Elvas sempre em primeiro

Todos os comentários que cheguem sem IP não serão publicados.
Domingo, 18 de Janeiro de 2009

TGV sim, TGV não!

Toda a gente fala no TGV como se fosse um brinquedo e sobre o qual se está indeciso se se deve comprar ou não. Já aqui se falou no assunto a propósito das opiniões do PS e do PSD com as quais discordo radicalmente. Explico!

No caso de Portugal estão em causa 2 linhas: a Lisboa-Porto e a Lisboa-Madrid. Vamos analisar cada uma delas.

 

1 – Lisboa-Porto

Em minha opinião a construção desta linha é uma asneira total. Actualmente está em funcionamento entre as duas cidades o Alfa-pendular que por falta de financiamento ainda não tem a linha completamente remodelada. Quando tal acontecer, perde em tempo em relação ao TGV quinze minutos. Pergunto então eu: será que para ganhar esses 15 minutos se justifica um tão grande investimento? Penso que não e se ainda por cima o investimento é integralmente português. Nem 1 euro de financiamento da CE. Um TGV para percorrer 300 Km e ter que parar em não sei quantas estações é um luxo. E a outra linha, que fazer dela? Ou será que vamos ter dois comboios em competição? Quem vai ganhar sem dúvidas nenhumas sei eu e são as empresas de construção civil, as empresas estrangeiras que vão fabricar as carruagens e quem decidir (leia-se luvas) qual as vai fabricar.  

 

2 – Lisboa-Madrid

Se me perguntarem se o investimento é rentável diria que não. Se me perguntarem se se deve fazer, diria que sim. E sim pelo facto da referida linha ser comparticipada quase na totalidade pelos fundos europeus para as Redes Transeuropeias.

Agora vamos lá ver o que é que Elvas ganha com o comboio. Directamente penso que nada, já que a estação fica do lado de “lá” e os possíveis empregos serão inevitavelmente para os espanhóis. Ou será que alguém duvida disso? Portanto vamos vê-lo passar e ter uma estação com o nome Badajoz-Elvas.

Onde podemos então ganhar? Eventualmente com a linha de alta velocidade de mercadorias que sai de Sines. Mas isto se a célebre plataforma logística ficar do lado de “cá” e não do lado de “lá”, senão em lugar de vermos um comboio passar, vemos dois e mais empregos para os espanhóis. Espero estar enganado, mas nestas coisas sou muito desconfiado.

 

Opiniões necessitam-se!

 

Jacinto César

 


Tasca das amoreiras às 23:03
Link do post | Comentar | favorito
23 comentários:
De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 00:12
Opinião nº1: Se pudessemos trocar o investimento de um TGV em apetrechamento de centros de saúde, escolas ou lares de idosos, trocávamos ?
Claro que sim.

Opinião nº2: Se pudessemos prescindir dos adjectivos de" coitadinhos, aqueles são dos poucos da europa que não vão ter TGV " prescindíamos ?
Claro que não.

Afinal, é tão chique ter um TGV, passe ele por Elvas, Salvaterra de Magos ou Freixo de Espada à Cinta.


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 00:30
Os países Nórdicos não têm TGV.

Engenheiro Jacinto:
O Sr é Prpofessor reflicta sobre isto.

A propósito do sistema de Ensino da Finlândia, veja, Senhora Ministra,se consegue perceber as 9 diferenças: 1. Na Finlândia as turmas têm 12 alunos; 2. Na Finlândia há auxiliares de accção educativa acompanhando constantemente os professores e educandos; 3. Na Finlândia, os pais são estimulados a educar as crianças nointuito de respeitarem a Escola e os Professores; 4. Na Filândia os professores têm tempo para preparar aulas e sãoprofissionais altamente respeitados. 5. Na Finlândia as aulas terminam às 3 da tarde e os alunos vão paracasa brincar, estudar, usufruir do seu tempo livre; 6. Na Finlândia o ensino é totalmente gratuito inclusivamente osLIVROS, CADERNOS E OUTRO MATERIAL ESCOLAR; 7. Na Finlândia todas as turmas QUE TÊM ALUNOS com necessidades educativas especiais, têm na sala de aula um professor especializado aacompanhar o aluno que necessita de apoio; 8 . Na Finlândia não há professores avaliadores, professores avaliadosnem Inspectores.!!!!! 9. Na Finlândia não há professores de primeira e de segunda;

Quem é evoluído?


De Tasca das amoreiras a 19 de Janeiro de 2009 às 01:11
Caro amigo
Bem que gostaria poder defender essa sua opinião, mas se o fizer não faltará por aqui gente a dizer que estou a puxar a brasa à minha sardinha, apesar de na minha situação já nada ter a ganhar ou a perder.
Caro amigo espere pelos comentários que aí virão por ter o “descaramento” de dizer uma tal “blasfémia”.

Jacinto César


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 09:14
O argumento da líder do PSD para anunciar a sua oposição à rede do TGV -- ela que validou o projecto TGV quando foi ministra das Finanças, num governo que acordou as ligações com Espanha!... -- revela muita ignorância e maior preconceito.
Dizer que o número de passageiros previsíveis na viagem Lisboa-Madrid, por referência ao actual tráfego aéreo, não garante a sustentabilidade financeira do investimento, esquece os seguintes dados: (i) a linha Lisboa-Madrid não servirá somente para as viagens entre as duas capitais, mas também para as viagens de Évora, de Elvas/Badajoz e mesmo de Cáceres para Lisboa, e em especial para o novo aeroporto de Lisboa; (ii) a mesma linha terá valência para transporte de mercadorias, o que constitui outra fonte de receita, ao mesmo tempo que fomenta a utilização espanhola dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines; (iii) na equação financeira do TGV terá de entrar necessariamente a enorme vantagem ambiental, traduzida na poupança de milhões de toneladas de gases com efeito de estufa, cujo valor financeiro é cada vez mais elevado.
Ferreira Leite omitiu qualquer justificação para oposição à ligação Lisboa-Porto (que é obrigatória, por causa da saturação da actual linha do Norte e da deslocação do aeroporto de Lisboa para Alcochete) e à ligação Porto-Vigo (porventura a mais problemática em termos de custos e de vantagens), que também fazem parte do pacote aprovado pelo Governo Durão Barroso, de que ela fez parte.


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 09:54
A alta velocidade vai passar pelo concelho de Elvas e ter uma estação internacional em Badajoz/Elvas.
A partir do dia em que o projecto estiver a operar, Elvas passar a ser um concelho com uma mais-valia enorme em realação à vizinhança.
Não ver isto é querer ser cego.
Dizer que não se vê isto, é de uma hipocrisia medonha.


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 10:21
Ao longo do passado fim-de-semana, o partido da direita portuguesa, acolhedor para os saudosistas do tempo anterior à Liberdade e Democracia, reuniu em congresso, nas Caldas da Rainha.
Do distrito de Portalegre, foi o mais “brilhante e promissor” dos dirigentes do Partido Popular, quase popularucho e ex-CDS; ia acompanhado de dezena e meia de militantes, um formidável record distrital. A bem dizer, foram todos. Só faltou a adesão dos familiares e amigalhaços – assim a modo do que sucede em Elvas com os ADE-IR…

A mais importante intervenção do congresso foi de Paulinho Portinholas – como se viu, nos últimos dias, nas televisões nacionais e na imprensa portuguesa por estes dias. Portinholas subiu ao palco e defendeu a construção da linha de TGV entre Lisboa e Madrid, mostrou-se contra o TGV de Lisboa ao Porto e da capital do norte a Vigo e defendeu a linha de mercadorias Caia-Sines.
Foi um sucesso! Paulo Portas comprometeu-se a seguir esta ideia de Paulinho Portinholas, mesmo que para isso tivesse que se zangar com Manuela Ferreira Leite.

Como se prova, o que seria do nosso concelho, o que seria de Elvas, o que seria da linha de TGV Lisboa-Madrid, o que seria da estação internacional de Elvas/Badajoz e o que seria da linha de mercadorias Caia-Sines, se não houvesse o nosso Paulinho Portinholas.
Ainda há quem diga que Rondão Almeida é que comanda os destinos do concelho!
Ainda há quem diga que José Sócrates é que manda neste País!
Injustiça é o que é!
O que seria desta terra sem Paulinho Portinholas.
O que seria esta terra sem o CDS-PP e os ADE-IR.
CDS-PP, Com Desenvolvimento Sindical, Paulinho Portinholas.
ADE-IR, Aliança Democrática de Elvas, Inimigos de Rondão.


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 10:59
O mal é que a estação de internacional só o nome de resto é espanhola, veremos se um português ganhar o concurso da pastelaria/cafeteria, as regras são as portuguesas ou as espanholas, para onde vai o IVA e outros impostos? claro é preciso ser muito BURRONDÃO para não nos apercebermos que a localização é muito importante.
Quanto á polémica gerada pelas declarações da candidata do PSD digo que a Espanha nosso principal parceiro comercial vai obrigar a que se faça o TGV, assim como, passou por Badajoz porque eles assim quiseram portanto, tranquilos, o TGV Lisboa Madrid vai ser feito o Rondão é que não vai poder por uma placa porque no tempo dele, ainda não vai estar pronto para inaugurar.


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 11:15
Tás enganado pá!
Para dizeres isso só tens que ser muito BURRABREU.


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 11:32
Para o portinholeiro desenvolvimentista das 10.59h:

Uma coisa eu garanto. Rondão Almeida vai estar presente na inauguração da linha e da estação.
Como é evidente, os Tiagos, Vieiras, Dores e Cabaceiras não vão ser vistos por lá.
O tempo vai encarregar-se de tornar estas afirmações num facto.


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 14:24
É como a mais-valia da auto-estrada, (agora passam-nos a volta e mais depressa). Claro que sempre tem uma vantagem, torna mais rápido e mais fácil sair daqui.


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 12:01
Afinal, os tasqueiros vieram atirar-se à Manela como gato a bofe e agora vêm com estes argumentos do TGV? Não haja duvida, só eles é que são uns ponderados a reflectir. Afinal de contas não estão a dar razão à Manela? Claro que não... mas isso é para outro tipo de pensadores mais informados e intelectualmente superiores.


De Tasca das amoreiras a 19 de Janeiro de 2009 às 14:35
Afinal qual é a sua opinião?
E com que fundamento?
Ou será que a sua única preocupação é saber se estamos ou não de acordo com a "Manuela" (suponho que quisesse referir a Drª Manuela Ferreira Leite) ?


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 15:47
O Endovélio Broncôncios é um colaborador habitual do jornal Despertador, de Manuel António Torneio e distingue-se pela sua escrita educada e conciliadora.
O mesmo Endovélio Broncôncios tem aparecido ultimamente como alimentador habitual do blogue de Tiago Abreu: Má-Língua e Cª Lda.
Aqui está um belo exemplo de como Abreu e Torneio são parecidos.
Ou, como já li em qualquer lado, Tiago Abreu é o Manuel António dos Tempos Modernos.
A mesma massa, com forma ligeiramente diferente.


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 15:59
Abreu e Torneio: sempre candidatos, sempre derrotados.
A vontade de concorrer está-lhes na massa do sangue.
O destino de perder está escrito na estrelas.


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 17:25
"Ou será que a sua única preocupação é saber se estamos ou não de acordo com a "Manuela" (suponho que quisesse referir a Drª Manuela Ferreira Leite) ?"

Não é preocupaçõa saber, não! Se não estivessem preocupados não tinham escrito o que escreveram a propósito da Drª Ferreira Leite. É obvio e lógico.

E qual é a minha opinião? É só mais uma, válida como as vossas contráriamente ao que possam pensar.
Portugal nem vias ferreas ditas "normais" consegue ter em condições. Portugal é um pais pequeno a nível geográfico (antes fosse só a este nível). Estamos em grandes dificuldades financeiras que se vão agravar. Ter um TGV é como ter um Ferrari e não ter dinheiro para gasolina, revisões e seguros ou então vai fazendo empréstimos para comprar peneus e meter gasosa, etc.

Acha necessário dizer se sim ou não???

PS - Não assinou o comentário, para mim é indiferente e nem lhes peço. Vê-se que é o Venâncio. Ou escreve testamentos dificeis de digerir ou faz comentário curtos com certa rudeza.


De Tasca das amoreiras a 19 de Janeiro de 2009 às 18:26
Tem razão, o comentário é meu e só por lapso não foi assinado, contrariamente ao seu que não é assinado para que não se saiba quem o faz. Quanto aos textos difíceis de digerir, o caro anónimo lá saberá, eu não lhe encontro qualquer dificuldade. Quanto à rudeza do comentário, não vejo onde esteja! Apenas perguntei qual era a sua opinião pois não a vi expressa no seu comentário, e em boa hora pois assim ficámos esclarecidos, a não ser que se refira apenas à segunda parte do comentário e nesse caso deixo a pergunta
De quem é a rudeza? Minha ou de quem trata a Dr. Manuela Ferreira Leite com “a Manuela”?

António Venâncio


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 19:22
No que respeita à "dificuldade em digerir" estará recordado que faz pouco tempo, num comentário perfeitamente identificado, salvo erro um tal de Fonseca, fez comentários sobre "digestões". O sr até concordou! Agora já deverá estar mais esclarecido.
Quanto à "certa rudeza" interprete como achar, mas acho que compreendeu perfeitamente. Como tal não lhe vou atentar à inteligência. A Manuela não se ofende. Era capaz de ficar mais ofendida com o post que lhe presentearam que chamarem-lhe Manuela em vez de Dr.º Manuela!
Por último, os meus amigos não esclarecem é porque comentam sobre a Manuela o que comenta e de seguida têm uma tirada destas sobre o TGV. Coerência!?


De Tasca das amoreiras a 19 de Janeiro de 2009 às 21:33
O comentário que refere não fala em “digestão” mas em “dimensão” que são coisas algo diferentes caso não tenha reparado.
Relativamente aos textos sobre a Dr. Manuela Ferreira Leite e sobre o TGV não vejo qualquer incoerência entre o que se diz num e no outro bem como não descurtino qualquer rudeza no primeiro, tão só uma critica ao seu desempenho numa entrevista. Talvez seja falta de inteligência minha!...
António Venâncio


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 23:18
Claro, claro. Já era de esperar, nada de novo. E claro, a burrice é minha. Uma coisa não tem a ver com a outra. "Dimensão" não se relaciona com "digestão", não existe causa - efeito.

"Relativamente aos textos sobre a Dr. Manuela Ferreira Leite e sobre o TGV não vejo qualquer incoerência..." eu também não! Mas eu é só porque me estou a fazer de ingénuo.

Os meu caros já aprenderam com o PM. Quando se contradizem assobiam para o lado ou falam de bugalhos com um certo altruísmo.

Sobre o seu último comentário e para ficar com o ego sossegado e descansado, O BURRO SOU EU, EU SOU O BURRO!


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 23:30
Passem para o meu Blog que só diz bem do BURRONDÃO


De Anónimo a 19 de Janeiro de 2009 às 21:20
Porra que nesta merda deste blog não respeitam ninguém.


De ruyferreira a 4 de Março de 2009 às 20:38
Proponho que lei blog hppt://ruyferreira.blogs.sapo.pt.
A questão deverá estar mais sobre o material circulante: TGV ou Pendular. E no meu entender a opção correcta é pendular. RF


De Joana Gomes a 30 de Novembro de 2009 às 20:09
Sou totalmente de acordo com os argumentos contra o TGV... Veja-se agora que, as viagens do TGV Serão Muito Caras... e entre uma viagem Caríssima com menos 15 minutos ( TGV) e uma viagem barata, qe demora apenas mais 15 mintutos (alfa-pendular) o que acham qe as pesssoas vao preferir? menos 15 minutos com Elevado custo ou mais 15 mintudos de Baixo custo? sinceramente, preferiam os 15 minutos a mais...   


Comentar post

Últimos copos

Forte da Graça - 18

Forte da Graça - 17

Forte da Graça - 16

Forte da Graça - 15

Forte da Graça - 14

Forte da Graça - 13

Forte da Graça - 12

Forte da Graça - 11

Forte da Graça - 10

Forte da Graça - 9

Adega

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


A procurar na adega

 

Blogs de Elvas

Tags

todas as tags

últ. comentários

logo que poluiçao iriam causar duas ou tres embarc...
Muito interessante. Nessa documentação há document...
Nest baluarte existio uma oficina de artesanato on...
JacintoSó agora tive oportunidade de lhe vir dizer...
VERGONHA? MAS ESSAS DUAS ALMAS PERDIDAS RONDÃO E E...
Uma cartita. Uma cartinha. Uma carta.Assim anda en...
Os piores lambe-botas são os partidos de Esquerda ...
O mundo está para os corruptos e caloteiros. Uma a...
O mundo é dos caloteiros . Uma autentica vergonha.
"Não se pode aceitar que um professor dê 20 erros ...

mais comentados

101 comentários
89 comentários
86 comentários

subscrever feeds

SAPO Blogs