Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Quinta-feira, 5 de Fevereiro de 2009

A política local e os blogs

Os blogs nasceram há cerca de 3 anos, com a necessidade de o cidadão comum se poder exprimir livremente, dentro de normas social e legalmente aceites.

Tal como nasceram milhares de outros em Portugal, este deu à luz, não como necessidade de os seus autores se exprimirem livremente, mas tão-somente o tornar públicos os temas das tertúlias diárias à hora o café.

Acontece é que rapidamente e através dos comentários, o blog descambou para a luta partidária que em Elvas se trava.

Todos nós temos as nossas opiniões e é isso que fazemos de cara descoberta e sem medos. A isso dou eu o nome de intervenção cívica, o qual, todo o cidadão que se preze, e dentro das suas possibilidades e meios ao seu alcance deveria fazer. Mas claro está que não se faz.

Já aqui falei uma vez da herança da maledicência que todos nós recebemos aqui em Elvas. Uns mais que outros, mas todos temos um qualquer gene que herdámos dos nossos antepassados e que cultivavam esse fenómeno.

Como atrás referi, fomos apanhados numa luta partidária que aos poucos nos foi devorando. Têm-se servido de nós para travar batalhas em que nem sempre se usam os métodos mais limpos. Antes pelo contrário, vale tudo menos tirar olhos. Vale o jogo sujo, as mentiras e as insinuações. No entanto esses políticos ou pseudo políticos, depois de aqui virem armar as confusões com os seus comentários, aparecem como inocentes e vítimas de uns malandros como nós. Comentam e depois comentam os seus próprios comentários fingindo que não sabem de nada.

Depois de passados estes meses que se seguem, e após as eleições locais, publicarei algumas das mais belas peças de literatura que aqui se têm produzido e o nome dos seus autores. Muito boa gente vai ter que fazer um sorriso amarelo e engolir uns quantos sapos vivos.

Uma coisa podem ter todos como certo: não nos calaremos, mesmo que isso incomode muita gente. Não estamos ao serviço de ninguém. Não andamos à procura de tachos ou benesses. Não queremos conquistar simpatias de ninguém a troco de quaisquer favores. Não nos vedemos por muito que nos queiram comprar.

Aqui estaremos todos os dias como sempre, com as “nossas verdades” e sem querer tomar estas como a verdade absoluta. São simplesmente as nossas opiniões.

 

Nota – Até ver como as coisas correm, os comentários continuarão a ser moderados. Serão simplesmente apagados e como já referi há uns dias atrás, todos aqueles que se refiram maldosamente a pessoas que nada têm a ver coma luta partidária. Não vale a pena irem fazer queixas para outros blogs e dizerem que não foram publicados aqui, porque até aqueles mais ordinários que fazem acerca de nós, têm sido publicados. Lamento, mas não têm desculpas.

 

Jacinto César  

 

 


Tasca das amoreiras às 00:00
Link do post | Comentar | favorito
31 comentários:
De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2009 às 07:27
Tradução: Eu, o Jacinto, sou esperto e os outros são todos parvos!

Como se este blog não entrasse também na luta política se até já houve um texto a dizer para se apoiar o PSD ou dezenas de textos a dizer mal do Primeiro Ministro...

Ridículo, será que é dos genes também?


De Tasca das amoreiras a 4 de Fevereiro de 2009 às 12:52
Caro anónimo

O meu amigo está a fazer uma confusão muito grande: uma coisa é a luta política e outra é a luta partidária. Então o meu amigo queria que eu não tivesse opinião sobre tudo o que se passa à nossa frente? Agora o que não pode dizer é que me imiscuo na luta partidária, pois deixo essa tarefa para os políticos.
O que me insurgi foi o facto de os apoiantes ou correligionários dos partidos se meterem e fazerem a sua guerra nos blogs. Isso é que não posso aceitar. Eles que façam os seus próprios blogs e se guerreiem por lá. Entendeu?

Jacinto César


De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2009 às 09:02
Caro César,

Quando iniciei a leitura do post de hoje, pensei que irias fechar o blog; tirei as dúvidas nos últimos paragrafos.

Mas, quero falar-te ácerca dos blogs.
Os blogs sempre existiram. Os blogs são uma forma das pessoas se exprimirem com muitos séculos de existencia; de se exprimirem e de difamarem outros, os de que não gostam ou invejam, porque fundamentalmente somos um país de invejosos.

Agora, nos tempos modernos os blogs estão na Internet, noutros tempos estavam nas retretes públicas onde, enquanto se faziam as necessidades, pela socapa, cada um escrevia, acerca deste, daquela e do outro difamando ou revelando amores e desamores.
Hoje essas retretes são os blogs, onde cada um diz o que lhe vem à cabeças sem o minimos de responsabilidade atingindo seja quem for para se atingir um objectivo que, no caso da nossa Cidade, é apenas politico.

Meu caro César,

não pretendo comparar o teu blog a um WC qualquer mas, ao fim e ao cabo está a cumprir a função das retretes públicas que antigamente o teu e todos os outros.

Daí, a qualidade de muitos comentários. Ou seja, fazendo o paralelo o que aqui sai publicado não anda muito longe daquilo que todos nós fazemos no WC.

Beijos e abraços


De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2009 às 12:13
Podemos reduzir o assunto a estes dois pontos:
1.- enquanto os blogues batiam a torto e a direito na câmara e no governo, vivíamos na Paz do Senhor;
2.- logue que passou a haver críticas às críticas, fomos transferidos para um Inferno diabólico.
Tá dito!


De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2009 às 14:19
Ou então também pode ser visto assim.
Na independência, análise e intelectualice, Jacinto Nozes César é doutorado. E tudo feito na melhor das intenções; nem Bento XVI faria melhor.
O resto forma uma cambada de ignorantes e mal intencionados. Verdadeiros assassinos de gente bem formada.


De Por enquanto anónimo a 4 de Fevereiro de 2009 às 15:11
Como leitor assíduo deste e de muitos outros blogs ( da nossa cidade, por exemplo ), sinto que devo expressar aqui um conjunto de pequenas considerações, bem a propósito do post de hoje.

1. É evidente que o tema escolhido para o blog, sendo de natureza política, é polémico. Hoje em dia, qualquer opinião que se torne publica, é facilmente manipulada para parecer uma opinião politica... ou até um facto político.

2. Lamento profundamente a linguagem baixa, brejeira até, que por vezes aqui surge ( nos posts e nos comentários ); Baixa porque certos posts são autênticas picardias, brejeiras porque certos comentários são indecorosos ( concordo com a analogia da retrete... ) e mal educados.

3. Lamento ainda mais que a grande maioria dos comentários fuja sistemáticamente da análise dos assuntos colocados no post. Parto do mesmo principio que Voltaire, quando este dizia que "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las". Ou seja, não concordo com muitas das ideias expressas neste blog. Mas sou livre, e serei sempre, de o ler ou ignorar.

4. Os blogs, como tudo na vida, nascem, crescem, amadurecem e morrem. Creio sinceramente que este blog necessita de uma renovação completa, por estar esgotada a tertúlia que serviu de ideia base ao projecto. Quando leio os comentários, fico sempre com a ideia de alguém a escrever um post e um conjunto de meia dúzia de pessoas a responder; ou seja, um post que alimenta o azedume de uma dúzia de pessoas.

5. Conheço pessoalmente os autores e grande parte dos anónimos que aqui escreve, uma vez que muitos dos comentários são tudo... menos anónimos. Sei também que quer os autores, quer os comentaristas, têm provas dadas de conseguir ser mais do que aqui expressam. No entanto, contentam-se com isto...

6. Na minha modesta opinião, a Tasca devia fechar para balanço. Não por medo, não por calar o que quer que seja, não por falta de comentários. Simplesmente porque não há tasca que sobreviva, só a alimentar meis dúzia de bebedores ( bêbados ), onde o empregado que serve também tem que beber... ( solidário )...

Obrigado.


De Tasca das amoreiras a 4 de Fevereiro de 2009 às 15:49
Caro amigo

Se isto fosse um concurso de tiro ao alvo, o meu caro tinha acertado mesmo em cheio. E sabe porquê? Porque de há uns meses a esta parte a minha vontade era mesmo de parar. E o que é que me impede de o fazer? É o facto de ir satisfazer muito boa gente.
Este blog e desde o seu início tem falado aqui de tudo: dos direitos humanos, da pena de morte, dos problemas sociais, de homenagem a figuras que se destacaram por qualquer motivo, problemas económicos, problemas ambientais, etc., etc.
Logicamente como cidadão de Elvas aqui se tem escrito e muito sobre o património e sobre a política local. Nunca me passou pela cabeça foi que a classe politiqueira tivesse tomado de assalto os comentários e transferissem para aqui a suas guerras privadas. Contemporizei tempo demais com a situação até chegarmos a este ponto. Como tal pensei em dar a volta ao assunto introduzindo a moderação, quanto mais não seja para salvaguardar o bom-nome de quem não anda metido nestas andanças. Quando acabarem as eleições que se avizinham darei então por concluído este projecto que foi feito na melhor das intenções.

Jacinto César


De Inspector Elvense a 4 de Fevereiro de 2009 às 16:29
Muito interessante o post.
Concordo com muito do que foi dito, e desejo viemente que o blog siga em pé, continuarei a ser um seguidor atento.
No entanto e se me permite, sugiro uma pequena "lavagem de cara" no que toca á apresentação, a escolha das cores, os contrastes.. como sabe a imagem é muito importante. Não é que esteja mal assim, mas convenhamos que podia estar diferente.
Cumprimentos


De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2009 às 17:43
Caríssimo Sr César

Permita-me que hoje teça algumas considerações sobre o Bolg " TAS CA ".
Em primeiro lugar quero gabar-lhe a paciência que demonstrou,demonstra e demonstrará certamente
ao aturar tanta "ordinarice" que,infelizmente tem conspurcado as verdadeiras e boas intenções subjacentes à sua origem.
Sei,porque o conheço,que o norteiam objectivos sãos
e uma vontade bastante grande em participar na "consciência colectiva" de uma cidade digna,próspera,evoluída e bem governada.Sei que,para além do que à cidade diz respeito,também
tem ideias próprias sobre a condução dos destinos do nosso País e do que ,dentro do direito e da democracia,seria melhor para sermos um bom exemplo nesta Europa onde vivemos e da qual,infelizmente,cada vez mais nos afastamos.

Em segundo lugar,mesmo que já tenha sugerido a hipótese de cortar comentários elaborados por mentes
tortuosas e com objectivos altamente dúbios,hoje tenho uma opinião muito diferente sobre o assunto.
Não deve desistir.Não deve "embarcar" no jogo dessa gente.Deve continuar a lutar pela linha editorial que definiu no princípio e deve ainda, se possível,ser mais interventivo com o que escreve e com o que pensa.

Em terceiro lugar,quero pedir-lhe que não se deixe amedrontar pelo o ano político em que estamos--a luta vai ser terrível--e continuar a trazer a este espaço
de Liberdade os assuntos que considere pertinentes,por mais incómodos que sejam para a classe política que nos governa ou para quem deseja o poder e passar a ser igual ou pior.Pior não direi...
mas,pelo que vejo,tenho sérias reservas que algo de diferente,para melhor,aconteça.

Finalmente,gostaria que refrescasse um pouco a imagem do blog--imagem visual--de modo a ser mais apetecível a leitura do mesmo.

Um amigo que se habituou a respeitá-lo.

" O Judeu "


De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2009 às 19:25
Hoje na Cidade ouvi num café que O Bogio é o Candidato do PSD.
Quanto a mim parece-me um Bom nome para fazer frente a Rondão Almeida.
Creio que Rondão vai disputar este último mandato com a grande dificuldade do primeiro para derrotar Carpinteiro\.
Os anos passaram e toda a gente para o Bem ou para o Mal conhece Rondão.
Não vai ser fácil Rondão Almeida segurar maiorias Esmagadoras.
Tudo depende da Oposião e do Candidato que seperfilar contra Rondão.


De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2009 às 22:30
AH,. AH,. AH, AH, AH, AH....
Este comentário é mesmo para rir!!!!!!
Coitadinho deste Portinholas, está varrido de todo!
Doido?
Cego?
NÃO! Está só a ver se ainda consegue reunir o saco de gatosda extrema-direita à extrema-esquerda que é a sua ADEzinha.
Tem direito, pois tem...
Mas o que não tem é juizo!
Vou ver se ainda há vagas para tu entrares no Hospital Psiquiátrico.


De Caro a 4 de Fevereiro de 2009 às 22:45
Caro comentador
João Bugio
É o nome do Homem
Pelo menos não é nenhum Manuel António

Os Blogs pelo menos servem para isto.
Não sei se o que ouviu corresponde à verdade.
Mas Bugio é uma grande Opção da oposição.


De Anónimo a 5 de Fevereiro de 2009 às 00:00
Ah pois, o Bugio não é nenhum Manuel António, tens razão.

Por isso mesmo é que não se mete com gente da mesma estirpe do Manuel António: Tiago Abreu, Cabaceira, Vieira STALinista, Pepones, Simões que tão depressa são do PSD como do PCP, Anibais Francos, Balsinhas vira-casacas, Carlos Damião do bate e foge e companhia...

Sabes: o Bugio não chegava a tenente-coronel da GNR se fosse parvo!
Por isso é que vocês tiveram que ir importar o Simão das Dores!



De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2009 às 23:52
Se o Bugio fosse o candidato do PSD o que faziam ao Simão das Dores que anda com o "cú ás bufas"?
O Bugio não é nenhum tonto de se meter num saco de gatos da extrema-direita à extrema-esquerda que é a ADE!
O Bugio come ADE´s ao pequeno-almoço!


De J.Fonseca a 4 de Fevereiro de 2009 às 22:21
Concordo com a linha editorial (chamemos-lhe assim) do blog.
Há já muito tempo que este blog tinha necessidade de alterar as suas regras.
Isto de dar voz a quem não respeita a liberdade tinha que terminar. Um espaço que se quer de opinião , liberdade e debate de ideias, só pode estar aberto a quem respeita as regras do jogo, ou seja quem respeita, quem diz não ,mas sem ofender em suma quem respeita a liberdade,
Felicito os autores do blog, por finalmente darem passos para a credibilidade do blog.
À e continuem a pensar e opinar pela vossa cabeça.
Tenham cuidado com uns pedidos de assinaturas que circulam pela cidade.
J.Fonseca


De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2009 às 23:50
Sou amigo do Jacinto César e desde sempre lhe disse para colocar o Blog com filtragem de Comentários.
Até que enfim!


De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2009 às 23:54
Ó Fonseca tu já destes o que tinhas a dar...
Vai lá meter medo aos teus portinholeiros STALinistas.


De Xavier de Sousa a 5 de Fevereiro de 2009 às 10:40
Não questionando aqui qualquer condição ou cor partidária (incluindo a minha) acho que a questão deveria passar por: "quem vai entrar nas listas concorrentes à lista do actual Presidente eleito?" Essa será a questão que os elvenses quererão ver respondida e resolvida quanto antes. As eleições, na minha óptica, face ao trabalho que terá de ser feito por toda a oposição, são já amanhã! Ou seja o tempo está a fugir e nada de concreto se vislumbra!

Coragem a todos pois fazer política/oposição em Elvas não se pode confinar a criticar em blog´s ou jornais locais... Elvas espera mais de todos e com qualidade!

Abraço


De Anónimo a 5 de Fevereiro de 2009 às 12:31
Parece que começou a guerra dos Nomes para a Câmara.
Bom já vai sendo tempo as Eleições aproximam-se a passos largos.
Só Sabemos que Rondão é Candidato e Manuel António. O Vieira aparce aí com um Movimento Independente.
O PSD, CDS, CDU,BE ainda não avançaram nada.
Estão à espera de Quê?

Da véspera das Eleições para anunciarem os Candifatos.

Contra o Rondão Almeida até Eu vou se for preciso e com muito Gosto.


De Anónimo a 5 de Fevereiro de 2009 às 19:40
O portinholeiro das 12:31 anda a picar os companheiros da coligação ADE=PSD+CDS+Ressabiados+ STALinistas...

Aguentem-se que o Rondão já tem mais de 5 mil apoiantes recolhidos só em duas semanas!

A Favor do Rondão até eu vou se for preciso e com muito Gosto.

Contra os Restos dos partidos da direita destruída em Elvas e o saco de gatos da ADE, sempre!


De Anónimo a 5 de Fevereiro de 2009 às 14:13
Xavier andas te a fazer a um lugar de destaque na lista da coligação PSD/CDS.
Lá por seres do PSd não penses que ficas á frente do Tiago Abreu. Para tu seres como o Tiago tinhas que saber mais que ele não é só vir aqui e deixar umas coisas, era preciso a inteligência que te falta.


De Anónimo a 5 de Fevereiro de 2009 às 23:43
O Tiago não passa de um ignorante. Nem podes compará-lo com o Xavier. Não deixes que o CDs tome conta do nosso PSD. Nas lista o PSD tem que ter os primeiros 4 e só depois o CDS se quiser. Eles é que precisam do PSD e não nós.


De Anónimo a 6 de Fevereiro de 2009 às 11:31
Essa já eu conheço Xavier. Dizer que não queres para ver se te pedem. Quando cresceres podes ser como o Tiago, se conseguires chegar a inteligente.


De Xavier de Sousa a 6 de Fevereiro de 2009 às 09:41
Acho que os srs. Anónimos não perceberam... eu não me perfilei e já comentei noutro blog que para tal as pessoas devem estar convictas do que pretendem e ter disponibilidade o que não é o meu caso!Espero sim que em Elvas a oposição exista, com credibilidade e que saiba fazer política em prol dos elvenses e não dos seus bolsos! Já nem questiono sequer a cor política!
Quanto à inteligência de cada um, que eu saiba ainda não existe um multímetro que o faça!!! Se uns são bons em política outros serão noutra actividade qualquer! Não me vão apanhar a caluniar e maldizer, muito menos como anónimo!

Cumprimentos


De Anónimo a 6 de Fevereiro de 2009 às 10:42
Tiago Abreu, vulgo Paulinho Portinholas na blogosfera elvense, esse verdadeiro Educador da Classe Política Elvense, teve ontem mais uma das suas ideias brilhantes: pediu a demissão de Rondão Almeida!

Dentro dos princípios portinholeiros desenvolvimentistas que o atormentam, Abreu tem razão: é a única forma que descobriu para afastar Rondão Almeida do cargo de presidente da Câmara Municipal de Elvas, cargo que ocupa após uma eleição e três reeleições, sempre por números de goleada.

Por outro lado, dentro dos princípios STALinistas da dupla Vieirinha & Pepone, Tiago também tem alguma razão: como se sabe, o desemprego é um problema exclusivo de Elvas, como diz o STAL; por aqui, fecham empresas todos os dias; no resto do País e do mundo, é um abrir de novos empreendimentos por todo o lado.

E há mais: de acordo com os princípios dos ADE-IR (Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão), do Simão Dorido, familiares e amigalhaços das jantaradas mensais, a questão tem sustentação: ameaçado por esse candidato formidável das Dores, Rondão só demitindo-se evita uma derrota humilhante…

Por fim: o dia foi bem escolhido por Portinholas!
Na mesma tarde em que a comissão de recandidatura de Rondão Almeida apresentou mais de 5 mil assinaturas (entre elas o dr. Melo e Sousa e a enfermeira-parteira Rosamaria, dois ex-sócios de Tiago em lutas estéreis e derrotas anunciadas…), a miniatura elvense de Paulo Portas pedia a demissão do presidente da câmara.

Enfim, quem nasce lagartixa nunca chega a jacaré.
Por isso, há os que nascem para perder e habituam-se a viver da má língua..
Tal como há aqueles que nasceram para ser vencedores e têm o apoio da maioria das pessoas.
Uns têm Vidas; outros… vidinhas.


De Anónimo a 6 de Fevereiro de 2009 às 18:22
DIVIDAM 5000 POR DOIS OU POR 2,5 E TÊM AS ASSINATURAS DE RONDÃO.
PENSAM OS RONDÓNIOS DE QUE VALEM 5000 ASSINATURAS
ESTA É PARA RIR
E À GARGALHADA
HÁ MUITO BURRONDÓNIO POR AÍ


De Anónimo a 6 de Fevereiro de 2009 às 11:32
Ó Xavier, se os comentário anónimos são anónimos, como é que eu sei que este ou o outro não é teu?
Só porque tu dizes não me leva a acreditar!


De Xavier de Sousa a 6 de Fevereiro de 2009 às 14:07
Pois... essa é uma questão de honra! Nunca os fiz, assumo publicamente, e duvido que venha a ter necessidade de os fazer! Não dependo profissionalmente nem pessoalmente de qualquer lobbie partidário, ou de qualquer instituição ligada ao poder local/nacional, por isso quando apareço ou intervenho em público (seja nos blogues, média ou palcos) faço-o em prol da minha querida Cidade de Elvas e da cultura popular e tradicional.
Assim sendo espero ter-lhe respondido!

Cumprimentos


De Anónimo a 6 de Fevereiro de 2009 às 19:21
Quando fizermos as listas da coligação lá nos encontraremos Xavier. Aí vai te cair a máscara e vou ver a tua cara verdadeira. Não tens tempo para a política mas andas por este caixote do lixo a comentar e a atacar a linha politica a que pertences.


De Xavier de Sousa a 6 de Fevereiro de 2009 às 23:19
Isso mesmo caro anónimo, encontrar-nos-emos mas só no dia do acto eleitoral quando me dirigir a uma urna da Freguesia da Assunção da qual sou eleitor desde os 18anos onde, mesmo estando fora de Elvas há 10 anos, faço questão de practicar tal acto de cidadania na minha terra natal.
Em relação aos ataques à minha cor política não precisa de se preocupar pois se me quisesse aliar já o teria feito e repito que nos próximos anos não estará nas minhas perspectivas pessoais!

Sinceros Cumprimentos


De Constanza a 9 de Fevereiro de 2009 às 15:14
Estão neste momento a colocar uma placa informativa com os horários de funcionamento do jardim municipal...

Parece que a autarquia anda atenta à blogosfera...



Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs