do Cabaceira que veio do MRPP e de assessor do Manuel Antínio Torneiro infiltrar-se no PSD!

Grande inteligente!
Este ainda é mais tenrinho do que os outros...

E como ele não tem coragem para dar a cara para não dizerem que levou uma baita derrota, atira o Simão Dorido (estilo Tiago e Manel António) para a fogueira!
Grande inteligente!
Mais do estilo... cobardola...


De Anónimo a 12 de Fevereiro de 2009 às 20:59
Nuito bem José Júlio Cabaceira.
Assim est´
a bem .
Bela demonstração de fidelidade de Eurico Candeias e Vaz de Almeida.
Estes tentaram matar o PSD.
Agora consigo ACREDITAMOS.
Elvas vai dar a volta.
Rondão tem que pedalar muito para limpar a cara.
Vamos à vitória dos Elvenses e do nosso PSD.


De Anónimo a 12 de Fevereiro de 2009 às 23:10
Há cada anedota!!!!
Isto é mesmo para rir e muito: AH,AH,AH,AH,AH......
Pobres os cegos que não querem ver!
Pobre os ignorantes e os que alimentam o espírito de mentiras acreditando numa realidade eternamente virtual!


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs