Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2009

Partidos, coligações e movimentos independentes

Uma vez lançada, por outro blog de Elvas, a questão das listas para as eleições autárquicas, penso que está na altura de iniciar um debate abrangente sobre o tema, que permita a expressão das várias sensibilidades.

Partindo desse pressuposto deixo hoje aqui uma reflexão, e a minha opinião pessoal, relativamente a algumas possibilidades que se apresentam no horizonte.

A primeira questão que se coloca, não é saber qual vai ser a lista do PS, cujo cabeça de lista está já definido, e certamente já tem neste momento escolhidos os seis ou sete elementos, de sua confiança, que irão em posição elegível, mas sim saber de que forma se vão apresentar a sufrágio as várias forças da oposição.

Temos a considerar em primeiro lugar os partidos da oposição, que terão obviamente a sua estratégia, mas que até ao momento ainda não divulgaram, depois, nos últimos meses apareceram em Elvas movimentos cívicos como a ADE e o MIE, com claros objectivos de intervenção na política local e finalmente o anúncio da candidatura do Sr. Manuel António Torneiro.

A candidatura do Sr. Manuel António Torneiro, parece decidida e fruto de uma atitude determinada do mesmo, na sequência aliás de actuação idêntica em actos eleitorais anteriores, e como tal, ficará fora desta análise.

Quanto aos partidos da oposição, acredito que o PCP/CDU e o BE irão apresentar listas individuais, já quanto ao PSD e ao CDS/PP, a situação não é tão clara. A questão que se põe, em primeiro lugar, é se se apresentarão individualmente ou em coligação.

Certo é que nos últimos actos eleitorais estes partidos se apresentaram em coligação, o que a meu ver aconselharia candidaturas separadas para que possamos ter uma noção exacta do “peso” de cada um deles junto do eleitorado, é claro que não interessa a um dos dios partidos que se saiba qual o seu real peso eleitoral, que provavelmente deixaria todos os seus elementos fora do Executivo e até da Assembleia Municipal, pelo que fará os possíveis e impossíveis para, através da coligação, ou de outra situação semelhante, conseguir uma visibilidade que nunca teria, e colocar elementos seus em posição elegível. Sei que me vão dizer que é importante juntar os votes porque isso trará melhores hipóteses de eleger Vereadores e Deputados Municipais, de acordo com o Método D’Hondt, mas isso só é verdade se o “todo” for igual á “soma das partes”, o que não é líquido, e dependerá sempre muito da composição da lista e do projecto a apresentar.

Quanto aos dois movimentos cívicos, vêm baralhar ainda mais a situação. Se não vejamos:

O presidente da ADE Sr. António Dores admite a possibilidade de se candidatar e o MIE, encabeçado entre outros pelo Sr. Francisco Vieira, assume-se como pretendendo estabelecer “condições de capacidade eleitoral”, leia-se apresentar uma lista às eleições autárquicas. Se nos lembrarmos que da ADE fazem parte para além do Sr. Dores, os dois dirigentes concelhios do CDS/PP e do PSD  e o Sr. Francisco Vieira que agora encabeça o MIE ou seja temos dois partidos políticos, cujo objectivo último é disputar o poder nas urnas e um movimento criado com fins assumidamente eleitorais, unidos pelos seus lideres numa associação cívica cujo presidente admite candidatar-se, a situação é no mínimo confusa, eu diria até surreal e ou eu me engano, ou só poderá sair a ganhar desta situação quem dela se demarque rapidamente e o candidato do PS o Cidadão José Rondão de Almeida que deve estar a rir-se de tanta trapalhada.

 

António Venâncio

 


Tasca das amoreiras às 21:58
Link do post | Comentar | favorito
14 comentários:
De Anónimo a 6 de Fevereiro de 2009 às 23:00
Sr António Venâncio
Permita-me corrigir uma imprecisão no seu texto.
Os dirigentes Concelhios do PSD e CDS-PP, não fazem parte dos Órgãos Sociais da ADE.

Com os melhores cumprimentos
ASD


De Tasca das amoreiras a 6 de Fevereiro de 2009 às 23:36
Caro Sr. ASD se reparar no texto que publiquei, não afirmo que os dirigentes do PSD e CDS-PP fazem parte dos órgãos sociais da ADE, tão só que os mesmos fazem parte da ADE o que me parece indiscutível uma vez que os mesmos fizeram inconclusivamente parte do núcleo fundador se bem recordo, tendo inclusivamente abordo o tema com um deles várias vezes. Parece-me pois que a imprecisão está na leitura e não no que escrevi.

António Venâncio


De Anónimo a 6 de Fevereiro de 2009 às 23:55
Nunca vi tanto erro ortogáfico em tão pouco espaço! É este homem professor das nossos jovens! Valha-nos Deus!

Haja fartura de candidaturas! É disso que o povo gosta! Mais candidaturas, mais festa! Venham muitos e muitas (por causa da paridade).

O Venâncio se fosse a votos garantia um voto que era do próprio! Vá aprender a escrever sua aventesma iliterada!


De Anónimo a 7 de Fevereiro de 2009 às 00:08
Sr Venâncio
A sua análise é curiosa. Creio que está "cheia "de impossibilidades.
Até Rondão aparece a dizer que está a pensar se vai ser candidato. As 5000 assinaturas é uma sensibilização para o Autarca se recandidatar diz Rondão e Mocinha.
Vejam bem!
Querem enganar quem?
Só a eles próprios.
Meu Deus!
Eles pensam mesmo que há muito Burro em Elvas.
Não é que Pensam Mesmo.
O Burro sou Eu.Não é?


De Tasca das amoreiras a 7 de Fevereiro de 2009 às 00:15
Tem razão quanto aos erros, por lapso escrevi “inconclusivamente” em vez de “inclusivamente” e “abordo” em vez de “abordado”.
Quanto a colocar a hipótese de eu ir a votos, penso já ter deixado aqui bem claro que não tenho aspirações políticas e portanto uma hipótese que nem se coloca. E quantos votos teria um anónimo? Penso que nem o um, pois nem o anónimo poderia garantir se estava a votar em si próprio ou noutro anónimo qualquer!...

António Venâncio


De Anónimo a 7 de Fevereiro de 2009 às 01:03
Já não há respeito pelas loiras!!!!

Um jovem ventríloquo estava a fazer um espectáculo num bar de uma cidade do interior. Estava a exibir o seu repertório habitual sobre a burrice das loiras, quando uma loiraça sentada na quarta mesa se
levantou e disse:

- Já ouvi o suficiente das suas piadas a denegrir as loiras, seu idiota.

O que é que o faz pensar que pode estereotipar as mulheres dessa maneira? O que é que tem a ver os atributos físicos de uma pessoa com o seu valor como ser humano?

São homens como você que impedem que mulheres como eu sejam respeitadas no trabalho e na comunidade, o que nos impede de alcançar o pleno potencial como pessoa.

Por sua causa e por causa das pessoas da sua laia perpetua-se a discriminação não só contra as loiras, mas contra as mulheres em geral... tudo em nome do humor!!!

Confuso, o ventríloquo começou a pedir desculpa, e a loira diz:
O senhor não se meta. Estou a falar com esse rapazinho que está sentado ao seu colo!!!!


De Anónimo a 7 de Fevereiro de 2009 às 10:24
Dizer que a ADE é um movimento cívico é a mesma coisa que dizer que o Benfica é uma banda filarmónica.


De Anónimo a 7 de Fevereiro de 2009 às 14:31
Lá está o Tiago Abreu a meter-se com quem não deve!
É a sua habitual técnica cobarde.
Coitado do rapazinho quando a preocupação dele são as loiras! Com tanta loira que há em Elvas, são menos umas largas centenas de ppotenciais votantes que ficam a odiar o Paulinho Portinholas e o seu CDS.
Sóp tiros nos pés! E o anormal acha-se inteligente!
Porra!...


De Anónimo a 8 de Fevereiro de 2009 às 11:16
A Loira a que o Tiago Abreu Anónimo das 14:52 se refere é a deputada do CDS Teresa Caeiro.
Muito bem Portinholas.


De Anónimo a 7 de Fevereiro de 2009 às 14:26
Não me façam rir!

Os dirigentes locais do PSD e do CDS são sócios-FUNDADORES da ADE, e fazem parte do "Conselho Consultivo" da ADE, por razões de conveniência do Movimento que encobre a verdadeira razão da sua criação: candidatarem-se às autárquicas e entretanto vão criticando a Câmara como se fosse um movimento independente e expontâneo.

Os comunicados da ADE são feitos pelo Tiago Abreu, os convites da ADE para as reuniões de família são feitos pelo Tiago Abreu e distribuidos pelo Vieira. O que lá pesca menos é o Cabaceira que esteve para ser atirado borda fora!

Até a correspondência da ADE vai para casa do Tiago Abreu!

E veem com essa conversa de "fazer de nós parvos" que o PSD e o CDS não têm nada a ver com a ADE!!!


De Anónimo a 7 de Fevereiro de 2009 às 14:40
Comentário apagado.


De Anónimo a 7 de Fevereiro de 2009 às 15:36
Isto por aqui anda tudo louco..
Cada vez percebo menos quem é quem.
Afinal quantos candidatos temos:
Rondão Almeida, Manuel António e Vieira.
É isso não é?


De O espanhol a 7 de Fevereiro de 2009 às 18:32
Oh António, se já estava baralhado ainda me veio baralhar mais. Já não sei quem é quem nem quem esta contra quem. Sei que estão todos contra o regedor, mas ninguém quer avançar. O homem não é bom, mas não deve morder em ninguém. Resumindo, temos na oposição uma cambada de inúteis. Se eles já são assim na oposição, como é que serão no poder. Estamos prejudicados com F. O único que até agora se mostrou é aquele eu dizem que é maluco, mas dá a cara. Que Alá nos salve já que o Nosso Senhor parece que se divorciou dos elvenses.


De Anónimo a 7 de Fevereiro de 2009 às 19:51
BURRONDÓNIOS E SÓCRETINOS NO SEU MELHOR
EURICO CANDEIAS PARECE QUE VAI SER O REI DO CARNAVAL 2009


De Anónimo a 8 de Fevereiro de 2009 às 11:20
O MELHOR É O BURRABREU.
ABRELOCAS NO SEU MELHOR. ARRE MACHO!


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs