Toda a gente fala no TGV como se fosse um brinquedo e sobre o qual se está indeciso se se deve comprar ou não. Já aqui se falou no assunto a propósito das opiniões do PS e do PSD com as quais discordo radicalmente. Explico!
No caso de Portugal estão em causa 2 linhas: a Lisboa-Porto e a Lisboa-Madrid. Vamos analisar cada uma delas.
1 – Lisboa-Porto
Em minha opinião a construção desta linha é uma asneira total. Actualmente está em funcionamento entre as duas cidades o Alfa-pendular que por falta de financiamento ainda não tem a linha completamente remodelada. Quando tal acontecer, perde em tempo em relação ao TGV quinze minutos. Pergunto então eu: será que para ganhar esses 15 minutos se justifica um tão grande investimento? Penso que não e se ainda por cima o investimento é integralmente português. Nem 1 euro de financiamento da CE. Um TGV para percorrer 300 Km e ter que parar em não sei quantas estações é um luxo. E a outra linha, que fazer dela? Ou será que vamos ter dois comboios em competição? Quem vai ganhar sem dúvidas nenhumas sei eu e são as empresas de construção civil, as empresas estrangeiras que vão fabricar as carruagens e quem decidir (leia-se luvas) qual as vai fabricar.
2 – Lisboa-Madrid
Se me perguntarem se o investimento é rentável diria que não. Se me perguntarem se se deve fazer, diria que sim. E sim pelo facto da referida linha ser comparticipada quase na totalidade pelos fundos europeus para as Redes Transeuropeias.
Agora vamos lá ver o que é que Elvas ganha com o comboio. Directamente penso que nada, já que a estação fica do lado de “lá” e os possíveis empregos serão inevitavelmente para os espanhóis. Ou será que alguém duvida disso? Portanto vamos vê-lo passar e ter uma estação com o nome Badajoz-Elvas.
Onde podemos então ganhar? Eventualmente com a linha de alta velocidade de mercadorias que sai de Sines. Mas isto se a célebre plataforma logística ficar do lado de “cá” e não do lado de “lá”, senão em lugar de vermos um comboio passar, vemos dois e mais empregos para os espanhóis. Espero estar enganado, mas nestas coisas sou muito desconfiado.
Afinal, os tasqueiros vieram atirar-se à Manela como gato a bofe e agora vêm com estes argumentos do TGV? Não haja duvida, só eles é que são uns ponderados a reflectir. Afinal de contas não estão a dar razão à Manela? Claro que não... mas isso é para outro tipo de pensadores mais informados e intelectualmente superiores.
Afinal qual é a sua opinião? E com que fundamento? Ou será que a sua única preocupação é saber se estamos ou não de acordo com a "Manuela" (suponho que quisesse referir a Drª Manuela Ferreira Leite) ?
O Endovélio Broncôncios é um colaborador habitual do jornal Despertador, de Manuel António Torneio e distingue-se pela sua escrita educada e conciliadora. O mesmo Endovélio Broncôncios tem aparecido ultimamente como alimentador habitual do blogue de Tiago Abreu: Má-Língua e Cª Lda. Aqui está um belo exemplo de como Abreu e Torneio são parecidos. Ou, como já li em qualquer lado, Tiago Abreu é o Manuel António dos Tempos Modernos. A mesma massa, com forma ligeiramente diferente.
Abreu e Torneio: sempre candidatos, sempre derrotados. A vontade de concorrer está-lhes na massa do sangue. O destino de perder está escrito na estrelas.