Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Domingo, 18 de Janeiro de 2009

TGV sim, TGV não!

Toda a gente fala no TGV como se fosse um brinquedo e sobre o qual se está indeciso se se deve comprar ou não. Já aqui se falou no assunto a propósito das opiniões do PS e do PSD com as quais discordo radicalmente. Explico!

No caso de Portugal estão em causa 2 linhas: a Lisboa-Porto e a Lisboa-Madrid. Vamos analisar cada uma delas.

 

1 – Lisboa-Porto

Em minha opinião a construção desta linha é uma asneira total. Actualmente está em funcionamento entre as duas cidades o Alfa-pendular que por falta de financiamento ainda não tem a linha completamente remodelada. Quando tal acontecer, perde em tempo em relação ao TGV quinze minutos. Pergunto então eu: será que para ganhar esses 15 minutos se justifica um tão grande investimento? Penso que não e se ainda por cima o investimento é integralmente português. Nem 1 euro de financiamento da CE. Um TGV para percorrer 300 Km e ter que parar em não sei quantas estações é um luxo. E a outra linha, que fazer dela? Ou será que vamos ter dois comboios em competição? Quem vai ganhar sem dúvidas nenhumas sei eu e são as empresas de construção civil, as empresas estrangeiras que vão fabricar as carruagens e quem decidir (leia-se luvas) qual as vai fabricar.  

 

2 – Lisboa-Madrid

Se me perguntarem se o investimento é rentável diria que não. Se me perguntarem se se deve fazer, diria que sim. E sim pelo facto da referida linha ser comparticipada quase na totalidade pelos fundos europeus para as Redes Transeuropeias.

Agora vamos lá ver o que é que Elvas ganha com o comboio. Directamente penso que nada, já que a estação fica do lado de “lá” e os possíveis empregos serão inevitavelmente para os espanhóis. Ou será que alguém duvida disso? Portanto vamos vê-lo passar e ter uma estação com o nome Badajoz-Elvas.

Onde podemos então ganhar? Eventualmente com a linha de alta velocidade de mercadorias que sai de Sines. Mas isto se a célebre plataforma logística ficar do lado de “cá” e não do lado de “lá”, senão em lugar de vermos um comboio passar, vemos dois e mais empregos para os espanhóis. Espero estar enganado, mas nestas coisas sou muito desconfiado.

 

Opiniões necessitam-se!

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 23:03
Link do post | favorito
De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 12:01
Afinal, os tasqueiros vieram atirar-se à Manela como gato a bofe e agora vêm com estes argumentos do TGV? Não haja duvida, só eles é que são uns ponderados a reflectir. Afinal de contas não estão a dar razão à Manela? Claro que não... mas isso é para outro tipo de pensadores mais informados e intelectualmente superiores.


De Tasca das amoreiras a 19 de Janeiro de 2009 às 14:35
Afinal qual é a sua opinião?
E com que fundamento?
Ou será que a sua única preocupação é saber se estamos ou não de acordo com a "Manuela" (suponho que quisesse referir a Drª Manuela Ferreira Leite) ?


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 15:47
O Endovélio Broncôncios é um colaborador habitual do jornal Despertador, de Manuel António Torneio e distingue-se pela sua escrita educada e conciliadora.
O mesmo Endovélio Broncôncios tem aparecido ultimamente como alimentador habitual do blogue de Tiago Abreu: Má-Língua e Cª Lda.
Aqui está um belo exemplo de como Abreu e Torneio são parecidos.
Ou, como já li em qualquer lado, Tiago Abreu é o Manuel António dos Tempos Modernos.
A mesma massa, com forma ligeiramente diferente.


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 15:59
Abreu e Torneio: sempre candidatos, sempre derrotados.
A vontade de concorrer está-lhes na massa do sangue.
O destino de perder está escrito na estrelas.


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs
Em destaque no SAPO Blogs
pub